COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A OPERAÇÃO LAVA-JATO E SEUS EFEITOS NA ECONOMIA?

FRASE DO DIA

“Bruno Reis reúne as melhores condições políticas e é a melhor forma de ganharmos essas eleições”

 Lúcio Vieira Lima
Deputado e presidente do PMDB em Salvador ao citar escolha de vice de ACM Neto.

NOTÍCIAS
24/07/2016 10:43
MICHEL TEMER DIZ EM ARTIGO ESTAR DISPOSTO A ‘PACIFICAR O PAÍS’


O presidente interino Michel Temer usou carta escrita pelo papa Paulo 6º para defender que a paz é a “inspiração” de seu governo para enfrentar a crise do país. "Se o desenvolvimento é o novo nome da paz, quem não deseja trabalhar para ele com todas as forças?", citou Temer, em artigo publicado na Folha de S. Paulo neste domingo (24).

No texto, o presidente interino defende sua disposição “de pacificar o país, integrando Executivo e Legislativo” e que seu governo tem recebido amplo apoio do Congresso Nacional. “A eleição do presidente da Câmara dos Deputados revelou clima de harmonia e distensão naquela Casa”, exemplificou.

“Estamos assistindo ao pleno funcionamento das instituições nacionais. Deixemos que os senadores, sob a égide de suas prerrogativas, tomem a decisão que julgarem conveniente ao nosso futuro”, sugeriu – em referência à votação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

No texto, Temer enumera as ações do governo para minimizar os efeitos da crise econômica e alega que sua gestão tem priorizado programas sociais como Bolsa Família e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“A primeira condição para se almejar a cidadania é o emprego. Combater, pois, o desemprego que afeta quase 12 milhões de brasileiros é a meta prioritária a que me proponho, como presidente em exercício, para reinserir o país no rumo certo. [...] Como, aliás, já detectam as pesquisas de opinião, todas sinalizando o resgate da confiança dos agentes econômicos e dos consumidores. São dados que indicam estarmos no rumo certo, apesar do pouco tempo que tivemos, cerca de dois meses, para colocarmos a casa em ordem”, avalia.

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 10:27
SAULO USA SAIA DURANTE SHOW: 'ROUPA É SÓ PARA VESTIR'


O Fortal 2016 segue agitando os foliões em seu terceiro dia de festa. Na noite deste sábado, 23, foi a vez de Saulo abrir a tradicional micareta de Fortaleza com muito estilo, axé e personalidade.

O cantor subiu no trio com uma blusa estampada que ganhou de fãs. Mas o que chamou a atenção mesmo foi a saia usada pelo cantor. "Com a saia me sinto mais leve. Roupa é só para vestir, o que importa é a voz", afirmou.

Antes de subir para o local do show, Saulo foi recebido com muito carinho pelos fãs. Mesmo na correria, ele fez questão de atender aos pedidos do público e tirou várias fotos. "É muito bom esse carinho. O trio é uma das maiores invenções do mundo, mas me incomoda muito essa distância. Gosto de igualar. No chão a energia é diferente", declarou. (Ego)



.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 10:16
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CAMAÇARI ATINGE 2,2 MILHÕES DE ENTREGAS


O Centro de Distribuição (CD) de Camaçari completou dois anos e meio de atuação com mais de 2,2 milhões de pedidos entregues. Operado em sinergia pela Via Varejo, responsável pelas lojas físicas da Casas Bahia e Pontofrio, e pela Cnova, empresa que administra o e-commerce das marcas Casas Bahia, Pontofrio e Extra, o CD de Camaçari atua nos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

De acordo com os grupos empresariais, a  integração logística entre Via Varejo e Cnova tem como objetivo principal focar na melhoria do serviço prestado aos clientes. Na prática, independentemente do produto ter sido comprado nas lojas físicas da Casas Bahia e Ponto Frio ou pelos três sites das lojas tanto das Casas Bahia, quanto Pontofrio ou Extra, ele é entregue pelo mesmo veículo.

