COLUNISTAS
FRASE DO DIA

“Essa é última etapa para o processo de credenciamento para o serviço de mototáxis, que passa a ser uma realidade em nossa capital. Esse sempre foi o nosso objetivo, harmonizar os modais de transporte,”

Fábio Mota
Secretário de Mobilidade Urbana de Salvador 
NOTÍCIAS
18/04/2017 14:56
VEJA 5 DICAS PARA PROVAS DE PORTUGUÊS EM CONCURSOS PÚBLICOS

 
 
 
Matéria cobrada em praticamente todos os concursos, pode ser o diferencial para a aprovação ou o ponto fraco que levará à reprovação. Além disso, conhecer bem a nossa língua e saber usá-la corretamente é útil também no dia a dia e em qualquer emprego.
 
1) Não deixe essa matéria por último
As provas de português costuma ser cansativas, porque é bastante comum conterem textos longos. Além disso, as questões muitas vezes contém sutilezas que precisam de uma mente descansada para serem percebidas.
 
2) Leia as questões antes do texto
Nas provas de português, é praxe haver um texto seguido de questões sobre o mesmo. Como o tempo é um recurso importante na prova, pode ser mais produtivo ler primeiro as questões, para ter uma ideia do que será pedido e já fazer a leitura com foco no que será preciso responder.
 
Ainda assim, na hora de resolver a questão, o candidato deve voltar à linha do texto mencionada no enunciado, e examinar com atenção as opções de resposta.
 
3) Atenção às questões de interpretação
Nas questões de interpretação, observe o que está sendo perguntado: é o que está dito no texto ou o que o autor quis dizer? Isso faz toda a diferença na resposta.
 
Muito cuidado para não responder com base na sua opinião. Na hora da prova, ela não conta.
 
4) Atenção e paciência
Não é raro a gente ler o texto e na hora de responder à questão ficar em dúvida quanto ao que está sendo perguntado ou qual opção é a certa. Nesse caso, é preciso voltar ao texto, reler as linhas indicadas com toda a atenção, de olho na pergunta e nas alternativas, quantas vezes for necessário. A prova de português muitas vezes depende mais disso do que de conhecimento de regras de gramática.
 
Mas, só gaste esse tempo depois de ter respondido a todas as questões que pode, de todas as disciplinas.
 
5) Hábito de leitura
Dica que dever ser usada antes da prova, ter hábito de ler faz toda a diferença nas provas de português e mesmo nas de outras disciplinas.
 
Permite que o candidato esteja à vontade, mesmo em textos ou enunciados muito longos, e facilita a correta compreensão dos comandos das questões e dos textos apresentados. 
Ler com frequência também amplia o vocabulário, e isso pode ser decisivo na compreensão de uma questão de prova.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 14:53
ANTONIO FAGUNDES COMPLETA 68 ANOS E BRINCA COM A IDADE : DÓI UM POUCO

 
 
Hoje é dia de festa para Antonio Fagundes! Nesta terça-feira, 18/4, ele completa 68 anos e, para comemorar, o Gshow fez um listão com 10 curiosidades sobre Fagundão! Saiba tudo sobre esse carioca, ariano e dono de papéis inesquecíveis na telinha. "Dói um pouco as costas, no mais, tudo bem", diz ele, bem-humorado. Dê aquele confere!
 
1. O ator conta que não é fã de aniversário e nem é apegado a datas, mas gosta de receber carinho. “Eu prefiro a pessoa que fala comigo durante todo o ano e esquece do meu aniversário, do que as que só ligam na data", explica ele.
 
2. No currículo, personagens inesquecíveis, como o prefeito Lua Viana, em Saramandaia (1976); Caio, em Rainha da Sucata (1990); Bruno Mezenga, em O Rei do Gado (1996); Atílio, de Por Amor (1997); César de Amor à vida (2013) e o Coronel Saruê, em Velho Chico (2016). Apaixonado pela profissão e com mais de 50 anos de carreira, o ator diz que ama os seus personagens. "Eu gosto principalmente dos canalhas", diz ele, em tom de humor.
 
