COLUNISTAS
FRASE DO DIA

 "É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for"
 
Francisco Prehn Zavascki
Advogado , filho do ministro Teori Zavascki, falando da morte do pai

 



NOTÍCIAS
20/01/2017 16:30
MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (24)


 

A matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima terça-feira (24) e segue até o dia 31 de janeiro. Os estudantes da rede estadual que vão mudar de escola e os alunos oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 27 cidades poderão fazer a matrícula pela Internet. Para isso, é preciso utilizar o código de matrícula que receberam nas suas escolas de origem e acessar o Portal da Educação. 
 
“Este é um momento muito importante para as famílias. Por isso estamos fazendo uma convocação que todos se dirijam, a partir do dia 24, à escola mais próxima para efetuar sua matrícula. É o primeiro momento para que possamos trabalhar ainda mais a relação da escola com a comunidade e da escola com a família. Então, todos têm que ter a responsabilidade com o ensino, comparecendo neste período para o processo de matrícula”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
 
De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação do Estado, o primeiro dia de matrícula é direcionado ao estudante da rede estadual de ensino nas seguintes situações: deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subseqüente; não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Entre os dias 25 e 26, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão das escolas não oferecerem a série subsequente.
 
A matrícula de novos estudantes que forem cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31 de janeiro, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino. Confira a matéria completa no site da Secretaria da Educação.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 16:17
NOVA DIRETORIA DO ROBERTO SANTOS APRESENTA METAS DA GESTÃO NOS PRÓXIMOS ANOS


 

Os novos membros da diretoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado no bairro do Cabula, em Salvador, foram oficialmente apresentados aos funcionários da unidade. No auditório lotado para recebê-los, os gestores aproveitaram a ocasião para falar sobre as metas e reiterar a intenção de se aproximar, cada vez mais, do público interno nos próximos anos. 
 
Anestesiologista no HGRS há cerca de dez anos, o agora diretor-geral José Admirço Lima Filho demonstrou entusiasmo e organização para enfrentar o projeto, durante a reunião, na quinta-feira (19). “É preciso trabalhar junto a uma equipe motivada. Acredito que, para empolgar as pessoas, temos de dizer quais são as regras. Todos gostam de saber em que terreno estão pisando e quais são os objetivos. Até porque, no final, os desejos se encontram”.
 
O novo gestor disse que planeja implantar o prontuário eletrônico, solidificar a área de ensino e pesquisa e elevar o volume de cirurgias de alta complexidade no hospital. Para isso, já tem um cronograma de ações bem definido. “Essa é também a nossa primeira reunião de colegiado de líderes, uma agenda que retomaremos mensalmente. Inclusive, estarei à frente do novo encontro para mostrar o diagnóstico que fizemos, o organograma atualizado e o nosso sistema de governança”. 
 
Ele destacou ainda “as muitas melhorias realizadas em cerda e 30 dias”, e as diversas obras em andamento. “Em pouco tempo, iremos entregar a UTI Neurológica”. José Admirço levou para a cerimônia o filósofo Yang Mendes, que realizou palestra sobre ‘Estratégias de Comunicação de Sucesso’.  


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 16:00
DONALD TRUMP TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

 
 
Donald John Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama com discurso crítico à classe política e no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral. Ele prestou juramento diante do Capitólio, em Washington, e discursou em seguida. Na presença de três de seus antecessores -- um deles republicano -- Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou as decisões e o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. "O povo vai governar esta nação novamente", prometeu.
 
Após vencer Hillary Clinton na eleição, apesar de obter menos votos, graças ao sistema de Colégio eleitoral, Trump assume o cargo com uma taxa de popularidade de apenas 40%, a menor de um novo presidente em décadas. Trump disse que as vitórias dos poderosos no passado não foram as vitórias do povo. "Havia pouco para ser celebrado pelas famílias pelo nosso país. Isso tudo muda, começando aqui e agora. Porque este momento é o momento de vocês, pertence a vocês", discursou. "O que realmente importa não é que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo", diz Trump. "Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos. Todos estão ouvindo vocês agora".
 
