COLUNISTAS

O QUE VCOÊ ACHA DO NOVO PDDU APROVADO NA CÂMARA DE VEREADORES

FRASE DO DIA

“A gente tendo um produto tão forte, aproveitando que o Brasil vai sediar as Olimpíadas, essas pessoas já vão saber que as principais atrações estarão reunidas aqui em Salvador”
 
ACM Neto
Prefeito de Salvador ao anunciar atrações do Réveillon.

NOTÍCIAS
30/08/2013 15:14
SEDES DA COPA DO MUNDO SE REÚNEM EM BRASÍLIA


Representantes dos Fóruns Técnicos de Atuação do Governo Federal (Gecopa) e das doze sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 se reuniram em Brasília, nos dias 28 e 29 de agosto, para discutir e consolidar o mapeamento dos legados que serão deixados após o mundial no Brasil.

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, e o Diretor Geral do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, participaram da abertura da oficina.

Representando o Governo do Estado da Bahia, o Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, participou do evento, onde teve a oportunidade de apresentar o planejamento, os projetos e as iniciativas que estão sendo desenvolvidos pelo Estado, para a Copa do Mundo. O Coordenador de Legados da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Marcos Andrade, também participou da oficina.

Durante sua apresentação, Ney Campello fez uma proposta para a FIFA com relação ao aporte de recursos para o desenvolvimento de projetos sociais, nas áreas de juventude e meio ambiente, e para o Governo Federal, com relação à abertura de linhas de financiamento. 

No encontro, foram discutidos pontos adotados por cada uma das doze sedes referentes à mobilidade urbana, aeroportos, portos, energia, telecomunicações, segurança, defesa, turismo, cultura, meio ambiente e saúde. O planejamento estratégico adotado em cada cidade, os legados reais e potenciais, tangíveis e intangíveis, além das iniciativas e oportunidades que podem ser aportadas pela Copa do Mundo, também foram apresentados durante o encontro.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 14:58
MÉDICOS ESTRANGEIROS QUE VÃO ATUAR NA BAHIA SE ENCONTRAM COM GESTORES


A 1.080 quilômetros de Salvador, a cidade de Cocos receberá dois dos 63 médicos estrangeiros que vão atuar na Bahia, através do programa Mais Médicos. Os profissionais que trabalharão no município tiveram o primeiro contato com o prefeito Alexinaldo Moreira, nesta sexta-feira (30), durante encontro entre os gestores das cidades contempladas pelo programa e os médicos estrangeiros.

O evento aconteceu na Escola de Formação Técnica em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), local onde os médicos recebem os conteúdos teóricos. Um dos profissionais que vão atuar em Cocos é o médico cubano Emílio Vidal. Ele disse que o principal objetivo da vinda ao Brasil é ajudar a população. “Sei que o município é distante de Salvador, mas para mim isso não importa. Vim para atender a todos, de crianças a idosos”.

Dorys Cristina Del Rosário Garay, médica cubana que vai para a cidade de Mansidão, no oeste baiano, conheceu o secretário municipal de Saúde, Valdinar Nogueira. “Minhas primeiras perguntas foram sobre quais são os principais problemas de saúde que atingem a população de Mansidão e também a faixa etária”.

“Já temos três médicos na atenção básica do município, mas com o programa conseguiremos expandir a cobertura da saúde da família. Acredito que, à medida que os médicos forem chegando aos municípios, as barreiras vão se quebrando, e com certeza haverá uma grande aceitação da população”, destacou o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 14:39
WAGNER RECEBE O ATOR VLADIMIR BRICHTA NESTA SEXTA-FEIRA


O governador Jaques Wagner recebe, hoje (30), às 17 horas, na Governadoria, o ator Vladimir Brichta, que participou do filme A Coleção Invisível, do diretor Bernard Attal, premiado no 41º Festival de Cinema de Gramado em três categorias – melhor filme eleito pelo júri popular, melhor atriz coadjuvante, para Clarisse Abujamra, e melhor ator coadjuvante concedido postumamente a Walmor Chagas.

Filmado em Salvador e no sul da Bahia, com apoio de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, o roteiro do filme A Coleção Invisível foi inspirado no conto homônimo do alemão Stefan Zweig, escritor refugiado no Brasil no final dos anos 30, após o avanço do nazismo, e autor do livro Brasil – País do Futuro.

