COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A OPERAÇÃO LAVA-JATO E SEUS EFEITOS NA ECONOMIA?

FRASE DO DIA

"Eu não vou ao Senado porque acredito em meus belos olhos. Vou lá porque acredito na democracia desse país. Acredito que nós teremos de evitar que esse mal seja um mal maior.  Temos de enfrentar essa questão"

Dilma Rousseff
Presidente afastada falando sobre seu discurso no senado 
NOTÍCIAS
20/08/2016 10:28
TEMER REÚNE CÚPULA PARA PLANEJAR GOVERNO OFICIAL E AJUSTE FISCAL


Na reunião de emergência que teve em São Paulo ontem com a cúpula do Governo – ministros palacianos – e do Congresso Nacional – presidentes das Casas – o presidente Michel Temer delineou as primeiras ações após a sua oficialização no cargo, a partir do dia 3 de setembro.

O tema central foi a economia e gestão: acelerar as discussões sobre o inevitável ajuste fiscal – e o possível aumento de impostos – sobre a Lei Orçamentária de 2017, que será enviada ainda este mês ao Congresso, e traçar uma agenda internacional forte para combater a tese do PT de que houve golpe.

Foi Henrique Meirelles, titular da Fazenda, quem comandou a reunião no escritório da Presidência em SP. Mostra de que o homem está crescendo politicamente no Governo. Segundo fontes ligadas ao governo, Temer pegou muita gente de surpresa ao telefonar pessoalmente ontem pela manhã para a tropa de choque. Entre eles o líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC-SE). (Uol)

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 10:05
BAIANO CONQUISTA MAIS UMA PRATA NA CANOAGEM E FAZ HISTÓRIA NA OLIMPÍADA


O baiano de Ubaitaba, Isaquias Queiroz, mudou a história do Brasil em Olimpíadas. O canoísta de 22 anos tornou-se neste sábado (20) o primeiro representante nacional a conquistar três medalhas em uma edição de olimpíada: depois de uma prata no C1-1000m e de um bronze no C1-200m, ele obteve, competindo ao lado de Erlon Souza, 25, a prata da prova C2-1000m da Rio-2016.

Os brasileiros lideraram pelos primeiros 750 metros, mas os alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey apertaram o ritmo no final e garantiram o ouro com 3min43s912. Isaquias e Erlon fizeram o percurso na Lagoa Rodrigo de Freitas em 3min44s819. O bronze ficou com os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk, com 3min45s949.

O desempenho na canoagem impulsionou o país anfitrião, que já assegurou sua melhor participação em Jogos. A medalha de Isaquias e Erlon é a 16ª do Brasil na Rio-2016, mas o país já tem mais dois pódios garantidos (fará neste sábado a decisão do ouro no futebol masculino e no domingo do vôlei masculino). Assim, vai superar o seu maior número de láureas em uma edição (17 em Londres-2012) e já igualou o recorde de ouros (cinco em Atenas-2004).

Grande parte desse desempenho é responsabilidade de Isaquias. Até este ano, o Brasil jamais havia frequentado o pódio olímpico da canoagem velocidade. O atleta baiano mudou o panorama: esteve entre os três primeiros nas três provas que disputou na Rio-2016. Antes dele, apenas quatro representantes nacionais tinham coletado mais de uma medalha na mesma edição de Jogos (os atiradores Afrânio da Costa e Guilherme Paraense, na Antuérpia-1920; o nadador Gustavo Borges, em Atlanta-1996; e o nadador Cesar Cielo, em Pequim-2008).

"Me sinto muito feliz por ter quebrado esse recorde. Não é só de mim, é minha equipe toda, ela está de parabéns. Sem eles eu não teria conseguido", disse Isaquias em entrevista ao Sportv. (Uol)

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 09:38
EMPREITEIRO CITA MINISTRO DO STF EM PROPOSTA DE DELAÇÃO PREMIADA


Em proposta de delação premiada entregue à Procuradoria-Geral da República, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, mencionou o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Ele relatou o prefácio de uma história que se dispõe a aprofundar se for guindado à condição de colaborador da Lava Jato.