"Isso resulta na otimização logística via roteirização, consolidação das entregas (rota); redução do tempo de entrega e de custos fixos, como operação, locação do espaço, maior produtividade por m², segurança, entre outros", afirmam os representantes das redes varejistas. São mais de 35 lojas atendidas pelo CD de Camaçari, onde 245 pessoas trabalham na logística de organização e distribuição dos produtos.

As conquistas econômicas obtidas também são destaque. A Cnova chegou a diminuir em 35% os gastos em comparação com a operação anterior que acontecia em São Paulo e Rio de Janeiro. No quesito transportes, a economia chegou a 34%, considerando os custos de frete mais altos no Sudeste, por exemplo.

A economia obtida, de modo geral, pela atuação conjunta da Via Varejo e CNova alcança o número de R$ 6,9 milhões, resultado referente ao período de dezembro de 2013 a dezembro de 2015. Todo o processo de entregas é gerenciado pelo WMS, sigla em inglês para Warehouse Management System, ou "Sistema de Gerenciamento de Armazém", em português, que tem a função de controlar estoques e permite que um armazém seja automatizado.  (A Tarde)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 10:01
GOVERNO APRESENTA EM LONDRES PROJETOS DE MOBILIDADE


Uma equipe do governo baiano participará de uma Missão Técnica ao Reino Unido com o objetivo de conhecer de perto as experiências britânicas em parceria público-privada (PPP) e apresentar a potenciais investidores o projeto de mobilidade urbana (Metrô/VLT) no transporte de Salvador. A visita será realizada entre segunda-feira, 25, e o dia 29 de julho.

As parcerias que resultaram na missão foram articuladas pela RedePPP, coordenada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e reúne mais de 30 organizações brasileiras, entre estados, municípios, órgãos federais e agências de fomento.

"Esse tipo de iniciativa é importante porque as PPPs são a melhor estratégia para a melhoria e ampliação em áreas de infraestrutura, logística e saúde. Neste sentido as experiências da Bahia com PPPs (Hospital do Subúrbio, Fonte Nova e metrô) demonstram o sucesso desse tipo de parceria", destaca Paulo Guimarães, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Guimarães compõe a comitiva estadual, em conjunto com a assessora de Assuntos Internacionais do Governo, Fernanda Régis, e Camila Silva, da coordenação de PPPs da Secretaria da Fazenda. A missão terá ainda a participação de líderes e gestores envolvidos na formulação e na implementação de projetos de PPP em outros estados e municípios brasileiros.  

O roteiro da missão prevê visitas técnicas e encontros com especialistas e potenciais investidores, com o objetivo de atrair empresas para participar de oportunidades em PPPs e concessões em estados e municípios brasileiros. A programação também inclui reuniões individuais entre representantes de estados e companhias brasileiras, e de companhias e investidores britânicos.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 09:40
LAVA JATO: ODEBRECHT VAI DELATAR PRESIDENTES ESTRANGEIROS

 

A Odebrecht se comprometeu na negociação de sua delação a entregar as situações em que pagou propina para conquistar obras no exterior. Vai, inclusive, dar o nome aos bois, ou seja, quem foram os políticos estrangeiros que receberam por fora.

Um integrante da família do presidente do Peru, Ollanta Humala, por exemplo, é citado em uma situação de pagamento de suborno. A Odebrecht construiu um punhado de hidrelétricas no Peru, além da Rodovia Interoceânica Sul, que liga o país ao Brasil, e o Gasoduto do Sul.

Também será detalhada na próxima fase da delação, de depoimentos, uma situação em que a propina foi negociada diretamente com Ricardo Martinelli, o ex-presidente do Panamá, país onde a Odebrecht tocou, entre outras obras, o metrô da capital e uma hidrelétrica.

