COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ADOÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA?

FRASE DO DIA

"A Petrobrás bateu todos os recordes de produção do pré-sal e nós já podemos dizer que ela já se recupeou dessa crise que fez as ações dela caírem tanto"

Dilma Rousselff

Presidente e candidata a reeleição no Brasil

NOTÍCIAS
17/09/2014 19:20
BRASIL PODE TER QUE VOLTAR A ELEVAR JUROS, DIZ FMI


O Brasil deve crescer menos que o previsto este ano e em 2015 e precisa de reformas para resolver os gargalos da infraestrutura e estimular a atividade econômica. Além disso, o País pode ter que voltar a elevar os juros, caso a pressão inflacionária persista, recomenda o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um documento chamado "Perspectiva Global e Desafios de Políticas", preparatório para a reunião de ministros e banqueiros centrais do G-20, grupo formado pelos países mais ricos do mundo, que ocorre nos próximos dias 20 e 21 na Austrália.

Diante dos números fracos da atividade econômica apresentados até o segundo trimestre, o FMI ressalta que o Brasil e a América Latina devem crescer menos que o esperado em 2014 e 2015, mas não cita projeções. A instituição já rebaixou as estimativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no relatório de previsões divulgado em abril, durante a sua reunião de primavera em Washington. Em julho, fez uma atualização das estimativas e voltou a reduzir os números brasileiros. O próximo relatório será divulgado dia 7 de outubro, às vésperas da reunião anual do Fundo.

A estimativa do FMI para o Brasil divulgada em julho previa expansão de 1,3% este ano e 2% no ano que vem, números bem acima das apostas mais recentes. O boletim Focus divulgado esta semana pelo Banco Central, que reúne a média das previsões do mercado, indica avanço de 0,33% este ano.

A falta de investimento e de consumo tem contribuído para números decepcionantes no Brasil, ressalta o FMI no documento de hoje, destacando que a confiança de empresários e dos consumidores vem caindo em meio às eleições. "O crescimento na América Latina permanece abaixo do potencial, principalmente no Brasil", diz o FMI. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 18:18
CENTRO LOGÍSTICO EM CAMAÇARI DEVE GERAR 2.900 EMPREGOS


O prefeito Ademar Delgado foi convidado, hoje (17/09), para o lançamento do BA51 Condomínio Camaçari, um centro logístico e industrial que será implantado no Polo Industrial do Município.

Com investimento de R$ 300 milhões, o empreendimento deve gerar 500 empregos durante a construção e mais 2.400 quando o parque estiver em pleno funcionamento. O gestor de Camaçari agradeceu o convite feito pelo diretor do projeto, Roberto Lopes, e confirmou presença no evento, que acontece quinta-feira (25/09), às 18h30, no restaurante Amado, em Salvador.

De acordo com Roberto Lopes, a terraplanagem do centro logístico e industrial deve ser concluída em 15 de outubro. “Nossa previsão é de que a obra seja iniciada no dia 30 de outubro”, afirmou o empresário. O BA51 será erguido em um terreno de 404.953 m², sendo 231.026 m² de área construída. O primeiro do gênero na Bahia, o parque logístico vai possuir 38 galpões com aproximadamente, 5.998 m² cada um, 72 vagas para caminhões e 164 veículos menores, área administrativa com restaurante, cozinha industrial, salas de reunião, auditório, caixas eletrônicos e conveniência.

Segundo a Etoile Desenvolvimento Imobiliário, incorporadora responsável pelo projeto em parceria com a Prospecta Negócios Imobiliários, Camaçari foi escolhido para receber o BA51, porque detém o primeiro complexo industrial planejado do país e está localizado a 50 quilômetros de Salvador. A localização estratégica do Município permite fácil acesso às indústrias através das rodovias BA-093, BA-535 (Via Parafuso) e BA522 (Via Cascalheira), ferrovias, portos e aeroportos.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 18:12
VAREJISTAS SE UNEM POR PAUTA TRIBUTÁRIA E TRABALHISTA


Associações que representam diferentes segmentos do varejo estão se unindo para, entre outras demandas, reivindicar a flexibilização na contratação de mão de obra temporária e simplificação de tributos. A criação da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) foi anunciada durante convenção do setor de supermercados em Atibaia, São Paulo.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, afirma que a pauta tributária e trabalhista foi um dos consensos que uniu, além da Abras, entidades como a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), entre outras. Um dos pleitos é a criação de vagas de emprego por curtos períodos de tempo.

