COLUNISTAS

QUAL SERÁ A BASE DA POLÍTICA ECONÔMICA DA PRESIDENTE DILMA NO 2º GOVERNO?

FRASE DO DIA

“Sempre tem algum grau de dificuldade, quer dizer, não é dificuldade. Sempre tem um aperto. Como tem o aperto, é preciso tomar medidas saneadoras ou economizadoras para que você possa fechar a conta".

Governador Jaques Wagner ao justificar medidas para conter despesas públicas no final do seu governo.



NOTÍCIAS
28/10/2014 18:40
PASSAGEIROS TEM VOO CANCELADO E AGUARDAM POR MUITO TEMPO EM AEROPORTO DE ILHÉUS


Os passageiros do voo G3 2017, que sairia de Ilhéus nesta segunda-feira (28) com destino ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, precisaram esperar por mais de 20 horas para deixar a cidade no sul da Bahia.

Segundo informações da companhia aérea Gol, o problema aconteceu "devido à necessidade de uma manutenção não-programada". O voo estava previsto para decolar do Aeroporto de Ilhéus às 15h20 e foi cancelado ainda ontem.

Os clientes precisaram esperar até às 11h30 desta terça-feira (29), quando decolou o avião em que eles foram remanejados. Em nota, a Gol lamenta o problema, mas ressalta que "eventuais cancelamentos ou alterações de horários de voos são procedimentos necessários às operações aéreas".
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 18:19
CNDL: LOJISTA ESPERA ALTA DE 3% EM VENDA A PRAZO NO NATAL


A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) projetam que as vendas a prazo no período do Natal de 2014 devem crescer 3% na comparação com 2013.

Se as expectativas dos lojistas se confirmarem, as vendas devem praticamente repetir o crescimento do ano passado, quando a alta verificada foi de 2,97%. Nos anos anteriores, as expansões foram de 2,37% (2012 ante 2011), de 2,33% (2011 ante 2010) e de 10,89% (2010 ante 2009).

CNDL e SPC apontam que o varejo apresentou desempenho modesto na maior parte das datas comemorativas de 2014 e sofreu com as vendas no período da Copa do Mundo e os lojistas esperam alavancar as vendas no Natal para recuperar o prejuízo.

"A inflação tem pesado no bolso dos consumidores. Os juros se encontram num patamar elevado e a massa salarial já não cresce com tanto vigor como nos últimos anos, o que desaquece as vendas. Ainda assim, em virtude da injeção extra de capital com o pagamento do abono de Natal e com as tradicionais compras de última hora, as vendas para o fim do ano devem ser melhores do que nas demais datas festivas de 2014. A expectativa dos lojistas é de que as perdas acumuladas ao longo do ano sejam recuperadas no período natalino", afirma Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Pellizzaro aponta que o período natalino é caracterizado por beneficiar praticamente todos os segmentos da economia, de maneira homogênea. "No Natal, é comum que o consumidor direcione seus gastos aos mais variados bens e serviços. Ele pode comprar uma roupa nova, quitar dívidas, revisar o carro da garagem, dar um vinho de presente e até começar uma reforma. Dessa forma, todas as engrenagens giram para fazer a máquina econômica funcionar", diz o presidente da CNDL. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 18:17
PARALELA TEM TRÁFEGO ALTERADO DEVIDO ÀS OBRAS DO CORREDOR TRANSVERSAL II


As vigas de sustentação dos viadutos do Corredor Transversal II sobre a Avenida Luís Viana (Paralela) serão implantadas nestas terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30, respectivamente). Para o içamento e lançamento das peças nas estruturas dos viadutos,  o fluxo de veículos será desviado nos três dias de implantação na Avenida Paralela, sentido aeroporto, entre as 23h de um dia até às 5h do dia seguinte.

Com o desvio do fluxo, o usuário deverá acessar a Avenida Orlando Gomes pela via marginal da Paralela, onde o novo acesso já está em funcionamento, e depois retornar em local indicado, tendo acesso novamente à Avenida Paralela pela ligação entre as duas vias.

