COLUNISTAS

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

FRASE DO DIA

"Faltou planejamento ao sistema de transporte em Salvador. As linhas aqui são como puxadinhos, foram se estendendo conforme a demanda".

Fábio Mota
Secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador

NOTÍCIAS
22/10/2014 15:47
LUIZA MAIA QUER UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA DA ALBA


A deputada estadual Luiza Maia (PT) está articulando, para a próxima semana, uma reunião com a bancada feminina da Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo é discutir as eleições da mesa diretora da Casa. De acordo com Luiza, está na hora de ter uma mulher no cargo máximo do parlamento estadual.

"As mulheres estão em todos os espaços de poder, mas nossa representação ainda é muito pequena. A eleição de Dilma Rousseff, primeira presidenta do Brasil, foi um grande marco na luta feminina pela igualdade, agora queremos trazer essa mudança para o parlamento baiano. Em mais de um século de existência, a Alba sempre foi presidida por homens. Vamos nos reunir, decidir em consenso o melhor nome e partir para a disputa. Esperamos também sensibilizar os nossos colegas deputados para apoiarem a eleição de uma mulher", disse a deputada.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 15:26
ESCOLAS TÊM 10 DIAS PARA DAR EXPLICAÇÕES AO PROCON APÓS EXIGÊNCIA DE NOME LIMPO

 
O Procon-BA notificou o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), após denúncia de práticas abusivas feitas pelo CORREIO. A medida do órgão de defesa do consumidor tem como objetivo resguardar os direitos dos pais de alunos das escolas particulares no que diz respeito às medidas e aos reajustes considerados ilegais pelo Código de Defesa do Consumidor.
 
O sindicato tem 10 dias para apresentar ao Procon as planilhas de custos das escolas e colégios integrantes da associação, referentes aos biênios 2013/2014 e 2014/2015. Os documentos serão encaminhados para a realização de uma perícia jurídica que irá determinar a legalidade das cobranças.A orientação dada pelo Sinepe às escolas é que elas só efetivem a matrícula da crianças após consulta ao SPC/ Serasa e, em caso de transferência, com apresentação de atestado de quitação da escola anterior.
 
Estas orientações fizeram que o Procon também agendasse para amanhã uma reunião com a diretoria do Sinepe para discutir uma solução para os problemas de inadimplência, que, segundo as escolas, motivam medidas defensivas.“Atitudes abusivas não serão toleradas. A intenção do Procon é colaborar para um diálogo entre as escolas e os pais que contratam o serviço, que mesmo sendo privado é algo essencial. Não estamos falando de um produto qualquer, mas de educação”, afirma o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Soares.
 
Caso o sindicato não apresente a documentação exigida, o Procon pode aplicar multas de acordo com a extensão do dano. “O Procon quer abrir todos os canais de diálogo, mas para isso é necessário que as escolas não violem o Código de Defesa do Consumidor”, explicou Soares. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 15:22
MUSA DO BAHIA ENGATA ROMANCE COM VICE-PRESIDENTE DA CBF

 


A modelo Carol Muniz, eleita "musa do Bahia" em 2013,  está namorando com Marco Polo Del Nero, de 73 anos, que assumirá o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir de abril de 2015. Solteiro há aproximadamente seis meses, os dois têm se encontrado frequentemente nas últimas semanas e chegaram a fazer passeios de helicóptero e lancha juntos.

Em seu perfil no Instagram, Carol compartilhou momentos vividos com o seu novo amor, mas evitou expor o rosto de Del Nero. Além disso, a musa tricolor também visitou o museu da CBF e fez propaganda do local.

Vitor Gabriel, um primo da modelo, publicou uma foto em uma rede social onde aparecem os três: ele, a prima Carol e o futuro presidente da CBF. Na última semana, a modelo publicou uma imagem de um anel de compromisso que ganhou do novo namorado. (Correio)
 




 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 15:20
SALVADOR JÁ CONTA COM 50 QUILÔMETROS DE PASSEIOS RECUPERADOS


Até agora, o programa Eu Curto Meu Passeio já contabiliza 50 quilômetros de passeios públicos e privados recuperados, segundo informou a Prefeitura de Salvador.