Yamada ainda defende a redução da incidência de INSS sobre folha de pagamento de 20% para 15%. O setor supermercadista não aderiu à desoneração da folha de pagamento na regra que substitui a contribuição ao INSS pelo pagamento de taxa de 1% do faturamento. "Não é viável para nós porque vai contra a melhoria da produção e da competitividade", comentou. A substituição, comentou, deixa de ser interessante na medida em que um custo que era variável e poderia cair com ganhos de eficiência se tornaria fixo.

Nesta terça-feira (16), a Abras divulgou sua projeção de crescimento para as vendas do setor em 2015. A entidade espera que o setor registre alta de 2,5% no próximo ano, já descontada a inflação. O número é superior aos 1,9% esperados para 2014, mas inferior ao patamar dos últimos anos, principalmente considerando que a base de comparação será fraca. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 17:59
CANDIDATO A VICE DE MARINA AFIRMOU QUE NINGUÉM GOVERNA SEM O PMDB


Beto Albuquerque, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB), afirmou nesta quarta-feira que “ninguém governa sem o PMDB”.

Durante a campanha eleitoral, Marina tem assegurado que não fará alianças e nem governará com o que considera a velha política, integrada por políticos como o senador José Sarney (PMDB-AP), o deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A ex-senadora vem dizendo que fará um governo de “coalizão programática” ao invés de uma coalizão “pragmática”.

"Ninguém governa sem o PMDB, mas não é preciso entregar o governo para ter governabilidade. Se queremos fazer a mudança, não podemos nos curvar nem achar que será fácil", disse Beto Albuquerque em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” nesta quarta-feira. O PMDB participa da base da presidente Dilma Rousseff assim como foi aliado dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Marina e seu vice vêm sendo questionados sobre como ficará a governabilidade em uma eventual gestão do PSB. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 17:39
BOVESPA FECHA PERTO DA ESTABILIDADE APÓS OPERAR EM ALTA

 
 
A Bovespa fechou perto da estabilidade nesta quarta-feira (17), após passar o dia operando em alta. O Ibovespa caiu 0,01%, aos 59.108 pontos. Na semana, há alta acumulada de 3,83%. No mês, há queda de 3,56%. No ano, a bolsa acumula valorização de 14,76%.
 
O pregão foi influenciado por pesquisa Ibope divulgada na noite de terça-feira (16) que mostra que a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, ampliou vantagem numérica sobre a presidente Dilma Rousseff (PT) na simulação de segundo turno.
 
As ações de empresas com participação estatal na Bovespa refletiam a percepção entre operadores de um quadro mais favorável à oposição, com Petrobras e Eletrobras registrando ganhos durante a tarde e fechando em alta. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 17:16
DOLAR FECHA EM ALTA

 

O dólar fechou em alta sobre o real nesta quarta-feira (17), após o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, renovar a promessa de manter os juros perto de zero no "horizonte relevante".
 
O dólar subiu 1,25%, a R$ 2,3576. Veja a cotação. É o maior valor de fechamento desde março. Na semana, a alta acumulada é de 0,96% e no mês, de 5,3%.
 
O Fed repetiu as preocupações com a ociosidade do mercado de trabalho, segundo informou a agência Reuters. Muitos economistas e operadores esperavam que o banco pudesse mudar a orientação e que sinais de alta antecipada nos juros pudessem surgir. Juros mais altos tendem a atrair para os EUA recursos que atualmente são aplicados em outros mercados.
 
"(O comunicado do Fed) teve um efeito marginal sobre os mercados, porque houve um ajuste nas projeções de juros. Mas de forma geral, o comunicado foi muito próximo do anterior e não trouxe surpresas", afirmou à Reuters o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 17:15
SETOR DE SUPERMERCADOS DEVE CRESCER 1,9% EM 2014


O setor de supermercados deve crescer 1,9%, em 2014, de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgada ontem (16), na convenção do setor em Atibaia, interior paulista. Até o mês de julho o resultado do acumulado era de crescimento de 1,48%.

