COLUNISTAS
FRASE DO DIA

 
“A cada 25, 30 anos temos um tropeço na nossa democracia. Lamentável, quem sabe vocês jovens conseguem mudar o rumo da história” afirmou, dirigindo-se aos alunos.
Ricardo Lewandowski
 
ministro do Supremo Tribunal Federal , falando do impeachment de Dilma
NOTÍCIAS
19/12/2013 08:41
TAXA DE DESOCUPAÇÃO NA RMS CRESCE 1,7 PONTO PERCENTUAL EM NOVEMBRO


A taxa de desocupação na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em novembro, ficou em 8,2%, leve recuou em relação a outubro: 9,1%. Mas se comparado a novembro de 2012, a taxa aumentou 1,7 ponto percentual, quando registrou 6,5%, a menor taxa para meses de novembro.

Na comparação com outubro, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores apresentou retração de 2,6% em Salvador. Na comparação com novembro de 2012, a queda foi maior: 8,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Sobre a população em idade ativa, em novembro, foi comprovado que 44,6% era formada por homens e 55,4% mulheres. Com relação a população economicamente ativa, 51,2% eram do sexo masculino e 48,8% do sexo feminino, na RMS.

No que se refere ao nível de ocupação, a pesquisa mostra que em novembro, deste ano, a taxa foi de 52,2%, mesmo número obtido em novembro de 2012, enquanto em outubro, deste ano, o percentual era de 52%. Em novembro a população ocupada em Salvador ficou distribuída da seguinte forma: 52,4% masculino e 47,6% feminino.

Na distribuição por atividades, o IBGE aponta que em novembro, deste ano, 9,1% da população ocupada estava na Indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água; mesmo percentual de novembro de 2012.

Em relação ao setor da Construção, em novembro tinha 8,7% da população ocupada atuando nessa atividade, contra 10% em novembro de 2012. No Comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis, a população ocupada chegava a 23,4% em novembro, deste ano, ante 20,7% em novembro de 2012.

Em Serviços prestados a empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, o percentual de ocupados chegou a 16,9% em novembro deste ano, contra 16%, na comparação anual. Na atividade Educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social, os números ficaram em 17,6% no mês passado, ante 18,3% de novembro de 2012.

Nos Serviços domésticos, a população ocupada em Salvador ficou em 6,7% em novembro deste ano, contra 7,9% em novembro de 2012. Outros serviços ficou com 16,6% em novembro, ante 17,2% de novembro do ano passado.

O porcentual de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 45,9% em novembro deste ano, mesmo número do ano passado. Já os empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado chegaram a 10,1% em novembro, contra  9,7% de novembro de 2012.

Militares e funcionários públicos tiveram percentual de 7,8% em novembro deste ano, contra 7,2% de novembro do ano passado. Trabalhadores por conta própria foram 22,4% em novembro último, ante 20,4% e, novembro de 2012. Empregadores somaram 3,2% em novembro passado, e 3,6% em novembro de 2012.


Veja também: Desemprego no Brasil recua para 4,6% em novembro




.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 08:29
EDUARDO CAMPOS PROPÕE NOVO MODELO POLÍTICO NA FILIAÇÃO DE ELIANA CALMON


A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, se filiou à Rede Sustentabilidade, em evento realizado num cerimonial em Nazaré,  com a presença do governador de Pernambuco e pré-candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e da ex-senadora Marina Silva.

Na solenidade Eduardo Campos foi saudado  “futuro presidente do Brasil”.  Marina Silva ressaltou que a parceria entre a Rede e o PSB  um projeto de futuro e comemorou a decisão de Eliana Calmon em se candidatar, após pós mais de 30 anos de serviços prestados ao Brasil.
 
Eduardo Campo Campos  fez um discurso de candidato, disse que a filiação da ex-ministra simboliza a chegada à política do que a política brasileira está precisando: a sociedade assumir a política e não o contrário.  E afirmou que Eliana Calmon representa uma legião de brasileiros comprometida com comportamento ético e com o futuro da Nação.
 
