COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A OPERAÇÃO LAVA-JATO E SEUS EFEITOS NA ECONOMIA?

FRASE DO DIA

"Não seremos ninguém sem seu apoio",

Alice Portugal 
Candidata a Prefeitura de Salvador pedindo apoio de Rui Costa 

NOTÍCIAS
28/07/2016 14:19
JUSTIÇA ACOLHE DENÚNCIA E PRESIDENTE DO BRADESCO É RÉU


A Justiça Federal em Brasília acolheu a denúncia feita pela Procuradoria da República na capital contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e mais nove pessoas suspeitas de negociarem pagamento de propina a integrantes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

O Carf é um órgão de recursos contra autuações da Receita Federal. Casos de corrupção nele são investigados pela Operação Zelotes. Trabuco e outros dois executivos do banco, o diretor vice-presidente, Domingos Figueiredo de Abreu, e o diretor gerente e de relações com investidores Luiz Carlos Angelotti, já haviam sido indiciados pela Polícia Federal, com base nos mesmos fatos.

A PF, na ocasião, apontou os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Operação Zelotes suspeita que o banco tenha negociado a contratação de serviços de um escritório que atuava para corromper conselheiros do Carf e livrar ou atenuar multas no órgão.

O acolhimento da denúncia não significa culpa comprovada ou confirmação das acusações feitas pelo Ministério Público, mas sim que o juiz considerou haver, na fase final da investigação, elementos capazes de dar origem a um processo judicial, durante o qual as testemunhas e acusados serão ouvidos e eventuais provas serão colhidas. (Folha)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 14:16
SECRETARIA INICIA SEMINÁRIO SOBRE ABORDAGEM SOCIAL NESTA QUINTA-FEIRA (28)


 

Na tarde desta quinta-feira (28), às 16h, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realiza a abertura do Seminário do Serviço Especializado em Abordagem Social, no auditório da Secretaria da Educação, Centro Administrativo da Bahia, 5ª Avenida, Plataforma Verde. 
 
O titular da pasta, Geraldo Reis, estará presente para dar início ao evento, que segue até sexta (29). Organizado pela Superintendência de Assistência Social, o seminário vai reunir representantes dos municípios baianos que possuem Centro POP ou Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), equipamentos que ofertam serviços especializados de abordagem social. O objetivo é capacitar os gestores municipais a fim de contribuir para o processo de acompanhamento e aprimoramento dos serviços oferecidos.
 
Estarão presentes gestores dos municípios de Valença, Tucano, Serrinha, Santo Estevão, Monte Santo, Macaúbas, Itapicuru, Conceição do Coité, Casa Nova, Campo Formoso, Bom Jesus da Lapa, Araci, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador, Barreiras, Eunápolis, Lauro de Freitas e Simões Filho.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 14:06
ALELUIA DIZ QUE EXPECTATIVA DO DEM É QUE PARTIDO ELEJA MAIS DE 60 PREFEITOS


O presidente estadual do Democratas, deputado federal José Carlos Aleluia, disse estar otimista quanto ao sucesso do partido no Oeste baiano nas eleições municipais deste ano. Aleluia está viajando pelo interior da Bahia a participar das convenções municipais do partido. A expectativa é de que o Democratas eleja mais de 60 prefeitos nas eleições deste ano.

“Temos candidaturas competitivas e com grandes chances de vitórias na região, com Júnior Marabá em Luís Eduardo Magalhães e Zito Barbosa em Barreiras”, avaliou. Na última quarta-feira (27), Aleluia participou da convenção que oficializou a candidatura de Júnior Marabá (DEM) a prefeito de Luís Eduardo Magalhães, e do vice Odacil Ranzi (PSDB). “Júnior tem amplas possibilidades de vencer a eleição. Ele representa a renovação da política regional. Sua candidatura é muito consistente. Conta com o apoio do Democratas, PSDB e PMDB”.

