COLUNISTAS

NA SUA OPINIÃO, QUAL O CARGO QUE O GOVERNADOR WAGNER DEVE ASSUMIR EM BRASÍLIA?

FRASE DO DIA

 “Mauro Ricardo não vai deixar a prefeitura. Esta especulação não tem fundamento. Mauro continua na Fazenda”

ACM Neto
Prefeito de Salvador

NOTÍCIAS
17/11/2014 19:30
DILMA PODE INDICAR MANTEGA PARA PRESIDIR CONSELHO DO NBD


O anúncio dos líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) de formar um conselho de administração interino do novo banco de desenvolvimento do grupo alimentou as especulações de que a presidente Dilma Rousseff pode indicar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para presidir o conselho.

Pelas regras acertadas nas negociações da assinatura do acordo de criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Brasil terá direito à primeira presidência do conselho de administração e a Índia vai indicar a presidência do banco. Já a sede será em Xangai, na China.

Na presidência do Conselho de Administração, o Brasil terá maior influência na definição das diretrizes do banco, segundo avaliação de fontes nacionais. O banco foi criado com a missão de ajudar na oferta de crédito mais barato para investimentos em infraestrutura. O Conselho de Administração terá entre suas funções decidir sobre planos de investimento e de expansão do banco.

A indicação do ministro Mantega seria uma forma de prestigiá-lo depois de sua permanência por mais de oito anos no comando da economia brasileira. O ministro foi um dos mais atuantes para a criação do banco e pela reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Brasil queria a presidência do NBD. Mas, nas negociações finais, que ocorreram na reunião de julho passado, em Fortaleza, cedeu a vantagem à Índia em troca da presidência do conselho. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 19:23
TEMER DIZ QUE GOVERNO ESTÁ “TRANQUILÍSSIMO” COM OPERAÇÃO DA PF


Presidente da República em exercício, o vice-presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira que o governo está “tranquilíssimo” com o avanço das investigações da Operação Lava-Jato e que a palavra de ordem do governo é incentivar as apurações.

O vice-presidente voltou a negar que Fernando Soares, apontado nas investigações como operador financeiro do PMDB no esquema investigado pela Operação Lava-Jato, tenha se relacionado “institucionalmente” com o partido. “Pode ter eventualmente relação com um ou outro membro do PMDB”, disse Temer, após participar de evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre boa governança.

Temer disse que tem feito uma distinção entre a atuação de agentes públicos e privados investigados na operação policial e a “obra propriamente dita”. “Não há nenhuma objeção do governo em relação a nenhuma apuração”, disse Temer em entrevista.

Temer disse que “naturalmente” estarão sob a análise as obras em andamento de empreiteiras investigadas pela Operação Lava-Jato, sugeriu uma “repactuação para eliminar eventuais exageros” e defendeu que “eventual inidoneidade se dê em relação ao futuro, e não em relação ao contrato atualmente existente”.

Temer afirmou que o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação da Polícia Federal não compromete a gestão da atual presidente da empresa, Graça Foster. Em sua avaliação, a presidente Dilma Rousseff “certamente tomará deliberações” sobre a substituição na diretoria da empresa no final deste ano, em meio à composição da nova equipe de governo para o segundo mandato. “É uma questão administrativa que será administrada com olhar administrativo”, afirmou Temer. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 18:49
BC CRIA SISTEMA PARA CIDADÃO TER ACESSO ÀS SUAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO

 
 
O Banco Central lançou nesta segunda-feira (17) uma ferramenta para permitir que os cidadãos tenham acesso, pela internet, às informações sobre suas operações de crédito e outros relacionamentos com o sistema financeiro. Segundo o BC, o "Sistema Registrato" dará acesso a essas informações de "forma rápida e segura"."Com o novo sistema, para obter essas informações, os cidadãos não precisarão mais se deslocar às representações do BC ou remeter pelos correios solicitação com firma reconhecida em cartório e cópias de documentos pessoais também autenticadas", informou a instituição.
 
De acordo com o Banco Central, para garantir o sigilo dos dados pessoais dos requerentes, o novo sistema incorpora "padrões de segurança de identificação eletrônica do cliente bancário desenvolvidos nos serviços de internet banking utilizados pelos bancos"."O acesso aos dados por meio da internet também auxilia no gerenciamento das finanças pessoais pelo cidadão, contribuindo para melhoria na qualidade do crédito concedido pelas instituições financeiras, por meio do aprimoramento do processo de análise cadastral", acresentou.
 
