COLUNISTAS
FRASE DO DIA

 "É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for"
 
Francisco Prehn Zavascki
Advogado , filho do ministro Teori Zavascki, falando da morte do pai

 



NOTÍCIAS
17/01/2017 09:45
VEJA 5 DICAS PARA DISTRIBUIR AS MATÉRIAS NO ESTUDO PARA CONCURSOS

 
 
Uma tarefa que todo candidato a concurso público precisa enfrentar - ao menos aqueles que pretendem fazer uma boa preparação - é saber como distribuir as matérias de forma produtiva entre os períodos de estudo. Para que isso possa acontecer, é necessário que os momentos de estudo sejam claramente definidos, e não algo aleatório. Veja os passos iniciais no post da quinzena passada. À primeira vista, parece muito simples organizar as disciplinas pelos turnos de estudo, mas nem sempre percebemos alguns detalhes que fazem com que a estratégia seja realmente eficiente.
 
1) Quantas matérias na programação
Não adianta estudar uma matéria de cada vez até o fim, para depois iniciar outra. Por dois motivos: se sair o edital, você terá um conhecimento muito limitado do conteúdo cobrado. Além disso, quando se deixa de estudar algo por muito tempo (ainda mais um conhecimento novo, recém-adquirido), a tendência é esquecer a maior parte das informações. Supondo duas semanas de estudo para cada disciplina (o que é irreal), seriam necessários alguns meses para retornar à primeira.
 
Por outro lado, começar com um leque muito grande de matérias também traz complicações. O tempo de estudo para cada uma ficará muito reduzido, dificultando o aprendizado e provocando uma sensação de frustração.
 
A solução é o caminho do meio: colocar no planejamento somente o grupo de disciplinas básicas da área para a qual você está se preparando. Devem ser em torno de cinco. Mesmo que depois seja necessário incluir mais algumas, comece pelas que efetivamente caem em todos os concursos da área e que, provavelmente, são requisitos para a compreensão de outras matérias. Conforme você for concluindo o estudo inicial das primeiras, será possível reduzir o tempo dedicado às mesmas (passam para a fase de manutenção, por meio de revisões e resolução de provas de concursos anteriores) e sobrarão períodos para as disciplinas complementares.
 
2) Dissciplinas x períodos
Imaginemos cinco matérias e cinco dias de estudo na semana. Parece óbvio colocar uma a cada dia. E, no início, pode ser mesmo a melhor opção.
 
Com o passar do tempo e o avançar do estudo, você vai perceber que algumas matérias têm conteúdos muito longos ou são mais complexas para você.
 
Nesse caso, é indicado fazer ajustes na programação e colocar mais tempo para essas e menos tempo para as outras.
 
Uma alternativa, se os períodos de estudo forem escassos, é colocar os conteúdos que precisam de mais atenção toda semana, e outros conhecimentos mais simples, de forma quinzenal - mas não dê espaçamento maior do que duas semanas, para reduzir o risco de esquecimento daquela disciplina.
 
Lembre que você não vai esgotar a matéria a cada vez. Deve estudar até o ponto que for possível, dentro do horário estabelecido, e interromper até o novo turno reservado para aquela disciplina. Quando parar, faça uma anotação: "parei aqui - data" para saber de onde retomar da vez seguinte.
 
A título de exemplo, se você estiver se preparando para concursos de nível médio, pode ser que comece com uma distribuição assim:
 
2ª feira – português
3ª feira – direito constitucional
4ª feira – direito administrativo
5ª feira – informática
6ª feira – raciocínio lógico
 
Depois de algum tempo, faça uma avaliação das disciplinas, por tamanho de conteúdo e nível de dificuldade que você tenha no estudo, em relação às outras. Defina o grau de necessidade de tempo que deve ser destinado a cada uma. Seguindo no nosso exemplo:
 
Português: grau 3 – conteúdo extenso e cobrado em todos os concursos
Direito constitucional: grau 3 – conteúdo muito longo e complexo
Direito administrativo: grau 1 – conteúdo menor e mais objetivo
Raciocínio lógico: grau 2 – conteúdo de difícil compreensão
Informática: grau 1 - conteúdo menor e mais objetivo
 
Considerando os fatores acima, podemos optar por uma distribuição desigual, organizada por quinzena, reservando três períodos de estudo para as matérias que receberam grau 3, dois para as que receberam grau 2 e apenas um período na quinzena para as disciplinas pontuadas com grau 1. Note que estamos tratando do momento da preparação, sem edital. Quando o edital for publicado, as matérias deverão ser avaliadas também de acordo com a importância das mesmas na pontuação da prova. 
 