Líder regional de expressividade, já foi prefeito de São Desidério, Zito Barbosa é outra aposta de Aleluia no Oeste. “Zito é um gestor público de competência reconhecida, que vai, assim como Júnior Marabá em Luís Eduardo, transformar Barreiras e plantar no Oeste o jeito democrata de administrar a coisa pública com responsabilidade e comprometido com a vontade popular, inspirado no prefeito de Salvador, ACM Neto".

No próximo dia cinco de agosto, ele vai estar na Convenção de Salvador, que começará às nove horas, no Espaço Unique, na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Tok Stok. “Vamos encerrar este ciclo de convenções municipais com a grande festa do Democratas em Salvador”.

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 13:04
PAÍS PERDE R$ 50 BI POR ANO COM REFIS, DIZEM AUDITORES DA RECEITA


A prática do governo de criar programas de parcelamento de dívidas tributárias, o chamado Refis, pode causar perdas de até R$ 50 bilhões aos cofres públicos a cada ano em que o programa é aberto, diz um estudo da União Nacional dos Auditores Fiscais (Unafisco). Isso porque esses débitos, geralmente impostos que deixaram de ser pagos por empresas, são negociados com o governo, muitas vezes para valores menores e livres de multas.
 
Diante do prejuízo, os auditores ameaçam entrar com uma ação popular ou requerer ação civil pública por parte do Ministério Público caso o governo adote o Refis apesar de parecer contrário da Receita.
 
A indústria tem pressionado o governo por um novo parcelamento. O argumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é de que, à medida que o governo ajudou o caixa dos estados dando carência para as dívidas com a União, o mesmo poderia ser feito com o setor. Apesar de o presidente interino Michel Temer ter afirmado que um novo Refis poderia ser analisado, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já descartou a possibilidade reiteradas vezes.
 
Segundo o levantamento, com o Refis, o chamado hiato tributário (a diferença entre a arrecadação real e a prevista se todos pagassem os tributos que devem) fica entre 32% e 34%. Sem o parcelamento, esse hiato é cerca de 3 pontos percentuais menor, em média. De acordo com a Unafisco, esse hiato era de 7% no Reino Unido em 2014.
 
À espera dos parcelamentos e descontos, muitas empresas acabam atrasando o pagamento de impostos propositalmente. O presidente da Unafisco, Kleber Cabral, explica que muitas vezes esses empresários optam por utilizar esses valores para investir em títulos públicos remunerados pelo governo pela taxa Selic. Enquanto isso, questiona os valores tributários em tribunal administrativo. (O Globo)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 12:45
DILMA DIZ À TIME QUE CONSEGUIRÁ EVITAR IMPEACHMENT NO SENADO


 

A presidente afastada Dilma Rousseff afirmou que acredita conseguir evitar o impeachment no Senado em entrevista à revista norte-americana Time divulgada nesta quarta-feira, 27. Questionada se conseguirá os 27 votos necessários contra o processo no plenário, ela respondeu "lutei para isso... e tenho a convicção de que posso vencer".

"Estou sendo julgada por um não crime. O que está acontecendo no Brasil não é um golpe militar, mas parlamentar. Está afetando as instituições, as erodindo por dentro, as contaminando. Então, eu acredito que essa luta requer uma arma. Vivemos em uma democracia e a respeitamos. A arma nessa luta é o debate, a explanação e o diálogo."

Na entrevista, Dilma voltou a defender a realização de um plebiscito para que o presidente que exercerá o mandato a partir de 2019 possa "comandar o País de uma forma melhor". Ela também disse que o impeachment é misógino. "Quando uma mulher se torna a primeira presidente da República, abre espaço para uma avaliação da mulher que é muito estereotipada. De um lado são histéricas. De outro, insensível, fria e sem coração", afirmou.

A presidente afastada culpou a crise política por colocar o País em recessão, especialmente a partir do ano passado. À Time, falou ter tentado uma política a fim de prevenir que o pior da crise global chegasse. "Tivemos algum sucesso em 2011, 2012, 2013 e 2014."

A petista voltou a dizer que não vai à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio por ter sido convidada em uma posição "injusta (...) muito secundária, que não condiz com o seu status presidencial". "Fui eleita com 54,4 milhões de votos", lembrou. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 12:21
FAMÍLIAS CONSOMEM MENOS E ENDIVIDAMENTO CAI, MOSTRA CNC


O percentual de famílias com dívidas caiu, em julho, para 57,7%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). É o menor patamar desde janeiro de 2015, quando 57,5% das famílias estavam endividadas.