A novidade veio à tona em notícia veiculada pela revista Veja. Léo Pinheiro relatou um encontro que teve com Toffoli. Os dois já se conheciam. Durante a conversa, o ministro do STF contou ao empreiteiro que sua casa, assentada em bairro nobre de Brasília, apresentava incômodas infiltrações.

Dias depois, o empreiteiro enviou à casa de Toffoli uma equipe de engenheiros da OAS. Eles detectaram o problema e informaram a Léo Pinheiro: falhas na impermeabilização da cobertura da casa. O empreiteiro indicou uma empresa de Brasília para realizar o conserto. Resolvido o problema, engenheiros da OAS inspecionaram o serviço.

Considerando-se que o candidato a delator se dispõe a confessar crimes em troca de benefícios como redução de pena, não é razoável supor que o empreiteiro enfiaria o nome de Toffoli numa proposta de delação se não tivesse algo ilícito a relatar. Ouvido, Toffoli confirma que conhece Léo Pinheiro. Mas sustenta que não pediu nem recebeu nenhum favor dele. Já o empreiteiro disse que tem revelações a fazer na delação. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 09:20
EX-DIRETOR DA PETROBRAS NEGOCIA DELAÇÃO E VAI CITAR LULA, DILMA E PT


O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, condenado na Operação Lava Jato a mais de 50 anos de prisão como braço do PT no esquema de propinas na Petrobras, retomou as negociações para um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal. Duque está preso há um ano e cinco meses, em Curitiba.

Entre os temas que estão sendo negociados estão informações sobre o partido, a presidente afastada, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Duque promete apontar a participação deles na sistemática de cartel e corrupção na estatal - com rombo reconhecido até aqui de R$ 6,2 bilhões.

Lula é um dos pontos centrais das tratativas com a força-tarefa da Lava Jato. O ex-diretor da estatal se compromete a apresentar provas documentais de que o ex-presidente sabia do esquema. As negociações envolvem membros da Procuradoria-Geral da República - por citar políticos com foro privilegiado - e da Procuradoria Regional da República, na capital paranaense.

Esta é a terceira tentativa de delação de Duque, que foi diretor da Petrobras entre 2003 e 2012, indicado na cota controlada pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. As tratativas estão em fase de discussão de anexos, na qual a defesa elabora um esboço dos crimes que ele vai confessar e os novos fatos ilegais que vai relatar, em troca de benefícios e redução de pena.

A colaboração premiada do ex-diretor, se for aceita pela Procuradoria e homologada pela Justiça, pode ser a primeira a ligar diretamente Dilma ao esquema na Petrobras. Nesta semana, a presidente afastada virou alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal por tentativa de obstrução às investigações. (Estadão)

 
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 09:06
PAULO AZI DIZ QUE RUI COSTA É MELHOR EM GESTÃO, MAS FAZ UM GOVERNO REGULAR


Ao contrário da chamada ‘oposição raivosa’, o Deputado federal baiano Paulo Azi (DEM) afirmou ontem que o governador Rui Costa, do PT, faz uma gestão “regular”, mas pondera que o petista tem dificuldade de articulação política.

“Rui Costa tem um ponto positivo: ele é melhor em gestão, tem um certo cuidado no controle das contas públicas. Mas no ponto de vista politico, ele tem dificuldade de administrar. A Bahia tem problemas em certas áreas e a gente não conhece as ações dele para melhorar. É um governo regular”, disse Azi.

Sobre a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), Azi disse que ela não tem chance de voltar ao comando do país. O democrata avalia que ela demorou de ir ao Congresso Nacional se defender pessoalmente, e a culpa pela crise econômica pela qual passa o Brasil.

