COLUNISTAS

QUEM DEVERIA SER O CANDIDATO DO PT NA ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE SALVADOR?

FRASE DO DIA

 

"Por enquanto, é só burburinho e não está sendo examinado pelo governo"

Michel Temer, Vice-Presdiente da República sobre 
um possível retorno da CPMF, mas que o governo precisa de medidas de contenção

NOTÍCIAS
25/08/2015 08:20
CHINA CORTA TAXA DE JUROS APÓS FORTE QUEDA DAS BOLSAS

O Banco Popular da China (o banco central chinês) anunciou nesta terça-feira (25) que cortou suas taxas de juros e, ao mesmo tempo, afrouxou as taxas do depósito compulsório pela segunda vez em dois meses, aumentando o apoio à economia e ao mercado acionário, cuja forte queda afetou o resto do mundo.

A medida vem em reação à forte queda dos mercados de ações da China no início desta semana. As ações chinesas desabaram novamente nesta terça-feira (25), apesar da recuperação de outros mercados asiáticos.
O país reduziu em 0,25 ponto percentual (p.p.) os juros para empréstimos, ficando no patamar de 4,6%, e mais 0,25 ponto percentual das taxas para depósitos, ficando em 1,75%.

Os dois principais índices acionários chineses despencaram mais de 7% nesta terça-feira, atingindo o menor patamar desde dezembro, após o tombo de mais de 8% na segunda-feira, que reverberou ao longo dos mercados financeiros globais.

.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 08:10
PARA PLANALTO, CRISE NA CHINA ELEVA RISCO DE RECESSÃO EM 2016

Em mais um dia de fortes turbulências na China, o Palácio do Planalto considerou preocupantes os efeitos da piora do cenário externo sobre o Brasil porque vão dificultar ainda mais a recuperação da economia brasileira neste ano e no próximo.

O receio da equipe presidencial é que uma desaceleração chinesa acentue a retração da economia brasileira em 2015 e gere risco real de o país continuar em recessão em 2016, algo que o governo vinha descartando.

A instabilidade na China, que fez o dólar atingir seu maior valor de fechamento desde março de 2003 e provocou uma queda de 3% na Bolsa, foi um dos temas da reunião da presidente Dilma Rousseff com sua equipe nesta segunda (24) no Planalto.

Diante da queda no consumo interno e do aumento do desemprego, o governo apostava no setor exportador, com a alta do dólar, para começar uma recuperação da economia brasileira no final deste segundo semestre.
Agora, uma maior desaceleração da China terá impacto negativo no comércio mundial, podendo frustrar as expectativas de fazer das exportações o novo carro-chefe da economia nacional.

Dentro do governo e entre analistas de mercado, já se fala na possibilidade de os chineses crescerem menos de 6% em 2015, jogando para baixo não só o crescimento mundial mas afetando o brasileiro.

Segundo assessores presidenciais, a crise chinesa neste momento gera preocupação extra porque pega o Brasil sem margem de manobra para forçar uma recuperação da economia por meio de estímulos ao consumo ou injeção de recursos públicos.

A realidade do Planalto, hoje, é seguir fazendo um forte ajuste fiscal para equilibrar o Orçamento de 2016 e ainda conviver com juros altos para garantir a queda da inflação.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:59
IPHAN IDENTIFICA 301 IMÓVEIS IRREGULARES NO SANTO ANTÔNIO

 

 
Obras realizadas em 301 imóveis do Santo Antônio Além do Carmo foram identificadas como irregulares pelas equipes de fiscalização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA). O bairro, parte do Centro Histórico de Salvador, compõe um conjunto arquitetônico de 80 hectares, tombado pelo órgão e considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
 
A construção de novos pavimentos nos casarões (os chamados puxadinhos),  instalação de fiação, antenas de TV e placas publicitárias nas fachadas, a abertura ou substituição de portas e janelas e a pintura inadequada de imóveis são algumas das falhas encontradas pela fiscalização federal.

