COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ADOÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA?

FRASE DO DIA

“O caos na saúde do estado é generalizado. É na capital e no interior. Hoje onde que seja o lugar, o povo baiano sofre por falta de assistência e, o pior, muitas gente vai a óbito porque não tem atendimento. Vamos acabar com essa desumanidade do governo do PT”,

Paulo Souto 
Candidato ao Governo do Estado pelo DEM 

NOTÍCIAS
16/09/2014 17:17
NOVO PANORAMA FISCAL É TEMA DE EVENTO EM FEIRA DE SANATANA PARA EMPRESÁRIOS


Empresários e profissionais das áreas fiscal e contábil da região de Feira de Santana participam, nesta quinta-feira (18), do seminário “Novo panorama fiscal a partir da consolidação do Sped - Sistema Público de Escrituração Digital”, que acontece das 8h30 às 12h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

Entre os temas a serem abordados, estão as inovações na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Domicílio Tributário Eletrônico. As inscrições já estão encerradas. O evento é resultado de parceria entre a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), a Federação das Indústrias do Estado (Fieb), a Fecomércio-BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a Acefs e a CDL/Feira de Santana, e tem apoio do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-Ba) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-ba).

A programação inclui palestras sobre o que mudou nos documentos fiscais eletrônicos, a nova forma de contingência da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, e duas novidades a serem implantadas pela Sefaz-BA e que estarão em breve na agenda dos empresários baianos: o Domicílio Tributário Eletrônico e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica na Bahia (NFC-e).

A programação do seminário foi definida levando-se em consideração os assuntos que geram mais interesse por parte dos contribuintes e profissionais das áreas contábil e fiscal. A primeira palestra abordará o tema “A inovação dos documentos fiscais eletrônicos e seu impacto nas administrações tributárias e nas empresas” e será apresentada por Álvaro Bahia, coordenador técnico do Encat (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais) e auditor fiscal da Sefaz-Ba.

A nova contingência da NF-e, a SVC-RS, será apresentada pelo gerente de Automação Fiscal (Geafi) da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt. Na ocasião, Paulo Medrado, auditor fiscal da Sefaz-Ba, fará uma demonstração, emitindo uma NF-e em contingência SVC-RS pelo programa emissor gratuito.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 17:09
PROGRAMA DE DILMA DESTACA COMBATE À CORRUPÇÃO


Preocupada com danos eleitorais causados pelas acusações de pagamento de propina a políticos aliados, a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff reagiu e dedicou praticamente todo o programa de TV desta tarde para defender ações adotadas pelos governos petistas no combate à corrupção.

A inserção no horário eleitoral gratuito ocorreu um dia antes do depoimento do ex-diretor da Petrobras e delator do suposto esquema montado na estatal, Paulo Roberto Costa, numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso. Foram usados os mesmos trechos exibidos na TV em 9 de setembro, três dias após a veiculação na imprensa das declarações de Paulo Roberto à Polícia Federal. Na peça, Dilma afirma que nunca se envolveu “em qualquer ação desonesta” e argumenta que desde a administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva os órgãos de controle federais ganharam autonomia para investigar “doa a quem doer”.

“Não há um único país no mundo em que não haja caso de corrupção. O que distingue os países é a disposição de cada um de combater a corrupção”, disse a presidente. A petista também alega que seu governo “nunca varreu nada para debaixo do tapete” e enumerou medidas para apurar malfeitos tomadas desde a gestão de Lula: o status de ministério conferido à Controladoria-Geral da União (CGU), a criação do Portal da Transparência e a aprovação das leis da Ficha Lima e de Acesso à Informação.

O programa do PT também citou como conquista a Lei Anticorrupção e prometeu regulamentá-la em breve. Sancionada há mais de um ano, essa norma estabelece punições para empresas envolvidas em corrupção, mas ainda aguarda a edição do decreto de regulamentação. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 16:54
FESTIVAL DA PRIMAVERA ALTERA TRÂNSITO NO RIO VERMELHO NESTE FIM DE SEMANA


Com o objetivo de ordenar o trânsito e assegurar a circulação de pedestres durante a realização do Festival da Primavera, promovido pela Prefeitura, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informou que vai interditar o tráfego de veículos em algumas vias do Rio Vermelho neste fim de semana.