O novo presidente afirmou que os EUA defenderam as fronteiras de outros países com seus militares, e se recusou a proteger as suas próprias, além de terem gasto bilhões de dólares no exterior, enquanto havia muitos problemas internos. Voltou também a falar sobre as fábricas que fecharam no país, sem pensar nos milhões de trabalhadores americanos que foram deixados para trás. Em partes da fala, o novo presidente assumia um tom de campanha, dizendo que gerará empregos, construirá estradas e viadutos. "Quando a América está unida, nada pode pará-la!", defendeu. Para encerrar, Trump repetiu o slogan de sua campanha, "Make America great again" ("tornar a América grande novamente").
 
Trump foi eleito em 8 de novembro de 2016, quando conquistou a maioria do colégio eleitoral, embora sua adversária, a democrata Hillary Clinton, tenha tido mais votos populares. O resultado final contrariou pesquisas, surpreendeu analistas e a imprensa norte-americana, que até o começo da apuração dava como praticamente certa a vitória de Hillary. "Estou aqui hoje para honrar nossas democracia e nossos valores duradouros. Nunca deixarei de acreditar no nosso país e seu futuro", disse Hillary por meio do Twitter.(G1) 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 15:58
PORTO DE ILHÉUS TERÁ DRAGAGEM PARA 12 METROS

 
 
A notícia de que o Porto de Ilhéus, Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), está inserido no Plano Nacional de Dragagem (PND2) foi confirmado esta semana por Domenico Accetta, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH, unidade de pesquisa da Secretaria de Políticas Portuárias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Ele visitou esta semana o porto e os diretores da Companhia, para já iniciar os estudos e projetos de engenharia para a dragagem de 12 metros.
 
Segundo o diretor do INPH, dos três portos públicos baianos, o de Ilhéus deve receber mais intervenções do PND. “A partir desse ano se iniciam os estudos, obtenção das licenças junto aos órgãos, até a formação do processo licitatório”. Domenico estima que o Porto de Ilhéus já deve iniciar as obras de dragagem em outubro de 2018.

No PDN2 dez portos públicos já estão em estudo desde dezembro do ano passado, com conclusão prevista para daqui a um ano e meio. Domenico acredita que o PND resolverá os principais entraves dos portos públicos do país, no que se refere a melhoria do acesso aquaviário. "Só pra termos uma ideia, o Porto de Santos tem assoreamento de 6 milhões de metros púbicos por ano, e, se não for feita nenhuma intervenção, o porto fica restrito. Além disso, o Plano permite que os portos atendam a navios de portes maiores", declarou.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 15:31
BENEFICIÁRIOS DO PRIMEIRO PASSO DEVEM REALIZAR ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

 

 

Beneficiários do programa Primeiro Passo devem realizar atualização cadastral para que não tenham o benefício bloqueado. Para isso, é preciso agendar atendimento pelo número 156. Só depois disso, os titulares devem comparecer a um dos postos (ver lista abaixo) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e um telefone para contato.

Cerca de 30 mil famílias recebem o auxílio financeiro da Prefeitura. Todas devem procurar um dos postos de atendimento para realizar o procedimento de atualização. Isso permitirá que o benefício não seja bloqueado. O Primeiro Passo concede auxílio financeiro de R$ 50 reais mensais para ajudar nos cuidados com crianças de até 5 anos, cadastradas no Bolsa Família e que não estão matriculadas em creches, pré-escolas públicas e conveniadas.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 15:10
MPF OPINA CONTRA PRISÃO DOMICILIAR PARA PRESOS DA OPERAÇÃO CALICUTE

 
 
O Ministério Público Federal (MPF) opinou contra a revogação de prisão preventiva ou mudança de regime de cinco presos na Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato no Rio. A lista inclui o ex-secretário estadual de Obras do governo Sérgio Cabral Filho (PMDB) Hudson Braga. Preso desde novembro, ele pediu para migrar para prisão domiciliar. Os pedidos de revogação da prisão preventiva foram feitos após outro réu ter conseguido decisão favorável para ficar em prisão domiciliar. Paulo Fernando Magalhães Pinto Gonçalves, ex-assessor especial do ex-governador do Rio, obteve a decisão alegando situação de risco à sua integridade física, depois da divulgação de notícia de que ele teria fechado acordo de colaboração premiada.
 
