COLUNISTAS

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

FRASE DO DIA

“É hora de Dilma cristalizar ainda mais as alianças com os movimentos sociais, com a juventude, com o povo, para combater essa oposição que rejeita o nosso projeto sem nada apresentar para contrapor. Com os programas sociais iniciados por Lula e hoje Dilma, foi quando mais se combateu as desigualdades sociais, nada realizado nesse sentido, por administrações anteriores”

Luis Caetano
Ex-Prefeito de camaçari 

NOTÍCIAS
17/10/2014 08:51
WANESSA FALA SOBRE OS PAIS: "O MAIS DIFÍCIL PARA MIM É VÊ-LOS BRIGADOS"


Wanessa é a convidada do domingo (19.10) do "De Frente com Gabi", que vai ao ar no SBT à meia-noite. Entre os assuntos sobre os quais ela fala, está a relação de seus pais, Zezé Di Camargo e Zilu Godói.

"Já tive todas as emoções possíveis sobre essa história. Acho que teve uma exposição dos dois lados. Meu papel ficou complicado porque eu amo os dois e o que é certo e o que é errado é particular. Quero sinceramente que os dois sejam felizes. O mais difícil para mim não é vê-los separados, mas sim brigados."

Questionada sobre traição, ela respondeu: "Traição é perdoável se houver arrependimento sincero." 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:41
PT COMEÇA A PENSAR EM CANDIDATO PARA PREFEITURA DE SALVADOR EM 2016, DIZ COLUNIS


Com o governo da Bahia garantido, a cúpula do PT já começou a se debruçar sobre o maior dilema do partido no futuro: quem será o candidato a prefeito de Salvador na disputa contra ACM Neto (DEM) em 2016? Reservadamente, cardeais petistas admitem que o partido não tem opção à vista, diz o colunista do Correio Jairo Costa Junior.

Os únicos dois nomes da casa com potencial para encarar o democrata acabaram implodidos no meio do caminho. O senador Walter Pinheiro, pelo fogo companheiro disparado por ele no caso da ONG Instituto Brasil. O deputado Nelson Pellegrino, pela perda significativa de votos nas eleições – quase 100 mil, queda considerada alta para quem ganhou visibilidade durante a sucessão na capital baiana.

Nos gabinetes de líderes da legenda, a tendência atual é apostar em um nome da base aliada com recall - critério que inclui, por exemplo, o senador eleito Otto Alencar (PSD) e a deputada Alice Portugal (PCdoB). 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:40
VITÓRIA PERDE PARA O NACIONAL E FICA FORA DA SUL-AMERICANA


Em jogo apático, o Vitória perdeu para o Atlético Nacional por 1 a 0, no Barradão, e deu adeus à Copa Sul-Americana. O rubro-negro construiu vantagem na partida de ida, empatando por 2 a 2 fora de casa, e precisava apenas de um empate sem gol para avançar, mas não conseguiu o resultado. O próximo compromisso do Vitória é contra o Cruzeiro, domingo, às 17h30, no Barradão, pelo Brasileiro.

No começo do jogo, parecia que quem precisava ganhar a partida era o Vitória, o time baiano foi pra cima nos primeiros minutos de jogos e chegou bem no campo de ataque. A partir dos 15 minutos, os baianos reduziram o ritmo e deixaram o Nacional igualar as ações. Mesmo assim, o time colombiano não chegou com perigo ao gol de Gatito Rodrigues.

A melhor chance do leão aconteceu aos 43 do primeiro tempo, quando Vinicius roubou a bola pelo lado direito e cruzou para a finalização de Dinei espetacularmente defendida pelo goleiro Armani. Esta foi a terceira finalização ao gol do Nacional feita pelo Vitória, enquanto o time visitante não achou o gol do Gatito no primeiro tempo.

No segundo tempo o Vitória começou melhor de como terminou o primeiro. O time de Ney Franco melhorou a marcação e neutralizou o bom toque de bola dos colombianos. Porém, o Nacional chegou aos 14 minutos, quando Cardona ariscou de muito longe para fora. O Rubro-Negro respondeu somente aos 23, quando Luiz Gustavo ariscou de fora da área, mas sem direção.
 
