COLUNISTAS

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

FRASE DO DIA

"Faltou planejamento ao sistema de transporte em Salvador. As linhas aqui são como puxadinhos, foram se estendendo conforme a demanda".

Fábio Mota
Secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador

NOTÍCIAS
22/10/2014 07:43
FLAMENGO ENCARA O INTERNACIONAL NA 30ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

 
O Flamengo irá com o que tiver de melhor à disposição para enfrentar o Internacional, nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio do Maracanã, no Rio, pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo vindo de uma maratona de jogos e de estar a uma semana de disputar a primeira partida das semifinais da Copa do Brasil, o técnico Vanderlei Luxemburgo não deverá poupar nenhum jogador.

Com 37 pontos, o Flamengo ocupa uma posição intermediária na tabela de classificação e precisa de mais três vitórias para afastar o risco de rebaixamento. Por isso, um bom resultado diante dos gaúchos deixará o time mais tranquilo para os dois duelos contra o Atlético Mineiro pela Copa do Brasil.

Assim, os únicos jogadores que ficarão de fora do jogo no Maracanã são os lesionados Wallace e Alecsandro. O volante Márcio Araújo tem chance de atuar, já que está em fase final de recuperação de um desconforto muscular na coxa esquerda. Ele fará um teste antes da partida, mas mesmo que tenha condições é provável que fique no banco de reservas. (Estadão)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 07:27
AÉCIO TEM 53,2% E DILMA 46,8%, DIZ PESQUISA DE JORNAL DO GRUPO RECORD




Segundo pesquisa do Instituto Veritá divulgada ontem o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, teria 53,2% dos votos válidos no segundo turno, enquanto  Dilma Rousseff, do PT, aparece com 46,8%. 

O Instituto Veritá  foi contratado pelo jornal Hoje em Dia de Minas Gerais lpara fazer a pesquisa. O jornal é igado ao grupo Record. Os números são o inverso dos apresentado pelo Instituto DataFolha.

Os percentuais consideram apenas os votos válidos. A pesquisa ouviu quase o dobro dos eleitores ouvidos pelo DataFolha e tem 95% de confiança.
  
Se for considerada a votação total, com brancos e nulos, Aécio tem 47% das intenções. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.
 
A margem de erro da pesquisa é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento do Instituto Veritá foi realizado entre os dias 17 de outubro e 20 de outubro. Foram ouvidos 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros.
 
Ainda segundo essa pesquisa, o índice de rejeição da presidenta Dilma é maior que o de Aécio. O levantamento apontou que 46,1% dos eleitores não votariam na petista de jeito nenhum, enquanto 39,1% afirmam o mesmo sobre o tucano.

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 07:19
FEIRÃO DA SERASA OFERECE DESCONTO NA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

 

 
De 4 a 8 de novembro acontece o Super Feirão Limpa Nome da Serasa, nas modalidades presencial, apenas em São Paulo, e online, para todo o Brasil. A iniciativa tem por objetivo oferecer condições personalizadas de pagamento e descontos especiais aos consumidores inadimplentes.
 
Segundo informações da Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian, os descontos das edições anteriores chegaram a 95%. Durante o período do Super Feirão, os consumidores que desejam quitar suas dívidas podem fazer a renegocaição das mesmas através do site Limpa Nome Online. A ferramenta está disponível também nos outros dias do ano.
 
Ao acessar o site pela primeira vez o consumidor deve realizar um cadastro. Após essa etapa ele será encaminhado a uma página onde são listadas todas as empresas com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. Depois de escolher e clicar no nome da empresa desejada, surge uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). 
 
A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas. Em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 07:05
NOVA PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE AÉCIO E DILMA

 
 

A Pesquisa Datafolha divulgada hoje quarta-feira (22) aponta vitória de Dilma Rousseff com 52% dos votos contra 48% de Aécio Neves, nos percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.  A pesquisa foi encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo".
 
De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 20, o resultado foi o mesmo: Dilma tinha 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos. Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são: Dilma Rousseff (PT): 47%, Aécio Neves (PSDB): 43%, Em branco/nulo/nenhum: 6%, Não sabe: 4%.
 