Em função deste dado, a previsão para 2014 foi revisada pela entidade, prevendo uma elevação de 3%. Em 2013, o setor cresceu 5,36%. Para 2015, a entidade estima que haja elevação de 2,5%.

Segundo o presidente da Abras, Fernando Yamada, mesmo com rumores de dificuldades econômicas para o ano que vem, a perspectiva do setor é de crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB). "Acreditamos na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de desemprego nos mesmos patamares que se apresenta atualmente. O cenário econômico atual é desafiador, sem dúvida, mas precisamos acreditar no potencial do Brasil para enfrentá-lo e sair fortalecido deste processo", disse.

Além da perspectiva de manutenção de uma taxa de desemprego estável, outro fator levado em conta pela Abras para estimar o crescimento positivo, mas menor em 2015, é a perspectiva de crescimento de 8,8% no salário mínimo. "Entre outros fatores estruturais, acreditamos em um resultado positivo, pois esperamos que o salário mínimo seja reajustado num nível mais alto do que em 2014, conforme já orçado pelo governo federal", avaliou Yamada. As informações são do Canal Executivo.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 16:34
SEMPS FAZ EVENTO PARA ATENDER POPULAÇÃO CARENTE

 

 
A Feira social, ação realizada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), em parceria com o Rotary Club Salvador/ Barra e Itaigara, movimentou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Fazenda Coutos no sábado (13/09), resultando em 1.222 atendimentos a jovens e adultos de 572 famílias carentes do bairro. Também participaram do evento as secretarias da Educação e da Saúde e a Policia Militar.

Ao longo do dia, os 40 profissionais da SEMPS e outros 35 do Rotary e secretarias da Saúde e Educação atenderam 110 pessoas interessadas nos cursos profissionalizantes do Pronatec, 40 pessoas buscando informações jurídicas com os advogados do serviço jurídico Gratuito da SEMPS, e resolveram 90 pendências do Programa Bolsa Família. Além disso, 82 pessoas  passaram pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares 220 receberam atendimento e orientação odontológica ( e ganharam escovas e produtos de higiene bucal e dentária), 250 receberam atendimento médico no Núcleo de Atendimento Social (NAS), 150 pessoas fizeram exames de glicemia e 250 aferiram a pressão arterial. Para completar, 30 jovens passaram pelos cabeleireiros que também atendiam no CRAS a convite da SEMPS.
 
Ações sociais a parte, as famílias de Fazenda Coutos receberam lanches da SEMPS e tiveram a oportunidade de confraternizar e assistir apresentações de teatro e música de grupos da comunidade, das crianças e jovens que participam do Projeto de Transformação pela Arte (TransformARTE)  da Prefeitura e de Policiais Militares que tocaram violão e violino. Por sua vez, o professor Fernando Queiroz e seus alunos do curso de Mosaico do CRAS de Fazenda Coutos fizeram uma exposição das peças de arte que produziram e mostraram na teoria e na prática como produzir uma peça em mosaico.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 16:34
SECRETÁRIO PAULO FONTANA É INTERNADO COM ARRITMIA


O secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, de 61 anos, foi hospitalizado na manhã desta quarta-feira, 17, após sofrer uma arritmia cardíaca. De acordo com informações da Agência Geral de Comunicação de Salvador, Fontana é monitorado na UTI Cardíaca do Hospital Aliança, segue consciente e sem nenhum risco. As informações são do A Tarde.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 16:20
RESPONSÁVEL POR ATRASOS EM OBRAS É O EX-GOVERNADOR QUE NÃO FEZ NENHUMA, DIZ RUI


Em resposta às críticas de Paulo Souto (DEM), o candidato ao governo do estado Rui Costa (PT) disse hoje que o ex-governador é o responsável por atrasos em obras de infraestrutura na Bahia, já que em oito anos de governo não fez nenhuma. “Eu perguntei ao ex-presidente Lula quantos projetos para financiamento federal o candidato da oposição levou para Brasília, quando era governador, e ele disse: ‘nenhum’. Agora ele critica atrasos na Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul”, comentou.