Para usar o sistema, informou o BC, o cliente bancário que faz uso de internet banking deverá seguir os seguintes passos: acessar a página do Registrato, no endereço eletrônico do BC (clique aqui para acessar), selecionar a opção “Clientes bancários que fazem uso de internet banking” e clicar no link “1 - Obter a frase de segurança”. Em seguida, deve Inserir o CPF, o nome de um banco com o qual tenha relacionamento (internet banking), a data de nascimento e o nome da mãe e, logo após, o sistema irá fornecer uma frase de segurança.
 
Os clientes bancários deverão, em seguida, validar a frase de segurança, fornecida pelo sistema, no internet banking do banco indicado no momento do acesso. "Para isso, será necessário clicar no ícone com o logotipo do BC em local de fácil acesso no internet banking do banco", diz o BC.Depois, as pessoas deverão acessar novamente o endereço eletrônico do Banco Central, voltar à página do Registrato e clicar em “3 - Cadastrar”. "Será necessário inserir o CPF, o nome da instituição financeira que validou a frase de segurança e o e-mail. Feito isso, o cadastro estará concluído e o sistema informará uma senha provisória para acesso aos relatórios", informou. (G1)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 18:48
JAC MOTORS: CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA COMEÇA EM JANEIRO


As obras de construção da fábrica da Jac Motors na Bahia começam, impreterivelmente, em janeiro. A garantia foi dada ao prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, pelo vice-presidente da JAC Motors no Brasil, Tarcísio Telles, durante visita que os dois fizeram na tarde desta segunda-feira (17/11), ao terreno onde será construída a montadora chinesa.

A visita teve o intuito apresentar o terreno em que será erguida a fábrica ao vice-presidente mundial da JAC Motors, Huang Jiyon, e ao diretor financeiro mundial da montadora, Tao Wei, que estão em Camaçari. De acordo com os executivos chineses e representantes do grupo SHC, faltam apenas alguns detalhes burocráticos para que sejam iniciadas as obras.

Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado foi convidado pelos executivos da JAC Motors para visitar a China e conhecer a fábrica e o processo de produção. O gestor municipal também foi presenteado com uma miniatura do novo carro da montadora chinesa, que será comercializado no Brasil a partir de dezembro, o veículo T6. 

Na primeira fase serão 70 mil metros quadrados de área construída com sete edificações que correspondem, cada uma, ao parque tecnológico e prédios de pintura, estamparia e soldagem, montagem, expedição, tecnológico e um armazém. O investimento será de R$ 1 bilhão. Em pleno funcionamento, a montadora vai gerar 13.500 empregos entre diretos e indiretos.

A fábrica está localizada na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel. A visita ao terreno contou ainda com as presenças do secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do diretor financeiro e do de processo do grupo SHC, Marcos Donizete e Antonio Hermílio Arantes, respectivamente, além do presidente do CDL (Câmara de Dirigentes Logística), Pedro Failla.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 18:30
ROMÁRIO ELOGIA NEYMAR, MAS AFIRMA SER INSUPERÁVEL

 
Romário sempre fez história dentro e fora dos campos. Além dos mil gols marcados e do título mundial em 1994, ele também nunca teve papas na língua. E, com seu estilo habitual, ele afirmou que Neymar vai superá-lo em número de gols, mas que nunca vai ser "Romário".
 
"Vai. Em relação a gols na seleção, vai. [Neymar tem 40 gols pela seleção, sendo o quinto maior artilheiro. Romário, com 55 gols, é o terceiro, atrás de Ronaldo (62) e Pelé (77).] Mas Romário é insuperável. Vai fazer mais gols, só. Talvez chegue aos mil gols. Mas ser igual a Romário ninguém vai ser, não [risos]", disse o "Baixinho", em entrevista à Revista Trip. Apesar disso, o ex-atacante e agora Senador eleito pelo Rio de Janeiro comparou o craque da Seleção Brasileira com Lionel Messi, um dos melhores da atualidade, e afirmou que ele tem condições de fazer mais história do que o argentino, já que ainda deve disputar algumas Copas do Mundo na carreira.
 
