COLUNISTAS

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

FRASE DO DIA

“É hora de Dilma cristalizar ainda mais as alianças com os movimentos sociais, com a juventude, com o povo, para combater essa oposição que rejeita o nosso projeto sem nada apresentar para contrapor. Com os programas sociais iniciados por Lula e hoje Dilma, foi quando mais se combateu as desigualdades sociais, nada realizado nesse sentido, por administrações anteriores”

Luis Caetano
Ex-Prefeito de camaçari 

NOTÍCIAS
21/10/2014 16:02
DILMA E AÉCIO TÊM HOJE PERCENTUAIS IGUAIS AOS DE COLLOR E LULA EM 1989


O Brasil pós-redemocratização conclui no domingo (26.out.2014) sua sétima eleição presidencial. Será a quinta disputada até o 2º turno. A comparação dos percentuais de intenção de voto a uma semana do 2º turno indica que a eleição deste ano de 2014 tem uma grande coincidência – numérica, pelo menos – com a de 1989.

Em 1989, na primeira disputa presidencial direta no Brasil pós-ditadura militar (1964-1985), Fernando Collor (então candidato pelo PRN e hoje senador pelo PTB de Alagoas) registrava 52% de intenções de votos válidos em pesquisa Datafolha realizada a uma semana da disputa. Seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pontuava 48%.

Essa pesquisa de 1989 foi realizada pelo Datafolha em 8 de dezembro daquele ano, a 9 dias do segundo turno. É que naquela época as disputas eram em datas diferentes das atuais. Essas taxas de intenção de voto de 1989 são exatamente as mesmas que têm hoje Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB): 52% X 48% dos votos válidos, de acordo com o Datafolha de 2ª feira (20.out.2014).

Em 1989, ao longo da última semana do segundo turno, Collor cresceu um pouco e venceu com 53,03% dos votos válidos. Lula marcou 46,97% no dia da eleição e perdeu. O país, como se dizia à época, estava rachado ao meio. Como parece ser o cenário de hoje.

As coincidências entre 1989 e 2014 terminam quando são analisadas as diferentes regiões do país. Em 1989, a uma semana do pleito, Lula vencia Collor no Sudeste por 54% a 46% das intenções de votos válidos e perdia no Nordeste, de 45% a 55%. Hoje a situação é inversa para a petista Dilma Rousseff. Ela ganha de Aécio Neves (PSDB) no Nordeste de 70% a 30% e perde no Sudeste, de 44% a 56%.

Naquela época, parte da elite intelectual carioca e paulistana apoiava o candidato petista. Era “cool” votar no PT quando a legenda exalava um tom novidadeiro e parecia imune a desvios éticos ou corrupção. Por outro lado, o voto do Nordeste era mais ligado aos antigos coronéis locais, todos ligados à candidatura de Collor. As informações são do uol.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 16:00
ROTEIRO DO SAC MÓVEL TEM ALTERAÇÃO E ATENDE EM SEIS CIDADES ATÉ 24 DE OUTUBRO


O serviço de atendimento móvel da Rede SAC vai atender os moradores de seis cidades baianas, desta segunda até a próxima sexta-feira (20 a 24). Os municípios contemplados desta vez são Campo Alegre de Lourdes, Lapão, João Dourado, Uruçuca, Itapitanga e Piraí do Norte. Em todas as cidades, serão emitidas carteira de identidade (RG), certidão negativa de antecedentes criminais e CPF e prestados serviços da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O horário de atendimento é das 8 às 18h.
 
A unidade da Rota 1 estará nestas quarta e quinta-feira (22 e 23) em Campo Alegre de Lourdes. Já a unidade da Rota 2 visitará os municípios de Lapão (21 e 22) e João Dourado (23 e 24). Excepcionalmente, o encerramento do último dia de atendimento das Rotas 1 e 2 ocorrerá ao meio-dia. Por último, a carreta da Rota 3 estará em Uruçuca até terça (21), seguindo viagem para Itapitanga (dia 22, a partir das 13h, e dia 23, até 13h) e Piraí do Norte (24).
 
Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site do órgão itinerante, além dos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:50
DILMA E AÉCIO BUSCAM VOTO DO ELEITOR "REMEDIADO" NESSA RETA FINAL


Na reta final da disputa presidencial, as campanhas de Dilma Rousseff e Aécio Neves procuram focar na conquista do chamado eleitor “remediado”, cuja faixa de renda varia entre dois e cinco salários mínimos. Mais dependente das ações do Estado, este eleitor era considerado natural do PT, por ter se beneficiado, ao longo dos governos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de diversos programas sociais, entre eles o Bolsa Família, a maior ação de distribuição de renda dos governos petistas. No entanto, nesta faixa de renda, Dilma tem disputado, com desvantagem em relação ao tucano. Aécio tem investido neste eleitorado com principalmente com o discurso de alta inflação.

“Este eleitor depende muito de seu salário. Ele tem sentido que ele nunca pagou tanto imposto e tem sofrido com a inflação em alta que consome sua renda antes que o mês acabe. Ou seja, sobra mês. É para essas pessoas que o nosso candidato tem falado”, observou Duarte Nogueira, presidente do diretório de São Paulo do PSDB e integrante da coordenação de campanha do tucano.

Já a campanha de Dilma tenta manter os “remediados” com promessas de melhor prestação de serviços nas áreas de Saúde, Educação e, principalmente, mobilidade urbana, uma das áreas consideradas de maior impacto.

O diagnóstico feito pela campanha petista é de que para as pessoas com renda entre dois a cinco salários mínimos, a vida melhorou “para dentro de casa” e agora ele quer ver melhorias nas redondezas.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:50
ACM NETO REBATE DENÚNCIA E DIZ QUE RUI COSTA ESTÁ COMETENDO UM CRIME

 
Após saber das declarações dadas pelo governador eleito da Bahia, o prefeito de Salvador, ACM Neto afirmou que vai acionar Rui Costa na Justiça.le pretende processar por calúnia e difamação: “O governador eleito está cometendo um crime e para tanto será chamado à Justiça para que prove as suas declarações”, informou ACM Neto, através de uma nota.
 
Em entrevista, Rui Costa acusou que o prefeito estaria à frente de um “duto” que sai da prefeitura e vai direto para rádio, jornais e a TV que pertencem à família do político do DEM.
 
Segundo ACM Neto, o Palácio Thomé de Souza segue critérios objetivos para em seu planejamento de mídia e anuncia nos principais veículos da cidade e que, no caso da TV Bahia, os valores estão bem abaixo da mídia técnica:“Rui Costa deviria era ter a coragem de apresentar os gastos do Estado em publicidade, principalmente na TV Bahia e não agir com má fé. O governo do Estado é que é um campeão de anúncios”, alfinetou o prefeito.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:32
EMBAIXADOR BRASILEIRO ALERTA PARA DIFICULDADE DE ACORDO COM EUA


O embaixador Rubens Ricupero alertou para as dificuldades de um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos em um futuro próximo, independentemente de quem vencer a eleição presidencial no domingo, 26.

"Os problemas existem dos dois lados. Vai haver uma mudança aqui, mas lá nos EUA também. Há uma eleição no Congresso, e pelo que tudo indica isso pode complicar ainda mais", disse, em conversa com jornalistas promovida pela FAAP. Ele lembrou que há a possibilidade de os republicanos ganharem o controle do Senado. Isso significaria que o presidente Barack Obama teria que governar por dois anos sem o apoio do Congresso.

O Brasil ainda enfrenta entraves de vários setores norte-americanos a um acordo comercial. Ele citou o lobby feito no Congresso por setores como o agrícola do sul dos EUA, os produtores de laranja da Flórida, os produtores de algodão no Texas, além de barreiras no setor do tabaco e do açúcar. "A oposição a um acordo com o Brasil não é desprezível", afirmou.

Para Ricupero, que foi embaixador brasileiro nos EUA em duas ocasiões, no fim deveria haver uma aprovação, mas esse seria um processo lento. Ele também lembrou que a indústria brasileira vive uma fase aguda de perda de competitividade, o que dificulta uma abertura maior. "Com todo o protecionismo, a indústria não consegue evitar o aumento constante da China", disse.