Iniciativa da Prefeitura, o programa é coordenado pela Superintendência de Controle e ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e conta com a parceria da Casa Civil, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

De acordo com o superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro, o programa visa à recuperação das calçadas do município, com foco na mobilidade urbana e acessibilidade. A meta é que 120 quilômetros de passeios sejam recuperados até 2016. Para as áreas públicas de responsabilidade do município, há previsão de investimentos da ordem de R$ 20 milhões. Neste último caso, o trabalho é executado pela Desal e pela Sucop.

Pinheiro explica que, de acordo com o Código de Polícia Administrativa (Lei 5503/99), a responsabilidade pela manutenção e limpeza das calçadas é do proprietário do imóvel, seja um particular ou um ente público. Por conta disso, os proprietários de imóveis são notificados para promovam a recuperação dos passeios, conforme modelo desenvolvido pelos técnicos municipais. Desde o início do programa, 30 quilômetros de passeios particulares já foram recuperados.

Segundo a Prefeitura, até o momento, já foram recuperados 20 quilômetros de passeios públicos, em diferentes áreas da cidade, como a Avenida Suburbana, Avenida ACM, Avenida Juracy Magalhães Jr, Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) e ruas dos bairros do Bom Juá, Lobato Luiz Anselmo, Itaigara e Politeama.   
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 15:10
ROBINHO NEGA ESTUPRO E DIZ QUE DENÚNCIA É LEVIANA E MENTIROSA

 
Acusado pela Justiça italiana de participar de um "estupro coletivo" em janeiro de 2013, o atacante Robinho, do Santos, divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (22) e desmentiu ter participado do caso. "Diante das informações envolvendo o jogador de futebol Robson de Souza (Robinho), noticiadas irresponsavelmente hoje nos meios de comunicações da Itália, e replicadas no Brasil sem qualquer apuração quanto à sua veracidade, Robinho afirma que não tem qualquer participação no episódio mencionado. Todas as providências legais já estão sendo tomadas. Robinho lamenta o episódio, que é levantado sem qualquer fundamento, justamente em um período que atravessa uma boa fase profissional, pessoal e familiar. 
 
Em relação ao caso de Londres, fato não apurado profundamente pela imprensa e lembrado agora de forma oportunista, Robinho informa que foi acusado de forma leviana e mentirosa; sendo que, após investigação policial (concluída), foi comprovada a sua inocência, e, em contrapartida, a autora da falsa acusação foi denunciada pela polícia londrina e responde processo pelo crime de falsa acusação e calúnia. Robinho afirma que, apesar de revoltado, está muito bem amparado pela família e em Deus. Ele agradece a todos que torcem por ele, que conhecem sua índole, e, portanto, sabem que jamais cometeria tal ato", diz a nota. 
 
Entenda o casoDe acordo com o jornal, o promotor Stefano Ammendola chegou a pedir a prisão do atacante, mas a juíza Alessandra Simion negou o pedido por achar que ainda não há evidências suficientes. Além disso, Robinho não possui antecedentes criminais e, por estar vivendo no Brasil, não está atrapalhando as investigações da polícia italiana. Segundo o Corriere della Sera, uma jovem brasileira de 18 anos contou à polícia que conheceu o jogador em um restaurante de Milão.
 
Robinho estaria com a sua mulher e mais cinco amigos. Na mesma noite, após deixar a esposa em casa, ele teria voltado ao local e o grupo teria forçado a mulher a ter relações sexuais.  Em 2009, Robinho enfrentou acusações parecidas. Ele jogava no Manchester City, da Inglaterra, e uma estudante inglesa de 18 anos alegou ter sido abusada sexualmente pelo brasileiro em uma boate na cidade de Leeds. A polícia da Inglaterra, porém, inocentou o jogador e arquivou o caso.





 
.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 15:02
DILMA ATACA AÉCIO, FHC E DIZ QUE ESTA ELEIÇÃO JÁ VIROU


Apesar do cenário de empate técnico apontado pela pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff (PT) celebrou a vantagem numérica que sustenta sobre o adversário Aécio Neves, do PSDB. Em discurso em Uberaba, Minas Gerais, a petista, que abriu a disputa pelo segundo turno numericamente atrás do tucano, afirmou ao se despedir dos militantes: "Até a vitória no dia 26. Esta eleição virou".
 