"Ele tem tudo para ser maior do que Messi. Messi já está na história de alguma forma. Neymar pode entrar para a história de forma mais completa. Messi talvez nem tenha mais uma Copa para disputar e vencer. Neymar tem mais três ou quatro para disputar." Já sobre o comando da Seleção, Romário manteve o seu tom crítico e não poupou nem o ex-companheiro Dunga, capitão do título nos Estados Unidos. Para ele, Gilmar Rinaldi, contratado para ser o coordenador de seleções, não tem condições de assumir o cargo e vai transformá-la em um balcão de negócios.
 
"Ele [Dunga] sabe o que penso. Primeiro de tudo: não era hora de ele voltar ao comando da seleção. Já que voltou, boa sorte, espero que faça um bom trabalho. A CBF é tão atrasada que colocou o Gilmar Rinaldi para ser coordenador de seleções. Não tem a mínima condição de assumir nada. Nem em clube, imagina na CBF. Infelizmente a seleção vai se transformar num banco de negócios. Espero que não, mas é o que vai acontecer. Espero que o Dunga não se meta nisso", concluiu Romário. (Correio)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 18:23
PRESIDENTE DA FIEB ASSUME PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE-BA


A partir de janeiro de 2015, o Sebrae terá uma nova composição em sua diretoria. A eleição da equipe que comandará  a instituição pelos próximos quatro anos aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 17, na sede da instituição, durante reunião do Conselho Deliberativo Estadual.

Antônio Ricardo Alvarez Alban, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, será o novo Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, o executivo de estratégia do Senai/Cimatec, Adhvan Furtado, assume a diretoria da superintendência da instituição; Lauro Ramos foi reconduzido à diretoria técnica e Franklin Santos, funcionário de carreira da casa, é o novo diretor administrativo financeiro do Sebrae.

“Fieb e Sebrae são parceiros históricos. Estamos focados na interiorização da pequena indústria para favorecer o desenvolvimento econômico do estado. Como presidente do Conselho, vou trabalhar para superar o bom trabalho que vem sendo feito, o que considero um desafio muito grande”, afirma Antônio Ricardo Alvarez Alban.

Aumentar a produtividade, favorecer a formalização do microempreendedor individual e fomentar ações no interior do estado são algumas das metas previstas pelo novo superintendente, Adhvan Furtado, que considera o trabalho feito pelo Sebrae de qualidade e extrema importância para o desenvolvimento econômico da Bahia. “Aliado ao Conselho, vamos começar o ano fazendo o diagnóstico e entendendo os pontos fortes da instituição para traçar estratégias”, planeja.

Para Lauro, o compromisso permanece. “Esta casa tem um corpo de funcionários competente e comprometido com o empreendedorismo baiano. Neste novo mandato, pretendo trazer os melhores destinos de renovação e confiança”, pontuou. “Agradeço a confiança depositada em mim e aos funcionários do Sebrae, neste ato simbólico de valorização do corpo técnico da casa, e me comprometo em desenvolver um trabalho colaborativo para contribuir com uma gestão exitosa”, disse o diretor administrativo financeiro eleito, Franklin Santos.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 18:05
PT E PCDOB REAFIRMAM OPOSIÇÃO À GESTÃO DE ACM NETO


Na tarde desta segunda feira representantes do PT e PCdoB discutiram sobre o cenário municipal e reafirmaram que se manterão juntos na consolidação de um bloco de oposição à atual gestão de ACM Neto.

O encontro entre Edson Valadares e Olivia Santana, presidentes do PT e do PCdoB em Salvador respectivamente, apontou para construção de uma proposição que unifique e mobilize todas as forças vivas da cidade.  “O PCdoB reafirma sua posição de oposição por entender que temos projetos e visões de cidade diferentes ao da atual gestão. Queremos um desenvolvimento para Salvador com forte inclusão social. Para isso temos de debater o plano diretor, o patrimônio público e tudo que impacta no bolso e na vida das pessoas”, declarou Olivia.