A redução do endividamento, no entanto, é resultado da crise, segundo a entidade: com a perda do poder de compra causada pela inflação, pelo desemprego e pelos juros altos, as famílias estão consumindo menos. "(isso) Faz com que o consumidor seja mais ponderado na hora de assumir novas dívidas”, explica, em nota a economista da CNC Marianne Hanson.
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também caiu na passagem de junho para julho, passando de 23,5% para 22,9%. Houve alta, no entanto, em relação ao ano passado, quando o percentual era de 21,5%.

Em média, as famílias permaneceram com dívidas por 7,2 meses, sendo que 34,4% delas estão comprometidas por mais de um ano. Quase um quarto das famílias brasileiras – 22,1% – está com mais da metade da renda mensal destinada ao pagamento de dívidas.

O cartão de crédito permanece como o principal tipo de dívida para 76,7% das famílias, seguido de carnês, com 15,7%, e crédito pessoal, com 11,3%. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 12:13
IVETE SANGALO LANÇA DVD ACÚSTICO GRAVADO EM TRANCOSO

 



Ivete Sangalo chegou ontem à coletiva de lançamento do DVD Acústico em Trancoso com seu jeitão bem humorado.  A cantora disse que a gravação do acústico, seu primeiro trabalho desplugado, lhe motivou a compor mais:

“Vocês vão ver que esse disco tem muito mais canções minhas”. Aproveitou, então, para contar como compôs uma das músicas, dedicada ao filho: “Um dia, cheguei de madrugada, de um show, e fui ver meu tesouro dormindo. Na hora, me veio a letra. Normalmente, depois do show, dou uma olhada no meu filho e vou dormir. Mas naquele dia fiquei ‘vigiando’ ele e compondo”.

Ivete também falou sobre a emoção de gravar A Lua Que Te Dei com as crianças do The Voice Kids:

“A participação deles é uma forma de acalentá-los e fazer parte da construção do sonho dessas crianças é algo maravilhoso. Disse a eles: que oportunidade vocês estão me dando!”.

Sobre a participação de Luan Santana, brincou: “As músicas me ajudam a escolher os participantes. De Zero a Dez é uma canção que é a cara de Luan. Com ele, eu faria tudo: ia ao cinema, dividia uma pipoca, estudava com ele...”.

O DVD custa R$ 30 e o CD, que sai em formato duplo, R$ 20 (cada CD).

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 12:05
ACM NETO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE COMPLEXO NÁUTICO NESTA SEXTA


O prefeito de Salvador, ACM Neto, e os investidores da Todos os Santos Empreendimentos Imobiliários convidam a imprensa para uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), às 11h, no Palácio Thomé de Souza, quando assinam o memorando para a implantação do Complexo Turístico Marina de Todos os Santos, que será construído no Lobato.

O novo empreendimento, cujo investimento é de R$35 milhões, prevê a implantação de um complexo turístico formado por uma marina náutica de lazer e de serviços e um empreendimento imobiliário que irá gerar 350 empregos diretos. O complexo contará ainda com o funcionamento de uma Escola do Mar, destinada à formação de mão de obra para atividades náuticas, com preferência para os moradores da região.​

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 11:56
LULA VOLTARÁ AO NORDESTE PARA ATUAR NAS CAMPANHAS

 

 
Com o objetivo de impulsionar candidatos petistas e da base aliada a prefeito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Nordeste na próxima semana e vai passar pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.
 
Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente tem motivo pessoal para apoiar Fernando Mineiro (PT) à Prefeitura de Natal: rivalizar com o governador Robinson Faria (PSD). Ele demorou três dias para retornar ligação de Lula, que pedia ajuda contra o impeachment. Lula esteve na cidade de Juazeiro no último dia 11, quando recebeu o título de cidadão juazeirense.(TB)
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 11:39
SECTI E FIOCRUZ ASSINAM TERMO PARA INSTALAÇÃO DE CENTRO NO PARQUE TECNOLÓGICO

 

 
Uma nova estrutura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/BA) será instalada no Parque Tecnológico da Bahia: o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (CIDCS). Para oficializar a entrega das três salas que abrigarão o equipamento, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e o diretor da Fiocruz, Manoel Barral Netto, assinam, às 14h30 desta sexta-feira (29), um termo de cessão, na sede da Secretaria.
 
Instalado em uma área de exatos 187,59 metros quadrados, no Tecnocentro Bautista Vidal – principal edificação do Parque -, o Centro vai, a partir de dezembro deste ano, congregar pesquisa, capacitação e democratização do conhecimento. Um dos objetivos primordiais é contribuir para o aprimoramento e o subsídio de políticas públicas, ao possibilitar a realização de estudos e avaliações de programas governamentais.

Outra importante contribuição do Centro ocorrerá no campo científico, por meio da introdução e operacionalização do conceito de ciência aberta, que diz respeito ao movimento que busca tornar a pesquisa científica e a divulgação de dados abertos a todos os setores da sociedade, com a lógica de permitir que o conhecimento e as informações geradas sejam acessíveis aos diversos grupos de cientistas, estudantes e profissionais das áreas afins.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 11:27
WESLEY SAFADÃO ENFIM DOA CACHÊ POLÊMICO DE R$ 575 MIL


 



Wesley Safadão doou o cachê de R$ 575 mil que recebeu para se apresentar na festa de São João de Caruaru para cinco instituições de caridade do município do Agreste de Pernambuco. Os pagamentos foram feitos na tarde de terça-feira (26), em uma coletiva na sede da Luan Promoções, empresa responsável por gerir a carreira do músico, na Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife. Cada entidade recebeu o valor de R$ 92.943,10 já descontados impostos.

Durante o show no dia 24 de junho para cerca de 100 mil pessoas, o forrozeiro anunciou que doaria o dinheiro. Na ocasião, o valor pago ao artista foi alvo de polêmica. Três advogados entraram com uma ação popular para que a apresentação fosse cancelada, e a Prefeitura de Caruaru decidiu anular o pagamento, que acabou sendo realizado por patrocinadores.

"Acho que tudo que aconteceu serviu como um grande aprendizado, e eu estou muito feliz. Eu acho que não tem um mal que não traga um bem", afirmou o cantor, que fatura R$ 12 milhões por mês com shows e contratos publicitários. (MSN)
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 11:18
TRE-BA RECEBE LISTA DE GESTORES QUE TIVERAM CONTAS REJEITADAS

 

 
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), Conselheiro Francisco Andrade Netto, apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta quarta-feira (27/7), a lista dos gestores públicos que tiveram as contas de gestão rejeitadas nos últimos oito anos. O documento, uma lista com cerca de 950 processos, foi entregue ao presidente da Corte Eleitoral baiana, desembargador Mário Alberto Simões Hirs.
 
O encontro, ocorrido no Gabinete do presidente do TRE-BA, contou ainda com a presença do procurador regional eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Mello, e do diretor-geral do Órgão, Raimundo Vieira. Conforme o TCM, “são cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores públicos envolvidos é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios”.

A lista, de acordo com o presidente do TRE-BA, servirá de base para os julgamentos dos registros de candidaturas pela Corte Eleitoral. “Essa relação nos ajuda muito, já que auxilia os juízes, que coonestam, ou não, com os pedidos do Ministério Público Eleitoral. Isso porque o julgamento dos Tribunais de Contas é um dos critérios adotados para que seja decretada, ou não, a inelegibilidade do candidato”, afirmou. (TB)
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 11:11
ALICE PORTUGAL PEDE APOIO DE RUI COSTA PARA CAMPANHA

 

 
A pré-candidata a prefeitura de Salvador Alice Portugal pediu hoje pela manhã para o Governador Rui Costa apoiar sua candidatura. "Não seremos ninguém sem seu apoio", disse Alice a Rui, já no início do seu discurso no encontro de pré-candidatos a prefeito ligados ao governador, que acontece na União dos Municípios da Bahia (UPB). 
 