No total, segundo a assessoria de comunicação do Iphan, 695 imóveis do bairro foram vistoriados, entre os meses de abril e agosto, período em que houve intensificação dos trabalhos.

O relatório do órgão sobre a operação, com fotos e anotações técnicas, ultrapassa a marca de mil páginas.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:54
PROCURADORIA DO ESTADO DEFENDE QUE CONTRATO COM FONTE NOVA É LEGAL

 
 
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) afirmou ter toda documentação que comprova que a parceria formada entre Governo e Fonte Nova é legal. O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) firmado em 2010 entre o governo baiano e o consórcio Fonte Nova Participações (FNP) para a construção e gerenciamento da Arena Fonte Nova que estava sob suspeita de ilegalidade deve ser esclarecido em breve pela Procuradoria. 
 
A PGE requereu a "suspeição" de Lino, alegando que ele assumiu postura "política" e já teria se manifestado sobre o assunto antes de ele ser julgado pelo plenário do Tribunal. Na sessão de hoje, 25, do TCE, Lino deve se pronunciar sobre o pedido de "suspeição". No relatório, o conselheiro diz, entre outras coisas, que a FNP teria sido beneficiada na licitação cujo edital não previa que o estado captasse empréstimo em banco público e o repassasse ao consórcio vencedor. O procurador-geral do estado Paulo Moreno, que acompanhou o processo de formação da PPP, explicou o que ocorreu.
 
Com o ProCopa, o governo enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando contratação de empréstimo junto ao BNDES e aportou os recursos para o Fundese da Desenbahia, que emprestou com as mesmas condições de juros baixos para a FNP. "Como os juros são abaixo do mercado e houve ganho financeiro, a própria PGE tomou a iniciativa de rediscutir o contrato com o consórcio, na presença do Ministério Público. Assim, a contraprestação anual (do governo para o consórcio) foi reduzida de R$ 107,32 milhões para R$ 99,16 milhões", detalhou Moreno, apontando que essa é uma prova de que o governo tem procurado resguardar seus direitos.
 
"Por essa razão, consideramos absurdo se interpretar que o estado se opõe a reduzir mais o valor dos repasses, como defende o conselheiro relator", disse. "Somos parceiros do TCE e claro que vamos acatar as decisões do Tribunal. Se ao final do processo se constatar que o estado está pagando acima do que deveria, vamos querer ajustar o contrato. É bom lembrar que, como ele tem duração de 15 anos, isso pode ser feito no futuro", disse o procurador-geral. A PGE é contra a medida cautelar proposta por Pedro Lino visando suspender parte dos repasses à FNP para que o valor do contrato seja recalculado. Isso poderia custar  mais caro ao estado do que uma suposta economia a curto prazo.( A Tarde)
 
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:52
GOVERNO DECIDE E PAGA EM SETEMBRO ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO PARA APOSENTADOS

 

 
Para evitar um maior desgaste com a adoção de uma medida impopular, o Palácio do Planalto decidiu pagar em setembro a antecipação da primeira metade do 13º dos aposentados. Por conta das dificuldades financeiras nas contas públicas, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento da metade do benefício em duas parcelas, a primeira no mês que vem e a segunda, em outubro.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira, 24, pagar a primeira parcela a partir do dia 24 de setembro. Os outros 50% serão pagos em novembro.
 
Em meio à deterioração dos indicadores econômicos, com queda na arrecadação, o governo federal não antecipou o pagamento em agosto, como vinha sendo feito desde 2006. Ao optar por fazer o pagamento da primeira metade de uma vez só, Dilma seguiu a orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recomendou que não se abrisse uma nova crise em tempos de baixa popularidade do governo.

