COLUNISTAS
FRASE DO DIA

"É um investimento importante porque vai conseguir resgatar uma série de trabalhadores que, com a crise, perderam o emprego”

Jorge Hereda,
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado ao mencionar instalação de uma nova fábrica de calçados.

NOTÍCIAS
21/09/2016 19:15
INFRAERO ASSEGURA MELHORIAS PARA O AEROPORTO DE SALVADOR


As dificuldades operacionais do Aeroporto Internacional de Salvador serão equacionadas em curto prazo, afirmou o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, ao secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta quarta-feira (21).

No último dia 13 de setembro, os dois estiveram reunidos em Brasília, ocasião em que o secretário apresentou uma série de reivindicações. Hoje, eles conversaram no aeroporto da capital baiana, após vistoria das áreas de embarque e desembarque de passageiros. 

O presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, disse que o comando da empresa está empenhado em soluções emergenciais, como pediu o secretário. Entre as prioridades, estão as esteiras, limpeza e climatização. Claret citou a importância do aeroporto para a capital baiana e disse que baianos e turistas terão maior qualidade nos serviços.

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 18:49
TEMER VAI A COLÔMBIA PARA ASSINATURA DE ACORDO DE PAZ COM A FARC


 

O presidente Michel Temer deve participar na próxima segunda-feira (26) da assinatura histórica do acordo de paz entre a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A solenidade, que ocorrerá na cidade colombiana de Cartagena de Índias, oficializará o fim de meio século de conflitos armados no país.
 
A presença do líder cubano, Raul Castro, é esperada na cerimônia, assim como a dos presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet, países que atuaram como mediadores do diálogo.Com a viagem ao país vizinho, a previsão é que de Temer não mais participe da Cúpula Ibero-Americana no país vizinho, agendada para os dias 28 e 29 de outubro na mesma cidade.
 
No dia 2 de outubro, os colombianos vão participar de um referendo em que a população vai responder se concorda com os termos do acordo que põe fim ao conflito, anunciado em junho e assinado em agosto pelas duas partes.Nesta semana, a guerrilha promove uma conferência com cerca de 200 delegados, também com o objetivo de referendar as negociações e dissolver o grupo como organização armada para que se converta em partido político.
 
O acordo será assinado pelo presidente Juan Manuel Santos e pelo principal líder das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como Timoleón Jiménez, ou Timochenko, após mais de três anos de negociações.O conflito armado entre as Farc e o Exército colombiano é considerado o mais antigo da América do Sul. Em seus anos de maior atuação, o grupo chegou a cometer sequestros, ataques e assassinatos para defender seus ideais, entre eles a reforma agrária e a criação de um Estado socialista.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 18:18
DEVOLUÇÃO DE CHEQUES RECUA E ATINGE A MENOR TAXA EM 12 MESES

 
Os cheques devolvidos por falta de fundos em agosto alcançaram 2,18% do total de emissões. Esse percentual é o mais baixo desde setembro do ano passado, segundo pesquisa do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No mês anterior, em julho, a taxa tinha sido de 2,26% e 2,11% em igual período do ano passado.
 
Comparado a agosto dos anos anteriores, este foi o que apresentou pior desempenho desde 1991, quando teve início esse levantamento. Foram compensados 50.602.130 cheques, dos quais 1.101.093 tiveram de ser devolvidos porque os correntistas não tinham feito a provisão necessária para garantir o pagamento.
 
No acumulado de janeiro a agosto, o índice atingiu 2,36%, a mais elevada da série histórica. O estado do Amapá aparece como a localidade em que ocorreu a maior proporção de devoluções (17,79%). Apenas em agosto, este estado registrou 16,16% ante 17,31%, em julho. Em agosto do ano passado, as devoluções no Amapá somaram 10,53% do total de cheques compensados.
 
A menor taxa no acumulado do ano até agosto foi registrada em São Paulo (1,79%). Por região, o Nordeste lidera com 4,59%, enquanto o Sudeste teve 1,94% de devoluções.Em agosto, a região Norte teve 4,19% de devoluções ante 4,16% em julho, e 3,99% em igual mês do ano passado. No Nordeste, a taxa ficou em 4,30%, também abaixo do mês anterior (4,56%), mas superior à variação em agosto de 2015 (4,16%).