Das 7h do sábado (20) à meia-noite de domingo (21), estará proibida a circulação e o estacionamento de veículos nas seguintes vias: Rua da Paciência (faixa à direita, sentido Itapuã, no trecho compreendido entre a Rua Eurycles de Matos e o Largo de Santana), Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis e Praça Colombo.

Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego: a) Sentido Ondina / Rio Vermelho (via Orla): Av. Oceânica, Rua Eurycles de Matos, Av. Anita Garibaldi, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo da Mariquita; b) Oriundos da Rua Cardeal da Silva: Travessa Prudente de Moraes, Rua da Paciência e Rua Eurycles de Matos.

Além disso, a Transalvador disse que vai estabelecer barreira seletiva na Rua da Paciência/Travessa Prudente de Moraes e barreira fixa na Rua Almerinda Dutra. O acesso a residentes e/ou domiciliados às vias interditadas está assegurado, mediante comprovação de endereço através de contas de telefone, água, energia elétrica, etc.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 16:45
ENCONTRO DE ECONOMIA BAIANA REÚNE ECONOMISTAS DE DIVERSAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL


Com o tema ‘Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento – Homenagem ao Centenário de Rômulo Almeida’, o 10º Encontro de Economia Baiana reunirá especialistas, na quinta e na sexta-feira (18 e 19), para debater caminhos para o planejamento no estado e no país. O encontro será realizado no Gran Hotel Stella Maris, na Rua Professor Felipe Tiago Gomes, 5, Stella Maris, Salvador – (BA).

A abertura será realizada pelo economista Wilson Cano, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que vai falar sobre Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, dia 18, às 10h. Cano é doutor em Ciências Econômicas, membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Economia Latino-americana e Economia Regional, tendo publicado diversos livros e artigos nessas áreas.

Nesta décima edição, o encontro inaugura o Fórum de Tendências, um fórum empresarial que abrirá espaço para uma discussão entre representantes do setor privado sobre a economia baiana, as tendências e desafios dos setores. Os empresários Zenilton Mira (CBPR), Luciano Candemil (Austral Logística) e João Ramos (Grupo Limiar) vão falar sobre a experiência dos seus negócios, dia 18, às 17h.

A programação traz a mesa redonda Rômulo Almeida e o Desenvolvimento Brasileiro e Baiano, uma homenagem ao centenário do economista baiano, no dia 19, às 10h15. Participam desta conversa Eduardo Almeida (Sítio Tapera), Fernando Pedrão (Ufba) e Ihering Alcoforado (Ufba). Os debatedores devem resgatar e atualizar as contribuições de Rômulo Almeida para o planejamento e o desenvolvimento.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 16:43
PREFEITURA NOMEIA MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SALVADOR

 
 
A Prefeitura do Salvador deu um passo importante nesta terça-feira (16) com a publicação do Decreto 25.317/2014, que traz a lista de nomeação dos membros do Conselho Municipal de Salvador, eleitos na 5ª Conferência Municipal de Salvador realizada em maio deste ano. Participam do Conselho 41 órgãos e entidades definidos conforme o artigo 299, parágrafo 5 da Lei 7.400/2008, e que possuem como atribuição o acompanhamento do desenvolvimento urbano da cidade no que tange às políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento.
 
De acordo com o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, o órgão terá um papel importante na revisão do planejamento urbano da capital, a exemplo dos novos Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos), além de iniciativas como o Plano Salvador 500, que pretende projetar a capital de 2049, quando completará 500 anos. 
 
A previsão é de que a cerimônia de posse seja realizada na primeira quinzena de outubro. São membros do Conselho representantes do poder público federal, estadual e municipal, além de movimentos sociais e populares; entidades empresariais; entidades sindicais; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; e organizações não-governamentais.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 16:15
PASSAGENS DO VOO ENTRE SALVADOR E FEIRA DE SANTANA CUSTAM CARO

 
 
A antecipada viagem de avião entre Salvador e Feira de Santana poderá sair mais caro do que o esperado. Uma simulação realizada pelo Correio24horas às 14h desta terça-feira (16) no site da Azul Linhas Aéreas, que opera os voos entre as duas cidades, demonstrou que uma viagem entre os dias 7 e 14 de outubro poderá sair por até R$ 1.671,07 na tarifa flex.
 
