COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A REFORMA DO SECRETARIADO FEITA POR ACM NETO?

FRASE DO DIA

“É óbvio que se nós tivermos mais falta de água, se passarmos do limite prudencial de 10% nos nossos reservatórios, estaremos diante de cenário que nunca foi previsto em nenhuma modelagem e tomaremos medidas” 

Eduardo Braga
Ministro de Minas e Energia, falando sobre a possibilidade de racionamento  

NOTÍCIAS
20/01/2015 07:38
COMEÇA HOJE AS MATRICULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

 

 
A matrícula para novos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Salvador começam hoje (20/1).
 
São 42.682 vagas para os segmentos de ensino e a matrícula pode ser realizada em qualquer uma das 426 escolas da rede pública de Salvador.

Incluindo a Educação Infantil, a previsão é que sejam matriculados 48 mil novos alunos e 124 mil renovem suas inscrições da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

Todas as escolas municipais foram transformadas em postos de matrícula e o processo é informatizado. Os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma unidade de ensino da sua escolha para matricular o filho em qualquer escola da rede municipal.
 
Os documentos necessários são identidade, certidão de nascimento, histórico escolar, comprovante de residência e SalvadorCard (se possuir).

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) montou uma estrutura especial com a contratação de atendentes, que vão se unir às equipes das escolas, assegurando que, assim como nos outros anos, todo o processo seja efetuado com tranquilidade e rapidez.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 07:34
PREVISÕES PARA ECONOMIA PIORAM MESMO COM NOVA EQUIPE DE DILMA

 
 
Festejada pelo mercado financeiro e pelo setor produtivo, a nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff, anunciada há quase dois meses, ainda não havia conseguido reverter, até a semana passada, os elogios em mudança de expectativas sobre os rumos do país. Os economistas, apontam as pesquisas, ainda não estão convencidos de que o país crescerá mais nos próximos anos, de que a meta de contas públicas será atingida neste ano e de que a inflação convergirá para o centro da meta de inflação até 2018 – fim do atual mandato.
 
Justamente para aumentar a confiança na economia brasileira nos próximos anos, e melhorar as expectativas, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou na noite desta segunda-feira (19) medidas para tentar reequilibrar as contas públicas - que sofreram forte deterioração em 2014 com a erosão do superávit primário, a economia para pagar juros da dívida, e possibilitar uma trajetória de queda.
 
Ele anunciou alta da tributação sobre combustíveis, importados e sobre o crédito. "As medidas têm por objetivo aumentar a confiança da economia, a disposição das pessoas e dos investidores em tomarem risco, e dos empresários em começarem a tentar novas coisas", explicou Levy na ocasião, acrescentando que as alterações tendem a baixar a curva de juros de longo prazo.
 
Em relação ao PIB a pesquisa conduzida pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) recuou desde o anúncio dos novos integrantes da equipe econômica. Em 27 de novembro, quando a equipe foi anunciada, o mercado esperava alta de 0,78% no PIB deste ano. Na semana passada, essa previsão caiu para 0,38%.
 
A mesma pesquisa também aponta piora nas estimativas do mercado financeiro para a indústria brasileira. Quanto a nova equipe foi anunciada, a expectativa dos analistas era de alta de 1,23% na produção neste ano. No último levantamento, feito na semana passada, os economistas já esperavam alta bem mais modesta, de 0,71%.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 07:32
DEZ MAIORES EMPRESAS EXPORTADORAS DA BAHIA TEM QUEDA DE 13% NAS VENDAS EM 2014


 
As dez principais empresas exportadoras da Bahia, responsáveis por 63% das exportações estaduais, reduziram suas vendas externas em 13% em 2014. Empresas como a Ford e Paranapanema sofreram quedas nas exportações de 35% e 40,4% respectivamente.

A Petrobras, empresa líder na pauta de exportações do Estado, reduziu suas vendas em 10,5%, enquanto a Bahia Sul e a Veracel, exportadoras de celulose, tiveram quedas de 7,4% e 10,3% nas vendas externas. A Bunge Alimentos reduziu sua vendas em 44,3% e a ADM do Brasil em 8,8%

Entre as dez maiores exportadoras do Estado, apenas a Braskem,  2a maior exportadora, consegui ampliar em 13,1% as vendas no exterior, bem como a Cargil Agricóla, que apresentou crescimento de 31,6% , e a Bahia Speciality, produtora de celulose especial, que aumentou as vendas em 6,6%

No computo geral, as vendas externa baianas caíram 7,7%, reduzindo-se para 9,3 bilhões de dólares, em 2014, quando em 2011 esse montante foi de 11 bilhões de dólares.

