COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE AS 2 PRIMEIRAS SEMANAS DO GOVERNO TEMER?

FRASE DO DIA

"Não muda nada. Quem como eu que ganhou e perdeu eleições, já esteve em cima e embaixo das roda gigante, sei da transitoriedade da vida e sobretudo da política. Vou continuar agindo como sempre agi. Errando e acertando, mas procurando fazer o que acho que é melhor para a minha cidade, meu estado e meu país"

Geddel Vieira Lima
Ministro Articuação Política falando sobre a relação ente governo e oposição

NOTÍCIAS
19/05/2016 12:13
BAHIATURSA DIVULGA BAHIA PARA ESTADOS DO SUL E PAÍSES DO MERCOSUL


Profissionais de turismo, jornalistas nacionais e internacionais, operadoras e agentes de viagens do Mercosul, formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, estarão reunidos na sexta-feira, 20, e no sábado, 21, na 22ª BNT Mercosul. A Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) divulga as 13 zonas turísticas do estado no evento, que acontece no Centreventos em Itajaí (Santa Catarina).
 
Presente com estande próprio, a Bahiatursa mostrará os atrativos e roteiros, bem como os segmentos e produtos turísticos baianos. A equipe atenderá o público e a imprensa, durante o evento, e realizará capacitação com o objetivo de treinar os profissionais do turismo para que possam vender mais e melhor o destino e assim gerar maior fluxo turístico desses mercados para o estado.
 
“Como sempre, representantes do trade turístico estarão presentes, em parceria com a Bahiatursa, divulgando seus roteiros e produtos”, diz o superintendente, Diogo Medrado, que justifica a presença do estado com a importância que os mercados sulistas do Brasil e os outros países do Mercosul têm para o turismo baiano. Uma baiana tipicamente trajada distribuirá fitinhas do Senhor do Bonfim.
 
“A BNT Mercosul é uma excelente oportunidade de divulgação para um público de cerca de milhares visitantes qualificados. Temos 13 regiões, cada uma com suas características, atendendo os turistas de praia e sol, natureza, aventura, com todo nosso apelo cultural. A estratégia do governo do estado é promover toda essa diversidade dentro e fora da Bahia”, afirma Diogo.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 11:55
NÃO HÁ GOLPE EM CURSO NO BRASIL, DIZ REPRESENTANTE DOS EUA NA OEA

 

 
Na mais enfática manifestação dos Estados Unidos sobre a crise política no Brasil até agora, o representante do país na Organização dos Estados Americanos (OEA), Michael Fitzpatrick, disse nesta quarta-feira, 18, que não há "golpe branco" e que o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff ocorre em respeito às instituições e à Constituição brasileiras.
 
As autoridades americanas vinham adotando um tom cauteloso em suas manifestações sobre a crise política no Brasil, tratando a questão como um assunto interno. Na quarta, Fitzpatrick expôs uma posição mais clara e direta sobre o tema.

"Há um evidente respeito às instituições democráticas, uma clara separação de Poderes, rege o Estado de Direito e há uma solução pacífica de disputas", declarou o representante americano durante reunião do Conselho Permanente da OEA. "Nada disso parece existir na Venezuela hoje e essa é a preocupação."
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 11:45
BARRACAS DO CENTRO HISTÓRICO TRAZEM IMAGENS DE PONTOS TURÍSTICOS

 
 
Em parceria com a Schin, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) acaba de entregar aos barraqueiros do Centro Histórico de Salvador  mais 45 barracas padronizadas e personalizadas com imagens de pontos turísticos de Salvador. Para emblemar o layout dos equipamentos, foram escolhidas fotos da Ponta de Humaitá, Farol da Barra, As Gordinhas, Farol de Itapuã e Elevador Lacerda.  
 
