COLUNISTAS

QUEM DEVERIA SER O CANDIDATO DO PT NA ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE SALVADOR?

FRASE DO DIA

 
"Priorizamos a integração com o sistema metropolitano e continuamos negociando com a prefeitura de Salvador e com os empresários sobre o sistema urbano"

Carlos Martins 
O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) 
NOTÍCIAS
27/08/2015 15:05
DEBORAH SECCO FALA SOBRE MATERNIDADE EM LANÇAMENTO DE FILME

 
Deborah Secco está cada dia mais empolgada e mais bonita com a maternidade. No quinto mês da sua primeira gestação, a atriz exibiu boa forma e roubou a cena no lançamento de seu novo filme, Entrando Numa Roubada, que contou com sessão vip nesta quarta-feira, 26, no Kinoplex Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Grávida de Maria Flor, fruto de seu relacionamento com o modelo Hugo Moura, a carioca não economizou no quesito estilo para participar de noite cultural.
 
Usando macacão com decote poderoso da grife Cris Barros, joias da Carla Amorim e bolsa da Louis Vitton, Déborah revelou que precisou aposentar alguma roupas do seu guarda-roupa. "As calças 34 estão guardadas, mas consigo usar o manequim 38 no estilo boyfriend", disparou aos risos. A futura mamãe contou que não teve nenhum desejo inusitado. "Ainda não tive nada disso, e acho que nem vou ter. Está tudo tão perfeito. Engordei seis quilos e meio até agora. Acho muito", disparou ela, afirmado que não vai mais fazer poses com a mão na barriga. "Não precisa mais né? A barriga já está bem grandinha", resumiu ela.
 
"O peso é a menor das minha preocupações no momento. Essa fase que estou vivendo é maravilhosa", explicou Déborah, que vem usando calça com elástico na barriga. "São bem mais confortáveis e praticas no dia a dia, sem dúvida", afirmou a atriz. O filme, que terá estreia nacional no próximo dia 3 de setembro, conta a história de atores fracassados que participam de concurso de roteiros para ganhar o prêmios de R$100 mil. Marcos Pasquin, Luis Lobianco, Erika Januza e Kadu Moliterno também participaram do evento.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 14:39
RUI COSTA INAUGURA PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS NA ZONA RURAL DE ITIRUÇU


 

Mais 254 famílias baianas foram beneficiadas com o fornecimento de água tratada e encanada, desta vez, na zona rural de Itiruçu. Por meio da Embasa, o Governo do Estado implantou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), iniciativa que integra o conjunto de medidas do programa Água para Todos, que visa a universalização do acesso à água. O governador Rui Costa esteve, nesta quinta-feira (27), na sede da cidade para inaugurar, simbolicamente, o sistema de abastecimento. No dia 1° de setembro, o município completa 80 anos de emancipação política. A inauguração antecipou as comemorações.
 
Em discurso, o governador reafirmou que proporcionar água ideal para consumo (potável), é uma das prioridades da atual gestão e que investir em água de qualidade reflete na saúde da população. "Para melhorar ainda mais e dar continuidade ao programa, criamos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica, que tem a Embasa e a Cerb executando as obras". A Além das moradias rurais, que passaram a receber água regularmente, unidades públicas de saúde e educação também foram atendidas pelo Sistema. 
 
Ainda na cidade, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitou o Colégio Estadual Maria Cândido de Castilho Fontoura, onde conversou com estudantes e professores. Entre as principais demandas apontadas pela comunidade escolar estão a reforma da quadra de esportes e a implantação de um laboratório de informática. Com cinco salas de aula, a unidade possui 461 alunos matriculados no ensino médio. Na opinião do aluno do 3° ano Vitor Novaes, 19 anos, a visita foi importante. "Ele pôde ver algumas necessidades da nossa escola e conviver, pelo menos um pouco, com nossa rotina, saber o que a gente passa e necessita".
 