Ricupero também lembrou que o que faz diferença em comércio internacional não são necessariamente os acordos, mas a capacidade de oferecer produtos de qualidade e com preço baixo. "O problema de competitividade da indústria só será resolvido se o futuro governo, seja quem for, tiver desempenho econômico melhor do que o que teve até agora. Os problemas dependem de câmbio, impostos, custo de capital, burocracia e falta de infraestrutura", citou. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:30
PREFEITURA OFERECE 40 VAGAS PARA CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO PELO PRONATEC


A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps), abre nesta quarta-feira (22) inscrições para o curso gratuito de cuidador de idoso. São oferecidas 40 vagas, disponibilizadas através da parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinadas a mulheres das comunidades do Centro Histórico/Barroquinha e dos 34 bairros que fazem parte da área de abrangência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dessa região.
 
As interessadas devem se dirigir à sede da Semps, localizada na Rua Chile, 21, Centro. A iniciativa é parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), que vai sediar as aulas, previstas para começar na primeira semana de novembro, com duração total de 160 horas. O IFBA está situado na Rua Emídio dos Santos, s/n - Barbalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3176-7062.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:20
CLAUDIA LEITTE DIZ QUE TURBINAVA SEIOS COM ALGODÃO


Apesar de hoje exibir um corpão de dar inveja, Claudia Leitte admitiu que quando era mais nova, não era bem resolvida com a sua forma física. Em entrevista ao site 'Purepeople' a cantora contou algumas curiosidades da adolescência. "Quando eu tinha uns 12 anos todo mundo tinha peito menos eu", assumiu. Por conta disso, a cantora revelou que chegou a usar artifícios nada confortáveis para simular seios grandes.

Durante a aula de dança, quando eu usava um maiozinho, eu coloquei um singelo algodão em cada peito para simular um peitinho", disse. O fato virou piada entre as amigas da loira. "No meio da aula eu tinha um novo umbigo e um peito só porque o algodão caiu pro meio do maiô. E formou-se aquela roda ao meu redor e todos falavam: 'Olha o peito dela, ta no umbigo!', declarou.

Para acabar com as brincadeiras de mau gosto, em 2003, Claudinha tratou de resolver o problema de forma definitiva. "A sorte é que existe silicone!", disse a cantora, que colocou uma prótese de 175 ml.

Muito diferente da adolescência, Claudia exibiu a forma no último domingo (19). A cantora que é a rainha de bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, esteve presente na escolha final do samba enredo da agremiação carioca. Com uma blusa e uma saia brancas, ela exibiu a barriguinha chapada.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:10
DILMA ATACA TUCANOS EM ESTADO DO NORDESTE QUE NÃO GANHOU NO 1° TURNO


Sob sol quente do sertão nordestino, cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, receberam a presidente Dilma Roussef no centro de Petrolina, em Pernambuco. Eleitores que vieram em caravanas de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais esperaram por mais de cinco horas para ver a presidente. Durante discurso, Dilma mandou um recado aos tucanos.

“Essa é uma das mais importantes regiões do país, apesar do que acham os tucanos. Eles falaram que os votos que eu recebi no semiárido no Nordeste eram de pessoas ignorantes. Nós somos ignorantes porque ignoramos os tucanos”, disse Dilma se referindo a mensagens de preconceito e discriminação sobre os nordestinos divulgadas na internet após a vitória da petista no primeiro turno. Dilma ganhou em todos os estados do Nordeste, com exceção de Pernambuco.

A coligação do candidato do PSDB, Aécio Neves, entrou com uma representação no Ministério Público Federal para pedir investigação da origem da divulgação das mensagens na internet. No Facebook, o candidato tucano chegou a acusar o PT de forjar críticas aos nordestinos nas redes sociais.

Em Petrolina, a presidente disse também não reconhecer nos tucanos alguém que fez uma política a favor de nenhum estado brasileiro e muito menos pelo Nordeste. “Os tucanos têm uma visão ultrapassada do Brasil. Não sabem que o Brasil e esta região estão mudando pelo braço, garra, esforço de seu próprio povo e pelas oportunidades que os governos de Lula e o meu governo fizeram aqui no semiárido”, ressaltou.