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 17:57
JUSTIÇA FEDERAL HOMOLOGA ACORDO ENTRE MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E OAS

 
A Justiça Federal de Brasília homologou o acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a construtora OAS no âmbito da Operação Greenfield, que investiga supostas fraudes em investimentos de fundos de pensão.Segundo a decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal no Distrito Federal, a OAS pediu o desbloqueio de bens e contas como única forma de poder “honrar com obrigações assumidas no plano de recuperação e fazer pagamentos cotidianos", informou o texto da decisão.
 
No acordo assinado com o MPF, a construtora se compromete a reservar R$ 240 milhões, que, conforme a decisão, é relativo “exclusivamente a um alegado prejuízo sofrido pela Funcef no FIP OAS Empreendimentos”.A construtora se compromete também, entre outros pontos, a orientar diretores, prepostos e funcionários da empresa a comparecerem perante à Procuradoria da República no Distrito Federal e à Polícia Federal para prestação de esclarecimentos sempre que solicitado pela equipe de investigação da Operação Greenfield.
 
“Creio que as dificuldades apresentadas pelo fato de a empresa estar em recuperação judicial podem ser superadas diante da concretização dessas novas medidas substitutivas, assegurando-se que, em caso de eventual condenação dos réus, garantir a reparação do dano para fazer face aos prejuízos que se aponta ter havido no Fundo de Pensão da Funcef no FIP OAS Empreendimentos”, acrescentou a decisão do juiz.
 
Segundo o magistrado, o desbloqueio será realizado somente a partir da confirmação da reserva do valor acordado. O juiz pede ainda que a 1ª Vara de Recuperações Judiciais e Falências da Capital de São Paulo seja informada e providencie a reserva do valor “como forma de garantir o presente juízo dos efeitos advindos de uma futura condenação criminal”.
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 17:36
TEMER DIZ TER CONVICÇÃO QUE TETO DOS GASTOS SERÁ APROVADO NO CONGRESSO


O presidente Michel Temer disse que o Brasil passou por brevíssimo período de instabilidade política e que tem convicção que a medida de emenda constitucional que limita o aumento dos gastos públicos será aprovada.

“A medida está sendo processada com muita rapidez no Congresso”, disse o dirigente no almoço com 300 empresários e investidores em Nova York. Caso a medida do teto dos gastos estivesse aprovada há quatro anos, disse o dirigente, a situação fiscal no Brasil não estaria tão grave e não haveria déficit no país.

Temer disse que recebeu hoje de manhã telefonemas de três líderes partidários falando que “fecharam questão” para votar a medida. “Temos apoio significativo no Congresso nacional.” O próximo passo, afirmou Temer, será a reforma da previdência, que será enviada em breve ao Congresso.

Outra reforma caracterizada como prioritária é a adequação da legislação trabalhista, disse Temer, afirmando que isso vai gerar emprego. Temer afirmou que o Brasil enfrenta um déficit orçamentário muito grande, por conta de medidas que precisavam ter sido tomadas no governo de Dilma Rousseff e não foram. (Estadão)
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 17:13
OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO MELHORAM ACESSIBILIDADE NO CENTRO DE SALVADOR


 

O projeto Pelas Ruas do Centro Antigo é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que segue as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas. Com esse projeto, o Governo da Bahia vai proporcionar infraestrutura urbana em mais de 260 ruas, dos 11 bairros que formam o Centro Antigo de Salvador. Os serviços estão sendo executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).
 
“As obras de requalificação urbana em várias ruas do Centro Antigo, incluindo o Centro Histórico e Pelourinho, têm em comum, além da valorização de áreas históricas da capital baiana, a proposta de garantir também acessibilidade para baianos e turistas que queiram circular e conhecer o berço da cultura baiana e sua importância na formação do povo brasileiro”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias.
 