Para se ter uma ideia da magnitude da redução nas exportações baianas, basta ver que as 40 maiores empresas do Estado exportaram um montante de US$ 8,0 bilhões em 2014, quando em 2011 haviam exportado US$ 9,3 bilhões.

  As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As dez maiores exportadoras baianas em 2014 foram as seguintes:

 

1. Petrobras  
2. Braskem S/A         
3. Bahia Sul Celulose S.A.     
4. Paranapanema S/A         
5. Ford Motor Company Brasil Ltda           
6. Veracel Celulose S.A.        
7. Bahia Specialty Cellulose Sa        
8. Cargill Agricola S A           
9. Bunge Alimentos S/A       
10. Adm Do Brasil Ltda

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 07:23
RUI CRIA COMISSÃO PARA DEFINIR FUTURO DE SERVIDORES DO ESTADO

 

 
O futuro dos servidores de órgãos e autarquias extintas pelo governo do estado estará nas mãos da nova comissão constituída pelo governador Rui Costa (PT).  Até o dia 17 de fevereiro, a delegação apresentará um relatório que será produzido, de acordo com a publicação, por um representante das Secretarias da Administração, da Fazenda e do Planejamento e por dois servidores do quadro das áreas extintas.

Esses indicados vão proceder com o levantamento das informações relativas a cada uma daquelas entidades, incluindo situação patrimonial, com o completo inventário dos bens móveis e imóveis que estejam incorporados ao seu patrimônio e mais uma série de medidas pré-determinadas.

Entre os órgãos extintos estão o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), as secretarias de Justiça, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Assuntos Estratégicos (SAE), Indústria Naval (Seinp), a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, a Empresa Baiana de Alimentos S.A (Ebal) e a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e demais autarquias de acordo com a reforma administrativa sancionada pelo ex-governador Jaques Wagner (PT) e formatada pelo novo chefe do Palácio de Ondina, em dezembro de 2014. 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 07:21
SINEBAHIA OFERECE 3.156 VAGAS DE EMPREGO NESTA TERÇA-FEIRA

 

 
O Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) oferece 3.156 vagas de emprego nesta terça-feira, 20, em Salvador (3.102) e Lauro de Freitas (54). Entre as funções disponíveis estão cordeiro (1.100), operador de telemarketing (900), segurança de evento (500), entre outras.
 
Os candidatos interessados devem se dirigir à unidade central do SineBahia, situada na avenida ACM, nº. 3.359 (edifício Torres do Iguatemi), ou aos postos do SAC, das 7h às 17h. As senhas são distribuídas a partir das 6h10. Candidatos às vagas de Lauro de Freitas devem se dirigir exclusivamente à unidade central da região.

É imprescindível que os candidatos apresentem o número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 07:17
PV DISCUTE SE PARTICIPA OU NÃO DO GOVERNO RUI COSTA

 

 

A crise que o PV sofre atualmente poderá ser resolvida amanhã. Os principais líderes do partido, o deputado estadual Marquinhos Viana – um dos articuladores da dissidência que ameaça pedir desfiliação da sigla – e o recém-empossado presidente estadual, Ivanilson Gomes, vão se reunir com demais filiados para afinar o discurso e contornar os entraves que sondam os dois grupos. A informação foi confirmada pelo deputado estadual, que será empossado em fevereiro, Marcell Moares (PV).
 
O ex-vereador soteropolitano se autointitulou como possível pacificador da agremiação. Ele tenta amenizar a situação. “Eu vou tentar e vou conseguir alinhar o PV. Tenho 16 anos de partido e vou unir todos por um projeto maior”, disse.

O verde também confirmou a possibilidade de um debate sobre a participação ou não da sigla no governo Rui. O fato ganha força, conforme ventilação da imprensa nas últimas semanas. Contudo, a briga vem atrapalhado as sinalizações sobre o assunto, segundo o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes.  

“O PV tem uma situação em que o Marquinhos (Viana), deputado, tem nos procurado, mas houve recentemente uma troca no comando do PV e isso está sendo discutido entre eles”, afirmou.