Aos poucos o Vitória perdeu o poder de marcação que tinha no começo do jogo e foi deixando o time do Nacional tocar e ir chegando na área Vitória. Aos 25, em cobrança de escanteio, Bocanegra aproveitou bobeira da defesa do Vitória e chutou para o fundo das redes. 1 a 0 Nacional, o suficiente para o time Colombiano se classificar.

O Vitória até que tentou reagir, aos 40 Dinei, em posição claramente legal, recebeu passe de Luiz Aguiar e chutou forte para o fundo das redes, mas o árbitro marcou impedimento, para revolta do torcedor que foi ao Barradão. Terminou assim o sonho dos torcedores baianos de terem um Ba-Vi na quartas-de-finais de uma Competição internacional. 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:38
CASA DE JORGE AMADO E ZÉLIA GATTAI VAI SER INAUGURADA COMO MUSEU

 


No dia 7 de novembro será inaugurada a Casa do Rio Vermelho, onde moravam os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Segundo a neta dos escritores, Maria João Amado, nesse dia acontece uma cerimônia para autoridades e convidados, sendo aberto ao público no dia 9, já no horário de funcionamento previsto: das 10h às 17h, com o valor estimado para a entrada de R$ 20.

A prefeitura não confirmou a data. A atriz Sônia Braga já confirmou a presença na cerimônia, segundo o arquiteto do projeto, Gringo Cardia, revelando ainda que a data de abertura ao público pode mudar para a semana seguinte. Ainda esta semana, parte de obra da casa deve ser concluída e os equipamentos de tecnologia começam a ser instalados na sequência, segundo Maria, que participa do projeto e acompanha as obras.

Alguns espaços da casa já foram reformados e aguardam as peças do acervo, como a cozinha interativa de Dona Flor, onde 10 receitas serão ensinadas em vídeos da cozinheira Dadá. Também está quase pronta a piscina, que vai abrigar um ranário, com rãs e sapos, uma paixão do escritor.

Segundo Cardia, o acervo, de 5 mil peças, já foi catalogado, mas não deve ser exposto de uma vez só. Ao todo serão 14 espaços com mais de 100 vídeos pela casa inteira. Entre os espaços projetados estarão um quarto da infância de Jorge, outro com suas viagens pelo mundo e outro com amigos do casal. (CORREIO) 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:33
PREFEITURA ESCOLHE EMPRESA QUE REFORMARÁ PARQUE DA CIDADE


Foi publicado, na quinta-feira (16), no Diário Oficial do Município, o resultado da licitação para escolha da empresa que fará as obras de reforma do Parque da Cidade Joventino Silva. A construtora AIF Brasil foi a vencedora do processo licitatório.

Segundo André Fraga, secretária da Cidade Sustentável, responsável pelo parque, as obras devem começar 15 dias após a assinatura da ordem de serviço da obra pelo prefeito ACM Neto. A reforma, orçada em R$ 7,6 milhões, está prevista para durar seis meses.

Com as obras, a área de 70 hectares que compõem o parque vai receber uma ciclovia de três quilômetros de extensão, ao lado de uma pista de corrida e caminhada com piso tátil, um parque de slackline e pista de skate.

As arquibancadas do Anfiteatro Dorival Caymmi, espaço que recebe eventos e apresentações artísticas, terão sua capacidade dobrada e contarão com um portão de entrada que funcionará como controle de acessos. Uma abertura para o bairro de Santa Cruz e um espaço para a realização de concertos ao ar livre também serão construídos.

O Parque da Cidade ainda vai receber uma praça de meditação, quiosques que abrigarão vendedores, novos sanitários e um gradil, que será instalado no entorno do terreno. (Correio)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:31
APRESENTADORA É DEMITIDA DA GLOBONEWS APÓS COMETER GAFE AO VIVO


A repórter e apresentadora da GloboNews Carla Lopes, que recentemente esteve envolvida em uma gafe que virou "meme", foi demitida nesta quarta-feira (15). O erro aconteceu na edição das 18h do Jornal da GloboNews, exibida no sábado (27), quando Carla pediu à repórter Fernanda Galvão, baseada em Brasília, dizer qual havia sido a agenda dos candidatos ao primeiro turno das eleições.
 
Ao vivo, a repórter listou apenas os compromissos da candidata Marina Silva (PSB) e encerrou a participação. Do estúdio, a apresentadora agradeceu, mas pediu que ela continuasse a informar sobre a agenda dos outros candidatos, ao que foi retrucada pela repórter: "você não me avisou, amor". Sem jeito, Carla emendou: "Nós tivemos um problema. Tivemos um problema, infelizmente".
 