O adiamento no pagamento provocou reação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi), que acusou o governo de gerar "um colapso nas finanças de grande parte dos aposentados e pensionistas, que já empenharam esse dinheiro". A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também alertou na semana passada para o risco de haver uma proliferação de ações judiciais, caso o parcelamento da antecipação não fosse revisto. Apesar da cautela com o Planalto com a antecipação, a própria presidente e os ministros da área econômica já receberam, em julho, 50% de suas remunerações extras.(A Tarde)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:44
BOLSAS DA CHINA VOLTAM A CAIR, MAS IMPACTO NA ECONOMIA BAIANA É PEQUENO



As bolsas da China e do Japão fecharam novamente em forte queda nesta terça-feira. A Bolsa de Xangai encerrou o pregão em baixa de 7,63%, depois de ter caído 8,5% na segunda-feira e a  Bolsa de Tóquio encerrou a sessão com uma perda de quase 4%.

O motivo da queda nas bolsas continuou sendo o enfraquecimento da economia da China e o fato do governo chinês não ter adotado as medidas que se esperava. Agora a pouco, o governo chinês se movimentou e reduziu a taxa de juros em 0,5%, o que deve reverter o movimento de queda amanhã,

Muitos analistas já consideram que o movimento no mercado de ações chinês é localizado, e fará parte da crise dos emergentes, sem poder para gerar um efeito dominó nos países ricos.

Confirmando a tese,  a queda desta terça-feira nas bolsas da Ásiá não se refletiu na abertura das principais Bolsas européias, pois a bolsa de Paris abriu com alta de 1,84%, Londres tem  alta de 3% e Frankfurt avançou 1,87% e devem continuar subindo ao longo do dia. E com o anúncio que o governo chinês reduziu a taxa de juros a expectativa é que a bolsa de Nova York volte a subir.
 
A economia baiana, que no primeiro semestre de 2015,  teve  a China como destino de 27% das suas exportações, é  afetada pela redução do dinamismo chinês, mas o problema fica localizado em algumas commodities, pois quase 90% das exportações baianas para o gigante asiático são soja, celulose, algodão, catodos de cobre e níquel.

O impacto na indústria baiana é localizado, atingindo apenas a Bahia Sul Celulose  e  Veracel,  produtoras de celulose, e a Paranapanema, que produz cobre. Ambas as empresas foram as que mais exportaram no primeiro trimestre de 2015.

No agronegócio apenas as exportações de soja e algodão são afetadas com a queda nos preços desses produtos no mercado chinês, mas a desvalorização do real vem compensando e o aumento da produtividade das culturas no Oeste também compensa, até porque o volume exportado será maior este ano.

Veja também: Bovespa avança após forte queda da véspera

.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:40
BARBOSA DIZ QUE BRASIL PENSA EM UMA NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA

 
 
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou que o governo federal avalia fazer uma reforma administrativa que deverá cortar 10 dos atuais 39 ministérios. Levy apontou a reforma como "estrural" e afirmou que "a economia está se reformando. "Eu acho que é um começo, uma indicação super importante, a gente tem um trabalho de melhoria de funcionamento da maquina do governo."
 
Sobre a economia para os cofres públicos que a medida traria, o ministro não precisou valores. "Só assim o imediato pode dar muitos milhões de economia. Sem dúvida." Perguntado sobre possibilidade de aumento de impostos, Levy disse que "é óbvio que num cenário desses a gente tem que ter um orçamento robusto". "A gente tem uma meta de superávit, a gente tem despesas obrigatórias, e a gente tem que ter adequada cobertura. A gente tem que fazer ali uma equação para conseguir ter uma disciplina nas despesas para minimizar os impostos necessários. Mas a gente tem que olhar as coisas com muita transparência e visando ter uma economia robusta."
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:36
FERNANDA GENTIL DIZ QUE FILHO PODE CHEGAR A QUALQUER MOMENTO

 
 
Prestes a completar 40 semanas de gestação, Fernanda Gentil acaba de tirar sua licença-maternidade para esperar a chegada do seu primeiro filho, Gabriel, que pode nascer a qualquer momento. Pela internet, ela contou para Fátima Bernardes, durante o Encontro desta segunda-feira (24/8), como está sendo esta reta final.
 