Semana 1
2ª feira – português
3ª feira – raciocínio lógico
4ª feira – direito constitucional
5ª feira – informática
6ª feira – direito constitucional
 
Semana 2
2ª feira – português
3ª feira – raciocínio lógico
4ª feira – português
5ª feira – direito administrativo
6ª feira – direito constitucional
 
3) Alternar tipos de matérias
Quase toda preparação para concurso inclui disciplinas de exatas, tais como matemática, estatística, matemática financeira, raciocínio lógico, e outras de linguística, que são basicamente português e direitos. Acontece que cada grupo desses aciona áreas diferentes do cérebro durante o estudo. Assim, se fazemos uma distribuição de forma a alternar os tipos de matéria nos períodos, conseguimos obter melhor resultado, aumentando o interesse no aprendizado e reduzindo o esforço. 
 
4) Melhor horário – pior matéria
Você vai precisar estudar todas as disciplinas do “pacote” e não há como deixar aquela de que você não gosta fora da programação. Essa é uma grande vantagem de estabelecer antecipadamente o que estudar a cada dia – com a visão do mês todo, fica simples incluir mesmo a matéria mais desagradável na programação, porque você sabe que vai precisar dela na hora da prova e não dá para adiá-la indefinidamente.
 
Mas, é possível suavizar esse “encontro”, se você utilizar o melhor horário de estudo do dia e da semana, aquele momento em que você sente mais disposição e capacidade de concentração (certamente há algum que seja mais produtivo ou “menos pior”) para dedicar à matéria de que você menos gosta ou em que tem mais dificuldade (ou as duas coisas, porque costumam estar juntas).
Portanto, se a 2ª feira é o dia em que você está descansado do fim de semana, coloque ali sua matéria “despreferida”. E use o dia em que costuma estar menos motivado para a disciplina queridinha. Desta forma, fica mais fácil garantir uma produtividade razoável todos os dias e para todas as matérias.
 
5) Ajustes mensais
Resumindo, a distribuição de matérias requer alguns cuidados e um bocado de paciência. Não é algo que se faça de imediato e é necessário testar no modelo diversas opções, até chegar àquela que mais se ajuste à sua realidade.  A cada fim de mês você deve reavaliar o plano e fazer as correções para o mês que vai começar.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 09:31
NILO IRONIZA COLEGAS E REAFIRMA TER 32 VOTOS

 

 
Por meio de sua assessoria, o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) reafirmou ontem que possui 32 votos favoráveis à sua reeleição, e disse que estranhou o fato de os adversários não terem “apresentado um único voto fora de seus partidos (PSD de Ângelo Coronel, e PP de Luiz Augusto”. O liberal também criticou Coronel e Augusto por terem se recusado a participar da prévia sugerida pelo governador Rui Costa.
 
“Esta solução foi aceita pelo governador Rui Costa que atua de forma republicana, como um magistrado, para unir os partidos da base em torno de uma candidatura única. Com desculpas diversas tanto o candidato do PSD quanto do PP descartaram esta solução democrática interna e prosseguem sem demonstrar aos colegas e à Bahia seus apoios”, pontuou, acrescentando que isso evidencia a “fragilidade reforçada pela inexistência de apoiadores fora do nicho de cinco integrantes do PP e de sete do PSD”.

Nilo conta com o apoio da bancada do PT, e do deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), que desistiu de sua candidatura. Samuel Jr (PSC) também decidiu votar no atual presidente. Fabíola Mansur (PSB) também já se pronunciou favoravelmente à reeleição do liberal.(TB)
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 09:25
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO APONTA DESAFIOS DA NOVA PASTA

 

 
Em visita à Tribuna na tarde de ontem, o secretário municipal de Comunicação, Paulo Alencar, falou sobre a estruturação da nova pasta e analisou aspectos do cenário político atual, que pode resultar na candidatura do prefeito ACM Neto (DEM) ao governo estadual em 2018.
 