O Corredor Transversal II faz parte do Programa Mobilidade Salvador e vai atravessar a capital, conectando a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário. São aproximadamente 13 quilômetros de pistas, compreendendo a Avenida Orlando Gomes (3,5 quilômetros) e a futura Avenida 29 de Março (9,2 quilômetros), mais os oito quilômetros da Estrada da Base Naval (BA-528).
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:49
SINEBAHIA MÓVEL EMITE GRATUITAMENTE CARTEIRA DE TRABALHO EM SHOPPING DE SALVADOR


O documento Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obrigatório para toda pessoa que preste algum tipo de serviço seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica, vai ser emitido gratuitamente pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) a moradores do bairro de São Cristóvão e adjacências, nesta quinta-feira (30), no SineBahia Móvel. O atendimento acontece, das 8 às 15h, no estacionamento do Salvador Norte Shopping. 
 
Totalmente equipado para atendimento ao trabalhador, o SineBahia Móvel aumenta a capacidade da oferta dos serviços com mais conforto e comodidade à população, principalmente nos municípios onde ainda não existe unidade do SineBahia. A aquisição do equipamento é resultado da parceria entre a Setre e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
 
Para os trabalhadores interessados em obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social, a idade mínima exigida é de 14 anos completos e portando o CPF - a partir de 16 anos é necessário também apresentar o título de eleitor. Por suas anotações, a CTPS documenta a vida funcional do trabalhador e garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A carteira contém ainda informações sobre a qualificação e a vida profissional do trabalhador e anotações sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
 
Produzido pelo MTE, o documento é confeccionado em papel de segurança com capa azul em material sintético, um plástico autoadesivo inviolável, que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil da pessoa. O documento protege os direitos trabalhistas e previdenciários do trabalhador, como salário regular, férias, 13º salário, repouso remunerado e aposentadoria. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:43
DILMA TEM LEGITIMIDADE PARA LIDERAR REFORMA POLÍTICA, DIZ PINHEIRO


O senador Walter Pinheiro (PT/BA) defendeu, na tarde desta terça-feira (28), a liderança da presidente reeleita Dilma Rousseff na condução da reforma política. Para Pinheiro, Dilma tem legitimidade para ser a “timoneira”, liderando o processo. No entanto, o senador acredita que a presidenta precisa contar com o envolvimento do Congresso Nacional e de todos os setores da sociedade civil organizada.

“A Presidente da República tem a legitimidade referendada, novamente, pelas urnas, para ser a principal ‘timoneira’ desse processo. Ela ganhou condição de ser alguém que vai abraçar a propositura, mas isso é diferente de você ser a pessoa que vai apresentar a propositura. Ela pode liderar esse processo e, principalmente, chamar os outros setores para integrar o processo. Eu creio que a presidenta tenha legitimidade e capacidade para isso, mas teve envolver todos os setores para conseguir ressonância”, disse.

Pinheiro lembrou ainda que a sinergia de todos os setores e dos poderes legitimados é fundamental para o sucesso e eficácia no caminho de concretizar a reforma política. “O fundamental não é ter a síndrome da iniciativa, mas sim a capacidade de sinergia com uma proposta como essa”, concluiu.

O senador disse ainda que conseguiu a adesão de parlamentares e protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da reeleição, estabelece a coincidência das eleições e outras propostas de reforma. “Estou buscando a adesão de colegas para tratar de temas importantes como o fim da reeleição e também de normas para acesso ao fundo partidário, criando regras de transição, que deverão se submeter a um referendo as alterações relativas ao sistema eleitoral”, explicou lembrando ainda que o Congresso Nacional terá de buscar um consenso para definir a forma de conduzir a reforma.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:35
ITACARÉ, NO SUL DO ESTADO, SEDIA ETAPA BAIANA DO SURF ECO FESTIVAL


O município de Itacaré, no litoral sul da Bahia, sedia desde ontem (27) o Surf Eco Festival, etapa 4 estrelas do WQS, a divisão de acesso do surfe mundial. O evento vai até sábado. Surfista da elite mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, sofreu uma lesão no joelho direito durante a etapa do WCT em Portugal e está fora da competição na Bahia.