Já na tarifa promocional, para a mesma data, o custo da viagem fica um pouco mais barato: a ida e volta entre Salvador e Feira de Santana custaria R$ 1.551,07 com as taxas de embarque incluídas.
 
Os voos da companhia estão previstos para acontecer às terças e quintas-feiras, durando apenas 20 minutos. O início da operação comercial em Feira de Santana está previsto para o dia 29 de setembro. Ao ser procurada pelo Correio24horas, a assessoria de comunicação da Azul Linhas Aéreas disse que os valores das passagens ainda não foram divulgados.(Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 16:12
FAO DIZ QUE BRASIL REDUZ POPULAÇÃO COM FOME A 1,7% DA POPULAÇÃO


O Brasil reduziu a proporção de cidadãos que passam fome para 1,7% da população, ou 3,4 milhões de habitantes em 2014. Com isso, o país superou o problema da pobreza extrema. É o que concluiu o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo” (SOFI, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Na classificação da entidade, nações com menos de 5% da população com fome superaram a pobreza em termos estruturais. Segundo o estudo, o país foi capaz de cumprir as duas metas internacionais de redução da fome, tanto a estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio quanto a determinada pela Cúpula Mundial da Alimentação, que preveem a redução pela metade da população com fome em proporção e em termos absolutos.

De acordo com a pesquisa, o Brasil conseguiu implementar de forma integrada na última década políticas e programas “bem sucedidos” para redução da fome e da pobreza, como o Fome Zero, o Brasil sem Miséria, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), políticas de fomento à agricultura familiar e o programa de cisternas do governo federal.

O estudo ainda pondera que, apesar de o Brasil ser líder mundial na produção de laranja, cana-de-açúcar e café, segundo maior produtor de soja, feijão e carne bovina, terceiro maior de abacaxi e milho, quarto de leite e quinto maior de limão e banana, “ainda existe uma parte da população em situação de insegurança alimentar”.

A representante Regional Adjunta da FAO para América Latina e Caribe, Eve Crowley, ponderou, entretanto, que o país ainda precisa superar desafios como ampliar o acesso de “populações marginais” como ribeirinhos e indígenas, por exemplo, a alimentos.

“O problema do Brasil não é a produção de alimentos, e sim fazer com que esses alimentos cheguem a populações indígenas, ribeirinhas e marginais”, disse Daniel Balaban, diretor do programa Mundial de Alimentação, da ONU, no Brasil. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 15:57
AÉCIO ESTARÁ EM ILHÉUS E ITABUNA NA QUINTA-FEIRA

 
 
O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, comunica a vinda do candidato do partido à presidência da República, Aécio Neves, à Bahia na próxima quinta-feira, dia 18. Aécio visitará as cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado.

O candidato desembarcará em Ilhéus às 10 horas da manhã, e seguirá para Itabuna, onde fará uma caminhada no centro da cidade. Logo depois ele retornará a Ilhéus e seguirá a sua agenda de compromissos, fora do estado.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 15:36
TRICOLOR VAI REPETIR TIME QUE VENCEU O FIGUEIRA

 
 
O técnico Gilson Kleina não economizou nos elogios ao time do Bahia depois da vitória por 3x0 sobre o Figueirense. Ele gostou tanto do que viu que não pretende fazer modificação na equipe para o duelo desta quarta-feira (17), às 22h, contra o Botafogo, no Maracanã.
 
No treino desta terça-feira, realizado em Pituaçu, o comandante manteve o mesmo esquema utilizado na partida de domingo. Só precisou substituir Uelliton por Feijão, uma vez que o volante titular precisou resolver questões particulares pela manhã. No entanto, ele não será problema para o jogo.
 
Com isso, Kleina deixa o zagueiro Titi e o volante Fahel no banco de reservas. Ambos voltam de suspensão automática. A provável equipe para o duelo no Rio de Janeiro conta com Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Uelliton, Rafael Miranda, Léo Gago e Emanuel Biancucchi; Rafinha e Kieza.(Ibahia)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 15:28
ESPECULAÇÕES ELEITORAIS E DECISÃO DO FED GERAM ENTUSIASMO NO MERCADO


Os mercados retomaram um tom de euforia, movidos por rumores eleitorais e ajustes nas expectativas sobre o rumo da política monetária americana. O Ibovespa dispara para perto dos 60 mil pontos, o dólar cai, enquanto os juros futuros de longo prazo desabam.