De acordo com o novo titular da Secom, a antiga Agência Geral de Comunicação funcionava bem no quesito assessoria de imprensa, mas precisa avançar no âmbito da publicidade. “Estamos fazendo essa montagem. O prefeito é uma pessoa muito dinâmica e atrai muito a atenção da mídia, por isso o nosso trabalho na retaguarda é muito grande”, analisou, acrescentando que a secretaria está criando um conceito publicitário para “dar maior visibilidade às ações da prefeitura”.

Alencar também comentou os assuntos inerentes à conjuntura política e econômica, desconversando sobre a possível candidatura de ACM Neto, mas admitindo que, se isso vier a acontecer, será um desafio disputar com o governador Rui Costa. “Cada eleição é uma eleição. As pessoas são analisadas com base no cenário, mas uma eleição tem uma série imponderável de fatores. Tem a ver com o humor das pessoas com a economia, por exemplo”, assinalou.(TB)
 
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 09:24
THAIS FERSOZA LANÇA CANAL NO YOUTUBE E FALA SOBRE MATERNIDADE


Mais uma famosa se rendeu aos encantos do Youtube! Thais Fersoza lançou, nesta segunda-feira (16), o canal “Nasce Uma Mãe” com o objetivo de dar dicas aos internautas sobre maternidade, por meio das experiências que teve com a pequena Melinda, sua única filha com o cantor Michel Teló.
 
No primeiro vídeo, “As Primeiras Descobertas”, a atriz compartilhou emoções que teve logo quando descobriu a gravidez: como a ansiedade de saber o sexo do bebê, as etapas da gestação, e ainda, a artista revelou detalhes de como Michel recebeu a notícia da grande novidade.
 
“Eu comprei aquele exame de farmácia, aquele que diz de quantas semanas você está grávida, pra fazer junto com ele. Foi tão especial! Ele chegou de viagem, eu preparei um jantar especial, fiz um fondue aqui em casa, fiz várias surpresa…Comprei um pingente de coração e dentro tinha duas pegadinhas, uma grande e uma pequenininha que significava o papai e o filhinho. Foi demais! A gente chorava, a gente se abraçava, a gente ria… uma emoção única“, relatou a artista.
 
Thais Fersoza deve voltar às telinhas da Record apenas no fim deste ano. Enquanto isso não acontece, ela se dedica integralmente a pequena Melinda, que hoje está com cinco meses.
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 09:13
FLORENCE CRITICA CAIADO E DIZ QUE OPOSIÇÃO ESTÁ SE DERRETENDO

 
 
 
Para o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, deputado Afonso Florence, Ronaldo Caiado tenta desvincular a imagem do seu partido ao presidente Temer por “sentir que o governo está derretendo”. Segundo Florence, o senador é tão responsável pelo ‘golpe’ quanto nomes como Eduardo Cunha, Aécio Neves e o próprio presidente Temer. “[Ronaldo] Caiado, que sempre foi uma posição da direita brasileira, é filhote da ditadura e fez o golpe com a liderança de Cunha, Temer e Aécio. O DEM é um sócio menor, apesar de original, do golpe aplicado contra a presidente Dilma. Como o governo Temer está derretendo, ele quer pular fora, mas é do mesmo grupo de Temer, Cunha Geddel e Aécio, Está no centro do governo Temer, tem responsabilidade direta com esse golpe e com essa tentativa de tirar direitos, aumentando as despesas, recessão. A recessão, o desemprego, a queda do poder aquisitivo, tudo isso tem relação com a retirada de direitos”, disse à TB. 
 
Florence também comentou as afirmações de Caiado de que o governo fez certo ao aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 que limita o teto dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Para o petista, a medida vai retirar recursos de pastas importantes, como Saúde e Educação. “É o oposto ao obvio. Primeiro que nenhum país sério fez isso, segundo que ele assume a agenda golpista, defende que o governo Temer mandou isso, proíbe na constituição o aumento de gastos na Saúde, Educação e depois diz que não tem haver com o governo, mas está comemorando uma agenda tipicamente golpista. Caiado é golpista e comemora, é golpista porque apoiou o golpe e comemora uma das medidas mais prejudiciais para a população”, afirmou. 