"A gente sabe o nosso tamanho. Tantos anos de clandestinidade o PCdoB passou. Em Salvador, o governador faz e o prefeito arranca as placas. O prefeito de Salvador nunca foi à presidente Dilma, mas ontem sentou com um golpista. Nós saberemos honrar o acolhimento do PT", falou.

Em oposição às críticas que fez a Neto, Alice destacou o governador como "gente de bem". "Viva a nossa aliança com gente de bem, do coração bom, como Rui Costa", declarou.(M1) 
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:58
JUCA FERREIRA CRITICA POSTURA DE MARCELO CALERO NA INTERNET

 
 
A demissão de 81 funcionários com cargos comissionados no Ministério da Cultura, na última terça-feira (26), gerou um mal está entre o atual titular da casa Marcelo Calero,  e o ex ministro Juca. O baiano acusa o gestor escolhido por Michel Temer de mentir sobre o aparelhamento da pasta, para justificar tais medidas. 
 
“A mentira tem pernas curtas. Calero está querendo bancar o sabido, justificando suas arbitrariedades e incompetências com essa história de aparelhamento. Mentira”, escreveu o ex-ministro de Dilma Rousseff, acrescentando que “O MinC não foi aparelhado. Estávamos montando uma estrutura republicana para tratar a cultura com a importância que ela tem. 

Em resposta, o atual titular do Ministério da Cultura afirmou que respeita a trajetória pessoal de Juca, mas disse que ele o ofendeu e atacou “de maneira vil”. “Lastimo muito que assim tenha procedido. Considerar que adversários políticos são inimigos e buscar destruir reputações são duas das razões pelas quais atravessamos a maior crise de toda nossa história, produto da gestão da qual ele fez parte. De toda sorte, seguimos aqui firmes, no combate ao aparelhamento do MinC e no conserto do caos administrativo que nos foi legado”, escreveu.
.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:52
MINISTRO DA SAÚDE DEMITE MAIS DE 70 COMISSIONADOS


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, demitiu 73 pessoas que ocupavam cargos comissionados na estrutura da Pasta de uma só vez. Dezenas de funções estratégicas ainda estavam sob a influência do PT. A decisão tomada por Barros abrirá espaço para a nomeação de aliados, especialmente do PP.

Barros foi o segundo ministro na semana a promover demissão em massa. O primeiro foi Marcelo Calero, da Cultura. Ele exonerou 50 pessoas e foi alvo de críticas, inclusive do ex-ministro Juca Ferreira. (Coluna Expresso/Época)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:44
TRABALHADORES PEDEM MANUTENÇÃO DE CONTRATO COM A FESF


Trabalhadores da Fundação Estadual Saúde da Família (Fesf) protestam nesta quinta-feira, 28, em frente à União dos Municípios da Bahia (UPB), onde o governador Rui Costa (PT) participa de um café da manhã com pré-candidatos do PCdoB-BA para a eleição municipal de 2016. O grupo reclama da não renovação de contratos do estado com a entidade.

A Fesf mantém contratos de gestão compartilhada para atendimentos domiciliar e em hospitais em Salvador, Guanambi, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Camaçari, entre outros municípios. De acordo com a representante dos trabalhadores, Nívea Vilas Boas, 600 profissionais prestam serviço para o estado por intermédio da Fesf.

Por conta da não renovação do contrato, que vence no dia 24 de agosto, os trabalhadores, que são concursados em regime de CLT, estão com aviso prévio e serão demitidos, caso o governo estadual não volte atrás.

Além da demissão dos profissionais, Nívea também argumenta que a decisão vai afetar a população. "São 700 pacientes desassistidos apenas na área domiciliar, além dos que são atendidos nas emergências e UTI dos hospitais (onde há parceria com a Fesf). O que vão fazer com esses pacientes? Vão criar um hospital só para eles?", questiona.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nega que a população será afetada pela medida. De acordo com o órgão, os contratos com a Fesf serão substituídos por novos prestadores. De acordo com o estado, a expectativa é que a mudança represente uma redução de até 40% nos custos e serviços administrativos. (A Tarde)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:33
BOVESPA OPERA EM QUEDA, DE OLHO EM RESULTADOS CORPORATIVOS


A Bolsa de Valores de São Paulo opera em queda nesta quinta-feira (27), de olho em resultados corporativos divulgados mais cedo. Às 10h14, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 0,43%, a 56.606 pontos.

