COLUNISTAS

NA SUA OPINIÃO, QUAL DEVERIA SER O DESTINO DA ATUAL DIRETORIA DA PETROBRAS?

FRASE DO DIA

“Temos interesse que o PDT continue nosso aliado exclusivo”

 Josias Gomes (PT)
O deputado federal falando sobre a relação com PDT

NOTÍCIAS
27/12/2014 18:25
PRODUÇÃO DA PETROBRAS NO BRASIL EM NOVEMBRO FICA ABAIXO DO RECORDE DE OUTUBRO


A Petrobras informou nesta sexta-feira que sua produção de petróleo no Brasil em novembro atingiu 2,111 milhões de barris/dia em média, pouco abaixo do recorde de 2,126 milhões de barris/dia, registrado em outubro.
 
A produção total de petróleo e gás da Petrobras no Brasil registrou 2,556 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), contra 2,579 milhões do mês anterior, disse a estatal em comunicado.A empresa afirmou que, conforme planejado, foram executadas paradas para manutenção de algumas plataformas em novembro, como d43, da PMXL-1 e dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty, mas que as unidades já voltaram a produzir.
 
"Além das paradas, a necessidade de ajuste de parâmetros da planta de processo, bem como interrupções para permitir a entrada de novos subsistemas nas plantas das plataformas P-55, P-58 e P62, levaram à redução pontual de 0,7 por cento na produção observada entre outubro e novembro", disse a Petrobras na nota."Com tais ajustes, a tendência de crescimento da produção deverá ser retomada em dezembro", acrescentou.
 
A produção total de petróleo operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada pela companhia para seus parceiros, foi de 2,255 milhões de barris de petróleo pordia (bpd) em novembro, tendo alcançado em 30 de novembro o recorde histórico de produção diária de 2,384 milhões de barris.Na camada pré-sal, a produção de petróleo em novembro "atingiu sucessivos recordes diários, destacando-se o último realizado no dia 28 de novembro, de 673 mil bpd", segundo a empresa.
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 17:39
AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COMEÇAM NO DIA 5 DE FEVEREIRO

 

 
O ano letivo 2015 na rede municipal de ensino de Salvador será iniciado no dia 5 de fevereiro, conforme calendário letivo publicado na terça-feira (23) no Diário Oficial do Município (DOM). As aulas do ano letivo 2014 em todas as 426 escolas da rede encerraram no dia 23 de dezembro.

Conforme o calendário, as atividades letivas do próximo ano serão iniciadas no dia 3, com a realização da Jornada Pedagógica, que prepara a rede municipal de Salvador para as atividades do ano e mobiliza todo o corpo docente. De 12 a 18 de fevereiro será o recesso de Carnaval e de 20 de junho a 5 de julho o recesso junino. O ano letivo de 2015 encerra no dia 22 de dezembro, garantindo os 200 dias letivos previstos em lei.

Matrícula - A inscrição para a primeira etapa da matrícula da Educação Infantil na rede municipal de ensino segue até o dia 9 de janeiro em todas as escolas da rede municipal. Com o objetivo de dar mais transparência ao processo de matrícula das crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, a SMED adotou critérios de prioridade e sorteio, caso necessário, para 2015.

Todos os alunos matriculados em unidade escolar da rede em 2014, que frequentaram regularmente até as avaliações finais, não participam do processo e terão direito a renovação automática da matrícula. O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não será alterado. As inscrições serão iniciadas no dia 20 de janeiro e a previsão é que sejam matriculados 48 mil novos alunos e 124 mil renovem suas inscrições. Mais informações: educacao.salvador.ba.gov.br.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 17:10
CAMAÇARI PARTICIPA DO BRAZIL WEEK

 

 
Camaçari será homenageada no Brazil Week, em Nova York. A participação foi definida na manhã de hoje (26/12), durante reunião entre o prefeito Ademar Delgado e a comitiva do Brazil Week, um dos mais importantes eventos de cultura e arte do mundo.
 
O Brazil Week acontece entre os dias 30 de agosto e 06 de setembro de 2015. Camaçari participa com um stand, no qual serão expostos aspectos culturais, comerciais e turísticos do Município. Além disso, o prefeito participa do Encontro Internacional de Prefeitos, que acontece dentro do evento. "É muito gratificante ver o crescimento da Cidade. Fico muito feliz com o fato de a nossa cultura ultrapassar as fronteiras do País”, ressaltou.