Aos poucos, as calçadas danificadas, obstáculos para quem quer circular pela região do Centro Antigo de Salvador, vão sendo alargadas, ganhando rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, 13 quilômetros de ciclofaixas, além de faixa de serviços ao longo do passeio, onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais.
 
“Estamos trabalhando para deixar o Centro Antigo de Salvador ainda mais atrativo para os moradores e visitantes. As intervenções vão valorizar o que nós já temos, dando mais mobilidade e conforto para as pessoas”, enfatiza Maurício Mathias.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 16:55
DILMA VEM A SALVADOR PARA APOIAR CANDIDATURA DE ALICE PORTUGAL


A ex-presidenta Dilma Rousseff estará em Salvador, nesta quinta-feira (22), para participar das gravações em apoio à candidatura de Alice Portugal e das manifestação em defesa da democracia, Organizada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. A ação acontecerá às 15h no Campo Grande.

Pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Babesp apontou que 73,9% da população de Salvador considera que o processo de impeachment da presidenta foi um golpe. Entre os entrevistados, 74,6% também se posicionaram contra o afastamento definitivo de Dilma. Ainda de acordo com a pesquisa, 74,2% são favoráveis ao afastamento de Michel Temer.

Já levantamento realizado pelo Ibope, no começo do mês, apontou que 53% dos cidadãos soteropolitanos consideram o governo de Michel Temer ruim ou péssimo. Segundo a pesquisa, a pior avaliação entre as capitais.

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 16:52
RENATA VASCONSELLOS E POLIANA ABRITTA VÃO DE METRÔ PARA CERIMÔNIA


Renata Vasconcellos e Poliana Abritta no metrô? Isso mesmo. As apresentadoras do "Jornal Nacional" e do "Fantástico", respectivamente, usaram na tarde desta quarta-feira, 21, o meio de transporte em Nova York, nos Estados Unidos, para ir a uma cerimônia do prêmio Emmy Internacional de Jornalismo 2016.
 
Elas estavam acompanhadas da diretora de jornalismo da Globo, Silvia Faria, e da repórter Beatriz Castro, e compartilharam os cliques divertidos nas redes sociais. "Abandonamos o trânsito! Bora de metrô", brincou Poliana na legenda de uma das fotos.
 
Na cerimônia em questão, foram entregues as medalhas para os indicados do ano. O "Jornal Nacional" e o "Fantástico" disputam juntos na categoria Notícia com reportagens sobre o surto de microcefalia no Brasil, no ano de 2015, e relação do aumento de casos com a disseminação do vírus da Zika pelo país. (Ego)
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 16:52
BRASIL ANUNCIA EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS PARA ÍNDIA

 
 
O Brasil deve começar a exportar maçãs, ovos e pintos de um dia para a Índia, informou nesta quarta-feira (21) o Ministério da Agricultura brasileiro, após encontro do ministro Blairo Maggicom autoridades em Nova Déli que discutiu também investimentos da empresa de alimentos BRF no país asiático. Segundo nota do ministério, em encontro com seu colega indiano Radha Mohan Singh, Maggi também deu um passo importante para a liberação da exportação brasileira de carne suína para a Índia, "que agora depende apenas de ajustes finais".
 
Em reunião de Maggi e da missão que o acompanha na Índia com a ministra indiana da Indústria de Alimentos Processados, Harsimrat Kaur Badal, "representantes da BRF anunciaram que estudam investimentos numa planta para processamento de carne de frango na Índia", disse o ministério em comunicado. Procurada, a assessoria de imprensa da BRF, maior exportadora global de carne de frango, disse que vai verificar a informação e responderá o sobre o assunto o quanto antes.
 
O governo brasileiro informou ainda que ficou acertado que os ministérios da Agricultura do Brasil e da Índia vão criar um grupo de trabalho para elencar as suas prioridades no comércio do agronegócio.
Já o ministro indiano disse, segundo a nota, que seu país quer exportar para o Brasil cebola, uvas, arroz, milho, soja e óleo de rícino. Blairo prometeu priorizar o pedido do colega, ainda que o Brasil também seja o maior exportador global de soja e o segundo de milho. Em março de 2017, Blairo deve voltar à Índia a convite da ministra Badal para participar Feira Mundial de Alimentos Processados. Ela também pediu que o ministro leve uma missão de empresários brasileiros.(g1)
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 16:34
TEMER DIZ QUE NÃO SABIA DE CORRUPÇÃO NO PT E QUE ERA UM “VICE” DECORATIVO


O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (21) que não sabia nada sobre a corrupção no PT na época em que era vice-presidente porque não tinha participação no governo, era apenas um "vice decorativo".