No pedido encaminhado à 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Braga usa o mesmo argumento. Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Rio contestam, destacando que a defesa de Braga esperou 17 dias desde que circularam as notícias de que seu cliente estaria negociando uma delação para pedir a mudança de regime. "Estivesse ele realmente em risco, esperaria dezessete (dias) para formular tal pedido?", questionam na petição enviada à Justiça. Outros quatro presos na Calicute recorreram das prisões. Luiz Paulo Reis é indicado como "testa de ferro" de Braga e acusado de lavagem de dinheiro no esquema investigado pela Calicute. Os promotores avaliam que a revogação de sua prisão preventiva traria risco à investigação e de fuga. Ex-chefe de gabinete de Braga, Rabelo seria operador financeiro do que o MPF classifica de organização criminosa. 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 14:44
DIRETOR-GERAL DA OMC FAZ ALERTA CONTRA GUERRAS COMERCIAIS

 

O mundo deve ficar cauteloso para não cair em guerras comerciais que destruirão empregos, disse o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, nesta sexta-feira (20). Azevêdo falou no Fórum Econômico Mundial na Suíça, horas antes da posse presidencial de Donald Trump, que prometeu mudanças radicais na política comercial com o objetivo de proteger os trabalhadores norte-americanos.

"Eu ouvi muito em Davos sobre guerras comerciais. Isso destruiria empregos, não criaria empregos", disse Azevêdo depois de uma reunião de ministros de Comércio, da qual participaram representantes de 29 membros da OMC. "Eu estou pedindo a todos que mostrem cautela, que mostrem liderança. Devemos definitivamente evitar nos colocar em uma crise."
 
O comércio ajudou a tirar um bilhão de pessoas da pobreza, mas é preciso fazer mais para compartilhar os benefícios, uma vez que o efeito positivo líquido do comércio não tem sentido para alguém que tenha perdido seu emprego, disse ele. "Ao mesmo tempo, temos que reconhecer que o principal fator de mudança é a tecnologia, é a inovação. Atacar o comércio não ajudará nisso. Colocar barreiras comerciais não ajudará nisso".


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 14:10
COMEÇOU A CERIMÔNIA DE POSSE DE DONALD TRUMP


A cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos Donald Trump começou agora pouco. Até o momento tudo acontece dentro do previsto. Alguns grupos estão nas proximidades da Casa Branca para protestar contra o presidente eleito, mas nenhum conflito foi revelado. 


Apenas um grupo de manifestantes contrários atrasaram a entrada de participantes em diversos pontos de verficação de segurança do evento nesta sexta-feira. Os protestos dificultaram o acesso ao National Mall, amplo corredor em frente ao Capitólio, onde o republicano fará seu juramento.
 
Em um ponto, o acesso foi completamente interrompido. "Bloqueio!", gritavam os manifestantes no ponto de segurança na altura do Parque John Marshall. Cinco homens acorrentados entre si se posicionaram diante de uma multidão, impedindo a passagem.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 14:06
LÉO SANTANA RECEBE SAFADÃO E CLAUDIA LEITTE NO BAILE DA SANTINHA



Quem  descer pro Baile da Santinha hoje tem de ir cedo. Isso porque Léo Santana vai começar o show pontualmente às 22h para receber o seu primeiro convidado, Wesley Safadão. “Ele fez questão de cantar com a gente, mas vai ter de voar para Aracaju, onde faz show em seguida”, adianta Léo.
 
Além de Safadão, as cantoras Naiara Azevedo e Claudia Leitte também fazem participação. A funkeira carioca Ludmilla comanda um show completo no encerramento da festa. 
 
A pedido de Léo, o público deverá vestir  branco. “Toda edição eu peço uma coisa pra movimentar os fãs. No primeiro, pedi que fossem de óculos escuros porque íamos ver o sol raiar. No segundo, eles foram de preto. E, agora, de branco”, conta o cantor.
 
