COLUNISTAS
FRASE DO DIA

"A habilidade política do deputado Imbassahy e a sua capacidade de articulação com o Congresso e diversos setores da sociedade são importantes para ajudar o governo neste momento difícil que o país atravessa"

ACM Neto
Prefeito de Salvador ao defender nome de Imbassahy para Secretaria de Governo.

NOTÍCIAS
06/12/2016 07:06
RUI COSTA VAI FAZER AMPLA REFORMA ADMINISTRATIVA E DO SECRETARIADO

 
 
O governador Rui Costa vai fazer no começo de 2017 uma ampla reforma do Secretariado, acompanhada de uma reforma administrativa que vai reduzir o tamanho do Estado, e  que prevê, inclusive, a transformação de empresas estatais em departamentos.

As mudanças no secretariado terão como objeto a manutenção da base política de Rui na Assembleia Legislativa. Nesse sentido é dado como certo, a ampliação da participação do PSD na estrutura de governo. Tudo indica que o PSD será contemplado com mais uma secretaria de primeiro nível e o partido teria solicitado ao governador a indicação do titular da Sedur- Secretária de Desenvolvimento Urbano. 

Outra substituição dada como certa é a do secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, que vem sofrendo críticas de vários setores, inclusive do ex-governador Jaques Wagner e não parece ser o quadro mais adequado para manter unida a base do governo,

Outra mudança prevista, e antecipada na coluna Satélite do jornal Correio, é a substituição de Jorge Portugal por Juca Ferreira na Secretaria de Cultura já que no governo a análise é de que o ex-ministro teria mais estofo para o cargo e mais capacidade de tocar os projetos culturais e atrair a classe de artistas para o lado do governo.

A possibilidade do Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, vir compor o secretariado de Rui aumenta na mesma proporção que caem as possibilidades de ser reeleito pela sexta vez para a presidência da casa. Sem apoio do PSD e com a posição morna do governo em relação à sua reeleição, as possibilidades de Nilo renunciar à candidatura  são grandes e aí o prêmio de consolação seria uma secretaria de Estado.

Nilo é responsável pela indicacào de Nestor Duarte, para a SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e não se sabe se ele seria comtemplado com mais uma secretaria ou se substituiria o atual titular.

O PDT, partido do deputado Félix Mendonça, é um dos mais arredios à liderança do governador, mas ele quer o partido de volta à base.  O PDT ocupa atualmente a Presidência da CBPM, com Alexandre Brust, mas a Felix Mendonça tem divergências e deve pleiteiar outro cargo.

A reforma administrativa é tema tratado a sete chaves. Mas várias reuniões estão acontecendo entre secretarias e o grupo que estuda o assunto, comandado pelas Secretarias da Fazenda e da Administração. Não está descartada a possibilidade de extinção de órgãos e fusão de secretarias. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
06/12/2016 07:04
BIRD REALIZA MISSÃO DE AVALIAÇÃO DO BAHIA PRODUTIVA NESTA SEMANA


O Banco Mundial (Bird) realiza, entre segunda (5) e sexta-feira (9), uma missão de avaliação e supervisão do projeto Bahia Produtiva - Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado da Bahia. A visita tem o objetivo de analisar as ações que estão sendo feitas e todos os aspectos gerenciais, técnicos e institucionais para o andamento do projeto, além de fazer os ajustes necessários para os próximos editais que serão lançados.
 
O projeto é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Nesta segunda (5), o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, deu as boas-vindas à Missão e destacou do empenho da secretaria em promover políticas públicas para incluir socioprodutivamente o homem do campo. “O projeto Bahia Produtiva possibilita a agregação de valor à produção e o acesso à renda, de forma sustentável, aos agricultores familiares da Bahia”, afirmou.
 