“É melhor ter obra atrasada a ficar acomodado, sem ferrovia, aeroporto, porto, via-expressa e estradas de qualidade. Ele não teve iniciativa e agora critica o atraso nas obras que Jaques Wagner está fazendo”, disse Rui, nesta quarta-feira (17), em entrevista à Rádio Band News de Salvador.

Segundo o petista, o candidato a vice-governador da coligação Pra Bahia Mudar Mais, João Leão, chegou a levar o projeto da FIOL ao antecessor de Jaques Wagner, mas ele rejeitou a proposta dizendo para esquecer, que aquilo era um sonho. “Mas quando Leão apresentou a ideia a Wagner, então ministro, o projeto foi acolhido e chegou à mesa de Lula, que topou fazer”, disse Rui. “Se o ex-governador pensasse grande, hoje a Bahia teria mais infraestrutura de logística, necessária para a implantação de novas empresas e mais oportunidades para os baianos. Todo atraso é culpa dele, que não quis sequer tirar a obra do papel”, criticou.

Rui Costa disse que terá mais sorte que Wagner ao herdar um estado com melhores condições para a modernização e desenvolvimento. “Por isso nossa campanha apresenta propostas para completar a transição dos péssimos indicadores sociais, do tempo que o estado era campeã do analfabetismo, tinha as piores estradas do país; onde faltavam vagas na universidade e em cursos técnicos profissionalizantes”.

Rui ainda provocou os ouvintes: “Quem se lembra de alguma obra urbana feita pelo ex-governador em Salvador?”, para citar os R$ 8,5 bilhões investidos pelo Governo do Estado e Governo Federal nas obras de mobilidade na capital baiana, que viabilizaram a Via Expressa Baía de Todos os Santos, os corredores transversais ligando a Baía de Todos os Santos a Orla e o metrô- que terá 41 quilômetros em 2017.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 16:18
FED RENOVA PROMESSA DE MANTER JUROS PERTO DE ZERO

 
 
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reafirmou nesta quarta-feira (17) a promessa de manter as taxas de juros entre zero e 0,25% por um "horizonte relevante" e repetiu preocupações com a ociosidade do mercado de trabalho, mantendo-se firme contra pedidos para revisar seu comunicado de política.
 
Muitos economistas e operadores esperavam que o Fed mudasse a orientação futura que tem fornecido desde março, dada a melhora em geral nos indicadores de desempenho da economia.

Mas o Fed repetiu a garantia de que os juros continuarão ultrabaixos por um "horizonte relevante" após o fim do programa de compra de títulos. Em comunicado publicado após reunião de dois dias, o banco central anunciou outra redução de US$ 10 bilhões de suas compras mensais de ativos, deixando o programa em vias de acabar no mês que vem.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 16:03
FED REDUZ ESTIMATIVAS DE CRESCIMENTO DOS ESTADOS UNIDOS

 
 
O Federal Reserve (Fed) reduziu nesta quarta-feira (17) a sua previsão de crescimento para os Estados Unidos em 2014, apesar de ter melhorado as projeções sobre o desemprego.

O Produto Interno Bruto do país (PIB) deve crescer entre 2% e 2,2% no último trimestre de 2014, em cifras anualizadas, marcando uma leve desaceleração em relação aos 2,1%-2,3% previstos em junho, de acordo com as novas projeções do comitê de política monetária (FOMC).


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 15:48
PESQUISA MOSTRA QUE BOLSA FAMÍLIA ESTÁ DEIXANDO AS CRIANÇAS MAIS ALTAS


 
 
O maior impacto da melhoria no acesso à alimentação pode ser quantificado em um dado apresentado ontem pelo Ministério do Desenvolvimento Social: o aumento da altura média das crianças atendidas pelo Bolsa Família. Entre 2008 e 2012, as meninas de 5 anos ficaram 0,7 centímetro mais altas; os meninos, 0,8 centímetro.
 
