COLUNISTAS
FRASE DO DIA

 "É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for"
 
Francisco Prehn Zavascki
Advogado , filho do ministro Teori Zavascki, falando da morte do pai

 



NOTÍCIAS
17/01/2017 15:03
ASTRID FONTENELLE PARTICIPA DE LIMPEZA DE CALÇADÃO EM SALVADOR

 



Um cidadão consciente sabe que manter os ambientes públicos limpos é um dever de todos. Pensando nisso, a apresentadora e jornalista carioca Astrid Fontenelle, 55 anos, meteu a mão na massa e participou da limpeza de um calçadão, na manhã desta terça-feira (17), no bairro de Ondina, em Salvador. Acompanhada do filho Gabriel, 8, a jornalista disse que os soteropolitanos deviam dar mais atenção a alguns lugares da cidade. "Não é 'eu pago e você limpa', e sim 'eu pago, você limpa e eu não sujo ou ajudo a limpar'", garante.
 
Tudo começou quando Astrid resolveu sair de casa, nesta segunda, para tomar um sorvete com o filho. Ao descer do apartamento, no Beco de Ondina, foi alertada por seguranças dos prédios e hotéis de que não era seguro andar por ali. "Eu sempre andei por aqui e sempre, à boca miúda, você ouve 'olha, cuidado, não desce ali não, não fica aqui, fique esperta', e aí, ao descer com meu filho, percebi a desocupação do lugar, que é um lugar lindo", disse, fazendo referência a um mirante localizado na mesma rua.  
Apesar dos avisos, Astrid desceu e foi surpreendida. Não por um assalto, mas pela quantidade de lixo no local. Segundo a apresentadora, muitos contatos foram feitos até ser orientada por amigos a ligar para a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). "Marquei com eles ontem e, então, eles vieram fazer esse limpezão", comemorou. Junto à vegetação, foram encontrados de eletrodomésticos a produtos de beleza. 
 
De acordo com o chefe de área da Limpurb, Arnaldo Oliveira, a localidade passa por limpeza de três em três meses. "Embora um lugar muito bonito, é considerado um lugar morto a nível de movimentação. A última limpeza na vegetação, que é nativa, foi feita em dezembro, antes do Réveillon", afirmou. 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 14:54
GOVERNO ESTUDA REALIZAR DUAS RODADAS DO PRÉ-SAL NESTE ANO, DIZ MINISTÉRIO

 

 
O Governo Federal estuda a possibilidade de realizar mais uma rodada do pré-sal, sob regime de Partilha de Produção, neste ano além da que já estava programada, informou nesta terça-feira (17) o Ministério de Minas e Energia. Neste caso, seriam feitas em 2017 a segunda e a terceira rodadas do pré-sal. "O Governo Federal, por meio do MME, estuda a possibilidade de antecipar a terceira rodada de leilão do pré-sal e realiza-lá ainda este ano", disse o ministério à agência Reuters por e-mail.
 
O ministério não explicou os motivos para a antecipação e quais áreas poderiam ser leiloadas. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia afirmou a jornalistas que o governo estudava antecipar a segunda rodada do pré-sal para o primeiro semestre deste ano. Anteriormente, o certame estava previsto para o segundo semestre. 
  
Entretanto, segundo o ministro, uma antecipação dependeria de trâmites, como a publicação das áreas no Diário Oficial da União (DOU) e o cumprimento do prazo necessário para que a Petrobras defina se irá exercer seu direito de preferência para a operação dos ativos. A segunda rodada do pré-sal irá ofertar quatro áreas adjacentes a grandes descobertas de óleo e gás já realizadas --portanto com menores riscos--, que precisarão passar por processo de unitizarão junto aos proprietários das jazidas. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 14:26
PRESIDENTE DO PT CONFIRMA QUE PARTIDO PRETENDE LANÇAR LULA CANDIDATO EM ABRIL

 

 
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, confirmou nesta terça-feira, 17, que o partido pretende lançar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em abril, durante o Congresso Nacional do PT. "O Lula não precisa ser lançado por ninguém, ele é o nosso candidato permanente à Presidência da República", disse o dirigente petista, que participou em Brasília de uma reunião da bancada do partido na Câmara.
 