As palavras da presidente tiveram peso junto ao público que gritava em apoio. O coordenador nacional da Articulação do Semiárido (ASA), Naidison Batista, expressou o apoio à reeleição de Dilma Roussef lembrando que “ainda falta muita coisa a se fazer pelo semiárido brasileiro como reforma agrária adequada e acesso das comunidades aos seus territórios, rio revitalizado para levar vida a todos”. As informações são do O Globo.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:07
CAMPEÃO MUNDIAL ALLAN DO CARMO DESEMBARCA EM SALVADOR


Campeão mundial de maratona aquática de 2014, o baiano Allan do Carmo desembarcou no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, na manhã desta terça-feira, 21. Ele foi recebido com muita  alegria por fãs, amigos e familiares. "Eu ofereço o título de campeão a toda minha equipe e ao povo baiano", disse.

Após o encontro, o nadador desfilou em um carro aberto do Corpo de Bombeiros desde o terminal aéreo até a sua casa, no bairro do Itaigara.

Na quarta, 22, às 10h, Allan será recebido pelo Governador Jaques Wagner, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB).

No último sábado, 18,  Allan do Carmo confirmou o título de campeão da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Hong Kong, terminando a competição com 121 pontos, enquanto o alemães Thomas Lurz e Christian Reichert tiveram, ambos, 88 pontos. Outro brasileiro, Samuel Villarinho ficou em quarto lugar no geral, com 86.

Matematicamente, o baiano já havia conquistado o título ao vencer a penúltima prova do ano, realizada dia 12 de outubro, na China. O atleta entrou definitivamente para a história do esporte no Brasil, por ser o primeiro brasileiro a conquistar o título internacional.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:05
SÓCIO DO BARÇA RETIRA AÇÃO POR CONTRATAÇÃO DE NEYMAR


O sócio do Barcelona que entrou com uma ação sobre os valores envolvidos na contratação de Neymar disse nesta terça-feira aos seus advogados para que a retirem. Jordi Cases foi à Justiça alegando que Sandro Rosell, então o presidente do Barcelona, havia desviado fundos escondendo o custo real para o clube, através de contratos falsos, um crime punível com pena de até seis anos de prisão.

A ação levou à renúncia de Rosell em janeiro. "Posso afirmar que nenhum comportamento que possa constituir um crime tenha sido observado", escreveu Cases em uma carta divulgada pelo clube catalão. "Por esta razão eu instruí meus advogados a acabar com a ação penal e civil".

O Barcelona disse que pagou 57,1 milhões de euros (aproximadamente R$ 179,5 milhões) pelo atacante brasileiro. Embora tenha negando qualquer irregularidade, o clube catalão revelou mais tarde uma série de acordos com o pai de Neymar e o Santos que poderiam custar ao clube mais de 31 milhões de euros (R$ 97 milhões). "Eu só posso comemorar a decisão", disse o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu.

Em fevereiro, as autoridades fiscais espanholas indiciaram o Barcelona por fraude, dizendo que o clube não declarou 9,1 milhões de euros (R$ 28,6 milhões) por meio de pagamento a empresas de terceiros e falsos contratos. Do valor inicial da transferência, o Santos recebeu 17,1 milhões de euros (R$ 53,8 milhões), enquanto o pai de Neymar, que também é o seu empresário, recebeu 40 milhões de euros (R$ 126 milhões).

O Barcelona pagou 13,55 milhões de euros (R$ 42,6 milhões) às autoridades fiscais para cobrir quaisquer irregularidades potenciais na contratação de Neymar, mantendo a sua inocência das acusações de fraude.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 15:00
SITUAÇÃO DE RESERVATÓRIOS É PIOR QUE NA ÉPOCA DO RACIONAMENTO, DIZ ONS


Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por cerca de 70% da capacidade do país de gerar eletricidade, já têm situação pior que a registrada nesta mesma época em 2001, quando o Brasil enfrentava racionamento de energia, aponta o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o ONS, esses reservatórios fecharam a segunda-feira (20) com armazenamento médio de água em 21,11% de sua capacidade total. No dia 20 de outubro de 2001, o volume era um pouco maior: média de 21,39%.

O índice de 21,11% é o mais baixo registrado em um mês de outubro de toda a série histórica disponível no site do operador, que começa em 2000. Não é possível saber, porém, se é o mais baixo da história para o mês.

