COLUNISTAS

NA SUA OPINIÃO, QUAL DEVERIA SER O DESTINO DA ATUAL DIRETORIA DA PETROBRAS?

FRASE DO DIA

"No Brasil não há intocáveis. Qualquer um que não trate o dinheiro público com seriedade e honestidade deve pagar por isso. É um compromisso do meu governo"

Dilma Rousseff
Presidente do Brasil, falando sobre corrupção na gestão do PT 

NOTÍCIAS
20/12/2014 11:28
MEC SUSPENDE VESTIBULAR DA FIB EM SALVADOR

 

 
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o vestibular de 27 cursos de graduação do País, um deles em Salvador. Estão incluídos na lista graduações de seis instituições federais de ensino superior. A medida ocorre porque esses cursos tiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010 e 2013.
 
Na capital baiana apenas o curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário Estácio da Bahia foi suspenso. Outros 123 cursos tiveram como punição a autonomia suspensa pelo MEC. Eles não podem criar cursos, ampliar vagas, abrir câmpus ou polos de educação a distância por terem ficado com o CPC 2, considerado insatisfatório - a escala vai de 1 a 5. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, dia 19. O MEC deve apresentar ainda nesta sexta mais detalhes, com o número de vagas cortadas. Na quinta, 18, o MEC havia publicado os resultados da avaliação de 2013.
 
Na Bahia essa medida atinge os cursos de Medicina Veterinária e Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, em Salvador e Serviço Social, na Universidade Federal do Recôcavo Bahia, em Cachoeira.
Os cursos punidos são de instituições de 14 Estados. Em São Paulo, estão dois: Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de Tecnologia, de São Bernardo, e o mesmo curso da Faculdade de Paulínia.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 11:10
DILMA JÁ DEFINIU PARTE DO MINISTÉRIO E WAGNER DEVE SER MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES



O Ministério da Presidente Dilma Rousseff já tem vários nomes confirmados e o governador da Bahia, Jaques Wagner, deve ser anunciado até segunda-feira como o novo Ministro das Comunicações.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, Wagner tem dito  aos amigos que gostaria de comandar a pasta da Defesa, que cuida das Forças Armadas, e já teria tratado do assunto com Dilma e com o ex-presidente Lula.
 
Dilma e Lula, porém, querem Wagner em uma pasta com perfil mais político. Além disso, o  Ministério das Comunicações terá papel estratégico em 2015 com dois projetos importantes, para o bem e para o mal.

O primeiro que a Presidente quer emplacar  é o Plano Nacional de Banda Larga, enquanto o segundo, gerador de muito polêmica é a  regulamentação da mídia que o PT quer emplacar.

O  Ministério das Comunicações deve absorver toda a publicidade do governo, hoje nas mãos da Secretaria de Comunicação (Secom), e Wagner teria uma sala no Palácio doPlanalto, o que ninguém confirma.

Grande parte do Ministério de Dilma já está escolhido, mas os nomes de alguns partidos serão avaliado agora a luz das denúncias recentes relacionadas ao petróleo. Veja a lista:
 
Chefe da Casa Civil: Aloizio Mercadante
Ministro da Fazenda: Joaquim Levy
Ministro do Planejamento: Nelson Barbosa
Ministro do Esporte:  Aldo Rabelo,
Ministro da Justiça: José Eduardo Cardozo
Ministro da Desenvolvimento Social: Tereza Campelo
Ministro das Relações Institucionais: Ricardo Berzoini
Ministro das Cidades:  Gilberto Kassab
Ministério da Agricultura: Kátia Abreu
 
Outros nomes ainda estão em negociação como o Ministro dos Transportes que será indicação do PP, provavelmente Antônio Carlos Rodrigues e o  Ministério do Trabalho, que será indicação do PDT,  mas o PT deseja a pasta e já apresentou o nome do ex-presidente da CUT, Artur Henrique Santos.

Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário o Estaão afirma que Dilma escolheu o deputado Patrus Ananias (PT-MG), ex-prefeito de Belo Horizonte e reservou para o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), o Ministério da Educação.
 
O PMDB quer ampliar o espaço no primeiro escalão, de cinco para seis cadeiras. Atualmente, o partido controla Minas e Energia, Previdência Social, Agricultura, Turismo e Aviação Civil e quer também o Ministério da Integração Nacional, 

.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 11:01
ESTUDANTES DA UFBA OCUPAM REITORIA COMO FORMA DE PROTESTO

 

A ocupação da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela,  por cerca de 70 alunos, desde a última segunda-feira, 15, é em protesto por melhores condições para cursar o ensino superior.
 
O movimento Ocupação da Reitoria 2014 começou depois de a residência universitária  (R1) situada no Corredor da Vitória ter 6 dos 23 quartos alagados durante as fortes chuvas que caíram em Salvador nesta semana.

De acordo com   Ari Souza - estudante do bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia e um dos organizadores da ocupação -, o  alagamento foi provocado pelo entupimento da calha  da R1. Com isso,  a permanência dos moradores no local ficou inviabilizada.

Nesta sexta, 19, os  universitários interditaram a reitoria, impedindo a realização de atividades administrativas, e divulgaram na internet uma carta de reclamações.

As principais  são a estrutura precária das residências, o atraso no pagamento de bolsas, a insegurança nos ônibus intercampi (Buzufba) e o fechamento do restaurante universitário.
 
"Queremos melhoria na assistência estudantil. A universidade não está dando o auxílio devido aos estudantes, em especial aos residentes e bolsistas", disse Ari Souza.

Segundo ele, após o alagamento  na residência da Vitória, os alunos tentaram contato com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, mas a proposta de realocação foi recusada pelos universitários.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 10:28
PREFEITURA AMPLIARÁ APROXIMAÇÃO COM CIDADÃOS EM 2015

 
 
Em 2015, a população de Salvador contará com a presença cada vez maior da Prefeitura nos mais de 160 bairros existentes, por meio de serviços oferecidos pelos órgãos municipais e participação dos moradores na construção de uma cidade melhor. O anúncio foi feito durante a inauguração da sede da Prefeitura-Bairro Cabula, a sexta entregue pela atual gestão em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (19).
 
A partir de janeiro, a Prefeitura vai desenvolver um amplo programa de atendimento nos bairros para solucionar as demandas dos cidadãos. Para isso, serão convocadas reuniões abertas a todos os moradores, para um melhor levantamento e diagnóstico das necessidades de cada localidade. A ação, em conjunto com a inauguração das outras quatro unidades de Prefeituras-Bairro – nos bairros de Pau da Lima, Valéria, Liberdade/São Caetano e Barra/Pituba – vai reforçar a descentralização da administração.
 
“Onde houver bairro haverá Prefeitura. Não queremos governar de cima para baixo, queremos dividir a responsabilidade de governar a cidade com o cidadão”, destacou o prefeito ACM Neto, durante a solenidade no Cabula. Também foi anunciada a reestruturação do Fala Salvador, da Ouvidoria Geral do Município (OGM), que é mais uma plataforma de aproximação da Prefeitura com a população.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 10:28
CLAUDIA ALENDE, VICE MISS BUMBUM, POSTA FOTO É É ELOGIADA

 

 
Claudia Alende, a vice Miss Bumbum 2014, e sósia da atriz Megan Fox, tirou o segundo lugar no concurso por seus stributos físicos inerentes ao título da competição. Mas a moça tem feito sucesso nas redes sociais por outra parte do seu corpo.
 