Os anexos internacionais da delação da Odebrecht valem ouro para os investigadores da Lava-Jato. Primeiro, porque interessa a eles ter informações para compartilhar com os países que vêm colaborando com o Brasil na operação. E, assim, o Brasil escapa do mico que seria topar uma colaboração premiada fechando os olhos sobre crimes cometidos lá fora. (O Globo)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 09:27
SESC ACELERA OBRAS EM FEIRA DE SANTANA E JACOBINA


Os investimentos do Sistema Fecomércio-BA na construção de unidades do Sesc no interior do estado seguem em ritmo acelerado. A unidade de Jacobina, por exemplo, já tem 80% das obras concluídas. O Sesc do município ocupa uma área de 30 mil m² e oferecerá serviços de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

"Nossa previsão é que no final deste ano sejam iniciadas as matrículas da educação infantil para o ano letivo de 2017. A expectativa é gerar 80 a 100 empregos diretos e 120 indiretos", diz o presidente da Fecomércio, Carlos Andrade.
 
Em Feira de Santana, quase 40% do projeto, que envolve a construção do restaurante do comerciário e de um teatro com 290 lugares, já foi concluído. Os investimentos nas duas unidades somam R$ 25 milhões. (Geraldo Bastos/A Tarde)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 09:21
LEI ROUANET APROVA PROJETO DO NEOJIBA E DEVE CAPTAR R$ 15,5 MILHÕES

O Instituto Ação Social pela Música (IASPM) - organização que administra o Neojiba (Núcleos Estaduais Juvenis e Infantis da Bahia) -  foi autorizado pelo Ministério da Cultura a captar, via Lei Rouanet, pouco mais de R$ 15,5 milhões para a reforma e a revitalização do Parque do Queimado, localizado no bairro da Liberdade, em Salvador, e a construção no local da nova sede do Neojiba.

O projeto contempla o restauro e a adaptação dos edifícios, implantação de um espaço multiúso para 140 pessoas e salas de ensaio e estudo. De acordo com a portaria nº 411, da Secretaria de Fomento e  Incentivo à Cultura, o dinheiro também será usado na promoção de eventos musicais e educacionais ao ar livre e gratuitos, a serem realizados durante o processo de restauração, na produção de um livro sobre a história do parque e na elaboração de projetos arquitetônicos para a revitalização integral do espaço.

Com 10.963 m² e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque do Queimado foi inaugurado em 1839. Além do reservatório elevado, no local funciona o Museu Arqueológico da Embasa. O espaço foi cedido pela Embasa ao Neojiba no final de 2014. (Geraldo Bastos/A Tarde)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 09:18
PRIMEIRA FASE DO XX EXAME DA OAB SERÁ APLICADA NESTE DOMINGO

A primeira fase do XX Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será aplicada neste domingo (24), das 13h às 18h, no horário oficial de Brasília, em todo o país. O exame traz 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta cada. Aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, 50% da prova (ou seja, somarem 40 pontos ou mais), serão aprovados para a segunda fase.

De acordo com o edital do exame, a primeira fase abordará disciplinas obrigatórias no currículo mínimo do curso de direito: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Neste domingo, o candidato deve levar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada com material transparente. Também é preciso apresentar um documento de identidade original e com foto. O uso de borrachas ou de corretivos não será permitido. Todos os dispositivos eletrônicos, carteiras e dinheiro serão colocados, antes do início da aplicação da prova, em um envelope fornecido pelo fiscal.

A segunda fase do XX Exame, a prova prático-profissional, será aplicada no dia 18 de setembro. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 09:11
ATRIZ NATHALIA DILL FALA DO DESEJO DE SER MÃE


Nos últimos meses, Nathalia Dill se viu entre vestidos pesados e costumes ultrapassados na pele da vilã Branca, de “Liberdade, liberdade”. A palavra feminista ganha na voz dela força de quem sabe o que fala. É uma mulher consciente e ciente de que ainda há muito o que conquistar nessa luta por respeito e igualdade com os homens.

“A pílula foi a maior vitória da mulher nos últimos anos. Acredito que foi a primeira vez que passamos a ter controle sobre o nosso corpo, a decidir se queríamos ou não ter filhos. Antes disso, ela só servia para procriar e cuidar da família”, pondera a carioca, que acrescenta: “Ainda falta mais domínio, como na questão do direito ao aborto. Sei que é algo polêmico e as pessoas são contra. Mas o que tem que prevalecer é o poder de decisão da mulher”.