Segundo o Datafolha, 82% dos eleitores de Dilma acham que a presidente será reeleita. Entre os eleitores de Aécio, 78% acham que o tucano será o vencedor neste segundo turno. Nos segmentos sociais, a pesquisa confirma avanços da petista entre as mulheres, que tem a preferência de 47%; e no grupo das pessoas que recebem entre dois e cinco salários mínimos, com 45% de preferência. No Sudeste, Dilma tem a preferência de 40% dos eleitores entrevistados. O instituto ainda perguntou se o eleitor tem grande interesse pela eleição e 50% responderam sim, contra 39% do registrado no fim de agosto.
 
O Datafolha ouviu 4.355 eleitores no dia 21 de outubro em 256 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01160/2014. 




 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 20:01
APOIO DE LINDSAY LOHAN E NAOMI CAMPBELL A AÉCIO É AÇÃO DE MARKETING


O apoio da atriz Lindsay Lohan e da modelo Naomi Campbell ao presidenciável Aécio Neves (PSDB) é uma ação de marketing, diz o colunista da Folha Ygor Salles. A empresa que fez a ponte com Lindsay e Naomi se chama Hollywood.TV, que tem uma filial brasileira desde o ano passado. Ela é especializada em publicidade com celebridades.

Segundo Ygor, internautas apontaram que a empresa estava por trás da ação porque o post de Lindsay Lohan (que foi apagado posteriormente) continha a hashtag #htvbr. A própria Hollywood.tv não esconde isso, pois fez publicidade da ação em seu site e nas redes sociais.

O colunista disse que um dos sócios da empresa, Jairo Soares, afirma que não houve transação de dinheiro para que Naomi e Lindsay fizessem as postagens a favor do tucano. “Eu vou votar no Aécio, então usei a minha influência para conseguir os posts”, diz Soares.

De acordo com Ygor, Soares explica que, como sua companhia costuma fazer esse tipo de contrato - em que celebridades divulgam marcas que são suas clientes -, ele precisou apenas fazer alguns telefonemas. “A gente tem acesso [a celebridades], pedi a pessoas próximas”. As informações são do #Hashtag.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 19:37
TECON SALVADOR AUMENTA EM 11% AS OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO


As operações de exportação vêm registrando crescimento no Tecon Salvador, segundo informou hoje (21) a empresa. No acumulado de janeiro até setembro de 2014, o terminal movimentou 65,1 mil TEUs, registrando um aumento de 11%.

A Tecon destacou que esse crescimento é estimulado principalmente pelos embarques de celulose, minério, produtos químicos e petroquímicos com destino aos mercados do Extremo Oriente e América do Norte.

A conteinerização de carga vem ganhando espaço junto a outros projetos no Tecon Salvador e é tido como um case de sucesso. O talco em pedra que antes era exportado 100% via navio breakbulk (embarcação de carga solta), teve uma experiência bem sucedida, por exemplo, ao conteinerizar 260 toneladas do produto que saiu de Brumado (interior da Bahia) com destino a Barcelona (Espanha), tendo toda a operação de estufagem e embarque realizada pelo terminal de contêiner de Salvador, entre o final de setembro e início deste mês.

Para o diretor-executivo do terminal, Demir Lourenço Jr, levar para o contêiner cargas que antes eram embarcadas a granel é muito importante. “Esse movimento de atração de cargas possibilita crescimento com oportunidades do setor. Diversificar as cargas é aumentar a movimentação do terminal acima do mercado”, diz.

Os embarques regulares da safra de frutas do Vale do São Francisco que vêm acontecendo desde agosto, com maior pico de movimentação em outubro, impulsionarão ainda mais o crescimento nas movimentações de contêiner cheios transportados pelo terminal de Salvador. Até o momento, foram escoadas 2.508 TEUs, para Europa e Estados Unidos. Para atender as necessidades deste tipo de carga, há um ano foi criado o Reefer Inteligence, célula comercial especializada no atendimento ao cliente deste segmento.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 19:19
S&P NEGA PERSPECTIVA DE ALTERAR GRAU DE INVESTIMENTO DO BRASIL


Não há nenhum aspecto atual que direcione uma mudança do rating soberano do Brasil, segundo Regina Sanches, presidente para o Cone Sul da Standard&Poor’s (S&P).

"Não está na perspectiva da S&P que o Brasil não seja grau de investimento. O que ele é hoje é grau de investimento não bem estabelecido", disse a executiva durante evento realizado pelo Ibri, em São Paulo.

Segundo ela, independentemente de quem assumir o governo no próximo ano, o Brasil precisará se concentrar em um cenário de maior austeridade fiscal e menor inflação.