O motivo do desligamento da apresentadora não foi comentado pela emissora, mas, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a demissão não teve necessariamente a ver com o episódio. O erro foi atribuído inicialmente  à repórter, que não sabia que continuava no ar e pensou que falava somente com a produtora, através do ponto de áudio.
 
Somente essa semana, pelo menos outros cinco funcionários das redações da Globonews no Rio de Janeiro e em São Paulo foram demitidos. A emissora não revelou se a demissão da apresentadora tem a ver com esses casos, nem o motivo de tais decisões.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:22
BAHIAGÁS LANÇA EDITAL PARA ESTÁGIO


Estudantes de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Itabuna cursando a partir do terceiro semestre do ensino superior ou a partir do segundo semestre do nível técnico podem se candidatar para a seleção da Bahiagás para estagiários.

Ao todo, são 46 vagas nas áreas de Administração, Secretariado Executivo, Economia, Direito, Comunicação Social, Técnico em Segurança, Ciências Contábeis, Informática, Técnico em Edificações, Arquivologia e Engenharias.

A seleção será realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) através de avaliação do histórico escolar e entrevista. Os interessados têm até 31/10 para procurar um posto do CIEE e se candidatar, das 9h às 17h.

Em Salvador, fica na Av. Tancredo Neves, 620, Edf. Mundo Plaza. Além da bolsa-auxílio, de R$ 400 (4 horas) e R$ 600 (6 horas), os estagiários têm direito a auxílio-transporte, auxílio-refeição, assistência médica e seguros. (Correio)


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:16
LÍDICE OFICIALIZA APOIO DO PSB À CANDIDATURA DE DILMA


O PSB baiano homologou, em evento no Hotel Matiz (Stiep), o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Presidente estadual da legenda, a senadora Lídice da Mata disse que o apoio não significa que o PSB vá integrar a base do governador eleito Rui Costa (PT).

“O PSB terá posicionamento independente. Não estamos aderindo ao PT. Não estamos nos inserindo na base de apoio ao governo de Rui Costa. Estamos juntos para o apoio da campanha de Dilma e isso está absolutamente claro”, enfatizou.

Presente ao evento, o governador Jaques Wagner criticou o PSDB, partido do candidato Aécio Neves. “O PSDB não tem marcas no Nordeste”, alfinetou. Apartada do grupo, a ex-ministra e ex-candidata ao Senado Eliana Calmon não seguiu orientação do partido na Bahia e apoiou o candidato tucano.

Nesta sexta-feira (17), militantes e intelectuais ligados ao PT são esperados para um evento de adesão à candidatura da petista no Rio Vermelho, às 17h, com concentração no Largo da Dinha. (Correio)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:10
ALTA DO IPTU EM SALVADOR VAI PESAR NA MENSALIDADE ESCOLAR, DIZ SINDICATO


Depois do impacto direto no bolso do contribuinte, no início do ano, o aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deve agora voltar a pesar no orçamento dos pais de alunos das mais de 380 escolas particulares de Salvador. Na quinta-feira, 16, em reunião promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe), o tributo foi apontado como um dos principais vilões dos aumentos a serem aplicados pelas escolas no ano que vem.

"Com exceção de alguns casos específicos, o reajuste médio deve certamente superar a meta prevista pelo governo para a inflação (6,5%), justamente por conta de custos que, até então, não tinham tanto impacto na composição das mensalidades", explicou a presidente do Sinepe, Maria Augusta Sena.

Na reunião, realizada na sede da instituição, no bairro do Itaigara, em Salvador, os representantes das escolas obtiveram as orientações técnicas para a padronização das planilhas que devem ser encaminhadas em novembro ao sindicato, para que a entidade possa informar, previamente aos órgãos de defesa do consumidor o reajuste médio previsto para 2015.

Pelos dados do Sinepe, há casos de escolas que tiveram aumentos de até 300% do imposto, "independentemente do porte", como ressaltou Maria Augusta. Ela citou o exemplo da Escola Vila Laura, que ocupa área de, aproximadamente, 1.300 metros quadrados no bairro de mesmo nome, e que estaria pagando o dobro do imposto: "Antes, era R$ 17 mil e, este ano, pulou para R$ 34 mil".