No Brasil, interromper uma gestação é crime, salvo em casos como gravidez ocasionada por estupro. Mesmo nessa situação, circulam projetos de lei para proibir vítimas de violência de utilizar tal recurso.

“É triste e cruel, porque sabemos que uma decisão como essa vai servir apenas para uma parte da sociedade. Quem tem dinheiro vai se resolver”, lamenta Nathalia, que vê de perto o que a falta de uma política de planejamento familiar é capaz de fazer: “Eu ajudo um orfanato. As mulheres vão tendo filho e os jogam lá. Eu entendo que elas são vítimas, entendo a falta de instrução... Mas é difícil. Vi ali crianças que, com poucos meses, já são carentes de afeto. É triste demais”.

O instinto maternal é forte na atriz. Ela deseja muito ser mãe. Acredita, no entanto, que ainda não é o momento. “Quando eu ficar grávida, será uma decisão pensada. Eu vou ter que parar de tomar pílula e me estruturar. E eu acho isso o mais legal. Poderia ter filho antes e os meus pais me ajudarem. Mas quando você passa essa demanda da criação para os outros, você perde a autoridade. Não quero assim”, afirma Nathalia. (Extra)


.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 09:02
NEGO DO BOREL NEGA REVOLTA DE COMUNIDADE APÓS FESTA LUXUOSA


Nego do Borel, o Cleyton de "Malhação", renovou com a Globo e continuará na nova temporada da novela. Nos capítulos recentes da história de Emanuel Jacobina, seu personagem descobriu que é o pai dos gêmeos de Krica (Cynthia Senek). Ele, que também é cantor, falou sobre a nova carreira.

“Nunca tinha feito nenhum trabalho de atuação. Mas sempre tive vontade. Minha música ("Não me deixe sozinho") é tema do Uodson (Lucas Lucco) e fui convidado para fazer apenas uma participação. Aí estenderam para o final desta temporada e agora assinei contrato até março de 2017. Deu muito certo e quero dar o meu melhor. Nos primeiros dias, fiquei nervoso e com vergonha. Achava que não ia conseguir. Depois, foi natural. Hoje já decoro até na hora. Mas sempre estudo antes. Quando viajo para fazer show, aproveito para passar o texto no hotel”.

Ele também falou dos boatos envolvendo seu nome. Recentemente, publicaram que moradores do Morro do Borel, comunidade na Zona Norte do Rio, onde cresceu, ficaram chateados com o fim do projeto que ele mantinha no local, apesar de ele ter investido em uma festa de aniversário luxuosa com o tema Hollywood.

“Minha comunidade me ama. O que aconteceu foi que demos um tempo no projeto para fazer melhorias . A ONG vai voltar. Precisamos de patrocínio, fazer uma reforma e acertar alguns documentos que estão pendentes. As pessoas falam o que não sabem. Teve a festa no Mansão Carioca, mas também teve comemoração na comunidade. A gente fica chateado quando sai uma coisa que não é verdade, sem fundamento. E muitas pessoas acabam acreditando nisso e ficam com outra visão do Nego do Borel. E isso não é legal. Entrego na mão de Deus. Sei que é assim mesmo. Estou fazendo sucesso e pronto para esse tipo de situação”. (O Globo)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 08:56
PRODUÇÃO NA CÂMARA CAI 26% ESTE ANO, COM IMPEACHMENT E CASO CUNHA


No semestre em que acusações contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) culminaram na renúncia dele da presidência da Câmara e deputados federais abriram o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, a produção legislativa na Casa teve redução de 26,6% na comparação com o mesmo período de 2015.

De acordo com estatísticas da Secretaria Geral da Mesa (SGM) da Câmara, entre fevereiro e julho de 2016, foram 72 matérias votadas, entre aprovadas e rejeitadas. No ano passado, no mesmo período, foram 98 propostas. O número de sessões no plenário também diminui. Foram 188 no primeiro semestre de 2016, contra 207 entre fevereiro e julho de 2015.