A celeuma começou após o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, ser destituído da função de presidente para dar vaga ao comando de Ivanilson Gomes. A atitude veio de Brasília, capitaneada pelo presidente nacional da legenda, José Luiz Pena.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 07:00
SEGUNDO ESCALÃO DE RUI CONTINUA SEM NOMES

 

 
A mesma dificuldade que o novo governador da Bahia Rui Costa teve para montar a equipe do primeiro escalão do governo está tendo para montar o segundo. O governador ainda não sabe quais nomes colocar pois as disputas entre partidos da base são muito intensas e até agora ninguém chegou a um consenso definitivo de quem assumirá os postos do governo.  Mas uma vez o prazo foi prorrogado, visto que no início de janeiro o próprio petista havia dito que ajustaria e anunciaria as funções até o fim deste mês. Contudo, novas rodadas de negociações acontecem constantemente e serão decisivas.
 
Um dos pontos-chave para decidir os impasses em torno do PDT, partido que ainda não anunciou se ficará na base do prefeito ACM Neto (DEM) ou na do governador Rui Costa (PT), poderá ser anunciada hoje. Caso a escolha penda pelo lado petista, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) pode ganhar a indicação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). 

Os pedetistas já são contemplados com duas indicações no primeiro escalão: a Secretaria de Agricultura com Fernanda Mendonça e a de Administração Penitenciária e Ressocialização , com o suplente da senadora Lídice da Mata (PSB), Nestor Duarte. Hoje Rui deve se reunir com o presidente nacional, Carlos Lupi (PDT), e à noite a Executiva se reunirá para avaliar o resultado do encontro.

Apesar de membros do PSB tentarem emplacar indicados para a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o secretário do partido, Rodrigo Hita, confirmou a continuação do diálogo, mas sem um desejo específico. “Não tem mais secretarias e ainda estamos conversando sobre os quadros do partido”, afirmou Hita ao Bahia Notícias. Os socialistas se reaproximam e acenam a bandeira branca após romperem com os petistas para lançar Lídice candidata ao governo. Logo após o resultado do pleito do ano passado, o PSB confirmou conversas de retorno à base.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 06:54
GABRIELLI PEDE DESBLOQUEIO DE BENS E DIZ QUE DILMA APROVOU COMPRA DE REFINARIA



Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União, o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli pediu para ser excluído, junto com outros dez ex-integrantes da Diretoria Executiva da estatal, do processo que determinou o bloqueio de bens dos executivos responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. 

Segundo o jornal Estado de São Paulo, no pedido, Gabrielli solicita que, se o pleito não for aceito, o Conselho de Administração da Petrobrás, presidido na época pela presidente Dilma Rousseff, e que autorizou o negócio em 2006, seja responsabilizado pelo prejuízo da compra e tenha o mesmo tratamento dos ex-diretores.

O ex-presidente da estatal diz que o Conselho de Administração teve tanta ou mais responsabilidade do que a Diretoria Executiva na compra da refinaria.
 
Em decisão preliminar de julho do ano passado, o tribunal isentou o Conselho de Administração. Na segunda, em resposta ao Estado, o TCU não descartou a possibilidade de arrolar Dilma e os demais ex-conselheiros no processo sobre a compra da refinaria (mais informações abaixo). Segundo concluiu o tribunal, o prejuízo da Petrobrás com o negócio foi de US$ 792 milhões.
 
No texto de 64 páginas, entregue no dia 5 de dezembro, Gabrielli diz que não se sustenta a justificativa de Dilma de que o relatório de Néstor Cerveró – então diretor de Internacional – era falho por omitir que o contrato tinha as cláusulas Marlim (que garantia rentabilidade mínima de 6,9% à Astra Oil, parceira da Petrobrás na refinaria) e Put Option (que obrigava a Petrobrás a comprar a parte da sócia se houvesse divergência de gestão).

De acordo com a defesa de Gabrielli, o Conselho tinha “obrigação de fazer uma avaliação criteriosa” de todos elementos do contrato antes de autorizar a compra, e contava com “os mesmos elementos fornecidos pelas mesmas pessoas” com os quais a Diretoria tomou a decisão.(ESP)

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/01/2015 06:48
GABRIELLI PUBLICA NOVA DECLARAÇÃO DE RENDA COM PATRIMÔNIO DE R$ 4,8 MILHÕES



O ex-presidente da Petrobras e ex-secretário de Planejamento da Bahia no governo Wagner, José Sérgio Gabrielli, republicou, nesta terça-feira, no Diário Oficial do Estado sua declaração de renda, como manda a lei que obriga os secretários de Estado apresentar a declaração de renda no momento da nomeação e da exoneração.