A altura é considerada o indicador mais confiável de melhora na nutrição da população. O peso, apesar de importante, pode representar aumento não saudável. A altura, no entanto, demonstra que a criança está absorvendo nutrientes suficientes para crescer. "O peso não é o melhor indicador. A criança pode aumentar o peso, mas não ter o desenvolvimento físico necessário", explica a ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello. O aumento de quase 1 centímetro em apenas quatro anos é creditado diretamente à melhoria no acesso à alimentação e ao acesso à saúde nos primeiros anos de vida.

O estudo feito pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde mostra que os pequenos brasileiros mais pobres estão ainda a 1,6 centímetro, no caso dos meninos, e a 1,5, no das meninas, das metas internacionais definidas pela Organização Mundial de Saúde. No entanto, já estão muito mais próximos das médias nacionais brasileiras. Na população em geral, o padrão aceito é de 109 centímetros para meninos e 108,4 para meninas aos 5 anos. No Bolsa Família, as crianças chegam a 108,6 e 107,9, respectivamente.

O número de crianças com deficit de estatura também caiu em todas as regiões do país, mesmo no Sul e Sudeste, onde, em tese, o deficit alimentar já era menor. Em quatro anos, a proporção de crianças abaixo da altura padrão caiu de 17,5% para 8,5% no país.

Na região Norte, de 26,6% para 14,4%; no Nordeste, de 19,2% para 9,3%. De acordo com Tereza Campello, o governo tem medido e pesado as crianças semestralmente e as que não atingem os indicadores passam a receber mais atenção. "Estamos aumentando a altura média. Temos muito a comemorar." As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 15:34
“LINHA AUXILIAR DO PT, UMA OVA”, DIZ LUCIANA GENRO A ÁECIO


Os candidatos Luciana Genro (Psol) e Aécio Neves (PSDB) protagonizaram o momento mais acalorado do debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com oito dos 11 presidenciáveis na noite dessa terça-feira (16).

Questionada pelo tucano sobre educação, Luciana deixou o assunto de lado e partiu para o ataque. A candidata do Psol lembrou denúncias de corrupção envolvendo o PSDB, como a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição e as privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso, além do mensalão mineiro. “O senhor falando do PT é o sujo falando do mal lavado”, disparou.

Ao responder, Aécio “saudou”, de maneira irônica, o retorno de Luciana Genro às origens petistas e a acusou de atuar como “linha auxiliar do PT”. “Com todo o respeito, linha auxiliar do PT, uma ova, candidato Aécio! Porque o PT aprendeu com o senhor, aprendeu com o seu partido”, rebateu a ex-deputada.

“O senhor é tão fanático das privatizações que consegue privatizar um aeroporto e entregar à família, tão fanático da corrupção que consegue construir um aeroporto para beneficiar sua família”, emendou Luciana, em alusão à pista construída pelo governo Aécio nas proximidades de uma fazenda de sua família no município de Cláudio (MG).

O tucano pediu direito de resposta e classificou como “irrelevantes”, “levianas” e “irresponsáveis” as acusações feitas pela candidata. “Política é isso, ter de ouvir impropérios irrelevantes de quem não tem propostas para o Brasil”, contra-atacou o senador.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 15:18
DILMA GARANTE DIREITOS TRABALHISTAS COMO FÉRIAS E DÉCIMO TERCEIRO

 

 
Questionada por um empresário se pode mudar as leis trabalhistas no país, a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição, afirmou na manhã desta quarta-feira (17) que 13º salário, férias e horas extras não serão alterados na legislação trabalhista "nem que a vaca tussa". Após a pergunta, a petista disse em Campinas (a 93 km de São Paulo) que a legislação trabalhista muda no país se houver mudança nas relações trabalhistas.