"Hoje o Brasil tem volatilidades e vulnerabilidades pelas fraquezas estruturais que a macroeconomia tem. Temos que focar em maior austeridade fiscal e menor inflação", disse. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 19:08
AÉCIO DIZ QUE PF TEM QUE INVESTIGAR TUCANOS CITADOS NA LAVA-JATO


O candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) defendeu nesta terça-feira que todas as denúncias feitas pela Polícia Federal sejam investigadas, incluindo aquelas que envolvem o PSDB.

Segundo reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, um auxiliar do doleiro Alberto Youssef disse ontem à Justiça federal que outros parlamentares do PSDB receberam propina no esquema da Petrobras, além do ex-presidente do partido Sergio Guerra, morto em março deste ano.

"Minha posição é muito clara: tudo tem que ser investigado, sem essa questão de filiação partidária", disse Aécio a jornalistas em Campo Grande. Questionado se o PSDB está conduzindo algum tipo de investigação interna para apurar as denúncias, Aécio disse que cabe à Polícia Federal, e não ao PSDB, fazer investigação.

"Nem sei quais são os nomes (citados), não os conheço ainda, mas investigação quem tem que fazer é a Polícia Federal." Segundo ele, o PT sempre barrou investigações contra seus aliados. A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse em diferentes ocasiões que os governos do PT investigam e os do PSDB engavetam. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 18:55
DÓLAR FECHA EM ALTA APÓS PESQUISA INDICAR VANTAGEM DE DILMA


O dólar fechou em alta nesta terça-feira (21), após pesquisa Datafolha de intenções de voto mostrar pela primeira vez a presidente Dilma Rousseff (PT) em vantagem numérica contra Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições, empatados no limite da margem de erro. No início dos negócios, segundo a agência Reuters, a cotação chegou a R$ 2,50.

A moeda norte-americana avançou 0,52%, a R$ 2,4766 na venda.

Na semana, a moeda acumula alta de 1,81%. No mês, de 1,17%. No ano, há valorização acumulada de 5,05%.

Nesta manhã, o Banco Central vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem à venda futura de dólares, pelas atuações diárias. Foram vendidos 1 mil contratos para 1º de junho e 3 mil para 1º de setembro de 2015, com volume correspondente a  US$ 196,7 milhões.

O BC também vendeu a oferta total de até 8 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 3 de novembro. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 67% do lote total, equivalente a US$ 8,84 bilhões de dólares.

O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caiu 3,44%, aos 52.432 pontos, nesta terça-feira (21). Perto do horário de fechamento, os papéis da Eletrobras, da BM&FBovespa e do Banco do Brasil apareciam entre as maiores perdas, caindo mais de 8%. Já as ações da Petrobras recuavam mais de 7%.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 18:49
POSTOS DA REDE SAC ALTERAM ATENDIMENTO PELO FERIADO DO DIA DO SERVIDOR


A Rede SAC terá o funcionamento modificado, no próximo dia 31, em decorrência da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (28 de outubro). O cidadão que necessitar dos serviços oferecidos nessa data pode buscar atendimento em um dos 13 postos situados em empreendimentos comerciais, que estarão abertos.
 
Na capital e região metropolitana, funcionarão as unidades dos shoppings Barra, Bela Vista, Paralela, Salvador Shopping, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pernambués, SAC Servidor e Lauro de Freitas. Já no interior, estarão abertos os postos de Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Itabuna. As demais unidades estarão fechadas e retomarão o atendimento no primeiro dia útil seguinte, nos horários regulares.
 
Mais informações sobre endereços e horários de atendimento dos postos da rede estão disponíveis no Portal do SAC ou pelos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020-5353 (telefone móvel).Atualmente a Rede SAC tem 55 unidades de atendimento em todo o território baiano, das quais 35 postos fixos na capital e interior do estado, 17 pontos avançados do SAC, os Pontos Cidadão e três rotas do SAC Móvel.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 18:32
POPULAÇÃO BAIANA CONTA COM MAIS 303 NOVOS SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR


A Polícia Militar da Bahia formou mais 303 sargentos que passam a atuar na proteção e segurança da sociedade baiana. A formatura foi realizada em diferentes unidades da corporação no estado, nesta terça-feira (21). Na capital, a solenidade ocorreu na Vila Policial Militar do Bonfim com 177 graduados.
 