É a terceira vez que o ex-secretário publica a declaração de renda incluindo modificações. Na nova declaração, Gabrielli declara possuir um patrimônio R$ 4,8 milhões, composto de ações de diversas empresas, inclusive R$ 500 mil em ações da Petrobras. 

O valor das ações está a preço de hoje quando os valores estão bem abaixo da média anual de 2014. Entre os bens declarados por Gabrielli, está uma conta no valor de 58 mil euros, no Banco do Brasil em Portugal, uma casa de veraneio no valor de R$ 650 mil, um apartamento de quatro quartos no valor de R$ 863 mil, uma sala no valor de R$ 135 ml, e aplicações em fundos do Banco do Brasil.

Veja Também: Gabrielli pede desbloqueio de bens e diz que Dilma é responsável por compra de refinaria


.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 21:23
GOVERNO AUMENTA IMPOSTOS DE COMBUSTÍVEIS E CRÉDITO



O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou nesta segunda-feira medidas para aumentar a arrecadação do governo federal.  

O aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) passa de 1,5% para 3% ao ano, sobre as operações de crédito ao consumidor de até 365 dias foi a primeira das medidas, ficando mantida a cobrança de 0,38% para cada operação, em vigor desde o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira).  

O governo também aumentou os tributos sobre importação e combustíveis. A elevação do Pis/Cofins e a retomada da Cide aumentarão o preço da gasolina em R$ 0,22 e o do diesel em R$ 0,15.

Outra medida anunciada foi o ajuste da alíquota do PIS/Cofins sobre a importação, de 9,25% para 11,75. O reajuste de Pis/Cofins para combustíveis tem efeito imediato; a alta da Cide entra em vigor em 90 dias

A última medida envolve a tributação do setor de cosméticos: os atacadistas passarão a pagar IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) igual aos industriais.
 
As medidas reforçam o ajuste fiscal e podem aumentar a arrecadação em R$ 20,63 bilhões em 2015. Segundo o ministro, as medidas têm como objetivo aumentar a confiança na economia.

A intenção do governo é também de conter o consumo e, consequentemente, tentar segurar a alta da inflação. Outro objetivo é melhorar a receita pública: o governo estima que essas alterações gerem R$ 20 bilhões adicionais em arrecadação.

 
Em entrevista coletiva convocada às pressas no começo da noite desta segunda-feira, Levy disse que as mudanças fazem parte do "trabalho de equilíbrio fiscal" para "aumentar a confiança dos agentes econômicos". "


.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 19:03
DILMA REÚNE-SE COM JOAQUIM LEVY PARA ANALISAR NOVAS MEDIDAS ECONÔMICAS



A equipe econômica vai lançar nos próximos dias uma série de medidas para aumentar a receita a arrecdação do governo. Entre as decisões já tomadas está a de aumentar  a alíquota da Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide), que havia sido zerada e deve voltar aos patamares anteriores.

Para duscutir essas medidas, a presidente Dilma Rousseff  reuniu-se os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), além de Aloizio Mercadante (Casa Civil) nesta segunda-feira segundo informou a agência de notícias Reuters.

Levy cancelou uma agenda que teria com empresários na Federação das Indústrias do Estado São Paulo (Fiesp) nesta tarde e teve de adiar para terça-feira sua ida  a Davos para participar do Fórum Econômico Mundial.




.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 18:49
PROBLEMA EM TRANSFERÊNCIA E PICO DE CONSUMO PROVOCARAM CORTE DE LUZ

 
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou no final da tarde desta segunda-feira (19) que “restrições na transferência de energia” produzida nas regiões Norte e Nordeste para o Sudeste do país, somadas ao aumento da demanda, provocaram o corte no fornecimento de energia que atingiu sete estados e o Distrito Federal.
 
De acordo com o ONS, o problema aconteceu “mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN)", ou seja, o órgão nega que o desligamento tenha sido consequência de falta de energia para atender à alta do consumo, provocada pelo calor intenso que atinge o país.
Na tarde desta segunda, distribuidoras de energia de sete estados e do Distrito Federal reduziram o fornecimento a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela gestão de energia no país.
 
O G1 confirmou, até o momento, que houve falta de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.
“No dia 19 de janeiro, a partir das 14h55, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica”, diz a nota do ONS.
 