Fernanda Gentil mostra primeira roupa do bebê e admite: 'Ansiosa'
Grávida de um menino, Fernanda Gentil avisa: 'Vai ter veia musical' "Estou muito ansiosa, estou legal de barriga. Completo 40 semanas nesta quinta-feira. Quero parto normal, então, estou esperando a boa vontade dele. A ideia é esperar, mas estou pesquisando técnicas de indução de parto. Estou agachando muito, porque vi que ajuda, e comendo pimenta", disse a jornalista.
 
Alisando a barriga, ela disse também que está nervosa, porque já perdeu a primeira semana de licença-maternidade que aproveitaria com o bebê. "O neném não veio. Se eu fico em silêncio por uns 10 segundos, o Matheus (marido) pergunta se a bolsa estourou, ele está tenso com a situação. Agora mesmo ele me ligou na outra linha, deve estar querendo saber se já aconteceu", comentou aos risos a jornalista, que agradeceu muito a participação de Fátima no quadro Mamãe Gentil, no Esporte Espetacular.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:35
NOVOS EQUIPAMENTOS SÃO ASSEGURADOS PARA O HOSPITAL MUNICIPAL DE GUANAMBI

 

 
Novos e modernos equipamentos, como um Aparelho de Ultrassom e um Arco Cirúrgico, que possibilitará a realização de cirurgias com maior grau de complexidade,  foram assegurados pelo Secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas Boas em audiência realizada com o prefeito Charles Fernandes e o deputado estadual Vitor Bonfim na última sexta-feira (21), ocasião em que também foram abordados os detalhes para retomada das obras de ampliação da UTI do Hospital Regional, que ganhará mais 32 leitos.
 
Inaugurado há pouco mais de um mês, no Hospital Municipal foram realizadas mais de 300 cirurgias eletivas, com destaque para as ortopédicas e gerais, que somadas chegam a 226.  Cirurgias de Urologia, Mastologia e Angiologia completam o quadro de intervenções realizadas.  Além de Guanambi, o hospital atendeu a pacientes de 15 municípios da região.
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:34
PREFEITURA DE GUANAMBI PROMOVE PALESTRA COM METEOROLOGISTA NESTA QUINTA-FEIRA

 
 
A Prefeitura Municipal de Guanambi promove nesta quinta-feira (27), palestra com Dr. Paulo Etchichury, Meteorologista e Diretor do Instituto  Somar. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores e está marcado para iniciar às 19:30 horas. Como no ano passado, o auditório deve contar com expressiva presença de agropecuaristas, produtores rurais e empresários ligados ao segmento.

Nas suas palestras, Etchichury faz um detalhado relato sobre o cenário previsto, com dados, gráficos e informações climáticas do amplo cenário climatológico e irá focar nas previsões climáticas e análises e projeções para a safra de verão 2015/2016.  Dr. Paulo também é diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia e também é um dos meteorologistas apresentadores do Canal Rural. A palestra é aberta ao público e terá entrada franca.
 
“Estamos promovendo esta palestra com um dos maiores meteorologistas do Brasil e consultor de dezenas de empresas e redes de comunicação, para nortear o planejamento dos produtores rurais de nossa cidade e região”, disse o prefeito Charles Fernandes.
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:31
RUI VISITA BAIRROS DE SALVADOR DE OLHO NAS ELEIÇÕES DE 2016

  

 
O fortalecimento da imagem do Governador Rui Costa é a nova arma do PT para combater a popularidade do Prefeito ACM Neto pela Cidade. O Governador deve começar a visitar mais vezes comunidades carentes para se mostrar vivo na hora das eleições ano que vem. 
 
"Não ficaria bem para a minha alma e minha consciência passar pelo governo e não priorizar as encostas. Foi onde eu nasci e vi, quando criança, pessoas morrerem. Vi agora, infelizmente, quando eu assumi o governo, quatro pessoas morrerem onde eu nasci", afirmou ontem Rui, ao assinar ordem de serviço para obras em encostas no Lobato, no valor de R$ 8 milhões. Nas últimas semanas, porém, ficou clara a segunda parte da estratégia: anunciar obras de contenção de encostas e visitar bairros rotineiramente. A cada semana, repete-se o script, mudando apenas o local.
 