Familiares, colegas e amigos dos novos sargentos lotaram o espaço no entorno da área cívica da Vila Militar para prestigiar os graduados. Na cerimônia, a madrinha, paraninfo e amiga da turma, capitã Carina Fernanda, tenente Joseval Lopes e a soldado Flávia Emanuela, respectivamente, que foram homenageados pela tropa.
 
Os três primeiros colocados do curso foram homenageados pelo Comando-geral da PMBA com placas, visando motivar os estudos e constante aperfeiçoamento na instituição. “[Vou] continuar a difícil e árdua missão policial, sempre buscando manter e preservar a ordem pública”, disse o primeiro colocado, sargento Oseias Souza.
 
Na companhia do subsecretário da Segurança Pública, Ari Pereira, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, recomendou os sargentos a exercererem a nova jornada sempre cumprindo e fazendo cumprir a lei. Depois de prestar o juramento de servir à sociedade, receber os certificados e desfilar em continência à mais alta autoridade, a tropa recebeu os cumprimentos.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 18:30
CONHEÇA OS DIREITOS DE QUEM DESISTE DE COMPRAR IMÓVEL NA PLANTA

 
O que acontece com quem desiste de comprar um imóvel na planta? Perde todo o dinheiro que pagou? Tem direito a algum reembolso? E de quanto é esse valor? Segundo o advogado especialista em Direito Imobiliário Rodrigo Karpat, da Karpat Sociedade de Advogados, nesse caso, a construtora recebe o imóvel de volta, mas deve devolver uma parte do que foi pago pelo comprador.
 
"O valor da devolução deve ser de no mínimo 75% do que foi pago, no caso de a culpa do distrato ser do comprador", explica o advogado.Quando a culpa é da construtora, no caso de atraso na entrega do imóvel, por exemplo, a devolução do valor deve ser de 100% e atualizada monetariamente. Pela lei, a construtora pode atrasar a entrega em até 180 dias, de forma justificada. "Mas há empresas que chegam a atrasar anos", diz.
 
Para o presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo, Marco Aurélio Luz, além de fatores como desemprego, que são alheios à vontade do comprador, é possível notar falta de planejamento dos candidatos à compra da casa própria. Segundo ele, o ideal é que a pessoa já faça uma simulação de financiamento antes de comprar o imóvel na planta.
 
Rodrigo Karpat concorda. "Muitas vezes a prestação do imóvel na planta é baixa, mas, na hora de financiar, a pessoa descobre que não tem a renda necessária e acaba tendo de entregar o imóvel antes da entrega das chaves", explica. (Uol)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 18:15
PARA ELEITORES, DILMA É CANDIDATA DOS POBRES E AÉCIO NEVES, DOS RICOS


Pesquisa Datafolha desta segunda-feira (20.10) mostra a opinião dos eleitores sobre o desempenho do futuro presidente em diversos aspectos, como educação, economia, saúde, violência e ricos e pobres.

Para a maioria, Dilma Rousseff, presidente e candidata à reeleição pelo PT, será quem defenderá os mais pobres e Aécio Neves, que concorre à Presidência pelo PSDB, irá defender os mais ricos.

Os entrevistados ainda veem o tucano como o candidato mais bem preparado para combater a violência. Já na pergunta sobre quem deve se sair melhor na área da saúde, Dilma e Aécio estão praticamente empatados.

A pesquisa ainda ouviu a opinião sobre quem cuidará melhor da educação e a vitória foi de Dilma. A atual presidente também foi apontada pela maioria como quem esta mais preparado para manter a estabilidade econômica.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 17:55
ROBERTO CARLOS CONFIRMA SHOW EM SALVADOR


 

O cantor Roberto Carlos confirmou, por meio de seu site oficial, que fará show em Salvador neste fim de ano. A data escolhida foi 29 de novembro, na Arena Fonte Nova, a partir das 21h30.

O valor do ingresso ainda não foi divulgado, mas eles estarão à venda a partir do dia 30 de outubro pelo telefone 4003-1212 e no site www.ingressorapido.com.br.

Antes disso, acontecerá um período de pré-venda, entre 24 e 29 de outubro. Até o dia 28, a venda será exclusiva para clientes Credicard e portadores de cartões Credicard e Dinners. Será permitido a compra máxima de 4 ingressos por cartão. Já no dia 29, a venda será liberada para os portadores de Milhas Smiles (Gol).