Os partidos ficarão de realizar novos encontros para alinhar estratégias de atuação nas lutas da cidade, “vamos buscar integrar todas as correntes de pensamento da oposição para pensarmos um novo projeto de cidade, pautado na democracia participativa e na inversão de prioridades no investimento do orçamento público. É necessária a nossa união para formular um modelo de desenvolvimento capaz de colocar o município no caminho da prosperidade para toda sua população”, salientou Valadares.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 17:46
DEPUTADOS E ARTISTAS VÃO DISCUTIR FINANCIAMENTO DA CULTURA NEGRA


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará, amanhã (18/11), em Brasília, audiência pública para debater o financiamento da política de incentivo à cultura e às artes negras em suas variadas linguagens.

Parlamentares e artistas pretendem discutir, entre outras coisas, a instituição de cotas raciais no universo da cultura. A proposta é criar medidas que regulamentem a destinação de, no mínimo, 20% do orçamento geral do Ministério da Cultura, do Fundo Nacional de Cultura (FNC), do Fundo Setorial do Audiovisual e da Renúncia Fiscal para ações de fomento de bens e serviços culturais de matrizes culturais africanas.

Para a presidente da Comissão de Cultura e proponente da audiência, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), o combate ao racismo e à discriminação racial passa “necessariamente” pela questão cultural. “No Brasil, a luta pela igualdade racial tem sido fortalecida e legitimada a partir de manifestações artístico-culturais negras como a capoeira, o jongo, o samba de roda, o afoxé, o maracatu, o tambor de crioula, o carnaval e as religiões de matriz africana, assim como na resistência cultural das comunidades negras urbanas e remanescentes de quilombos”, argumenta a deputada.

Os deputados Luiz Alberto (PT/BA) e Jean Wyllys (PSOL/RJ) também assinam o requerimento da audiência, que acontece na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra. O cantor baiano Lazzo Matumbi e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, estarão presentes no evento.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 17:35
ESTADO REDUZ EM 30% CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA ENTRE 2008 E 2014


 
O Governo do Estado alcançou economia de R$ 17,4 milhões - R$ 13,4 milhões no consumo de água e R$ 4 milhões em energia - no período de 2008 a agosto deste ano, o que representa redução de cerca de 30% nestes dois itens. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio do Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
Criado pela Saeb em 2008, o programa tem como principal objetivo consolidar práticas sustentáveis no consumo de água e energia elétrica, além de promover condições adequadas para a sustentabilidade, eliminando e reduzindo gradativamente o desperdício destes recursos no âmbito da administração estadual. Na primeira etapa, o programa monitorava somente 17 unidades localizadas no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Atualmente mais de 800 unidades estão cadastradas, incluindo a Bahia Pesca, o Colégio Central, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e o Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, para citar os mais recentes.
 
São realizadas vistorias técnicas regulares às unidades que apresentam consumo elevado de água e energia. Identificado o problema, um relatório é gerado e encaminhado aos dirigentes para ajustes na manutenção das instalações e na gestão dos recursos. Somente no quarto semestre da terceira etapa foram alcançadas mais de 130 unidades e realizadas 34 vistorias técnicas.
 
A eficácia da iniciativa é notória quando os resultados obtidos são comprados aos dados de consumo médio de água por habitante, que é de 100 litros por dia. O volume de água economizado até o momento - 570.000 milímetros cúbicos - seria o suficiente para atender diariamente a cerca de 2.500 pessoas durante seis anos, o equivalente a 228 piscinas olímpicas cheias. Quanto à energia elétrica, o programa obteve economia de 5.650 MWh, bastante para suprir o consumo de pouco mais de 550 famílias durante cinco anos.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 17:21
ZECA PAGODINHO VOLTA PARA CASA APÓS CIRURGIA NA COLUNA

 


De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda (17), o cantor Zeca Pagodinho recebeu alta no sábado e a operação para corrigir um estreitamento de canal realizada Clínica São José no último dia 11 "obteve êxito".

O médico responsável pelo procedimento, Dr. Deusdeth Gomes do Nascimento, afirma que Zeca sentirá desconforto nos primeiros dias e deve permanecer em repouso, podendo retomar as atividades em aproximadamente um mês, quando deverá iniciar tratamento de fisioterapia.

Segundo a assessoria de imprensa do cantor,  depois do tratamento, o artista "entrará em fase de seleção de repertório para o novo trabalho, um CD de inéditas , que será lançado no primeiro semestre de 2015". (UOL)

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 17:13
CASOS DE SUPERFATURAMENTO IRÃO PROVOCAR AJUSTES NO BALANÇO DA PETROBRAS


O diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, informou nesta segunda-feira (17) que casos de superfaturamento na construção ou aquisição de projetos, como unidades de refino, irão provocar ajustes no balanço financeiro da empresa. Haverá “ajuste a preço justo do imobilizado adquirido”, afirmou Barbassa.
 