Nesta sexta-feira, 19, com top de oncinha provocante, Claudia deixou o decote atiçar a imaginação dos marmanjos seguidores, que a elogiaram por sua comissão de frente: "Seios lindos", "Peitos", "Que peitos!", "Como são maravilhosos" foram alguns dos rasgadoscomentários sobre os seios da moça, turbinados com silicone.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 10:26
PALMEIRAS FECHA COM O ATACANTE LEANDRO, DA CHAPE

 

 
Depois de fazer uma proposta maior que o rival Corinthians, o Palmeiras acertou nesta sexta-feira à noite a contratação do atacante Leandro, destaque da Chapecoense no Campeonato Brasileiro. O acordo foi feito em reunião entre os representantes do jogador e a diretoria do Verdão, em São Paulo. 
 
O atacante, de 23 anos, fará exames médicos nos próximos dias e assinará contrato por cinco temporadas. Ele será apresentado e começará a treinar com o elenco no dia 7 de janeiro, data do retorno do grupo, na Academia de Futebol.
 
O Palmeiras entrou na disputa pelo jogador nesta sexta-feira e conseguiu deixar para trás o Corinthians com uma oferta alta. O arquirrival estava próximo de um acordo por empréstimo de um ano, mas foi superado, já que a prioridade dos agentes dele, Meer Kaufmann e Neto Genovez, era vender os direitos econômicos. O Verdão comprará 50%. Os valores não foram divulgados pelas partes.
 
Leandro, de 23 anos, foi decisivo na campanha que manteve a Chapecoense na elite do futebol brasileiro. O jogador marcou dez gols no torneio, todos no segundo turno. Cruzeiro e Flamengo chegaram a procurá-lo, mas as negociações não avançaram. Ele também atuou por Ferroviária-SP, Mogi Mirim, Capivariano-SP e Icasa-CE. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 10:02
EVENTOS MODIFICAM TRÁFEGO DA CIDADE NESTE DOMINGO (21)

 

 
Três eventos marcados para este domingo (21) irão provocar alterações no tráfego da cidade nos bairros do Costa Azul (Orla), Pernambués e Barra. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) presta apoio à Corrida de Pedestrianismo - Circuito das Estações / Etapa Verão, ao Desfile de Pernambués e a 51ª Travessia Mar Grande Salvador.
 
Para a Corrida de Pedestrianismo - Circuito das Estações / Etapa Verão, haverá interdição do tráfego das 5h às 11h, na Avenida Octávio Mangabeira (Orla), sentido Itapuã, desde o retorno do Restaurante Bambara até o retorno próximo ao antigo Restaurante Babagula. Os veículos provenientes da Pituba, sentido Itapuã, terão como opção de tráfego a Rua Arthur de Azevedo Machado, no Costa Azul, seguindo pela Avenida Tancredo Neves, Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), tomando a Avenida Pinto de Aguiar até retornar à Orla. No sentido contrário, entre 6h30 e 8h30, os condutores terão como opção trafegar pela Av. Simon Bolivar, via interna do bairro de Armação, nas proximidades do Centro de Convenções da Bahia.
 
Para o Desfile de Pernambués, a Transalvador irá monitorar o tráfego no bairro a partir das 9h. O desfile deve ocorrer preferencialmente pelas calçadas, seguindo pela Rua Thomaz Gonzaga, com saída nas imediações da Paróquia São José dos Operários, alcançando as ruas Escritor Edson Carneiro e Santa Clara, com retorno no final de linha do Largo da Ventosa e chegada no Centro Educacional Santa Clara.
 
Já para a 51ª Travessia Mar Grande Salvador a Transalvador irá promover modificações do tráfego da Av. Sete de Setembro – Barra, no Porto da Barra, tais como o controle do tráfego, com auxílio na travessia de pedestres e a fiscalização de estacionamento irregular, das 7h às 13h. Haverá permissão para o estacionamento de duas ambulâncias, entre 7h e 13h, com acesso ao Porto pela Ladeira da Barra. 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 09:29
WAGNER GRAVA MENSAGEM DE NATAL PARA OS BAIANOS

 
 
 
O governador Jaques Wagner gravou mensagem especial de fim de ano ao som da trilha instrumental da Orquestra Juvenil da Bahia, que integra o Projeto NEOJIBA. Ao se dirigir aos baianos, defendeu a “renovação dos valores da família e das nossas esperanças”.
 