E propôs um novo modelo de política e economia para o país, ressaltando que é preciso haver mudança, preservar conquistas, mas buscar a transformação. Disse ainda que o padrão político brasileiro está esgotado, já deu o que tinha que dar e não oferecerá nada de transformador para melhorar a vida do povo brasileiro. Campos falou em mudanças estruturais para o Brasil e deu ênfase no desenvolvimento sustentável.

A ênfase do discurso do governador de Pernembuco foi no binômio transformacào com sustentabilidade.
 
Campos se reuniu com o governador Jaques Wagner (PT), mas deixou claro que a candidatura da senadora Lídice da Mata é irreversível e que vai percorrer a Bahia.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 08:22
DESEMPREGO NO BRASIL RECUA PARA 4,6% EM NOVEMBRO


 


Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (19) a taxa de desemprego recuou no país em novembro, nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, o índice registrou 4,6%.

O órgão informou ainda que esta é a menor taxa da série histórica do estudo, que teve início em março de 2002. Este mesmo número foi atingido em dezembro do ano passado. Em outubro de 2013, o desemprego marcou 5,2%.

Em novembro a população desocupada somou 1,1 milhão de pessoas, uma queda de 10,9% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2012, não houve variação, segundo o IBGE.

O número de pessoas ocupadas ficou em 23,3 milhões, mostrando estabilidade em  ambas as comparações, mensal e anual. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado não teve variação em relação a outubro e registrou 11,8 milhões. Já em relação a novembro de 2012 houve crescimento de 3,1%.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 08:11
TRÂNSITO NO IGUATEMI SERÁ MODIFICADO NO INÍCIO DE 2014


Uma das vias de maior fluxo de veículos de Salvador, o Iguatemi, passará por uma mudança a partir de janeiro. Segundo o prefeito ACM Neto, em entrevista à rádio CBN, o projeto, que antecede as obras do BRT Lapa-Iguatemi, com início em abril, pretende facilitar o tráfego na região.

"Na primeira etapa, de curtíssimo prazo, que vai acontecer no começo do ano que vem, nós vamos fazer um conjunto de mudanças de mão, de alargamento de via e de reposicionamento de faixas", disse o prefeito.

Neto completa que o problema do trânsito só será cessado após a segunda etapa do projeto, que inclui o sistema BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) Lapa-Iguatemi. Serão feitas vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações de embarque e desembarque.
O trecho será entre a estação da Lapa e o Iguatemi e passará pela avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM. Além do sistema estar integrado aos corredores da Paralela ao aeroporto e da Pituba à orla.

A expectativa é de que os 8,6 km de avenidas que ligam os dois pontos seja feito em 16 minutos. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no início de 2016.  (A Tarde)
 


.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 08:10
PROCURADORIA ACIONA 195 POLÍTICOS POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

 


Sidney Madruga


A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs o total de 195 ações de decretação de perda de cargo eletivo contra políticos que pediram desfiliação dos partidos em que foram eleitos sem apresentar justa causa. As ações foram ajuizadas pelos procuradores José Alfredo, atual procurador Regional Eleitoral, e Sidney Madruga, que exerceu o cargo até de 18 de novembro e hoje atua como procurador Regional Eleitoral substituto.

Segundo a resolução do Tribunal Superior Eleitoral 22.610/2007, toda desfiliação partidária sem declaração de justa causa pode resultar na perda de cargo eletivo. Os acionados pela PRE/BA pediram desfiliação sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela norma: a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Segundo informação da própria procuradoria, o órgão busca a responsabilização dos acionados, levando em conta que foram eleitos também em função do ideário e valores atinentes aos partidos em que disputaram os cargos. Parte deles já se filiou a novos partidos – fatos que, para a PRE, evidenciam a intenção de trocar de legenda para garantir espaço na disputa eleitoral de 2014.