Segundo a secretária da Semop, Rosemma Maluf, já existiam barraqueiros do Terreiro de Jesus e do Pelourinho, sendo que alguns deles trabalham no local há mais de 30 anos. “No total, 90 novas barracas foram entregues.  As barracas que usavam antes eram bem antigas, então, idealizamos esse projeto de um equipamento mais moderno, harmonioso e com a estética do Pelourinho, além da padronização com o nome dos proprietários. O benefício é uma nova estética e um novo ordenamento”, disse a secretária, observando que outra novidade é que todos os ambulantes licenciados e de diversos segmentos, que trabalham no Pelourinho, vão receber crachá e coletes. A depender do segmento, terá que usar os dois. 
 
Com as novas barracas, também foram introduzidas mesas e cadeiras de madeira, todas padronizadas na área do Terreiro de Jesus. Antes eram plásticas. Também foi feita a melhoria de iluminação, além da capacitação dos barraqueiros pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “A Terça da Benção é um evento emblemático e tradicional. Nosso objetivo é resgatar essa festividade que sempre teve uma grande presença do público local, nós vamos continuar com o ordenamento no Pelourinho”, afirmou Rosemma.
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 11:19
INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS TEM MENOR NÍVEL DESDE 2010

 
 
A intenção de consumo das famílias atingiu 69,9 pontos em maio, em uma escala de 0 a 200. Este é o menor nível já registrado desde quando a pesquisa foi iniciada, em janeiro de 2010, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
 
Na comparação com abril, o índice teve queda de 4,6%. Já na comparação com maio de 2015, queda na intenção de consumo foi maior, de 27,5%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19).
A queda foi maior entre as famílias que ganham até 10 salários mínimos. Para esse grupo, a intenção de consumo caiu 29% na comparação com maio de 2015. Entre os grupos que têm uma renda maior, o recuo foi de 19,6%. Já entre as regiões, a maior queda da comparação anual foi registrada no Norte, com 32,6%, seguido pelo Nordeste, com 30%. No Sudeste, a intenção de consumo diminuiu 26,7%; no Sul, 25,4% e no Centro-Oeste, 22,8%.
 
O indicador que apresentou a maior queda em maio foi o nível de consumo atual, com recuo de 8,7% na comparação com abril e 39,2% em relação ao mesmo período de 2015. A maior parte das famílias, 65,9%, afirma que que está comprando menos que no ano passado. Houve também queda no indicador de consumo de bens duráveis, que chegou a 42,9 pontos. O nível representa queda mensal de 3,7%, e de 39,1% na comparação com maio de 2015. A grande maioria das famílias, 75,7%, considera o momento atual desfavorável para compra desse tipo de bem.(G1)
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 11:02
HILTON COELHO PEDE MAIS LUTA DO GOVERNO NO COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

 
 
O presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Hilton Coelho (PSOL), em relação ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acredita que “essa data é extremamente importante para mobilizarmos a sociedade e incentivar as denúncias dos casos de violência contra crianças e adolescentes. O abuso e a exploração sexual ainda são temas muito camuflados. O número de casos é muito maior do que realmente aparece nas denúncias”.
 
A Lei Federal 9970/2000 instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para mobilizar, sensibilizar e informar sobre o assunto. O dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque nesse dia, em 1973, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de oito anos de idade foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada na cidade de Vitória (ES). Os assassinos Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla.
 
“Esperamos empenho dos governos federal, estadual e municipal responsabilidade na tarefa de fiscalizar o trabalho infantil e exploração sexual. A Câmara Municipal, precisa atuar no cumprimento das leis que amparam a criança e ao adolescente. Que a prefeitura valorize e dê aos conselheiros tutelares condições dignas de trabalho. Os governos não dão prioridade às áreas que poderiam ajudar a aliviar as dificuldades enfrentadas por famílias de baixa renda: não priorizam saúde, educação, moradia, saneamento básico, programas de geração de renda, treinamento profissional, entre outros. Salvador deve ser uma cidade turística que respeita seu povo. A exploração sexual, a relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes deve ser punida como criminosa e quase sempre relacionada a redes mais complexas. O trabalho, abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes e devem ser punidos”, finaliza Hilton Coelho.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:50
ARRECADAÇÃO CAI 7,1% PARA R$ 110 BI, O PIOR ABRIL EM 6 ANOS


 

A arrecadação de impostos e contribuições federais do governo somou R$ 1110 bilhões em abril, o que representa uma queda real de 7,1% frente ao mesmo mês de 2015. Foi o pior mês de abril desde 2010, segundo números da Secretaria da Receita Federal.