Durante pronunciamento em frente à Igreja Matriz de Itiruçu, Rui Costa pediu novamente que os adultos, sejam eles pais, mães, avós, tios, padrinhos ou até vizinhos, ajudem no que ele chama de "corrente do bem", em prol da educação. "Se um de nós, quando vir uma criança fora da escola, procurar saber o que aconteceu, porque ela não está em sala de aula, nós vamos ajudar a melhorar a educação na nossa cidade, no nosso estado”. Rui também reiterou a necessidade de os familiares perguntarem às crianças e jovens se elas estão com alguma dificuldade no ensino. "A educação é o que transforma a vida das pessoas", destacou.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 14:26
PRESIDENTE DO BNDES DIZ QUE LULA NUNCA INTERFERIU NO BANCO


Em depoimento à CPI do BNDES na Câmara dos Deputados, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou hoje (27) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca interferiu no banco a respeito de qualquer projeto específico. Segundo o executivo, o petista não teve ou tem qualquer influência nas decisões do banco.

Coutinho foi confrontado pelos parlamentares sobre uma suposta conversa com o dono da UTC, Ricardo Pessoa, no qual o presidente do BNDES teria dito para o empreiteiro conversar com o tesoureiro do PT sobre doações eleitorais para o partido.

"Não tratei de doações eleitorais com Ricardo Pessoa. No encontro que tivemos, no qual também estavam outras pessoas, tratamos apenas sobre projeto do aeroporto de Viracopos", respondeu. Pessoa firmou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Questionado pelos parlamentares sobre os financiamentos dados às empresas do Grupo X, do empresário Eike Batista, Coutinho respondeu que o BNDES não teve prejuízos nas operações. "A OGX, que foi à falência, não tinha crédito com o banco. O BNDES emprestou para projetos de portos, minas, térmicas e infraestrutura para outras empresas do grupo. Foram créditos garantidos por fianças e que foram devidamente renegociados à medida que outros investidores adquiriram as empresas do grupo", disse.

Sobre o financiamento dado à Refinaria de Abreu e Lima em 2009, estimado em R$ 10 bilhões, Coutinho respondeu que, na época, se tratava de uma "situação especial", já que o sistema internacional de crédito teria entrado "em colapso" naquele momento. As informações são do Estadão.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 14:01
PESQUISA DA CNI DIZ QUE BRASILEIRO ESTÁ MENOS PESSIMISTA EM RELAÇÃO À ECONOMIA

 
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que o nível de pessimismo do brasileiro em relação à economia caiu. A queda está relacionada à melhora nas projeções sobre o comportamento dos preços.
 
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), sondagem elaborada pela CNI, subiu 1% em agosto na comparação com julho. O índice atingiu 98,9 pontos. Foi o segundo mês consecutivo de alta no indicador.A sondagem ressalta que, mesmo com os dois aumentos, o Inec está 10,2% abaixo da média histórica, que é 110,1 pontos, e 8,7% inferior ao registrado em agosto do ano passado. Isso significa que a população continua pessimista.
 
Em agosto, o índice de expectativas em relação à inflação aumentou 4,2% na comparação com julho. De acordo com a metodologia da pesquisa, a elevação do indicador mostra que cresceu número de pessoas que espera a queda da inflação. "Apesar da melhora do índice, a desconfiança com relação à evolução da inflação nos próximos seis meses permanece, pois o índice mantém-se 11% abaixo da média histórica", informa a CNI.
 
As expectativas em relação ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento ficaram praticamente estáveis em relação a julho e continuam abaixo do registrado no ano passado. Mas os consumidores estão mais dispostos a ir às compras. O indicador de expectativas em relação às compras de maior valor aumentou 1,2% em relação a julho.
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 14:01
GRACYANNE REVELA DESEJO POR SEXO A TRÊS E BELO DEMONSTRA CIÚME

 
Gracyanne Barbosa e Belo posaram juntos para as lentes do Paparazzo em clima para lá de quente. Os cliques sensuais - inéditos na vida do cantor de pagode - foram inspirados na rotina fitness do casal e tiveram como cenário a academia Ecoforma, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O ensaio vai ao ar nesta sexta-feira, 28.
 