De acordo com a PRE, antes de pertencer ao partido, o mandato pertence ao povo, que escolhe as diretrizes e ideais que deverão nortear a condução do Estado. “Daí dizer-se que a retirada injustificada do candidato de determinada agremiação enseja a manutenção do mandato com esta última, em tese a defensora do ideário eleito, razão pela qual o cargo não pode ser objeto de conchavo ou negociata que retire da soberania popular o poder/direito de escolha que lhe é inerente”. (Tribuna da Bahia)




.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 08:02
TESTES COM ÔNIBUS ELÉTRICO EM SALVADOR SÃO CONCLUÍDOS


Os testes realizados no ônibus elétrico, em Salvador, chegaram ao fim. O secretário municipal da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes recebeu empresários de transportes públicos, além dos técnicos da Build Your Dreams (BYD) para apresentar os resultados do período, com destaque para a relação entre investimento, economia de combustível e emissão de gases de efeito estufa. O evento aconteceu no Salão Esmeralda do Sheraton Hotel da Bahia.

Com capacidade para 80 passageiros, sendo 23 assentos ergonomicamente confortáveis, além de vaga específica para cadeirantes, o Eco-ônibus K9 da BYD possui 12.000 mm de comprimento e alcança a velocidade máxima de 70 km/h e uma bateria com autonomia de cerca de 250 km/h com um carregamento. Fabricado na China, o Eco-ônibus K9 possui piso baixo, não emite gases de efeito estufa e tem como uma de suas principais características ser um veículo silencioso.

Segundo o Tribuna da Bahia, presente no evento, o gerente de negócios da BYD do Brasil, Bruno Zanetta, apresentou os resultados do período dos testes e afirmou que já esperava uma resposta positiva da população: “Já conhecemos a tecnologia e sabíamos que o K9 seria bem aceito. O legal dos testes foi o envolvimento da cidade, o envolvimento da prefeitura e a demonstração de que é viável uma alternativa limpa e sem emissão de gases, para o transporte público em Salvador”.

Entre as vantagens apresentadas, Zanetta afirmou que o  K9 é um ônibus 100% elétrico que usa baterias estacionárias, não emite poluentes, o custo operacional e de manutenção é muito mais baixo em relação aos ônibus comuns, não tem ruídos, tem uma alto eficiência energética pelo fato de ter dois motores embutidos nas rodas traseiras e chega a ter uma eficiência energética a cerca de 75% a mais que um ônibus a Diesel.

“O custo de energia elétrica por km rodado é cerca de R$ 0,70 de um ônibus a diesel, já o de um Eco-ônibus gira em torno de R$ 0,12. O principal resultado é que ao longo de 10 anos - geralmente este é o período de um contrato público para um ônibus - você tem uma economia em torno de 600 mil reais só de combustível”, garantiu.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 07:50
BC ESTENDE PROGRAMA DE INTERVENÇÕES NO CÂMBIO

 
 
 
O Banco Central divulgou uma nota ontem à noite informando que irá estender seu programa de intervenções no mercado de câmbio, mas com alguns ajustes.
 
As alterações começam a ser implantadas no dia 2 de janeiro de 2014. Na nota, o BC garantiu que as intervenções vão continuar pelo menos até 30 de junho do ano que vem.

As novas condições colocadas pelo BC são: haverá leilões de swap (equivalentes à venda de dólares no futuro) de segunda a sexta-feira, quando serão ofertados US$ 200 milhões por dia; os leilões de venda de dólares com compromisso de recompra serão realizados em função das condições de liquidez do mercado de câmbio; e

Além disso sempre que julgar necessário, o Banco Central do Brasil poderá realizar operações adicionais de venda de dólares através dos instrumentos ao seu alcance.

Atualmente, o BC tem ofertado de segunda a quinta-feira 10 mil contratos de swaps por dia, o equivalente a US$ 500 milhões. Às sextas, são oferecidos US$ 1 bilhão em contratos de venda de dólares com compromisso de recompra.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 07:43
REDUÇÃO GRADUAL DOS ESTÍMULOS À ECONOMIA AMERICANA BENEFICIA O BRASIL




O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem que vai reduzir as injeções de dólares no mercado americano. Assim o programa de compra mensal de títulos de US$ 85 bilhões, que começou em setembro de 2012, passará para o patamar de US$ 75 bilhões a partir de janeiro.
 
Os juros básicos de 0% ao ano, no entanto, serão mantidos nesse nível mesmo após a meta de 6,5% no índice de desemprego  ter sido alcançado. Atualmente o desemprego está em 7,0% da força de trabalho.  O juros não vão subir, pois a  inflação americana permanece na casa dos 2%.
 