Nascido em Diamantina, em Minas Gerais, Vladimir Brichta, 37 anos, veio com a família para a Bahia, após passar uma temporada na Alemanha. Casado com a atriz Adriana Esteves, atualmente o artista trabalha na série global Tapas e Beijos. Participou de várias novelas, como Coração de Estudante, Começar de Novo e dos filmes Paisagem de Meninos, A Máquina e Fica Comigo Esta Noite, dentre outros.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 14:25
SUPERMERCADOS AFIRMAM QUE PIB PODE ELEVAR OTIMISMO DE INVESTIDORES


O gerente de economia da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Flávio Tayra, avaliou nesta sexta-feira (30) que o crescimento do PIB do segundo trimestre de 2013 - de 1,5% sobre o primeiro trimestre, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - pode servir para aumentar o otimismo de investidores e consumidores, avaliou.

"As análises estavam excessivamente pessimistas e a confiança do consumidor é balizada por essas informações", disse, reafirmando a perspectiva da Abras de crescimento real de 3,5% nas vendas do setor supermercadista este ano.

O executivo avaliou positivamente a alta de 2,3% no consumo das famílias medido pelo IBGE na comparação com o segundo trimestre do ano passado. Ele ponderou que o nível de emprego segue estável, o que é um bom indicador para a performance do comércio nos próximos meses. Ele destaca que os supermercados seguem expandindo unidades e abrindo lojas.

No mês de julho, as vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 11,59% em relação ao mesmo mês de 2012. Na comparação com junho, houve crescimento de 3,45%.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 14:00
BRADESCO AVALIA QUE PIB CRIA CLIMA DE CONFIANÇA


Durante almoço realizado na Associação Comercial do Rio de Janeiro, ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, avaliou hoje (30) que o resultado do PIB foi surpreendente, "cria um clima de confiança importante" e pode abrir caminho para a retomada do crescimento.

"O resultado surpreendeu, a expectativa é favorável. Mostra que há ambiente para consolidar uma linha de crescimento, que temos condições de retomar o crescimento sustentável", disse. O banqueiro afirmou que imaginava um resultado menor, por causa do mau desempenho do primeiro trimestre. “Deve ser uma linha ascendente que começa a criar um clima de confiança importante e que dá sustentabilidade”.

Ao ser indagado se as idas e vindas da política econômica, Brandão respondeu: "Há uma crise internacional, um período de dificuldades. Esse descompasso acontece dentro de um quadro de instabilidade, mas o caminho vai ser encontrado".
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 13:43
GABY AMARANTOS SE QUEIXA DE DIETA DO QUADRO MEDIDA CERTA


 

Mal começou a batalha no quadro 'Medida Certa', do Fantástico, e Gaby Amarantos já está enfrentando problemas com a dieta por causa de sua rotina corrida. Em seu Instagram, nesta sexta-feira (30.08.2013), ela comentou que teria apenas 20 minutos para almoçar e desabafou, questionando o que fazer nestes momentos difíceis. Ela revelou estar irritada com a alimentação que, teoricamente, teria que seguir.

Na foto de um prato de carne assada, a cantora escreveu: "Não vou mostrar só flores, hoje estou um pouco irritada por conta da dieta e tenho 20 minutos para comer e sair. A única opção era feijoada ou carne assada. Ou eu comia ou ficava com fome, e passo por esse tipo de situação MUITAS VEZES, o que fazer nessas horas?".

Ontem à noite, no entanto, Gaby contou, aos seus seguidores, que já está se adaptando a algumas mudanças. Ela disse, também na sua rede social: "Jantarzinho delícia e está acontecendo algo novo comigo, estou achando essa cenourinha mais gostosa que batata frita. JURO! Será que meu paladar está mudando? #interessante #medidacerta2013 #gabysaude".

Ainda durante esta semana, Gaby postou foto em que aparece super estilosa, com calça de oncinha, ao lado de Preta Gil, com quem participou de uma aula de dança, que fez parte do projeto de exercícios físicos preparados para a cantora.

Ao site oficial do programa, Gaby Amarantoscomentou porque acha difícil perder peso, ressaltando hábitos da rotina que atrapalham no processo de busca por uma vida mais saudável. Na entrevista, a paraense já havia mencionado a sua dificuldade de manter a disciplina na alimentação.