3. Você acredita que ele é avesso às novas tecnologias? Não tem e-mail, não usa aplicativos de mensagem, ainda lê jornal impresso, não tem perfis nas redes sociais – apenas profissionais. "É um veículo maravilhoso, o problema é a forma como as pessoas utilizam”, afirma ele. Mas ele gosta de jogar videogame!
4. Quando está longe das câmeras, Fagundão é bem caseiro e adora uma boa leitura: "Tenho uma boa biblioteca, pois gosto muito de ler e aconselho".
 
5. Ele é ariano, mas não acredita em signos, ainda que admita ter características comuns dos nascidos nesse período: ser espontâneo, inquieto e adorar presentear. "Sim, eu gosto mesmo de dar presentes", garante o ator.
 
6. Você sabia que ele decora os textos minutos antes de entrar no set? Isso mesmo! Fagundes diz: "Isso é um dom". O ator define a disciplina, interesse e a paixão como motivadores da profissão. "Virou uma mistura de ator e celebridade. Ser celebridade é fácil, difícil é manter a carreira", ensina.
 
7. Ele prefere dar autógrafo do que tirar selfie. Fagundes explica que se tornou chato: "O autógrafo, por exemplo, as pessoas guardam por anos e a selfie você não tem isso. Você passa o dedinho e o que era importante deixa de ser em 30 segundos", explica ele.
 
8. Como bom carioca que é, prefere o velho boteco a restaurantes sofisticados: "Eu prefiro mesmo, até porque sendo muito chique fica chato. Eu gosto de estar bem".
 
9. Um homem romântico. Ele é daqueles que puxa a cadeira, manda flores e abre a porta. "É o mínimo que a gente faz, é um hábito que você acaba criando e vê que é bom ser gentil para não expor a mulher", ensina. Sorte da esposa, a atriz Alexandra Martins!
 
10. Quer dar um presente para Antonio Fagundes? "Não sou muito exigente", avisa. Fagundes dá uma dica: um bom vinho. E ele aprecia os italianos e os brasileiros produzidos no Rio Grande do Sul.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 14:37
ISIS VALVERDE MOSTRA APLIQUE PARA VIVER PERSONAGEM EM FORÇA DO QUERER

 
 
Uma forma rápida de conquistar um cabelão é recorrer ao aplique, que é muito usado por atrizes quando precisam mudar o visual para uma personagem. Esse é o caso de Isis Valverde, que estava com as madeixas no ombro e teve que alonga-las para viver Ritinha na novela das 9h, “A Força do Querer”. A ideia era dar um cabelo de sereia à personagem, que tem uma ligação muito forte com água, acredita na mãe-d’água e também que é filha de um homem-boto.

Isis colocou um aplique de cabelo de verdade e natural, segundo Valéria Toth, responsável pela caracterização da novela. “O alongamento da Isis foi muito especial e cuidadoso. Compramos um cabelo humano virgem [sem tinturas ou uso de produtos químicos] com 70 cm de comprimento. Os cachos também são naturais e os fios são queimado de sol nas pontas, que dá esse toque praiano ao visual.” 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 14:24
GRUPO DA OPOSIÇÃO AFIRMA QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO PASSA

 

 
O deputado federal Cacá Leão (PP) foi enfático ao afirmar que as mudanças na Previdência passem na Câmara. “A reforma é necessária, mas o problema é que se demonizou a reforma. O governo levou para a sociedade a imagem de uma reforma que começou muito dura. E que não conseguiria passar no Congresso”, disse, em entrevista à rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (18).
 
Na avaliação do pepista, que apoia o governo Temer, o relatório do deputado federal Arthur Maia (PPS) ficou “palatável”. “Arthur Maia fez as concessões necessárias, o relatório está palatável. Espero que ele consiga convencer as pessoas que a reforma foi bem estruturada”, pontuou. “Mas espero que se consiga aprovar uma reforma que não prejudique o povo brasileiro”, acrescentou.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 14:12
RUI NEGA IRREGULARIDADE EM CAMPANHA DE 2014 E FALA SOBRE OTTO EM 2018

 
 

A delacão do executivo da Odebrecht, André Vital, apontando transações irregulares no financiamento da campanha de Rui Costa(PT) em 2014, não chegou a preocupar o governaodr. Rui afirmou que não fez nada de errado para conseguir dinheiro para campanha. O delator afirmou que a construtora baiana usou o grupo Petrópolis, proprietário da cerveja Itaipava, para fazer repasses ao então candidato em uma espécie de “lavagem de dinheiro”.
 