Dilma realizou ato de campanha ao lado do governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e de seu vice, Antônio Andrade, ex-ministro da Agricultura. Participaram do ato também Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar, e os prefeitos de Uberaba, Paulo Piau (PMDB). e de Uberlândia, Gilmar Machado (PT). A petista disse que não poderia deixar de passar por Uberaba, cidade de seus avós e onde morou sua mãe. "Numa eleição a gente tem de voltar às origens", disse. "Eu saí do berço mineiro, da terra das Gerais." Dilma e Aécio, ambos mineiros, disputam voto a voto a vitória no Estado onde nasceram. Em Uberaba Dilma teve 44,26% dos votos, contra 33,54% de Aécio, na disputa do primeiro turno.
 
A presidente-candidata voltou a usar o discurso do medo para angariar votos em Minas, dizendo que "o que está em jogo é o futuro do país”. “Nós sabemos quem no passado desempregou. Quem bateu recorde de desemprego", disse, citando dados de 2002, quando Fernando Henrique Cardoso (FHC) era presidente do país. A petista voltou a repetir que a candidatura de Aécio ameaça conquistas recentes, como o salário mínimo. "O candidato a ministro da Fazenda (Armínio Fraga) acha o salário mínimo alto demais. Não vamos permitir que o Brasil volte atrás", disse. Contudo, ela reconheceu que é preciso fazer mais para o Brasil, na saúde, na segurança e na educação. As críticas a Armínio Fraga, escolhido por Aécio como ministro da Fazenda caso o tucano seja eleito, foram endossadas por Pimentel pelo PT. O petista disse que o adversário governa para o "capital" e disse que eles já têm até "o nome do ministro da Fazenda" para defender esses valores. 
 
Dilma fez um rápido passeio em carro aberto pelo centro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, região onde o PT tem maioria dos votos. Após o trajeto de 500 metros, a petista discursou do alto de um carro de som na Praça Zumbi dos Palmares, no centro da cidade mineira. Antes do início do evento, que teve início no cruzamento entre a rua Artur Machado e a Avenida Leopoldino de Oliveira, militantes do PT e do PSDB se encontraram. Dos dois lados onde estava concentrada a militância petista havia grupos segurando bandeiras com o nome de Aécio e um carro de som tocava o jingle do tucano. Um grupo também distribuía adesivos com o número 45 e o nome de Aécio. Minutos depois, o grupo do PSDB foi dispersado, evitando confrontos. (Veja)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 15:00
IVETE SANGALO REVELA "NÃO USO NADA" NA HORA DE SEDUZIR O MARIDO

 

Sem papas na língua, a cantora Ivete Sangalo fala com naturalidade sobre diversos assuntos durante entrevista à revista eletrônica do programa "Encontro com Fátima Bernardes":

"Não fico tímida jamais! Eu falo muito. Às vezes penso: "Meu Deus, as pessoas não devem estar me aguentando, tenho que parar'. Sou daquelas que atropelam e falam por cima do outro. Sou ansiosa".

Questionada sobre seus truques na hora de seduzir seu marido, o nutricionista Daniel Cady, Ivete mais uma vez foi direto ao ponto:

 "Eu geralmente não uso nada! Muita coisa atrapalha, comigo o esquema é bruto!", contou aos risos. Mas fez questão de explicar: "Intimidade é muito mais performance do que desfile. Gasta-se aquele dinheiro todo com lingerie, depois tem que tirar tudo e correr o risco de não ter efeito algum".

Tanta autoestima, Ivete conta, vem da relação com seus pais na infância:

 "Tive pais muito fortalecedores nesse aspecto. O reconhecimento de tudo o que eu fazia vinha primeiro da minha casa. Podia ser a maior bobagem do mundo, como pular alto, correr rápido. Tirando o primeiro ou o oitavo lugar, sempre era recebida com frases de incentivo. Isso construiu em mim uma autoestima elevada".