Depois disso, relata ainda o documento, 11 usinas que produzem eletricidade deixaram de funcionar. São elas, Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul). O órgão não informa o que exatamente levou essas unidades a pararem de gerar.A nota diz ainda que foi cortado um total de 2.200 megawatts (MW). “Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.”, informa o documento. O ONS afirma ainda que a decisão de fazer o corte de energia foi tomada junto com as distribuidoras. (G1)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 18:49
ANITTA SE PREPARA PARA CANTAR NO CARNAVAL DE SALVADOR

 



Neste Carnaval,  a cantora Anitta  faz sua estreia em Salvador no bloco Eu Vou, que vai desfilar no Circuito Barra-Ondina (Dodô), no dia 12 de fevereiro (quinta-feira), e no dia 14 (sábado) sob o comando de Alinne Rosa.

"Eu estou nervosa, ansiosa, emocionada. Tocar num trio é um sonho que vou realizar. A primeira vez que pisei em Salvador eu me imaginava lá em cima. Fiquei louca, falei pra um amigo que não queria mais ir embora. Foi maravilhoso, saí de Salvador falando que queria ser cantora de axé, seis meses de funk, seis meses de axé. É incrível, contagia demais", diz a cantora, aos risos, em entrevista ao UOL.

Anitta pediu dicas de cantores experientes para não fazer feio na folia. Ela adianta que já conversou com Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Léo Santana, Xanddy do Harmonia do Samba, o grupo Psirico e Alinne Rosa.

 "Eles me deram dicas importantes do que a galera costuma ouvir, os pontos importantes de parada. Já estou sabendo os principais macetes", brinca.

Para aguentar a maratona de mais de cinco horas em cima do trio, a cantora tem se dedicado a malhação e alimentação saudável.

 "Malhar faz toda a diferença. E estou em uma dieta há dois meses, tomara que consiga manter. Amo comer, mas estou firme", lamenta.

Depois do trio Eu Vou, a cantora se apresenta no camarote Skol, na sexta-feira (13), na capital baiana; sábado (14) ela segue para show em Minas Gerais; domingo (15) a funkeira puxa bloco no interior do Rio; segunda (16) ela canta no camarote Guanabara na Sapucaí; e na terça-feira (17) a cantora faz show no clube Monte Líbano, também no Rio. (UOL)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 18:21
BAHIA É O ESTADO LÍDER EM FINANCIAMENTE DE VEÍCULOS NO NORDESTE


 

O Estado da Bahia lidera o número de financiamento de veículos na região Nordeste, atingindo a marca de 272.987 em 2014. O levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip, maior banco de dados privado de informações sobre financiamento de veículos do país, inclui automóveis de passeio e comerciais leves, motos, pesados e outros. 
 
O segmento de automóveis leves apresentou o maior volume no estado, somando 195.266 vendas a crédito no ano. Houve crescimento de 18,21% vendas financiadas em dezembro quando comparado a novembro, e queda de 1,1% na comparação anual. No total, o Nordeste contou com 1.168.992 financiamentos em 2014, uma queda de 4,2%, na comparação com 2013.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 17:53
DESEMPREGO É MAIOR ENTRE PESSOAS QUE NÃO CONCLUÍRAM ENSINO MÉDIO


 

Uma análise feita com dados de 44 países apontou que a taxa de desemprego entre pessoas que não concluíram o ensino médio é quase o triplo da taxa entre pessoas que terminaram o ensino superior. A pesquisa foi lançada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta segunda-feira (19). 
 
Entre as pessoas de 25 a 64 anos de idade que têm diploma de graduação, a taxa média de desemprego é de 5,3%. Já entre os que não concluíram o ensino médio a taxa sobe para 13,7%. Outro recorte do estudo mostra que entre os mais jovens, com 25 a 34 anos de idade, um em cada seis não possui habilidades consideradas essenciais para se desenvolver na sociedade atual, como domínio de conteúdos de matemática e de língua materna esperados para alguém que conclui o ensino médio. 
 
Turquia, Portugal, México, Espanha e Itália estão entre os treze países que ficaram abaixo dessa taxa média. A Coreia do Sul é o país com as melhores taxas analisadas: apenas 2% dos adultos entre 25 e 34 anos não terminaram a escola — e 67% tem diploma de ensino superior. 

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 17:22
ATUAÇÃO DA AGU ECONOMIZOU MAIS DE R$625 BI AOS COFRES PÚBLICOS EM 2014


 

A Advocacia Geral da União (AGU) conseguiu economizar R$ 625,84 bilhões para os cofres públicos no ano passado. A quantia é referente aos valores que foram recuperados ou deixaram ser gastos pelo governo por meio da atuação do órgão nos tribunais de todo o país. Os números estão no Panorama AGU 2014, publicação anual que reúne dados do trabalho de 12 mil servidores, responsáveis por representar o governo federal em ações na Justiça.
 