Wagner desejou um Natal de paz, fé e amor e para 2015 um ano de realizações e “boas notícias para todos nós – baianos e brasileiros”. O governador disse estar confiante e esperançoso “que a prosperidade também ilumine a caminhada de cada um de vocês”.
 
A Orquestra Juvenil da Bahia foi fundada em 2007 como principal grupo orquestral do programa NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia do Governo do Estado. Tendo como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Ricardo Castro, seus integrantes trabalham com músicos de renome internacional. O grupo já realizou turnês nas principais capitais do Nordeste brasileiro e participou de concertos e intercâmbios internacionais.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 09:27
PRAIA DO FORTE E MARAÚ ESTÃO ENTRE OS DESTINOS MAIS CAROS DO LITORAL BRASILEIRO

 

 
Segundo um ranking realizado pelo site de comparação de preços Trivago a Praia do Forte é o destino turístico mais caro quando o assunto é viagem pelo litoral brasileiro em dezembro. A diária no local chega a custar em média R$ 666.
 
Outros dois destinos no Nordeste ocupam o segundo e o terceiro lugares: Aquiraz (CE), com média de R$ 541, e Maraú, no litoral sul da Bahia, com média de R$ 532.

O levantamento considera todos os estados com praia no país, comparando os valores médios de diárias de quartos para duas pessoas em mais de 4.500 hotéis cadastrados no banco de dados do site. 

De acordo com a pesquisa, na comparação entre novembro e dezembro, os lugares que sofreram maior aumento de preço foram: Maraú (BA), (94%), Bombinhas (SC) (56%), seguido de Aquiraz (CE) e Ilhéus (BA), ambos com 35%.
 
Confira lista dos dez destinos do litoral brasileiro mais caros em dezembro: 1) Praia do Forte (BA) - R$ 666 2) Aquiraz (CE) - R$ 541  3) Maraú (BA) - R$ 532 4) Guarujá (SP) - R$ 474 5) Rio de Janeiro (RJ) - R$ 461 6) Angra dos Reis (RJ) - R$ 448 7) Fernando de Noronha (PE)- R$ 436 8) São Sebastião (SP) - R$ 349 9) Cabo de Santo Agostinho (PE) - R$ 346 9) Jericoacara (CE) - R$ 346 10) Bombinhas (SC) - R$ 324 (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 09:06
ACM NETO PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS DO SANTA IZABEL

 
 
O prefeito ACM Neto participou, na tarde desta sexta-feira (19), da inauguração das novas instalações da Unidade de Oncologia Pediátrica Erik Loeff, no Hospital Santa Izabel, onde também foi apresentado o novo equipamento de hemodinâmica, reforçando o parque de bioimagem da instituição. Emenda de ACM Neto ainda enquanto deputado federal ajudou na aquisição dos novos equipamentos. 
 
"Quando me perguntam o que mais de deixa feliz, sempre digo que são as entregas na área de saúde. Nada é mais importante para um gestor público do que olhar para a vida das pessoas", afirmou o prefeito. Participaram da cerimônia o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Sá Menezes, o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, o ex-prefeito de Salvador Manoel Castro, o deputado federal Cláudio Cajado e o senador Walter Pinheiro.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 09:04
JOÃO PAULO CUNHA PEDE NOVAMENTE PRISÃO EM REGIME ABERTO

 

 
A defesa do ex-deputado federal João Paulo Cunha, condenado no mensalão, voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o benefício de prisão em regime aberto. Na petição Cunha afirma que pagou R$ 5 mil, referente à primeira parcela dos R$ 536,4 mil que deve restituir aos cofres públicos e, por isso, alega que tem direito ao regime aberto. 
 