O Prefeito ACM Neto tem evitado até então comentar as andanças de Rui pelos bairros, mas reclama frequentemente que o governo federal não libera recursos para a prefeitura realizar obras em encostas. Procurada, a assessoria de comunicação do prefeito informou ontem que ele não se pronunciaria sobre o assunto.
 
Aliados do democrata, porém, já reagiram ao movimento petista. Há duas semanas, o presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha, afirmou que Rui deveria "chamar para si a responsabilidade de combater a violência que assola Salvador" em vez de "ficar perambulando pela capital, posando para fotos".( A Tarde)

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:28
FÁBRICA DA JAC EM CAMAÇARI AINDA NÃO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA

 
 
Um dos grandes anúncios feitos pelo Governador Jaques Wagner no seu segundo mandata a chegada da fábrica da montadora JAC Motors ainda não saiu do papel. Segundo informação divulgada na coluna Farol Econômico do Jornal Correio, na próxima sexta-feira, completa um ano que o conselho de administração da Desenbahia aprovou um empréstimo de R$ 120 milhões para a empresa

Esse deveria ser o fim do impasse porém o dinheiro não saiu. A empresa de crédito do governo voltou a criar obstáculos e o impasse continua até hoje. O Desembahia pede mais garantias da fábrica e a negociação já se estende por quase um ano. 
 
Em situação idêntica à da JAC, a Foton Motors, que também solicitou crédito ao banco estadual já vem sendo dada como carta fora do baralho, mesmo dentro do governo, enquanto ainda há esperanças em relação ao projeto de Habib. É nesta expectativa que o governador Rui Costa desembarca na China em outubro, de acordo com pessoas próximas, para, entre outras coisas, tratar da situação da JAC. 
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:23
PESQUISA DIZ QUE LIMITE MAIOR DO SIMPLES GERARIA PERDA ANUAL DE R$ 11,4 BILHÕES

 
 
A Secretaria da Receita Federal divulgou um estudo sobre o projeto de lei complementar 25, que tramita no Congresso Nacional e que corrige os limites de faturamento para as empresas poderem fazer parte do Simples Nacional - regime tributário especial permite o pagamento, numa única guia, de oito impostos.
 
Segundo o Fisco, o projeto, que é defendido pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, geraria perdas da ordem de R$ 11,43 bilhões por ano em arrecadação (a chamada renúncia fiscal) para a União, estados e municípios. Recentemente, Afif bricou que o projeto é uma"bomba de chocolate", em referência à chamada "pauta-bomba".
 
"Por todo o exposto (impacto do projeto), não há a menor possibilidade de concordância com a aprovação do substitutivo ao PLP 25/2007, ressaltando-se que as alterações no Simples Nacional têm trazido reflexos negativos na arrecadação tributária da União, de Estados, do Distrito Federal e de Municípios em seu conjunto, reforçando que o impacto estimado com a aprovação do substitutivo em análise é de R$ 11,43 bilhões/ano, sem contar o impacto decorrente da extinção dos sublimites", informou o Fisco.
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:18
VERIDIANA FREITAS POSA DE LINGERIE PARA SELFIE

 

 
Veridiana Freitas posou só de lingerie para selfie. A modelo aparece exibindo suas curvas de calcinha e sutiã em foto divulgada em rede social na noite desta segunda-feira, 24. “Hoje eu vou sonhar com quem eu quiser! Bons sonhos”, escreveu ela em seu perfil no Instagram.
 