E o que ele gosta mesmo é de um agito no Verão. “Costumo dizer que essa é a época em que a gente ganha nosso 13º. O sono fica pouco, mas é um prazer trabalhar tanto, ver as pessoas cantando e dançando nossas músicas”, comenta Léo, que já considera essa uma das melhores fases da carreira. “Acho que o momento reflete o amadurecimento do trabalho e a nossa batalha. Tudo tem um tempo”, completa o cantor, que agora adotou profissionalmente o apelido de infância: Gigante.
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 14:00
PERCPAN LEVA MÚSICACOM INCLUSÃO SOCIAL AO TCA



A música como instrumento de inclusão serve de mote para a segunda noite do 21º Panorama Percussivo Mundial (PercPan), que acontece, nesta sexta-feira (20), no Teatro Castro Alves.

Na noite batizada Inclua, o festival recebe novas gerações da música oriundas de projetos sociais: o Grupo de Referência de Ourinhos, formado por músicos do Projeto Guri; o Coletivo Rumpilezzinho, regido pelo maestro Letieres Leite; e o Trio MultiFaces, oriundo do Neojiba.
 
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 13:42
RUI ENTREGA MAIS UMA CONTENÇÃO DE ENCOSTAS EM SALVADOR E OBRAS NO SUL DO ESTADO

 
 
Mais uma semana de muitos compromissos com o povo baiano e garantia de um 2017 de correria com intenso trabalho. Nesta semana o governador Rui Costa cumpre agenda em Salvador e nas regiões do Centro Sul e Sul baiano. Na segunda-feira (23), a partir das 8h30, em Salvador, Rui entrega a contenção de encostas da rua Serrão, Travessa São Roque, entre a Avenida Heitor Dias e Rua Alto da Jaqueira, no bairro de Cidade Nova. A obra contou com investimento de R$ 822,2 mil.
 
Na quinta-feira (26), em Licínio de Almeida, Rui inaugura o sistema integrado de abastecimento de água na localidade de Tauape e o sistema simplificado de abastecimento de água para a localidade de Covão. Além de assinar ordem de serviço para início das obras de reforma do Estádio Municipal e inaugurar a Unidade de Saúde da Família no Bairro Jurema. Às 9h30 da sexta-feira (27), em Rio de Contas, Rui Costa inaugura a ampliação do sistema de abastecimento de água e a implantação da adutora de água tratada de Rio de Contas para a localidade Marcolino Moura. Em seguida ele visita o Colégio Estadual.
 
Na região do Sul baiano, no município de Ipiaú, Rui inaugura o sistema de esgotamento sanitário e entrega máquina motoniveladora e uma caçamba à Prefeitura de Ipiaú. O evento acontece, às 9h30, com a presença de outra autoridades.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 13:37
JONATHAN COSTA SE PRONUNCIA SOBRE SEPARAÇÃO DE ANTÔNIA FONTENELLE



Depois de Antônia Fontenelle confirmar o fim do casamento com Jonathan Costa, ele se pronunciou pelo Instagram, mas de forma discreta. O cantor postou uma imagem com a frase: "Em determinadas discussões, não existe certo e nem errado, existe apenas opiniões diferentes que devem ser respeitadas".
 
Na legenda da imagem, postada na última quinta-feira, dia 19, Jonathan complementou: "Sobre diferentes opiniões: Que nunca venha faltar respeito". O casal estava junto há pouco mais de um ano e tem um filho pequeno, Salvatore. Na quarta-feira, 18, a apresentadora deu uma entrevista e disse que Jonathan preferiu o trabalho a ela.
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 13:32
SALVADOR VAI SEDIAR LANÇAMENTO DE PROGRAMA DE PETRÓLEO E GÁS

 

 
Berço da indústria de petróleo brasileira, a Bahia foi escolhida para o lançamento do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (Reate), no próximo dia 27, no auditório do Senai/Cimatec, às 8h30, em Salvador, com a presença do ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone 71 3879-1743.
 
Além do MME, o evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Infraestrutura (Seinfra), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA).
 
A ideia de criar o programa surgiu no Fórum Bahia Onshore, que aconteceu dia 25 de novembro do ano passado, na capital baiana, com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME, Márcio Felix. O Reate tem o propósito de reativar a confiança do País no setor e buscar soluções para as questões que travam o mercado, impedindo-o de se restabelecer e gerar benefícios socioeconômicos para a região.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, afirma que o programa beneficia muito a Bahia, pois o plano de investimentos da Petrobras atinge diretamente o estado, que tem produção, de acordo com a ANP, estimada em 39 mil barris/dia, dos quais 98% são provenientes de campos terrestres.
 