Em entrevista coletiva em Nova York, Temer foi questionado sobre se, quando era vice-presidente de Dilma Rousseff, sabia de toda a corrupção do PT. "Não sabia. Vocês sabem que eu não tive participação no governo. Um dia eu mesmo me rotulei de vice-presidente decorativo porque eu não tinha participação. Não acompanhava nada disso", respondeu.

Temer se referia a uma carta que ele enviou à então presidente Dilma no final do ano passado. No texto, que foi um dos primeiros sinais de ruptura com o PT, ele dizia que passou "os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo".

Apesar das declarações do peemedebista, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda vai julgar uma ação que pede a cassação da chapa de Dilma-Temer, eleita na disputa presidencial de 2014. Na ação, o PSDB defende que Dilma e Temer cometeram abuso de poder político e econômico e teriam tido a campanha à reeleição abastecida com recursos desviados da Petrobras. (Uol)

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 16:10
GOVERNO CUMPRE PAGAMENTO DO PISO NACIONAL A PROFESSORES DO MAGISTÉRIO

 
Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino vão receber, já a partir do dia 30 de setembro deste mês, os salários compatíveis com o piso salarial de suas carreiras. O pagamento da diferença salarial será retroativo a abril deste ano e terá um impacto na folha estadual de R$ 263,6 milhões, divididos entre os anos de 2016 e 2017.
 
A carreira dos docentes foi reestruturada pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do Piso Nacional da Educação. A Lei 13.569, que promove as mudanças necessárias a esta equiparação salarial, foi sancionada em 18 de agosto deste ano pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contempla mais de 30 mil servidores, entre ativos e inativos.
 
Pela lei, o ajuste concedido pela Bahia na remuneração inicial da carreira do magistério agora passa a ser de R$ 2.145,36, valor pouco acima do piso nacional da categoria, que é de R$ 2.135. O mesmo índice foi estendido a todos os graus e padrões subsequentes da carreira de magistério, beneficiando os servidores ativos e inativos.“Mesmo em um contexto de crise econômica em todo o País, é nossa prioridade garantir a valorização dos professores, que são peças fundamentais para desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador.
 
Somado à recente promoção concedida aos docentes aprovados no curso Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, a categoria terá um ganho salarial que gira em trono de 9%.De acordo com a Secretaria da Administração (Saeb), as ações de valorização dos servidores da Educação vão gerar acréscimo na despesa de pessoal de cerca de R$ 101 milhões, em 2016. Já no ano de 2017, o impacto será de R$ 162,6 milhões. Para o governador Rui Costa, trata-se de um investimento fundamental. “Só podemos acreditar em um futuro melhor para todos gerando transformações pela educação”,  finalizou.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 16:01
TITULAR DA SECTI RECEBE PRÊMIO DURANTE CONGRESSO NO PARANÁ

 

 
O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Manoel Mendonça, está em Maringá, no Paraná, para participar do VII Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática - CBSoft 2016. O evento anual, que é o principal congresso científico na área de desenvolvimento de software no Brasil e é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), acontece durante toda esta semana (de 19 a 23 de setembro).
 
Na abertura oficial do evento, Mendonça recebeu o prêmio ‘Contribuição Relevante para Engenharia de Software no Brasil’, oferecido pela Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação. Mendonça, que é doutor em Ciência da Computação, pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, foi a primeira pessoa a coordenar um CBSoft e um dos responsáveis pela criação da área de engenharia de software experimental. Este é o mais importante prêmio científico brasileiro na área de engenharia software e é atribuído, a cada ano, a um pesquisador brasileiro pelas relevantes contribuições para o avanço do segmento, no Brasil.
 