Entretanto, as duas regiões, somadas, têm hoje capacidade de armazenamento de água e, portanto, de gerar energia, superior à de 13 anos atrás: 205 mil MW por mês, ante 160,8 mil MW.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 14:58
AÉCIO DIZ QUE 2º TURNO FOI “MARCADO POR AGRESSÕES”


No programa eleitoral dos candidatos à Presidência desta terça-feira, Aécio Neves (PSDB) destacou os apoios recebidos no início do segundo turno, como o de Marina Silva (PSB) e de Renata Campos, e disse que “o segundo turno começou marcado por muitas agressões, o que é uma pena”.

O candidato disse ainda que não tem o “menor problema em aceitar críticas” e que está pagando “um preço pequeno para melhorar a vida” das pessoas. Desde o início da segunda etapa das eleições, as propagandas e debates têm sido marcadas por ataques tanto de Aécio quando de Dilma Rousseff (PT), o que fez com que o Tribunal Superior Eleitoral criasse uma jurisprudência para restringi-los no rádio e na TV.

“Isso faz parte do jogo política de toda campanha, mas quando a crítica se transforma em ataque e quando esse ataque se transforma em mentira, e mais grave ainda, quando a mentira é anônima, aí a campanha vai para a lama”, afirmou. “Mas se ser atacado é o preço que uma pessoa tem que pagar para melhorar a vida da nossa gente, se esse é o preço que eu tenho que pagar para resgatar aquilo que o Brasil tem de melhor, então esse é um preço muito pequeno comparados aos problemas que a nossa gente enfrenta todos os dias”.

O programa tucano, entretanto, manteve ataques. Como na propaganda desta segunda-feira, mostrou recortes de sites noticiosos que denunciavam problemas na gestão econômica de Dilma Rousseff (PT). Em outro trecho, o programa tucano contrapôs uma fala de Dilma no debate da Record, em que a candidata exalta as obras de transposição do Rio São Francisco, a cenas de canais vazios nos locais da obra e seca no Nordeste, e afirma que a transposição “a todo momento enfrenta paralisações e problemas de projetos”. As informações são do O Globo.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 14:45
HEMÓVEL REALIZA COLETA DE SANGUE NO SHOPPING SALVADOR E NO CAB


A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza coleta de sangue no Salvador Shopping, nestas terça e quarta-feira (21 a 22). O Hemóvel atende aos doadores na entrada da Praça de Serviços, no Piso G1, das 8 às 17h.
 
Nas quinta e sexta-feira (23 e 24), o ônibus estará no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde faz campanha para mobilizar os funcionários e servidores do Ministério Público da Bahia. A coleta será feira no estacionamento do prédio, das 8 às 17h.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 14:41
AÉCIO DEFENDE “CHOQUE DE INFRAESTRUTURA” CONTRA “GOVERNO DOS ANÚNCIOS”


O candidato a presidente da República Aécio Neves (PSDB), em visita a Belém, defendeu um "choque de infraestrutura" contra a gestão petista, a qual chamou de "governo dos anúncios" por ter obras inacabadas ou adiadas.

Aécio afirmou ainda que pretende renovar a matriz energética do país e preservar as riquezas da Amazônia. O tucano também garantiu manter as portas abertas do Palácio do Planalto caso o candidato tucano a governador Simão Jatene (PSDB) seja eleito.

Na capital paraense, Aécio participou de comício em companhia da cantora Fafá de Belém, do ex-jogador Ronaldo, de prefeitos tucanos paraenses. “Estamos no governo dos anúncios. Menos de 13% das obras do PAC estão concluídas e as propostas da campanha são 80% dos mesmos compromissos da campanha anterior. Este governo demonizou as parcerias com a iniciativa privada, atrasando as obras e aumentando custos. Por isso digo que precisamos fazer um choque de infraestrutura”, declarou Aécio.

Sobre os ataques sofridos nos debates e na campanha de Dilma, Aécio apenas disse que quer discutir propostas, apesar de ter perdido tempo de programa na TV e rádio. Entre elas, renovar a matriz energética, investindo em energia eólica e biomassa com etanol, que ele apontou como abandonadas pelo governo petista.