“Dilma já deveria ter ido ao Congresso se defender, buscar um pouco de credibilidade. Os erros cometidos por ela têm trazido condições perversas para o país. Ela está sendo afastada porque mexeu no orçamento, deixou o país submerso nessa crise econômica. Ela é presidente, presidenta foi uma invenção dela que o PT acompanhou”, disse Paulo Azi em entrevista à rádio Metrópole.

Está marcado para ter início na quinta-feira (25) o julgamento final do processo de impeachment de Dilma, em sessão no Senado que será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. Se for derrotada em mais esta etapa, a presidente eleita será destituída da Presidência da República, e o vice-presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), assumirá de forma permanente o Executivo federal (até 31 de dezembro de 2018). As informações são do Tribuna.

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 08:47
NA TV, TEMER VAI CITAR “HERANÇA” E OTIMISMO


Os temas e o formato do primeiro pronunciamento que o presidente em exercício, Michel Temer, estuda fazer, caso seja efetivado após a conclusão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram acertados ontem em reunião com o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, e com o cientista político e amigo do peemedebista Gaudêncio Torquato.

Em cadeia nacional de rádio e TV, Temer usará o pronunciamento do Sete de Setembro para projetar as ações do governo. Apesar de citar a "herança" com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista, a ideia é que a mensagem seja focada mais em futuro do que em passado. "Não será um balanço, e sim uma mensagem de otimismo e esperança", disse Torquato ao Estado.

Mouco afirmou que a mensagem terá também um pouco do que foi feito nos 100 dias de governo de Temer. "É a primeira vez que ele vai falar com todos os brasileiros, ele vai destacar o aumento de 12,5% no Bolsa Família, mostrar que o governo continua entregando imóveis no Minha Casa Minha Vida", disse o marqueteiro.

O foco principal da fala de Temer será a economia e a defesa de reformas estruturais. A ideia é tentar explicar para a população temas considerados fundamentais, como a reforma da Previdência e a trabalhista. Para depois do impeachment, o Planalto quer reforçar a ideia de que trabalha para a retomada da criação de empregos.

Temer vai também lembrar dos Jogos Olímpicos no Brasil para tentar mostrar que o País "pode dar certo". "Ele vai mostrar que temos a capacidade de fazer bem feito, que a Olimpíada resgatou a autoestima dos brasileiros", afirmou Mouco. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 08:41
MEIRELLES DIZ QUE A "NÃO APROVAÇÃO" DA DRU É APENAS UMA QUESTÃO DE MOMENTO


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou na sexta-feira, 19, que a não aprovação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) esta semana pelo Senado é uma “questão de momento”.

“Existem as eleições municipais e o Congresso oferece certa dificuldade. Nós esperamos a aprovação da DRU na semana que vem, é um esforço muito grande para ter o quórum mínimo em um período que tradicionalmente isso não ocorre”, afirmou o ministro após reunião com outros representantes da equipe econômica e o presidente da República em exercício, Michel Temer.

Meirelles fez questão de ressaltar que a agenda legislativa está indo muito bem e que tem recebido sinais positivos das reuniões que vem realizando com representantes do Congresso. “Não há dúvida de que haverá debates e opiniões contrárias sobre as medidas de ajuste, isso é normal, é da democracia”, afirmou.

Segundo ele, a equipe econômica deve começar em breve a realizar reuniões com as bancadas no Congresso para explicar os pontos mais importantes do ajuste fiscal. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 08:16
CANDIDATOS INTENSIFICAM CORPO A CORPO EM CAMPANHAS EM SALVADOR


No quarto dia de campanha, a candidata à prefeitura Alice Portugal (PCdoB) encontrou-se com trabalhadores ligados ao esporte, para os quais firmou compromissos de garantir políticas públicas de esporte e lazer.