Mesmo sendo a primeira experiência de modelo do marido, Gracyanne foi só elogios para Belo, principalmente por seu novo corpo, muito mais sarado. "Acho que serviu para ele ver que está bem, que está com tudo em cima. Fazer um ensaio sensual ajuda, inclusive, nas crises que o Belo teve depressão e pânico. E também ajuda no ciúme que ele tinha e que hoje diminuiu. Ele cuidou da saúde e esse ensaio vem pra comemorar essa nova fase do meu marido. Ele está lindo!", disse ela, apaixonada.
 
Ainda relembramdo a fase mais ciumenta de Belo - que no início da relação não gostava nem que a modelo usasse vibrador - Gracyanne confidenciou que uma das muitas fantasias sexuais que tem nunca será realizada com o pagodeiro. "Sexo a três. Tenho certeza de que não vamos fazer. O Belo fica bravo só de ouvir a ideia. E olha que eu já disse a ele que pode até ser com outra mulher", lamentou a modelo.
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 14:00
IMBASSAHY CONVOCA JOSÉ DIRCEU PARA DEPOR NA CPI DA PETROBRAS


A CPI da Petrobras aprovou na reunião desta quinta-feira, 27, requerimento de autoria do deputado Antônio Imbassahy (PSDB), convocando para depor o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, apontado pelo Ministério Público Federal como mentor e chefe do esquema de corrupção na estatal.

Dirceu, que está detido na Superintendência da PF, em Curitiba (PR), deverá ser ouvido pelo colegiado na próxima segunda-feira, 31, quando um grupo de parlamentares viajará para a capital paranaense com o objetivo de ouvir os presos nas últimas ações da PF relacionadas à Operação Lava-Jato.    

“É grande a nossa expectativa quanto ao depoimento do ex-ministro, uma vez que ele, segundo as apurações, teve participação ativa em todo esse processo de corrupção, mesmo já estando condenado no processo do mensalão, que também coordenou”, disse Imbassahy. 

Os representantes da CPI, incluindo o deputado baiano, deverão ficar na cidade de segunda a quinta-feira. Além de Dirceu, serão ouvidos o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e o ex-gerente de projetos da estatal Celso Araripe de Oliveira, entre outros.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 13:54
OPERAÇÃO DESARTICULA ESQUEMA DE SONEGAÇÃO E FRAUDES DE ÁGUA MINERAL

A operação Sede de Justiça, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) desarticulou esquema de sonegação e outras fraudes fiscais, incluindo uso de ‘laranjas’, na empresa Frésca, do ramo de água mineral. A ação, realizada por força-tarefa que reuniu a secretaria da Fazenda, a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, cumpriu quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Salvador e Dias D’Ávila, na região metropolitana. Mais de R$ 11 milhões foram sonegados nos últimos cinco anos, segundo as investigações.

Os resultados da operação serão detalhados pelos integrantes da força-tarefa em coletiva à imprensa, às 10h, na sede da Delegacia de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap), em Itapoan.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Dias D’Ávila. A Operação Sede de Justiça aponta para elevado grau de sonegação fiscal praticado pela Frésca, tanto por falta de recolhimento do ICMS declarado quanto pela utilização de artifícios no processo de produção e distribuição da água mineral engarrafada, com o objetivo de escapar da tributação.

De acordo com as investigações, foram constatadas diversas irregularidades: venda sem emissão do respectivo documento fiscal na comercialização de produtos envasados e distribuídos, subfaturamento nas vendas de água mineral em garrafões de 20 litros, omissão de saídas de produto acabado tributado, utilização de ‘sócio laranja’ na composição societária de empresas e ocupação irregular do mesmo endereço por mais de uma empresa, inclusive concomitantemente e por mais de um período.

Essas irregularidades, ainda de acordo com a força-tarefa, configuram a atuação de um grupo criminoso organizado que vinha infringindo, há cerca de doze anos, os dispositivos da Lei Federal nº 8.137/90, que define os crimes contra a ordem tributária.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 13:33
DESCONTO DE 5% NO IPVA É VÁLIDO ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA (27)

 
O prazo para os proprietários de veículos com placas de final 9 aproveitarem o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) termina nesta quinta-feira (27). A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que o benefício aplica-se somente à quitação à vista. Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o pagamento da primeira cota também deve ser feito até hoje. Outra possibilidade é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 30 de outubro.
 
Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. As datas de quitação das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015, disponível no site da Sefaz-Ba, clicando-se em Inspetoria Eletrônica - IPVA - Calendário.
 
No mês de agosto, ocorre ainda o vencimento de cotas mensais para quem também optou, nos meses anteriores, pelo parcelamento do IPVA. Dia 27 vence a segunda parcela para as placas de final 7. Já no dia 31, vence a última parcela para as placas de final 6. Caso o proprietário de veículo com placa de final 6 não tenha quitado nenhuma parcela, deverá efetuar até este dia o pagamento integral, em cota única, sem desconto.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 13:12
CONTAS EXTERNAS ESTÃO EM MOVIMENTO DE AJUSTE, DIZ BANCO CENTRAL

 
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, disse que as contas externas estão em um movimento de ajuste: a balança comercial mostra queda nas importações, e os gastos com a conta de serviços – viagens internacionais, transportes, aluguel de equipamentos e seguros, entre outros – apresentam declínio. Exemplo disso é a redução das despesas dos brasileiros que viajam para o exterior.
 
Segundo o Banco Central, em julho, o Brasil registrou saldo negativo em transações correntes – compras e vendas de mercadorias e serviços do país com o mundo – de US$ 6,163 bilhões. No mesmo período do ano passado, o resultado foi bem maior: US$ US$ 9,263 bilhões.“O déficit em transações correntes em 2014 mostrava uma elevação até o final do ano. Mas, dados os ajustes, nós já mostrávamos, na ocasião, que isso teria uma reversão em 2015, fato que estamos vendo”, destacou Maciel.Segundo ele, além da balança comercial, é possível observar resultados melhores em outros indicadores das contas externas.
 
Maciel informou que, em termos de financiamento das transações correntes, a conta continua sendo paga “majoritariamente pelos investimentos estrangeiros diretos”. Ele disse que os investimentos estrangeiros constituem a melhor forma de financiar as transações correntes – atualmente, os recursos estrangeiros cobrem de 80% a 90% do total. Em julho, o Investimento Direto no País chegou a US$ 5,994 bilhões, acumulando US$ 36,926 bilhões de janeiro a julho.
 
Quanto à queda, em julho, das despesas de brasileiros em viagem ao exterior, a menor em cinco anos para meses de julho, com recuo 30,39% em relação ao mesmo mês do ano passado, ele atribuiu à elevação do dólar e à queda de renda dos brasileiros. As despesas de brasileiros no exterior chegaram a US$ 1,677 bilhão, no mês passado. No ano passado, em julho, atingiram US$ 2,408 bilhão. De janeiro a julho deste ano, essas despesas somaram US$ 11,617 bilhões, contra US$ 14,851 bilhões em igual período de 2014.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 12:49
"A SAÍDA PARA O BRASIL PASSA PELA SAÍDA DELA", DIZ IMBASSAHY SOBRE DILMA

Antes de mais uma sessão da CPI da Petrobras, nesta quinta-feira (27), o deputado Antonio Imbassahy (PSDB) concedeu entrevista á uma rádio, na qual trouxe novas informações sobre a Operação Lava Jato, que investiga a corrupção no governo federal por meio da Petrobras. Para Imbassahy, não existe mais clima para que a presidente Dilma Rousseff (PT) fique no cargo.
 
"Fosse um pais mais avançado, mais evoluído, ela já teria saído. Inegavelmente, desgraçadamente, na campanha ela rigorosamente mentiu para os brasileiros. Já existia uma crise na economia, e ele sabia que não podia ser assim. Mentiu quando disse que os juros iriam baixar. Mentiu quando disse que o combustível iria baixar. Ao mentir, perdeu a credibilidade da população. E ela foi presidente do conselho de administração da Petrobras de 2003 a 2010. E o conselho é responsável pela compra de ativos. E ela autorizou a compra daquela refinaria de Pasadena. A saída para o Brasil passa pela saída da presidente Dilma", declarou.
 