Ivete brincou dizendo que sua autoestima, no entanto, não fica tão alta quando pensa em seu corpo:

"Não queria ter barriga. Queria nascer com um tanquinho, mas, já que não dá, 'vambora'", exagerou.

Estrela da música e festejada por muitos fãs, Ivete vai na contramão do sucesso ao garantir que prefere fazer as programações mais simples ao lado da família.

 "Vamos muito para a praia do Forte (em Salvador, na Bahia). Caminhamos na areia, andamos de barco, brincamos que estamos numa floresta. Curtimos estar ao ar livre. E, às vezes, nos juntamos na cozinha de casa, fazemos churrasco, papeamos, ouvimos música".

Sobre o filho Marcelo, de 5 anos, Ivete contou que também se surpreende com o seu gosto e talento para a música:

"É uma coisa que me deixa impressionada. Deve ser genética, minha e do pai, porque o Daniel adora música. Marcelo tem muita aptidão musical, toca bateria e percussão, sabe dançar e cantar. Eu e o pai dele não impomos nada, ele se envolve por prazer", pontuou.

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 14:46
MOVIMENTO PRÓ-AÉCIO QUER REAVIVAR MANIFESTAÇÕES DE JUNHO


Um movimento de apoio ao candidato Aécio Neves tenta, nesta quarta-feira, reavivar o sentimento das manifestações de junho de 2013 para estimular o apoio ao tucano. Segundo o PSDB, trata-se de um movimento suprapartidário e sem uma organização central. "A organização é difusa", disse um assessor da campanha.

A mobilização, assim como as manifestações do ano passado, está sendo feita principalmente pelas redes sociais. A página do evento no Facebook conta 235 mil convidados e 14 mil confirmações. No Twitter, o engajamento é feito pela hashtag #VemPraRuadia22, que tinha há pouco cerca de 300 menções.

Há atos previstos em várias cidades, mas com destaque para concentrações em São Paulo, no Largo da Batata; Brasília, na Esplanada dos Ministérios; Rio de Janeiro, na praia de Copacabana; Recife, no Marco Zero; Belo Horizonte, na Praça da Estação; Teresina, na Av. Dom Severino com Homero Castelo Branco; Fortaleza, no Espigão Beira-Mar e Ribeirão Preto, na Praça Fiúsa.

Aécio gravou vídeos que foram enviados pelo WhatsApp. Ele deve participar do ato em Belo Horizonte. Outros tucanos também gravaram chamando para os eventos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o coordenador de campanha, vereador Andrea Matarazzo. A página do Facebook também traz participações em vídeo de famosos conclamando a participação, como Juca Chaves, Fafá de Belém e Sandra de Sá.

Além do nome "Vem pra Rua" em alusão às manifestações de junho, os locais escolhidos tentam recriar a atmosfera dos protestos que levaram à queda mais expressiva da popularidade de Dilma Rousseff (PT) ao longo de sua gestão. "Nesta quarta-feira, a partir das 19h, o Brasil inteiro vai estar mobilizado pela mudança", diz Aécio em um dos vídeos. As informações são da Agência Estado.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 14:32
WAGNER DIZ QUE FOI HOSTILIZADO EM SÃO PAULO


O governador Jaques Wagner (PT) relacionou nesta quarta-feira, 22, um episódio de preconceito que disse ter sofrido em um restaurante em São Paulo no último sábado, 18,  com a declaração do ex-presidente Lula, que comparou os tucanos a nazistas, em um comício nesta terça, 21, em Recife, ao lado da presidente Dilma Rousseff.

"Eu relatei isso para o presidente Lula e, provavelmente, como eu sou judeu, então ele se referiu a isso", afirmou Wagner, que disse ter sido alvo de preconceito em um restaurante "normal, de classe média" por ser petista.

O governador contou que estava na capital paulista para fazer campanha e saiu para jantar com a esposa, a primeira-dama Fátima Mendonça, e o filho dela, que fazia aniversário. "No final, quando eu estava saindo, ouvi uma voz gritando 'vai embora daqui, vai'. E aí repetiu. Eu perguntei se era comigo. Aí teve o bate boca, que eu não ia também aceitar. Pela primeira vez, eu me senti ofendido com essa coisa", declarou.