Estiveram presente na visita a diretora-geral do Brazil Week em Nova York, Silvana Magda, os coordenadores do Brazil Week em Camaçari, Ivanildo Antonio e o cantor Del Feliz, além do secretário de Governo, Sergio Paiva, e o vereador Elias Natan (PV).


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 17:01
GOVERNADOR RECEBE RELATÓRIO DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE

 

 
A Comissão Estadual da Verdade - Bahia (CEV-BA) entrega, na próxima segunda-feira (29), ao governador Jaques Wagner, seu primeiro relatório de atividades, com cerca de 300 páginas, recomendando “a reinterpretação ou mudança da Lei de Anistia”. O ato de entrega acontecerá às 9h, na Governadoria.
 
O objetivo do relatório é responsabilizar os agentes públicos autores de torturas e ocultação de cadáveres, somando-se às posições já externadas por organizações da sociedade civil, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil, no nível nacional e na Bahia.
 
A CEV-BA apurou as violações dos direitos humanos cometidas na Bahia de 1964 a 1985 e identificou 538 pessoas vítimas da repressão política no Estado. Dos 426 brasileiros mortos ou desaparecidos, 32 são baianos e, dentre esses, 10 tombaram na Guerrilha do Araguaia. Foram ouvidas 69 pessoas em Salvador e Feira de Santana, entre vítimas e parentes de vítimas da ditadura.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 16:26
ANEEL FIXA AUMENTO PARA CONTA DE LUZ

 

 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que foi fixada para janeiro bandeira tarifária de cor vermelha para os consumidores de todos os estados do país, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima (que ainda não estão interligados com o sistema nacional de energia elétrica).
 
A definição da bandeira de cor vemelha, lembrou a Aneel, significará um acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês que vem. O aumento da energia acontecerá porque, em janeiro de 2015, começará a vigorar o sistema de bandeiras tarifárias - que contará com as cores verde, amarela e vermelha - indicando as condições de geração de energia no país. O sistema funcionará como um "semáforo de trânsito", sinalizando nas contas de luz o custo de geração de energia para o consumidor.
 
Com a seca, as hidrelétricas passaram a gerar menos energia e as térmicas, cujo custo de geração é mais caro, foram acionadas. Com isto, a energia ficou mais cara no país. Atualmente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo de reajuste das tarifas dessas distribuidoras e são repassados aos consumidores uma vez por ano, quando a tarifa reajustada passa a valer para os consumidores. Com as bandeiras tarifárias, uma parte do reajuste anual concedido às distribuidoras será diluído.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 16:00
EDIÇÃO ESPECIAL DA FEIRA DA CIDADE DÁ INICIO AO RÉVEILLON DE SALVADOR 2015

 

A partir do próximo domingo (28) será dada a largada para o Réveillon Salvador 2015, o maior do Brasil. A festa, que segue durante oito dias, começa de uma forma lúdica e inusitada com uma edição especial da Feira da Cidade, na Feira de São Joaquim, a mais tradicional de Salvador. A Feira na Feira vai acontecer das 8h às 18h e contará com os shows do pernambucano Otto e da Baiana System.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, iniciar os festejos do maior réveillon do Brasil com a Feira na Feira é levar turistas e baianos para conhecer as cores e sabores da nossa cidade, que são inerentes a maior e mais tradicional feira livre de Salvador. “A Feira na Feira reforça a ideia que o Réveillon Salvador 2015 é a festa para os sentidos e nada melhor do que a Feira de São Joaquim” frisou Bellintani.   
 
A Feira na Feira que todos os finais de semana reúne barracas voltadas para gastronomia, antiguidades, música, vinil, moda, artes visuais, design, manufaturas, decoração e livros terá uma programação musical diversificada.
 
Às 8h, durante um café da manhã preparado pelos feirantes, irá se apresentar a escola de Samba Filhos da Feira formada por feirantes de São Joaquim. Às 13h sobe ao palco principal a banda Baiana System, que mistura musica eletrônica aos acordes da guitarra baiana. Às 14h30 é a vez do pernambucano Otto, conhecido pela criação do “Samba pra Burro” - resgate de ritmos brasileiros e fundindo-os ao som eletrônico, raiz e modernidade. O encerramento ficará por conta do samba Negro da Fé, também oriundo de São Joaquim.  
 