Com a o desfalque de Mineirinho, o cabeça de chave número 1 em Itacaré passa a ser Jessé Mendes, um dos brasileiros na briga pela classificação ao WCT 2015.

Entre as mulheres, a principal atleta é Silvana Lima, líder do ranking da divisão de acesso e já garantida no tour na próxima temporada. A única vitória baiana na história desta etapa do evento aconteceu em 2011, quando Bino Lopes venceu nas ondas de Jaguaribe, em Salvador.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:32
PREFEITURA APRESENTA NOVA LEI DE DESCARTE DE LIXO PARA INSTITUIÇÕES


Na próxima quinta-feira (30), a Prefeitura, através da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpub), fará a apresentação pública do Decreto 25.316 que trata da responsabilização dos grandes geradores com relação ao descarte de seus resíduos sólidos.

O evento será realizado às 14h, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon), na Pituba. O encontro também vai tratar da coleta seletiva para o setor.

De acordo com o decreto, previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015, os grandes geradores de resíduos terão que cuidar da coleta, transporte e destinação final do material. A nova legislação se aplica a proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros, exceto residenciais, cujo volume de resíduos sólidos gerados é superior a 300 litros por dia.

Segundo o titular da Secis, André Fraga, a ideia é que, a partir da apresentação aos representantes da indústria, eles possam multiplicar as informações para seus associados, permitindo sua organização antes da entrada em vigor da nova lei. “Outro ponto importante deste encontro é que queremos incentivar o setor a adotar a coleta seletiva, uma das principais metas da atual administração municipal”, afirma o secretário.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:27
RUI COSTA CRITICA ACM NETO POR ELE NÃO O TER CUMPRIMENTADO APÓS A ELEIÇÃO



Em entrevista ao programa Que venha o Povo, na TV. Aratu, o governador eleito, Rui Costa,  criticou o prefeito ACM Neto por ele não o ter cumprimentado ao final da eleição.

“É uma pena que ele não tenha me procurado para me dar os parabéns, como se faz em outros países, mas espero que um dia isso mude”, comentou, reforçando que espera que a relação seja o mais administrativa possível com Neto.

“Eu ainda não tive uma reunião com ele e esperava receber uma ligação após minha vitória nas urnas. Até Aécio ligou pra Dilma. Mas vou trabalhar com profissionalismo. A gente chega lá. A disputa política é uma coisa, mas a relação entre as pessoas é outra", reiterou o governador. 

O governador eleito comentou ainda sobre o sentimento de expectativa no momento da eleição para a presidência no segundo turno. "Pra mim foi mais tenso do que no primeiro turno, quando fui eleito, porque fiquei com aquele receio de ter que governar contra a maré", contou Costa.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:15
FORD ESPERA RECUPERAÇÃO DO MERCADO AUTOMOTIVO EM 2015

A Ford espera uma recuperação do mercado automotivo a partir do segundo semestre de 2015, afirmaram, nesta terça-feira, 28, dirigentes da empresa durante entrevista à imprensa no 28º Salão do Automóvel, aberto hoje.

Eles disseram esperar mudanças por parte do governo que possibilitem uma retomada da economia brasileira como um todo, mas ponderaram que aguardam sinais mais claros dessas modificações, como a indicação da nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, para tomar decisões em relação aos investimentos futuros.

O presidente da Ford na América Latina, Steven Armstrong, avaliou que a queda nas vendas da indústria automobilística neste ano em relação a anos anteriores foi causada por uma série de fatores, entre eles a Copa do Mundo e as eleições, que impactaram na economia brasileira como um todo. Diante disso, ele prevê que o setor deva encerrar 2014 com um total entre 3,2 milhões e 3,3 milhões de unidades vendidas, das quais a marca deve ter participação de aproximadamente 10%, o que daria algo em torno de 33 mil automóveis.