Recentemente, Veridiana Freitas caprichou no decote para badalar em Florianópolis, Santa Catarina. A modelo escolheu um vestido vermelho curtinho para se divertir. Veridiana mostrou o look em seu perfil no Instagram. Aselfie rendeu elogios a Veridiana. “Você é uma deusa. Parabéns!”, disse um fã. “Tão sexy, tão maravilhosa”, escreveu outro.
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:14
LEVY NEGA QUE ESTEJA PENSANDO EM DEIXAR O GOVERNO

 
 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, desmentiu boatos de que teria ido aos Estados Unidos para falar com sua família sobre uma eventual saída do governo. Em uma coletiva de imprensa em Washington, ele afirmou que a viagem teve motivos pessoais. “A permanência no cargo não está em discussão, tenho muita tranquilidade”, disse Levy. A presidente Dilma teve a gentileza de me permitir vir até aqui. Minhas filhas moram aqui, e tem uma que vai passar um ano na China. Vim me despedir dela, dar um pouquinho e carinho, a gente também é pai”, afirmou o ministro.
 
“Ela teve essa gentileza de me permitir passar dois dias aqui junto com a minha família. Não queria falar disso, é uma coisa mais pessoal, mas já que está todo mundo tão preocupado é tão simples quanto isso. Não tem nada a ver com qualquer dificuldade de governo.” Levy afirmou que, durante a viagem, continua trabalhando na preparação do Orçamento. "Devido aos recursos tecnológicos, a gente continua em contato, há trabalho que tem que ser feito, preparação do Orçamento, todos os desafios. A gente está fazendo.”
 
O ministro foi questionado por jornalistas sobre a queda dos mercados nesta segunda-feira (24), com preocupações sobre a economia chinesa levando índices do mundo todo abaixo. No Brasil, após chegar a cair mais de 6% no início do dia, a Bovespa fechou em forte baixa e terminou o dia no menor nível desde abril de 2009. “A gente está preparado, a gente sabe que pode ter essa volatilidade. E a gente não deve confundir a volatilidade com um problema permanente da nossa economia”, destacou Levy. “Nós estamos ajustando a economia para uma nova realidade.”.“O Brasil é uma economia bastante diversificada, tem independência energética e inúmeras coisas a favor dela. É uma economia que também consegue se dar bem mesmo num cenário global mais adverso.”
 
“Estamos todos juntos trabalhando para preparar o Brasil, agora no âmbito do orçamento, focando em um governo mais eficiente, em reforma do Estado, diminuição do número de ministérios, para tentar aprimorar o governo para que a gente atenda às obrigações do governo mas que as despesas obrigatórias não asfixiem o governo”, disse Levy.
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 07:09
AERONÁUTICA ENCERRA PRAZO PARA 298 VAGAS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

 
 
A Aeronáutica encerrou ontem(24) as inscrições do concurso para o Exame de Admissão (Modalidade “B”) ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. No total, são oferecidas 298 vagas.
 
As vagas são para mecânica de aeronaves (45), material bélico (11), comunicações (11), foto-inteligência (6), guarda e segurança (22), eletricidade e instrumentos (15), equipamento de voo (4), meteorologia (7), suprimento (11), informações aeronáuticas (10), estrutura e pintura (9), eletromecânica (6), metalurgia (4), bombeiro (9) e controle de tráfego aéreo (128).
Os candidatos devem ter concluído o nível médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade é o dia 31 de dezembro de 2016.
 
As inscrições podem ser feitas de 30 de julho a 24 de agosto pelos sites www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60. A seleção será feita por meio de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
 
As provas escritas serão aplicadas no dia 8 de novembro, a partir das 9h40, nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Campo Grande, Porto Alegre, Canoas (RS), Curitiba, Brasília, Manaus e Porto Velho.
 
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá (SP), com duração aproximada de 2 anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
.............................................................................................................................................................................................................................................
25/08/2015 06:57
RUI VAI A BRASÍLIA TENTAR RECURSOS PARA ENCOSTAS DE SALVADOR

 
 
O Governador Rui Costa vai para Brasília ainda esta semana para conversar com Ministros sobre a liberação de recursos para encostas de Salvador. A visita deve acontecer amanhã.
 
A informação foi divulgada durante seu programa semanal, Diga aí Governador, onde Rui fala sobre a Educação e a melhoria da gestão para todo estado, além de outros assuntos.
 