O programa de afrouxamento monetário (quantitative esasing) está em vigor nos Estados Unidos desde novembro de 2008, ápice da crise mundial. Desde lá até dezembro deste ano, calcula-se que US$ 3,8 trilhões tenham sido despejados nos mercados pelo Fed.
 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a medida  estabilizará o mercado cambial no Brasil e permitirá ao país reduzir as compras de dólares no mercado.
 
"Provavelmente o Banco Central poderá diminuir a sua intervenção, e caberá a ele decidir isso. Mas o que interessa para nós é a estabilidade. Não temos um patamar ideal. Mas é claro que R$ 2,40 é um exagero e trazia inconveniências", declarou o ministro.
 
O BC começou a intervir diariamente no mercado quando a cotação do dólar superou a barreira de R$ 2,45 para venda, seu maior valor desde dezembro de 2008.
 
Segundo o ministro, a menor pressão sobre o dólar também reduzirá as pressões inflacionárias que alguns produtos importados vinham sofrendo.

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 07:42
TENTATIVA DE FRAUDE CRESCE, DIZ SERASA

 

 
Segundo levantamento divulgada agora pouco pelo Serasa, o mês de novembro terminou com 199.971 tentativas de fraude contra consumidores. Na fraude conhecida como roubo de identidade, o número representa uma tentativa a cada 13 segundos, em média. Nesse tipo de ocorrência, dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
 
O número, no entanto, representa uma queda de 10,74% em relação ao mês anterior, quando ocorreram 224.025 tentativas. Frente a novembro de 2012, houve alta de 11,8%. A telefonia respondeu por 91.673 registros, totalizando 45,8% do total de tentativas de fraude realizadas em novembro de 2013. O segmento varejo, que registrou 7,2% das investidas contra o consumidor em novembro de 2013, teve a segunda alta mensal consecutiva nas tentativas de fraudes “o que demonstra maior risco neste setor por conta da época do ano, ao que o consumidor deve ficar atento”, segundo a Serasa.
 
O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em novembro de 2013, com 35.096 tentativas, 17,6% do total. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 55.535 registros, equivalente a 27,8% do total. Segundo a Serasa, entre as principais tentativas de golpe estão o uso de identificação falsa ou roubada para solicitar um cartão de crédito, fazer financiamento de eletrônicos, comprar celulares, abrir conta em banco, comprar automóveis e abrir empresas.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 07:30
CONFIANÇA DA INDÚSTRIA SOBE 0,6% NA PRÉVIA DE DEZEMBRO


A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de dezembro sinaliza avanço de 0,6% em relação ao resultado final de novembro, considerando-se dados livres de influência sazonal, informa a pesquisa “Sondagem da Indústria de Transformação”, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo o Valor Econômico, se confirmado, será o segundo avanço consecutivo, que levaria o indicador a 99,6 pontos, o maior índice desde julho, mas ainda inferior à média móvel de 60 meses, de 104,0 pontos. Em novembro, a confiança do setor subiu 1,2%.

O aumento da confiança em dezembro foi influenciado pelas expectativas em relação aos meses seguintes. A prévia do Índice de Expectativas (IE) mostra avanço pelo terceiro mês consecutivo, em 1,4%, alcançando 99,5 pontos. A média desse subíndice é de 103,2 pontos.

Já a leitura preliminar do Índice da Situação Atual (ISA) indica queda de 0,3%, a 99,2 pontos, abaixo também da média, de 104,9 pontos. Os dados preliminares de dezembro indicam estabilidade do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) em 84,3%.

 


.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 07:24
DEPUTADOS VÃO TER QUE RETOMAR VOTAÇÕES DURANTE O PERÍODO DE NATAL

 
 
Mesmo depois de terem virado a madrugada na tentativa de discutir projetos e fecharem a produtividade do ano, numa sessão que só terminou às 8h30 de ontem, os deputados não conseguiram cumprir a pauta de votação e terão que retornar ao Plenário, durante a ressaca do Natal, no próximo dia 26. Eles vão ter que decidir em torno de várias matérias, entre elas, o Orçamento estadual de 2014.
 