E completou: "Agora, 13º, férias e horas extras, [não serão alterados] nem que a vaca tussa, me desculpe a expressão". A presidente participa no interior paulista de um encontro com empresários na ACI (Associação Comercial e Industrial) de Campinas. A visita de Dilma ocorre um dia depois da divulgação de nova pesquisa Ibope, na qual ela e a candidata do PSB Marina Silva oscilaram negativamente em relação ao levantamento anterior: a petista de 39% para 36% e a ex-senadora, de 31% para 30%. O tucano Aécio Neves ganhou quatro pontos, passando de 15% para 19% das intenções de voto, de acordo com o Ibope.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 15:16
MARINA PARTICIPARÁ DE COMÍCIO EM CAJAZEIRAS NESTE SÁBADO


A candidata à Presidência da República Marina Silva, do PSB, participará de comício no bairro de Cajazeiras, em Salvador, no próximo sábado (20). A informação foi confirmada pela candidata do partido a governadora da Bahia, Lidice da Mata, em entrevista à TV Bahia, nesta quarta-feira (17). “Vamos ter Marina Silva em Salvador no sábado, e eu convido a todos para o grande comício em Cajazeiras”, disse.

O comício está previsto para começar às 18h, mas o local do palanque ainda está indefinido, embora o mais provável é que seja o campo da Pronaica. Pela tarde, Marina se encontrará com lideranças do movimento negro no Pelourinho.

“Marina vem como se fosse um tsunami, uma onda gigantesca que recai sobre as eleições no Brasil. Ela não tem a ver com os movimentos tradicionais de eleições regionais, mas no momento em que vem para a Bahia e reafirma a identidade de nossos projetos, o povo começa a entender que representamos a melhor alternativa de mudança na Bahia”, disse Lídice.

Na sabatina na TV Bahia, a candidata avaliou o resultado da última pesquisa Ibope, que revela pouca convicção de voto dos eleitores que optaram pelos seus adversários, bem como um índice de 22% de eleitores que ainda não se decidiram ou que disseram pretender votar em branco.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 14:54
DILMA DIZ QUE ÚNICA REFORMA TRIBUTÁRIA DE SUCESSO FOI A CRIAÇÃO DO SIMPLES


A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quarta-feira que o Simples, regime tributário diferenciado para as micro e pequenas empresas, é a única reforma tributária que deu certo no país e que deve servir de exemplo para outras reformas a serem feitas. “A única reforma tributária que teve sucesso no país foi essa e abre caminho como exemplo das outras reformas. O caminho é a simplificação dos tributos”, afirmou.

 A presidente participou de debate na Associação do Comércio e Indústria de Campinas (SP) ao lado do ministro Afif e da presidente da entidade, Adriana Flosi (PSD), que é candidata a deputada estadual e da base de apoio à Dilma.

A reforma tributária é um dos principais temas do debate eleitoral. Enquanto o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) prometem encaminhar a reforma logo nos primeiros dias, Dilma afirmou várias vezes que essa é uma tarefa mais difícil e que fez reformas pontuais no sistema tributário.

A presidente citou duas mudanças no Simples em seu mandato, com o aumento do teto de faturamento e universalização do regime, e disse ter sido convencida pelo ministro Guilherme Afif Domingos (PSD), da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, de que é preciso acabar com o abismo tributário em que caem as empresas ao deixar o regime.

“O futuro é permitir que as micro e pequenas empresas cresçam sem o abismo tributário, que tenham chance de dar o passo seguinte”, disse. “Eu chamava de escada o aumento dos tributos atrelado ao aumento do faturamento da empresa, mas o Afif me convenceu que tem que ser uma rampa, mais suave”, disse.

Dilma não fez uma promessa de clara que como serão as mudanças, mas disse que é preciso construir um sistema que faça as empresas perderem o medo de crescer – e com isso terem um aumento da alíquota de impostos. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 14:42
SALVADOR VAI DE BIKE REALIZA PASSEIO CICLÍSTICO NO FESTIVAL DA PRIMAVERA

 

 
O Movimento Salvador Vai de Bike realiza no próximo domingo (21), em parceria com a Associação dos Bicicleteiros da Bahia, o II Passeio Ciclístico da Primavera. O evento também servirá como uma das atrações da segunda edição do Festival da Primavera. Com saída programada para às 8h do Dique do Tororó, o trajeto segue pelo bairro dos Barris, Centenário, Praça da Garibaldi, avenidas Garibaldi, Lucaia, Juracy Magalhaes Jr. e Vasco da Gama, somando 18 quilômetros. A expectativa com o evento é reunir mais de três mil pessoas.
 