Ela explicou: "Eu sempre fui muito acostumada a comer de madrugada. Comer à noite, comer em horários que são errados", explicou. Ela ainda brincou que a culinária de seu estado, o Pará, é um dos culpados pela sua atual forma: "Como é que faz dieta em Belém, gente, com essas comidas boas aqui? Não tem como!".

A nova dinâmica do quadro foi apresentada na última terça-feira, 27.08.2013. A novidade ficou a cargo da disputa que os participantes vão enfrentar. O grupo será dividido em dois times, Fábio Porchat e Preta Gil contra César Menotti e Gaby Amarantos, que terão que medir forças em provas semanais, além de acumularem pontos por peso ou centrímetros perdidos e taxas de colesterol, glicemia e triglicérides. A equipe do programa continua a mesma, com Marcio Atalla no comando.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 13:42
INVESTIMENTOS E EXPORTAÇÕES IMPULSIONAM DEMANDA NO 2º TRIMESTRE


 


A formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos feitos no país, foi um dos principais fatores que impulsionaram a demanda brasileira no segundo trimestre de 2013, com um crescimento de 3,6% na comparação com o trimestre anterior. O dado foi divulgado hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os investimentos vêm aumentando desde o último trimestre do ano passado (1,5%). No primeiro trimestre do ano, o crescimento foi 4,7%. Segundo a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a alta dos investimentos está relacionada com o aumento da produção da construção civil, que teve alta de 3,8%, e da indústria da transformação (1,7%).

Na indústria da transformação os setores que mais se destacaram são relacionados aos bens de capital. A taxa de investimento em percentual do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, subiu de 17,9% no segundo trimestre de 2012 para 18,6% no segundo trimestre deste ano.

Outro impulsionador importante da demanda foram as exportações, com alta de 6,9% na comparação com o trimestre anterior, efeito da desvalorização do real ante o dólar e do grande escoamento de produtos agrícolas, como a soja, para o exterior. As importações, por outro lado, tiveram aumento de apenas 0,6%. (Agência Estado)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 13:27
MANTEGA PREVÊ CRESCIMENTO MODERADO PARA ESTE ANO


Após dados do IBGE, divulgados hoje (30), mostrar crescimento do Produto (PIB) de 1,5% no segundo trimestre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que o Brasil está na "rota da recuperação econômica". "As medidas que o governo vem tomando nos últimos anos têm resultado positivo", disse, mencionando a redução taxa de juros, de tributos e de custos.
 
Segundo o Estadão, o ministro ressaltou que o Brasil está crescendo mesmo no cenário adverso internacional. "Eu estou achando que está havendo uma ligeira melhora no cenário internacional, que vai se firmar mais em 2014", completou.
 
De acordo com Mantega, isso implica em crescimento maior do comércio internacional. "Nossa trajetória para 2013 é uma trajetória de crescimento moderado, vamos continuar com esse crescimento moderado até o final do ano. Claro que isso não é uma reta, não é linear", afirmou.
 


.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 13:07
APÓS APAGÃO, POLO DE CAMAÇARI SÓ VOLTA A FUNCIONAR PLENAMENTE NO SÁBADO


 

Apesar de ter durado apenas duas horas, o blecaute que atingiu a região Nordeste continua causando transtornos, principalmente para a economia baiana, onde as indústrias do Polo Industrial de Camaçari, só voltarão a funcionar plenamente no sábado (31).

“Muito provavelmente, a produção deverá se restabelecer totalmente entre amanhã (hoje) e sábado”, afirmou o superintendente de Comunicação do Centro de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira. A energia foi restabelecida no local ainda na última quarta-feira (28). 

“As empresas não voltam a funcionar simultaneamente, porque uma depende da outra. Após religar as máquinas, é necessário rever o realinhamento de equipamentos e operações, além da especificação de produtos, que é preparar o produto para estar na qualidade normal de aceitação de mercado”, detalhou Oliveira. “Temos duas preocupações: o prejuízo econômico e a segurança”, afirmou.

O setor do comércio também pagou o preço pelo apagão. . “Calculamos que a cada R$ 100 que deveriam ser vendidos num dia normal, perdemos R$ 25 com o apagão”, disse o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas-BA), Paulo Mota em conversa com o iBahia.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, a gestão do ministro das Minas e Energia (MME), Edison Lobão, e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), responsável por gerir as linhas de transmissão de energia elétrica, tem sua parcela do culpa no blecaute.