Em entrevista coletiva, durante a visita a fábrica da Bridgestone, hoje pela manhã, o gestor estadual negou a denúncia e “jurou” não temer que a colaboração premiada respingue na sua tentativa de reeleição, em 2018. “Não tenho receio nenhum. Juro para você, com o sono tranquilo que durmo. Cada atitude que vou tomar não penso só em mim, penso no orgulho que tenho dos meus pais e o que quero que meus filhos tenham de mim. Não perco cinco minutos de sono pensando nos problemas. Não fiz nada de errado, não estou fazendo e não farei”, frisou.
 
Rui Costa afirmou que todas doações recebidas foram declaradas à Justiça Eleitoral e que ainda saiu do pleito com uma dívida estimada em R$ 9 milhões. “Sou o primeiro governador da história que saiu com dívida”, apostou. O governador evitou falar sobre quem fez a intermediação para que a Itaipava fizesse a doação, mas salientou que a cervejaria também doou para o seu adversário, o atual secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto (DEM).

Sobre Otto: O governador Rui Costa (PT) não descartou o senador em sua chapa. O petista, porém, garantiu que a discussão ainda não existe. "Estou sempre opinando. É prematuro discutir a composição de chapa majoritária. Estamos muito longe das eleições, com muita água para correr. Meu foco são as nossas realizações. Se o governador sinalizar pela dispesão de objetivos nesse momento, a gente não faz o que tem de fazer. Minha cabeça está na entrega que precisamos entregar ao povo. Ninguém sabe o que vai ser de reforma política, a política vive muita falta de previsibilidade", avaliou.

Nesta segunda-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, brincou que ele e Otto são a "dobradinha" ideal para disputar o Senado. Comenta-se, por outro lado, que o pessedista pode indicar o filho, Otto Alencar Filho, para a vice do petista. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 14:01
TEMER PREGA O DIÁLOGO PARA GARANTIR REFORMA DA PREVIDÊNCIA

 

 
Após reunir, na manhã de hoje (18), deputados da base aliada no Palácio da Alvorada para tratar da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer publicou no Twitter uma mensagem afirmando que “somente com essa ampla discussão é possível chegarmos ao texto mais justo que garanta o sistema previdenciário para as próximas gerações”.
 
No café da manhã, o relator da proposta da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), apresentou aos deputados da base o relatório da reforma que traz alterações como a mudança de 65 anos para 62 anos na idade mínima para aposentadoria das mulheres.

“Recebi deputados da base para tratar da reforma da Previdência. Na democracia é assim: muito diálogo com o parlamento e com a sociedade”, registrou Temer no Twitter. Após a reunião com os deputados, Temer e Maia recebem senadores no Palácio do Planalto para apresentação do relatório. A previsão é de que o parecer do relator seja lido amanhã (19), na comissão especial da Câmara(TB)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 13:37
REFORMA DA PREVIDÊNCIA TEM 275 VOTOS CONTRA E 101 A FAVOR

 
 
A atualização do Placar da Previdência, levantamento realizado pelo Grupo Estado com deputados a respeito de reforma que tramita na Câmara, mostra que o número de parlamentares contrários à proposta continua em 275, enquanto o dos que são a favor, foi mantido em 101. Na manhã desta terça-feira, 18, havia 35 indecisos; 64 não quiseram responder; 36 não foram encontrados, e um disse que deve se abster.
 
O levantamento também mostrou que 71 deputados são a favor, mas com alteração da idade mínima para mulheres e 55 apoiam as mudanças mas com alteração da idade mínima para homens. Além disso, 76 são favoráveis, mas com criação de uma regra de transição para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos, e 78 defendem a retirada da exigência de 49 anos de contribuição para ter o direito de benefício integral.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 13:20
HEMÓVEL ATENDE ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA NO SHOPPING DA BAHIA E NA FSBA

 

 
A unidade móvel (Hemóvel) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) ficará estacionada até a próxima quinta-feira (20), na entrada principal do Shopping da Bahia e na Faculdade Social da Bahia (FSBA), no bairro de Ondina, das 8h às 17h.
 