Hereda destaca ainda que o Governo da Bahia tem se movimentando em várias frentes. A Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA), vinculada à SDE, foi ampliada e apoia o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Inema) também no segmento de petróleo e gás, dando previsibilidade ao licenciamento ambiental para perfuração de poços e outras necessidades do setor.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 13:22
RUI INAUGURA 78 KM DE ESTRADA E ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM FORMOSA DO RIO PRETO

 
 
O governador Rui Costa inaugura, em Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, neste sábado (21), às 9h30, 78 quilômetros de rodovia na BA-225, no entroncamento da BR-135, no trecho da Coaceral.  Foram investidos R$ 12,97 milhões na obra, que vai beneficiar 235 mil habitantes da região.
 
A rodovia, por onde trafegam diariamente 486 veículos, principalmente veículos pesados com soja e algodão, além de insumos, beneficia os municípios de Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barreiras.

Na solenidade, também serão inaugurados os Sistemas Integrados de Abastecimento de Água que atendem às localidades de Arroz de Cima, Arroz de Baixo e Lagoinha, além de Morro Pelado, Vazante e Araçás. Executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), o sistema custou R$ 2,19 milhões.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 13:13
PORTO SEGURO, MATA DE SÃO JOÃO, MARAÚ E LENÇÓIS COMEMORAM OCUPAÇÃO DE HOTÉIS

 
 
 
Praia do Forte, Trancoso, Morro de São Paulo, Barra Grande e Lençóis estão na preferencia dos turistas quando o assunto é Bahia. De acordo com dados do setor de estatística da Secretaria do Turismo, mais de cinco milhões de turistas virão ao Estado no verão 2017. Entre as 13 zonas turísticas, vários municípios têm ocupação hoteleira entre 95% e 100%, como Porto Seguro, Mata de São João, Cairu, Maraú e Lençóis.
 
“Este interesse pela Bahia é fruto de um 2016 em que investimos muito na propagação do estado como um todo nos mais de 30 eventos dos quais participamos no Brasil e no mundo”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Em 2016, foram pelo menos 600 mil visitantes estrangeiros e mais de 14 milhões de visitantes brasileiros.
 
Em 2017, a Superintendência de Fomento ao Turismo segue apresentando as belezas baianas. Já está programada a participação em cerca de 60 eventos, entre nacionais e internacionais. “Países como Argentina, França, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Chile, Espanha, Portugal e Inglaterra estão no calendário de ações da Diretoria de Promoções da Bahiatursa”, garante Medrado.
 
O mesmo acontecerá no Brasil. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, terão feiras com a presença da Bahia apresentando as belezas naturais. “No nosso planejamento, a ideia é sempre priorizar os eventos que acontecem nos principais emissores de turistas”, informou o superintendente.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 13:03
DESCONTO DE 10% NO PAGAMENTO DO IPVA VAI ATÉ O DIA 7 DE FEVEREIRO

 
 
O prazo para os proprietários de veículos pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto termina no dia 7 de fevereiro. De acordo com informações da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o valor pode ser reduzido em até 10% — em caso de pagamento em cota única dentro do prazo.
 
Outra alternativa é quitar integralmente o imposto no dia do vencimento da primeira parcela das três cotas de parcelamento — nesta opção a data varia de acordo com o número final da placa do carro e o desconto passa a ser de 5%. O parcelamento também é possível. Os detalhes estão disponíveis na página da Sefaz na internet.(m1)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 12:58
ENTERRO DE TEORI ZAVASCKI SERÁ AMANHÃ EM PORTO ALEGRE


O velório do ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em Paraty, litoral fluminense, na tarde de quinta-feira (19), acontecerá no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, ainda nesta sexta-feira (20), conforme afirma Francisco Zavascki, filho do ministro, dizendo que o enterro deve ocorrer neste sábado.