“A direita brasileira, a ultra direita, sempre tem candidatos. Caiado está vendo que há outros defensores de medidas impopulares, fascistas, e está disputando a liderança na direita, sem chance de que o povo brasileiro vote em quem  defende a retirada de serviços do povo”, finalizou Florence, ressaltando as disputas internas da ala direita para ser o candidato à presidência da República no próximo ano.(TB)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 09:11
MP VAI INVESTIGAR NEPOTISMO, COLETA DE LIXO E CARNAVAL EM ITABUNA

 
 
O Ministério Público Estadual instaurou procedimento com o propósito de investigar a prática de nepotismo por parte do atual Chefe do Poder Executivo Municipal, o Prefeito Fernando Gomes. No dia 09 de Janeiro foi expedido, pelo Promotor de Justiça Inocêncio Carvalho (foto), ao Prefeito, bem como ao Procurador Geral, Luiz Fernando Maron Guarnieri e ao Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco José Carmo dos Reis, onde o Promotor de Justiça concede o prazo de dez dias para que seja enviada à Terceira Promotoria de Justiça de Itabuna a relação das pessoas contratadas pelo Município de Itabuna e pela Câmara de Vereadores que possuem vínculos com o Prefeito, vice Prefeito, secretários municipais e vereadores.
 
Na data de hoje, 16.01.2017, foram instaurados mais dois procedimentos investigativos na Promotoria de Justiça de defesa ao Patrimônio Público e Moralidade Administrativa; um com o propósito de investigar as circunstâncias em que foi celebrado o contrato entre a Prefeitura Municipal de Itabuna com a empresa BIO SANEAR TECNOLOGIA LTDA, para prestação de serviços referentes a limpeza pública assinado no dia 03.01.2017, no valor de R$ 3.338.140,40 (três milhões, trezentos e trinta e oito mil, cento e quarenta reais e quarenta centavos), com vigência de sessenta dias.

O outro procedimento investigatório instaurado trata da apuração e análise dos termos do projeto de lei encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo ao Legislativo referente a Reforma Administrativa do Município pretendida pelo Prefeito Fernando Gomes.

O Promotor de Justiça adverte ainda, que a recusa por parte do agente políticos em enviar as informações requisitadas pode resultar em Ação de Exibição, Busca e Apreensão, além da ação Civil pública e ação criminal contra o gestor, presidente da Câmara, dentre as outras autoridades requisitadas.

Por fim, o Promotor de Justiça esclareceu que o Ministério Público tem ação Civil pública instaurada contra o ex Prefeito em relação ao concurso público realizado no ano passado (2016), pois foram identificadas inúmeras irregularidades que embora não sanadas, o Poder Judiciário negou a medida liminar pleiteado pelo Promotor de Justiça e permitiu a realização do concurso. No entanto, o Poder Executivo poderá anular o certame por força do reconhecimento das ilegalidades/irregularidades do Concurso Público. Todavia, nada impede que o classificados/aprovados proponham a competente ação judicial para apreciação do Poder Judiciário.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 09:02
PRESIDENTE DO PT MINIMIZA CRÍTICAS DE ALIADOS

 

 
Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, Everaldo Anunciação minimizou em entrevista à Tribuna as críticas à direção da legenda feitas por várias correntes internas no Encontro Estadual do Muda PT, que aconteceu no sábado (14) em Lauro de Freitas.
 
Do encontro saiu o consenso de que ‘é preciso fazer mudanças profundas’ na legenda, na Bahia e no Brasil. Para Everaldo, as críticas são infundadas e ele desafia os correligionários a apontar alguma decisão que tenha sido tomada de forma monocrática ou restrita a algum grupo dentro da direção do PT baiano. 

Um dos líderes do movimento contrário à atual direção do PT baiano, o deputado estadual Marcelino Galo reforçou no evento “a defesa intransigente da transparência e democracia interna, garantindo a participação efetiva de seus militantes sem que haja intervenções ocasionais como ocorreu no último período”. 

“O PT tem que fortalecer sua democracia interna, garantir a participação e controle de sua militância nas instâncias, e essas forças que hegemonizaram o partido no último período também precisam fazer uma autocrítica”, disse o parlamentar.