A programação inclui visita a projetos do Litoral Sul da Bahia, como a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país; à unidade demonstrativa de Sistema Agroflorestal (SAF) e à unidade simplificada de beneficiamento de cacau para fabricação de chocolate, do Assentamento Terra Vista, no município de Arataca; aos projetos relacionados à cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite, da Aldeia Indígena Ybityra Porang Tupinambá, no município de Pau Brasil; e ao Instituto Biofábrica do Cacau.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, entre as cadeias produtivas que serão apoiadas pelo Bahia Produtiva está a do cacau. “Nós temos uma lei que define o Sistema Cabruca como manejo agroflorestal e que permite, inclusive, financiamento bancário, tendo em vista a necessidade de preservação da floresta. A lei do cabruca ajuda conter o desmatamento. No próximo edital, que terá investimento de R$10 milhões para o cacau, uma das exigências é de manter o cacau no sistema cabruca, dentro das exigências de preservação ambiental”.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 20:00
GOVERNO E OPOSIÇÃO DISPUTAM PAUTA DO SENADO APÓS AFASTAMENTO DE RENAN


Após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ser afastado do cargo, a oposição ao presidente Michel Temer e a base do governo deram sinais de que devem lançar uma disputa pelo calendário de votações.

O líder da oposição, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que o PT e os partidos de oposição vão pressionar a PEC do Teto de Gastos seja retirada da pauta de votações. A PEC é a principal medida econômica do governo Temer e congela os gastos públicos por 20 anos. A oposição diz que a medida reduz investimento em educação, saúde e na área social. A PEC do Teto está na pauta de votações da próxima semana, na terça-feira (13).

Além da PEC do Teto, o Senado votaria amanhã o projeto de lei sobre o crime de abuso de autoridades. O texto original foi criticado por supostamente abrir brecha para cercear as investigações da Operação Lava Jato.

Apesar de Renan até então ter mantido a votação do texto nessa terça-feira (6), líderes de diferentes partidos, do governo e da oposição, já vinham defendendo o adiamento dessa votação, mesmo antes da decisão do STF que afastou Renan.

Líderes da base do governo Temer contestam a pretensão da oposição e dizem que o calendário de votações deve ser mantido, pois foi definido por meio de acordo entre todos os partidos. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 19:48
VOO DE XUXA É ATINGIDO POR RAIO E FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA

 
Uma semana após a tragédia aérea que devastou o Brasil com o voo da Chapeoense e um dia após um helicóptero cair em São Paulo com uma noiva que estava indo para o casamento, Xuxa levou um susto com problemas no voo que estava nesta segunda-feira, 5. A apresentadora saiu do Rio de Janeiro para inaugurar uma unidade de sua casa de festas, no Piauí, mas o jatinho em que estava foi atingido por um raio e teve que fazer um pouso de emergência em Brasília.
 
A apresentadora postou, no facebook, um vídeo em que aparece com máscaras de emergência durante o voo.  "Gente, perdão. Não poderei chegar no Piauí. Nosso avião foi atingido por um raio e fizemos um pouso de emergencia em Brasilia. Desculpa Casa X".De acordo com a assessora de imprensa de Xuxa, as quatro pessoas que estavam no jatinho estão bem.
 
"O jato foi atingido por um raio, teve uma pane e eles fizeram um pouso de emergência em Brasília, mas está tudo bem, graças a Deus, todo mundo que estava no jato está bem, ela estava com a Mônica (empresária) , o Juno e o José Carlos (Sócio da casa X). Obrigada pelo cuidado, pela lembrança, também estou nervosa, mas graças a Deus está tudo certo. A gente viu que tinha desviado a rota, então mandei uma mensagem para ela, quando pousou, ela disse: 'Agora já está tudo bem' Ela viaja muito de avião, então ela tem uma tranquilidade nessas horas de pânico, mas acredito que não tenha sido nada tranquilo na hora", disse Tatiana Maranhão.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 19:47
GOVERNO DIZ QUE BAHIA DEVE LIDERAR SETOR EÓLICO ATÉ 2018


O superintendente de Promoção do Investimento da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, disse durante o 3º Seminário Socioambiental Eólico, nesta segunda-feira (05), que até 2018 a Bahia vai liderar o setor eólico no país.

Segundo ele, o trabalho realizado pelo estado para alcançar o objetivo é feito de forma transversal e em parceria entre a SDE, Infraestrutura (Seinfra), Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Rural (SDR) e Meio Ambiente (Sema), por meio Inema. “A Bahia tem feito um grande esforço para criar toda a infraestrutura e ser um dos grandes produtores de energia eólica do país”, afirmou.

Os parques eólicos baianos estão espalhados por 22 municípios no eixo central do estado, em uma extensão que vai do Sudoeste até o norte do Vale do São Francisco. Além disso, a sua cadeia produtiva já conta com empresas do porte da GE/Alstom, Gamesa, Torrebras, Acciona, Torres Eólicas do Nordeste (TEN), Wobben Windpower e Tecsis.