Segundo Wagner, o episódio o fez lembrar de histórias contadas por seus pais, imigrantes judeus poloneses. "Na hora que o cara gritou, o que veio na minha cabeça foi isso mesmo: as histórias contadas pelo meu pai e pela minha mãe do que se sofria na Alemanha nazista. Só que ali o preconceito não era contra o judeu Jaques Wagner; era contra o petista Jaques Wagner, ou o nordestino", disse Wagner, nascido no Rio de Janeiro.

Em um grande comício, Lula comparou os líderes do PSDB a nazistas e a Herodes. "De vez em quando, parece que estão agredindo a gente como os nazistas agrediam no tempo da Segunda Guerra Mundial", disse. "Outro dia, dizia para eles: Vocês são mais intolerantes que Herodes, que mandou matar Jesus Cristo", afirmou o ex-presidente.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 14:18
NICOLE BAHLS RECUSA PROPOSTA TENTADORA PARA POSAR NA PLAYBOY

 



Nicole Bahls recebeu uma proposta tentadora para posar novamente para a revista Playboy. O valor do cachê oferecido foi altíssimo, mas a musa do Pânico na Band não aceitou o convite.

No entanto, a beldade não foi a única a recusar propostas tentadoras da publicação masculina. De acordo com publicação no “iBahia” famosas como: Carolina Dieckmann, Dira Paes, Isis Valverde, Angélica, Ivete Sangalo, Malu Mader, Ana Paula Arósio, Leandra Leal, Paolla Oliveira, Fernanda Lima, Camila Pitanga, Luana Piovani, Sandy, Patrícia Abravanel, Val Marchiori e Gabriela Duarte também não aceitaram cachês milionários para mostrarem como vieram ao mundo. 



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 14:13
PROFESSORA É PRESA POR SE ENVOLVER SEXUALMENTE COM ALUNO


A professora Megan Mahoney, 24 anos, foi presa após ser acusada de ter feito sexo com um aluno de 16 anos por mais de 30 vezes nos Estados Unidos.

O envolvimento com o adolescente que estudava na Escola Católica de Staten Island, onde ela lecionava ginástica, durou três meses. O estudante confirmou o envolvimento e relatou que os atos eram praticados no carro da professora e na escola.

A professora foi solta após pagar fiança, e pode pegar quatro anos de prisão.

Em janeiro deste ano, Mahoney pediu demissão da escola Moore High por ter sido flagrada pela ex-namorada do jovem envolvido em uma pizzaria. As informações são do A Tarde.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 14:00
NÃO VAMOS PERMITIR QUE O BRASIL VOLTE PARA TRÁS, DIZ DILMA


A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, participou de ato de campanha em Uberaba (MG) nesta quarta-feira e reforçou suas raízes em um dos maiores colégios eleitorais do país, reduto político de seu adversário, Aécio Neves (PSDB).

“Em uma eleição a gente tem de voltar às raízes. A gente tem de olhar para onde, de onde e de quem nós saímos. Eu saí do berço mineiro”, afirmou a presidente que, em breve discurso, atacou a gestão federal do PSDB anterior à petista. Na avaliação da presidente, na disputa presidencial “está em jogo o futuro do nosso país”.

“Sabemos quem é que no passado desempregou, quem é que conseguiu bater o recorde de desemprego em 2002: o governo Fernando Henrique Cardoso”, disse Dilma. “Não vamos permitir nem admitir que o Brasil volte para trás”, completou a presidente, que voltou a fazer críticas a Armínio Fraga, indicado por Aécio para ser seu ministro da Fazenda e comandar a área econômica em eventual governo tucano.

Dilma disse que nas eleições deste ano “está em jogo” o salário mínimo. “O candidato dele a ministro da Fazenda acha alto demais”, afirmou a presidente em referência a Armínio, acrescentando ainda que o povo tem que ser capaz de defender suas conquistas.