Everaldo Anunciação disse ainda à Tribuna que embora “legalmente possa ser” candidato à presidência do PT baiano mais uma vez, ele não tem essa pretensão. “Ser candidato eu posso, mas defendo a renovação. Tenho 10 anos de minha vida dedicados exclusivamente ao PT, seis como secretário-geral e quatro como presidente. Acredito na força da renovação, e defendo a renovação”, ponderou o dirigente petista.(TB)
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:58
CORTE MAIOR DE JURO CONTRIBUI PARA RETOMADA DA ECONOMIA, DIZ BC


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta terça-feira (17), por meio da ata de sua última reunião, quando a taxa básica da economia recuou de 13,75% para 13% ao ano no maior corte em quase cinco anos, que a decisão de intensificar o ritmo de redução dos juros contribui, desde já, para o processo de estabilização e posterior retomada da atividade econômica.

De acordo com a análise da autoridade monetária, esse ritmo maior de corte de juros, porém, não implicará em desvio em relação ao objetivo de levar a inflação para a meta de 4,5% em 2017 e 2018. O BC estima que o IPCA ficará entre 4% e 4,4% no próximo ano, abaixo da meta central de inflação fixada para o período, e entre 3,4% e 4,5% no ano seguinte.

A economia brasileira passa por forte recessão, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) encolhido 3,8% em 2015, o maior tombo em 25 anos, e com estimativa de um recuo de cerca de 3,5% no ano passado (resultado ainda será divulgado pelo IBGE). Para este ano, o governo estima um crescimento de 1%, o mercado vê uma expansão de 0,5%, mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta uma alta de apenas 0,2%. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:49
CORREIOS VÃO VIRAR OPERADORA DE CELULAR A PARTIR DE FEVEREIRO

 

Os Correios vão virar operadora de celular a partir de fevereiro deste ano. A empresa mira os públicos das classes C e D e aposta na qualidade dos serviços e nos nas mais de 12 mil agências em todo o Brasil para alavancar a distribuição como uma operadora móvel virtual.
 
A ideia é antiga na estatal e em 2014 o grupo recebeu a autorização do Ministério das Comunicações para começar a operar. A expectativa é de alcançar um milhão de usuários até o final do ano. A estrutura utilizada será a da empresa EUTV, conhecida como Surf Telecom. 
 
Os Correios prometem simplicidade nos seus serviços, deixando claro para os usuários gastos como minutos de chamadas e dados de internet. A empresa chegou a realizar pesquisa de satisfação das outras empresas e constatou as principais queixas.
 
A ideia inicial dos Correios era vender apenas planos pré-pagos, com chips e recargas sendo vendidas nas próprias agências. Os detalhes da nova operação serão divulgados durante o lançamento, no próximo mês.   (Correio)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:42
TEMER REUNIRÁ ÁREA DE INTELIGÊNCIA PARA MONTAR FORÇA-TAREFA DE COMBATE A FACÇÕES

 

Diante da escalada da violência nos presídios, o presidente Michel Temer convocou os órgãos de inteligência do governo federal para uma reunião nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto. No encontro marcado para o meio-dia, informou o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, o peemedebista vai tentar montar uma força-tarefa dos órgãos de inteligência para combater nacionalmente o crime organizado.

A ofensiva do Executivo federal contra as facções não se limitará à área de inteligência. Mais cedo, às 9h30, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, receberá, na sede do ministério, os secretários de Segurança Pública estaduais e do Distrito Federal para debater a implementação do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo governo há cerca de dez dias.

A reunião entre Moraes e os secretários foi convocada diante da crise no sistema carcerário do país. Ao longo das últimas duas semanas, diversas rebeliões foram registradas em complexos penitenciários, principalmente em estados das regiões Norte e Nordeste. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:31
DÓLAR CAI ANTE REAL COM VOLTA DE LEILÃO DO BC E EXTERIOR


O dólar opera em queda nesta terça-feira (17), influenciado pela volta do Banco Central ao mercado cambial, ao anunciar novo leilão de swap tradicional -equivalente à venda futura de dólares- e também pelo recuo da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior, segundo a Reuters.
 
Às 9h09, a moeda norte-americana caía 1,09%, vendida a R$ 3,2030, depois de ter subido pela segunda sessão seguida na véspera.
 