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, a arrecadação totalizou R$ 423 bilhões, com queda real de 7,91% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado da parcial de janeiro a abril também é o pior para este período desde 2010.

A frado desempenho da arrecadação acontece em meio à maior recessão de história brasileira. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 3,8% e a previsão de analistas é de uma retração semelhante neste ano. Com a economia fraca, cresce o desemprego e a inadimplência e recuam as vendas de produtos e serviços, o que leva à redução no pagamento de impostos.

A Receita Federal informou que a queda da atividade econômica influenciou para baixo o resultado da arrecadação. Em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2015, a produção industrial recuou 11,4%, as vendas de bens caíram 7,94% e o valor em dólar das importações recuou 31,4% - influenciado também pela alta do dólar. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:41
BOVESPA OPERA EM QUEDA


A Bovespa opera em queda nesta quinta-feira (19), com investidores ainda repercutindo a possibilidade de um aumento na taxa de juros dos Estados Unidos ainda em junho.Às 10h12, o Ibovespa, principal indicador da bolsa, caía 1,08%, aos 50.013 pontos.

Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, divulgou ata de reunião em que discutiu o rumo dos juros nos Estados Unidos. O documento indicou que é possível que as taxas aumentem ainda em junho - o que preocupa outros mercados, como o Brasil. Taxas mais altas nos EUA atrairiam para lá recursos atualmente aplicados em outros países. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:37
DÓLAR OPERA EM ALTA, COM EXPECTATIVAS SOBRE ALTA DOS JUROS NOS EUA


O dólar opera em alta nesta quinta-feira (19), ainda impactado por expectativas em relação a uma eventual alta nos juros dos Estados Unidos em junho, e também reagindo à queda do petróleo no mercado internacional.

Às 9h49, a moeda norte-americana subia 0,97%, a R$ 3,5973 na venda. Na quarta-feira (18), o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, sinalizou a possibilidade de aumento de juros em junho. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:22
RUI ENTREGA SISTEMA DE ÁGUA, EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS E DE SAÚDE NO INTERIOR


Mais de sete mil pessoas de Sátiro Dias, no nordeste da Bahia, serão beneficiadas com a ampliação do sistema de abastecimento de água do município, que será inaugurado nesta sexta-feira (20), às 10h30, pelo governador Rui Costa.

O governo baiano investiu R$ 2,64 milhões para melhorar o abastecimento de água. Rui também atenderá associações de agricultores dos municípios de Heliópolis, Pedro Alexandre e Araças com a entrega de três tratores agrícolas com implementos. A solenidade ocorrerá na Praça Juracy Magalhães Jr, na sede de Sátiro Dias. Antes do evento, o governador visita a creche municipal localizada no bairro Cidade Nova, a Academia de Saúde e a Unidade Básica de Saúde da sede.  

Antes da solenidade, às 9h, no distrito de Pocinhos, a 10 km da cidade, Rui inaugura a quadra coberta com vestiário e entrega a Unidade Básica de Saúde completamente reformada e ampliada. A caminho da sede, Rui visita as instalações do sistema de abastecimento de água e descerra a placa de inauguração.  

Ao final da viagem, às 12h, o governador também visita o Colégio Democrático Estadual Professor Edgard Santos.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:20
DESENBAHIA GARANTE CRÉDITO PARA PRODUTORES DURANTE BAHIA FARM SHOW


 

O presidente da Frente Parlamentar da Micro, Pequena e Média Empresa, deputado estadual Eduardo Salles, comemorou o anúncio feito nesta quarta-feira (18) pela Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) de que vai disponibilizar financiamentos de até 100% do valor de projetos de irrigação, correção e melhoria do solo, armazenagem e sistema de geração de energia solar durante a Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola que acontece entre os dias 24 e 28 de maio em Luís Eduardo Magalhães.
 