Havia 17 projetos de lei para serem apreciados, contudo, apenas dois foram aprovados. A bancada de oposição na Assembleia Legislativa cumpriu o que tinha prometido e promoveu uma série de obstruções, ao usar a tribuna com discursos inflamados contra a gestão estadual e questionar algumas propostas. Passaram pelo crivo dos parlamentares, o projeto que cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom) e o que reclassifica as promotorias do Ministério Público da Bahia. 

O líder do governo, Zé Neto (PT), destacou o esforço para que se chegasse a um “consenso” em torno do projeto que gerou polêmica no meio empresarial e foi contestado pelos oposicionistas. Foi criado um grupo de trabalho para discutir o tema e diversas reuniões foram promovidas pela liderança do governo, com participação de representantes dos setores produtivos, do Corpo de Bombeiros, parlamentares e do estado. O objetivo foi fazer mudanças na recém-criada “taxa de incêndio”.(Tb)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2013 07:11
DILMA VAI FAZER REFORMA MINISTERIAL EM JANEIRO E MANTEGA SERÁ MANTIDO

 

 
A presidenta Dilma Rousseff confirmou ontem que vai mesmo fazer uma reforma ministerial em janeiro. O processo estará concluído até o Carnaval, em março, segundo a presidenta. Nesse contexto, vários ministros da equipe de Dilma que pretendem se candidatar nas eleições de outubro de 2014 devem deixar o governo e ser substituídos.
 
“Vou fazer a reforma ministerial e vai ter um período. Pretendo fazer da segunda metade de janeiro até o Carnaval", disse em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.
 
Ao ser questionada sobre a permanência do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a presidenta respondeu que “ele está perfeitamente no lugar onde ele está”. Nos últimos dias, o ministro Mantega foi alvo de críticas ao informar que o governo poderia adiar a obrigatoriedade de inclusão de airbag e freio ABS nos automóveis para evitar que os preços subissem. 

Dias depois, o governo voltou atrás e informou que os equipamentos serão obrigatórios nos automóveis produzidos no país a partir do próximo ano.(TB)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 20:02
SEFAZ-BA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DE PEDIR NOTA OU CUPOM FISCAL


A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alertou hoje (18) que o consumidor deve sempre pedir ao vendedor a nota ou o cupom fiscal. Esse documento permite a troca do produto, é condição para a validade da garantia e constitui também um exercício de cidadania. Ele também pode ajudar as instituições participantes da campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade.

"O consumidor deve tornar essa atitude um hábito", afirma o coordenador do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Sefaz-BA, Antônio Carlos Santos Costa. Ele explica que muitas vezes o consumidor não sabe que, sempre que adquire um produto, está pagando imposto. O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços está embutido no valor da mercadoria, é cobrado do consumidor e deve ser recolhido aos cofres públicos pelas empresas que venderam os bens. O valor arrecadado, por sua vez, retorna à sociedade na forma de obras e serviços.

O ICMS é o principal imposto estadual – corresponde a aproximadamente 90% das receitas tributárias - e o documento fiscal deve ser emitido na compra de qualquer mercadoria, incluindo combustíveis e também refeições. “Ao pedir a nota ou o cupom fiscal, o consumidor estará exercendo o seu papel de cidadão, ajudando a Sefaz a fiscalizar a cobrança do ICMS”, assinala o coordenador do PEF-Bahia.

A Sefaz-BA salienta, ainda, que nem todos os documentos emitidos pelo comércio têm validade fiscal. Se no papel recebido estiver escrito “pedido”, “controle interno”, “orçamento” ou “nota de controle”, o consumidor não estará recebendo um documento fiscal. Atualmente, a maioria dos estabelecimentos comerciais utiliza o aparelho Emissor de Cupom Fiscal (ECF).
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 19:22
BOVESPA SOBE 0,94% E DÓLAR VAI A R$ 2,343


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o pregão no azul nesta quarta-feira (18). O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 0,94%, a 50.563,43 pontos nesta quarta-feira (18). A alta foi puxada, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Eletropaulo e da Petrobras.