Os mercados aguardam a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na próxima sexta-feira. Ainda há temores de que sua política econômica possa ser inflacionária, o que pressionaria o Federal Reserve, banco central norte-americano, a aumentar ainda mais os juros e atrair à maior economia do mundo recursos hoje aplicados em outras praças, como a brasileira. Na véspera, a moeda norte-americana avançou 0,52%, vendida a R$ 3,2385. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:24
PREÇOS DO ALUGUEL CAEM QUASE 9% EM 2016

 
Os preços médios do aluguel residencial no Brasil caíram 8,95% em 2016, descontada a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram divulgados pelo índice FipeZap nesta terça-feira (17). A queda nominal (sem considerar a inflação) foi de 3,23%.

Em dezembro, os preços ficaram praticamente estáveis, com variação negativa de 0,02%, registrando valor médio de R$ 29,99 por metro quadrado nas 11 cidades pesquisadas. Todas as cidades monitoradas pelo índice tiveram queda real no preço médio do aluguel em 2016. Apenas em São Bernardo do Campo e Santos não houve queda nominal.

Em Salvador, no acumulado de 2016, os preços do aluguel recuaram 4,46%, segundo o levantamento. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:11
FELIX MENDONÇA DISCUTE PARTICIPAÇÃO DO PDT NO GOVERNO RUI COSTA


O deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente estadual PDT, espera ser chamado por Rui Costa até o próximo dia 20 para discutir a cota do partido no governo petista.

Certo de que o partido perderá para o PSB o controle da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), mas manterá a pasta de Agricultura (Seagri), Félix quer assegurar a permanência da legenda no comando da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e do Ibametro, além de negociar um indicado para a Junta Comercial da Bahia (Juceb). (Coluna Satélite/Correio)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 08:04
ASSEMBLEIA: OPOSIÇÃO ESTÁ ENTRE FORTALECER OTTO OU FICAR NA MÃO DE NILO


A oposição está entre a cruz e a espada em relação à eleição para a Assembleia Legislativa da Bahia. Contrária a reeleição, a bancada oposicionista sairá mal na foto se apoiar o atual Presidente Marcelo Nilo, que tenta a reeleição pela sexta vez. Mas se apoiar o candidato do PSD, Ângelo Coronel, a bancada estará cacifando o Senador Otto Alencar, hoje uma das principais lideranças políticas do Estado e peça fundamental na eleição de 2018.

O cenário é nebuloso. Se a oposição apoiar Nilo e ele vencer a eleição, o resultado vai aparecer como uma derrota do Senador Otto Alencar, enfraquecendo sua liderança. Além disso, esse cenário pode gerar a divisão da base aliada do governador Rui Costa, já que a disputa entre Nilo e Otto tomou ares de disputa de adversários, com um criticando o outro.

O problema para a oposição é que nesse filme, o final é conhecido: fortalecido, Nilo vai viabilizar todas as demandas do governador Rui Costa e articular sua candidatura a Senador, na chapa que terá Jaques Wagner como outro candidato. Com esse cenário, a oposição ganha os cargos na mesa diretora e as benesses tradicionais, mas politicamente fica com pouco, ou nada.

O outro cenário, no qual a oposição apoia o candidato Ângelo Coronel, é politicamente mais interessante, mas o resultado é que o Senador Otto Alencar sairá ainda mais forte da disputa e controlará a Assembleia, aumentando ainda mais seu cacife nas eleições de 2018.

Politicamente, esse quadro beneficia a oposição, já que Nilo não perdoará o senador pela derrota, dividindo a base aliada e abrindo assim perspectivas para acabar com a tranquilidade do governador Rui Costa na Assembleia.

Num quadro como esse, o Prefeito ACM Neto, que lidera a oposição, prefere esperar, mas não pode esperar muito, para não ficar no pior dos mundos, sem participar da Mesa Diretora e deixando a oposição com cara de tucano: em cima do muro.(A.A)


Veja Também: Oposição adia decisão de quem vai apoiar na disputa pela Assembleia

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 07:58
TEMER ESTUDA PRORROGAR CONTRATOS DE PORTOS POR ATÉ 70 ANOS

 

 
O governo de Michel Temer pretende resolver, por decreto a ser publicado nos próximos dias, um problema que se arrasta há anos nos gabinetes governamentais e na Justiça: a renovação dos contratos de arrendamento assinados antes de 1993, muitos já vencidos. A ideia em análise no Planalto é dar a todos eles um prazo adicional de 35 anos, que poderá ser prorrogado até o limite de 70 anos.
 