Na segunda-feira, 16, em um artigo publicado no site do PT, Falcão já havia afirmado que os petistas deviam se manifestar publicamente sobre a possibilidade Lula ser novamente candidato, defendeu que o lançamento deveria acontecer em abril e afirmou que partido não tem um "plano B" para as próximas eleições presidenciais. Segundo Falcão, a ideia é que, até lá, Lula seja "alçado" como candidato pela militância, em encontros com movimentos sociais, como aconteceu na semana passada na Bahia, em um evento do Movimento dos Sem-Terra (MST).
 
Falcão também minimizou a possibilidade de Lula se tornar mais visado após o lançamento de candidatura, o que o tornaria uma figura mais vulnerável a ataques e críticas. "Não tem como o Lula ficar mais exposto do que ele já é", disse. Para o dirigente petista, oficializar que Lula vai ser o candidato ao partido em 2018 pode até mesmo desestimular novas ações da força-tarefa da Operação Lava Jato contra Lula, porque, segundo ele, ficaria claro que o ex-presidente estaria sofrendo perseguição política por querer disputar novamente a Presidência.(A Tarde)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 14:12
PESQUISA LISTA ERROS BIZARROS E MAIS COMUNS EM ENTREVISTAS DE EMPREGO

 
 
Pesquisa do CareerBuilder, site de carreiras norte-americano, listou os erros bizarros e mais comuns cometidos por candidatos durante entrevistas de emprego. Ligar para a esposa e perguntar o que ela achava do salário, levar os brinquedos do filho e até comer uma pizza durante a conversa estão entre as atitudes mais estranhas. Segundo o levantamento, 51% dos empregadores sabe nos primeiros cinco minutos se um candidato é ideal para a posição em questão.
 
“A melhor solução para minimizar a ansiedade antes da entrevista é a preparação sólida”, afirma Rosemary Haefner, diretora-chefe de recursos humanos do CareerBuilder. “Se você não ler sobre a empresa e pesquisar sobre o cargo, você pode fazer seu medo aumentar e acabar com a entrevista, perdendo uma oportunidade”. A pesquisa foi feita nos Estados Unidos entre 16 de novembro a 6 de dezembro de 2016, com mais de 2,6 mil gerentes e profissionais de recursos humanos.
 
Veja os erros mais bizarros cometidos em entrevistas, segundo os empregadores:
1) Candidato pediu licença para ligar para a esposa e perguntar se o salário oferecido pela empresa era suficiente antes de continuar a entrevista
2) Candidato perguntou a localização do bar mais próximo do local da entrevista
3) Candidato levou os brinquedos dos seus filhos para a entrevista
4) Candidato comeu a pizza que levou com ele e não ofereceu um pedaço para o entrevistador
5) Candidato perguntou por que a aura do entrevistador não tinha gostado dele
6) Candidato convidou o entrevistador para jantar depois
7) Candidato disse que se o entrevistador quisesse ir para o céu, ele deveria contratá-lo
8) Candidato comeu migalhas fora da mesa
9) Candidato disse que seu cabelo era perfeito, quando questionado por que ele deveria se tornar parte da equipe
10) Candidato começou a cantar uma música que estava tocando no rádio
11) Candidato se gabou por aparecer no jornal local por supostamente ter roubado uma esteira da casa de uma mulher mais velha
12) Candidato vestiu e tirou os óculos de sol repetidamente
Vejo os piores erros quem podem ser cometidos durante a entrevista, segundo os empregadores:
1) Candidato é pego mentindo sobre alguma coisa: 66%
2) Candidato atende o telefone ou responde mensagens durante a entrevista: 64%
3) Candidato parece ser arrogante: 59%
4) Candidato veste roupas inadequadas: 49%
5) Candidato parece não ter responsabilidades: 48%
Veja os erros mais comuns de linguagem corporal, segundo os empregadores:
1) Não fazer contato visual: 67%
2) Não sorrir: 39%
3) Brincar com alguma coisa na mesa: 34%
4) Ficar inquieto na cadeira: 32%
5) Cruzar os braços em cima do peito: 32%
6) Ter uma postura ruim: 31%
7) Brincar com o cabelo ou ficar tocando o rosto: 28%
8) Ter um aperto de mão fraco: 22%
9) Usar muitos gestos com as mãos: 13%
10) Ter um aperto de mão muito forte: 9%



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 14:08
PREFEITO VINÍCIUS IBRANN PAGA SALÁRIOS EM ATRASO EM BUERAREMA

 
 
A Prefeitura de Buerarema enviou nesta segunda-feira, 16, os recursos para pagamento dos quatro meses de salários em atraso dos servidores da educação. O montante é de R$2.170.000,00, que deverá estar disponível nas contas até esta terça-feira, 17.
 