No mercado cambial, o dólar comercial também fechou em alta, com valorização de 0,87%, a R$ 2,343 na venda, após uma sequência de três quedas. A alta do dólar foi influenciada pela expectativa sobre o resultado da reunião do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 18:48
FUNDOS DE INVESTIMENTOS TÊM CAPTAÇÃO DE R$ 9,2 BILHÕES NA SEMANA

 
Na semana encerrada no dia 13 de dezembro, os fundos de investimentos registraram captação líquida (aplicação menos resgates) de R$ 9,187 bilhões, com a categoria de curto prazo liderando as entradas, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
 
Os fundos de curto prazo apresentaram na semana a mesma rentabilidade que o CDI, de 0,19%, com entrada de R$ 7,4 bilhões. Vale lembrar que na semana anterior (terminada no dia 6) essa categoria apresentou resgate líquido de R$ 3,7 bilhões. A segunda categoria que mais recebeu recursos na semana passada foi a de fundos DI, com entrada líquida de R$ 3,213 bilhões no período.
 
A categoria que teve o maior volume de saques na semana foi a de renda fixa, com saída de R$ 869,22 milhões na semana. As três subcategorias de renda fixa, porém, bateram o CDI no período: renda fixa tradicional teve retorno de 0,30%, crédito livre ganhou 0,23% e renda fixa índices subiu 0,94%. Os fundos multimercados também tiveram saída no período, de R$ 485,7 milhões, concentrada nas categorias macro e de juros e moedas. As informações são do Uol. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 18:33
EUVALDO JORGE SERÁ EMPOSSADO PRESIDENTE MUNICIPAL DO PP

 
O vereador Euvaldo Jorge será empossado presidente municipal do Partido Progressista (PP) na próxima quinta-feira (19), em cerimônia realizada no Centro Cultural da Câmara. 
 
Único representante da legenda na Casa Legislativa, Euvaldo Jorge foi convidado pelo vice-presidente nacional da legenda e deputado federal, Mário Negromonte, para ocupar o cargo, pela representatividade que vem dando ao partido através de um mandato atuante, além de ter bom trânsito junto aos demais colegas vereadores e ao Executivo.
 
“Minha experiência pública e minha vontade por fortalecer cada vez mais o PP, contribuindo para melhorar a vida da população de Salvador, me credenciaram para assumir este papel tão relevante. Continuarei empenhando esforços para que o PP se fortaleça cada vez mais na nossa capital”, afirmou Euvaldo Jorge. A cerimônia contará com a presença do próprio Mário Negromonte, do presidente estadual do partido, João Leão, do prefeito ACM Neto, além de vereadores e representantes da administração municipal.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 18:08
COM NOVA POLÍTICA, BNDES PREVÊ EMPRESTAR MENOS EM 2014

 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)deve desacelerar o ritmo de desembolsos em 2014. "Vamos buscar reduzir a participação (do BNDES) de tudo que não está nas prioridades, para aumentar o financiamento via mercado de capitais e debêntures", disse o presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho, em encontro para divulgar a nova política operacional da instituição. 
 
Sem divulgar projeções de desembolsos do BNDES para 2014, Coutinho salientou apenas que deverão ser menores que os 190 bilhões de reais previstos para este ano, alta de 22 por cento sobre 2012. A nova política operacional do banco estabelece taxas de juros mais baixas e níveis de cobertura maiores para os setores de logística e energia, infraestrutura urbana de saneamento e mobilidade.
 
Também estão na lista de prioridades as indústrias de bens de capital, setores intensivos de engenharia e economia criativa, inovação, serviços tecnológicos e exportação. A seleção inclui ainda micro, pequenas e médias empresas, meio ambiente e desenvolvimento regional.Segundo Coutinho, a nova política evidencia que as ações anticíclicas estão sendo removidas da política econômica do governo.
 
"Embora tenha havido desempenho forte (do BNDES) em 2013, já começamos no fim do ano a tomar medidas de orientação do governo de moderar os desembolsos", disse.Para Coutinho, a desaceleração dos empréstimos pelo BNDES não deve afetar os investimentos do setor privado em infraestrutura e projetos de concessões. "Esperamos que o mercado privado ajude a financiar o investimento de uma forma a não prejudicar outro componente importante, que é o crescimento da economia." As informações são do Uol. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 17:56
CAMAÇARI: NOVO TRECHO URBANO É ENTREGUE À POPULAÇÃO NO SÁBADO


A Prefeitura de Camaçari informou hoje que os moradores do município serão beneficiados com a entrega de mais uma etapa do programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari.