No evento, foram discutidos os gargalos para o desenvolvimento dos projetos do setor e a infraestrutura necessária para o seu funcionamento. De acordo com Ney Maron, vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Renova Energia, a Bahia possui uma grande vantagem no setor. “Seus ventos são os melhores do país e estão localizados longe do litoral - área de dunas, manguezais e restingas. Eles se encontram no semiárido, região de menor impacto ambiental. Além disso, o estado já tem toda uma cadeia estruturada no setor”, revelou.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 19:28
PETISTA ASSUME PRESIDÊNCIA DO SENADO APÓS AFASTAMENTO DE RENAN


Com o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pelo STF, assume o comando do Senado, o primeiro vice-presidente Jorge Viana (PT-AC).

A decisão de tirar Renan do posto foi tomada nesta segunda-feira, 5, pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu ao pedido da Rede Sustentabilidade e concedeu uma medida liminar (provisória).

A deliberação foi tomada no âmbito de uma ação ajuizada pelo partido que pede que réus não possam estar na linha sucessória da Presidência da República. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 19:14
PETROBRAS ANUNCIA AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA EM 8,1 %


 

A partitr da meia noite desta terça-feira (06), a Petrobras decidiu elevar o preço da gasolina e do diesel. A estatal anunciou alta de 9,5% no diesel e de 8,1% na gasolina.Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro, e a gasolina 3,4% ou R$ 0,12 por litro. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira e é a terceira revisão anunciada pela estatal desde que a companhia anunciou a criação de uma política de preços. 
 
"As principais variáveis que explicam a decisão do Grupo Executivo são o aumento observado nos preços do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente. Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação", disse a estatal em nota à imprensa.No dia 14 de outubro, a estatal havia anunciado a redução de 2,7% no preço do diesel e de 3,2% da gasolina. Depois, no dia 8 de novembro, a estatal baixou em 10,4% o valor do diesel e em 3,1% da gasolina.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:57
JUSTIÇA BLOQUEIA R$ 38,2 MILHÕES DO MINISTRO ELISEU PADILHA E DE SÓCIOS


A Justiça do Mato Grosso decretou o bloqueio de R$ 38,2 milhões em bens do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e de quatro sócios dele por crime ambiental praticado em uma fazenda localizada dentro de uma área de conservação, em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).

A decisão foi tomada pelo juiz Leonardo de Araújo Costa Tumiati, da comarca local, no último dia 30, em resposta a uma ação civil pública do Ministério Público Estadual. Padilha e quatro sócios são acusados de praticar dano ambiental na fazenda Cachoeira, que fica dentro do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Segundo relatório técnico da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), houve desmatamento irregular de uma área de 735,10 hectares, "nos limites da Unidade de Conservação Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, local em que se admite apenas o uso indireto dos recursos naturais", escreveu o juiz.

"Para que se tenha noção da dimensão da destruição ao meio ambiente ocorrida apenas na fazenda Cachoeira, corresponde, aproximadamente, a 735 campos de futebol. A voracidade e velocidade da degradação ambiental, além de criminosa e estarrecedora, vem causando danos que podem ser irreparáveis, isto tudo dentro de uma unidade de conservação ambiental", declarou o magistrado em seu despacho.

De acordo com o juiz, os investigados vêm utilizando a área em desacordo com as normas que regem as Unidades de Conservação, uma vez que há informações sobre a criação de animais na propriedade sem autorização ou licença expedida pelo órgão ambiental ou em desacordo com suas normas regulamentares. As informações são do Uol.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:56
SENADOR DIZ QUE AFASTAMENTO DE RENAN NÃO ATRAPALHA PEC DO TETO


O líder do PSDB, senador Paulo Bauer (SC), considerou nesta segunda-feira que o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não atrapalha a conclusão da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece limite de gastos públicos.

"O afastamento de Renan não atrapalha. Não acredito que haverá adiamento porque o calendário já está definido e contou com o apoio do líder do PT", ressaltou Bauer ao deixar reunião com demais líderes da base e o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Renan era também era esperado para o encontro, em que foi tratado projeto da reforma da Previdência, mas não compareceu. A PEC do Teto foi votada em primeiro turno no plenário do Senado na última terça-feira, 29. A última etapa, o segundo turno, está prevista para ocorrer na próxima terça-feira, 13. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:33
MINISTRO DO STF AFASTA RENAN CALHEIROS DO SENADO


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, decidiu afastar hoje (5) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do cargo da presidente. O ministro atendeu a um pedido liminar feito pela Rede Sustentabilidade.