Segundo Carla Maciel, curadora da Feira da Cidade, essa é um oportunidade de aproximar os grandes chefes da culinária tradicional da feira e vice-versa. “As pessoas que forem a Feira na Feira vão poder aproveitar de todos os sabores, além de conhecer o universo das feiras livre”, destacou. Carla falou também, que a intenção é fazer outras edições da Feira da Cidade em São Joaquim e continuar a troca de experiências entre feirantes, artesões e chefes.
 
A Feira na Feira, além dos comerciantes locais, vai contar com 20 artesões e 30 chefes renomados a exemplo de Gabriel Lobo (Amadinho – Mercado do Rio Vermelho), Eliane Dias (Erculano) e Fabrício Lemos (escolhido como o melhor Chefe do ano).


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 15:26
DILMA É CITADA EM AÇÃO NOS EUA CONTRA PETROBRAS


O escritório americano Labaton Sucharow, que representa Providence, capital do Estado de Rhode Island, em uma ação contra a Petrobrás e duas de suas subsidiárias, adotou uma estratégia jurídica agressiva: incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 11 autoridades públicas e empresários na condição de "pessoas de interesse da ação".

Constam da lista o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, e o executivo Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, todos ex-integrantes do conselho de administração da Petrobrás.

O processo nos EUA ajudou a derrubar em mais de 6% as ações da estatal ontem. Ele tem entre os réus a presidente da estatal Graça Foster e um ex-membro do conselho de administração, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas.

O grupo de 12 pessoas está em outro situação: é citado por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos no processo.

Os demais são: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Miriam Belchior, ministra do Planejamento; Silas Rondeau e Márcio Zimmermann, ambos ex-ministros de Minas e Energia; Sérgio Quintella, ex-presidente do Tribunal de Contas da União; Marcos Antônio Menezes, do Instituto Brasileiro de Petróleo; e o general Francisco Roberto de Albuquerque. A reportagem tentou contato com todos os citados. Os que responderam até o fechamento da edição não quiseram comentar a ação.

Segundo advogados ouvidos pelo Estado no Brasil e no exterior, nesta condição, os citados não são réus. "Mas, pela lei americana, dependendo do desenrolar da ação, do surgimento de novos fatos, das provas que forem anexados aos autos, o escritório pode pedir ao juiz que elas sejam chamadas a depor ou mesmo transformadas em réus", explicou o advogado americano James Munisteri, sócio especializado em litígios do escritório texano Gardere. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 15:21
TRANSALVADOR REDUZ EM 37% MORTES POR ACIDENTES DE TRÂNSITO

 
 
O número de mortes por acidente de trânsito caiu 37% na capital baiana nos dois anos da nova gestão da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). Em 2014, foram 156 mortes, conforme registro do Setor de Estatística e Acidentologia do órgão, contra 249 vidas perdidas em 2012. O total apresentado envolve todos os tipos de acidentes de trânsito, desde colisões entre veículos a atropelamento.
 
De acordo com Fabrizzio Muller, superintendente, a redução vem acontecendo gradualmente, já que, no ano passado, foram 221 mortes registradas, registrando queda de 11% em relação ao ano anterior. “O foco da nova gestão é preservar vidas e os dados apresentados provam que a política adotada está correta”, disse.

O resultado positivo é reflexo de uma gestão pautada na fiscalização sistemática de infrações, no amplo trabalho de sinalização vertical e horizontal das vias e, também, na intolerância à desobediência aos limites de velocidade e à embriaguez ao volante.  “As blitzen de alcoolemia são diárias”, lembrou o superintendente.

Campanhas regulares de conscientização da população e de educação para o trânsito também contribuem com os avanços. Fabrizzio Muller citou como ações importantes as campanhas e operações para redução de mortes no trânsito com foco no pedestre. “Em geral, os pedestres são as maiores vítimas de um trânsito violento. Conseguimos passar de 708 atropelamentos, em 2012, para 575, em 2014”, lembrou.