O CBSoft 2016 congrega minicursos, tutoriais, workshops, e quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software: XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2016); XX Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2016); X Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2016); e I Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST 2016). Eduardo Almeida, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) também foi para o Congresso e atuou, no evento, como um dos palestrantes do painel ‘Passado, Presente e Futuro de 30 edições do SBES, 20 edições do SBLP, 10 edições do SBCARS e 10 edições do SAST’.
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 15:41
SAÍDA DE DÓLARES SUPERA ENTRADA EM US$ 7,828 BI NO ANO ATÉ DIA 16 DE SETEMBRO

 

 
O fluxo cambial do ano até o dia 16 de setembro ficou no vermelho em US$ 7,828 bilhões, ante saldo negativo de US$ 10,221 bilhões visto no ano até o fim de agosto, informou nesta quarta-feira, 21, o Banco Central. Em igual período do ano passado, o resultado era positivo em US$ 10,896 bilhões.
 
A retirada de dólares pelo canal financeiro neste ano até 16 de setembro foi de US$ 41,474 bilhões. Este resultado é fruto de entradas no valor de US$ 300,704 bilhões e de envios no total de US$ 342,178 bilhões. O segmento reúne os investimentos estrangeiros diretos e em carteira, remessas de lucro e pagamento de juros, entre outras operações.
 
Já no comércio exterior, o saldo anual acumulado até 16 de setembro ficou positivo em US$ 33,646 bilhões, com importações de US$ 86,964 bilhões e exportações de US$ 120,610 bilhões. Nas exportações estão incluídos US$ 21,927 bilhões em Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC), US$ 32,182 bilhões em Pagamento Antecipado (PA) e US$ 66,501 bilhões em outras entradas.(A Tarde/ESP)
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 15:33
MAIOR EVENTO DA HOTELARIA E TURISMO DA BAHIA ACONTECE EM NOVEMBRO


Pela primeira vez, Salvador será palco do Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo, maior evento da hotelaria e turismo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia (ABIH-BA) com o objetivo de discutir as tendências do setor, com foco no crescimento econômico do país.

O evento, que acontece 8 e 9 de novembro, no Sheraton da Bahia, vai ter a participação do ex-ministro Caio de Carvalho. “Este é um momento crucial para repensar o turismo e encontrar caminhos para sua expansão. O Fórum é o cenário ideal para todos que se relacionam com o mundo da hotelaria e turismo e uma excelente oportunidade para ativar nosso networking”, frisa o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos.

Em paralelo ao Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo acontece a Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços ABIH – Bahia e o Fun Show Salvador. A feira, que vai contar com 40 expositores de diversos segmentos, atraindo um público estimado de 600 pessoas/dia, é uma oportunidade para conhecer as novidades e tendências dos setores, avaliar produtos, serviços e fornecedores, além de gerar contatos de negócios. 

Já o Fun Show Salvador vai contar com a participação de agentes e operadores de viagens de todo o país, que virão a Salvador para conhecer os novos atrativos turísticos e culturais da cidade, contribuindo diretamente para um aumento no fluxo de visitantes na cidade.

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 15:32
CONSÓRCIO QUE VAI DUPLICAR ENTRE ILHÉUS E ITABUNA SERÁ DEFINIDO EM 72 HORAS


 

As cidades de Ilhéus e Itabuna, limítrofes, localizadas no sul do estado e importantes do ponto de vista histórico e econômico, em breve, estarão ligadas por uma via duplicada. O governador Rui Costa esteve na região nesta quarta-feira (21) e, durante entrevista à imprensa local, anunciou que o nome do consórcio responsável por executar a obra de duplicação dos 17,98 quilômetros na BR-415, trecho que liga os dois municípios, será divulgado nos próximos dias.
 
“Concluímos a primeira etapa. Uma licitação especial chamada RDD, que é Regime Diferenciado de Concorrência. Primeiro, se abre o envelope de preço. Então, já temos a classificação da primeira e da segunda colocada. E agora se abre um prazo de 72 horas para as empresas apresentarem a documentação. Resolvido isso, aí sim, assinaremos o contrato com a empresa vencedora e, [a partir disso], eu diria que já teremos movimentação do início das obras, ainda este ano, na duplicação da BR-415”, explicou Rui.
 