O valor e o parcelamento foram propostos. Até o momento, não foi apresentado acordo pela União para devolução da quantia, que corresponde ao valor desviado pelo ex-parlamentar. O recurso da defesa será analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Embora tenha direito à progressão por ter cumprido um sexto da pena em regime semiaberto, a maioria dos ministros entendeu na quarta-feira (17) que Cunha só terá direito ao benefício após pagar R$ 536,4 mil aos cofres públicos.(PL)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 08:42
MEDINA CONQUISTA O HISTÓRICO TÍTULO MUNDIAL

 
 
Após 38 anos de surfe profissional, o Brasil conheceu nesta sexta-feira o seu primeiro campeão mundial da elite do esporte, o WCT. Coube ao jovem Gabriel Medina, de apenas 20 anos, a glória de eternizar-se na história, na cultuada praia de Pipeline, no Havaí. Para assegurar a conquista do caneco mesmo sem estar na água, o paulista de São Sebastião, que havia se classificado às quartas de final com uma vitória emocionante, contou com a ajuda preciosa do argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz, que derrotou Mick Fanning por 6,53 a 2,44 na terceira bateria da quinta fase e foi às quartas de final, acabando com as chances de o australiano dono de três títulos mundiais ultrapassar os 60.000 pontos já garantidos do líder, Medina, na classificação do Circuito Mundial de Surfe. Terminar à frente de Mick ou chegar na final era tudo que Medina precisava para conquistar o histórico caneco na meca do surfe. Vale lembrar que Alejo já tinha dado uma grande ajuda ao despachar o mito americano Kelly Slater na terceira fase.
 
“É fantástico. Eu não sei exatamente o que dizer. Eu quero agradecer Alejo por me ajudar. Eu amo essa torcida. Eu quero muito celebrar com todas essas pessoas, com meu pai e minha mãe. Eu sonhava com isso e agora virou realidade”, afirmou Gabriel, que abandonou a bateria dele de quartas de final contra o compatriota Filipe Toledo para comemorar o título, mas depois voltou para a água quando faltavam pouco mais de dez minutos para o fim e, mesmo assim, o novo campeão acabou levando a melhor por 4,30 a 3,27.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 08:29
TJLP TEM 1ª ALTA EM 11 ANOS E INVESTIDOR PAGARÁ MAIS NO BNDES

 
 
 
 
 
A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que serve de referência para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor produtivo, atualmente em 5% ao ano (mínima histórica), subirá para 5,5% ao ano no primeiro trimestre do ano que vem, informou o governo nesta quinta-feira (18).
 
Foi o primeiro aumento desde abril de 2003 - quando a taxa avançou de 11% para 12% ao ano. A decisão - que é do Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini - implicará em juros mais caros para investimentos na produção.

Apesar de a deliberação ser sido oficialmente tomada pela atual equipe econômica, ela já atende aos anseios do ministro indicado do Planejamento, Nelson Barbosa, para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Ele defendeu, em em agosto neste ano, um aumento da TJLP para diminuir o valor gasto com subsídios pelo governo - atualmente em torno de R$ 30 bilhões por ano, cerca de 0,6% do PIB.

Na visão de Nelson Barbosa, expressa há quatro meses em um seminário no Rio de Janeiro, haveria espaço para a TJLP subir para até 8% ao ano. Deste modo, não pode ser descartada a possibilidade de novas elevações na taxa no decorrer de 2015.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
20/12/2014 08:00
GOVERNO ELEVA JURO DE LONGO PRAZO DE 5% PARA 5,5% AO ANO

 

 
O Conselho Monetário Nacional (CMN) elevou a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5% para 5,5% ao ano. Em reunião extraordinária, o CMN também ampliou até o fim de 2015 o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), linha de crédito do BNDES voltada ao financiamento de projetos de inovação e à compra de caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos. Após ter desembolso previsto em R$ 80 bilhões neste ano, o valor do PSI para o próximo ano será menor, de R$ 50 bilhões, e com juro mais alto. As taxas prefixadas que variavam de 4% a 6%, agora vão ficar entre 6,5% e 10%.