Ontem, a comunista esteve na inauguração do comitê do candidato a vereador Marcelo Gavião, e encerrou a programação em cerimônia na Câmara Municipal, que entregou o título de cidadão de Salvador ao Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles. Hoje, Alice realiza uma atividade na Escola Luiz Mahin, em Cajazeiras, e participa da caminhada Favela Contra o Golpe, em Nordeste de Amaralina.

“Vamos fazer uma campanha participativa, ouvindo as pessoas para a construção de projetos que tornem a cidade mais justa e mais humana, além de mais bonita e moderna que atenda também o seu miolo”, disse.

o candidato à reeleição, ACM Neto (DEM), ao lado do candidato a vice Bruno Reis (PMDB), conduziu uma caminhada pelas ruas dos bairros de Pau da Lima e São Marcos. No final do dia, a partir das 18h, o democrata participou de outra caminhada, desta vez em Sussuarana Velha. Às 9h de hoje, o alcaide inaugura o Comitê Central, localizado na Avenida Juracy Magalhães, depois da entrada para o Vale das Pedrinhas e antes da Ceasinha. (Tribuna)

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 07:50
LEWANDOWSKI NEGA PEDIDO E MANTÉM TESTEMUNHAS DE DILMA


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, instância máxima no processo de impeachment, negou um pedido dos advogados de acusação para impugnar duas testemunhas apresentados pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff.

A medida tinha como objetivo acelerar o julgamento final, marcado para começar na próxima quinta-feira, 25. Ele, no entanto, permitiu que a acusação abrisse mão de uma das três testemunhas que havia indicado para participar do julgamento.

Os advogados de acusação queriam que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o jurista Geraldo Prado fossem impedidos de prestar depoimento porque eles não teriam nenhuma relação com o processo.

Lewandowski, porém, afirmou que segundo o Código de Processo de Penal, “toda pessoa poderá ser testemunha”, a menos “em face de circunstâncias ou defeitos que a tornem suspeita ou indigna de fé”. O presidente do STF também negou o pedido da acusação para que o jurista Hélio Bicudo participasse por teleconferência do julgamento, já que ele não está bem de saúde e não poderá viajar a Brasília. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/08/2016 07:47
INVESTIGADORES E ADVOGADOS DEFENDEM APRIMORAR DELAÇÕES PREMIADAS


Diante da falta de leis sobre os passos para o fechamento de acordos de delação premiada, investigadores e advogados que atuam na Operação Lava Jato dizem ser necessário aprimorar práticas para evitar que as negociações resultem em informações falsas, omissões ou dados inconsistentes.

Há especial atenção à chamada fase da "pré-delação", em que temas são listados por delatores antes da formalização do acordo. As informações dessa fase prévia podem ou não entrar na delação final, mas sua divulgação produz efeitos políticos e jurídicos, mesmo se não confirmadas posteriormente.

Entre as medidas já implementadas está a introdução de uma etapa na qual investigado e investigadores assinam um termo de confidencialidade para tentar evitar vazamentos. Antes esse compromisso só era formalizado na assinatura do acordo.

Outra circunstância nova é uma cobrança maior das autoridades para que os investigados indiquem com mais objetividade os meios para a obtenção das provas que poderão confirmar os depoimentos das delações.

O histórico do caso, que já tem mais de 70 acordos assinados entre investigados e Ministério Público Federal, já mostrou que delatores podem procurar proteger suspeitos ou esconder situações, em uma espécie de política de "contenção de danos". (Folha)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 20:00
DEFESA DE LULA PROTOCOLA RECLAMAÇÃO NO STF CONTRA MORO


Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram hoje, 19, com Reclamação no Supremo Tribunal Federal contra o juiz Sérgio Moro por ‘violação à Súmula Vinculante nº 14 editada por aquela Corte’.

A Súmula assegura à defesa amplo acesso a qualquer procedimento investigatório. Segundo os advogados, o ‘juiz está agindo de forma ilegal ao impedir que a defesa de Lula tenha acesso a procedimento investigatório’.