A presidente, em um carro de som acompanhada por lideranças políticas locais, aproveitou para exaltar algumas de suas principais vitrines eleitorais e afirmar que, caso seja eleita, fará “o melhor governo em parceria que Minas já viu”. Ao encerrar sua fala, Dilma apostou em sua vitória no domingo. “Vamos para a vitória dia 26. Essa eleição virou”, disse. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 13:48
RUBENS BARRICHELLO SE DESPEDE DO QUADRO DE COMENTARISTA DA TV GLOBO

 


A TV Globo informou que o contrato com o ex-piloto da Fórmula 1, Rubens Barrichello foi concluído. A partir do GP das Américas, nos Estados Unidos, apenas Reginal Leme e Luciano Burti darão opiniões nas transmissões, que têm Galvão Bueno ou Luís Roberto na narração.

Rubinho, que atualmente pilota na Stock Car, fazia parte do quadro de comentaristas desde 2013. Segundo a publicação, o contrato da Globo com Rubens previa um número determinado de participações como comentarista da Fórmula 1 na temporada 2014, que seriam feitas de acordo com a agenda do piloto.

Com o fim dessas participações, o contrato se concluiu. “Para os últimos Grandes Prêmios da temporada, a Globo conta com Reginaldo Leme e Luciano Burti em seu quadro de comentaristas do esporte”, explicou a emissora em nota.

Piloto que mais vezes correu na Fórmula 1, com 326 corridas, Barrichello é o atual vice-líder da Stock Car, atrás de Átila Abreu na classificação. Rubinho venceu a tradicional "Corrida do Milhão", disputada em Goiânia, este ano.(UOL)


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 13:27
PREFEITURA PROMOVE MAIS DOIS ENCONTROS SOBRE POLÍTICA AMBIENTAL DE SALVADOR

 

 
A Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), promove mais duas audiências públicas para discutir a Política e a Legislação Ambiental para o Município de Salvador. Voltado principalmente para representantes de ONGs socioambientais, um dos encontros será realizado nesta sexta-feira (24), às 9h, no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade, no Itaigara. No próximo dia 29, é a vez da audiência pública ser realizada no auditório do Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal, às 9h. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
 
Os encontros integram um ciclo de debates que a Prefeitura vem promovendo com setor público e a sociedade civil para discutir a chamada Lei do Meio Ambiente, cujo objetivo é estruturar os mecanismos e instrumentos de proteção e de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Iniciada em junho, a discussão da nova política ambiental já mobilizou o setor público, a sociedade civil e o empresariado local. À frente do projeto estão as secretarias municipais de Cidade Sustentável (Secis) e de Urbanismo e Transporte (Semut), que contam com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município (PGM).
 
Entre os pontos a serem estruturados estão o Sistema Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Instrumentos de Controle Ambiental, Tipos de Licenças, Infrações e Penalidades, Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e o Fundo Municipal de Recursos para o Meio Ambiente (FMMA). Um dos resultados da estruturação legal será a capacidade de gerar mais recursos para investimento em projetos diversos como criação de novos parques, programas de educação ambiental e outras ações relacionadas à agenda do meio ambiente. A minuta da Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está disponível para consulta no site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br. 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 13:27
COM BAIXA AUDIÊNCIA VÍDEO SHOW ESTÁ A PONTO DE CHEGAR AO FIM

 


Além de Grazi Massafera, a atriz, Fernanda Lima também teria se negado ao convite do 'Vídeo Show'. Segundo publicação no jornal 'Folha de S. Paulo', as duas recusas estariam dando “dor de cabeça” aos diretores da atração da Globo que está caminhando para uma crise ainda mais intensa desde a saída de André Marques. A informação nos bastidores da emissora é que o 'Vídeo Show' estaria a ponto de chegar ao fim.

Já há algum tempo, o programa tem brigado por números melhores na audiência que chega a empatar com a TV Record. Por causa da rejeição do público, o novo formato da atração passou por reformulações assim que recebeu mudanças. A primeira foi o comando de Zeca Camargo, que aos poucos foi perdendo lugar para Otaviano Costa.  Em pouco tempo, o 'Vídeo Show', que tentou levar Grazi Massafera, também apostou em novos repórteres com a chegada de Mariana Xavier e a contratação de Sérgio Hondjakoff, o Cabeção, de 'Malhação'.