"A primeira metade de 2015 ainda vai ser ruim. Somente a partir do segundo semestre devemos começar a se recuperar", afirmou. Para ele, uma retomada maior do setor em 2016 vai depender da volta de crescimento maior do PIB. Ele defendeu que a indústria brasileira precisa se tonar mais competitiva e, para isso, é preciso combater o chamado Custo Brasil, ainda muito alto. Apesar de não dar previsão, ele garantiu que a Ford deve continuar investindo em novos produtos. De 2011 a 2015, o total investido pela empresa deve ser de R$ 4,5 bilhões.

O vice-presidente da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb, por sua vez, destacou que o principal gargalo que a indústria automobilística brasileira deve resolver é o excesso de capacidade. Outro problema, citou, é em relação ao IPI. Apesar de dizer que trabalha com o fim da redução da alíquota em 2014, ele afirma que o diálogo com o governo para tentar prolongar o benefício "nunca parou". As informações sã da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 17:08
EMISSÃO DE RG NO SAC COMÉRCIO É TRANSFERIDA TEMPORARIAMENTE


A emissão de carteira identidade no SAC Comércio estará suspensa até esta quarta-feira, 29, em função das obras para recuperação e padronização da estrutura física do posto. O serviço voltará a ser ofertado na quinta-feira, 30, em unidade do SAC Móvel localizada na Escola Profissionalizante Landulpho Alves (CEEP-BA), até que as obras sejam finalizadas. A CEEP-BA fica na Av. Engenheiro Oscar Pontes, 220, bairro da Calçada, e o funcionamento do SAC Móvel será das 7h às 15h30. As carteiras de identidade emitidas até o término das obras serão entregues na unidade da Ouvidoria da PM do próprio SAC Comércio.

Além da emissão da carteira de identidade, desde segunda-feira, 27, estão suspensos o atendimento do Procon e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como ainda há uma parte da estrutura em reformas, os serviços ofertados pelo Ceprev, Planserv, Mais BB e para emissão do CPF e da certidão negativa de antecedentes criminais continuarão suspensos até o término das obras.

Vale ressaltar que, nesta terceira etapa, não serão afetados os serviços da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Junta do Serviço Militar, Sefaz Municipal e Estadual, Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), Detran, Sinebahia, Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ), Coelba, Embasa e Ouvidoria da PM.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 16:55
REDE RECORD É CONDENADA A PAGAR R$ 100 MIL PARA A APRESENTADORA XUXA


A TV Record foi condenada pela 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a indenizar a apresentadora Xuxa em R$ 100 mil por exibir uma foto dela nua na internet e na reportagem "Incríveis transformações de famosas" durante o extinto "Programa do Gugu", em 2012.

O TJ-RJ avaliou que o objetivo do programa foi exploração econômica por captação de audiência com a exibição da matéria "sensacionalista", quando o propósito também poderia ter sido alcançado sem a exposição da apresentadora.

Em sua defesa, Xuxa alegou que, por mais que a imagem tenha sido feita há mais de 20 anos para uma publicação masculina, destinada especificamente ao público com mais de 18 anos, a foto foi exibida sem autorização.

O canal, por sua vez, argumentou que ao se deixar fotografar, a apresentadora renunciou aos valores de sua privacidade e intimidade. No entanto, o relator do caso, Mauro Dickstein, destacou que a exibição foi feita fora de contexto.

"Mesmo em se tratando de pessoa famosa, em relação a qual existiria a rigor uma presunção de consentimento do uso, porquanto inegável a ocorrência de dano (...), certamente causando a autora, que alcançou notoriedade pelo trabalho desenvolvido junto às crianças, daí referida frequentemente como 'Rainha dos Baixinhos', inquestionável dor, humilhação, transtorno e desgosto."

A Record pode recorrer da decisão.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 16:50
SEBRAE OFERECE 2,4 MIL VAGAS GRATUITAS PARA CURSOS EM 14 MUNICÍPIOS BAIANOS


Como comprar melhor, estratégias de vendas, planejamento, internet, marketing, gestão de pessoas e controle de caixa. Esses são os temas dos cursos gratuitos que o Sebrae Bahia oferece, até 30 de novembro, em 14 municípios baianos, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). São 2,4 mil vagas para microempreendedores individuais e microempresários.