“Os advogados de Lula descobriram a tramitação de um procedimento oculto perante a 13ª. Vara Federal de Curitiba a partir da referência feita pelo Ministério Público Federal nos autos do Inquérito Policial. No dia 15/08/2016 foi juntada procuração específica para esse procedimento oculto — cadastrado sob o nº 5035245-28.2016.4.04.7000 — com pedido de acesso e cópia”, explica a defesa.

No dia 18, juiz Sergio Moro proferiu despacho afirmando que os advogados de Lula já dispunham de acesso ao procedimento oculto. Pouco depois, proferiu novo despacho corrigindo tal informação e afirmando que “não se trata de inquérito” e que haveria “ali diligencia ainda em andamento” - condicionando o acesso à prévia anuência do MPF, que é parte contrária à defesa. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 19:41
MEIRELLES: DESPESAS EM 2017 SERÃO AS PREVISTAS PARA 2016 MAIS INFLAÇÃO DE 7,2%


O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje (19) que o governo decidiu incluir na proposta de Orçamento de 2017 a limitação do crescimento das despesas públicas federais à inflação de 2016, prevista em 7,2%, antes mesmo de o Congresso aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece essa limitação do crescimento dos gastos à inflação do ano anterior.

A declaração foi dada após uma reunião em São Paulo de Meirelles com outros representantes da equipe econômica e o presidente da República em exercício, Michel Temer.

"A proposta envolve itens discricionários e que permitem que o governo já adote como proposta a limitação do crescimento no orçamento", disse. Meirelles. O ministro declarou, no entanto, que, como a PEC ainda não foi aprovada, os gastos com educação e saúde continuarão vinculados ao piso estabelecido hoje pela Constituição.

A evolução dos gastos com educação e saúde passará a respeitar o teto após a aprovação da PEC. Meirelles afirmou também que, se a PEC não for aprovada, o governo garantirá o teto das despesas totais, uma vez que a limitação já estará prevista na proposta de orçamento. "Proposta do orçamento me parece bastante consistente", disse.

O ministro disse que, mesmo que haja uma previsão da aprovação da PEC ainda este ano, a gestão Temer resolveu anunciar a decisão de estabelecer a limitação do crescimento das despesas na proposta de orçamento de 2017 porque há determinação legal que obriga o governo a apresentar a proposta de orçamento até 31 de agosto. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 19:20
TEMER DISCUTE COM MARQUETEIRO PRONUNCIAMENTO DE 7 DE SETEMBRO


Os temas e o formato do primeiro pronunciamento que o presidente em exercício, Michel Temer, estuda fazer, caso seja efetivado após a conclusão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram conversados na reunião que Temer teve nesta sexta-feira (19) com o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, e o cientista político Gaudêncio Torquato.

Em cadeia nacional de rádio e TV, Temer usará o pronunciamento do dia Sete de Setembro para projetar as ações do governo. Apesar de citar a "herança" com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista, a ideia é que a mensagem foque mais em futuro do que em passado. "Não será um balanço e sim uma mensagem de otimismo e esperança", disse Torquato.

Mouco afirmou que a mensagem vai conter também um pouco dos feitos do governo interino nos 100 dias "sem Dilma". "É a primeira vez que ele vai falar com todos os brasileiros, ele vai destacar o aumento de 12,5% no Bolsa Família, mostrar que o governo continua entregando casas no Minha Casa Minha Vida", disse.

O foco principal da fala de Temer será economia e a defesa de reformas estruturais. A ideia é tentar explicar para a população temas como a reforma da Previdência e a trabalhista. Já como presidente ele espera ainda reforçar que trabalha para a retomada da criação de empregos. Temer vai também lembrar dos Jogos Olímpicos no Brasil para tentar mostrar que o Brasil "pode dar certo". (Folha) 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 18:49
ARRECADAÇÃO FEDERAL NO MÊS DE JULHO TEM O MENOR RESULTADO EM SEIS ANOS


 

A contração na economia continua a ter impacto no caixa do governo. A arrecadação federal somou R$ 107,416 bilhões em julho, queda de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado descontada a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a Receita Federal, o resultado é o menor para o mês desde 2010.No acumulado do ano, a arrecadação federal também continua caindo. De janeiro a julho, as receitas do governo somaram R$ 724,673 bilhões, queda de 7,11% em relação aos mesmos meses de 2015 também descontado o IPCA. O valor também é o menor para o período desde 2010.
 