A redução mais expressiva se deu nos casos de colisões e choques, as famosas “batidas”. A estatística aponta 189 mortes registradas em 2012, contra 115, em 2014. A queda foi de 40%. “Sem dúvida o controle rígido da velocidade, por meio de fotossensores, e a operação Lei Seca são importantes aliados no combate a estas mortes”, esclareceu o superintendente.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 15:04
LISTA GLOBAL PÕE PETROBRAS ENTRE AS 20 EMPRESAS QUE MAIS POLUÍRAM EM 2013

 
 
 
A Petrobras foi apontada como uma das 20 empresas do mundo que mais lançaram gases-estufa à atmosfera em 2013, de acordo com relatório que analisou as emissões das 500 maiores companhias do planeta, feito pelo grupo de comunicação e informação financeira Thomson Reuters.
 
O estudo divulgado nesta semana informa que, sozinha, a estatal brasileira emitiu 73,4 milhões de toneladas de CO2 equivalente (medida que soma a concentração de dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros gases), ficando na 20ª posição do ranking.

Somados os poluentes da Petrobras e de outras 19 corporações de países como China, Índia, Alemanha e Estados Unidos, o total emitido salta para 2,76 gigatoneladas de CO2 equivalente.

Já as 500 empresas juntas lançaram 4,96 gigatoneladas de poluentes, 13,8% do total das emissões globais de 2013, que vêm da queima de combustíveis fósseis, do desmatamento e outras atividades humanas.

O documento não apresenta o quanto de gases foi produzido pela companhia brasileira em 2010, ano-base considerado pelo relatório. Mas a Petrobras admite o acréscimo nas emissões, alegando que é resultado do uso acentuado de termelétricas, acionadas “em níveis acima da média usual” em função dos baixos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas (leia mais abaixo).

O montante de gases-estufa produzido pelo “grupo dos 500” é 3,1% maior em relação a 2010. A alta é preocupante já que, segundo o relatório, é preciso diminuir a quantidade de gases-estufa, não aumentá-la. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ideal era que, por ano, as emissões do setor privado caíssem em média 1,4%. O que se viu, no entanto, foi uma alta anual média de 1%.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 13:16
FUNDOS DE INVESTIMENTO SACARAM QUASE R$ 23 BI NO MÊS


Os fundos de investimentos registram saques líquidos de cerca de R$ 22,9 bilhões no mês de dezembro até o dia 22, de acordo com dados divulgados ontem pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). No acumulado de 2014, as retiradas somam R$ 7,7 bilhões. Já em 12 meses, conforme a Anbima, o saldo é positivo em R$ 5,8 bilhões.

No mês de dezembro, a maioria das categorias registrou resgates, de acordo com a Associação. Entretanto, o volume de saídas foi motivado, principalmente, pelos fundos DI e renda fixa que acumularam saques superiores a R$ 13 bilhões cada. Os multimercados também somam retiradas em dezembro que ultrapassam o patamar de R$ 1 bilhão. Segundo os dados da Anbima, os fundos de ações tiveram saídas de R$ 936,9 milhões, enquanto os cambiais registraram saques de R$ 235,2 milhões no período.

Na outra ponta, a categoria Previdência apresentou mais captações que resgates. O volume alcançou R$ 4,8 bilhões, de acordo com a Associação. No acumulado deste ano, os fundos de previdência somam captação líquida de R$ 30,4 bilhões. Também acumula captação líquida a modalidade de curto prazo que levantou mais de R$ 673 milhões em dezembro e cerca de R$ 3 bilhões em 2014.

Se considerados os fundos estruturados, tais como imobiliários, participações e FIDCs, o resgate líquido da indústria em dezembro reduz para R$ 17,7 bilhões, conforme a Anbima. A diminuição se dá, principalmente, por conta das modalidades FIDC Agro, Indústria e Comércio e Participações que registraram captação líquida de R$ 3,1 bilhões e R$ 1,3 bilhões no acumulado de dezembro, respectivamente.

Em termos de rentabilidade, o destaque no período de referência é o fundo cambial com retorno de 3,24%. Investimento no exterior vem logo em seguida com ganho de 2,71%. Um pouco abaixo, a rentabilidade dos fundos DI e de Curto prazo ficou em 0,71% e 0,69%, nesta ordem. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 12:29
APOSTADORES PODEM JOGAR NA MEGA DA VIRADA ATÉ 13H DO DIA 31

 
Neste sábado (27) o tradicional sorteio da Mega Sena não acontece. Todas as apostas para o concurso concorrerão ao prêmio da Mega da Virada que promete pagar mais de R$ 240 milhões. As apostas para a Mega Sena da Virada poderão ser efetuadas até as 13h (horário local) do dia 31 de dezembro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio da Mega da Virada não acumula.
Se um apostador ganhar o prêmio sozinho e aplicar o valor integral na poupança, poderá ter uma renda de cerca de R$ 1,4 milhão por mês.
 
