COLUNISTAS

QUAL ENTRE OS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA TEM O MELHOR PROGRAMA DE GOVERNO?

FRASE DO DIA

“Fomos nós que, no Dois de Julho de 1823, conquistamos a independência definitiva, apesar que eu entendo que a luta pela independência no sentido mais amplo, ela é de todo dia. Porque a verdadeira independência é a gente conseguir construir esse País dos nossos sonhos, com justiça social, com democracia forte, com economia crescente”.

Governador Jaques Wagner ao comentar as comemorações pela Semana da Pátria e os 192 anos da Independência do Brasil, no próximo domingo (7).



NOTÍCIAS
02/09/2014 13:19
LULA FAZ COMÍCIO EM SALVADOR AMANHÃ

 
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de um comício dos candidatos ao governo Rui Costa, ao senado Otto Alencar e vice João Leão, nesta quarta-feira (02) em Salvador. O evento começa às 19h na Praça da Revolução em Peri-Peri, Subúrbio Ferroviário.
 
Mas, segundo o presidente do Diretório Estadual do PT Everaldo Anunciação, antes do comício, no final da tarde haverá caminhada na região.Também estarão presentes o governador Jaques Wagner e os candidatos às eleições proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara Federal) dos partidos que integram a coligação “Pra Bahia Mudar Mais”.
 
Lula participou da convenção que oficializou a chapa majoritária da coligação em junho e já gravou vários depoimentos para veiculação no programa do horário eleitoral.
 
Everaldo afirma que o ex-presidente entende “que as eleições de Rui e Otto são muito importantes para a Bahia e para ajudar a presidenta Dilma a continuar com o projeto de desenvolvimento e inclusão social.”
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 13:04
MANTEGA CONFIRMA AUMENTO DA GASOLINA E REAJUSTE NO IR

 
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega confirmou que o governo deve reajustar o preço da gasolina e a tabela do Imposto de Renda para 4,5% em 2015. Isso porque a Medida Provisória 644, enviada em 30 de abril, por ocasião do Dia do Trabalho, não foi votada e perdeu a validade na última sexta-feira (29).
 
"Vamos resolver isso com alguma nova lei. Isso vamos verificar. Não vamos deixar sem essa revisão da tabela. Ainda não tem uma definição como vamos encaminhar isso", disse o ministro da Fazenda após ser questionado por jornalistas.
 
A tabela do imposto de renda é corrigida anualmente em 4,5% desde 2007. O percentual de 4,5% é o que o governo estabelece como meta para a inflação anual. Representantes dos trabalhadores, porém, têm pedido nos últimos anos uma correção maior da tabela, alegando que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência no sistema de metas de inflação, tem ficado acima da meta central. Em 12 meses até julho, o índice ficou em 6,5%. 
 
No ano passado, foram feitos dois reajustes nos preços da gasolina. O primeiro aconteceu em janeiro, quando a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%. O último ocorreu no fim de novembro, quando a Petrobras anunciou que os preços da gasolina e do diesel foram reajustados nas refinarias. Na ocasiação, a alta foi de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 12:45
ENCONTRO DISCUTE MODELOS BEM SUCEDIDOS DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA BAHIA


A associação entre governos e empresas para gestão e oferecimento de serviços é tema do seminário ‘PPP: resultados e perspectivas’, que começou na manhã desta terça-feira (2), em Salvador. O encontro, que acontece na Arena Fonte Nova, vai discutir nos próximos dois dias parcerias público-privadas da Bahia, do Brasil e alguns modelos de outros países. Serão palestras e debates que vão abordar as vantagens, desvantagens e aspectos técnicos deste tipo de associação, com apresentação de renomados especialistas e autoridades no setor.

Depois das discussões do seminário, nestas terça e quarta, será realizado ainda, na quinta-feira (4), o encontro da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento de PPP no Brasil, que reúne integrantes de unidades de PPP no âmbito nacional, estadual e municipal. Os dois eventos foram organizados pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), em parceria com a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e o International Finance Corporation (IFC).

Durante a cerimônia de abertura do seminário, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressaltou o desafio de eleger projetos que usem com eficiência os recursos do estado e resolvam problemas importantes para a população. Para ele, a Bahia já tem e pode dar exemplos de sucesso nesse sentido.

Como afirmou, “esse é um recurso importantíssimo para aperfeiçoar serviços públicos e reforçam bons modelos de planejamento e gestão, como o implementado no Hospital do Subúrbio, onde agora existe um tempo máximo para efetuar uma cirurgia. Essa troca de experiências que será feita aqui, vai nos ajudar a mostrar como continuar com outras parcerias de êxito”.