“Neste segundo turno, das 22 novas inserções de 30 segundos da campanha de Dilma, 19 são me atacando. Vou enfrentar e responder cada uma. Eles é que nos últimos 12 anos jogaram fora as principais conquistas deste País. A cada infâmia e mentira que depositam sobre nós, nós dizemos dez verdades sobre eles”, criticou o tucano. As informações são do O Globo.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 14:36
PEDIDO DE CNPJ SERÁ FEITO SOMENTE ONLINE A PARTIR DE NOVEMBRO


A Secretaria da Receita Federal informou nesta terça-feira (21) que, a partir do dia 3 de novembro, os contribuintes deverão utilizar exclusivamente o aplicativo de Coleta Online do CNPJ (Coleta Web) para preenchimento de solicitações cadastrais de inscrição, alteração ou baixa.

Pelo sistema atual, os contribuintes têm de utilizar o aplicativo de Coleta Offline do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ 4.0), que é o programa utilizado para preenchimento de solicitações (inscrição, alteração e baixa) relativa aos dados cadastrais das pessoas jurídicas e equiparadas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Com a mudança, não haverá mais a necessidade, a partir de 3 de novembro próximo, de fazer o download e instalação de qualquer programa para efetuar as solicitações do CNPJ, informou a Receita Federal.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 14:17
ACM NETO PARTICIPA DE EVENTO SOBRE AVALIAÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS


O prefeito ACM Neto participou da abertura do Educa Salvador 2014, evento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) nesta terça-feira (21), no Hotel Pestana, para que diretores e coordenadores regionais das escolas de ensino fundamental, além de técnicos da pasta, possam conhecer e debater os Indicadores Educacionais de 2013 e sua evolução nas escolas da rede.

O objetivo do Educa Salvador 2014 é promover nas escolas a análise de seus próprios indicadores, com o intuito de auxiliá-las na definição das ações pedagógicas, gerando a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Na abertura, o prefeito afirmou que as melhorias estão sendo implantadas em várias frentes, desde a valorização dos professores até a reestruturação da rede física. “Sabemos que melhorar a qualidade da educação é um desafio coletivo. A educação é nossa prioridade desde o início da gestão, por isso estamos investindo a recuperação da rede física de forma acelerada, na valorização profissional e na qualidade do ensino. Não tenho a expectativa de fazer uma revolução em dois anos. Da minha parte, não faltará o apoio necessário para avançarmos”, afirmou.

Durante o evento, serão esclarecidos os detalhes sobre os Indicadores Educacionais, como a forma de cálculo, de aplicação e a maneira mais adequada de participação e preenchimento de dados do Censo Escolar. Os participantes também terão acesso a uma análise dos dados da rede.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 14:00
ESTATAIS E BANCOS PUXAM QUEDA DA BOLSA


As ações do Banco do Brasil operam em forte queda nesta terça-feira (21). Por volta das 13h52, o papel (BBAS3) despencava 6,57%, a R$ 28,16.

Mais cedo, a Folha divulgou que o banco driblou regras e emprestou R$ 2,7 milhões à apresentadora de TV Val Marchiori, amiga do presidente do BB, Aldemir Bendine. Também recuavam outras ações de empresas estatais e do chamado "kit eleição", as que mais têm oscilado por causa de expectativas eleitorais. A preferencial da Petrobras (PETR4) caía 4,13%, a R$ 17,18; a ordinária da estatal (PETR3) tinha queda de 3,21%, a R$ 16,57. A Eletrobras (ELET6) recuava 6,31%, a R$ 9,51.

Entre os bancos, Itaú Unibanco (ITUB4) tinha queda de 4,85%, a R$ 33,91; e Bradesco (BBDC4) perdia 5,20%, a R$ 34,80. O Ibovespa tinha queda de 2,98%, a 52.682,34 pontos. Ontem à noite, pesquisa do Datafolha mostrou, pela primeira vez, vantagem numérica de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições. As informações são da Reuters.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 13:47
INTERVENÇÕES VIÁRIAS MUDAM TRÂNSITO EM DIFERENTES PONTOS DE SALVADOR


Com o objetivo de diminuir os congestionamentos e melhorar o fluxo de veículos pelas ruas e avenidas da capital baiana, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) anunciou quais serão as principais mudanças no trânsito local. Entre as obras realizadas, estão a alteração de sentidos viários, construção de baias para ônibus, ampliação de faixas e aplicação das sinalizações horizontal e vertical, informou A Tarde.