Especulações de que Marina Silva pode voltar a ampliar a vantagem em relação a Dilma Rousseff em pesquisa do Ibope, a ser divulgada no fim da tarde, são citadas como um dos elementos para o entusiasmo, confirmado pelo comportamento dos papéis de Petrobras - neste momento, o principal termômetro das expectativas em relação ao resultado da eleição.

O comportamento do exterior também é positivo e contribui para essa melhora de humor aqui. Cresce a expectativa de que o Federal Reserve mantenha amanhã, no statement da reunião, a expressão “período considerável” ao se referir à duração dos juros baixos nos EUA - o que justifica a reversão de apostas em uma alta de juros no curto prazo. Além disso, notícias de que o banco central da China anunciou um aumento da liquidez também repercutem nos negócios.

O Ibovespa ganhou 2 mil pontos, ou 3% de alta, em apenas duas horas de negociações na manhã desta terça-feira, com uma nova onda de rumores sobre a corrida presidencial. Às 14h40, o índice subia 3,06%, para 59.725 pontos, com forte volume de R$ 5,5 bilhões.

O “kit eleição” – formado por ações de estatais e bancos, mais sensíveis à mudança de governo – lideravam os ganhos, com destaque para Petrobras PN (7,44%, a R$ 22,08) e ON (7,14%, a R$ 20,85). Na sequência apareciam Eletrobras ON (4,94%), Itaúsa PN (4,78%), Itaú PN (4,47%), Bradesco PN (4,34%) e Banco do Brasil ON (3,89%). As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 15:26
PIB DO AGRONEGÓCIO CRESCE 1,9% NO 1º SEMESTRE DE 2014

 
 
O PIB do agronegócio crescerá no máximo 3,8% em 2014, de acordo com estimativa de  pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 
 
No primeiro semestre, o avanço foi de 1,9%, justificado pelas perspectivas de aumento da produção agropecuária e maior patamar de preços na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Variações climáticas, no entanto, podem levar a ajustes nas estimativas atuais de produção nacional e mundial. Em 2013, o PIB do agronegócio estimado pelo Cepea e CNA cresceu 3,92%, da ordem de R$ 1,1 trilhão, e representou 22,5% do PIB nacional.
 
O segmento primário da pecuária se destacou nos primeiros seis meses deste ano, acumulando alta de 5,52%; a agropecuária cresceu 2,91%. A agroindústria agropecuária avançou apenas 0,10%. A queda da participação da agroindústria no PIB do agronegócio é uma tendência apontada pelos pesquisadores responsáveis pelo cálculo. O professor da Esalq/USP Geraldo Barros, coordenador do Cepea, diz que nos últimos 10 anos, o PIB do agronegócio cresceu à taxa anual de 2,7%, com a agropecuária na marca de 3,8% e a agroindústria, de 2%. Em 2013, o segmento de insumos representou 12% do PIB, a agropecuária, 29%, a agroindústria, 28%, e o segmento de serviços, 31%. Em 1995, explica Barros, a agroindústria representava 35% e a agropecuária, 24%.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 15:05
RUI DIZ QUE PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO SERÁ INCENTIVADO


Atualmente, cerca de 1.800 alunos de instituições públicas de ensino superior da Bahia estão estudando em renomados centros acadêmicos do exterior, amparados pelo Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF), uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através das instituições de fomento Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As universidades estaduais UEFS, UESC, UNEB, UESB; e as federais UFBA, UFRB, IFBA e IFBaiano são responsáveis pelo acompanhamento dos estudantes baianos em instituições de graduação e pesquisa no exterior. “A política educacional inaugurada no país desde a gestão do ex-presidente Lula e reforçado pela presidente Dilma Rousseff, coloca o país em posição de destaque no campo intercâmbio de conhecimento”, registrou o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa.

Rui pretende incentivar a expansão do Programa Ciências Sem Fronteiras no Estado e investir na expansão da pesquisa e conhecimento. “Isso significa aumentar o potencial profissional do estado. É uma maneira de oferecer, inclusive, perspectivas de futuro para os jovens, disponibilizando bolsas para graduação e doutorado no exterior”.