Uma das palestras mais esperadas do evento, a do chefe de PPP para a América Latina da (IFC), Richard Cabello, abriu o seminário. Ele enfatizou as tendências no continente, com exemplos de outros países, como a experiência de programas de rodovias da Colômbia, de transporte urbano no México e a particularidade das PPP no Peru. Para ele, o Brasil é inovador em muitas iniciativas. “Aqui estão se realizando parcerias únicas, voltadas para estados e municípios em setores como saúde, educação e rodovias, coisas que em outros lugares do mundo ainda não estão sendo pensadas”.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 12:38
EX BBB 14 FALA SOBRE FRACASSO DE VENDAS DA PLAYBOY DE AMANDA

 


Aline Dahlen, ex-participante do 'Big Brother Brasil 14', lamentou o fracasso de vendas da 'Playboy' da colega de confinamento, a também ruiva Amanda. Aline tentou justificar a baixa vendagem da edição:

“É uma pena que não tenha dado certo, porque ela apostou nisso. Mas parecia inevitável, né? Dentro da casa eu dizia para Amanda aparecer mais, não ficar só dormindo”, afirma Aline ao jornal 'Extra', que minimiza, no entanto, o fracasso de vendas: “Os tempos são outros. As revistas vendem menos, os cachês também são menores. A internet prejudicou muito", finaliza. (CORREIO)

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 12:33
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA VOTA AMANHÃ (03) O PLANO ESTADUAL DE CULTURA


O projeto de Lei 20.864/2014, que institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia será votado nesta quarta-feira (3), às 15h, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. A comunidade cultural poderá acompanhar a sessão na galeria do plenário do Legislativo.

A aprovação do Plano é um passo fundamental para conferir maior estabilidade às políticas culturais no estado, na medida em que dialoga com o Plano Nacional de Cultura, aprovado pelo Congresso Nacional em 2010 e que tem vigência de dez anos. O conteúdo do Plano, encaminhado à Assembleia após passar por consulta pública, pode ser lido no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

“O Plano Nacional de Cultura constitui-se em uma política de longo prazo, para além de governos, e implica na elaboração de planos estaduais e municipais. Em 2011, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, a Lei Orgânica da Cultura, que institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia”, afirma o secretário estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

Ele explica ainda que os parlamentares vão votar agora o conteúdo do plano, “construído com base nas conferências estaduais de cultura realizadas em 2005, 2007, 2009 e 2011, em consulta pública e na aprovação pelo Conselho Estadual de Cultura. O Plano Estadual de Cultura é fundamental para a cultura e as políticas culturais na Bahia. Ele vai dar mais estabilidade ao desenvolvimento cultural baiano”. 


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 12:13
ANATEL DEVE REALIZAR EM 2015 NOVO LEILÃO DE FAIXAS PARA OFERTA DE SERVIÇOS


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse nesta terça-feira (2) que deve ser realizado em julho de 2015 um novo leilão de faixas de frequências para oferta de serviços como telefonia, banda larga móvel e até TV por assinatura.

A agência pretende entregar às operadoras pequenos pedaços de faixas em frequências como 1,8 GHz (gigahertz), 2,5 GHz e 3,5 GHz, que não foram arrematadas em leilões anteriores ou foram recuperados pela Anatel.

É o caso da faixa de 1,8 GHz, que pertencia à Unicel, empresa que teve extinta em 2012 a sua licença para prestação de telefonia móvel na região metropolitana de São Paulo. Já os pedaços da faixa de 2,5 GHz são sobras do primeiro leilão para a banda larga móvel de quarta geração (4G), feito pela Anatel em 2012.

As ofertas de faixas devem permitir a ampliação dos serviços de telecomunicações no país. De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulação da agência, José Alexandre Bicalho, serão vendidos cerca de 5 mil pequenos pedaços dessas faixas, alguns que darão direito à prestação nacional de serviços de telecomunicações, outros restritos a algumas regiões do país.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 12:01
DILMA DIZ QUE AÉCIO NÃO SENTARÁ NA CADEIRA DE PRESIDENTE


A presidente Dilma Rousseff (PT) "lembrou" de Aécio Neves (PSDB) na saída do debate realizado com os presidenciáveis nesta segunda-feira, 1º. O tucano foi "ignorado" pela petista e por Marina Silva (PSB), que polarizaram o evento.