“Esse apagão é reflexo de um sério problema de gestão na Chesf. Quando houve as queimadas no Piauí, poderiam ter ligado as linhas de transmissão de Paulo Afonso. Não dá para aceitar essa justificativa. Edison Lobão é um político, tem dificuldade de acompanhar tecnicamente um sistema tão sofisticado e complexo como o de energia elétrica. É um prejuízo ter um ministro como ele”, afirmou Correia, comparando com a gestão anterior, de Dilma Rousseff.

 A Chesf justificou por meio de nota que a ocorrência não teve origem na empresa: “Coube à Chesf a recomposição das cargas, trabalho realizado no menor tempo possível”. Já o MME não comentou as críticas. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 13:03
WAGNER AUTORIZA OBRAS NA REGIÃO DE SANTO ESTEVÃO

 


 


O governador Jaques Wagner e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, assinam, neste sábado (31), a ordem de serviço das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água que atende os municípios de Santo Estevão, Ipecaetá, Anguera e Serra Preta. A comitiva estará às 9h em Santo Estevão; às 10h30 em Ipecaetá; e às 12h em Anguera.
 
O investimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) – empresa vinculada à Sedur e responsável pela obra – é de R$ 28,3 milhões, beneficiando mais de 103 mil habitantes.
 
Essa é a segunda etapa das obras, que contam com recursos do PAC 2 e vão ampliar consideravelmente o atendimento à população da região. O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, também participa da assinatura da ordem de serviço. O prazo para conclusão das obras é de 720 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.
 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 12:39
BOVESPA SOFRE ALTERAÇÃO DEVIDO A PIB E PASSA A OPERAR INSTÁVEL

 


O principal índice da Bovespa operava com instabilidade nesta sexta-feira (30), último pregão do mês, após divulgação de que a economia brasileira registrou no 2º trimetre o maior crescimento em mais de três anos, puxada pelos investimentos e pelo desempenho da indústria e da agropecuária.
 
Às 11h34, o Ibovespa recuava 0,06%, a 49.892. Mais cedo, a bolsa chegou a subir mais de 1%. As ações da PDG e da Eletrobras lideravam as quedas do dia. As preferenciais da Vale e da petrobras também pressionavam o índice.
 
A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre na comparação com os primeiros três meses deste ano, acima da mediana das previsões de analistas do mercado.
No último pregão do mês, o Ibovespa caminhava para encerrar agosto no azul. Até o fechamento de quinta-feira, acumulava valorização mensal de 3,38%. Na véspera, a bolsa fechou em alta de 0,11%, em 49.921 pontos.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 12:18
DÓLAR VIRA E PASSA A OPERAR EM ALTA

 
 
 
Depois de abrir os negócios desta sexta-feira (30) em queda e de recuar mais de 1% logo após o resultado do crescimento da economia brasileira no segundo trimestre, que veio acima do esperado, o dólar comercial mudou de direção e passou a subir.
 
Perto das 11h30 (horário de Brasília), a moeda norte-americana avançava 0,36%, para R$ 2,3786 na venda. 
 
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,5% no segundo trimestre ante os primeiros três meses do ano,conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 12:00
SETOR PÚBLICO TEM MENOR ESFORÇO FISCAL EM TRÊS ANOS

 
 
 
Depois de um período de instabilidade, as contas de todo o setor público, que incluem o governo, os estados, municípios e empresas estatais, registraram um superávit primário (economia feita para pagar juros da dívida pública) de R$ 2,28 bilhões em julho deste ano, informou o Banco Central nesta sexta-feira (30).
 
Trata-se do resultado mais baixo, para este mês, desde 2010 (+R$ 1,53 bilhão). Em igual período do ano passado, o esforço fiscal do setor público somou R$ 5,56 bilhões. A queda do superávit primário reflete o aumento de gastos do governo federal registrado neste ano.
 
No acumulado do ano, até julho, o esforço fiscal do setor público consolidado registrou uma queda de 23,5% frente, para R$ 54,4 bilhões (2,1% do PIB), ainda de acordo com dados oficiais. Em igual período de 2012, a economia para pagar juros da dívida pública havia somado R$ 71,2 bilhões - 2,85% do PIB.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 11:49
PROJETOS DE LOGÍSTICA RECEBERAM RE 179 BILHÕES EM INVESTIMENTOS

O Brasil receberá até 2016 investimentos de mais de R$ 179 bilhões em projetos de logística, segundo informações da diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2013, os investimentos para infraestrutura devem chegar a R$ 30 bilhões.