“Essa ação da Desenbahia ganha ainda mais importância por ajudar o médio produtor, que geralmente fica desassistido”, comenta o parlamentar, que pleiteou o financiamento junto a Agência de Fomento acompanhado do presidente da AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Julio Busato. “A Bahia Farm Show é uma das maiores feiras de agropecuária do país em volume de negócios e fundamental para o desenvolvimento rural baiano”, diz.
 
“Somos parceiros dos produtores e queremos fomentar o crescimento da agropecuária baiana”, explica o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho. Segundo ele, no ano passado a agência liberou aproximadamente R$390 milhões em financiamentos. “A Desenbahia se consolidou como o principal financiador do agronegócio na Bahia”, diz.
 
Em 2016, a Desenbahia vai financiar até 100% de projetos com valor até R$ 5 milhões para produtores que já são clientes e estão com os pagamentos em dia. Para novos clientes, o financiamento vai até 90% de projetos com valor até R$ 4 milhões. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:14
BANCOS ESTIMAM ROMBO DE R$ 104 BILHÕES PARA O GOVERNO EM 2016


As contas do governo deverão registrar um déficit primário (despesas maiores do que receitas, sem contar o pagamento de juros) de R$ 104 bilhões neste ano, segundo estimativa feita por instituições financeiras e divulgada nesta quinta-feira (19) pelo governo.

A informação consta no "Prisma Fiscal" - sistema de coleta de expectativas de mercado financeiro para acompanhamento das principais variáveis fiscais brasileiras - que é feito pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Segundo o governo, houve deterioração da expectativa dos bancos para o rombo nas contas do governo neste ano, visto que, no mês passado, a previsão das instituições financeiras era de um déficit primário de R$ 100,4 bilhões para 2016.

Para o próximo ano, porém, a previsão das instituições financeiras consultadas pelo Ministério da Fazenda é de um rombo de R$ 92 bilhões nas contas do governo. Apesar do valor ainda ser elevado, houve melhora frente ao mês anterior - quando a estimativa era de um resultado negativo de R$ 103,5 bilhões para o ano que vem.

Se esse cenário se concretizar, serão quatro anos consecutivos com as contas públicas no vermelho, visto que, em 2014, já foi contabilizado déficit. E que, para o consolidado de 2015, o houve um rombo recorde de R$ 114,9 bilhões, gerado em parte pelo pagamento das chamadas "pedaladas fiscais" - repasses a bancos oficiais que estavam atrasados. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 10:08
CONTADOR ROUBA MAIS DE R$17 MILHÕES DA CANTORA ALANIS MORISETTE

 


A estrela pop Alanis Morissette foi lesada em quase cinco milhões de dólares (pouco mais de R$17.500 milhões) pelo seu antigo contabilista. No processo instaurado num tribunal de Los Angeles, a cantora alega que Jonathan Schwartz transferiu dinheiro para a sua própria conta sem permissão.

Quebra de contrato, fraude e negligência são outras das acusações contra o homem que geriu as finanças de Morissette entre 2009 e 2016, e que foi despedido em março. Só então, o novo contabilista descobriu os levantamentos de dinheiro suspeitos, 116 no total, correspondendo a mais de 4,7 milhões de dólares. Jonathan defende que tais transferências foram para um fundo de investimento num negócio de uma plantação de maconha em nome da cantora e para evitar taxas extras. Alanis nega tudo.

Schwartz também teria transferido oito milhões de investimentos nos quais ele prometera nunca tocar e que valiam à artista grandes juros.  Alanis pede a Schwartz uma indemnização de 15 milhões de dólares (R$ mais de R$52.500 milhões). (OFuxico)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:52
DESEMPREGO NA BAHIA CHEGA 15,5%, MAIOR TAXA DO PAÍS

 


 
A Bahia foi o estado com maior alta no número de desocupados no primeiro semestre de 2015. Com 15,5%, o estado ficou bem acima da média nacional que foi de 10,9%. Entre as regiões a região Nordeste também apresentou a maior taxa com 12,8%, e a região Sul, a menor, 7,3%. No Brasil a taxa de desocupação subiu em todas as grandes regiões no 1º trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Na comparação anual, foi observada elevação de 3,4 pontos percentuais na taxa de desocupação do Sudeste, a maior elevação entre as regiões. 
 