Mas ao deixar o estúdio do SBT, a presidente se dirigiu ao adversário: "Você está querendo sentar na minha cadeira, né Aécio? Mas não vai sentar não", disse, de acordo com a coluna Poder do jornal Folha de S. Paulo. Desde a entrada de Marina na corrida presidencial, o tucano está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto e tem visto diminuir sua chance de chegar ao segundo turno.

Durante o debate, com semblante sério, o tucano demonstrava o desconforto com a situação (de ficar em terceiro plano). Ele, que quer recuperar destaque na disputa presidencial, aproveitou o espaço para questionar Dilma e se referiu a ex-senadora apenas nas considerações finais . Ao deixar o debate, ele justificou que as regras do debate impediram que ele fizesse perguntas para Marina.

Já a presidente reclamou do tucano ter poupado Marina, alegando que ele "veio para cima de mim". Dilma também criticou a candidato do PSB. "Quando se quer ser presidente, você não resolve os problemas com discurso, com conversa, na mágica".



.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:51
BOVESPA OPERA PERTO DA ESTABILIDADE


A bolsa paulista operava em perto da estabilidade no início do pregão nesta terça-feira (2), com a cena eleitoral novamente sob atenção, mais especificamente pesquisas sobre a corrida presidencial previstas para serem divulgadas a partir de quarta-feira (3). Às 10h47, o Ibovespa avançava 0,06%, a 61.176 pontos.

Agentes também monitoram Wall Street após o feriado de segunda-feira, com futuros acionários operando com leve alta.

Na segunda-feira (1), o principal índice da Bovespa fechou em queda após um dia de instabilidade em que a bolsa chegou perto dos 62 mil pontos durante o período de alta. O Ibovespa perdeu 0,24%, para 61.141 pontos.

Os mercados não tiveram como referência as bolsas norte-americanas, já que o bairro financeiro de Wall Street ficou fechado por conta do feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos. (Reuters)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:32
VENDA DE CARROS CAI 7,4% EM AGOSTO, DIZ FENABRAVE


As vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil caíram 7,38% em agosto, na comparação com o mês de julho, afirmou a Fenabrave (federação nacional dos concessionários) nesta terça-feira (2). Ao todo, foram vendidos 272.495 veículos, contra 294.778 no mês de julho.

Na comparação com agosto de 2013, a queda é ainda mais acentuada, de 17,12%. No ano passado, foram vendidas 329.175 unidades. Considerando o acumulado dos primeiros oito meses deste ano, são 2.230.126 veículos comercializados, contra 2.470.421 unidades no mesmo período de 2013. Isso representa uma queda de 9,51%.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:20
MARCOS MENDES COMPARA MARINA SILVA A LULA


O candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, Marcos Mendes, fez fortes críticas a candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva. Em entrevista ao programa Acorda Pra Vida, da rádio Tudo FM, Mendes disse que Marina está começando a “se render”.

“Estou vendo a mesma história de Lula, que vendeu até a alma para estar no poder. Os juros absurdos aumentaram após o governo Lula, por conta desses financiamentos dos bancos e essas parcerias. Os candidatos estão nas mãos de grandes empresas e vão ficar reféns deles sempre. Tenho certeza que a candidata do PSOL (Luciana Genro) jamais aceitaria um financiamento desse tipo”, disse.

Questionado sobre qual candidato ele apoiaria caso exista segundo turno entre Souto e Rui Costa, Mendes descartou a possibilidade e afirmou que terá presença do PSOL no segundo turno. “Não existe essa discussão agora, pois nós estaremos lá. Os outros dois candidatos discutem o mesmo projeto político, e se um deles levar, daqui há quatro anos estará tudo do mesmo jeito. “, disparou.

Defendendo a sua candidatura, o psolista elencou alguns dos problemas que ele considera mais grave no Estado. “A educação está completamente lapidada e sem respeito. A segurança não tem plano de carreira, não existe nada e tem uma formação muito ruim. O PSOL quer fazer um governo diferente e com participação popular”, pontuou.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:17
PREFEITURA-BAIRRO DO CABULA SERÁ ENTREGUE AINDA ESTE MÊS


 

Salvador receberá mais uma Prefeitura-Bairro, dessa vez no Cabula. O espaço, localizado próximo à entrada do Resgate, contará com serviços essenciais, com guichês de atendimento dos órgãos ligados à administração municipal, facilitando a vida de todos. De acordo com Reinaldo Braga, coordenador das Prefeituras-Bairro, a previsão é de que o espaço seja entregue à população até o dia 20 de setembro.