No caso do IPTU, os pais devem ter, portanto, impacto duplo no bolso: pois além do pagamento indireto no repasse das escolas, terão também que pagar o imposto, que, conforme já divulgado pela prefeitura, deve também ter um novo reajuste, só que agora limitado à atualização da inflação. (A Tarde)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:07
ELEITA, DILMA DEVE COLOCAR MERCADANTE NA FAZENDA E WAGNER NA CASA CIVIL



Comenta-se com frequência cada vez maior no núcleo duro da campanha da Presidente Dilma Rousseff que, caso ela seja eleita, o Ministro da Fazenda deverá ser Aloizio Mercadante, que hoje ocupa a Casa Civil do governo. 
 
Alexandre Tombini continuaria na presidência do Banco Central e o governador Jaques Wagner assumiria o lugar de Mercadante na Casa Civil.
 
Por sua vez, no quartel general de Aécio Neves é dado como certo que, se o tucano ganhar a eleição, Armínio Fraga seria ministro da Fazenda, e o presidente do Banco Central, seria Eduardo Loyo, diretor e economista-chefe do Banco UBS Pactual, ou o economista  Ilan Goldfajn.

José Serra estaria cotado para o Ministério de Relações Exteriores, enquanto o ministro do Planejamento seria o ex-governador de Minas Antonio Anastasia.

Segundo especulações de assesores haveria lugar também no ministério de Aécio Neves para um nome baiano que seria indicado pelo Prefeito ACM Neto.

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 08:05
EM ALTA, ALIMENTOS PRESSIONAM INFLAÇÃO EM SP EM OUTUBRO

 
 
Segundo informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira (17), a inflação na capital paulista medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,34% na segunda prévia de outubro, após subir 0,32% na primeira prévia. Os preços dos alimentos seguem em alta em São Paulo, mas desaceleraram em relação à semana anterior, passando de 1,11% para 1,03%.
 
Em habitação, a deflação diminuiu de 0,18% para 0,05%.Os preços de vestuário também tiveram alta, de 0,38% para 0,49%. Subiram ainda os preços dos grupos transporte (de 0,09% para 0,10%), e educação (de 0,17% para 0,19%). Em saúde, a taxa manteve a taxa de 0,41% e em despesas pessoais recuou de 0,36% para 0,33%. O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 07:43
ESTUDO MOSTRA QUE PIOR RODOVIA DO PAÍS PASSA PELA BAHIA

 
No ano passado, os gastos do país com acidentes rodoviários ficaram em R$ 17,7 bilhões. Em termos ambientais, se todas as rodovias fossem boas ou ótimas, o país teria economizado 737 milhões de litros de óleo diesel, o que equivale a R$1,79 bilhão. Teria também reduzido em 1,96 milhão de toneladas a emissão de gás carbônico para a atmosfera.
 
Todo esse prejuízo financeiro e ambiental é fortemente influenciado pela qualidade das rodovias brasileiras, diz a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Para traçar um retrato das estradas federais, estaduais e municipais do país, a CNT divulgou os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2014, que avaliou 98.475 quilômetros de rodovias, com acréscimo de 1.761 quilômetros (1,8%) ao levantamento do ano passado.
 
Todos os dez melhores trechos rodoviários do país, apontados pela pesquisa, são concedidos. Nesse ranking, o melhor trecho é o que liga a capital paulista a Limeira, no interior do estado,  que inclui as rodovias SP-310, BR-364 e SP-348. Em segundo lugar, está o trecho que liga São Paulo a Uberaba, em Minas Gerais, composto pela BR-050 e pela SP-330.
 
As que estão em pior colocação no ranking localizam-se principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O trecho com pior avaliação foi o que liga os municípios de Natividade, no Tocantins, a Barreiras, na Bahia, integrado pelas rodovias BA-460, BR-242, TO-040 e TO-280. O segundo pior trecho liga Belém a Guaraí, no Tocantins, passando pelas rodovias BR-222, PAs-150,151, 252, 287, 447, 475, 483 e TO-336.
 