Todas as grandes regiões apresentaram diferenças significativas na taxa de desocupação por sexo. No Brasil, a taxa ficou em 9,5% para os homens e 12,7% para as mulheres, uma diferença de 3,2% . A região Norte mostrou a maior diferença (5,4%  maior para as mulheres) e as regiões Sul e Sudeste apresentaram a menor diferença (2,9%  maior para as mulheres).

Por nível de instrução, a maior taxa de desocupação, no Brasil, foi observada para pessoas com ensino médio incompleto (20,4%). Para o grupo de pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi estimada em 13,3%, mais que o dobro da verificada para aqueles com nível superior completo (5,9%). Esse comportamento se repete entre as grandes regiões.
 
Por grupos de idade, a taxa de desocupação da população de 18 a 24 anos, no Brasil, foi de 24,1%. Nas regiões Sudeste (25,5%) e Nordeste (27,4%) a taxa de desocupação das pessoas de 18 a 24 anos foi maior que a média nacional para a idade. A região Sul (17,2%) apresentou a taxa menos elevada. Destaca-se, ainda, a alta taxa de desocupação no Sudeste para as faixas de 14 a 17 anos (48,4%).

Em relação ao nível de ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) o Brasil ficou em 54,7% no 1º trimestre de 2016. Apenas a região Nordeste (49,0%) ficou abaixo da média do país. Nas demais regiões, o nível de ocupação foi de 59,8% no Sul, 58,6% no Centro-Oeste, 55,9% no Sudeste e 55,0% no Norte.
 
Santa Catarina (60,4%), Rio Grande do Sul (59,8%) e Mato Grosso do Sul (59,7%) apresentaram os maiores percentuais, enquanto Alagoas (42,8%), Rio Grande do Norte (46,7%) e Ceará (47,2%) apresentaram os níveis de ocupação mais baixos.
 
No 1º trimestre de 2016, os percentuais de empregados no setor privado com carteira de trabalho nas grandes regiões foram de 85,1% no Sul, 83,7% no Sudeste, 78,1% no Centro-Oeste, 63,5% no Norte e 63,1% no Nordeste. A média no Brasil foi de 78,1%. Santa Catarina (89,1%), Rio de Janeiro (86,3%), São Paulo (85,5%) apresentaram os maiores percentuais de empregados no setor privado com carteira de trabalho, enquanto Maranhão (52,5%), Piauí (53,3%) e Paraíba (57,3%) apresentaram os menores.As informações são do IBGE


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:35
SALVADOR VACINA 580 MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE H1N1

 
 
A Secretaria Municipal da Saúde apresentou o balanço da campanha nacional de vacinação contra a gripe em Salvador. De acordo com a pasta, cerca de 580 mil pessoas já foram imunizadas, fato que coloca o município como a cidade com maior quantitativo de indivíduos imunizados entre as capitais do Nordeste, com cobertura vacinal de 93% do público-alvo. 
 
“Somos a segunda capital do país que mais vacinou a população-alvo, ficando atrás apenas de São Paulo. Dessa forma inibimos consideravelmente a circulação do vírus na cidade, fazendo com que a doença não se propague com intensidade. Desde o início da campanha, em 18 de abril, não registramos óbitos por gripe, o que atribuímos à imunização", afirmou o secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves.
 