A produção no semestre passado também diminuiu na comparação com os primeiros meses de 2014, quando o plenário analisou 77 proposições. Naquele ano, ainda sob o comando de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a Câmara teve o seu ritmo de trabalho influenciado pela Copa do Mundo e pelas eleições. (G1)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 08:44
PROCURADORIA PEDE AO SUPREMO URGÊNCIA NO CASO GLEISI HOFFMANN


O Ministério Público Federal requereu ao Supremo Tribunal Federal urgência no julgamento da denúncia criminal contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) e do marido dela, o ex-ministro do Planejamento (Governo Lula), Paulo Bernardo. A acusação diz que em 2010 a campanha de Gleisi recebeu R$ 1 milhão do esquema de propinas instalado na Petrobrás.

Em manifestação ao STF, a procuradora-geral da República em exercício Ela Wiecko afirma que Paulo Bernardo agiu como ‘verdadeiro operador’ de Gleisi. Segundo Ela Wiecko, o ex-ministro solicitou recursos de origem ilícita para abastecer a campanha da mulher.

A base da denúncia da Procuradoria-Geral da República são as delações premiadas do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e do doleiro Alberto Youssef, personagens decisivos da Operação Lava Jato – suas revelações incriminaram dezenas de políticos com foro privilegiado perante a Corte máxima, entre deputados e senadores.

Paulo Bernardo foi preso na Operação Custo Brasil, deflagrada em junho pela Polícia Federal e pela Procuradoria em São Paulo. Ele teria recebido R$ 7,1 milhões em propinas de um esquema com empréstimos consignados no âmbito do Ministério do Planejamento, entre 2010 e 2015. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 08:35
MINISTRO DO TCU DÁ MAIS 30 DIAS PARA DEFESA DE DILMA SOBRE CONTAS DE 2015


O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro concedeu mais 30 dias corridos de prazo para que a presidenta afastada Dilma Roussef apresente defesa sobre os questionamentos do TCU a respeito das contas do governo de 2015.

A decisão, tomada na noite de sexta (22), foi confirmada ontem (23) pela assessoria do tribunal. Em junho deste ano, os ministros do TCU aprovaram por unanimidade o relatório do ministro José Múcio.

Na ocasião, mesmo já tendo apontado a repetição de irregularidades, a exemplo do ocorrido em 2014, o ministro informou não ter condições de as contas serem apreciadas pelo tribunal e concedeu prazo de 30 dias para que a presidenta respondesse os questionamentos feitos pelo TCU. O prazo normal terminaria neste domingo (24).

O prazo adicional de 30 dias começa a valer a partir da notificação, o que pode ocorrer na segunda-feira (25). Ao todo, foram apresentados 19 questionamentos pelo TCU e outros cinco pelo Ministério Público. (Agência Brasil)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 08:22
JOSÉ ALVES ASSUME SECRETARIA E DIZ ESTAR PREOCUPADO COM CENTRO DE CONVENÇÕES


O novo secretário estadual do Turismo, José Alves, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav), afirmou estar preocupado com as obras de recuperação do Centro de Convenções. A previsão da conclusão das intervenções é em novembro, quando o equipamento vai receber o XVII Congresso Internacional de Odontologia, evento considerado importante para o trade turístico.

Esse deve ser um dos assuntos na pauta da conversa entre José Alves e o governador Rui Costa (PT), na segunda-feira, 25, para traçar as diretrizes da pasta. O novo secretário teve a nomeação publicada neste sábado, 23, no Diário Oficial do Estado, que também traz a exoneração do ex-titular da pasta, Nelson Pelegrino (PT), que retorna a Brasília para ocupar sua vaga na Câmara dos Deputados.

Alves contou que também terá encontro com Pelegrino para falar sobre as ações em andamento da secretaria. Ele contou que o objetivo de sua gestão será promover mais o estado. "A Bahia tem 13 zonas turísticas. O Rio de Janeiro sempre foi porta de entrada, em segundo a Bahia. Queremos retomar o posto. Vamos buscar mais voos em Salvador, o retorno de transatlânticos", disse.