Em 2014, a principal atuação da AGU foi para garantir que decisões liminares da Justiça impedissem a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a suspensão do Programa Mais Médicos e paralisação total de aeroportos e dos serviços relacionados com a Copa do Mundo de Futebol e com as eleições.
 
Segundo dados da publicação, R$ 590,62 bilhões foram economizados ou deixaram de sair dos cofres públicos por meio de ações derrubadas na Justiça. Em ações de ressarcimento a favor da União, a AGU conseguiu arrecadar R$ 35,22 bilhões.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 17:10
COMISSÕES ESPECIAIS IRÃO TRATAR DO FUTURO DOS SERVIDORES DE AUTARQUIAS EXTINTAS



 

O governador Rui Costa (PT) assinou no sábado (17) o decreto que cria Comissões Especiais para tratar sobre o futuro dos servidores das autarquias que foram extintas no início da gestão do petista. Além do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), foram extintas as secretarias de Justiça, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Assuntos Estratégicos (SAE), Indústria Naval (Seinp), a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, a Empresa Baiana de Alimentos S.A (Ebal) e a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), dentre outros. 
 
As comissões serão compostas por um representante das Secretarias da Administração, da Fazenda e do Planejamento e por dois servidores do quadro de cada uma das autarquias extintas. Os membros irão “proceder ao levantamento das informações relativas a cada uma daquelas entidades, incluindo situação patrimonial, com o completo inventário dos bens móveis e imóveis que estejam incorporados ao seu patrimônio, situação contábil, contratos e convênios vigentes e em execução, licitações em curso, processos administrativos e judiciais ativos, situação funcional de seus servidores, bem como sugerir as medidas que se mostrem necessárias à absorção das suas respectivas atividades pelos novos órgãos”. 

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 17:06
GRAZI MASSAFERA LEVA FILHA A PRAIA PARA CURTIR DIA DE SOL

 


Nesta segunda-feira (19), a atriz Grazi Massafera aproveitou o dia livre para curtir ao lado da filha Sophia, fruto do casamento com o ator Cauã Reymond. A global foi clicada enquanto passeava com a herdeira pela praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Após andar de bicicleta, Grazi deu uma paradinha próximo a um castelo de areia para fotografar a fofa da Sofia. As duas brincaram juntas pelo local e, em seguida, tomaram água de coco em um quiosque da orla.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 17:00
MARQUEZINE É APRESENTADA AOS FAMILIARES E AMIGOS DE MARLON

 


Bruna Marquezine desembarcou em Santa Catarina para reencontrar o novo affair Marlon Teixeira e também conhecer alguns parentes e amigos do modelo. A avó de Marlon chegou a compartilhar uma foto ao lado de Bruna e, na legenda, elogiou a atriz.

"Além de linda, uma simpatia", escreveu Ilka Peixoto. Já em uma outra imagem, a artista aparece sendo abraçada pelo modelo. "Feliz em rever o amigo de infância e por todo o seu sucesso, e também por conhecer a talentosa Bruna", escreveu Leonardo Pereira, amigo de Marlon.

Após os encontros, Bruna e Marlon seguiram para uma boate, onde curtiram juntos. Eles foram reconhecidos por fãs e fizeram questão de posar para fotos. Eles também foram tietados enquanto estavam em um restaurante mexicano, próximo à praia. (CORREIO)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/01/2015 16:53
JOSÉ LÚCIO MACHADO VOLTA A ASSUMIR PRESIDÊNCIA DA CONDER



 

A companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) tem novo comando. O engenheiro civil e administrador de empresas José Lúcio Machado tomou posse na última segunda-feira (19). Ele já havia assumido o cargo de 2012 a 2013.  
 
"É um prazer dirigir novamente a Conder, que passou por transformações ao longo do tempo e hoje responde pela execução das políticas públicas de habitação, mobilidade, equipamentos e qualificação urbanística, além das ações de revitalização do Centro Antigo de Salvador e, brevemente, a construção das edificações públicas. Volto pronto para arregaçar as mangas e trabalhar", disse, ao assumir o posto. 

A posse contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, do deputado federal, Benito Gama (PTB), do deputado estadual, Jurandy Oliveira (PRP), e do prefeito de Sapeaçu e presidente estadual do PTB, Jonival Lucas.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ...4800     Total: 95999



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960