A média de atendimento nas unidades já inauguradas é superior a 200 por dia, com procura principalmente para cadastro nos programas Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, além de solicitações de troca de lâmpada, retirada de entulho, solicitação de medicamentos e tapa-buraco. Reinaldo Braga disse ainda que por conta do cadastro nos programas do governo, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) é a mais demandada, seguida da pasta da Ordem Pública (Semop).

Na última quinta-feira (28), foi entregue à população a quinta sede de Prefeitura-Bairro de Salvador, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Essa é a unidade com expectativa de maior número de atendimentos. Com 815m², o espaço conta com elevador e acessibilidade, auditório para 60 pessoas, estacionamento e climatização.

Estarão presentes órgãos como Sindec, Semop, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Limpurb, Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), entre outros. Parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e INSS também viabilizaram a prestação de serviços por esses órgãos.

Além da unidade do Cabula, também devem ser inauguradas até o final do ano as sedes da Barra, Pau da Lima, Valéria e São Caetano, totalizando dez unidades. Em 2015, serão entregues dois postos avançados, sendo um na Pituba, que faz parte da Prefeitura-Bairro da Barra, e um em Brotas, que faz parte da unidade do Centro Histórico. Dessa forma, serão dez equipes trabalhando no atendimento às comunidades com 12 espaços físicos.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:14
SOUTO RECEBE APOIO DE VICE-PREFEITO DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

 
O candidato ao Governo da Bahia, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia” ganhou mais uma adesão dos verdes na tarde desta segunda-feira (01). O vice-prefeito da cidade de Conceição do Jacuípe, Marcio Santos (PV), anunciou apoio ao candidato, durante reunião no Comitê do 25.

Além de apoiar Paulo Souto, Marcio também declarou apoio ao candidato a deputado federal, Ivanilson Gomes, do Partido Verde. “Tenho certeza que a Bahia vai voltar a sorrir com Paulo Souto governador e Ivanilson representando a Bahia no Congresso Nacional. Souto e Ivanilson são políticos sérios e comprometidos, por isso resolvi apoiá-los.”, pontuou Marcio Santos.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:02
ORDENAMENTO DO COMÉRCIO NA RIBEIRA SERÁ IGUAL AO DA BARRA, DIZ ROSEMMA


Moradores ou frequentadores da Avenida Beira-Mar, na Ribeira, já aguardam com ansiedade o final deste mês de setembro. A poeira e os transtornos no trânsito por conta do canteiro de obras no local são motivos para ansiedade, mas é a curiosidade por ver como ficará o novo espaço o que aumenta a expectativa de quem é do bairro.

A prefeitura estima que a segunda etapa de requalificação da orla da Ribeira será concluída no final do mês, podendo ocorrer até o início de outubro, a depender das condições meteorológicas. Atualmente, está em obra o trecho que vai do Clube Bogary o fundo do Colégio Estadual Costa e Silva, segundo trecho da recuperação. O primeiro foi uma obra do governo do estado, realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano  (Conder).

De acordo com a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, o padrão de ordenamento do comércio na Ribeira (como em toda a orla) deve seguir o exemplo da Barra. Ainda segundo Rosemma, nada foi criado para adequação da orla da Ribeira - que vem passando por ações de ordenamento há um ano, com ações promovidas pela Semop, com apoio da Sucom, PM e Transalvador.

O que será feito, segundo ela, é uma fiscalização mais intensa das leis municipais. Sons e televisores do lado de fora são proibidos e os 12 bares e restaurantes que têm ao longo do 1,2 km de área requalificada terão, no máximo, 12 mesas colocadas na frente do estabelecimento. “Não vai poder colocar mesas na frente de residências, o que hoje causa conflitos na região”, completa Rosemma.

A medida contraria comerciantes do bairro, que sofrem com o baixo movimento de clientes por conta das obras. Eles dizem que, mesmo o investimento em infraestrutura dentro dos estabelecimentos, não convence a clientela.  Outras duas etapas da obra estão em processo de licitação. O projeto abrange até a Praça da Divina. Todo o investimento na região é de R$ 9 milhões, de acordo com a prefeitura.  (Correio) 

                                            

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:01
DIRETOR INDICA SAÍDA DE DANIEL ALVES DO BARÇA EM 2015


A janela de transferências do futebol europeu está fechada, mas nem por isso especulações, rumores e informações sobre futuras trocas de clube por jogadores deixam de surgir. E, nesta terça-feira, o Barcelona indicou que esta deve ser a última temporada de Daniel Alves no clube catalão.