Incentivando o intercâmbio do conhecimento, acredita Rui, a Bahia será um celeiro agregador de experiências e conhecimento científico para as diversas áreas do mercado de trabalho. “Estamos formando profissionais qualificados”. O campo da pesquisa também é um fator motivador para investimentos no programa para pesquisadores estrangeiros que queiram se aperfeiçoar em unidades de ensino no Brasil.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 14:57
SIMM DE CAJAZEIRAS ESTÁ TEMPORARIAMENTE FECHADO

 
 
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) informa que a unidade Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) de Cajazeiras, situado na Estrada do Coqueiro Grande, está com as atividades temporariamente suspensas devido a problemas técnicos que afetarem os links de internet, impossibilitando a oferta dos serviços. Os reparos já estão sendo providenciados pela Embratel, empresa fornecedora do serviço, e dentro de uma semana as atividades deverão ser normalizadas. 
 
Durante este período, os interessados em buscar colocação no mercado de trabalho devem ir a um dos postos do SIMM no Comércio (Rua Miguel Calmon, 382), Cabula (Praça da Mangueira, 84), Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141) ou Itapuã (Avenida Dorival Caymmi, s/nº), levando originais da Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS. Os atendimentos são feitos das 8h às 17h, mediante distribuição de senhas entregues a partir das 6h30. 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 14:06
ELIANA DEBATE PROPOSTAS NO MUNICÍPIO DE ENTRE RIOS

 

 
A noite de segunda-feira (15) foi de festa no município de Entre Rios. A cidade recebeu a visita da candidata ao senado pelo PSB, Eliana Calmon, que se encontrou com cerca de trinta pastores e trezentos entrerienes na sede da Igreja da Assembleia de Deus.
 
O importante apoio recebido por Calmon é a prova de que Entre Rios e região também estão com a candidata que representa a voz livre da Bahia. O pastor José Maurício destacou as ações de Eliana quando ela ocupava o cargo de corregedora da Justiça. "Tenho certeza que ela vai nos orgulhar e fará o mesmo trabalho competente no senado federal".
 
Após o evento religioso, formou-se uma caminha em direção à Rua 3 de abril, onde passou a funcionar mais uma Casa de Marina e Eliana. Na sede da casa os multiplicadores terão material  de campanha de Marina Silva presidente e da senadora Eliana 400.
 
"Fico feliz em instalar mais uma Casa de Marina no interior. Esta sede também está instalada na casa de um voluntário da nossa campanha e representa a força da nossa caminhada rumo ao senado",  concluiu Eliana Calmon.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 14:03
MARINA DIZ QUE PT REPETE FÓRMULAS E QUE PARTIDO SE TORNOU CONSERVADOR


Ex-petista, a candidata do PSB à Presidência Marina Silva reconheceu nesta terça-feira os avanços promovidos pelo PT no plano nacional, mas disse que o partido repete fórmulas e que se tornou conservador. Marina afirmou ser alvo de um "marketing selvagem" da campanha de seus adversários e disse que seu sucesso se deve ao seu esforço e não ao partido ao qual foi filiada por duas décadas.

Ao participar de um encontro com empreendedores nesta segunda-feira em São Paulo, a candidata do PSB lembrou das realizações feitas pelo PT na década de 80, quando ainda estava filiada à legenda. "O PT tinha a palavra 'nova' e produziu um processo de atualização. Alguém consegue imaginar a estrutura sindical no mesmo padrão getulista? Consegue imaginar a política sendo executada pelos mesmos grupos? Não! Houve uma atualização", afirmou a candidata.

Em seguida, Marina partiu para as críticas ao partido. "O problema é que o sucesso é um problema porque quando você tem sucesso, a tendência é repetir a fórmula e, ao repetir a fórmula, você se torna conservador", disse. "Você não consegue mais perceber a palavra 'nova', mas ela virá de fora. Ninguém conseguirá retê-la", afirmou Marina.

Sem citar nomes, a candidata reclamou de críticas feitas por petistas, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à sua candidatura. "Fico ouvindo algumas pessoas dizendo que tudo o que sou devo ao meu partido de origem. E é engraçado porque essa lógica também é válida para a sociedade. Você estuda, se esforça para poder ter um trabalho, um negócio, uma casinha e tudo isso não tem nada a ver com seu esforço. 'Foi o Estado que te deu e você tem que ser grata para o resto da vida. Nunca mais pode votar em outra pessoa, em outro partido senão isso será tirado de você", disse.