O pedido de afastamento foi feito pelo partido após a decisão proferida pela Corte na semana passada, que tornou Renan réu pelo crime de peculato. De acordo com a legenda, a liminar era urgente porque o recesso no Supremo começa no dia 19 de dezembro, e Renan deixará a presidência no dia 1º de fevereiro do ano que vem, quando a Corte retorna ao trabalho.

“Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros”, decidiu o ministro Marco Aurélio.

"O presidente do Senado, Renan Calheiros, entende que as manifestações são legítimas e, dentro da ordem, devem ser respeitadas", diz o texto divulgado pelo senador. O peemedebista disse, ainda, que o Senado está "sensível às demandas sociais".

No mês passado, a Corte começou a julgar a ação na qual a Rede pede que o Supremo declare que réus não podem fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. Até o momento, há maioria de seis votos pelo impedimento, mas o julgamento não foi encerrado em função de um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. As informações são do Uol.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:15
REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO É UMA DECISÃO, É UMA NECESSIDADE, DIZ MEIRELLES


 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles afirmou nesta segunda-feira (05), que a Reforma da Previdência não é uma decisão, mas sim uma necessidade devido ao envelhecimento da população e o consequente crescimento das despesas da União no pagamento das aposentadorias.“A reforma da Previdência não é uma questão de desejo nem chamaria de uma decisão, mas uma necessidade. Se não fizermos isso, teremos problemas principalmente na sustentabilidade da Previdência”, disse Meirelles.
 
Para o ministro, muito mais importante do que quando as pessoas vão se aposentar, é a garantia do pagamento dos benefícios. “Esse é um ponto fundamental”.Para justificar as mudanças, o ministro da Fazenda citou o caso dos Rio de Janeiro, que tem tido dificuldade em pagar salários do funcionalismo público e de outros países que já promoveram mudanças nos regimes previdenciários para enquadrar as despesas ao envelhecimento populacional.
 
“Temos que enfrentar esse problema enquanto há tempo. A conjunção das duas coisas, de um lado a evolução demografia, que é extremamente positiva, temos cada vez mais pessoas vivendo mais, e a evolução dessa proporção. No Brasil temos o sistema solidário, repartição simples, os trabalhadores da ativa pagam os benefícios daqueles que se aposentaram. Essa relação está se alterando”, disse Meirelles.
 
Segundo dados apresentados pelo ministro a líderes do governo no Congresso, hoje há 141 milhões de pessoas em idade ativa. No atual ritmo, em 2060, haverá 131 milhões com idade ativa. No mesmo período, o número pessoas com mais de 65, crescerá 263%. “Isso mostra claramente um número insustentável”, disse Meirelles.Ainda de acordo com o ministro da Fazenda, em 1991, cerca de 10,5% do PIB era representada pelas despesas públicas federais, as chamadas despesas primárias. Hoje esse número é 19,5% do PIB. Mais da metade desse aumento foram relacionativos à Previdência Social. “Temos um aumento impressionante que não será possível sustentar. O Brasil envelhece rapidamente. Isso é bom, mas a maneira de sustentar isso é cada um trabalhando um pouco mais”, finalizou.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:09
REFORMA DA PREVIDÊNCIA ESTBELECE 65 ANOS COMO IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA


 
A Reforma da Previdência deve ser enviada ao Congresso Nacional nesta terça-feira e estabelecerá a idade mínima para aposentadoria em 65 anos. O presidente Michel Temer tratou do assunto nesta segunda-feira e disse que a proposta não vai mexer com direitos adquiridos, e que haverá regras de transição, valerá também para os mais jovens.

Temer se reuniu os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda), e o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. "Essa PEC leva em conta os direitos já adquiridos... nada muda para aqueles que já recebem os benefícios. As novas regras valerão para os mais jovens e haverá regras de transição", afirmou Temer.

Na reunião, o presidente justificou a necessidade de se fazer a reforma, tema considerado impopular, em razão do impacto que atualmente as aposentadorias têm nos cofres da União. "As despesas com Previdência estão em torno de 8% do PIB. O déficit no ano passado somou R$ 86 bilhões", ressaltou Temer.