Julho foi o 16º mês seguido em que a arrecadação caiu na comparação com o mesmo mês do ano anterior ao considerar o IPCA. A queda de 9,64% na produção industrial, a redução de 9,61% na venda de bens e o crescimento de 3,47% na massa salarial de janeiro a julho são os principais fatores que têm provocado a queda nas receitas federais neste ano.Os tributos que mais puxaram a queda na arrecadação foram o Programa de Integração Social e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins), com retração real (descontada a inflação) de R$ 10,955 bilhões (-6,67%) em relação aos sete primeiros meses do ano passado. Por incidirem sobre o faturamento, esses tributos refletem a queda no consumo.
 
Por causa do aumento do desemprego, que reduz o pagamento das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a receita da Previdência Social caiu R$ 10,681 bilhões (-4,72%) descontado o IPCA. A queda de 29,95% no valor em dólar das importações fez a arrecadação de Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) cobrados sobre mercadorias importadas cair R$ 10,076 bilhões (-27,52%), também considerando o IPCA.A queda no lucro das empresas levou a uma queda de R$ 4,410 bilhões (-3,39%) nas receitas com o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A arrecadação de IPI dos produtos nacionais caiu R$ 3,058 bilhões (-14,58%) descontada a inflação oficial.
 
O recuo na arrecadação só não foi maior em 2016 por causa da reversão parcial de algumas desonerações concedidas nos últimos anos. De janeiro a julho, o governo deixou de arrecadar R$ 52,842 bilhões por causa das reduções de tributos. No mesmo período de 2015, a renúncia fiscal tinha chegado a R$ 63,571 bilhões.As desonerações que tiveram mais impacto sobre as contas do governo neste ano foram a da folha de pagamentos, que reduziu a arrecadação em R$ 8,476 bilhões nos sete primeiros meses do ano, e a inclusão de setores da economia no Simples Nacional (regime simplificado de pagamento tributário), com impacto de R$ 7,193 bilhões em 2016.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 18:31
“NÚMEROS PROVAM QUE NETO PRIORIZA COMUNIDADES MAIS CARENTES”, DIZ ALELUIA


O deputado federal José Carlos Aleluia disse hoje (19), em entrevista uma Rádio, que a oposição vai ter dificuldade para falar mal do prefeito ACM Neto. Para justificar a sua declaração, o parlamentar elencou uma série de realizações e avanços da gestão do candidato à reeleição pela Coligação “Orgulho de Salvador”.

“Neto fez uma revolução na Orla de Salvador desde o Subúrbio até Itapuã. Implantou o Bilhete Único e o Domingo é Meia no transporte público. Construiu oito UPAs e quatro Multicentros. Com isso, foram realizados mais de 38,7 milhões de consultas e exames, um crescimento de mais de 2.800%. Recuperou e construiu 190 escolas e reduziu a evasão escolar. Tudo isso sem a ajuda dos governos federal e estadual”, destacou Aleluia.

Aleluia apontou a prioridade do prefeito ACM Neto às comunidades mais carentes da cidade. “Neto aplicou 76,5% do orçamento, o que representou R$ 3,2 bilhões, para atender as necessidades das pessoas mais pobres de nossa cidade. Isto é fato. Não é conversa fiada de quem fala uma coisa e faz outra”, afirmou.