O governo publicou nesta tarde edição extraordinária do Diário Oficial com a Medida Provisória 663, prevendo a ampliação do PSI. "São taxas atrativas, mas foram, sim, reajustadas, para que se mantenha a premissa de subsídios zero (a partir de janeiro, em empréstimos do BNDES). Isso está de acordo com nova realidade ",disse Paulo Caffarelli, secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

A medida já era esperada pelo mercado e está em linha com o plano da nova equipe econômica de promover um ajuste fiscal a partir de 2015. Com a TJLP e o PSI em taxas maiores, o governo espera reduzir os custos do Tesouro com subsídios ao BNDES. A elevação foi negociada pelo futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com o atual Guido Mantega. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, ambos avaliaram que a medida precisava ser tomada imediatamente. Como a taxa é definida pelo CMN trimestralmente, ela já vai servir para referenciar os empréstimos do BNDES entre janeiro e março de 2015.

Segundo Caffarelli, além de taxas mais altas, o PSI também vai ter uma limitação sobre o valor total das aquisições de máquinas e equipamentos que serão financiados pelo BNDES. Até este ano, a maioria dos empreendimentos poderia obter até 100% de seu valor em empréstimos, mas, a partir de janeiro, o percentual mais frequente será de 70%.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2014 20:01
VEREADOR QUER ISENÇÃO DE TARIFA DE TRANSPORTE PARA ESTUDANTES DE SALVADOR


Estudantes em situação socioeconomicamente vulnerável podem ter isenção na tarifa de transporte em Salvador. É o que pede o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), ao saber que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta sexta-feira (19) o projeto de lei que autoriza a isenção da tarifa para estudantes carentes nos ônibus.

Para o petista, o projeto da tarifa zero é uma referência e a prefeitura de Salvador deve aderir. “Vamos fazer uma indicação nos mesmos moldes que fez o prefeito Fernando Haddad [PT]. A tarifa zero entrou nos debates durante as reivindicações de junho de 2013, que levou milhares de pessoas às ruas do país. No projeto do governo da capital paulista, o gestor quer rever a questão da tarifa no transporte para estudantes de baixa renda e assim vamos pedir aqui na Bahia”, descreve Suíca.

Para o edil petista, não é justo que estudantes em situação vulnerável tenham que pagar deslocamento para estudar. O vereador Suíca também pediu recentemente o passe livre para portadores do vírus HIV/Aids, como forma de garantir a locomoção deles para o tratamento. O petista informa que além da isenção da passagem de ônibus coletivo, o mandato estuda a modificação do Projeto de Lei 4848, apresentado na Câmara de Vereadores, que institui o Dia Municipal do Canceriano e “Aidético”, expressões que deve ser substituída por ter entrado em desuso. “Vamos levar essas propostas como prioridades para 2015, além de acompanhar outros projetos em tramitação na Casa”, completa o edil.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2014 19:27
NATAL: PESQUISA DIZ QUE 64% DOS CONSUMIDORES QUEREM PAGAR PRESENTES À VISTA


Os consumidores brasileiros não querem se endividar neste Natal e, de acordo com levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado TNS Brasil, divulgada na quinta-feira, 18, a maioria (64%) pretende pagar à vista os presentes.

O levantamento, que entrevistou na primeira quinzena de dezembro 881 pessoas entre 18 e 65 anos, mostrou que 45% pretendem pagar à vista em dinheiro e 19% devem optar pelo cartão de débito. O restante (36%) deve optar pelo cartão de crédito.

A pesquisa mostrou ainda que 15% dos entrevistados pretendem usar o dinheiro do 13º salário para comprar presentes neste Natal. Apenas 12% disseram que gastarão o recurso extra para pagamento de dívidas. Em relação aos presentes de Natal, roupas e sapatos, brinquedos e perfumes lideram a preferência dos consumidores, com 56%, 42% e 36% respectivamente.