E lembrou que outros países que também passam por dificuldades nas finanças tiveram que realizar ajustes. "Países ricos tiveram que fazer ajustes radicais para enfrentar dificuldades nesse setor. Cada país deve levar em conta suas peculiaridades locais. Se aqui fizéssemos cortes de salários, imaginem as dificuldades que teríamos", considerou. 
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:08
JANOT ASSINA MANIFESTO DE PREOCUPAÇÃO COM LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, assinou nesta segunda-feira, 5, junto com procuradores-gerais dos Estados um manifesto de preocupação com a votação do projeto de lei sobre abuso de autoridade.

O texto, que endurece punições para autoridades que abusam do poder, tem sido visto no Ministério Público e no Judiciário como uma retaliação da classe política aos que conduzem investigações contra parlamentares. Na “Declaração de Brasília”, Janot e os procuradores manifestam “preocupação” com a urgência da tramitação do projeto no Senado, que deve analisar o texto amanhã, e com a aprovação pela Câmara do crime de abuso de autoridade, incluído no pacote inicialmente proposto como de projetos de combate à corrupção.

“Dentre outras medidas não conducentes à melhoria do sistema punitivo brasileiro”, diz o manifesto. “Reforçam ainda a necessidade de ser preservada a independência de atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, como elemento essencial do Estado Democrático de Direito, de modo a assegurar as garantias fundamentais previstas na Constituição. Confiam que o Parlamento encontrará, com equilíbrio e ponderação, alternativas que correspondam aos legítimos anseios da sociedade”, diz a carta.

Após a aprovação do pacote anticorrupção alterado na Câmara, Janot disse que os deputados não tiveram sensibilidade para ouvir as demandas da sociedade, que apoiaram as medidas originalmente enviadas ao MP. No manifesto, os procuradores também se declaram a favor do aperfeiçoamento da atual lei de abuso de autoridade e se colocam à disposição do Congresso para um “diálogo construtivo”. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 18:01
DELAÇÃO DÁ DETALHES DE CARTEL EM ESTÁDIOS DA COPA E CITA ARENA FONTE NOVA


Um novo acordo de leniência firmado entre a construtora Andrade Gutiérrez e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) dá detalhes ao órgão sobre a formação de cartel entre empreiteiras para fraudar licitações referentes a construção e reforma de estádios da Copa do Mundo.

A entidade, responsável por fiscalizar e garantir a concorrência no mercado, teve acesso a dados que indicam que houve conluio e fraude em pelo menos cinco procedimentos de licitação. Dentre os estádios, estão a Arena Pernambuco, em Recife/PE, e o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ.

O Mineirão também teria sido alvo de um acordo ilícito que acabou não sendo executado, já que a mudança do modelo para Parceria Público Privada fez com que a empreiteira acabasse desistindo de participar. Outros dois estádios são mantidos em sigilo pelas investigações.

Além disso, a empreiteira também apontou possíveis irregularidades na Arena Castelão, em Fortaleza/CE; Arena das Dunas, em Natal/RN; e Arena Fonte Nova, em Salvador/BA. Inicialmente, teriam participado das fraudes as empresas Andrade Gutierrez Engenharia S/A, Carioca Christiani Nielsen Engenharia S/A, Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A, Construtora OAS S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A, Odebrecht Investimentos em Infraestrutura Ltda, além de, pelo menos, 25 funcionários e ex-funcionários dessas empresas.

Segundo a delação ao Cade, as fraudes ocorreram em duas etapas: fixação de preços, vantagens e abstenções entre as empreiteiras concorrentes e divisão e alocação de projetos entre as integrantes do cartel. Na primeira fase, seis empresas firmaram um acordo anticompetitivo preliminar, estabelecendo quais obras gostariam de pegar.

Na segunda fase, ocorreu a divisão, que contou com blocos e troca entre as empresas de projetos escolhidos, de modo que cada uma tivesse a participação que viesse a atender seus interesses.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 17:51
ACM NETO ENTREGA POSTO DE SAÚDE EM FAZENDA COUTOS NESTA TERÇA (06)


 

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, entregarão à comunidade da Fazenda Coutos III nesta terça-feira (06), a partir das 9h30, a unidade de saúde da família da comunidade totalmente ampliada, equipada e com equipes completas para oferta de serviços integrais da atenção primária.
 