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 12:45
PREPARATIVOS PARA O CONGRESSO NORDESTINO DE MUNICÍPIOS SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO

 

Os preparativos para a realização do I Congresso Nordestino de Municípios, que acontece de 11 a 13 de novembro, em Salvador, foram discutidos nesta terça-feira (21) entre a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeita Maria Quitéria, e o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão. O evento vai permitir amplo debate sobre a gestão pública municipal, visando a prática de ideias inovadoras.

A Secretaria do Turismo apoia a iniciativa que trará à capital baiana prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos da administração pública dos estados nordestinos. "Eventos desta importância incrementam toda a cadeia produtiva do turismo antes da alta temporada de verão", destacou o secretário Pedro Galvão. A Setur terá um estande no pavilhão do congresso para divulgar as 13 zonas turísticas do estado.

A realização do Congresso é uma parceria da UPB com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e demais entidades municipalistas do Nordeste, além de governos estaduais. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras em um processo interativo de trocas de experiências e estudos de alternativas; porém, o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirmou Maria Quitéria.

Com o tema ‘Oportunidades e possibilidades para o Nordeste’, a UPB quer contribuir para o avanço de um projeto coletivo de desenvolvimento para o Nordeste, mobilizando forças políticas e sociais. Maria Quitéria informa que o foco deste trabalho está na implementação de estratégias de enfrentamento de desafios decorrentes da desigualdade regional.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 12:38
LETÍCIA SABATELLA DENUNCIA USO INDEVIDO DE VÍDEO PARA CAMPANHA ELEITORAL


A atriz Letícia Sabatella negou que esteja apoiando o candidato Aécio Neves (PSDB). A artista denunciou que a campanha do tucano divulgou indevidamente um vídeo em que ela participa para a campanha Gota D'água como se fosse uma propaganda política a favor de Aécio. Letícia disse, em sua página no Facebook, que ficou indignada, já que o material foi gravado em 2011 em um movimento contra a realização da Usina de Belo Monte.

A atriz afirmou que o vídeo da campanha tucana é uma mentira. "Eu quero deixar bem claro que isto é um roubo, um desrespeito. EU NÃO VOU VOTAR EM AÉCIO. Nenhum daqueles atores deram sua autorização para constar suas imagens e depoimentos descontextualizados naquele vídeo de propaganda pró-PSDB. Trata-se de uma enorme mentira".

Maria Paula Fernandes, diretora e fundadora do Movimento Gota D'Água, responsável pela produção, também postou um texto falando sobre o vídeo. Ela disse que o movimento "não se envolve com política partidária e não autoriza que nenhuma campanha utilize seus filmes ou parte deles para fins eleitoreiros". Com a repercussão do post de Letícia, o vídeo foi retirado do ar. (A Tarde)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 12:13
DÓLARES ENTRARAM SEMANA PASSADA, MAS PARCIAL DO MÊS SEGUE NEGATIVA


O ingresso de dólares na economia brasileira superou a retirada de recursos no país em US$ 1,4 bilhão na semana passada, informou o Banco Central nesta quarta-feita (22). Entretanto, no acumulado de outubro, até a sexta-feira passada (17), o saldo ainda está negativo, com mais saída do que entrada de valores, em US$ 665 milhões.

Com a entrada de recursos na última semana, a parcial de todo este ano, que estava negativa, "virou" e voltou ao azul – com ingresso de dólares. No acumulado de 2014, também até a última sexta, US$ 678 milhões entraram na economia brasileira. No mesmo período do ano passado, houve retirada de US$ 3,93 bilhões do Brasil.

A saída de recursos registrada na parcial deste mês favoreceria, em tese, a alta do dólar. Isso porque, com menos moeda norte-americana no mercado, seu preço tenderia, teoricamente, a ficar maior. O dólar, de fato, vem registrando alta em outubro. No final de setembro, a moeda norte-americana estava cotada em R$ 2,44, avançando para R$ 2,48 nesta quarta-feira (22), por volta das 12h50.