Segundo ele, se houve sobrepreço, esse valor será retirado do imobilizado e levado a resultado. "Os projetos não devem conter valores que não seja o justo para ele”, disse Barbassa, complementando que serão retirados dos imobilizados qualquer “propina”. Segundo a presidente da Petrobras, Graça Foster, para aferir a proporção do sobrepreço estão sendo consideradas as denúncias em juízo.
 
“As referências são depoimentos, provas emprestadas, encaminhadas a Petrobras pela Polícia Federal. Utilizaremos as provas para as baixas financeiras ano a ano”, afirmou. De acordo com Barbassa, a companhia trabalha para concluir “com celeridade” a divulgação dos dados contábeis não revisados, previstos para o dia 12 de dezembro. Segundo ele, nesse momento serão apresentada os resultados “da melhor forma possível” com as informações disponíveis sobre as denúncias da Operação Lava Jato.
 
“Essa divulgação não substitui o dever da companhia de divulgar dados contábeis revisados”, completou. Barbassa afirmou ainda que a companhia tem dado acesso a todas informações para escritórios independentes e auditores, dando prioridade “aos temas investigados na Operação Lava jato, aos administradores e executivos relacionados à prestação de contas e demonstrações contábeis”. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 17:05
JUSTIÇA NEGA HABEAS CORPUS E EIKE DEVE IR A BANCO DOS RÉUS AMANHÃ


O desembargador Messod Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, negou o pedido de habeas corpus do empresário Eike Batista, que tentava suspender ação que corre contra ele na 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Ele é acusado de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada por meio da negociação de ações da petroleira OGX. Com isso, deve acontecer nesta terça-feira (18), às 14h, a primeira audiência com Eike no banco dos réus.

O julgamento, se realizado, deverá decretar a sentença na primeira instância. Mas ainda caberá apelações a instâncias superiores como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e até o Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 16:53
VIVIANE ARAÚJO MOSTRA HUMILDADE E PASSEIA DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO

 


Viviane Araújo foi elogiada por fãs e seguidores ao postar uma foto em que aparece andando de ônibus no Rio de Janeiro. "E hoje fui assim! Um bom BRT! Rápido, seguro, fresquinho! E vaziooooo genthyyy que eu sei que é difícil! Kkkk adorei!", escreveu ela".

Nos comentários, vários internautas deixaram recadinhos para a atriz de 'Império'. "Parabéns pela humildade e simplicidade, continue assim!@araujovivianne", escreveu um. "Liiiinda e humilde exemplo de pessoa ;) Você é 10 vivi", disse outra.

Recentemente, Viviane e parte do elenco da novela Império assistiram ao centésimo capítulo da novela das 21h no Sindicato dos Radialistas, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Depois, seguiram para um karaokê localizado em Vargem Grande, no Rio de Janeiro.

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 16:52
NOVOS MEDICAMENTOS CONTRA A AIDS SERÃO DISTRIBUÍDOS ESTA SEMANA NO SUS


Duas novas formulações de medicamentos para pacientes com aids começam a ser distribuídas esta semana pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa do Ministério da Saúde é que 135 mil pessoas em tratamento para a doença sejam beneficiadas.
 
Uma das inovações, segundo a pasta, é o ritonavir 100 mg na apresentação termoestável, que poderá ser mantido em temperatura de até 30°C. A ideia é ampliar a adesão ao tratamento e facilitar a logística de armazenamento, distribuição e dispensação. O medicamento distribuído até então exigia armazenamento em câmara fria, com temperatura entre 2°C e 8°C.
 
A rede pública também vai começar a distribuir o Tenofovir 300 mg composto com a lamivudina 300mg em um único comprimido – o chamado 2 em 1. Atualmente, cerca de 75 mil pacientes estão em uso das chamadas monodrogas, utilizando um comprimido de Tenofovir e dois comprimidos de lamivudina 150 mg ao dia.Desde 1996, o SUS distribui gratuitamente o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. Atualmente, são oferecidos 22 medicamentos com 39 fórmulas. Os dados mais recentes da pasta indicam que, em 2013, 350 mil brasileiros faziam tratamento contra a aids.
 