As inscrições para o II Passeio Ciclístico da Primavera são feitas mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Irmã Maria Luiza. As pessoas inscritas receberão uma camisa e um squeeze no dia do evento. Mas para participar do passeio basta se apresentar às 7h30 com os dois quilos de alimentos. No final do trajeto, haverá o sorteio de três biciletas para todos os participantes.
 
Na avaliação do Secretário do Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura e Coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, esse tipo de atividade favorece o fomento à cultura da bicicleta na cidade, contribuindo para conscientizar motoristas e ciclistas sobre a importância do compartilhamento das vias e para o surgimento de novos ciclistas.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 14:35
LÍDICE: “BRIGA ENTRE TURMAS DO ATRASO E DA PROPAGANDA NÃO INTERESSA AO POVO”


A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lidice da Mata, alfinetou os adversários Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM), ao criticar a briga que os dois travam na propaganda eleitoral no rádio e na televisão. “Eles têm muito tempo de televisão e em vez de mostrar suas propostas à população, ficam nessa briga boba sobre quem construiu, reformou ou ampliou hospital, sobre quem fez isso ou aquilo”, afirmou.

“Eu não entrei nessa disputa para fazer parte dessa briga boba entre ‘turma do atraso’ e ‘turma da propaganda’. O povo não está ligando para isso”, criticou, em entrevista nesta quarta-feira (17) à Rádio Jacobina. Ela disse também que os adversários fazem uma campanha “escandalosa”, referindo-se aos gastos dos dois candidatos.

“Essa é uma campanha escandalosamente cara, uma das mais caras da história. Acho que nunca na Bahia aconteceu uma campanha tão cara. Mas, enquanto eles gastam o tempo de TV com essas brigas, nós estamos preocupados em passar nossa mensagem pelas redes sociais e com o apoio de uma corrente de pessoas que acreditam no nosso projeto”, observou.

“Quero ser governadora da Bahia não para entrar nessa disputa entre o PT e o DEM da qual todos já estão cansados. Estou nessa disputa porque quero fazer o que nenhum dos dois partidos fez: uma política de segurança pública valorizando a polícia e tendo os policiais como principais parceiros desse projeto; a interiorização da saúde com a melhoria dos serviços de média e alta complexidade no interior”, disse a candidata.

Questionada sobre a pesquisa do Ibope que a aponta em terceiro lugar na disputa pelo Governo do Estado, Lídice disse que as pesquisas são “o retrato de um momento” e que apenas observar os números das intenções de voto não é suficiente. “Quando analisamos a pesquisa por dentro, percebemos que esse cenário ainda tem um grande potencial de mudança, levando em consideração que mais da metade das pessoas diz que ainda não está interessada, ou está pouco interessada no processo eleitoral”.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/09/2014 14:24
DUPLICAÇÃO DA PINTO DE AGUIAR SERÁ ENTREGUE NA PRÓXIMA QUINTA

 
 
 
Na manhã desta quinta-feira (18), às 9h30, o governador Jaques Wagner entrega as obras de duplicação da avenida Pinto de Aguiar. Com investimento de R$ 63 milhões, a nova via de 3,3 quilômetros conta com três faixas em cada sentido, sinalização horizontal completa, faixa preferencial para o transporte coletivo, além de passeios, ciclovia e paisagismo. 
 
O ponto de encontro dos jornalistas que acompanharão a entrega da avenida é o estacionamento do Estádio Metropolitano de Pituaçu, às 9h. Neste local, as equipes poderão fazer imagens da área onde serão construídos dois túneis de ligação com a avenida Gal Costa.
 
Na sequência, duas vans levarão as equipes para o ponto da avenida Pinto de Aguiar onde haverá o ato oficial de inauguração, com a participação do governador. Ao final, todos serão reconduzidos ao estacionamento do estádio, onde os carros das equipes de reportagem poderão ficar estacionados.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ...4456     Total: 89108



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960