Entre os beneficiados estão vários arrendatários do Porto de Santos (SP). Em conversa com o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, defende a iniciativa como forma de assegurar investimentos para o setor. "35 mais 35 é um tempo bastante razoável. A ideia de chegar aos 70 anos também tem como base o fato de hoje as concessões das ferrovias terem esse prazo. A medida atende o setor e o poder concedente." Segundo ele, chegou-se a cogitar a possibilidade de não ter nenhum limite de renovação. "Isso acontece em vários países, mas teve resistência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria de Portos (SEP), que acham que não ter limite não seria o ideal neste momento", disse.

Em 2013, quando a Medida Provisória dos Portos, encaminhada por Dilma Rousseff, passou pelo Congresso, uma emenda que previa a prorrogação automática dos contratos e afastava a possibilidade de o governo exigir investimentos foi patrocinada pelo então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ganhou do então deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) o apelido de "emenda Patinhas", por supostamente beneficiar o banqueiro Daniel Dantas. Dilma vetou a emenda. Hoje, os arrendamentos posteriores a 1993 podem prorrogar antecipadamente seus contratos mediante plano de investimentos acordado com o governo.

Ao manter por mais 35 anos os contratos anteriores a 1993, o governo joga por terra o projeto de reformular o Porto de Santos. O governo Dilma queria aproveitar o vencimento de contratos para unir áreas e licitar terminais maiores, adaptados às embarcações mais modernas.(A Tarde/ESP)
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 07:57
REAJUSTE DE BENEFÍCIOS DO INSS VAI CUSTAR R$ 27 BILHÕES

 
 
Os reajustes dos benefícios dos 19,2 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS vão custar R$ 27 bilhões aos cofres públicos em 2017, segundo cálculos da Secretaria de Previdência, do Ministério da Fazenda.
 
Os benefícios acima de um salário mínimo terão reajuste de 6,58% neste ano. A correção, equivalente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2016, foi publicada somente ontem no Diário Oficial da União - a divulgação do indicador saiu no dia 11.

A portaria do governo também estabeleceu que o teto da Previdência Social passa a ser de R$ 5.531,31 - o do ano passado foi de R$ 5.189.82. Na prática, é muito difícil um trabalhador chegar a receber uma aposentadoria igual ao teto, pois é necessário ter um fator previdenciário maior do que 1. O reajuste dos benefícios acima do salário mínimo custará R$ 14,195 bilhões neste ano.

O porcentual ficou acima dos benefícios de um salário mínimo, cujo reajuste obedece a outra regra. Passou de R$ 880 para R$ 937, aumento de 6,4%. O salário mínimo é o piso para o pagamento dos benefícios, como aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte. Cerca de dois terços dos benefícios pagos pelo INSS são de um salário mínimo. O custo do reajuste do salário nos benefícios previdenciários neste ano será de R$ 12,753 bilhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
 
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 07:42
LULA DÁ AVAL PARA BANCADA DO PT NEGOCIAR CARGOS NA MESA DIRETORA DA CÂMARA

 

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval ao PT na Câmara negociar cargos na Mesa Diretora em troca de apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Casa. Segundo interlocutores, Lula considera ser mais importante o partido não ficar de fora do comando da Câmara nos próximos dois anos, como aconteceu na eleição do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2015, quando a sigla lançou Arlindo Chinaglia (PT-SP) e ficou sem cargo.
 
De acordo com interlocutores do deputado do DEM, ele vai propor um "acordo de cavalheiros" ao ex-presidente em troca do apoio. Além da Segunda-Secretaria da Câmara, Maia vai prometer compensar a sigla na divisão das comissões especiais da Casa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 07:34
SENADORA CRITICA NETO E DIZ QUE SALVADOR É A CAPITAL QUE MENOS GASTA COM SAÚDE


A senadora Lídice da Mata disse, em entrevista ao portal Bahia Econômica,  que embora a  esquerda tenha fama de aumentar  impostos para ter um Estado forte, a Prefeitura de Salvador, que, segundo ela,  tem um pensamento mais voltado à direita, prioriza a arrecadação sobrecarregando o contribuinte.