Segundo o ex-prefeito de Salvador, o afastamento de Dilma mudaria o clima político do Brasil. "O ambiente mudaria imediatamente. O pais está agonizando e não vai poder ficar assim", encerrou.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 12:40
GOVERNO VAI SE DESGASTAR AO DEBATER CPMF, DIZ CUNHA

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), afirmou nesta quinta-feira, 27, que é pessoalmente contrário ao retorno da CPMF. "Da minha parte eu sou contrário à volta da CPMF. Acho pouco provável que aprove aqui na Casa, mas, se eles mandarem, o processo vai tramitar. Mas vejo pouca possibilidade de aprovar", afirmou em entrevista coletiva, após participar da abertura da Comissão Geral no Plenário da Câmara, que recebe o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Descartada no início do ano, a proposta de volta da CPMF tem ganhado força no governo para fechar as contas em 2016. Para Cunha, o tema é negativo para o Planalto. "O governo terá um desgaste neste debate de tal natureza, sem colher resultados... Não sei se vale a pena para ele", afirmou.

O presidente da Casa lembrou que em 2007, quando o imposto foi extinto, tentou-se criar uma contribuição semelhante, que foi derrubada pelo Senado. "Não conseguiu ter votos no momento em que o governo tinha uma base muito forte e a economia estava melhor que hoje", comentou. "Acho pouco provável a gente querer resolver o problema de caixa achando que temos que cobrar mais da sociedade em impostos", disse.

Segundo o presidente da Câmara, a solução para o problema de caixa "é retomada da confiança para a retomada da economia". Questionado se um eventual apoio de governadores poderia dar mais força ao retorno do imposto, Cunha disse que não ver mudanças. "Não vejo que muda nada, temos que ajudar os governadores e estamos ajudando para que não se tenha mais despesas para eles. Mas o mesmo princípio que vale para a União, vale para os Estados: não é aumentando impostos que se resolve problemas dos Estados e da União", disse.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 12:25
PIB DO AGRONEGÓCIO FICA ESTÁVEL EM MAIO, DIZ CNA


O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro ficou estável em maio, com queda acumulada de 0,2% nos primeiros cinco meses de 2015, comparado a igual período do ano passado, informa a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em nota, a entidade diz que o desempenho se deve principalmente ao comportamento da agricultura, que apresentou redução de 0,48% no mesmo período. Com base nesse resultado, a previsão para o PIB da agropecuária em 2015 é de R$ 1,2 trilhão, sendo R$ 825,08 bilhões (67,6%), referentes ao ramo agrícola e outros R$ 396,27 bilhões (32,4%) ao setor pecuário. Os números são da CNA e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).

Conforme o levantamento, a pecuária, mesmo tendo expansão de 0,40% no período de janeiro a maio, especificamente no quinto mês do ano apresentou crescimento de apenas 0,03%. Já a agricultura teve variação negativa de 0,01% no mesmo período. "Na agricultura, o segmento que mais recuou foi o primário, -1,61% em 2015", destacou. Esse desempenho negativo, segundo a CNA/Cepea, refletiu a queda dos preços agrícolas, pois em volume a expectativa é de elevação até o fim deste ano.

Na pecuária, o segmento primário apresentou crescimento de 0,90%, "o melhor índice obtido nos primeiros cinco meses de 2015". O segmento industrial apresentou os piores indicadores: recuo de 1,19% no mesmo período. Para o segmento primário, a baixa oferta do boi gordo (prontos para o abate) e as exportações em recuperação puxaram as cotações e explicam o cenário de crescimento, diz a CNA.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 12:13
BAHIA POSSUI 100 MUNICÍPIOS COM CONEXÃO À INTERNET VIA WI-FI PÚBLICO


O estado da Bahia está entre os estados brasileiros que oferecem conexão à internet por Wi-Fi público, sendo que o serviço oferecido gratuitamente à população já chegou a 100 municípios. O número só é inferior a São Paulo (207), Minas (155) e Rio Grande do Sul (116), segundo o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Também de acordo com a pesquisa, divulgada na quarta-feira (26), no Nordeste, estados como Pernambuco (51) e Ceará (65) estão bem abaixo em número de cidades alcançadas pela internet sem fio, e o Acre só possui duas com o serviço, que cresceu 83,2% no Brasil entre 2012-2014. Catorze administrações estaduais, ou 51,9% do total, disponibilizavam o serviço WI-FI público, entre elas, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Os outros 13, como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, não ofereciam o serviço até o ano passado.
 