A presidente Dilma Roussef já havia declarado que um dos grandes desafios do Brasil era a expansão e modernização do setor logístico. Entre as medidas já adotadas pelo governo federal está a abertura de licitação para a ampliação do sistema ferroviário, o leilão dos aeroportos de Confis (MG) e Galeão (RJ) e a criação do Programa de Investimentos em Logística, que prevê investimentos para melhorar ferrovias, portos, rodovias e aeroportos.

Com a alta demanda do setor a expectativa é de ampliar a oferta de empregos, principalmente para profissionais com formação técnica e superior. Em Camaçari estão sendo oferecidas vagas de trabalho, com matrículas abertas para o curso de Técnico em Logística, que tem duração de 13 meses.

O candidato poderá atuar na compreensão e montagem de sistemas logísticos nas áreas de administração, qualidade, contabilidade, transporte, movimentação de materiais, comércio exterior, gestão e automação. A matrícula acontece na sede do CETTPS, centro de Camaçari, ou a pré-matrícula no site www.cettps.com.br. 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 11:29
BOVESPA OPERA EM ALTA APÓS PIB ALTO

 
 
O principal índice da Bovespa operava em alta nesta sexta-feira (30), após a economia brasileira registrar no trimestre passado o maior crescimento em mais de três anos, puxada pelos investimentos e pelo desempenho da indústria e da agropecuária.
 
Às 10h17, o Ibovespa tinha alta de 1,10%, a 50.471 pontos, guiado pela ação da PDG Realty e pela preferencial da Vale. A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre na comparação com os primeiros três meses deste ano, acima da mediana das previsões de analistas do mercado.
 
No último pregão do mês, o Ibovespa caminhava para encerrar agosto no azul. Até o fechamento de quinta-feira, acumulava valorização mensal de 3,38%. Na véspera, a bolsa fechou em alta de 0,11%, em 49.921 pontos.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 11:09
HERALDO ROCHA CRITICA COBRANÇA DE PEDÁGIOS NA BR-101


 

Após saber da decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o leilão da BR-101 que acontece no dia 23 de outubro, o vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha, criticou a cobrança de pedágio na rodovia federal, apenas na Bahia, entre os estados do Nordeste.

“Uma pergunta que não quer calar: por que a Bahia é o único estado do Nordeste que vai ter pedágio na BR-101 e o último trecho da rodovia no País a ser duplicado?”, questionou.

O democrata classificou o tratamento como “discriminatório”, além de prejudicial do governo petista com a Bahia. O que segundo ele, reflete a ingratidão a um povo que majoritariamente votou em Lula e Dilma. 

“Na ilusão de que tendo também um governador do PT haveria benefícios para o estado, o eleitor baiano ainda elegeu Jaques Wagner duas vezes para infelicidade geral da população”, criticou.

O líder do DEM lamentou o legado petista para o estado e espera que o eleitor baiano dê a devida resposta ao PT nas urnas. “As eleições de 2014 serão o início de um novo tempo”, finalizou.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 11:08
NERVOSISMO PODE PREJUDICAR CANDIDATO A ESTÁGIO

 
 
Segundo o superintendente educacional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, o nervosismo pode ser um grande inimigo dos candidatos a uma vaga de estágio. "O nervosismo prejudica o raciocínio e pode levar o candidato a cometer erros que, em situação de calma, ele não cometeria", diz. 

Para evitá-lo, segundo Oliveira, a dica é estar bem preparado, identificar seus pontos fortes e fazer algumas simulações, se possível. "Os mais inseguros podem participar, sem compromisso, de algumas seleções apenas para ver como é, pois geralmente o que desestabiliza o candidato é o desconhecimento das etapas do processo seletivo."
 
Antes da entrevista, pesquise sobre empresa contratante, pois isso demonstra interesse, compromisso e curiosidade que são características válidas para o sucesso no estágio. Na apresentação, é recomendável utilizar um traje compatível (terno ou camisa social para escritório de advocacia; um bom jeans para uma agência de publicidade, por exemplo. "Nada de exagero, inclusive na maquiagem e bijuterias para as mulheres. Aqui funciona muito bem a máxima "menos é mais", afirma Oliveira.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 11:03
BENS E VALORES DE VIAJANTES INTERNACIONAIS PODEM SER DECLARADOS PELA INTERNET

 
 
A Receita Federal do Brasil lançou hoje o Sistema de Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV). A medida vai permitir que a declaração de bens e valores em viagem internacional seja realizada por meio da internet, utilizando computadores, tablets e smartphones. Isso deve facilitar a vida dos viajantes, pois tornará mais rápidas as operações de fiscalização.
 