Rui vai, esta semana, a Itiruçu, inaugurar uma obra do Água para Todos. “Em Iaçu é uma agroindústria vocacionada à agricultura familiar. Afinal das contas a Bahia é o Estado com o maior número de agricultores familiares e nós estamos buscando agregar valor às cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar. Ou seja, melhorando a renda e os recursos que ficam na mão dos agricultores”.
.............................................................................................................................................................................................................................................
24/08/2015 20:03
BAHIA É O ÚNICO ESTADO DA FEDERAÇÃO QUE AMPLIOU OS INVESTIMENTOS EM 2015



A Bahia é o único estado da federação que aumentou os investimento no 1o semestre de 2015. A Bahia ampliou os investimento de R$ 793 milhões para R$ 1,1 bilhão um crescimento de 35,% em relação ao 1o trimestre de 2014. Os números foram levantados pelo jornal Valor Econômico com base em dados disponibilizados pelos Estados.

Segundo disse o secretario estadual da fazenda, Manoel Vitório, ao Valor, para manter esses investimentos o governo intensificou a fiscalização, além de ter enxugado a estrutura administrativa com corte de cargos comissionados. Vitorio não dá como certo a continuidade dos investimentos, pois, segundo ele, a Bahia precisa de financiamentos para continuar investindo.

Vitorio diz que o governo espera a liberação de R$ 500 milhões de um empréstimo tomado junto ao Banco do Brasil. “O estado possui obras iniciadas, mas não tem caixa para fazer frente a essas necessidade, senão vou ter problemas para pagar os servidores públicos no fim do mês”, disse Vitório.

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/08/2015 19:28
GOVERNO PEDE AO TCU MAIS 15 DIAS PARA EXPLICAR CONTAS DE 2014


O governo federal pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) um novo prazo para explicar a prestação de contas da presidenta Dilma Rousseff referente a 2014. O pedido foi confirmado pelo ministro Augusto Nardes, relator do processo, que esteve na tarde de hoje (24) em São Paulo.

“O governo está solicitando mais 15 dias. Estou sabendo disso agora, e tomarei uma decisão entre hoje e amanhã, porque foi dado um prazo bastante elástico, de 45 dias. Vou avaliar isso”, disse ele, antes de fazer uma palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Este foi o segundo pedido de adiamento para explicar indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal sobre as contas de 2014. Nardes deve decidir até amanhã se concederá novo adiamento. O prazo do primeiro adiamento vence na sexta-feira, dia 28. A data do julgamento, segundo ele, segue indefinida.

No dia 17 de junho, o TCU concedeu ao governo 30 dias para explicar 13 pontos que apontavam a possibilidade de irregularidades na prestação de contas. No dia 22, a Advocacia-Geral da União entregou a defesa da presidenta Dilma Rousseff. Mas, no dia 12 de agosto, o tribunal registrou indícios de duas novas irregularidades. O governo solicitou 15 dias para responder.

Os dois pontos questionados, segundo o ministro, somariam R$ 26 bilhões em decretos editados sem autorização do Congresso, de um total de R$ 104 bilhões com indicativos de irregularidades encontrados pelo TCU. As informações são da Agência Brasil.

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/08/2015 19:20
IBOVESPA CAI 3,03%, DÓLAR SOBE E VAI A R$ 3,55


O Ibovespa - principal índice da Bolsa brasileira - reduziu as perdas e encerrou esta segunda-feira (24) com baixa de 3,03%, a 44.336,47 pontos. Das 66 ações que compõem o Ibovespa, apenas duas fecharam no azul: Natura e Hering.

No mercado cambial, o dólar comercial chegou a subir mais de 2% e atingir o patamar de R$ 3,57 pela manhã, mas depois reduziu o ritmo do avanço e fechou em alta de 1,62%, a R$ 3,553 na venda nesta segunda-feira (24).

Somente neste ano, a moeda norte-americana já acumula valorização de 33,62% em relação ao real.

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ...5360     Total: 107185



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960