Os cursos acontecem em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, Valença, Irecê, Morro do Chapéu, Macaúbas, Seabra e Vitória da Conquista.

As inscrições podem ser realizadas no Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) da cidade. Em Feira de Santana o Sinebahia fica no SAC II. Mais informações estão disponíveis pelos telefones (75) 3221-2153 ou no 0800 570 0800 (Sebrae).
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 16:31
DILMA DEVE RECONQUISTAR MERCADO PARA PAÍS NÃO TER NOTA PIOR, DIZ AGÊNCIA


A agência de classificação de risco Moody's afirmou em nota nesta terça-feira (28) que a reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência indica um "novo começo" para a economia do país, e que os rumos tomados agora serão essenciais para a nota de crédito do país. Essa nota indica se o país é confiável para investir e não vai dar calote.

Atualmente, a Moody's classifica a nota do país em Baa2, dois degraus acima do nível especulativo, com perspectiva negativa (ou seja, com possibilidade de rebaixamento).

"Agora que Dilma Rousseff e seu partido (PT) foram reeleitos para um novo mandato de quatro anos, o governo do Brasil enfrenta o desafio imediato de recuperar a confiança dos investidores e de apresentar um novo começo crível para a economia", diz a Moody's.

Segundo a agência, trata-se de um momento-chave para o Brasil, sendo necessário manter a dívida pública em patamares razoáveis, promovendo o investimento do setor privado e articulando políticas econômicas diferentes do primeiro mandato.

"É provável que, na ausência de uma orientação clara sobre os caminhos econômicos que o governo planeja seguir, os investidores mantenham a cautela, a atividade econômica permaneça subdued [fraca] e os mercados financeiros estejam sujeitos a correções periódicas", afirma o vice-presidente da Moody's, Mauro Leos.

Segundo a agência, os problemas econômicos do Brasil são estruturais e profundos, e reformas relacionadas aos fundamentos econômicos serão necessárias no médio prazo. As informações são do Uol.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 16:29
VEREADOR SUGERE A IMPLANTAÇÃO DE MAIS LIXEIRAS SUBTERRÂNEAS EM SALVADOR

 
A extensão das lixeiras subterrâneas para vários bairros de Salvador, da maneira como foi feita  na Barra, é a sugestão do vereador Euvaldo Jorge (PP) ao prefeito ACM Neto. O objetivo, segundo ele, é melhorar os problemas associados aos resíduos sólidos gerados na cidade, promovendo ainda a educação ambiental: “Esta ação possibilita ao indivíduo construir valores sociais voltados para a conservação do meio ambiente”.
 
De acordo com o pepista, as lixeiras seriam instaladas em locais estratégicos, evitando que o lixo fique exposto ao ar livre e atraia animais nocivos à saúde da população. Isso ajudaria também a reduzir os gastos públicos na área, diminuindo as viagens para o transporte de resíduos e possibilitando a venda dos materiais a indústrias recicladoras ou sucateiros.
 
“O município de Paulínia no Estado de São Paulo implantou as lixeiras subterrâneas com sucesso. As ações desenvolvidas no interior paulista servirão como projeto modelo para a nossa cidade”, aponta Euvaldo.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 16:00
SETOR EMPRESARIAL PEDE A DILMA NOVO RUMO PARA POLÍTICA ECONÔMICA

 

Após a reeleição da presidente Dilma Rousseff, as principais entidades empresariais do país cobraram "mudanças claras e concretas", e não apenas pontuais, na condução da política econômica para os próximos quatro anos.

Uma das providências mais aguardadas pelo setor, na macroeconomia, refere-se à política fiscal e à busca por um superávit primário mais alto.

A redução de gastos correntes – em substituição ao aumento de receita ou corte nos investimentos –, seria o caminho mais curto para esse resultado, considera o gerente de economia e estatística do sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Guilherme Mercês. “Isso ajudaria no controle da inflação, sem a necessidade de subir tanto a taxa de juros, e aliviaria a pressão sobre as contas externas”, avalia o economista.