Marina afirmou que esse discurso, feito contra ela, vai no sentido contrário do que o PT sempre defendeu. "Pregamos que direitos são direitos, que as pessoas são livres, que o voto não é de ninguém. É do cidadão, do eleitor", afirmou. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 14:00
MARINA: "VAMOS FAZER UMA ATUALIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS"


A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, disse nesta terça-feira em São Paulo, durante encontro com empreendedores, que fará uma "atualização" da legislação trabalhista, se eleita. Marina evitou detalhar quais seriam as alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) defendidas por sua campanha, mas disse que as mudanças serão feitas "sem prejuízo" aos empregadores nem aos trabalhadores.

A candidata disse que sua proposta não significa uma "flexibilização" das leis trabalhistas. "Quero reafirmar, para que não fique nenhuma dúvida de que isso será feito sem prejuízo às conquistas que os trabalhadores a duras penas alcançaram", afirmou a jornalistas.

Marina foi questionada três vezes sobre as mudanças na CLT, depois de ter defendido a atualização da legislação trabalhista durante o evento, mas limitou-se a dizer que o tema está sendo discutido por sua campanha e que ainda não há consenso entre os partidos que a apoiam. "Ainda não temos a resposta", afirmou.

Ao ser questionada sobre o que pretende fazer em relação à terceirização, um dos principais temas debatidos no meio sindical, Marina disse apenas que os problemas devem ser reparados. "Não queremos a precarização das ocupações que existem. Foi feito um processo no governo do PSDB que tem muitos problemas e esses problemas precisam ser reparados", afirmou.

A candidata disse ainda que existe um esforço do governo, de trabalhadores e empresários para "prover meios para que (os trabalhadores) possam sair da informalidade" e resolver, de forma casada, o problema do sistema previdenciário. "É um debate difícil e ainda não temos uma finalização sobre o assunto", disse. As informações são do Valor.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 13:57
PROCURA POR INTERCÂMBIO AUMENTOU EM 30% NA BAHIA

 
 
Uma experiência internacional valoriza qualquer currículo. No entanto, além de ser um investimento caro, intercâmbios suscitam diversas dúvidas. O Salão do Estudante, uma feira de educação  internacional, que acontece hoje, no Pestana do Rio Vermelho, promete tirar algumas destas dúvidas. Uma das principais questões é sobre o melhor momento para partir para o exterior, já que existem programas para todos os públicos, de crianças a aposentados. 
       
Para o pedagogo Rodrigo Santos não basta apenas ter dinheiro, decidir para onde ir e arrumar as malas. É necessário ter objetivos claros e a certeza do que vai encontrar e deixar de lado, pelo menos por um tempo, aqui no Brasil. “Não existe idade certa. Existem objetivos adequados. Uma experiência deste tipo deve levar em conta circunstâncias  pessoais, familiares, dentre outros fatores" Já a diretora da Experimento Intercâmbio Cultural e empresária do ramo há 9 anos, Ludmila Teles, acredita que o melhor momento para desvendar outra cultura e voltar com uma qualificação necessária para se diferenciar no mercado  é logo após o término da universidade.
 
Apesar da opção por uma viagem neste momento significar abrir mão das oportunidades que surgem após a formatura, Ludmila  pontua que, na volta, a experiência faz muita diferença no currículo.
“O intercâmbio  será um divisor de águas. A pessoa que já tem um certo nível de uma língua pode fazer um curso de especialização, por exemplo, e  voltar com um conhecimento que é muito valorizado e, é claro, toda vivência e bagagem cultural, com maior independência, maturidade , etc”.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 13:38
PREFEITURA DE MORRO DO CHAPÉU ABRE CONCURSO COM 377 VAGAS

 
 
A Prefeitura de Morro do Chapéu, está oferecendo 377 vagas em dois concursos públicos abertos. Desse total, 269 são vagas imediatas e 108 para cadastro de reserva. As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, odontólogo, auxiliar de consultório dentário, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, médico, agente público, assistente administrativo, recepcionista, jardineiro, bioquímico, técnico de laboratório, arteterapêuta, oficineiro, cirurgião dentista, protético, orientador social, psicólogo, vigia, motorista e professores do Esnino Fundamental I e II.
 