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 17:46
YOUSSEF É ABSOLVIDO EM PROCESSO


Na primeira sentença de processo desencadeado pela Operação Lava-Jato da Polícia Federal, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou nesta segunda-feira Renê Luiz Pereira a 14 anos de prisão em regime fechado por tráfico internacional de drogas.

A polícia chegou até Pereira a partir do rastreamento de movimentação financeira dele com o empresário Carlos Habib Chater, ligado a Youssef. No mesmo despacho, Chater foi condenado a 5 anos e 6 meses de prisão, e André Catão de Miranda a quatro anos de reclusão em regime fechado, ambos por lavagem de dinheiro para o tráfico.

Youssef foi inocentado nessa ação. O juiz acolheu os argumentos do advogado do doleiro, de que Youssef apenas cedeu seu escritório para recebimento e entrega do montante, sem conhecimento de que provinha do tráfico de drogas.

Chater foi considerado culpado e teve pena estabelecida pelo crime de lavagem de parte do dinheiro que teria sido usado por Pereira para pagamento de despesas do tráfico. Pela decisão de Moro, Pereira seria responsável por uma carga de 698 quilos de cocaína que foi apreendida em 21 de novembro do ano passado em Araraquara, São Paulo. Chater teria ajudado na movimentação de US$ 124 mil para a Europa e depois para a Bolívia como pagamento de fornecedores de drogas. O grupo teria usado o Posto da Torre, em Brasília, e uma empresa em Curitiba para movimentar parte da quantia, segundo as investigações.

Ainda que inocentado, Youssef segue preso porque responde a processos por corrupção e lavagem de dinheiro. Chater e Pereira estão detidos desde o início da Lava-Jato, em 13 de março deste ano. As informações são do O Globo.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 17:34
VEREADOR SOLICITA MELHORIAS EM PAU DA LIMA E SÃO MARCOS

 
 
O vereador Geraldo Júnior (SDD) esteve com o prefeito de Salvador, ACM Neto, em visita a comunidade de Coroado, no bairro São Marcos, e também caminhou pela comunidade da Baixa de Paracaína, no bairro Pau da Lima.
 
O edil solicitou ao prefeito a reforma da Praça Nossa Senhora Auxiliadora, em Coroado, além de obras de contenção e recuperação de escadarias. Em Pau da Lima, foi cobrada a realização de obras de saneamento básico, reforma e telamento do campo de futebol, além de escadaria e pontes.
 
“São inúmeras demandas e pedidos que chegam para melhorias nas comunidades. Vou intervindo e elaborando ofícios, contando com esse apoio da Prefeitura e dos órgãos competentes. Tem sido uma parceira muito boa, graças a Deus. O prefeito ACM Neto tem feito um excelente trabalho e vem crescendo cada vez mais a nossa cidade”, afirmou Geraldo Júnior.
 
Também em visita as comunidades estiveram o secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Fontana; a presidente da Limpurb, Kátia Alves; a secretária municipal da Ordem Pública, Rosemma Maluf; o superintendente da Transalvador, Fabrízzio Muller; e o diretor municipal de Esportes, Téo Senna.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 17:32
CHEQUES SEM FUNDOS DIMINUEM EM SETEMBRO, APONTA SERASA

 
 
O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos foi 1,84 %, em setembro, representando uma queda de 0,18 ponto percentual em relação a agosto, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Já na comparação com setembro do ano passado, houve aumento de 0,03 ponto percentual.
 
Nos primeiros nove meses deste ano, o percentual de cheques devolvidos foi 2,07%. Já no mesmo período do ano passado, o índice ficou em 2,02%. Entre os estados brasileiros, Roraima liderou o ranking de cheques sem fundos nos primeiros nove meses de 2014, com 11,57% de devoluções. O Amazonas foi o estado com o menor percentual (1,13%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,32% de cheques devolvidos, enquanto o Sudeste apresentou o menor percentual (1,57%).
 
Para os economistas da Serasa Experian, a queda em relação a agosto é sazonal, por causa do Dia dos Pais, quando a inadimplência disparou. O aumento da inadimplência em relação à 2013 é reflexo do agravamento do quadro conjuntural: inflação elevada, juros altos e estagnação econômica.
 