Na avaliação de Aleluia, o Democratas vai estar forte não só em Salvador e Feira de Santana nessas eleições municipais. A expectativa é que o partido eleja no mínimo 60 prefeitos. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 18:13
DEFESA DIZ QUE BUMLAI NÃO PODE VOLTAR À PRISÃO POR PROBLEMAS DE SAÚDE


 
 
A defesa do empresário José Carlos Bumlai pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que o pecuarista seja colocado em liberdade ou que a sua prisão seja substituída pelo uso de tornozeleira eletrônica ou outras medidas alternativas. Os advogados tentam evitar que o réu retorne à prisão. O documento entregue ontem (18) ao STF complementa o pedido de habeas corpus apresentado no começo da semana.
 
Bumlai está cumprindo prisão domiciliar para tratamento de um câncer na bexiga e de problemas cardíacos. Na semana passada, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou que o empresário se apresente à Polícia Federal (PF) no dia 30 de agosto para que seja novamente levado ao Complexo Médico Penal da capital paranaense.“A aplicação de qualquer uma dessas medidas, justas e adequadas à situação do paciente, permitirá que ele possa continuar cuidando dignamente de sua saúde”, argumenta a defesa.
 
No documento, advogados destacam a situação de saúde de Bumlai e dizem que o empresário vem “sofrendo diversos males”, que os sintomas estão sendo “sistematicamente” informados a Moro e que o quadro se agravou nos últimos dias.“Afinal, a simples notícia de que terá que voltar a cumprir prisão preventiva em regime fechado causou-lhe forte abalo emocional, o que contribuiu para que seu estado físico, já bastante debilitado, ficasse ainda mais vulnerável. Assim é que, desde o dia 10 de agosto, os sintomas que o acometem tem se tornado mais frequentes, inclusive com a necessidade de consultas médicas de emergência”, diz o documento.
 
A defesa também argumenta que, mesmo com a recomendação médica para ser internado, Bumlai compareceu à Polícia Federal para prestar depoimento. Na quarta-feira (17) o pecuarista foi ouvido em São Paulo sobre sua participação na reforma do sítio em Atibaia investigado na Operação Lava Jato. “Tal fato, por si só, já demonstra que o paciente não apresenta nenhum risco à ordem pública nem tampouco oferece qualquer óbice à aplicação da lei penal”, dizem os defensores.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 17:35
GOVERNO INAUGURA MAIOR UPA DO ESTADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 
Uma série de ações, principalmente na área de saúde marcará a visita do governador Rui Costa, nesta segunda-feira (22), a Vitória da Conquista. A partir das 9h30, Rui inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 3, construída ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde foram investidos R$ 6 milhões.
 
Durante o evento, que será realizado na UPA, localizada na Rua Filipinas, bairro Jardim Guanabara, Rui assina também memorando de entendimento com a empresa Cristália, por meio da Bahiafarma, para produção de medicamentos oncológicos; entrega três viaturas para os municípios de Barra do Choça, Planalto e Mortugaba e 71 títulos de domínio de terra, além de autorizar o funcionamento total do Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
 
À tarde, o governador inicia as atividades às 15h, com a inauguração do Centro POP Adulto, na Avenida Augusto Seixas, no bairro Recreio; e, por fim, às 16h30, inaugura a Escola Municipal Padre Isidório, localizado na rua principal do Povoado da Estiva. 

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 17:10
PREFEITURA INVESTE EM NOVOS MERCADOS PARA APRIMORAR COMÉRCIO DE RUA


A prefeitura de Salvador informou hoje (19) que os mercados municipais de Itapuã e Periperi representam um marco na melhoria das condições de trabalho de permissionários, o que se reflete no bem estar de clientes e visitantes.

Esses são dois dos equipamentos que integram o plano de ordenamento do comércio informal em toda a cidade, que conta também com mercados em Cajazeiras e Liberdade – já em funcionamento –, Dois de Julho e das Flores – em fase final de obras –, além do Popular, em Água Brusca, que está em estágio final de reforma, e das futuras unidades de São Cristóvão e São Miguel – o primeiro com projeto já pronto e o segundo ainda em processo.