Aproximadamente 500 mil pessoas serão beneficiadas com a obra que deve ter impactos em setores da economia local como o turismo, agricultura, além de facilitar o acesso ao Porto de Malhado, em Ilhéus. Com investimento de R$ 140 milhões, a expectativa do governador é que a obra integre definitivamente as duas cidades e estimule o desenvolvimento na região. “Na minha opinião, [o trecho da BR-415 entre Ilhéus e Itabuna] vai deixar de ser estrada e passará a ser duas avenidas. Já temos muitos equipamentos públicos como a Uesc [Universidade Federal de Santa Cruz], teremos o hospital e, com certeza, em breve teremos o entorno todo ocupado”, destacou.
 
O Hospital da Costa do Cacau está com 70% das obras físicas concluídas e, após ser equipado, deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2017. A duplicação ocorrerá pela margem direita do Rio Cachoeira e a pavimentação será em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O projeto já foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca também são beneficiados com a obra. “Em breve, estaremos aqui novamente para, quem sabe, acompanhar o início das obras físicas de duplicação da BR-415 e pouco a pouco, vamos materializando todas as obras que o povo queria para esta região”, concluiu o governador.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 15:12
TEMER DIZ A EMPRESÁRIOS QUE PAÍS VIVE ESTABILIDADE E PEDE INVESTIMENTO


O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (21) em discurso a empresários em Nova York que o Brasil vive um momento de estabilidade política "extraordinária" e ressaltou as reformas planejadas pelo governo, como a PEC do limite de gastos e a reforma da Previdência, antes de fazer um convite para que invistam no Brasil.

Temer disse que a confiança está voltando rapidamente ao país e chamou os investidores a participarem de uma nova fase de desenvolvimento do Brasil, ancorada na estabilidade política e na segurança jurídica, de acordo com o presidente.

O discurso ocorreu em um almoço com cerca de 270 empresários organizado pelo Conselho das Américas, foro de companhias com negócios na América Latina. Ele mostrou urgência na necessidade de reformas econômicas, lembrando as dificuldades econômicas que herdou do governo anterior, com destaque para um "deficit orçamentário muito grande", fruto de "medidas que deveriam ter sido tomadas muito tempo atrás, não foram e por isso geraram esta instabilidade financeira".

"Apanhamos também uma situação de desemprego muito acentuada, com quase 12 milhões de desempregados e por isso haveríamos, embora com muita cautela, enfrentar essas questões. A primeira ideia que ocorreu foi exatamente isso, é preciso uma integração e interação muitos grande entre o poder Legislativo e o poder Executivo. Na democracia você não tem autoritarismos", afirmou.

Temer defendeu a necessidade de uma "reforma radical" do sistema previdenciário e destacou a importância do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) nos esforços do governo em retomar os investimentos e sair da recessão. (Reuters)

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 15:12
EM AGOSTO, 51,8% DAS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS FICAM ABAIXO DA INFLAÇÃO, DIZ FIPE

 
 
Pouco mais de metade das negociações coletivas com vigência em agosto tiveram reajustes salariais inferiores à inflação, conforme o projeto Salariômetro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O estudo mostra que 51,8% das negociações resultaram em ajustes salariais abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ante 36,2% em julho. Enquanto a inflação medida pelo índice acumulou 9,6% em 12 meses até agosto, os trabalhadores obtiveram nos acordos coletivos um aumento de 9,0%, e média, conforme o Salariômetro.
 