A pesquisa da Serasa Experian calcula a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. O levantamento só considera a segunda devolução por falta de fundos. (Agência Brasil)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 17:30
ANEEL SUSPENDE REAJUSTE DE TARIFA DA CEEE


O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta terça-feira, 21, que a distribuidora CEEE teve o reajuste tarifário suspenso devido a uma dívida de cerca de R$ 20 milhões em obrigações setoriais. Segundo Rufino, a despesa que não foi paga pela empresa se refere à energia produzida pela usina de Itaipu e com o fundo setorial Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que banca programas sociais e subsídios da conta de luz.

Rufino explicou que a lei impede que o reajuste seja aprovado caso a empresa esteja inadimplente em suas obrigações intrassetoriais. Assim, a tarifa cobrada atualmente é prorrogada. Embora tenha calculado o aumento tarifário à que a CEEE teria direito, pela primeira vez, a Aneel não divulgou o índice. Antes, o órgão regulador costumava aprovar o reajuste e impedir sua aplicação prática até que a dívida fosse paga. Isso foi feito por diversas vezes com a Celg.

"Agora, decidimos que atende melhor ao comando legal não conceder, não aprovar e não deliberar o reajuste", disse Rufino. Ainda segundo o diretor, quando regularizar sua situação e pagar a dívida, a empresa terá o reajuste tarifário aprovado, mas a CEEE não terá direito a efeito retroativo.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 17:16
AGÊNCIA DE RISCO CORTA NOTA DE CRÉDITO DA PETROBRAS


A agência de classificação de risco Moody's cortou a nota da dívida da Petrobras em real e em moeda estrangeira nesta terça-feira (21). A classificação caiu um degrau, de "Baa1" para "Baa2". Isso sinaliza menos confiança para os investidores aplicarem seu dinheiro na empresa.

Apesar do rebaixamento, a estatal ainda ficou num nível de "grau de investimento", ou seja, é considerada uma boa pagadora, uma empresa recomendável para se investir. A agência manteve a perspectiva da estatal como negativa, o que indica que pode cortar novamente a nota em sua próxima avaliação.

Em comunicado, a Moody's disse acreditar que o nível de endividamento da Petrobras só deve começar a diminuir em 2016, contrariando as avaliações anteriores da empresa. As informações são do uol.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/10/2014 16:55
INDÚSTRIA DA 'BIECONOMIA' PLANEJA INVESTIR MAIS, DIZ CNI


De cada 100 industriais que fabricam produtos associados a processos biológicos, 55 esperam investir mais nessa área nos próximos três anos. E 53 disseram que já alocaram mais recursos nessa área nos últimos três anos. É o que mostra pesquisa inédita que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) deverá divulgar na quinta-feira, 23, durante o 3º Fórum de Bioeconomia - políticas públicas e ambiente para inovação e negócios no Brasil, a ser realizado em São Paulo, no hotel Grand Hyatt.

Esse termo novo, que se refere à produção associada a processos biológicos, abrange desde o agronegócio até a nanotecnologia. É considerada como a nova fronteira do desenvolvimento econômico, dada a demanda por produtos e processos sustentáveis. O Brasil é apontado como uma potencial referência mundial em bioeconomia por 93% dos industriais entrevistados. Porém, para 76%, o País não tem aproveitado essa suposta vantagem.

O principal entrave é regulatório. A legislação de 14 anos que disciplina o acesso ao patrimônio genético dificulta o acesso dos pesquisadores, por exigir autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Cgen). Esse colegiado tem sido lento em analisar os pedidos e, nos últimos dez anos, só autorizou um em cada três solicitações de pesquisa.

Há também um componente de insegurança jurídica, pois empresas que fabriquem produtos originados na cultura tradicional - como, por exemplo, um medicamento criado a partir do conhecimento de indígenas sobre as propriedades de plantas - precisam dividir o ganho com os detentores do saber. Mas os critérios para essa repartição não são claros. Ainda assim, o Brasil tem registrado casos de sucesso, em que produtos e processos gerados em laboratórios ganharam escala comercial.

A pesquisa da CNI abrangeu também uma amostra mais ampla, formada por empresários, autoridades do governo e acadêmicos. Desses 81,5% consideram que o Brasil tem vantagens em comparação com os demais países para atuar em bioeconomia. A principal delas é a biodiversidade. Porém, nessa mesma amostra, 92,3% consideram que o País tem desvantagens, sendo a número um o marco regulatório inadequado.

As áreas apontadas como as mais promissoras são: agricultura, biocombustíveis, farmacêutica, agronegócio, biotecnologia, energética e alimentícia.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...4557     Total: 91139



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960