O levantamento da TNS aferiu também as expectativas do consumidor para 2015. De acordo com a pesquisa, o atual cenário econômico de estagnação reflete nos desejos de ano-novo dos brasileiros e as principais metas são financeiras: 71% afirmaram que a resolução é aumentar a renda e 64% pretendem poupar. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2014 19:26
MEDINA AVANÇA, TIRA SLATER DA BRIGA E FICA AINDA MAIS PERTO DO TÍTULO


Gabriel Medina está cada vez mais perto do primeiro título brasileiro da história do surfe mundial. Nesta sexta-feira, o paulista de apenas 20 anos passou pelo terceiro round ao levar a melhor sobre o havaiano Dusty Payne e avançou para a quarta etapa. Com este resultado, Kelly Slater (dono de 11 Mundiais) deu adeus à briga pelo título.

Agora, a disputa está apenas entre Gabriel Medina e Mick Fanning, que superou o francês Jeremy Flores na nona bateria por 10,84 a 7,76. A onda que manteve o australiano na briga pelo título veio nos minutos finais da bateria (um 8,17).

Medina voltou com tudo na etapa do Havaí. Logo em sua primeira onda pegou um belo tubo e arrancou nota 8,83 dos juízes - a onda foi comemorada como um gol pelos brasileiros que enchem a praia. Logo depois, tirou um 5,83, mas já no fim da bateria pegou uma direita (Backdoor) e conseguiu repetir a nota 8,83, somando 17,66 contra apenas 11,84 do havaiano.

"Espero que continue andando e passando de fase. Como sempre digo, fiquei focado no meu trabalho, no meu plano, encontrei duas ondas divertidas e estou muito contagiado com as vibrações da torcida. Nunca imaginei que teria tanta gente aqui na torcida. Mas não ganhei nada, tenho que passar algumas baterias para me tornar campeão mundial", disse Medina após a bateria. Agora, no quarto round, Gabriel Medina terá pela frente o australiano Josh Kerr e o também brasileiro Filipe Toledo na segunda bateria.

Mick Fanning, por sua vez, terá como adversários na terceira bateria do quarto round dois conterrâneos: Julian Wilson e Adrian Buchan. Caso seja derrotado, ainda disputa a repescagem e também as chances de título.
Gabriel Medina deve retornar à água por volta das 19h40 (de Brasília). Fanning aparece logo na bateria seguinte. As informações são do uol.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2014 18:20
AGÊNCIA MÓVEL DA COELBA ATENDE NO IAPI, ENGENHO DE BROTAS E COLINA AZUL


A partir da próxima segunda-feira, dia 22, três bairros de Salvador recebem a Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária.

Os clientes beneficiados serão os moradores de IAPI, Engenho de Brotas e Colina Azul, até a próxima quarta-feira, dia 24, sempre das 8h30 às 16h. No bairro do IAPI a unidade ficará instalada na Rua Elmano Silveira Castro, próximo à Paróquia São Paulo; em Engenho de Brotas, na Praça da Capelinha; em Colina Azul, no final de linha do bairro.

Nos locais, os clientes podem realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além do cadastramento na Tarifa Social, estão disponíveis nas unidades móveis serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis integram o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.
 
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2014 18:03
LISTA DE DELATOR DA PETROBRAS TEM PALOCCI E OUTROS 27 POLÍTICOS


Primeiro delator da Lava Jato, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa citou em 80 depoimentos que se estenderam por duas semanas, entre agosto e setembro, uma lista de 28 políticos - que inclui ministro e ex-ministros do governo Dilma Rousseff (PT), deputados, senadores, governador e ex-governadores. O jornal 'O Estado de S. Paulo' obteve a lista completa dos citados.