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda, a disponibilidade do serviço Wi-Fi é mais um diferencial que a Bahia oferece na atração de novos investimentos. “O Governo da Bahia está fazendo um grande esforço para tirar o atraso nos investimentos em infraestrutura, como rodovias, ferrovias, portos, além de eletricidade, água e telecomunicações”.
 
Segundo ele, essas “são condições básicas para que possamos transformar em realidade uma carteira de investimentos privados, que hoje está na faixa dos R$ 70 bilhões, entre cartas de intenção, projetos e empreendimentos em implantação ou ampliação”. O Nordeste registrou o maior crescimento entre as regiões do País com WI-FI. A região saltou de 10,6%, em 2012, para 28,9%, em 2014, segundo os dados revelados pela pesquisa do IBGE, que também analisou os serviços oferecidos pelos municípios na internet.
 
Em 2014, 1.548 cidades ofereceriam páginas capazes não só de exibir ou enviar informações aos cidadãos mas também de realizar transações. Isso inclui o pagamento de contas e efetuação de matrículas em escolas da rede pública. O número representa 31,3% do total, acima dos 6,8% de 2012.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 12:05
GREVE DA UFBA COMPLETA 90 DIAS COM DOCENTES FAZENDO MANIFESTAÇÕES EM BRASÍLIA

 

Prestes a completar 90 dias de paralisação, a Universidade Federal da Bahia ainda não tem nem previsão de quando vai voltar a atuar. Em entrevista ao Portal Bahia Econômica, por e-mail, Cláudia Miranda, presidente da APUB – Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia, explicou sobre o andamento do movimento que acontece na capital federal.
   
“Desde o início desta semana, a movimentação de docentes em Brasília tem aumentado, no sentido de pressionar o governo para retomar o diálogo com a categoria. Ontem(26), por exemplo, a comissão de mobilização do PROIFES - Federação de Sindicatos de docentes das IFE (Instituições Federais de Ensino Superior), se reuniu com parlamentares no Congresso para apresentar e solicitar apoio à nossa pauta. Na parte da manhã, esta comissão participou de uma reunião com entidades de servidores federais (SPFs) para discutir a organização dos atos nos dias 27 e 28. Portanto, um dos principais objetivos dos atos é cobrar do governo, no mínimo, a retomada das mesas de negociação”. 
 
A pauta da greve tem a ver com o corte de orçamento do Governo Federal para Educação. Além de questões salariais, estruturação da carreira, atrelados à valorização do magistério superior; condições de trabalho. Em nota oficial a Universidade Federal da Bahia informa que tem mantido contato com o Governo Federal para achar uma solução para a queda orçamentária, além disso, a UFBA, garante que o semestre não será perdido e os alunos terão sua carga horaria mantida.
 
“Ao mesmo tempo, diante do atual quadro de restrições orçamentárias, temos envidado todos os esforços junto ao Governo Federal, de modo que a correta compreensão do quadro orçamentário da UFBA possa resultar em suficiente aporte de recursos suplementares. Afinal, é nosso dever reiterar a importância estratégica que têm o crescimento da ciência e tecnologia no Brasil e, especialmente, a continuidade dos investimentos nas universidades, que, nos últimos anos, têm experimentado uma elevação de qualidade e de participação no cenário nacional”, diz a nota.
 
A estudante do Mestrado no curso de Cultura e Sociedade da UFBA, Midiã Noelle Santana, acredita que o movimento de greve é legítimo. “Eu acho que toda greve é legítima e ela precisa existir para que as mudanças necessárias sejam reais e as pessoas tenham o investimento em educação de uma forma real, e se enxergue a necessidade do investimento em pesquisa no Brasil”. 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 12:00
MEC LIBERA VERBA DE R$ 15 MILHÕES PARA UFBA PAGAR CONTAS

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) receberá R$ 15 milhões de verba do Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (27). O valor completará o orçamento de junho, julho e agosto já previsto para 2015. De acordo com Marco Queiroz, assessor de comunicação da Ufba, a Universidade deveria receber R$ 12 milhões por mês, o que não vem acontecendo nos últimos meses. 