Lidice admitiu que a Prefeitura vem oferecendo intervenções importantes na Orla, mas deixa lacunas importantes nas questões sociais. “Para se ter uma ideia, Salvador é a capital que menos gasta, proporcionalmente, com a saúde pública de seus habitantes no país. Em 2014, foram investidos apenas R$ 215,96 para cada habitante, ou seja, apenas R$ 0,59 por dia. Na Bahia, foram R$ 1,08 e, no Brasil, os governos federal, estaduais e municipais aplicaram, no mesmo período, R$ 3,89 por dia (R$ 1.419,84 ao ano) para cobrir as despesas públicas com saúde dos 204 milhões de habitantes”, disse Lídice. E completou, criticando o Prefeito ACM Neto: “O cidadão comum está pagando para a construção da imagem de um governo perfeito, o que não é ver dade.”

Lídice também afirmou que o excesso de candidatos da base do governo na disputa a presidência da Assembleia Legislativa não é bom. Para ela esse é um momento de diálogo para que a base do governador Rui Costa não seja desfeita. 

A senadora elogiou o governador Rui Costa pela responsabilidade fiscal que teve desde cedo, garantindo os salários em dia e disse que, diante da crise econômica, ele tem se saído muito bem, mantendo projetos importantes nas áreas da Saúde e de Mobilidade Urbana. Veja a entrevista na íntegra.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 07:22
OPOSIÇÃO ADIA DEFINIÇÃO DE CANDIDATO NA ALBA

 
 
A definição da bancada oposicionista sobre a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa vai ficar para dias antes da votação, dia 2 de fevereiro. Após sucessivas conversas individuais com os parlamentares aliados, o prefeito ACM Neto (DEM) disse que a decisão só deve sair no fim do mês. 
 
“Estamos avaliando o melhor caminho”, afirmou. Reservadamente, lideranças da oposição admitem que o adiamento do anúncio elevou o grau de incertezas sobre o espaço que o grupo terá na Mesa Diretora ou mesmo se restará algum para negociar às vésperas da eleição. Entretanto, vão manter a condução do processo nas mãos de Neto. Nos últimos dias, o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) intensificou a ofensiva para conquistar os aliados do prefeito, com quem bateu um papo a dois. (Satélitte)

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/01/2017 07:13
CONSTRUTORA DÁ DESCONTO DE R$ 3 MIL NA COMPRA DE APARTAMENTO NA BAHIA

 

 
Em tempos de economia apertada convencer o consumidor a tirar a mão do bolso está cada vez mais difícil, principalmente, para compras de grande porte como é o caso dos imóveis. Para dar um estímulo a mais em quem quer adquirir a casa nova, a MRV Engenharia lança uma nova ação que oferece R$ 3 mil em desconto para quem usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na aquisição da casa nova. Cerca de 100 empreendimentos da construtora, espalhados por todo o Brasil, fazem parte da promoção. Na Bahia, participam o Parque Solar do Bosque (Salvador) e Parque Forte das Águas (Feira de Santana).
 
Quem deseja aproveitar o desconto da ação FGTS Turbo precisa correr até um ponto de venda da empresa pois a ação vai só até 5 de fevereiro. Segundo o diretor de Marketing da MRV, Rodrigo Resende, o uso do FGTS traz outros benefícios que vão além do pagamento de parte do imóvel. “A utilização do saldo do FGTS para aquisição da casa própria é o melhor destino para o recurso e o cliente ainda tem acesso a linhas de financiamento diferenciadas. A campanha veio para fortalecer e incentivar o uso do recurso e ainda vamos oferecer um bônus de R$ 3 mil, independentemente do valor de FGTS que a pessoa possuir. Dessa forma, contribuímos para que o sonho da casa própria seja realizado”, destaca o diretor de Marketing da MRV, Rodrigo Resende.
 
Entre os critérios para aplicar o FGTS na hora da compra do imóvel estão ter trabalhado sob o regime de contribuição para o FGTS, mesmo que em períodos ou empresas diferentes, não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país e não ser proprietário de imóvel residencial no município onde pretende comprar o novo.(Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...6620     Total: 132392



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960