Em entrevista coletiva, o diretor esportivo Andoni Zubizarreta afirmou que o contrato do lateral-direito brasileiro se encerrará em 2015 e destacou que não há nenhuma cláusula para a sua ampliação, embora tenha garantido que o time esteja satisfeito com a permanência de Daniel Alves.

"Estamos satisfeitos de que esteja aqui e nos apresenta o seu rendimento", disse o diretor esportivo. "As duas partes estão de acordo que se encerra em 2015", acrescentou Zubizarreta. "Não há nenhuma cláusula de ampliação", concluiu.

Nos últimos meses, Daniel Alves teve o seu nome ligado ao Paris Saint-Germain, mas acabou mesmo permanecendo no Barcelona. Apesar disso, o clube se reforçou com o também brasileiro Douglas, que estava no São Paulo, e agora conta com três jogadores para a lateral direita - o outro é Martin Montoya.

Em sua última temporada ou não, Daniel Alves foi titular do Barcelona nas duas primeiras rodadas do Campeonato Espanhol. O time volta a entrar em campo no dia 13 de setembro, em casa, diante do Athletic Bilbao. (EC)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 11:00
BAHIATURSA APOIA LAVAGEM DE LA MADELEINE EM PARIS


Evento já tradicional no calendário cultural da cidade, a festa da lavagem da igreja La Madeleine acontece desta sexta (5) a domingo (7), em Paris, reproduzindo a lavagem da igreja Matriz de Santo Amaro da Purificação. Ponto alto da programação, no domingo, este ano o cortejo será composto por 15 alas de baianas, que farão a lavagem simbólica das escadarias da igreja, apresentação de capoeira e terá como atração principal o show de Daniela Mercury, além de outros artistas baianos.

Com o objetivo de divulgar os produtos turísticos baianos, além de fomentar os voos da TAP, TAM e Air Europa da França para a Bahia, e, consequentemente, aumentar o fluxo de turistas, a Bahiatursa participa com estande próprio, durante os três dias, do Mercado de Cultura, Turismo e Gastronomia, na Praça de La Madeleine, um dos principais pontos de movimentação de pessoas de Paris, com distribuição de material promocional.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, o evento tem grande significado cultural e turístico, pois, além da alegria do povo baiano, apresenta uma cultura direcionada às diversas religiões e suas características místicas e folclóricas, sendo o primeiro evento desse tipo na França. Segundo ela, a lavagem de La Madeleine é um evento de divulgação do turismo baiano cultural e étnico para o público final, que conta com o apoio da Bahiatursa desde 2007. “A Embratur também monta estande próprio e contamos com o apoio da Air Europa, que participa desse evento conosco“, disse Rosana.

Considerado o maior evento brasileiro de rua na Europa, está inserido no calendário artístico e cultural oficial francês, sendo um dos mais importantes do verão de Paris, juntamente com La Marche des Fiertés e o Paris Plage.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 10:32
INFRAERO MUDA ESTRUTURA E DÁ MAIS PODER À DIREÇÃO DE SEUS AEROPORTOS


 

Entra em vigor nesta segunda-feira (1º) uma mudança na estrutura da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que pretende dar mais autonomia e eficiência aos aeroportos administrados pela estatal, que enfrenta queda de receita após perder para a iniciativa privada o controle de 5 dos principais e mais lucrativos terminais do país. As alterações fazem parte de um processo de reestruturação mais amplo que tem em vista, no futuro, a abertura de capital da Infraero.

Em mais uma etapa nessa direção, a partir desta segunda os superintendentes dos seus 60 aeroportos passam a ter mais autonomia nos processos de decisão envolvendo tanto a parte operacional (serviços voltados para a aviação) quanto a comercial (como o aluguel de espaços para lojas nos terminais de passageiros).

Até a semana passada, a estatal contava com três níveis decisórios: a superintendência de cada um de seus 60 aeroportos, as 9 superintendências regionais e, por fim, a diretoria executiva (sede). Na nova estrutura, as superintendências regionais se transformam em centros de suporte técnico, ou seja, vão apenas dar apoio a projetos e obras nos aeroportos. E as decisões serão tomadas pelos aeroportos e pela direção da Infraero. (G1)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 10:24
WAGNER INAUGURA HOJE DELEGACIA TERRITORIAL DE PLATAFORMA


O governador Jaques Wagner inaugura, nesta terça-feira (2), às 14h, a 29ª Delegacia Territorial/Plataforma, na Avenida Suburbana, nº 272, Itacaranha. A nova unidade da Polícia Civil funciona em regime de plantão administrativo, com 32 policiais civis e quatro viaturas.