A estimativa é que 720 mil pessoas vivem com HIV/aids no país, sendo que 150 mil não sabem de sua condição sorológica. A prevalência de infecção de 0,4% na população sexualmente ativa (15 a 49 anos) é considerada estável desde 2004. A taxa de detecção de aids no país está estabilizada em 20 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano. (TB)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 16:39
BALANÇA TEM DÉFICIT DE US$ 804 MI NA SEGUNDA SEMANA DO MÊS


A balança comercial brasileira registrou novo déficit na segunda semana de novembro. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, 17, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o saldo ficou negativo em US$ 804 milhões, resultado de exportações no valor de US$ 3,678 bilhões e importações de US$ 4,482 bilhões.

No acumulado do mês, o déficit soma US$ 1,551 bilhão. As vendas externas somam US$ 7,897 bilhões e as importações, US$ 9,448 bilhões. No ano, o saldo negativo subiu para US$ 3,422 bilhões, com exportações totalizando US$ 199,862 bilhões e as importações, US$ 203,284 bilhões.

As exportações registraram média diária de US$ 789,7 milhões até a segunda semana de novembro, uma queda de 24,3% em relação à média diária de US$ 1,043 bilhão de novembro de 2013. Houve diminuição nas vendas das três categorias de produtos. Os embarques de manufaturados caíram 27,9%, por conta de aviões, veículos de carga, automóveis de passageiros, óleos combustíveis, máquinas para terraplenagem e motores para veículos.

Nas importações, a média diária até a segunda semana de novembro desse ano foi de US$ 944,8 milhões, 1,2% abaixo da média de novembro de 2013, de US$ 956,2 milhões. Nesse comparativo, caíram os gastos, principalmente, com borracha e obras (-21,8%), veículos automóveis e partes (-13,5%), instrumentos de ótica/precisão (-11,0%), químicos orgânicos/inorgânicos (-10,2%), equipamentos mecânicos (-6,6%) e siderúrgicos (-3,6%). As informações são da Agência Estado.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 16:38
RUI COSTA DISCUTE MÁQUINA ESTADUAL COM GRUPO DE TRANSIÇÃO


O governador eleito da Bahia, Rui Costa, esteve reunido, nesta segunda-feira (17), com o grupo de trabalho que prepara a nova estrutura administrativa do Estado.

Os estudos realizados pelo grupo nas duas últimas semanas foram apresentados ao novo governador, sob coordenação do secretário da Fazenda, Manoel Vitório. A reunião, realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), durou mais de quatro horas. Nos próximos dias, com base nas sugestões técnicas apresentadas, Rui informou que estará focado na definição do novo organograma administrativo.

As novidades, que devem modernizar e enxugar a estrutura, serão anunciadas pelo governador eleito no início de dezembro. O objetivo de Rui Costa é iniciar a sua gestão com novidades na máquina estadual, prevendo otimizar o trabalho, poupar recursos e ampliar investimentos em áreas fins.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 16:07
PIB CRESCE 0,2% E APONTA FIM DA RECESSÃO TÉCNICA, DIZ SERASA


A economia brasileira cresceu 0,2% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, na série com ajuste sazonal, mostra o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica divulgado nesta segunda-feira, 17.

De acordo com a empresa, isso sinaliza o fim da recessão técnica que marcou o primeiro semestre deste ano, após dois trimestres seguidos de contração. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, contudo, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,1%. Com o resultado, a atividade econômica do País acumula alta de 0,3% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período do ano passado.

Pelo lado da oferta, a alta de 0,2% do PIB no terceiro trimestre foi puxada pelas altas de 1,1% no setor de serviços e de 0,8% na atividade industrial. Na direção contrária, houve recuo de 2,4% na agropecuária.
Já do lado da demanda, os gastos do governo sustentaram a atividade econômica, com expansão de 0,7%. Os investimentos e o consumo das famílias, no entanto, caíram 0,7% e 0,1% no terceiro trimestre na comparação com o segundo trimestre. No setor externo, as exportações caíram 0,1%, enquanto as importações cresceram 1,3%.