Os salários variam de R$ 724 a R$ 11 mil, com carga horária de 40 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro, através do site da organizadora do concurso. As taxas de inscrição são de R$ 40, R$ 60 e R$ 90. As provas serão realizadas no município de Morro do Chapéu, na data provável de 19 de outubro, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 13:22
PAULO SOUTO COBRA EXPLICAÇÃO DO GOVERNO DO PT SOBRE HOSPITAIS FECHADOS


 
O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, criticou o fechamento dos hospitais no interior e cobrou explicações da gestão petista à população, ao ser questionado sobre a saúde pública no estado, em entrevista ao Bahia Meio Dia, na TV Bahia, nesta terça-feira (16).

“Se o atual governo fosse fazer o balanço entre os hospitais que eles dizem que construíram e aqueles que foram fechados por falta de apoio, o resultado teria sido muito ruim”, afirmou Souto.

Para o democrata, ao invés de o adversário do PT reduzir a discussão na saúde à data de construção do Hospital Dantas Bião, ele deveria explicar o motivo do abandono daquele equipamento público, que funciona tão mal hoje. “A população quer saber por que eles não pagam quem faz a gestão do Dantas Bião e por que frequentemente esse hospital tem que fechar as portas”, disse.

Na educação, Paulo Souto denunciou a distorção dos dados referentes ao programa de alfabetização do governo do PT. “Falam que o Topa tirou da condição de analfabeto cerca de 1,3 milhão de pessoas em seis ou sete anos, enquanto o IBGE, que é o órgão oficial, apresenta 130 mil”, informou Souto, lembrando que, na sua gestão, conseguiu alfabetizar 180 mil baianos.

Questionado sobre qual seria seu primeiro ato, caso eleito governador da Bahia, Souto destacou a necessidade de melhorar os serviços públicos essenciais à população. “A saúde e a segurança merecem uma atenção muito especial do governo desde o primeiro momento, porque os índices da Bahia, hoje, são absolutamente vergonhosos”, disse, ressaltando as sucessivas quedas na avaliação do ensino público de nível médio no estado, registradas pelo Ideb.
 
Veja também: Dilma lidera na pesquisa vox populi  

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
16/09/2014 13:15
CANAIS DE SALVADOR PASSAM POR SERVIÇOS DE DRENAGEM

 
 
Os serviços de micro e macrodrenagem nos córregos, rios e canais de Salvador continuam em diversas localidades, de forma a auxiliar na diminuição do número de alagamentos na cidade. A ação realizada pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) visa recuperar e verificar os locais que já passaram por manutenção do sistema da rede de drenagem pluvial e fluvial para evitar, com isso, novas ocorrências. 
 
Nesta semana foram iniciados os serviços de macrodrenagem dos canais da Nossa Senhora de Fátima, em Tancredo Neves, Nova Dique, no Curuzu, e Mane Dendê, no Alto da Terezinha. Além desses, estão em execução os serviços nos canais da Curva do Amedoim, em Coutos, Calabar, na Avenida Centenário, e no Sovaco da Cobra, no Cabula VI. Em outras localidades, como o Canal do Passa Vaca, em Patamares, e Terracon, em Valéria, os serviços já foram finalizados. 
 
O serviço ocorre em de forma ininterrupta devido ao descarte irregular de resíduos pela população e também pelo lixo jogado nas ruas que entopem as caixas de sarjeta e a rede como um todo. De acordo com Valdir Guerreiro, gerente de Operações da Diretoria de Manutenção e Conservação da Sucop, de seis em seis meses, às vezes em um espaço de tempo até menor, é preciso retornar com os serviços para retirada de vegetação e lixo. 
 
Além do lixo e da vegetação, o que também pode ocasionar alagamentos é a alta da maré, principalmente na Cidade Baixa, Calçada, Bomfim, dentre outras localidades onde há o barramento das águas. Esta situação, aliada às chuvas e ao lixo, cria pontos críticos como nas ruas Fernandes Vieira, Luiz Maria e Regis Pacheco, todas no bairro da Calçada. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...4453     Total: 89050



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960