Caso não haja apostas premiadas com seis números (sena), o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números (quina). Se não houver ganhadores nesta faixa, o prêmio será dividido com quem acertar a quadra e assim sucessivamente.
A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país. Quanto mais números, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. Quem quiser, pode optar pelos bolões, com preço mínimo de R$ 10.
 
O apostador também pode comprar cotas de bolões organizados pelas unidades lotéricas. Neste caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota. Em 2013, o prêmio de R$ 224,6 milhões saiu para quatro ganhadores: Curitiba (PR), Palotina (PR), Maceió (AL) e Teofilândia (BA). (TB)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 11:55
QUEIMA DE ESTOQUE PÓS-NATAL TEM DESCONTO DE ATÉ 70% EM TODO BRASIL


 
 
Algumas  grandes redes de lojas do comércio varejista em todo o país prometem  aquecer as vendas no período imediato após o Natal. Passada a correria do Natal, lojas de todo o país começaram a promover liquidações de fim de ano. Os descontos prometidos chegam a 70%. Algumas empresas, como Magazine Luiza, fizeram o Boxing Day, ação inspirada em liquidações realizadas em países como o Reino Unido e o Canadá. A ideia é queimar o estoque dos produtos que não foram comprados para o Natal. Os produtos vendidos pela internet estão com descontos de até 40%.
 
O Extra liquida, também pela internet, artigos de informática, móveis, roupas e produtos de beleza. Os descontos chegam a 60%. Nas lojas físicas da rede, o consumidor encontra panetones com descontos de até 50%.As redes Casas Bahia e Ponto Frio estão promovendo um saldão de Natal até o dia 30. Produtos de telefonia, informática, tecnologia e linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa etc.) são vendidos com desconto. Os descontos não foram divulgados. De 26 a 30 de dezembro, todas as lojas físicas da Casas Bahia terão descontos imbatíveis, com produtos novos a preços de saldo e com condições de pagamento especiais.
 
Nas mais de 650 lojas da Casas Bahia em todo o país acontece o Saldão de Natal da Casas Bahia, que irá oferecer descontos nas linhas de telefonia, informática, tecnologia e linha branca com condição de pagamento em até 10 vezes sem juros. As promoções são válidas em todos os Estados em que a marca está presente (SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS, MA, BA, SC, PR, SE, CE, TO, PE, RN, AL, PB), além do DF.
 
O consumidor pode parcelar as compras em até dez vezes sem juros nas lojas físicas das duas redes, segundo as empresas. A liquidação da rede Tok&Stok, que vende artigos de decoração, começou na sexta (26) e vai até o dia 5 de janeiro. Nas lojas e no site, os consumidores poderão encontrar produtos vendidos com até 70% de desconto. (TB)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 11:21
BARRA TERÁ TRÊS PALCOS MONTADOS COM FESTIVAL DE JAZZ, DANÇA E TEATRO

 
A Barra, que por tantos anos foi palco do Réveillon em Salvador, vai receber os festejos a partir do dia 2, com o Festival Salvador Jazz e 36 apresentações de música, dança e teatro. Além do palco montado no Farol da Barra, que começará às 18h, as atrações vão se apresentar a partir das 10h, em espaços montados na altura do Barra Center.
 
Segundo o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, a ideia é ocupar a rua. “Começamos a quebrar com o paradigma de que a rua só é ocupada quando tem uma grande festa. É uma ocupação artística, com programação mais light”, afirma. Guerreiro estima a presença de 10 a 15 mil pessoas por dia na Barra. 
 
Cerca de 200 mil pessoas são esperadas pela produção do show de Réveillon do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O palco será montado na Praia de São Tomé de Paripe. Claudia Leitte é a grande atração da noite, responsável pela contagem regressiva no momento da virada, que será acompanhada por dez minutos de queima de fogos.
 