Um dos grandes entusiastas é o permissionário Luciano Jorge. Segundo ele, antes da requalificação, as condições de trabalho eram péssimas, e isso dificultava as vendas. “Antes de ter o mercado era um sofrimento. A gente trabalhava na chuva, na lama, chovia e, daqui a pouco, tinha que levantar, desarmar o sombreiro e guardar a mercadoria. Era uma correria danada. Hoje em dia, graças a Deus, o negócio está muito bom. Melhorou 100% porque lá fora a gente vendia, mas aqui a gente está vendendo mais ainda”, disse.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 16:58
SALVADOR VAI DE BIKE PROMOVE AÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CICLISTA


 

Em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado anualmente em 19 de agosto, o Salvador Vai de Bike promove uma ação especial totalmente dedicada aos usuários da bicicleta na cidade. Os 200 primeiros ciclistas que visitarem a estação da Barra ou da Ribeira nesta sexta-feira (19) ganham um “Bike Distanciador”, mais conhecido pelos usuários da bicicleta como “Tira Fina”. 
 
Além disso, todos os ciclistas que se cadastrarem ou atualizarem seu cadastro nos biciletários dessa sexta-feira (19) até domingo (21) concorrerão a uma bicicleta novinha. Para o cadastro, é necessário a apresentação de documento com foto, número do CPF e estar com o veículo presente para registro. Lembrando que o cadastro e a utilização dos bicicletários são gratuitas.
 
Com 40 vagas cada, ambas as estações oferecem um serviço de qualidade e total segurança. Gratuito, os espaços contam com funcionários responsáveis pelo atendimento e manuseio das bicicletas. Conceito pioneiro no Brasil, com gavetas de dois andares, os bicicletários funcionam em um módulo de contêiner marítimo. O serviço é oferecido sete dias por semana, das 6h às 0h, gratuitamente. Inaugurado no último ano, os bicicletários vêm servindo como um alicerce importante para os trabalhadores das regiões e também para os que vão desfrutar do lazer e turismo desses locais. 
 
Vale destacar que os equipamentos contam ainda com cinco bicicletas “azuizinhas”, cada um, disponibilizadas para empréstimo. Para empréstimos das bikes é preciso se cadastrar presencialmente ou através do site www.ciclofaixa-ssa.com.br, pagando um valor único e simbólico de R$ 1, debitado no cartão de crédito do usuário. A Estação Bike Barra fica ao lado do Farol da Barra e a Estação Bike Ribeira está localizado próximo ao Terminal Marítimo.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/08/2016 16:58
BAHIA DIVULGA DESTINOS TURÍSTICOS PARA AGENTES DE VIAGENS


Operadoras de turismo, agentes de viagens, hoteleiros, profissionais da área de alimentos e bebidas e representantes de marcas fornecedoras do setor de equipamentos estão reunidos no Show Tour – Festival de Turismo e Negócios, maior evento do trade turístico do Extremo Sul da Bahia.

A programação foi aberta nesta sexta (dia 19) e prossegue até sábado (dia 20), no Nauticomar Convention Center, em Porto Seguro. Realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA) e Sebrae, o festival de turismo discute a ‘Competitividade Empresarial & Parcerias para Negócios’. Entre dinâmicas rodadas de negócios de turismo e palestras, os participantes têm oportunidade para capacitação profissional e empresarial.

“É uma ação estratégica, voltada para a divulgação do destino Bahia, com ênfase na diversidade das zonas turísticas. Temos assegurado aqui o alcance a um grande número de agentes vindos de outros estados”, disse o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, que participou das atividades em Porto Seguro. 
 
Porto Seguro (BA) é considerado um dos maiores destinos turísticos de lazer do Brasil, representando de 15% a 20% das vendas dos maiores operadores do País. A cidade possui aeroporto internacional e recebe 1,3 milhão de passageiros/ano.

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ...6234     Total: 124679



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960