Confira as modificações:

- Santo Inácio (região das Granjas Rurais Presidente Vargas, próximo a Pirajá): a avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela passa a ter sentido único em direção à avenida Aliomar Baleeiro, que também passa por alterações. Os motoristas que trafegam por ela serão obrigatoriamente direcionados à rua Somália para ter acesso à Brasilgás.
- Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô): obras incluem a relocação do ponto de ônibus próximo ao Posto Mataripe, no sentido Iguatemi, para uma baia construída alguns metros antes.
- Avenida Vasco da Gama: retorno localizado próximo à delicatessen Perini será fechado e um novo construído logo adiante, para minimizar os congestionamentos.
- Avenida Octávio Mangabeira (Orla): ponto de ônibus localizado na altura do Sesc Piatã ganhará uma baia e novos abrigos.
- Avenida Luis Viana Filho (Paralela): baia de ônibus em frente ao Shopping Paralela, sentido Centro, será ampliada;
- Feira de São Joaquim: retirada do canteiro central e ampliação da pista.
- Cajazeiras: construção de via de 500 metros, como alternativa de acesso entre as Cajazeiras VIII e X.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 12:45
EX-GLOBELEZA NAIARA JUSTINO ENFRENTA ATAQUES RACISTAS

 


Cairo Jardim, marido e empresário da ex-Globeleza Nayara Justino, contou em entrevista a revista “Cara”, que a modelo sofre ataques racistas na web.

"A Nayara está revoltada. As pessoas pegaram muito pesado com ela, que está sofrendo ataques racistas na Internet. Só no fim de semana eu printei mais de 50 acusações de racismo. A Nayara também foi vítima da imprensa maldosa, foi chamada de Lacraia por uma jornalista maldosa e chorou muito. O que mais a entristece é que ela nunca fez nada para ningúem, o erro dela foi ganhar um concurso popular, sem nenhuma indicação na Globo, e de maneira honesta", afirmou.

Apesar da revolta, o empresário garante que Nayara não está em depressão, como chegou a ser divulgado pela imprensa carioca.

"Isso não é verdade, a Nayara não está em depressão não, o que ela sente é revolta pelo que está sofrendo na Internet. Claro que ela está fragilizada, mas com uma vontade de vencer ainda maior", comentou o empresário, afirmando que Nayara, apesar de ter sido pega de surpresa com a notícia da destituição do posto, não guarda mágoas da Globo. (iBahia)


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 12:16
ATORES DE HOLLYWOOD MANIFESTAM APOIO A DILMA E AÉCIO


Depois de os atores norte-americanos Danny Glover e Mark Ruffalo terem declarado apoio à presidente Dilma Rousseff (PT) e à ex-candidata Marina Silva (PSB), respectivamente, chegou a vez de Aécio Neves (PSDB) receber apoio de uma celebridade dos Estados Unidos.

A atriz Lindsay Lohan postou nesta terça-feira, 21, em seu perfil oficial no microblog Twitter, uma mensagem exaltando o tucano. “Eu apoio a candidatura presidencial de Aécio Neves. Sua plataforma traz mudanças positivas para o Brasil”, escreveu Lindsay utilizando a hashtag #Aecio45.

A postagem trouxe ainda uma foto do tucano em campanha. O ator Mark Ruffalo foi o primeiro a se manifestar sobre o pleito no Brasil. Em setembro, pouco antes do primeiro turno da eleição, ele gravou um vídeo de apoio a Marina, mas retirou seu apoio após “tomar conhecimento” de que a ex-ministra seria contra o casamento gay e o aborto.

Na semana passada, o ator Danny Glover também usou a internet para manifestar seu apoio a Dilma. “O Brasil é o maior País na luta contra a pobreza e nos últimos 12 anos se tornou um exemplo para a humanidade. #Dilma13″, escreveu Glover – que é casado com uma brasileira. (AE)


 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ...4545     Total: 90895



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960