O prefeito Vinícius Ibrann, que havia assumido o compromisso com a classe em efetuar os pagamentos em atraso, conta que se sente muito honrado pela credibilidade a ele dada e muito feliz em poder realizar essa ação que além de resgatar a dignidade desses servidores, contribui para fortalecer a economia do município.

“Tenham certeza que a confiança que tive será correspondida todos dias da nossa gestão, com transparência e compromisso com o dinheiro público e respeito a todos os servidores, seja da educação, como também das outras secretarias”, Conclui o prefeito.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:59
CARNAVAL DE SALVADOR VAI CUSTAR R$ 50 MILHÕES EM 2017

 
 
A prefeitura de Salvador decidiu reduzir os gastos com o Carnaval. Em 2017, a festa vai custar R$ 50 milhões, o que representa 10% a menos do que no ano passado. Ainda assim, o prefeito ACM Neto garante que a redução do investimento não vai interferir na grandiosidade da festa.
 
Do montante investido, a prefeitura entra com menos da metade dos recursos, e apenas na parte vinculada aos serviços públicos. São mais de 10 mil colaboradores trabalhando durante a festa, que terá mais de 300 atrações sem corda e 700 horas de música. "O Carnaval é visto por todos nós como um investimento importante para a cidade porque ajuda a projetar Salvador durante todo o ano, movimenta a economia e gera empregos", explicou o prefeito, durante coletiva de imprensa para anunciar os detalhes da festa, na manhã desta terça-feira (17), na sede da Fundação Gregório de Mattos.

Ele disse ainda que tem certeza de que Salvador terá capacidade de fazer o maior Carnaval de todos os tempos. "Mesmo num ano de crise, num ano que a gente tem que apertar os cintos... Aproveito para informar que a prefeitura deverá gastar 10% menos que no Carnaval do ano passado", afirmou Neto.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:42
ZÉ RONALDO COMEÇA ARTICULAÇÃO PARA SER LANÇADO SENADOR

 
 
O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), se animou com a possibilidade de ser candidato ao senado em 2018. Com os escândalos envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima, dificilmente o PMDB terá a candidatura ao senado na chapa encabeçada por ACM Neto (DEM).
 
A chapa já tem como certo nome de ACM Neto como candidato ao governo do estado, e o deputado Jutahy Magalhães (PSDB) será o candidato ao senado. A outra vaga estava reservada para Geddel. Em virtude disso Zé Ronaldo já vislumbra a possibilidade de disputar ao senado, já que é prefeito da segunda maior cidade do estado tem uma grande liderança na região.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:34
SHOW DE ZECA BALEIRO NO ARMAZÉM HALL É CANCELADO




Em nota enviada há pouco à imprensa, a assessoria de comunicação da casa de eventos Armazém Hall informou o cancelamento do show de Zeca Baleiro, que aconteceria no dia 28. Em outubro de 2016 o show havia sido adiado para janeiro deste ano.
 
"O Armazém Hall informa que, por motivos de força maior, o show do cantor Zeca Baleiro, que aconteceria no próximo dia (28), foi cancelado."
 
De acordo com a assessoria, quem comprou ingresso antecipadamente poderá solicitar reembolso no local onde a compra foi efetuada.
 
Para mais informações: (71) 3379-5360.
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:33
NETO VAI A BRASILIA PEDIR AJUDA PARA O AEROPORTO DE SALVADOR

 
 
Com objetivo de buscar uma solução para os entraves do Aeroporto de Salvador, o prefeito ACM Neto pretende ir à Brasília ainda em janeiro para falar com o ministro de Transportes, Maurício Lessa. O teor da reunião ainda não ficou claro. Existe a possibilidade de Neto pedir uma aceleração do plano de concessão do equipamento previsto para o segundo semestre. 
 