Para doar é necessário que os candidatos compareçam portando documento original com foto, que pesem acima de 50 kg, estando bem descansados e alimentados, evitando alimentos gordurosos. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Serviço
Hemóvel 1 – Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemoba
Onde: Shopping da Bahia - Entrada principal 
Quando: 18 a 20 de abril (terça a quinta-feira) 
Funcionamento: 8h às 17h
Hemóvel 2 – Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemoba
Onde: Faculdade Social da Bahia (FSBA) - Ondina
Quando: 18 a 20 de abril (terça a quinta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 13:01
ELIANA CALMON DIZ QUE É IMPOSSÍVEL FAZER POLÍTICA SEM HAVER CORRUPÇÃO

 
 
A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STF) Eliana Calmon em entrevista a Rádio Metrópole afirmou que não ficou surpreendida com os nomes dos políticos citados nas delações da Odebrecht. "Os fatos não surpreenderam ninguém. Depois que eu fui candidata a senadora e vi o âmago da política e vi que pelas regras do jogo é impossível fazer política sem haver corrupção. As campanhas são milionárias e o mercado está viciado, todo mundo quer dinheiro e muito dinheiro. É natural saber que o político não vai fazer doação de campanha em vão", disse ela.
 
"Depois que eu estava em campanha eu fui descobrindo que existe o caixa 2 e faz com que os políticos apliquem na campanha e parte em sua conta pessoal. Tanto que quase todo político é rico. Aliás, uma coisa que eu falei, eu era a candidata mais rica para senado, meu patrimônio era maior que os companheiros que disputaram comigo, que são políticos há muito tempo. De onde vem esse dinheiro? Vem do caixa 2 das empresas. Como é que pode 300 milhões numa campanha para a presidente Dilma? Será possível que essa quantia seja retirada de empresas assim, de uma hora para outra? Isso tinha conivência das autoridades", completou Eliana.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 12:43
IMBASSAHY: HÁ AMBIENTE FAVORÁVEL PARA APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA


O ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, afirmou nesta terça-feira, 18, após café da manhã com o presidente da República, Michel Temer, e deputados da base aliada, que o ambiente em torno da aprovação do texto da reforma da previdência se modificou bastante e que agora "há uma expectativa favorável com relação à aprovação". Imbassahy disse ainda que Temer está estimulando o Congresso e que agora é o momento dos deputados mostrarem vitalidade.
 
"E isso se faz votando", afirmou o ministro, ressaltando que espera que nesta terça a Câmara finalmente vote o projeto de recuperação fiscal dos Estados e também a urgência da reforma trabalhista.
 
Imbassahy reforçou o discurso que tem sido feito pelo presidente Michel Temer e disse que o envolvimento de políticos na lista do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, não pode paralisar o Legislativo. "As investigações da Lava Jato prosseguem, mas o Congresso continua sua atuação", disse.
 
Apesar de a mudança da idade mínima para as mulheres ter sido confirmada pelo líder do governo do Congresso, André Moura, Imbassahy disse que "há uma tendência forte em reduzir a idade das mulheres", mas ponderou que o texto ainda não está fechado.(Estadão)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 12:30
SUBSECRETÁRIO DE REPARAÇÃO DE SALVADOR NEGA ACUSAÇÃO DE ASSÉDIO SEXUAL


A Secretaria Municipal de Reparação enviou nota de esclarecimento nesta terça-feira (18) informando que aguarda o resultado das investigações sobre a denúncia de assédio sexual envolvendo o subsecretário da pasta, Valcy Evangelista de Souza.

Valcy nega veementemente as acusações de uma militante do PV e que vieram a público ontem (17). Os supostos fatos atribuídos ao subsecretário teriam acontecido na sede do partido antes de sua nomeação para o atual cargo.

O subsecretário iria depor na manhã desta terça-feira, 18, na 7º Delegacia Territorial (DT) do Rio Vermelho, mas a audiência foi remarcada para a tarde desta quarta, 19, às 14h.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 12:21
FMI: BRASIL DEVE CRESCER 0,2% EM 2017 E PROJEÇÃO PARA PIB DE 2018 SOBE A 1,7%

 
O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve a projeção de crescimento do Brasil de 0,2% feita em janeiro, quando atualizou suas projeções macroeconômicas globais. Para 2018, o FMI elevou sua estimativa de alta para o PIB do País de 1,5% para 1,7%. As previsões fazem parte do relatório Perspectiva Econômica Mundial, cujo título é "Ganhando força?", uma questão direcionada à recuperação do nível de atividade do planeta.
 