Ainda de acordo com o gestor, o saldo de 35 mil vacinas no estoque do município será destinado para as crianças que foram imunizadas pela primeira vez contra a gripe. Ou seja, para garantir a imunização dos pequeninos é necessária uma segunda dose da vacina num intervalo de um mês após a primeira aplicação. "O reforço das crianças está garantido. Todos os pais ou responsáveis foram orientados nos postos de saúde sobre a necessidade de retorno para a segunda dose num intervalo de 30 dias".
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:27
IZABEL GOULART POSTA VÍDEO CANTANDO NA CAMA DE LINGERIE

 


Izabel Goulart apareceu toda sensual em um vídeo de seu perfil no Instagram nesta quinta-feira, 19. A modelo canta a música de Cyndi Lauper, "Girls Just Want To Have Fun" e dança de lingerie preta em cima da cama.

Essa semana, Izabel Goulart apareceu linda no tapete vermelho da première de "Julieta", novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, no Festival de Cannes, na França. Com um vestido esvoaçante, porém, a modelo acabou se enrolando - literalmente! - enquanto passava pelo red carpet. (Ego)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:23
CUNHA DEMONSTRA FORÇA CONTRA CASSAÇÃO NA CÂMARA

 

 
A decisão do presidente em exercício Michel Temer de manter aliados do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nos postos de comando da Câmara fortaleceu o parlamentar. A avaliação no Congresso é de que a confirmação ontem do deputado André Moura (PSC-SE) como líder do governo, a permanência de Waldir Maranhão (PP-MA) na presidência da Casa e as recentes mudanças de integrantes do Conselho de Ética ampliaram as chances de Cunha escapar da cassação do mandato.
 
Moura foi confirmado líder do governo ontem. Trata-se do principal cargo da Câmara, depois da presidência, por fazer a interlocução direta entre o Executivo e a Casa. A decisão de Temer foi um claro aceno ao centrão, bloco idealizado por Cunha formado por 225 deputados de 12 partidos. A alternativa era Rodrigo Maia (DEM-RJ), que era apoiado pelas legendas que faziam oposição ao governo Dilma Rousseff. Além do apoio majoritário dos deputados, a escolha de Temer foi influenciada pelo aval de Cunha.

Após a nomeação, Moura minimizou a relação com o peemedebista e disse que ele não terá “influência nenhuma” em sua atuação. “Quero dizer que estou aqui nesta Casa há seis anos e durante esse período construí um bom relacionamento com várias pessoas. O trabalho que fizemos durante o impeachment foi fundamental para obter os votos necessários para a aprovação do processo na Câmara, isso permitiu que eu tivesse o apoio de 13 partidos.”


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:13
OPOSIÇÃO QUER SABER QUEM VAI PAGAR O ROMBO DA ARENA FONTE NOVA

 

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa quer saber do governo do estado quem vai pagar o prejuízo com a redução anunciada pela cervejaria Petrópolis, proprietária da marca Itaipava, do patrocínio para a Arena Fonte Nova, baixando de R$ 76,4 milhões para R$ 18,5 milhões. Há menos de três anos a Petrópolis havia garantido R$ 100 milhões para ter o direito sobre a propriedade de nomes do estádio (naming rights), por um período de 10 anos.

" Esse corte que a cervejaria Petrópolis anuncia mostra mais uma vez a ineficiência do governo na gestão de um equipamento que custou milhões aos cofres públicos e que só em 2015 teve um prejuízo operacional de mais de R$ 24 milhões", criticou o líder da bancada, deputado Sandro Régis (DEM), considerando no mínimo estranho que numa renegociação o governo complique ainda mais a situação financeira do estádio, deixando cair para menos de um quarto o valor do contrato da concessão.

"Quem vai pagar essa conta?", indaga Sandro Régis, alertando que os parlamentares oposicionistas estarão vigilantes no seu dever de acompanhar e fiscalizar essa questão e atentos para impedir que o ônus recaia sobre o trabalhador baiano. " A população, que já enfrenta uma dura crise e sérias dificuldades em seu orçamento, não pode e nem deve pagar pela incompetência e má administração dos atos do governo", reforçou.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:08
CAUBY PEIXOTO PEDIU QUE SUA HISTÓRIA NÃO FOSSE ESQUECIDA

 



Nancy Lara, empresária e secretária do cantor Cauby Peixoto, revelou que antes de morrer o cantor  manifestou o desejo de que sua história, de mais de 60 anos de carreira, fosse preservada para as novas gerações.