Além de Claudia - que sobe ao palco às 23h, e  do arrocha da banda Dois Amores, o cantor Léo Santana também vai animar os suburbanos. O evento tem entrada franca e é realizado há oito anos pelas emissoras de rádio Nova Salvador e 100 FM.Léo Santana confirmou um show preparado especialmente para a data e, através de sua assessoria, afirmou que “tocará em casa”, fazendo referência à região da cidade onde nasceu. Já para Claudia Leitte esta será sua segunda participação na virada do ano em Salvador, já que no dia 30 estará cantando no palco montado em frente ao Mercado Modelo no evento organizado pela prefeitura. (Correio)

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 10:54
NÚMERO DE BENEFICIADOS DO PARQUE SOCIAL DEVE PASSAR DE 30 MIL EM 2015

 
Depois de um ano de bons resultados, o Parque Social quer aumentar, em 2015, em quase cinco vezes o número de beneficiados em seus projetos. Este ano foram 1.600 contemplados diretamente, além de 5.600 indiretamente. Para o próximo ano, a meta é atender, respectivamente, 6.500 e 25 mil. 
 
Entre eles está o líder comunitário de São Gonçalo do Retiro, Marcos Antônio Nogueira, 45 anos. Após seis meses do curso Líder Empreendedor Social, ele percebe as mudanças.“Agora temos condições de preparar projetos mais estruturados. Houve uma melhoria muito grande na forma de encaminhar projetos culturais, de forma mais clara e mais técnica”, diz. A transformação é tanta que Nogueira quer difundir estes conhecimentos. “Estou conversando com outras pessoas para formarmos uma entidade de empreendedores do terceiro setor e passar tudo que aprendemos”, planeja. Ele já possuía formação técnica em Administração, mas garante que foi este curso que ampliou seus horizontes.
 
Com foco no empreendedorismo social, o Parque atua como agente facilitador nas comunidades, identificando a capacidade das suas lideranças e auxiliando na busca de parceiros. “Os interessados em participar podem se encaixar em três modalidades: amigo social individual, multiplicador ou institucional. É só escolher qual projeto e de que forma quer ajudar”, diz a diretora presidente do Parque, Rosário Magalhães. Quatro programas estão em destaque para 2015: Comunidade Empreende, Jovem Aprendiz Empreendedor Social, Conhecimento Itinerante e o Líder Empreendedor Social. “Trabalhamos na formação de empreendedores de forma ampla, tanto na saúde, educação, na integração familiar”, explica Rosário Magalhães. Foi a partir desse conceito que a presidente da Associação Arte Sem Fronteira, Ester do Rosário Barros, criou o projeto de uma creche para idosos. O trabalho foi fruto do curso Líder Empreendedor Social, que ela concluiu em novembro. 
 
Novos projetos estão em vista para o Parque: o Jovem Líder Empreendedor Social, Sementes Culturais, Idoso Tutor Empreendedor Social, Coletivo Coca Cola, Foto.Com. O Parque também tem programas que serão executados dentro dos bairros, como o Comunidade Empreende, que é realizado no Bairro da Paz. O programa está na fase de identificação dos grupos de empreendedores. “Criamos um grupo de trabalho específico que tem representantes das comunidades e parceiros que validam todas as decisões que são tomadas aqui”, explica o coordenador técnico do programa, Enrique Tinoco.(Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 10:17
COMÉRCIO DE SALVADOR VAI DEMITIR FUNCIONÁRIOS APÓS NATAL FRACO

 
O presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, disse que o varejo de Salvador deve reduzir em até 20% os postos de trabalho a partir dos meses de janeiro e fevereiro por conta do baixo volume de vendas registrado neste Natal. A expectativa de crescimento que era de 1% não chegou a ser atingida, o que preocupa ainda mais os lojistas após um ano ano díficil em termos de lucro. “Não temos hoje nenhuma confiança com relação à economia, o que irá nos obrigar a demitir já no início de 2015”.
 
De acordo com Motta, o Natal fraco prejudicou o comércio de bens duráveis, que está desesperado e se sacrificando com liquidações para diminuir perdas e baixar o estoques. “O consumidor optou por presentes mais baratos. O Natal das lembrancinhas deu prefêrencia  a confecções, calçados,  bijuterias e artigos de cama e mesa, diante do medo do endividamento e dos juros altos”, analisou.
 