A relação inclui diversos parlamentares que integram a base aliada ao Palácio do Planalto no Congresso como supostos beneficiários do esquema de corrupção e caixa 2 que se instalou na petrolífera entre 2004 e 2012. A lista inclui também o ex-ministro Antonio Palocci, que ocupou a Esplanada nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma. Em sua delação, Costa teria dito que Palocci pediu, em 2010, um repasse de R$ 2 milhões - que seria para a campanha presidencial de Dilma.

Na época, o ex-ministro coordenava a campanha da petista. O ex-diretor citou ainda o atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e os ex-ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Mário Negromonte (Cidades). Foram relacionados também por Costa os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Há nomes que até aqui ainda não haviam sido revelados, como o governador do Acre, Tião Viana (PT), reeleito em 2014, além dos deputados Vander Luiz dos Santos Loubet (PT-MS), Alexandre José dos Santos (PMDB-RJ), Luiz Fernando Faria (PP-MG) e José Otávio Germano (PP-RS).

Entre os congressistas, foram mencionados ao todo sete senadores e onze deputados federais. O perfil da lista reflete o consórcio partidário que mantinha Costa no cargo e contratos bilionários da estatal sob sua tutela - são 8 políticos do PMDB, 10 do PP, 8 do PT, 1 do PSB e 1 do PSDB. Alguns, segundo o ex-diretor, recebiam repasses com frequência ou valores que chegaram a superar R$ 1 milhão - dinheiro que teria sido usado em campanhas eleitorais. Outros receberam esporadicamente - caso, conforme Costa, do ex-senador Sérgio Guerra, que foi presidente nacional do PSDB e em 2009 teria pedido R$ 10 milhões para arquivar uma CPI da Petrobrás no Senado.

Sobre vários políticos, o ex-diretor apenas mencionou o nome. Não revelou valores que teriam sido distribuídos a eles ou a suas agremiações. Foram citados ainda os ex-governadores do Rio Sérgio Cabral (PMDB), do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) e de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) - que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto, durante campanha presidencial. Os 28 nomes são exclusivamente de políticos que teriam sido beneficiários dos negócios da diretoria de Costa. A Polícia Federal e a Procuradoria da República trabalham com outros nomes de políticos que se relacionavam com os ex-diretores da estatal Renato Duque (Serviços) e Internacional (Nestor Cerveró). (ESP)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
19/12/2014 17:28
CRESCE EXPECTATIVA DE MUDANÇA NA POLITICA COMERCIAL


Cresce a expectativa de mudanças na política comercial do Brasil, entre importantes interlocutores que acompanham a situação econômica do país.

Em três ministérios-chave na definição da política comercial brasileira — Fazenda, Agricultura e Desenvolvimento —, certos interlocutores apontam esperança de que os futuros ocupantes trarão uma nova visão de como o país deve se integrar no mundo.

Na Fazenda, a escolha de Joaquim Levy sinaliza um grupo com tendência mais liberal. No Mdic, Armando Monteiro é ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), enquanto para a Agricultura deve assumir a atual presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu — ambos particularmente ativos nesses cargos. O Itamaraty até o momento é uma incógnita.

Vários setores no país julgam que o Brasil está insuficientemente engajado em outras frentes de negociações comerciais. Mesmo se Brasília mantiver o foco na negociação multilateral, na Organização Mundial do Comércio (OMC), não se pode excluir a possibilidade de ganhos em outras frentes, e talvez mesmo bilateralmente sem desmontar o Mercosul.

Especialistas afirmam que, apesar de acenos da presidente Dilma Rousseff de novo ao bloco do cone sul, o sentimento é que não dá para o Brasil esperar muito a Argentina arrumar sua economia, para então um dia decidir avançar em acordo de liberalização com outros parceiros importantes.

Além disso, o setor privado reclama, e a própria Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou em estudo, que o Brasil está cada vez mais à margem das cadeias globais de valor, que conduzem a aumento da produtividade graças à transferência de tecnologia e de conhecimento e resultam em mais exportações com valor agregado.   As informações são do valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ...4718     Total: 94360



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960