Pelo projeto, divulgado em fevereiro, ao chegar ao país o usuário terá a facilidade de transmitir por uma rede sem fio, por exemplo, as informações digitadas em dispositivos móveis que, no mesmo instante, entrariam na base de dados armazenada nos computadores da Receita Federal.

A declaração de menor de 16 anos poderá ser transmitida e apresentada para registro em seu nome por um dos pais ou responsável. No caso do viajante que ingressar no país e sair dele com um montante em espécie - em moeda nacional ou estrangeira - superior a R$ 10 mil ou o equivalente em outra moeda também deve declará-los para a Receita mediante do registro da e-DBV.
 
O e-DBV estará disponível nos idiomas português, espanhol, inglês e francês e poderá ser acessado pelo viajante em qualquer momento ou no terminal de autoatendimento disponibilizado pela unidade da Receita no local de ingresso no país ou de saída dele.(Uol)




 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 10:56
MANIFESTAÇÕES BLOQUEIAM RODOVIAS SENTIDO FEIRA DE SANTANA

 

Trânsito de Salvador está travado devido a chuva e as manifestações
 

Além dos rodoviários, que paralisaram suas atividades hoje pela manhã várias outras categorias ligadas a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) também resolveram fazer manifestação.
 
Assim, também estão parados eletricitários, professores, ECTistas, policiais civis, servidores públicos das esferas federal e municipal, químicos, petroleiros e outros trabalhadores também não irão trabalhar com o efetivo total.
 
Em Salvador, desde o início da manhã, os pontos de ônibus e as principais estações de transbordo estão vazias, já que a promessa é de que os coletivos voltem a rodar apenas a partir das 8h, quando os ônibus devem começar a sair das garagens. A categoria reivindica o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 semanais, além de protestar contra o Projeto de Lei 4330, da terceirização.
 
Na estrada, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o congestionamento na rodovia sentido Salvador/Feira de Santana, já apresenta cerca de oito quilômetros. O mesmo acontece no sentido oposto.
 
Os trabalhadores ocupam as duas pistas que estão disponíveis para tráfego, por conta do buraco na BR-324, desde às 5h30. Apenas ambulâncias e motocicletas estão conseguindo ultrapassar o bloqueio do protesto. Já nas proximidades da cidade de Feira de Santana, ainda na BR-324, o trânsito também está congestionado. Manifestantes estão queimando pneus e objetos na pista.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/08/2013 10:50
DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM URGÊNCIA PARA O REFIS 2013


 

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado aprovaram, na quinta-feira (29), o requerimento de urgência urgentíssima para o projeto do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2013), que visa ampliar a arrecadação do governo baiano através do resgate de R$ 300 milhões em débitos com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Também foi aprovado o empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), no valor de US$ 150 milhões para o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável para a Bahia e a alteração sobre um empréstimo, autorizado anteriormente pela Assembleia Legislativa, com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) passando de US$ 50 milhões para US$ 50,517 milhões para financiamento do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na Região Semiárida da Bahia - Prosemiárido.

Em declaração ao jornal A Tarde o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), disse que o  Prosemiárido "tem o objetivo de contribuir para a redução da pobreza rural através do desenvolvimento da  produção, da geração de emprego e renda em atividades agropecuárias e não agropecuárias e o desenvolvimento social".

Outro projeto importante de iniciativa do Executivo, foi votado durante a sessão, que trata de redistribuir a quantidade de cargos em cada classe das carreiras de Auditor Fiscal e de Agente de Tributos do Estado, de modo a possibilitar ascensão de carreira. Ainda segundo o jornal, a votação dessa matéria ocorreu por acordo entre os líderes de bancada deputados Zé Neto (governo) e Elmar Nascimento (oposição).

De acordo com o governo, a medida atende a determinação da Lei nº 8.210, de 22 de março de 2002, que reestruturou o Grupo Ocupacional Fisco da Secretaria da Fazenda. Esta medida deve beneficiar os cerca de 450 profissionais do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz).


 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 2638 2639 2640 2641 2642 2643 2644 2645 2646 2647 2648 ...6062     Total: 121239



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960