Outras entidades como a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL-BA) e a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) informaram ao CORREIO que só terão um balanço das vendas de Natal após o Réveillon, pois aguardam retorno quanto ao fluxo da troca de presentes, promoções pós-Natal e vendas até o dia 31. "Temos uma expectativa de crescimento de pelo menos 10%. Estamos agora na fase de arrumar todas as prateleiras de novo para atrair as compras de final de ano. Só vamos fechar um balanço depois destas vendas", afirmou o coordenador estadual da Abrasce na Bahia, Edson Piaggio.
 
O diretor-executivo da FCDL, Carlos Machado, também preferiu aguardar. “Até quinta deveremos ter esses números consolidados”. Segundo a Serasa Experian, as vendas em todo país, na semana de 18 a 24 de dezembro, registraram queda de 1,7% na comparação com igual período do ano anterior. Foi também a primeira retração em 12 anos, segundo a Serasa. Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%, percentuais sempre em compração ao ano anterior. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 09:58
DEPUTADOS SE EMOCIONAM AO SE DESPEDIR DA ASSEMBLEIA BAIANA

 
Depois que o Orçamento do Estado para 2015 for votado na próxima segunda-feira, (29/12) e o recesso parlamentar for decretado, as atividades na Assembleia Legislativa serão apenas lembranças para alguns que por lá passaram.Vinte parlamentares se despedem do mandato, alguns deles com o sabor da vitória, já que terão a chance de começarem a caminhada em uma Casa maior, a Câmara dos Deputados; outros, entretanto, que não quiseram concorrer e ou que saíram derrotados do projeto de reeleição em 2014, sairão com olhar voltado a novas estratégias, sejam na política ou fora dela.
 
O clima de despedida já começou esta semana com alguns discursos emocionados. Na tribuna, eles têm celebrado os anos no Parlamento, as relações criadas e a possibilidade de conjecturar novas perspectivas de vida.É certo que nesses anos alguns tiveram participação mais tímida, outros ficaram marcados, mas todos, como diriam nos bastidores, deixarão sinais de suas passagens, com propostas e posicionamentos.
 
Seis deputados estaduais vão deixar a Casa Legislativa estadual rumo a Brasília. São eles Paulo Azi (DEM), Ronaldo Carleto (PP), João Carlos Bacelar (PTN), Elmar Nascimento (DEM), Mário Negromonte Jr. (PP) e Cacá Leão (PP).Paulo Azi já deixou registrado o seu pronunciamento do adeus. O democrata conclui o terceiro mandato de deputado estadual e se elegeu para federal com 110 mil votos na última eleição. “Inicio um novo desafio com a mesma humildade e responsabilidade, levando não apenas a experiência aqui adquirida, mas a todos vocês como amigos, companheiros e legítimos representantes do povo da Bahia”, disse em tom de emoção.
 
Em uma hora ouviu relatos dos colegas que o homenagearam. Elmar que também segue para a Câmara Federal, chegou a chorar ao destacar a “lealdade” do colega. “Foi o melhor líder que a oposição teve”, disse. O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), frisa que o Congresso Nacional “ganha um grande parlamentar”, reforçou.  Embora em lados opostos, o pedetista disse que o ouve muito.João Carlos Bacelar (PTN), que também segue em direção a Brasília, diz que vai levar como marca “a convivência com os pares e os debates calorosos”. Com dois mandatos na Assembleia, intercalou a sua passagem com a experiência de secretário municipal de Educação de Salvador, no final da gestão de João Henrique, e início da administração do prefeito ACM Neto (DEM). Com isso o tema deve ser centro de suas propostas. (TB)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 09:51
DESCANSANDO NA BAHIA, DILMA PASSEIA DE LANCHA COM A FAMÍLIA

 
A presidente Dilma Rousseff fez um passeio de lancha na manhã deste sábado (27) com a família no litoral baiano. Dilma está na Base Naval de Aratu para passar o período de descanso do final de ano. 
 
Na lancha Amazônia Azul, que é da Marinha, também estavam seus familiares: sua mãe, Dilma Jane; a filha, Paula; o genro, Rafael; o neto, Gabriel; a tia, Arilda, além de um sobrinho e a mulher dele, que não tiveram os nomes divulgados pelo Planalto.
 
A previsão é que Dilma retorne para Brasília no dia 29. Ela será reempossada presidente no dia 1º de janeiro.
 