O novo equipamento, localizado na Rua Alto das Malvinas, s/n, próximo ao final de linha, terá capacidade de atender 12 mil pessoas cadastradas na localidade e adjacências através de equipes multidisciplinares da área de clínica-geral, enfermagem, odontologia, além de visitas domiciliares realizadas diariamente pelos agentes comunitários de saúde.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 17:34
DESENBAHIA ENCERRA ANO COM R$ 300 MILHÕES EM FINANCIAMENTOS A PREFEITURAS

 
A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) fecha o ano de 2016 com a marca de R$ 300 milhões em financiamentos a prefeituras. “Significa que demos prioridade, de fato, ao interior. Atendemos municípios de todos os territórios e também comprovamos que as prefeituras baianas estão avançando em sua capacidade de endividamento legal, um indicador de boa gestão”, avalia o presidente da agência, Otto Alencar Filho. 
 
Entre operações aprovadas e contratadas foram beneficiadas 69 prefeituras. Comparado com 2015, o crescimento em 2016 foi de 113%. Do total, 94% das operações de financiamento foram destinadas a obras de infraestrutura, como drenagem e pavimentação, e 6% das operações foram destinadas à aquisição de máquinas e equipamentos.Otto Alencar Filho ressalta que a Desenbahia financia pequenas e grandes obras municipais, suprindo a falta de recursos para investimentos. “A Desenbahia está de portas abertas para prefeitos e prefeitas. Temos os recursos, mas, por força de lei, é preciso que as prefeituras estejam com as contas em dia, que aprovem projetos na Câmara de Vereadores e que estejam aptas para aprovação na Secretaria do Tesouro Nacional [STN]. O fato é que precisamos, todos, trabalhar para melhorar a qualidade de vida nos municípios”.
 
A Desenbahia financiou projetos em Abaíra, Baianópolis, Barra da Estiva, Barreiras, Barrocas, Belmonte, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brotas de Macaúbas, Caetité, Cafarnaum, Cairu, Camacan, Camaçari, Campo Formoso, Candeias, Cândido Sales, Carinhanha, Catu, Cocos, Coribe, Dias D´Àvila, Esplanada, Eunápolis, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Ipirá, Iraquara, Itagibá, Itapetinga, Jacobina, Jaguarari, Jeremoabo, João Dourado, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora e Luis Eduardo Magalhães. 

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 17:32
FESTIVAIS GASTRONÔMICOS MOVIMENTAM ITACARÉ E PRAIA DO FORTE

 
Os sabores da Bahia estão em destaque no mês de dezembro, em dois dos mais procurados destinos turísticos do estado. Tendo como cenário uma natureza exuberante, praias paradisíacas e patrimônio histórico-cultural, Itacaré e Praia do Forte realizam festivais gastronômicos para aguçar o paladar de turistas e moradores. Com uma culinária onde se sobressaem ingredientes regionais e movimentam a cadeia produtiva do turismo, os eventos têm apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e da Bahiatursa.
 
Até o dia 17 de dezembro, o município de Itacaré, localizado no litoral sul da Bahia, recebe a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Com o tema Gastronomia de Raiz, a novidade deste ano é a inclusão de produtos da agricultura familiar na elaboração dos pratos. Outra novidade é a Festa do Chef, com apresentação ao vivo de uma receita com tema do festival.Com a participação de 42 estabelecimentos e oferta de 45 diferentes pratos, o público vai degustar iguarias com preços promocionais. O menu, especial, vai de frutos do mar a deliciosas bebidas. Os estabelecimentos participantes estão subdivididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.
 
Segundo os organizadores, são esperadas mais de dez mil pessoas. Na última terça-feira (29), na Pousada Maria Farinha, dos 16 apartamentos, 11 já estavam reservados para o período de 1º a 3 de dezembro, de acordo com Durval Filho, do setor de reservas, ressaltando que, além, da gastronomia, os shows musicais atraem muita gente. No Ecoporan Hotel, a quinta-feira (1º) já contava com 50% de reservas de um total de 83 apartamentos. Também na última terça-feira, para o período de 8 e 9 de dezembro, já havia 60% de reservas, com expectativa de chegar a 100% nos próximos dias.
 