Outros pontos que pedem ação imediata, na visão da Firjan, são os altos custos da produção, a simplificação tributária e uma reforma trabalhista que priorizasse a flexibilização das relações de trabalho Mercês critica, ainda, o uso de artifícios contábeis que poderiam "camuflar dados oficiais". “Se a opção for pelo aumento do déficit público, que isso fique claro nas estatísticas. E o contrário também, de forma a dar credibilidade à política econômica”, defende.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 15:55
LULU SANTOS APRESENTA SHOW 'TOCA + LULU' EM SALVADOR


Lulu Santos, um dos músicos mais populares do Brasil, vai se apresentar no Bahia Café Hall, no dia 6 de dezembro com o show 'Toca + Lulu'. O show nasceu da turnê Toca Lulu, que o músico levou às estradas depois de lançar um box com o mesmo nome, com 55 músicas marcantes de sua carreira.

Envolto por cenários de inspiração Optica, direção de arte de Karen Araujo, luz de Césio Lima, figurino de Claudia Kopke e com direção musical do próprio cantor, o show, que estreou em setembro em São Paulo, segue com um repertório de muitos sucessos. No setlist constam 'Tudo azul', 'Já é!', 'Tempos modernos', 'A cura', 'Sábado à noite', 'Toda forma de Amor' e tantas outras clássicas canções que marcaram a carreira do artista e a vida de muitos fãs.

O cantor se apresenta acompanhado de sua companheira, a guitarra, e sua banda formada por Sergio Mello (bateria), Silvio Charles (percussão), Jorge Ailton (Baixo), PC (Sopros e Vocais), Hiroshi Mizutani (Teclados), Andrea Negreiros (vocal e percussão) e Pedro Augusto ( Teclados).

Os ingressos para o show, que deve começar às 23h, já estão à venda e custam R$ 55 (pista), R$80 (área vip) e R$ 120 (camarote).
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 15:50
CIDADE MAIS “DILMISTA” DO BRASIL ENFRENTA POBREZA E FOME


A maior votação proporcional alcançada pela presidente reeleita Dilma Roussef (PT) aconteceu em Belágua, a 280 km de São Luís, na região leste do Maranhão. Na cidade de apenas 6.524 habitantes, 93,93% dos votos válidos (3.558 votos) foram dados à candidata petista enquanto Aécio Neves (PSDB) obteve 230 votos.

Pela segunda vez, Belágua entra no cenário nacional por apresentar índices expressivos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em dezembro do ano passado, o município registrou o maior salto econômico do país, subindo mais de mil posições no ranking de cidades por PIB per capita. Reportagem do G1 mostrou que o maior ganho da população foi sair da situação de pobreza extrema para a pobreza, impulsionada pelos programas de assistência social do governo federal somados à produção artesanal e venda de farinha de mandioca.

Dez meses depois, o G1 voltou a Belágua para saber como está a cidade mais "dilmista" do Brasil e constatou que o cenário é o mesmo. Na maior parte do município, falta saneamento básico, água encanada e pavimentação das ruas, por exemplo, mas a população garante que já foi pior.

Neste mês, segundo a Caixa Econômica Federal, 1.292 famílias cadastradas receberam verba do Bolsa Família na cidade. Se consideramos a base mínima de 4 pessoas por família utilizada pelo IBGE, o programa beneficia de forma direta aproximadamente 5.168 pessoas, o equivalente a 79,2% da população belaguense.

Dados do IBGE apontam que, em Belágua, a incidência de analfabetismo é de 52,11%. Apenas três ônibus estão na frota local de veículos e dois hospitais públicos municipais oferecem um pequeno leque de serviços de saúde. A população tem maioria concentrada nas faixas etárias de 5 a 9 anos e 10 a 14 anos. A estimativa é de que, entre 2010 e 2014, o crescimento populacional tenha sido de 667 pessoas, o que leva a população a 7.191 habitantes no total. As informações são do G1.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 15:42
EQUIPE DE RUI COSTA: SURGEM OS PRIMEIROS NOMES PARA O SECRETARIADO



Começam a surgir os primeiros nomes que podem compor o secretario do  governador eleito Rui Costa e um deles  já tem lugar certo no primeiro escalão.    