O nome de Alves, que é ligado ao PR, foi indicado pelo presidente estadual do partido, deputado federal José Carlos Araújo. A nomeação dele finaliza uma novela que girava em torno da titularidade da secretaria. (A Tarde)

.............................................................................................................................................................................................................................................
24/07/2016 08:13
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTUDA BLOQUEAR VERBAS PARA O MARTAGÃO GESTEIRA


A Promotoria de Infância e Juventude do Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um procedimento para apurar o tamanho da crise financeira enfrentada pelo hospital filantrópico Martagão Gesteira, responsável por atender gratuitamente 22 mil crianças por mês.

De acordo com o titular da promotoria Carlos Martel Guanais, que acompanha a área de saúde infantil, documentos que comprovem o rombo fiscal da unidade já foram solicitados à Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil, que a mantém em funcionamento.

Além disso, as secretarias da Saúde do município (SMS) e do estado (Sesab) foram convocadas pela promotoria para uma reunião sobre o tema na próxima quarta-feira, na sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia.

Conforme antecipou o promotor, os órgãos serão cobrados a apresentar alternativas que supram o cancelamento de alguns serviços do hospital, previsto para acontecer em 12 de agosto, segundo o superintendente da Liga Álvaro Bahia, Antônio Novaes.

Entre as estratégias estudadas por Carlos Martel está a judicialização da questão para garantir que o recurso chegue ao filantrópico. Ele diz considerar a possibilidade de pedir, em juízo, o bloqueio de verbas das secretarias da saúde estadual e municipal.

"Eles vão ter que dizer como vão suprir a ausência desses serviços, quem vai cuidar dessas crianças", afirmou o promotor. Para ele, a situação da unidade, referência no atendimento de oncologia infantil, é "extremamente preocupante". (A Tarde)

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/07/2016 17:58
SERVIDORES DA RECEITA COGITAM REAVALIAR PARALISAÇÃO


Com o envio do projeto de lei sobre o reajuste dos servidores da Receita Federal ao Congresso Nacional, o sindicato da categoria pretende reavaliar a paralisação iniciada no último dia 14, afirmou o presidente do Sindifisco, Cláudio Damasceno.

A mobilização gerou transtornos em aeroportos, aduanas, impactou o comércio exterior e a arrecadação e ameaçava se estender até o período dos Jogos Olímpicos. Qualquer decisão, porém, só será tomada na próxima semana, após análise do texto. "Estamos fazendo análise para ver se está de acordo", disse Damasceno.

O projeto de lei encaminhado pelo Executivo prevê um reajuste de 21,3% ao longo de quatro anos, além de um bônus por eficiência. Esse bônus, no entanto, sofreu ajustes no texto para "evitar perdas" aos servidores.

Antes, a previsão era de que os auditores receberiam uma bonificação fixa mensal de R$ 3 mil até o fim do ano, que se estende inclusive a servidores inativos. A partir de janeiro do ano que vem, essa valor passaria a ser calculado a partir de índices de eficiência. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/07/2016 15:13
GOVERNO ESTUDA REGRA QUE ELEVA TEMPO PARA SE APOSENTAR


O governo estuda propor uma regra de transição no âmbito da reforma da Previdência que aumentará em 40% o tempo restante para a aposentadoria.

O incremento será o "pedágio" a ser pago pelos contribuintes que estiverem mais próximos de obter o benefício e, portanto, estariam incluídos na chamada faixa de transição entre o regime atual e o novo modelo. Para os demais, deverá valer a idade mínima, que pode ser de 70 anos. Ainda não está fechado qual será a idade usada como referência para a divisão dos dois grupos.

A proposta dos 40% foi comentada esta semana em uma rede social pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e confirmada pela pasta. "Para quem faltasse 10 meses, teria de trabalhar mais quatro. Faltariam 14 meses para aposentar", escreveu Padilha.

As centrais sindicais, no entanto, ainda não haviam sido apresentadas a essa ideia durante as reuniões que têm mantido com o governo para debater o assunto. Embora o Executivo mantenha o otimismo sobre a aceitação, líderes sindicais adiantam que não vão acatar a sugestão. (Estadão)

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/07/2016 14:04
DECISÃO DA CAIXA SOBRE RECURSOS DEIXA MERCADO IMOBILIÁRIO BAIANO OTIMISTA

Luciano Muricy, presidente da Ademi
 

Com menos de 5% do mercado baiano, os imóveis de alto luxo não devem causar tanto impacto na retomada de vendas, segundo acreditam os especialistas do setor. Mas as unidades voltadas para a classe média são vistas como o setor que mais pode impulsionar a retomada do crescimento.