A pesquisa da CNT avaliou principalmente o estado geral, a pavimentação, a sinalização e a geometria das vias. Segundo o estudo, 37,9% das rodovias estão em ótimo ou bom estado; 38,2 estão em estado regular; 17% foram consideradas ruins e 6,9%, péssimas.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 07:26
GABRIELLI DIZ QUE PONTE SALVADOR ITAPARICA COMEÇA EM AGOSTO DE 2015

 
 

 
O secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli anunciou ontem que o início da construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, de 12,2 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, é esperado para agosto de 2015. Orçada em R$ 5,7 bilhões, a obra deve ser construída por meio do regime de Parceria Público-Privada (PPP). E deverá ser liberada ao público, mediante pedágio, no ano de 2020. O custo total do Sistema Viário do Oeste,  que inclui a duplicação da BA-001 (que começa na Ilha de Itaparica),  está orçado em  R$ 7 bilhões.
 
O projeto prevê que as cabeceiras da ponte serão na localidade de Gameleira, no município de Vera Cruz (região metropolitana) e no Comércio (Salvador), com encaixe direto na Via Expressa. Segundo Gabrielli, a abertura do processo licitatório, que deve exigir a concorrência de pelo menos três empresas com sedes no Brasil, deverá ocorrer entre seis e oito meses. 
 
Além da ponte, o projeto contempla obras rodoviárias adjacentes, como a construção do trecho entre a cabeceira da ilha e o entroncamento da BA-001, que faz ligação com o sul da Bahia. E também a requalificação da via no trecho urbano de Mar Grande, implantação de um desvio rodoviário em Vera Cruz  e a duplicação da BA-001 a partir da Ponte do Funil (que liga a Ilha de Itaparica ao continente).
 
Responsável pelo projeto,  o engenheiro Catão Ribeiro ressalta a importância da troca comercial com outros estados ao sul, para descentralizar o Produto Interno Bruto (PIB) baiano, concentrado em 83% somente na capital.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 07:23
JAQUES WAGNER DEFENDE DILMA E DIZ QUE AÉCIO NÃO TEM CONTEÚDO

 

 
O governador Jaques Wagner (PT) atacou o presidenciável Aécio Neves dizendo que ele é como um "pastel de vento", bonito por fora e sem recheio por dentro. "Aquele rapaz é pastel de vento. É bonito por fora, mas quando você morde não tem conteúdo nenhum. Vocês viram o debate? Não tem propostas", atacou o governador da Bahia. O presidenciável tucano estará na capital baiana nesta sexta-feira, 17, quando fará caminhada no centro histórico da cidade.
 
Wagner disse que Aécio Neves gosta de "terceirizar governo" e que ele "vai querer terceirizar o governo federal na Bahia para o DEM", partido do prefeito de Salvador, ACM Neto. O governador analisou a situação do Estado com a vitória de Dilma. "Nosso caminho será muito facilitado numa parceria do governo de Dilma e Rui. Lídice é testemunha. A concepção dos líderes locais do PSDB é autoritária, que não aceita a divergência e que quer esmagar quem é contra".



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 07:22
PREFEITO DETALHA ATRAÇÕES DO RÉVEILLON DE SALVADOR QUE TERÁ 8 DIAS

 
 
A Prefeitura de Salvador anunciou ontem as atrações que vão fazer parte da festa de oito dias que marca a passagem de ano na capital baiana. Entre eles Carlinhos Brown, Saulo, Ivete Sangalo e Claudia Leitte, e participação de artistas nacionais (a exemplo de Thiaguinho, Jorge e Matheus e Vanessa da Mata) e internacional (Bob Sinclair).
 
A grade de atrações foi divulgada pelo prefeito ACM Neto durante coletiva de imprensa no palácio Thomé de Souza. Com o slogan "Réveillon Salvador 2015: uma festa para todos os sentidos", a programação será dividida entre a Feira de São Joaquim, que terá uma edição especial da "Feira da Cidade" no dia 28, a Praça Cairu, no Comércio, que acontece de 29 de dezembro a 1º de janeiro, e o Farol da Barra, que irá receber um Festival de Jazz e Música Instrumental, de 2 a 4 de janeiro. 
 
Segundo o prefeito, este será o maior Réveillon do País. "Nenhuma outra capital vai reunir um conjunto tão expressivo como o que vamos apresentar em Salvador", afirmou ACM Neto, que espera receber cerca de 200 mil pessoas por dia de festa.(Correio)

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 07:21
PODER JUDICIÁRIO BAIANO ANUNCIA CAMINHADA EM APOIO A DILMA

 

 
Na próxima terça-feira (21), um grupo de juristas, advogados, promotores e estudantes de direito realizarão uma manifestação Pró-Dima, às 14 horas, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora. 
 