É o ex-secretário da Fazenda, Carlos Martins, que, além de ter sido o coordenador da campanha, faz parte, no âmbito do PT, da mesma corrente política de Rui Costa, a Reencantar, e é amigo pessoal do govenador eleito. 

Que Martins será secretário é líquido e certo, a dúvida é se ocupará a Casa Civil ou outra secretaria que poderá surgir da reforma administrativa que será implementada.

Entre os atuais secretários, é praticamente certa a permanência do atual Secretário da Fazenda, Manoel Vitorio, que será o coordenador da sua equipe técnica de transição, mas existe a possibilidade dele retornar ao seu posto inicial na Secretária da Administração.  

Os atuais secretários da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, também devem permanecer. O nome de Carlos Mello, atual chefe da Casa Civil,  e André Curvelo são vistos como curingas.

O deputado Nelson Pelegrino, que luta para ser nomeado para a Secretária de Desenvolvimento Urbano - Sedur também poderá ter lugar no secretariado, o que permitiria ao ex-secretário de Comunicação, Robinson Almeida, assumir uma cadeira na Câmara Federal, mas dificilmente assumiria está pasta, onde estão as grandes obras para Salvador.

Outros nomes estão sendo especulados, mas tudo dependerá também do Ministério que o governador Jaques Wagner vai assumir, já que, se for um ministério mais técnico, ele poderá aproveitar muitos dos atuais colaboradores.

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 15:40
NEYMAR E DIEGO COSTA CONCORREM À BOLA DE OURO DA FIFA


A Fifa anunciou oficialmente nesta terça-feira, 28, uma lista prévia de 23 nomes indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2014. E Neymar e Diego Costa, este naturalizado espanhol, são os únicos brasileiros figurando no grupo de finalistas à Bola de Ouro da entidade, que será entregue no próximo dia 12 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Principal nome do Brasil na Copa do Mundo de 2014, o atacante do Barcelona, porém, é um azarão nesta premiação, assim como Diego Costa, que realizou um Mundial ruim pela Espanha, depois de ter se destacado como goleador com a camisa do Atlético de Madrid e em seguida se transferido para o Chelsea.

A Fifa irá anunciar no próximo dia 1º de dezembro os três jogadores finalistas à Bola de Ouro, sendo que a decisão final sobre o vencedor a ser eleito está nas mãos de capitães e técnicos de seleções nacionais masculinas, assim como na de jornalistas escolhidos pela France Football, revista que organiza a premiação em conjunto com a entidade que controla o futebol mundial.

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/10/2014 15:38
RUI COSTA ANUNCIA O COORDENADOR DE SUA EQUIPE DE TRANSIÇÃO


O novo governador da Bahia, Rui Costa (PT), utilizou as redes sociais para anunciar quem será o coordenador da sua equipe técnica de transição. A tarefa caberá ao atual secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório.
 
Em entrevista ao programa Que venha o Povo, na TV. Aratu, o sucessor de Wagner reforçou que o cuidado desta equipe será de fazer a transição e definir um modelo de gestão que será usado a partir de janeiro: “Queremos ver onde é possível economizar, para termos recursos para tocar os projetos que são importantes para o estado”, afirmou Rui.

Hoje à tarde Rui Costa apresenta ao governador Jaques Wagner a lista com os nomes dos membros da equipe técnica. O governador eleito disse que a  equipe deverá formular uma série de modelos administrativos a serem avaliados para implantação no novo governo estadual, a partir de janeiro de 2015.  “Vou alterar a estrutura de secretarias e órgãos. Vamos diminuir o número de secretarias”, disse o governador.

Após aprovado o modelo administrativo que será implantado, o governador enviará o projeto para a Assembleia Legislativa para que ele já possa ser colocado em prática em janeiro. Queremos buscar mais eficiência e diminuir os custos com burocracia, para investir mais no social, nos serviços de saúde", afirmou Rui. 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...4581     Total: 91603



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960