Em outubro de 2016, a instituição multilateral previa que o produto interno bruto nacional subiria 0,5% em 2017 e na ocasião não divulgou projeção para 2018.
 
De acordo com o FMI, o Brasil deve emergir aos poucos de uma das piores recessões enfrentadas em sua história e projeta que no quarto trimestre deste ano o PIB terá um ritmo de alta de 2,0%, em termos anualizados, ante o mesmo período de 2016. Nos últimos três meses de 2018, o produto interno bruto deve apresentar uma elevação de 1,7% ante outubro e dezembro de 2017, também em base anualizada. No apêndice estatístico do documento, o Fundo indica que espera um crescimento de 2,0% para o Brasil em 2022.
 
"A recuperação gradual ocorrerá com base na diminuição de incerteza política, redução de juros pela política monetária e progressos adicionais na agenda de reformas", destaca o Fundo Monetário Internacional. "A previsão é que recupere gradualmente o crescimento e continue em ritmo moderado." (Estadão)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 12:01
IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA FEMININA SERÁ DE 62 ANOS

 

Informação é do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da comissão especial na Câmara. Outro ponto da reforma da Previdência é a idade mínima para policiais e professores federais, além de trabalhadores rurais. Para estas três categorias, o regime especial será mantido e a idade mínima será diferenciada, de 60 anos.
 
Depois de participar de um café da manhã com o presidente Michel Temer e líderes da base aliada, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da comissão da reforma da Previdência na Câmara, afirmou que a idade mínima para que as mulheres se aposentem com o benefício integral será de 62 anos.
 
Ele disse ainda que policiais, professores federais e trabalhadores rurais terão o regime especial mantido, com idade mínima de 60 anos para a aposentadoria. Segundo a regra geral, o trabalhador vai poder se aposentar assim que completar 65 anos de idade e 25 anos de tempo de contribuição. Mas, para garantir a aposentadoria integral, além de atingir a idade mínima, será necessário ter 40 anos de tempo de contribuição. A proposta original do governo, que foi alvo de muitas críticas, previa que o trabalhador contribuísse por 49 anos.
 
Já a regra de transição vai funcionar da seguinte maneira: todos os trabalhadores que já estão contribuindo há mais tempo para a Previdência poderão ser incluídos na regra, desde que paguem um pedágio de 30% do tempo que falta para se aposentar e tenham completado a idade mínima, que será de 53 anos para mulheres e de 55 anos para homens. (CBN)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 11:40
NOVA PESQUISA APONTA VITÓRIA DE LULA SOBRE DÓRIA E AÉCIO

 

 
Segundo pesquisa feita pelo instituto Vox Populi e divulgada nesta terça-feira (18) pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), o ex-presidente Lula tem 44% das intenções de voto contra 9% de Aécio Neves (PSDB) e 11% do deputado Jair Bolsonaro (PSC). Marina Silva (Rede) se manteve com 10% e Ciro Gomes (PDT-CE) os mesmos 4%.
 
Se o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é apontado como candidato tucano, Lula sobe para 45% contra 6% de Alckmin. Bolsonaro também sobe para 12% e Marina vai a 11%. Ciro permanece com 4%. Contra João Dória, Lula fica com 45% das intenções de voto, enquanto o prefeito da capital paulista soma 5%, ficando empatado com Ciro. Marina e Bolsonaro empatam em 11%.

Em um possível segundo turno, Lula venceria todos os candidatos. Se as eleições fossem hoje, Lula venceria Aécio Neves (PSDB-MG) por 50% a 17% das intenções de voto; Geraldo Alckmin (PSDB-SP) por 51% a 17%; Marina Silva (Rede-AC) por 49% a 19%; e João Doria (PSDB-SP) por 53% a 16%.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 11:34
IMPOPULARIDADE DE TEMER PODE GERAR SAÍDA EM MASSA DO PMDB

 

 
A lista de Fachin, as reformas da Previdência e trabalhistas e a baixa popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) gera um efeito negativo dentro do partido governista. Conforme reportagem publicada no Estado de São Paulo desta terça-feira (18), pelo menos seis dos 64 integrantes da bancada, a maior da Câmara, admitem que já conversaram com outras siglas para onde possam migrar.
 