“O aeroporto é um problema para a cidade, sério, fruto de anos de descaso do governo federal, sobretudo da gestão do PT à frente do governo federal. Temos procurado nesses poucos meses da nova gestão sensibilizar o governo de que existem ações emergenciais que não podem deixar de ser feitas e eu que já apresentei essa preocupação. Pretendo novamente conversar com ele, antes do carnaval, pra ver se o governo, em caráter emergencial, pode adotar algumas medidas”, disse.  As informações foram dilvulgadas no pós coletiva de imprensa da apresentação do carnaval 2017.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:21
BASE DE CÁLCULO DO IPTU PODERÁ VIR A SER REVISTA PERIODICAMENTE

 
 
A base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), tema de atenção de muitos prefeitos que acabam de tomar posse por todo o país, poderá vir a ser revista periodicamente até o final do primeiro ano do mandato do chefe do Poder Executivo local. É o que determina o Projeto de Lei do Senado (PLS) 46/2016 – Complementar, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que espera o relatório do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
]
O IPTU é um imposto municipal, cuja arrecadação é gerida pelos prefeitos e pelo governador do Distrito Federal que, quase sempre, preferem não enfrentar o ônus político de revisar o valor venal dos imóveis, atualizando dispositivos da Planta Genérica de Valores (PGV) e, consequentemente, elevando o imposto, já que é sobre esses valores que as alíquotas do imposto incidem. A PGV pode conter, por exemplo, indicativos do preço do metro quadrado de construção e de terreno dos imóveis.
 
O projeto insere na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dispositivo que determina a revisão e a atualização periódicas da base de cálculo do IPTU, o que retirará parte do peso político que recai sobre os prefeitos e os vereadores, explica o autor. Isso se dará por meio de projeto de lei, aprovado nas câmaras municipais, ou na Câmara Legislativa, no caso do DF, no primeiro ano do mandato do novo prefeito ou governador. A atualização monetária continua a cargo do Executivo, sem necessidade de aprovar projeto.(TB)
 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:14
DEU ONDA É A 3ª MÚSICA MAIS TOCADA NO MUNDO NO YOUTUBE EM RANKING SEMANAL



Depois de liderar a lista das músicas mais virais do mundo no Spotify, o funk "Deu Onda", do MC G15, agora aparece em terceiro lugar no ranking mundial das músicas mais tocadas no YouTube.
 
A música ficou atrás apenas de "Chantaje", de Shakira e Maluma, e "Closer", de Chainsmokers e Halsey. Na semana passada, o hit brasileiro já aparecia no ranking, mas em 15º lugar. A melhor posição veio após um aumento de 76% nas visualizações do clipe: foram 52 milhões de cliques em apenas uma semana.
 
O ranking considera todas as execuções da música no YouTube, tanto no clipe oficial quanto em outros vídeos que usam a música como trilha sonora.
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:12
NETO DECLARA APOIO A RODRIGO MAIA E FOGE DO ASSUNTO GEDDEL

 

 
O prefeito ACM Neto (DEM), comemorou a vinda do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, à Salvador. Maia, que busca apoios para a sua reeleição na Câmara, também conversará, além de Neto, com o governador Rui Costa e com o senador Otto Alencar.
 
“O presidente Rodrigo [Maia] estará em Salvador em sua campanha para presidente da Câmara. Vai estar com o governador Rui Costa, vai ter uma reunião, me parece, com o PSB, do senador Otto Alencar, e participará de um jantar em um restaurante da cidade, às 19h30. Todo mundo sabe da minha amizade com ele. Além de ser do meu partido, ele também é meu amigo pessoal. Ele estando aqui, eu irei recebê-lo. Vou ficar na torcida”, disse Neto.

Sobre as denúncias oferecidas ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, o prefeito sugeriu que fosse esperada a conclusão da investigação antes de qualquer julgamento público. “Isso cabe ao Ministério Público Federal, à Justiça Federal, à Polícia Federal apurar e ao fim das apurações concluir o que tiver de ser concluído. Eu acho que ninguém deve ser condenado por antecipação. Todos devem ter o direito de apresentar as suas justificativas, e que os órgãos de fiscalização e de policia tenham plenas condições de investigar, não só ele, mas também qualquer homem público. Isso vale para qualquer pessoa”, afirmou.