Além do fluxo de dólares, outros fatores também influenciam a cotação do dólar no Brasil. Entre elas, estão os rumos das eleições presidenciais no Brasil, que tem gerado forte volatilidade no mercado, além do comportamento da economia norte-americana e das as sinalizações sobre a política monetária nos Estados Unidos.

Os indicadores da economia brasileira, que pioraram nos últimos anos, e as intervenções do Banco Central no mercado futuro da moeda norte-americana, por meio da oferta dos contratos de "swap cambial" – instrumentos que funcionam como venda de dólares no mercado futuro, com impacto no mercado à vista – também impactam a cotação do dólar no Brasil.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 11:58
PT BAIANO APOSTA TAMBÉM NO USO DE REDES SOCIAIS PARA APOIAR DILMA

 
 
Na capital baiana, enquanto a oposição tem investido em placas nas ruas, plotagens em veículos e adesivaços, a estratégia do PT, segundo o presidente da legenda na Bahia Everaldo Anunciação, tem sido a atuação forte nas redes sociais conclamando a militância e os “dilmistas” para ocupar as ruas, praias e espaços públicos com caminhadas e intervenções artísticas.

Ontem, foi por intermédio do Facebook que um movimento reuniu cerca de 200 pessoas em passeata do Campo Grande à Ladeira dos Aflitos. Intitulado “Artistas, intelectuais e formadores de opinião em apoio à Dilma”, o evento contou com o apoio de diversos artistas, como os cantores Jota Veloso, Juliana Ribeiro e Rebeca da Mata, além de bandas e intelectuais como Márcio Meirelles. Já em Ondina, outro grupo de mulheres que apoia a Dilma realizou uma intervenção com faixas escritas: “Lugar de mulher é na presidência”.

Para o presidente do PT na Bahia, a intervenção visual nas cidades tem sido feita de forma limpa por causa de uma reclamação natural do eleitor contra a poluição visual. 



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
22/10/2014 11:52
PRODUTOS MAIS EFICIENTES GERAM ECONOMIA ANUAL DE ATÉ R$ 1.200 EM APARTAMENTO

 

 
A escolha de eletromésticos e aparelhos eletrônicos não apenas pelo preço, mas também pela eficiência energética pode resultar em economia para o consumidor, segundo cálculo do responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Borges. A etiqueta de eficiência energética mede o consumo dos produtos por uma classicação que vai de A, para os mais eficientes, até E, para os menos eficientes, e a indicação  é que o consumidor opte pelos que tenham um menor consumo energético. “Com o simples fato de escolher produtos mais eficientes, [o consumidor] pode economizar, em um apartamento mediano de dois quartos, cerca de R$ 1.200 todos os anos”, disse.

No caso de refrigeradores, Borges calculou que a economia ao longo de dez anos equivale ao preço de um produto novo. Uma geladeira de 300 litros, por ano, pode gerar uma economia de R$ 100. Em dez anos, a economia seria quase suficiente para comprar um aparelho de tamanho similar. “Ao economizar isso todo ano, ao final de dez anos, tem que começar a planejar a troca do aparelho, porque a partir daí ele começa a ficar cada vez menos eficiente e vai gastar cada vez mais energia e dinheiro para funcionar. A gente costuma dizer que, após dez anos economizando esse valor que a etiqueta proporcionou, o consumidor acaba sem fazer grandes investimentos comprando um refrigerador novo, por causa da decisão de ter comprado anteriormente um produto classificado”, esclareceu. 

Para reduzir os gastos que costumam aumentar no período de verão com o forte calor, o responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem disse que o uso mais racional evita que o chuveiro e o ar-condicionado sejam classificados de vilão. “No caso do ar-condicionado, o melhor é ligar no máximo, fechar as portas e, depois de um tempo, diminui para uma temperatura confortável. Muita gente não faz isso e o gasto acaba pesando bastante no orçamento familiar. Da mesma forma, o chuveiro, em que tem gente que toma banho de meia hora, passando de dez minutos está jogando água e dinheiro fora. E se puser na posição verão, vai gastar a metade do que ele gastaria na posição inverno”, sugeriu.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ...4557     Total: 91137



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960