“Ontem, o MEC anunciou que iria liberar 90% do orçamento, ao contrário dos 80% que havia avisado antes. Isso é um alívio para o caixa da Ufba”, disse Marco. O dinheiro será repassado para pagar contas de água, luz, telefone e serviços diversos.

Segundo o Deputado Federal Jorge Solla (PT), em publicação no Facebook, a universidade deve receber outro repasse até sábado (29).

“Destinei R$400 mil em emenda parlamentar individual. Outros parlamentares da bancada também estão empenhados e devem direcionar verbas para a instituição”, garantiu.

Ele disse que o Ministério da Educação está trabalhando com outros deputados baianos para pagar os atrasos com fornecedores e o custo mensal da universidade, para “fazer com que o ano que vem seja mais tranquilo e com maior orçamento”.

O assessor Marco Queiroz lembrou que o pagamento de servidores da universidade é feito diretamente pelo Governo Federal. Assim como os professores da universidade, que ainda negociam e aguardam uma proposta salarial do Ministério de Planejamento.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 11:48
DIEESE APONTA MAIORIA DOS REAJUSTES SALARIAIS ACIMA DA INFLAÇÃO NO 1º SEMESTRE

A maior parte das negociações salariais ocorridas no primeiro semestre deste ano conquistou reajustes salariais acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), segundo balanço feito pelo Sistema de Acompanhamento de Salários e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e divulgado nesta quinta-feira, 27.

A despeito da forte crise econômica que atinge o Brasil, aproximadamente 69% das negociações analisadas pelo SAS-Dieese conquistaram aumentos reais no período de janeiro a junho. Segundo técnicos do Dieese, os reajustes se concentraram na faixa até 1% de ganho acima da inflação.

"Um número significativo de negociações obteve reajustes iguais à inflação medida pelo INPC-IBGE, correspondendo a quase 17% do painel que considera 302 unidades de negociação privadas e de empresas estatais", informa o SAS-Dieese.

Os reajustes salariais que não repuseram a inflação alcançaram quase 15% das negociações. Nesse caso, as perdas se situaram, na maioria dos casos, nas faixas de até 2% abaixo da inflação, conforme o levantamento.

Os dados coletados pelo SAS-Dieese indicam que houve uma sensível diminuição na proporção dos reajustes com ganho real frente ao observado nas mesmas categorias nos últimos oito anos. O aumento real médio também caiu e apresentou o menor valor desde 2008 (0,51%), quando o SAS-Dieese passou a acompanhar o resultado das negociações coletivas pertencentes a um painel fixo de categorias.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 11:39
DEMANDA DO CONSUMIDOR POR CRÉDITO EM JULHO CAI 10,5% NO ANO, DIZ BOA VISTA


A demanda do consumidor por crédito avançou 6,0% em julho ante junho, descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. A elevação atenua as quedas acumuladas no ano (-9,9%) e nos 12 meses encerrados em julho (-10,5%), sempre na comparação com iguais períodos do ano anterior. Já em relação ao sétimo mês de 2014, a busca dos consumidores por crédito avançou 1,1%.

A instituição avalia que a retração na demanda por crédito, observada nas tendências de longo prazo, se deve ao aumento da cautela dos consumidores em um momento de incertezas sobre a economia do País. "Fatores como alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário", diz a Boa Vista, que projeta que uma inversão da tendência da procura por crédito somente ocorrerá com a melhora da confiança na economia, o que só deve ocorrer em meados do próximo ano, estima a instituição.

O indicador da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da empresa. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 11:36
SALVADOR TEM APENAS 294 IMÓVEIS LANÇADOS EM 2015

 

Salvador apresentou uma redução no número de vendas de imóveis novos no primeiro semestre de 2015. Segundo dados apresentados pelo Presidente da ADEMI (Associação de dirigentes de empresas do mercado imobiliário da Bahia) Luciano Muricy Fontes, o mercado baiano está sofrendo com a crise nacional, por isso os dados são de queda. 
 