Questionado sobre o caso Geddel e se o escândalo poderia influenciar em uma provável chapa em 2018 para concorrer ao Governo do Estado com Rui, Neto, irritado, disse que não pensa em outra coisa que não seja as demandas da capital baiana. “Pelo amor de Deus… É uma loucura. Não falei com 2018 com ninguém, isso é irresponsabilidade. Eu estou preocupado com 2017, em governar a cidade. Não só organizar o Carnaval, mas garantir o pleno funcionamento da cidade. Qualquer coisa desse tipo não passa de mera especulação”, pontuou.(TB)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 13:01
"OPERAÇÃO LAVA JATO NÃO ME PREOCUPA", AFIRMA MICHEL TEMER

 
 
O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, 16, em entrevista à agência de notícias Reuters, que há "chance zero" de que ele seja atingido pelas investigações realizadas pela Operação Lava Jato. "Nós não estamos preocupados", disse Temer. "Não há a menor chance disto."
 
O presidente afirmou ainda considerar que os depoimentos de executivos e ex-executivos da Odebrecht - nas quais há a expectativa de que até 200 políticos sejam citados - não ajudam a "estabilidade", mas que não causariam a paralisação da agenda legislativa ou divisões na coalizão governista. 

O nome do presidente já foi citado em ao menos dois dos acordos de delação. Segundo o ex-executivo Cláudio Melo Filho, Temer teria pedido "apoio financeiro" para as campanhas do PMDB em 2014 a Marcelo Odebrecht, que teria se comprometido com um pagamento de R$ 10 milhões.

Outro ex-executivo do grupo, Márcio Faria, relatou em sua colaboração uma reunião, em 2010, na qual Temer e o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teriam pedido recursos para a campanha eleitoral daquele ano em troca de beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras. O peemedebista nega irregularidades e afirma que todas as doações recebidas foram devidamente registradas.

Nos sete meses de governo, a operação também provocou baixa de ministros de Temer, envolvidos de alguma forma nas investigações, como o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou a pasta do Planejamento, e Henrique Eduardo Alves (PMDB- RN), que pediu demissão do Turismo.(TB)

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 12:53
GOVERNO VAI REVER PROJEÇÃO PARA PIB EM DUAS SEMANAS, DIZ MEIRELLES


A estimativa para o crescimento da economia brasileira neste ano será revisada em duas semanas, contou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista à Bloomberg. O anúncio virá após o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter cortado a previsão para alta do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano para 0,2%. O ministro, porém, não quis detalhar se a projeção, que atualmente aponta para alta de 1% do PIB, será revisada para baixo. "Vamos esperar e ver", disse Meirelles ao ser questionado se o número virá mais em linha com o que espera o mercado e o FMI.

Segundo ele, a retomada da expansão econômica começa a ocorrer neste primeiro trimestre de 2017 e acelerará ao longo do ano, chegando a 2% no quarto trimestre de 2017 ante 2016. "Na comparação anual será inferior, devido a profunda recessão. Estimativas de mercado apontam para cerca de meio ponto porcentual", disse Meirelles, que evitou dar uma projeção oficial e limitou-se a afirmar que em duas semanas será divulgada uma revisão das estimativas.

Sobre as reformas da previdência, o ministro da Fazenda acredita que serão aprovadas no final de março ou começo de abril na Câmara e em junho no Senado. "Reformas da previdência são controversas em todo o mundo e (no Brasil) há alguns pontos críticos, como a idade mínima, de 65 anos para homens e mulheres, e períodos de transição. Nós vamos também eliminar o acúmulo de pensões".

Questionado se existe um plano B, caso a reforma não seja aprovada, Meirelles disse que há algumas medidas, como corte de despesas, mas reiterou que acredita na aprovação. "Eu acredito que será aprovada, porque precisa", disse o ministro.

Meirelles também disse esperar que as agências de classificação de risco melhorem o rating do Brasil antes de 2018 e questionado sobre uma possível candidatura à presidência, o ministro falou que está 100% focado em fazer a economia voltar a crescer. "O futuro pertence ao futuro", disse. (Estadão)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 12:39
SEGURO-DESEMPREGO SERÁ PAGO DE FORMA ESCALONADA A PARTIR DESTA TERÇA

 

O Ministério do Trabalho informou que inicia nesta terça-feira (17) o pagamento, de forma escalonada, do lote de pagamento do seguro-desemprego deste mês. Os valores já virão com o reajuste das parcelas.

Devido ao "grande volume de pagamentos" previsto para o período de 11 a 22 de janeiro, o Ministério do Trabalho informou que foi determinado que os benefícios sejam liberados pelas agências da Caixa Econômica Federal ordenados pelo número final do PIS.