O ato é apenas um dos que devem ser feitos pelos membros da comunidade jurídica que declararam, na noite de ontem, apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em adesão ao manifesto nacional encabeçado pelo jurista Celso Antonio Bandeira de Melo.

A decisão foi tomada em reunião entre advogados, magistrados, procuradores, promotores, professores e estudantes da área de direito, no restaurante Pós Tudo, no Rio Vermelho.

Para os juristas, a assinatura do manifesto é um reconhecimento dos avanços no governo do PT nacionalmente, que contribuiu para o fortalecimento da democracia e das instituições, que ganharam mais autonomia, a exemplo dos Ministérios Públicos e da Polícia Federal.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 07:09
AÉCIO CHEGA À SALVADOR NESTA SEXTA EM BUSCA DOS VOTOS BAIANOS

 

 

Com uma desvantagem de quase 50% dos votos, o candidato Aécio Neves, tenta hoje diminuir aquilo que para sua campanha seria uma grande derrota. A diferença para a candidata do PT Dilma Rousseff no Nordeste. 
 
Aécio desembarca em Salvador pela manhã e inicia uma séria de atividades de campanha pela tarde visando a atração e conquista de votos.  Ao lado de correligionários do PSDB e apoiadores do DEM e PMDB, o tucano vai participar de uma caminhada no Centro de Salvador, entre Praça Castro Alves e o Terreiro de Jesus. 

Na chegada, ele concede entrevista coletiva à imprensa, a partir das 13h30min, no hangar da empresa de táxi-aéreo Aerostar. A atividade de rua será realizada logo em seguida. Aécio esteve na Bahia por duas vezes no primeiro turno, durante o lançamento do programa Nordeste Forte e em Itabuna, na reta final.

Vão acompanhá-lo no ato, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), o ex-governador Paulo Souto (DEM), os presidentes estaduais, José Carlos Aleluia, do Democratas, e Geddel Vieira Lima, do PMDB, e o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), entre outros políticos.

A expectativa é grande das lideranças em relação ao evento. Deputados estaduais, federais e vereadores buscam mobilizar um grande número de pessoas ao evento


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/10/2014 05:05
CORRUPÇÃO POLARIZA DEBATE ENTRE CANDIDATOS E DILMA SE SENTE MAL AO FINAL




O debate entre os candidatos a presidente, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff, promovido pelo STB, UOL e rádio Jovem Pan, caracterizou-se pelos ataques de parte a parte, mas a postura do candidato do PSDB, que antes limitava-se a responder as acusações da presidente, mudou e ele passou a atacar também.

Ao responder a presidente sobre as acusações de nepotismo, Aécio  acusou o irmão da presidente de ter sido funcionário fantasma nomeado na gestão do petista Fernando Pimentel na prefeitura de Belo Horizonte.

Já Dilma falou sobre a Lei Seca, para questionar Aécio sobre a obrigatoriedade do teste do bafômetro, recusado por ele ao ser parado em uma blitz no Rio de Janeiro, em 2011.

Com a estratégia de ampliar sua margem de votos em Minas, Aécio passou a responder aos ataques da Presidente sobre sua administração, como se fosse um ataque ao Estado. “Pare de atacar Minas, candidata”, dizia o candidato, ao passo que Dilma afirmava: “o senhor não é Minas, candidato”

Até os mortos participaram do debate, a exemplo do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, que foi acusado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras,  Paulo Roberto Costa, de ter recebido propina para esvaziar uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigava a estatal.
 
Aécio disse então que, se houve corrupção nos governos anteriores e a Presidente sabia  e não tomou providencias, ela teria prevaricado, ou seja não cumpriu com as suas obrigações, por má fé ou interesse próprio.
 
O tema corrupção seguiu dominando o debate, e Dilma levantou várias vezes a questão do aeroporto de Cláudio, em Minas, enquanto Aécio perguntava a Presidente se ela não iria fazer nada contra José Vaccari, tesoureiro do PT, denunciado por Paulo Roberto Costa como receptador das propinas na Petrobras.