Para instalação da delegacia, que irá beneficiar cerca de 120 mil moradores dos bairros de Alto do Cabrito, Itacaranha, Lobato, Plataforma e São João do Cabrito, foram investidos R$ 291 mil.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 10:22
PROUNI REABRE INSCRIÇÕES COM 50 MIL BOLSAS


Terminam no próximo domingo (7/9) as inscrições para os interessados nas 50 mil vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Apesar do Ministério da Educação (MEC) não ter divulgado dados regionais de vagas que sobram pelo programa, a Bahia contou, em 2013, com 11,3 mil bolsas. Dessas, 7.434 integrais e 3.696 parciais.

De acordo com o MEC, pode se inscrever às bolsas remanescentes do segundo semestre do Prouni 2014 o candidato que atenda a pelo menos uma das exigências do programa listadas abaixo.

É preciso ter efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2014. Outro requisito é que o candidato seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

O candidato pode se inscrever no Prouni, também, se participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010. Ele precisa ter obtido, em uma mesma edição, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para as bolsas parciais, de 50% do curso, a renda familiar bruta mensal pode ser de até três salários mínimos por pessoa. O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem necessidade de fiador.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 10:21
ALONSO DESCARTA SAÍDA DA FERRARI: "NO MOMENTO, NÃO É A MINHA INTENÇÃO"


Apesar do interesse declarado da McLaren, Fernando Alonso não pensa em deixar a Ferrari. Pelo menos “no momento”. Em entrevista à TV inglesa “Sky Sports”, o espanhol voltou a reforçar seu comprometimento com a escuderia italiana, com quem já foi vice-campeão em três ocasiões.

O time britânico tem o bicampeão mundial como sonho de consumo para comandar sua nova “Era Honda”, apesar da saída conturbada do piloto da equipe no fim de 2007. Segundo a imprensa europeia, cláusulas no contrato permitiram Alonso rescindir com a Ferrari apesar do vínculo se estender até 2016.

“No momento, não é minha intenção se mudar. Eu quero vencer pela Ferrari. Eu quero vencer aqui e terminar o trabalho que começamos alguns anos atrás e aí vamos ver o que o futuro nos reserva”, disse.

Em seu quinto ano na Ferrari, Alonso encontra-se na quarta colocação, com 121 pontos, sem vitórias e com quase a metade da pontuação do líder do campeonato, Nico Rosberg, da Mercedes. Vice-campeão em três das últimas quatro temporadas, o espanhol nunca esteve tão distante da briga pelo título a essa altura do campeonato. Apesar da quarta posição do bicampeão, a Ferrari tem tido dificuldade para competir com RBR e Williams para ser a segunda força de 2014, atrás das Flechas de Prata. (GE)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
02/09/2014 10:17
SAC MÓVEL VISITA 21 CIDADES BAIANAS NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO


As três carretas do serviço de atendimento móvel do SAC visitam 21 cidades baianas durante a primeira quinzena de setembro, seguindo roteiro iniciado nesta segunda-feira (1º). Em todos os municípios, serão emitidos carteira de identidade (RG), certidão negativa de antecedentes criminais e CPF, e prestados serviços da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento acontece das 8 às 18h, sem intervalo para almoço.

A unidade da Rota 1 inicia o atendimento no município de América Dourada, onde permanece até esta terça-feira (2). Depois, a carreta segue para Ibititá (3 e 4), São Gabriel (5 e 6), Jussara (7 e 8), Xique-Xique (9 e 10), Barra (11 e 12) e Santa Rita de Cássia (13 e 14). Já a unidade da Rota 2 atende Macaúbas (2), Ibipitanga (3 e 4), Ibitiara (5 e 6), Feira de Santana (8), Boninal (10 e 11), Boquira (12 e 13) e Paratinga (14 e 15).

Já a carreta da Rota 3 estará em Santa Luzia (2), Una (3 e 4), Arataca (5 e 6), Jussari (7 e 8), Itajú do Colônia (9 e 10), São José da Vitória (11 e 12) e Barro Preto (13 e 14). Excepcionalmente, no segundo dia de funcionamento do SAC Móvel em cada uma das cidades, as carretas atendem até o meio-dia. Mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e os horários de atendimento podem ser encontradas no site da Secretaria da Administração (Saeb) ou por meio dos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).


 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ...4398     Total: 87943