Esta semana a Caixa Econômica Federal anunciou que dobrará o teto do financiamento, que antes era R$ 1,5 milhão. O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, Luciano Muricy, afirmou que o principal é que essa decisão aponta para uma reversão na tendência de escassez de crédito. "É uma notícia que sinaliza uma nova tendência. Vamos torcer para que os outros bancos sigam o exemplo da Caixa", frisou.

"A Caixa Econômica Federal não é uma instituição excludente, então, se vai ter dinheiro para financiar apartamentos de alto luxo, também vai ter para apartamentos de classe média", estima o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos.

O grosso do mercado imobiliário baiano já estava contemplado no teto de financiamento de R$ 1,5  milhão. A diferença é que a decisão de dobrar o limite aponta para a uma maior disponibilidade de recursos, que pode beneficiar a negociação de imóveis que são mais baratos.

O corretor de imóveis Marcos Cabral também está otimista com a mudança. Ele assinala que o impacto vai ser positivo porque a instituição não só vai contemplar as classes alta e média como também está com o foco voltado para as classes mais populares. As informações são do A tarde.

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/07/2016 12:48
FILHO DE MARANHÃO DEVOLVERÁ R$ 565 MIL A ÓRGÃO ONDE TINHA CARGO SEM TRABALHAR


O Filho de Waldir Maranhão, Thiago Augusto, vai devolver ao Tribunal de Contas do Maranhão R$ 565.163,06 — em entrada mais 24 prestações. Augusto foi nomeado assessor da corte estadual por um aliado do pai, mas trabalhava como médico em São Paulo. Ele foi exonerado do posto em 9 de maio, quando a coluna revelou o caso.

Seu salário mensal no tribunal girava em torno de R$ 6,5 mil. Ele já estava lotado no gabinete de Edmar Cutrim quando concluiu sua residência médica, no Rio de Janeiro.

Funcionários que trabalham com gestão de pessoas no tribunal informaram à coluna que o cargo de Thiago Augusto — assessor de conselheiro TC04 — prevê expediente diário no gabinete.

Procurado, o conselheiro que o empregava disse inicialmente que o filho de Waldir Maranhão ia ao trabalho “todo mês”. Depois se corrigiu e disse que o funcionário aparecia “duas, três, quatro vezes por semana”. Desligou o telefone e não voltou a atender às ligações. (Folha)

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/07/2016 11:25
VEREADOR JOCEVAL DIZ QUE INDICADO PARA A SETUR-BA TRAZ ESPERANÇA PARA O TURISMO


A indicação de José Alves para o comando da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia rendeu elogios por parte do líder do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara Municipal de Salvador.

O vereador Joceval Rodrigues (PPS) disse, neste sábado (23), que a escolha do governador Rui Costa (PT) traz esperanças de dias melhores para o turismo na capital, já que José Alves é um quadro valoroso e extremamente competente.

Joceval, que é ligado à Igreja Católica, ressaltou ainda que o novo secretário do Turismo é um conhecedor do potencial que a capital baiana tem para o turismo religioso. “Tenho feito um trabalho importante de resgate do turismo religioso, com total apoio da Prefeitura. Com a indicação de José Alves, tenho certeza que esse ramo importante vai passar a receber a atenção devida por parte do Estado”, pontuou.

José Alves, o escolhido pelo governador para substituir Nelson Pelegrino na Secretaria de Turismo trabalha no ramo, sendo, atualmente, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA). Pesa ainda a favor de Alves a simpatia do trade turístico e o vasto currículo no setor. “Quero aproveitar para desejar sucesso a ele pelo novo desafio”, disse o vereador.

.............................................................................................................................................................................................................................................

1... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ...6150     Total: 122984



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960