O trecho que compreende a avenida Tupinambás até a 28 de Setembro será entregue aos moradores de Camaçari no sábado (21). A inauguração será realizada às 9h, ao invés das 16h, como foi divulgado anteriormente.

O novo trecho oferecerá duas áreas de convivência, três quiosques comerciais e dois pergolados - equipamentos erguidos em estrutura de madeira utilizada para criação de plantas rameiras. Além disso, a nova etapa contará com a ampliação de vias, ciclovias e pistas de cooper que existem na margem do rio Camaçari, da rua do Telégrafo até a ponte da avenida Tupinambás, e passarão a ter 824 metros lineares em cada margem, até a avenida 28 de Setembro.

A população também será beneficiada com obras de esgotamento sanitário realizadas no local, iluminação com lâmpadas de vapor metálico, que garantem maior visibilidade, além do processo de arborização e replantio de árvores e plantas em todo o trecho.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 17:43
PREFEITURA ENTREGARÁ NOVAS CASAS A MORADORES DA PORTELINHA


A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), entrega os 292 apartamentos do Loteamento Fazenda Grande 15A no próximo sábado (21), às 8h, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Do total, 232 unidades serão destinadas às famílias moradoras da antiga comunidade da Portelinha, em Fazenda Grande II. O novo conjunto habitacional está localizado na Estrada do Matadouro, entre Águas Claras e Cajazeiras V, e a cerimônia contará com a presença do prefeito ACM Neto e do secretário da Sindec, Paulo Fontana, dentre outras autoridades.

A entrega de novas moradias aos residentes da Portelinha é um compromisso firmado pela atual gestão, durante visita realizada à comunidade em abril deste ano, e foi realizado em tempo recorde. Na ocasião, foi constatada a situação precária na qual viviam as famílias, em barracos à beira no canal que passa pelo bairro da Fazenda Grande II. Os cidadãos foram inscritos no programa federal e o sorteio dos apartamentos aconteceu em julho deste ano.

De acordo com o secretário da Sindec, Paulo Fontana, além da ligação dos serviços de água e energia elétrica, a Prefeitura vai promover também, gratuitamente, as mudanças dos pertences dessas famílias. Os antigos barracos serão demolidos pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) no mesmo dia e o local passará por requalificação, para evitar novas ocupações irregulares. “Estamos trabalhando para oferecer moradias dignas e seguras aos cidadãos”, destacou Fontana.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/12/2013 17:31
DEPUTADOS BAIANOS CONHECEM EXPERIÊNCIA DA CPI DA TELEFONIA


Os resultados práticos da CPI da Telefonia no Paraná foram conhecidos de perto por uma comitiva de deputados baianos nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Estado, em Curitiba.

Membros da CPI na Bahia, os deputados Joseildo Ramos (PT), Paulo Azi (DEM), e Cacá Leão (PP) foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e pelos parlamentares membros do colegiado na AL-PR. O estado do Paraná encerrou os trabalhos em junho com um relatório final que resultou em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No documento, as operadoras se comprometeram a ampliar a cobertura nos municípios, inclusive na Zona Rural, além de estabelecer, previamente, qual a cobertura do sinal de cada área para o consumidor.

Recorde de reclamações nos órgãos de defesa, o atendimento ao usuário também foi foco da CPI no Paraná. Após o TAC, as operadoras criaram o serviço de atendimento online com protocolo, através de chat em endereços eletrônicos. Os presidentes mundiais das empresas de telefonia chegaram a ser notificados e compareceram para participar das oitivas. De acordo com os técnicos e parlamentares que participaram dos trabalhos no Paraná, a população foi alcançada com a melhoria dos serviços no estado.

“A experiência desse estado vai ajudar para que possamos avançar com nossos trabalhos, partindo de um ponto comum para chegarmos a um resultado ainda mais produtivo para a sociedade”, afirmou Joseildo, relator da CPI.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 2638 2639 2640 2641 2642 2643 2644 2645 2646 2647 2648 ...6330     Total: 126590



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960