De um total de 162 acordos coletivos no oitavo mês do ano, 17 fixaram redução de jornada de trabalho seguida de redução de salários. Destes, conforme o estudo, um utilizou o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Já dos 527 acordos coletivos com redução salarial negociados entre janeiro de 2015 e agosto deste ano, 131 utilizaram o PPE. Mesmo com as condições econômicas adversas, de certa forma, os acordos vinham "empatando" em relação à inflação, ressaltou o coordenador da pesquisa, o professor Hélio Zylberstajn da Faculdade de Economia da USP. (A Tarde/ESP)
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 15:05
CARLA PEREZ CONTA QUE FILHOS ANDAM DE ÔNIBUS E TRABALHAM

 

Carla Perez e Xanddy não tem o que reclamar da rotina dividida entre Salvador e Orlando, nos Estados Unidos. Durante o Salvador Fest, eles contaram como estão fazendo para conciliar os compromissos no Brasil com os estudos dos filhos, Victor e Camilly, na cidade americana. “Estamos tranquilos, graças a deus, a gente trabalha há mais de 20 anos nesse meio. Às vezes a gente pega muito mais tempo de estrada aqui do que oito horas de voo, é quase uma ponte".
 
Carla ainda revelou que os filhos estão muito bem adaptados ao novo país. “A Camilly e Victor já estão falando inglês fluentemente então para gente isso já foi investimento muito bom. Eles estão muito felizes, estão fazendo trabalho voluntário ajudando as pessoas, é muito bacana, eu também estou muito feliz por eles”. 
 
Se derreteu a mamãe coruja. Outro ponto positivo apontado por Carla é lá os filhos não são reconhecidos e famosos. “Lá, eles não são os filhos de Carla e Xanddy, então não tem a mesma cobrança do que aqui. Eles fazem de tudo um pouquinho, vão para a escola de ônibus sozinhos e tem uma vida totalmente normal”. (Ego)
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 14:55
GEDDEL CRITICA “AMEAÇAS” AO AJUSTE FISCAL FEITAS POR GOVERNADORES


O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) criticou as ameaças feitas por governadores de Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste ao ajuste fiscal. Em carta, 20 mandatários voltaram a pedir ao Palácio do Planalto uma ajuda emergencial de R$ 7 bilhões ainda neste ano.

No texto, os governadores sinalizam que desistiram, por ora, da ideia de decretar estado de calamidade pública para receber recursos da União. Mas ameaçam de forma velada a aprovação de medidas do ajuste fiscal, citando o peso das bancadas de Estados das 3 regiões no Congresso.

''Os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em sua grande maioria, são geridos por governadores com vinculações muito fortes, partidárias e políticas, com o governo passado. Em nenhum momento eu ouvi eles levantarem essa hipótese de decretar calamidade no governo passado'', disse o ministro.

Geddel defende o debate sobre a anistia à prática de caixa 2 e o financiamento privado de campanhas eleitorais. Sobre as acusações de Eduardo Cunha contra integrantes do governo, o peemedebista pondera. ''Precisamos compreender que o deputado Eduardo Cunha tem suas razões pessoais para estar com mágoas (…) Eu torço pelo Eduardo Cunha. Espero que o livro dele se torne um best seller''.

Geddel também fala sobre a relação do governo com os tucanos (''Não achamos que o PSDB seja um partido de oportunistas'') e reafirma que não considera a prática de caixa 2 um crime. Eis sua interpretação: ''O próprio Ministério Público, por meio de uma proposta, está pedindo a criminalização, é lícito supor que, quem eventualmente tenha feito caixa 2 no passado, não tenha cometido crime. Senão, não precisaria pedir a criminalização desse processo''. (Uol)

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/09/2016 14:41
PONTE ILHÉUS-PONTAL DEVE FICAR PRONTA EM DOIS ANOS

 
 
O governador Rui Costa visitou as obras da ponte sobre o rio Cachoeira, na BA-001, conhecida como Ponte Ilhéus-Pontal, no sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (21). "Nós vamos ter realizado o sonho do povo de Ilhéus de ter uma nova ponte, melhorando a vida das pessoas e o tráfego, além do turismo. Nós vamos gerar mais empregos e receber mais turistas", afirmou Rui. 
 
Com um total de 533 metros, a ponte liga o centro de Ilhéus à zona sul da cidade e inclui um sistema viário de 2,74 quilômetros. O equipamento recebe investimentos de R$ 99,6 milhões e deve ficar pronto em dois anos. 
 
Quando concluída, a ponte terá um tráfego diário de 8,5 mil veículos, beneficiando 511 mil moradores dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ...6324     Total: 126470



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960