Mesmo com a alta sinalizando o fim da recessão técnica, economistas da Serasa Experian avaliam que o resultado do 3º trimestre ainda foi de fraco desempenho da atividade econômica. Em nota, os analistas afirmam que isso é resultado de um quadro conjuntural adverso que vem prevalecendo sobre a economia brasileira, caracterizado por taxas de juros elevadas, inflação escapando o teto da meta, baixo grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores e desaceleração do crescimento econômico mundial. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 15:50
BAHIA É LÍDER NO NÚMERO DE FINANCIAMENTOS DE VEÍCULOS NO NORDESTE

 
O financiamento de veículos na Bahia atingiu a marca de 23.877 unidades em outubro. O número coloca o estado na posição de líder do número de financiamentos de veículos na região Nordeste. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (71) pela Cetip, central que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos no país. 
 
O levantamento considera os veículos novos e usados, além de automóveis de passeio e comerciais leves, motos, pesados e outros. A venda financiada de automóveis de passeio e comerciais leves apresentou a maior alta do estado, na comparação anual, com 16.969 unidades, um aumento de 4,9% em relação outubro de 2013.
 
Além disso, foram financiados 5.376 motos e 1.375 pesados. Nos primeiros dez meses do ano, foram financiados 223.615 veículos, entre novos e usados, na Bahia. O Nordeste foi líder na venda de motos financiadas no País, superando o Sudeste, que concentra o maior volume de financiamentos de veículos de todo o país. Em outubro, foram financiadas 30.801 motos, entre novas e usadas.
 
A região contabilizou o total de 102.085 financiamentos em outubro, uma queda de 0,9% em relação a setembro e de 0,5% na comparação anual. No acumulado do ano, foram financiados na região 956.345 veículos novos e usados, queda de 5,4% em relação ao mesmo período de 2013. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 15:33
GRAÇA DIZ QUE PETROBRAS TOMARÁ MEDIDAS PARA REAVER VALORES


A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou nesta segunda-feira, 17, que a estatal adotará as medidas jurídicas cabíveis para reaver eventuais valores perdidos pela companhia em casos de corrupção.

A executiva, contudo, não deu detalhes de quais medidas pretende adotar, já que a divulgação de tais informações poderia dar origem a ações contrárias ao trabalho de apuração da estatal. "Temos medidas jurídicas em curso para situações de ressarcimento de supostos recursos, sobrepreço e eventuais valores desviados", revelou a executiva.

Graça classificou como um "amadurecimento da companhia" as medidas de governança adotadas após as denúncias de corrupção na empresa. Ela citou cerca de 60 ações que estão sendo implementadas pela gestão, além do estudo para criação de uma nova diretoria especifica sobre o tema. Segundo a executiva, a "grande meta da companhia é a prevenção".

"Grande parte das ações são aprimoramento de atos de gestão de padrões que já existiam e vieram à luz nos últimos anos. Alguns já estão implantados desde 2012. Até para implantar, e medir a eficácia disso leva tempo", disse Graça Foster em coletiva de imprensa. "É o amadurecimento de uma companhia que foi necessário resgatar isso para que a gente tenha muito mais que o dever de punir, evitar que aconteça de novo. A prevenção é a grande meta que nos temos", completou. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
17/11/2014 15:31
BENEFICIÁRIOS DA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA DEVEM ATUALIZAR CADASTRO

 
Os beneficiários da Tarifa Social de Energia de todo o país que estão com as dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, terão que regularizar a situação para manter o desconto de até 65% na conta de energia.
 
Na Bahia, cerca de 980 mil clientes estão sendo convocados para atualizar as informações cadastrais. A renovação e validação dos dados são obrigatórias conforme a Resolução Normativa 572/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, está notificando, por meio de envio de correspondência, os clientes que apresentam algum tipo de pendência na base de dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
 
Caberá às concessionárias de energia de todo o Brasil confirmar se os números de NIS (Número de Identificação Social) e BPC (Benefício de Prestação Continuada), essenciais à concessão do benefício, estão ativos na base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
 
Além disso, o recadastramento irá verificar se os consumidores atendem aos demais pré-requisitos estabelecidos pelo governo federal para manutenção da Tarifa Social de Energia. Os consumidores que não regularizarem o cadastro correm o risco de perder o benefício a partir de janeiro de 2015. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ...4641     Total: 92810



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960