Ainda de acordo com grupo, o número de interessados em deixar a sigla é bem maior, mas por enquanto preferem manter as articulações sob sigilo. O próximo período previsto para mudança partidária sem risco de perda de mandato é em março de 2018, seis meses antes das eleições.

Entre os argumentos apresentados para a saída coletiva estão os efeitos da Operação Lava Jato no eleitorado, reforçado pela lista de inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin com base nas delações da Odebrecht, que atingiu oito ministros do governo Michel Temer. Dos 98 investigados da lista, 17 são do PMDB. A legenda só fica atrás do PT, que tem 20 investigados.

O movimento é mais forte no Rio de Janeiro, mas também atinge as bancadas do Paraná e Minas Gerais. O vice-presidente nacional do PMDB, o deputado João Arruda (PR) admitiu que está conversando com o PDT. “A verdade é o seguinte: o projeto do PMDB hoje é terminar o mandato do Michel. O PMDB não tem projeto para depois desse governo. Não tem projeto para eleger governadores, presidente, enquanto outros partidos têm projeto definido”, disse. Ele também citou como motivo para deixar a sigla a agenda de reformas “impopulares” do governo.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 11:23
PRESENÇA DE LULA EM DEPOIMENTOS DE 87 TESTEMUNHAS É EXIGIDA POR MORO

 

 
Sérgio Moro decidiu aceitar nessa segunda-feira (17) o pedido feito pela defesa do ex-presidente Lula "para arrolar 87 testemunhas de defesa em uma das ações penais da Operação Lava Jato".  O juíz federal no entanto, de acordo com a reportagem do G1 "determinou que Lula compareça a todas as audiências para prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes".

Segundo a decisão de Moro: "Já que este julgador terá que ouvir 87 testemunhas da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, além de dezenas de outras, embora em menor número arroladas pelos demais acusados, fica consignado que será exigida a presença do acusado Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua própria defesa, a fim prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas". 

A defesa de Lula declarou nem nota "que a decisão de Moro é arbitrária porque a presença do acusado é facultativa e não obrigatória nas audiências de processos criminais". 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 11:07
JOSÉ RONALDO SERIA COTADO PARA VICE DE RUI EM 2018

 
 
O mais novo burburinho em torno do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), e o governador Rui Costa (PT) é que o democrata estaria sendo cotado para a vice na chapa do petista em 2018. Para que isso se concretizasse, Ronaldo iria se filiar ao PP ou ao PSD.

Em entrevista publicada nesta segunda-feira (17) pela Tribuna da Bahia, no entanto, o demista desconversou sobre a possibilidade de mudar de lado, ressaltando que “conversa com todos” e que mantém respeito institucional pelo governador.

Por outro lado, pessoas ligadas ao prefeito ACM Neto (DEM) teriam dito que a manobra se trata de uma estratégia de ambos os correligionários, com o aval do governo Temer, para “roubar” um dos partidos da base governista. A informação foi veiculada pelo site Políticos do Sul da Bahia.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 11:00
GOVERNO DO ESTADO E UFBA FIRMAM PARCERIA VOLTADA À POPULAÇÃO NEGRA E SEGMENTOS

 
 

O Governo do Estado e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) firmam nesta quarta-feira (19), em Salvador, um Termo de Cooperação Técnica voltado à execução de ações integradas nas áreas da igualdade étnico-racial e de defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais. O documento será assinado pelos titulares das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), Fabya Reis e Jerônimo Rodrigues, respectivamente, além do reitor da instituição de ensino, João Carlos Salles. O ato está programado para às 11h30, na sede da Reitoria da UFBA, no bairro Canela.
 