De janeiro da junho de 2015 apenas 294 empreendimentos foram lançados em Salvador. Quase a metade dos números de 2014 no mesmo período quando 529 imóveis foram lançados na capital. Em relação a ao número de vendas o número é um pouco mais equilibrado. De janeiro a Junho de 2015 1708 imóveis foram vendidos em Salvador. Em 2014, no mesmo período foram 1957 imóveis.

O programa Minha Casa Minha Vida tem ajudado muito o número de lançamentos e vendas na Bahia, porém em Salvador o Programa não consegue ter muita efetividade. De janeiro a Junho 5594 estavam em oferta com apenas 329 pertencentes ao Programa do Governo Federal

Segundo o presidente o momento de queda ocorre principalmente por três fatores. O ambiente político e econômico ruim, o FGTS sofrendo alterações, e a burocracia. Luciano explica que o FGTS ser equiparado a poupança, como foi aprovado na câmara, pode gerar um prejuízo grande ao setor.

“Nós conseguimos empréstimos hoje com as regras do FGTS com valores de 4 a 5% ao ano se o governo aprovar o rendimento do FGTS igual ao da Poupança os juros podem subir para 9% 8%, inviabilizando a compra, em muitos casos, de novos empreendimentos”.

Em relação ao emprego na Construção Civil foram 36 mil posts de trabalho a menos de janeiro de 2014 até junho de 2015. Só este ano foram 4 mil postos de trabalhos a menos no setor.      


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 11:26
TEMER DIZ QUE POR ENQUANTO SÓ HÁ “BURBURINHO” SOBRE CPMF

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou há pouco que por enquanto só existe "burburinho" sobre um possível retorno da CPMF, mas que o governo precisa de medidas de contenção. "A primeira ideia é sempre de que não se deve aumentar tributo. Mas, por outro lado, há muitas vezes a necessidade de apoiar medidas de contenção. Não estou dizendo que nós vamos fazer isso. Por enquanto, é só burburinho e não está sendo examinado pelo governo", comentou após um encontro com o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, em seu escritório pessoal em São Paulo.

Questionado sobre uma possível fusão de ministérios que tratam da área agropecuária, que segundo especulações poderia ficar sob a chefia da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, Temer afirmou que ainda não há nada definido sobre o assunto. "Tudo vai depender das conversas com os vários partidos políticos que dão sustentação ao governo. Tenho absoluta convicção que eles compreenderão e colaborarão, nesse momento em que o País necessita dessa reformulação".

O vice-presidente ainda elogiou a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que teve o nome aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CJJ) do Senado. "Foi corretíssima a decisão do Senado. Dizia-se que poderia haver resistência e isso não se verificou, houve uma margem de votos expressiva", comentou.

Em relação à nova extensão de 15 dias dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que o governo apresente sua defesa no caso das chamadas "pedaladas fiscais", Temer disse que a medida é boa e permitirá incluir novos dados, apesar de a defesa já estar bem fundamentada.

.............................................................................................................................................................................................................................................
27/08/2015 11:18
VLADIMIR BRICHTA COMENTA REPERCUSSÃO SOBRE NUDEZ DA ESPOSA

 


Em entrevista ao site 'Ego', ator Vladimir Brichta falou pela primeira vez sobre a repercussão das cenas do filme "Real beleza", onde a esposa, Adriana Esteves apareceu totalmente sem roupa. Vladimir disse que os comentários são desnecessário.

 "Eu esperava isso, sim. As pessoas, surpreendentemente, ainda comentam como se fosse algo muito inusitado", disse.

No longa, Adriana vive a mãe de uma modelo que se apaixona pelo fotógrafo que busca candidatas para agência. O filme está em cartaz em todos os cinemas do Brasil. Sem encobrir mesmo parcialmente o corpo, a atriz, de 45 anos, que nunca posou nua para revistas masculinas, disse não ter problema de se expor. Na cena, ela e Vladmir estão em um lago.

"É uma entrega, apresentando emoção", explicou.

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...5364     Total: 107269



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960