Antes da abertura dos mercados, a Vale informou que teve uma queda de 43% no lucro no segundo trimestre, afetado pela provisão de R$ 3,73 bilhões feita por conta do desastre de Mariana (MG), após o rompimento da barragem da Samarco em 2015 – a empresa é uma parceria da mineradora com a BHP Billiton. As ações da empresa, no entanto, operam em alta, de mais de 3% nas preferenciais e de mais de 2% nas ordinárias.

Houve queda também nos lucros do Bradesco: o banco reportou baixa de 7,6% no lucro contábil, para R$ 4,13 bilhões entre abril e junho. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:21
DÓLAR OPERA PERTO DA ESTABILIDADE NESTA QUINTA-FEIRA


O dólar opera em leve alta nesta quinta-feira (28), em linha com o movimento nos mercados externos e na véspera da decisão de política monetária do Banco do Japão, banco central japonês.

Às 9h10, a moeda norte americana subia 0,1%, a R$ 3,2743 na venda. O Banco Central anunciou novamente leilão de até 10 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares.

O dólar fechou praticamente estável na quarta-feira (27) após o Federal Reserve, o banco central norte-americano, decidir manter novamente os juros entre 0,25% e 0,50%, como o esperado pelo mercado.

A moeda norte-americana fechou em alta de 0,021%, a R$ 3,271 na venda. Em julho, o dólar acumula alta de 1,79%, mas no ano há desvalorização de 17,15%. (g1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:11
DIVULGAÇÃO ANTECIPADA DO RÉVEILLON ELEVA BUSCA POR SALVADOR

 
O lançamento antecipado do Réveillon de Salvador já traz um retorno positivo para o setor hoteleiro da cidade: o número de reservas de quartos para o final do ano é 20% maior do que o registrado no mesmo período de 2015, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA). Em alguns deles, quase 50% dos quartos já estão reservados para a festa de Ano-Novo.
 
A melhora da procura é observada no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, onde 33% dos leitos já estão reservados para o Réveillon. “No ano passado, essa procura só começou entre a segunda quinzena de agosto e começo de setembro”, garante Fábio Didie, gerente de eventos do hotel. “Além dos grupos que já estão fechados, estamos recebendo várias cotações por dia. Imagino que nossa ocupação vai chegar a 100% mais cedo do que no ano passado”, completa, otimista.
 
No Grande Hotel da Barra, 48% dos quartos já estão ocupados para o Ano-Novo. “No ano passado, o número de reservas no final de julho para os últimos dias do ano não passava de 20%”, observa a encarregada de reservas do hotel, Rosangela Firmino. Também na orla, o Hotel Mercure já registra 50% de ocupação para a virada do ano. (Correio)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
28/07/2016 10:06
ARRECADAÇÃO FEDERAL RECUA 7,3% E REGISTRA PIOR 1º SEMESTRE EM 6 ANOS


 

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 617 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representa uma queda real de 7,33% frente ao mesmo mês de 2015, segundo números da Secretaria da Receita Federal divulgados nesta quinta-feira (28). O resultado foi o pior para este período desde 2010, ou seja, em seis anos.

O fraco desempenho da arrecadação se deve à recessão da economia brasileira, a maior da história. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 3,8% e a previsão de analistas é de um "encolhimento" superior a 3% em 2016.

Somente em junho, ainda de acordo com dados da Receita Federal, a arrecadação de impostos e contribuições, e demais receitas, somou R$ 98,12 bilhões - com queda real de 7,14% frente ao mesmo mês do ano passado.

Os números do Fisco mostram que este foi o pior mês de junho desde 2010 - quando a arrecadação somou R$ 95 bilhões. Os valores foram corrigidos pela inflação. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...6159     Total: 123176



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960