Desta forma, receberão, nesta terça-feira (17), os trabalhadores cujos últimos dígitos do PIS sejam 1 e 2. Na quarta-feira (18), recebem aqueles que tenham os números finais do PIS 3 e 4. O processo de pagamento segue nos próximos dias, até 21 de janeiro, quando recebem os trabalhadores que tenham os dígitos finais do PIS 9 e 0.

O Ministério do Trabalho informou que esse pagamento, feito de forma escalonada, será uma exceção em janeiro, e que o processo retornará o formato normal nos próximos meses. Pelas regras, o seguro-desemprego deve ser pago em até 30 dias após seu requerimento, mas há locais nos quais o valor é depositado antes.

Neste mês, porém, como o valor do INPC de 2016 (necessário para corrigir os valores do seguro-desemprego a partir de janeiro) ainda não havia sido divulgado, até o momento não tinham sido pagas as parcelas dos dias 11, 12 e 13 de janeiro, de modo que houve um represamento dos pagamentos. Para não lotar as agências da Caixa Econômica Federal, onde os saques são feitos, o governo informou que optou pelo escalonamento. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 12:23
ODEBRECHT VAI DESENCADEAR DELAÇÕES NO NÚCLEO POLÍTICO


A mega delação premiada da Odebrecht - que envolve 77 executivos e aguarda homologação da Justiça - deve desencadear uma nova fase de colaborações na Operação Lava Jato: a do núcleo políticos da organização criminosa acusada de corrupção na Petrobrás.
 
Procuradores da República, das forças tarefas de Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, estão preparados para um aumento da procura por acordos de delação, por assessores e ex-assessores de políticos, em especial, de parlamentares.
 
A Lava Jato, em Curitiba, fechou em três anos de investigações 71 delações premiadas. Dessas, apenas duas de políticos: a do ex-líder do PT no Senado Delcídio Amaral - que falou, após ser preso em flagrante - e a do ex-presidente da Transpetro e ex-deputado Sérgio Machado.
 
Outro político que fez acordo de delação com a Lava Jato é o ex-deputado federal Pedro Corrêa, ex-líder do PP, condenado no mensalão, em 2012, e pelo juiz federal Sérgio Moro, no caso Petrobras, em 2016. Sua delação, no entanto, aguarda homologação no Supremo Tribunal Federal (STF). (Estadão)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 12:06
PRODUÇÃO BRASILEIRA DE AÇO BRUTO CAI 9,2% EM 2016 E CONSUMO CONTRAI 14,4%


A produção brasileira de aço bruto acumulada em 2016 somou 30,2 milhões de toneladas, recuo de 9,2% na comparação com 2015, informou nesta terça-feira (17) a associação que representa os produtores da liga no país, IABr.

No final de novembro, o presidente do conselho diretor do IABr, Alexandre Lyra, afirmou a jornalistas que o setor fecharia 2016 com mesmo nível de produção de 10 anos atrás e com cerca de 30 milhões de toneladas.

A produção de laminados, por sua vez, recuou 7,7% em 2016, para 20,9 milhões de toneladas. A queda na produção acompanha o declínio no consumo aparente de produtos siderúrgicos, de 14,4 por cento em relação a 2015, para 18,2 milhões de toneladas.

Em 2016, as vendas no mercado doméstico totalizaram 16,5 milhões de toneladas, decréscimo de 9,1% frente a 2015. (Reuters)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 11:59
MAIORIA DOS BRASILEIROS VEEM PAÍS EM DECLÍNIO MAS MANTÊM OTIMISMO, DIZ PESQUISA

 

 
Uma pesquisa global revelou que 72% dos brasileiros acreditam que o país está em declínio, mas que 80% acha que ele poderá se recuperar. Esses dados foram revelados por uma pesquisa realizada em 22 países pelo instituto Ipsos. Apenas na África do Sul, na Itália e na Coreia do Sul um porcentual maior de entrevistados (73%) achou que seu país estava em uma situação de declínio.
 
Para responder à pergunta "Seu país está em declínio?", os entrevistados puderam optar entre seis opções: 'concordo bastante', 'concordo de certa forma', 'não concordo nem discordo', 'discordo de certa forma', 'discordo bastante' e 'não sei'.
 