No final do debate, ao ser entrevistada pela repórter do SBT, a presidente se sentiu mal e quase caiu, afirmando que estava tendo uma queda de pressão, mas logo depois se recuperou e inquiriu da repórter se não iria continar a falar, sendo informada que havia usado o tempo disponível. Veja mais sobre o debate.

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/10/2014 20:01
SAÍDA DE ESTRANGEIROS DA BOVESPA ANTECIPA EFEITO DE AVERSÃO A RISCO GLOBAL


A queda de 6 por cento da Bovespa nos últimos dois pregões não surpreende quem monitora atentamente o movimento de estrangeiros na bolsa paulista, que já estava alinhado ao aumento da aversão a risco global por preocupações com o crescimento mundial, com a cena eleitoral brasileira aparecendo em segundo plano.

"Há cerca de duas semanas investidores ao redor do mundo começaram a questionar a dinâmica de crescimento global", observou o chefe da área de renda variável para América Latina do BNP Paribas Asset Management Brasil, Frederico Tralli.

"Foi suficiente para que realizassem lucros e reduzissem exposição. E quando grande parte dos investidores resolve fazer isso ao mesmo tempo, acontece um movimento acentuado de queda nas bolsas", resumiu Tralli, lembrando que as bolsas no exterior vinham de fortes ganhos apesar da recuperação econômica lenta.

"Os investidores, nesses momentos, vendem o que têm e o que podem. O Brasil ainda é um país emergente relevante e líquido. Assim, acaba sendo profundamente afetado por este ambiente global", destacou o gestor de um fundo, minimizando algum efeito das eleições presidenciais deste mês na saída dos estrangeiros.

Após alguma entrada nos dois primeiros dias de outubro, dados da BM&FBovespa mostraram uma saída líquida de 3,5 bilhões de reais de capital externo em sete dias consecutivos a partir de 3 de outubro, um dia após os comentários de Draghi. Apenas no dia 14, a bolsa voltou a apurar ingresso líquido. Em setembro, a Bovespa havia acumulado saldo positivo de 4,22 bilhões de reais em capital externo, com saídas em apenas 4 de 22 pregões. As informações são da Reuters.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/10/2014 19:17
DEBATE ENTRE DILMA E AÉCIO SEGUE COM ACUSAÇÕES DE LADO A LADO


No segundo bloco do debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a presidente citou a denúncia do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa de que Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB, morto em 2013, teria recebido propina para abafar uma CPI sobre o esquema. Até então, Dilma era obrigada a ficar na defensiva quando o assunto era o escândalo da Petrobras, cujos citados pelos delatores são o PT e outros partidos da base aliada.

"O ex-diretor da Petrobras afirmou ao MPF (Ministério Público Federal) que o ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, recebeu propina para esvaziar uma CPI da Petrobras. Veja o senhor que é muito fácil o senhor ficar fazendo denúncias. Por isso é que eu digo que o que importa, candidato, quando a gente verifica que o PSDB recebeu propina para esvaziar uma CPI, o que importa, candidato? Importa investigar", disse a petista.

"Candidata, aí já vai outra diferença profunda entre nós dois. Para mim, não importa de qual partido seja o denunciado, a investigação tem que ir a fundo, e, pela primeira vez, pelo menos, há algo positivo aqui. A senhora dá credibilidade às denúncias do senhor Paulo Roberto. É esse que disse que 2% de todas as obras sob sua responsabilidade iam para o seu partido. E o que a senhora fez durante esse período? Nada", retrucou Aécio.

Na sequência, Aécio citou o elevado número de homicídios no Brasil para criticar a política federal de segurança pública. "Recebi um documento da Unicef, que mostra um dado absolutamente alarmante (...) 24 jovens adolescentes morrem por dia no Brasil. Hoje, nessa quinta-feira, em que nós estamos aqui, 24 mães vão estar chorando o assassinato dos seus filhos. Apenas um país no mundo mata mais por assassinato do que o Brasil."

Na resposta, a presidente afirmou que as gestões petistas do governo federal foram as únicas que implantaram uma política de combate à violência. "Nós temos tido um empenho imenso. E este empenho, candidato, é maior que foi o empenho do senhor no seu governo [em Minas Gerais]. Nós fizemos toda uma política de combate à violência contra os jovens (...) O único governo que fez uma política nacional de combate a violência contra os jovens foi o meu, nos últimos anos." As informações são do Uol.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ...4543     Total: 90854



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960