 "Sua história não pode morrer jamais. Ele foi um exemplo por ter chegado à idade dele ainda trabalhando, levando sua arte para o público", diz Nancy Lara.

Cauby tinha vontade que fosse criado um espaço para expor todo seu arquivo, uma espécie de museu ou memorial.

"Os fãs também têm muito material guardado. Até o fim da vida dele, descobríamos coisas novas, até no exterior. Imagens e gravações raras. É um grande legado", diz Nancy.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:04
DEPUTADO DEBATE REGULAMENTAÇÃO DO UBER E DEFINE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NOS ESTADOS

 
 
A Comissão Especial que trata da alteração do Código de Trânsito Brasileiro - CTB (PL 8085/14) realizou audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar sobre o transporte individual, público e privado de passageiros, com destaque para o Uber, aplicativo que gerou grande polêmica em diversas cidades brasileiras.
 
O presidente da comissão, deputado federal Cacá Leão (PP/BA) destacou uma pesquisa feita por ele no fim de semana, em Brasília, com taxistas e motoristas do Uber e chamou a atenção para a diferença de preços entre os dois serviços, a pequena quantidade de taxistas donos de suas próprias licenças e o grande número de clandestinos.

O presidente anunciou que, a partir de junho, a comissão realizará audiências públicas em diversas capitais com a intenção de discutir as mudanças no CTB. Já na reunião deliberativa da próxima quarta-feira, os membros da comissão vão definir as datas das audiências públicas nas capitais para que todos os interessados possam se manifestar sobre o assunto.  “Vamos dar vez e voz a todos que desejam se pronunciar e teremos a oportunidade de ouvir todos os lados”, afirmou o presidente.

Participaram do debate o diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social do Ministério das Cidades, Marco Antonio Vivas Motta; o diretor presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra Silva; o diretor de Políticas Públicas Federais da Uber no Brasil, André Gustavo Rosa; o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran), Horacio Mello e Cunha Santos; e o representante do Ministério Público Federal, o procurador da República Carlos Bruno Ferreira.(G1)
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/05/2016 09:00
NETO FALA DE POLÍTICA E DIZ QUE VAI AOS EUA NEGOCIAR PLATARFORMA COM O GOOGLE

 

O prefeito ACM Neto afirmou nesta quinta-feira, em entrevista na Rádio Metrópole, que vai viajar para o Estados Unidos nos próximos dias, acompanhado do secretário de Educação, Guilherme Bellintani, para negociar a implantação da plataforma educacional do Google em Salvador, inclusive para adoção de plataforma de ensino em tempo integral.

Na entrevista, Neto afirmou que o Hospital Municipal de Salvador começará a ser construído em março e que os recursos para a sua manutenção serão divididos com o governo federal.
 
Indagado sobre a situação das finanças municipais, Neto disse que a Prefeitura está equilibrada, tem dinheiro para garantir a conclusão das obras e para pagamento dos salários, inclusive do 13o salário.

 “O maior legado que quero deixar para a cidade de Salvador é o equilíbrio das obras públicas”, disse o Prefeito. Lembrou que zerou a dívida com a União e a mesmo a dívida de curto prazo foi alongada.
 
Eem relação ao PDDU garantiu que ele será aprovado antes da eleição e disse que acertou com o Presidente da Câmara atrasar um pouco a discussão da Louos para permitir mais tempo para a discussão das questões.

Neto afirmou também que não há qualquer problema na sua relação com o Ministro-Chefe do Ministério de Governo, Geddel Vieira Lima, pelo contrário, afirmou que estiveram alinhados durante o processo político do impeachment, estão alinhados agora e que tem certeza de que o ministro vai ajudar Salvador.

E afirmou que o DEM, além de estar alinhado com o PMDB em Salvador, pode compor uma chapa com o partido em Camaçari para concorrer às eleicões.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...5969     Total: 119372



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960