A charmosa vila de pescadores no Litoral Norte acolhe o XI Festival de Gastronomia, Arte e Cultura de Praia do Forte e Litoral Norte, até 11 de dezembro, com a presença de chefs de todo o Brasil. Uma apresentação artística com baianas da região abriu o evento na quinta-feira (1º), seguida de aula-show com a chef Tereza Paim, que abordou o tema A Mandioca, ingrediente tema do festival e que vai constar na elaboração dos pratos dos 31 restaurantes participantes. Além de Praia do Forte, participam estabelecimentos de Arembepe, Barra do Jacuípe e Porto de Sauípe.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 17:12
LAVA JATO IDENTIFICA “TESTA DE FERRO” DE EDUARDO CUNHA


Análise da quebra de sigilo de dados telemáticos da família do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) identificou, segundo a Operação Lava Jato, o "testa de ferro" do ex-deputado. O Ministério Público Federal apontou para Sidney Roberto Szabo, ligado à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), do Rio.

A força-tarefa da Lava Jato examinou mensagens da publicitária Danielle Dytz da Cunha e da jornalista Cláudia Cruz, respectivamente filha e mulher do peemedebista. "Foi possível verificar que a pessoa denominada Sidney Roberto Szabo atuava como 'testa de ferro' de Eduardo Cunha e sua família, efetuando, principalmente, pagamentos em espécie", indica a análise da Procuradoria da República.

"Essa atuação é comprovada em diversos e-mails encaminhados a Sidney Szabo pelas nominadas (Danielle Dytz e Cláudia Cruz), como, por exemplo, o encaminhado em 21 de março de 2012, no qual Sidney pergunta ao contador Paulo Lamenza qual o valor de nota fiscal 'para se ter 40 liquido'. Em outro e-mail, Cláudia Cruz encaminha para Sidney Szabo solicitação de transferência referente ao 'carro da jesus'."

Eduardo Cunha foi alvo de uma investigação pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM). A suspeita é de que, por meio de indicações políticas, o deputado tenha se beneficiado de operações realizadas entre 2003 e 2006 pelo fundo de previdência ligado à Cedae, empresa de saneamento do Rio, com ganho ilícito de R$ 900 mil. (Estadão)


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 17:03
BAHIA NORTE ALERTA PARA NOVO DESVIO DO TRÁFEGO NA ESTRADA DO COCO


A Concessionária Bahia Norte pede atenção aos motoristas que trafegarem na altura do km 8,5, da Estrada do Coco (BA-099), próximo ao centro de artesanato de Sucupió, na manhã desta terça-feira, 06 de dezembro.

Na ocasião, máquinas realizarão ajustes na pista, em virtude de um desvio que será implantado no local. Em função do avanço das obras de construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, a Bahia Norte ressalta para uma mudança de tráfego que será realizada a partir desta quarta-feira (7), às 10h, na BA-099, sentido Litoral Norte, com sinalização em todo o trecho. 

A Via Metropolitana terá 11,2 Km de extensão e ligará as rodovias Cia Aeroporto (BA-526) e Estrada do Coco, reduzindo o tempo de percurso de quem trafega pela rodovia. Com 910 operários e 222 máquinas em atividade, a obra já tem 59% de avanço.

.............................................................................................................................................................................................................................................
05/12/2016 16:59
CONSULTORIA ELEVA PARA 20% RISCO DE TEMER NÃO TERMINAR O MANDATO


Um dia após milhares de brasileiros terem ido às ruas para protestar contra o Congresso e a favor da Operação Lava Jato, a consultoria de risco político Eurasia elevou a probabilidade, de 10% para 20%, de o presidente Michel Temer não terminar o seu mandato.

Em nota enviada a clientes, diz, entretanto, que o risco ainda é considerado baixo, por estar abaixo de 30%. Para elevar a probabilidade, a consultoria cita o nível de agitação social em meio a um período de expansão das investigações da Lava Jato. Diz também que os protestos colocaram Temer em um terreno instável.

"Enquanto o número de manifestantes (de 100 a 400 mil, segundo diversas estimativas) ainda não chegou perto do auge dos protestos contra Dilma Rousseff (de 3 a 6 milhões), este foi o maior protesto sob a gestão Temer", afirmam os analistas.

Além disso, destaca a consultoria, o governo enfrenta uma significativa pressão do lado da economia, que tem dado sinais de recuperação muito lenta para 2017, e uma enorme nuvem paira sobre a classe política em razão do acordo de delação premiada assinado por cerca de 80 executivos da Odebrecht na semana passada. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ...6515     Total: 130287



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960