Mais de 57% das 16.096 pessoas ouvidas pela pesquisa nos 22 países (Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e Estados Unidos) responderam 'concordo bastante' ou 'concordo de certa forma', ou seja, mais da metade das pessoas consultadas tem uma visão negativa da situação de seus países atualmente.
 
Em contrapartida, só uma minoria tem essa visão em países como Índia (22%) e Canadá (38%). Para o diretor da Ipsos, Danilo Cersosimo, a maior parte da população ouvida considerou que os atuais modelos político e econômico falharam e agora quer mudanças. "Se você analisa grandes casos de 2016, como o Brexit (saída da União Europeia) no Reino Unido, fica claro que há uma falta de confiança na economia local. Quando os países estão fluindo bem, com dinheiro e distribuição de renda justos, isso não acontece", afirmou.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 11:48
NETO ANUNCIA MAIS DE 300 ATRAÇÕES SEM CORDAS NO CARNAVAL 2017

 

 
Em coletiva a imprensa, o prefeito ACM Neto confirmou nesta terça-feira (17) que o Carnaval de 2017 terá mais de 300 atrações sem corda confirmadas, que vão se apresentar em durante os dias da folia. Além disso, serão mais de 700 horas de música. "O que reforça que não há nenhuma festa no mundo que tenha tanta presença na rua quanto no Carnaval de Salvador", disse o prefeito. O prefeito destacou ainda que as atrações sem corda são uma marca de sua gestão. "Fomos ano a ano aprofundando a presença das atrações sem corda nas ruas de Salvador, numa clara demonstração do caráter democrático do nosso Carnaval. Já havia sido assim no ano passado e vamos bater o recorde na quantidade de atrações sem corda, seja as patrocinadas pela prefeitura, pelo governo do estado, pela iniciativa privada. Todas se somam para fazer essa grande festa", ressaltou o prefeito.

ACM Neto também confirmou que o tema da folia de Momo será Salvador Cidade da Música. "Este ano, como vocês já sabem, o Carnaval de Salvador celebra a música. Grande estrela da maior festa de rua do planeta é a música. Ano passado, o folião foi homenageado, celebrado. Agora é a hora de celebrar a música, que de certa forma é uma marca diferenciadora de nossa terra. Ao celebrar a música estamos celebrando nossos artistas, nossos ritmos e o nosso povo. Lembrando que Salvador ganhou o título de Cidade da Música da Unesco"

Entre os principais destaques desse ano,  está o Baile Municipal, evento que vai abrir o Carnaval na quarta e terá shows inéditos. Esse baile, informou o alcaide, será uma homenagem ao mestre Didi. Neto falou também sobre a consolidação do Fuzuê e do Furdunço. Esse ano, o Fuzuê conta com 21 atrações, o dobro ano passado, e acontecerá no sábado, dia 18. Já o Furdunço será realizado domingo, dia 19, e contará com 34 atrações. Acompanhado do vice Bruno Reis, pelo secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, Pedro Costa, presidente do Conselho do Carnaval, e de representantes da Skol e Air Europa, patrocinadoras do evento, o prefeito apresentou alguns: serão 300 entidades desfilando, são esperados 750 mil turistas, a expectativa de ocupação hoteleira é de 97% e são esperadas ao todo 700 horas de música. O tema do carnaval desse ano é “Cidade da Música”.

Os festejos começam com o pré-carnaval – a expectativa é de um público de 900 mil pessoas no Fuzuê (sábado, 18) e no Furdunço (domingo, 19). O Fuzuê, no circuito Ondina-Barra, terá 21 artistas de sopro e percussão, quase o dobro do ano passado. O Furdunço, no mesmo local, contará com 34 atrações.(Correio/BN/BN)



  
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 11:18
ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO PARA MAIS DE 11 MIL VAGAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

 
 
Terminam, nesta terça-feira (17), as inscrições para o sorteio eletrônico da rede estadual de Educação Profissional. São ofertadas 11.748 mil vagas, para 33 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos oferecidos nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e seus anexos, em 57 municípios baianos, nos 27 Territórios de Identidade. As inscrições podem ser feitas até 17 deste mês, exclusivamente, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
 
Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). O sorteio será realizado às 15h do dia 23 de janeiro, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.   
 
Somente poderá participar do Sorteio Eletrônico o estudante que tenha concluído o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da rede pública de Educação – no âmbito federal, estadual ou municipal – ou que tenha, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ...6621     Total: 132401



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960