"Embora ele tenha nascido em Santa Catarina, veio cedo para Porto Alegre, cidade do coração, e quando ele se aposentar, ele tinha essa pretensão de voltar a morar aqui. Os filhos e boa parte da família estão aqui", conta Fracisco Prehn Zavascki.

O ministro atuou no tribunal federal entre os anos de 1989 e 2003, onde chegou a ser empossado presidente da corte, que é considerada sua casa pela família. Francisco prevê que a liberação do corpo de Teori ainda na tarde desta sexta, quando teria início o velório, até o sepultamento no sábado (21).

A assessoria de imprensa do TFR-4, não confirma ainda que o velório vai ocorrer no tribunal, mas informou que a família fez contato para que fosse realizado lá. O governador José Ivo Sartori chegou a oferecer o Palácio Piratini para realização do velório. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 12:39
'NÃO ARRUÍNE O COMÉRCIO', DIZEM LÍDERES DO MERCADO EMERGENTE A TRUMP

 

A globalização é boa. Essa é a mensagem que os líderes dos países em desenvolvimento querem enviar do fórum de Davos ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que assumirá o cargo nesta sexta-feira (20). Eles temem que qualquer retorno ao protecionismo possa arruinar décadas de crescimento econômico baseado no comércio, o que tirou incontáveis milhões da pobreza.
Quanto aos problemas dos operários, a globalização tem ajudado a atingir uma inflação fraca e baixo desemprego para os norte-americanos também, argumentam eles.

"A posição do continente africano é: não arruíne o comércio", disse o ministro das Finanças da África do Sul, Pravin Gordhan, durante painel de discussão. "Não arruíne o potencial de crescimento em países em desenvolvimento, isso é crucial para a inclusão. Essas são as expectativas que a nova administração precisa ouvir."

A mais forte defesa da globalização e do comércio foi feita pelo presidente da China, Xi Jinping. Ele comparou o protecionismo "a se trancar em um quarto escuro" e alertou os governos a não priorizarem seu próprio desenvolvimento às custas dos outros.

A China tem sido o maior beneficiário da globalização, tornando-se a maior economia exportadora do mundo. Mas isso veio em parte às custas dos trabalhadores norte-americanos, com estimativa de que quase um terço dos empregos industriais dos EUA foi perdido de 2000 a 2010. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 12:27
AUDIÊNCIA QUE DISCUTE VLT DEVE PRIORIZAR INTERESSES POPULARES, DIZ HILTON


Nesta sexta-feira (20), realiza-se uma audiência pública para discutir a Parceria Público Privada (PPP) para concessão da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), às 17h30, no Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

“O governo estadual não pode realizar uma audiência pública formal e com um tecnicismo incompreensível para a maioria dos participantes. Queremos que seja efetivamente consultiva e leve em consideração a opinião dos moradores do Subúrbio Ferroviário. O trem não é apenas um meio de transporte, é base da identidade de todo um território. Não se discute modernização sem se levar em consideração os anseios e necessidades populares”, afirma o vereador Hilton Coelho (PSOL) que reside no Subúrbio Ferroviário.
 
Ele acrescenta que há um clima de preocupação e desespero em segmentos da população em razão das desapropriações que acontecerão. “Já vimos centenas de obras que acontecem com desapropriações sempre prometendo recolocação da população local. A realidade, porém, é terrível e as pessoas são jogadas para locais distantes e sem estrutura alguma, quando são. Valorizar toda a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador deve ser garantir mais qualidade de vida à população e respeito às pessoas. Modernizar não pode ser sinônimo de exclusão”.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2017 12:01
WAGNER DEVE ASSUMIR PASTA NA REFORMA DE RUI COSTA

 
 
Continuam as especulações sobre quem vai pra onde na reforma administrativa do Governador Rui Costa(PT). O ex-governador do Estado, Jaques Wagner (PT), atual chefe do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, é o nome mais forte para a pasta de indústria e comércio.
 
Os rumores de que Wagner deveria se tornar secretário de Rui surgiram desde que ele deixou o ministério com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na época, seus adversários diziam que a posição de secretário era essencial para que o ex-governador ficasse protegido das investigações da Lava Jato por meio do foro privilegiado.  
.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ...6620     Total: 132392



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960