A Base Naval de Aratu fica a 43 km do centro de Salvador. A área é restrita e, enquanto a presidente está hospedada, a Capitania dos Portos também restringe acesso pelo mar. Embarcações da Marinha e da Capitania fazem segurança do acesso pelo mar. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 09:15
AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COMEÇAM NO DIA 5 DE FEVEREIRO

 
O ano letivo 2015 na rede municipal de ensino de Salvador começa em 5 de fevereiro. O calendário escolar foi publicado na terça-feira (23) no Diário Oficial do Município. As atividades letivas já começam no dia 3, com a Jornada Pedagógica, que prepara a rede municipal para as atividades do ano que se inicia. De 12 a 18 de fevereiro, as escolas terão recesso para o Carnaval e de 20 de junho a 5 de julho acontece o recesso junino. O fim das aulas será em 22 de dezembro, de maneira a cumprir os 200 dias letivos que a lei prevê.
 
A inscrição para a primeira etapa da matrícula da Educação Infantil na rede municipal segue até 9 de janeiro. Os critérios adotados para matrícula de crianças de seis meses a cinco ano e 11 meses, por "transparência", segundo a prefeitura, foram de prioridade e sorteio, caso seja necessário.
 
Todos os alunos matriculados na rede municipal em 2014 que frequentaram as aulas e avaliações regularmente terão direito à renovação automática da matrícula.
 
O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não será alterado. As inscrições serão iniciadas no dia 20 de janeiro e a previsão é que sejam matriculados 48 mil novos alunos e 124 mil renovem suas inscrições. Para saber mais detalhes, acesse www.educacao.salvador.ba.gov.br.  (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 08:50
CERVEJARIA INSTALA GELADEIRA GIGANTE E DISTRIBUI BEBIDA DE GRAÇA HOJE

 
Os boêmios ganharam um presente de Natal atrasado neste sábado (27). A partir das 11h, na avenida Octávio Mangabeira, os soteropolitanos poderão beber cerveja de graça. Uma cervejaria instalou na orla de Salvador uma geladeira gigante, de 6 metros, lotada de cerveja.
 
A ação promocional acontece somente neste sábado (27), nas proximidades da antiga sede do Esporte Clube Bahia, na Boca do Rio. Além da bebida gratuita, os baianos ainda poderão ouvir o DJ Naylson Carvalho animando o final da manhã. Serão distribuídas 3 mil cervejas. 
 
O evento marca o primeiro final de semana do verão na capital baiana - o calor já está dominando Salvador, que deve ter um dos verões mais quentes dos últimos 30 anos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas ultrapassando os 35º C entre fevereiro e março.
 
O projeto já passou por outras cidades da Bahia, como Feira de Santana e Vitória da Conquista. A primeira ação foi na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/12/2014 08:13
NOVE FERRIES FUNCIONAM EM ESQUEMA DE BATE-VOLTA; PEDESTRES NÃO TÊM FILA

 
A concessionária Internacional Marítima garante o funcionamento de nove ferries neste último final de semana do mês. Na manhã deste sábado (27), o movimento nos terminais é considerado intenso e, segundo a empresa que opera o sistema, os usuários em veículos encontram um tempo pequeno de espera no terminal de São Joaquim. Já os pedestres não encontram fila.
 
O movimento é tranquilo e não há filas no terminal de Bom Despacho. As partidas ocorrem em intervalos de 30 minutos em média, no sistema de bate-volta. As nove embarcações que estão funcionando durante a operação são os ferries Ivete Sangalo, Anna Nery, Agenor Gordilho, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e, em operação assistida, as novas embarcações Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares.
 
A programação especial, montada para o período de Natal e Réveillon, que segue até o dia 6 de janeiro.  As nove embarcações (atualmente, só o Agenor Gordilho está fora, em manutenção) estão disponíveis e só não serão usadas caso o movimento seja baixo. O sistema bate-volta (em que não há a espera de cumprimento de saídas a cada uma hora) será mantido sempre que houver espera, segundo o terminal.
 
Ontem, no final da manhã e até o início da tarde, havia congestionamento no Comércio. A Transalvador atribui o trânsito complicado ao movimento de saída da cidade pelo sistema ferry-boat, embora a Internacional Marítima negue que tenha havido filas suficientes para impactar no trânsito. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ...4729     Total: 94570



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960