A intenção é efetivar um instrumento para auxílio mútuo na defesa e promoção da população negra, de combate ao racismo e à intolerância religiosa, além da garantia dos direitos dos segmentos tradicionais, inclusive nas políticas públicas de desenvolvimento rural. O acordo integra a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia (2015-2024) e renova a participação da UFBA na Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
 
A parceria reforça ainda mais a atuação da UFBA nas políticas públicas e educacionais para o povo negro, através da ampliação e fortalecendo dos temas no ensino, pesquisa e extensão; projetos inovadores e metodologias que possibilitem a inserção social da população negra e dos povos e comunidades tradicionais; formação de discentes e docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação com o conteúdo de promoção da igualdade étnico-racial e combate às violações de direito das comunidades negras; dentre outras medidas.
 
O planejamento de cada órgão, no âmbito desta cooperação, deverá considerar os aspectos do direito à educação, de gênero e geração, social, antropológico, geográfico, ambiental, habitacional, urbanístico, de saúde pública, tecnológico, artístico-cultural, de acesso à justiça, e de desenvolvimento econômico e rural.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 10:55
LÍDICE ENTRA NA CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM 2018 NO COMBATE A VIOLÊNCIA

 
 
 
Os assassinatos de jovens no Brasil entrarão na pauta da Campanha da Fraternidade em 2018, cujo tema central será Fraternidade e Superação da Violência. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (17), pelo arcebispo primaz do Brasil e titular da Arquidiocese Salvador, Dom Murillo Krieger, que recebeu a visita da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e do ex-vereador Fernando Schimidt. 
 
Durante o encontro, que ocorreu na Cúria Metropolitana, no bairro do Garcia, em Salvador, a senadora entregou ao arcebispo um exemplar do relatório da CPI do Senado que investigou os assassinatos de jovens no Brasil, com audiências em todas as regiões do País, à qual ela foi presidente. “É um documento que traz relatos de mães e avaliações dos principais especialistas do Brasil no tema  violência e segurança pública.

Creio que esse relatório vai contribuir com a campanha que será coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”, avaliou Lídice que também conversou sobre temas como a Reforma da Previdência e a Lei da Terceirização com Dom Murillo.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/04/2017 10:53
VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS FOI 5,3% MAIOR NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017

 

 
Comprar imóveis em Salvador ficou mais caro nos últimos meses. De acordo com um levantamento da DMI-VivaReal o preço nominal médio do m² para venda atingiu R$ 5.143 no primeiro trimestre de 2017, uma valorização de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o valor era de R$ 4.884. Os números apontam a tendência de recuperação dos preços dos imóveis na capital baiana. Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA), Samuel Prado afirma que o mercado imobiliário perdeu muito por conta da crise econômica que atingiu o país. 
 
Ainda de acordo com o levantamento, o bairro com maior valor é o Horto Florestal, onde o m² é encontrado por R$ 8.125, seguido por Graça (R$ 7.843), Ondina (R$ 7.375), Vitória (R$ 7.189), Barra (7.148), Engenho Velho da Federação (6.912), Canela (6.732), Caminho das Árvores (6.080), Jaguaribe (5.946) e Federação (5.917). No entanto, o bairro que mais se valorizou foi a Graça, onde o m² custava R$ 5.269 no primeiro trimestre de 2016, uma alta de 48%. Já o bairro que registrou a maior desvalorização foi o Campo Grande, que teve queda de 2,7% e agora tem o m² no valor de R$ 4.500.

De acordo com Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), a infraestrutura é um dos principais fatores que influenciam no custo dos empreendimentos. A tendência de valorização no preço do m² em Salvador deve continuar nos próximos meses. É o que afirma a diretora de inteligência de mercado do VivaReal, Aline Borbalan. Segundo a especialista, o mercado imobiliário soteropolitano sofreu por conta da crise econômica, mas já começa a apresentar sinais de mudanças na direção da retomada de crescimento.
 
Os espaços mais procurados da capital, tanto para venda quanto para aluguel, têm algo em comum: se destacam pela gama de serviços que oferecem. São escolas, farmácias, supermercados, padarias, clínicas e agências bancárias que fazem toda a diferença para quem procura um imóvel. Para Aline Borbalan, diretora de Inteligência de Mercado do VivaReal, os locais são priorizados por serem mais completos. “Estes bairros são os mais desejados pela oferta de serviços, comércio, estrutura bem estabelecida e apropriada para o desenvolvimento do mercado imobiliário”, afirma.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ...6845     Total: 136882



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960