COLUNISTAS

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

FRASE DO DIA

“O governador Jaques Wagner certamente é uma das últimas pessoas que têm autoridade para falar sobre corrupção. Seja por sua relação direta com os petistas envolvidos em escândalos recentes, seja pelo fato de ter colocado o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, como um secretário forte de seu governo.”

ACM Neto
Prefeito de Salvador

UM EQUÍVOCO HISTÓRICO

Ao alijar o ex-governador Waldir Pires da chapa que vai concorrer ao governo da Bahia, o Partido dos Trabalhadores cometeu não apenas um equívoco político, mas, sobretudo,umequívoco histórico.Oequívocopolíticoéóbvio, afinal a presença de um homem com a envergadura moral e eleitoral de Waldir Pires apresentando-se como o candidato da Bahia ao Senado daria à chapa do governador Jaques Wagner uma substância e uma notabilidade que elevariam o patamar da disputa.
 
Além disso, se o que importava ao PT era apenas o número de votos, Waldir teria a apresentarumabase eleitoral muito mais ampla que o deputado Pinheiro, cujos votos, embora espalhados aqui e acolá, concentramse em Salvador, base já ocupada à esquerda por Lídice da Mata, a outra postulante ao Senado.
 
Ou seja, em termos políticos, a chapa do governador Jaques Wagner perdeu, perdeu emsubstância,perdeuemnotabilidade,perdeu em densidade eleitoral. Mas o maior erro do Partido dos Trabalhadores não foi o erro político, foi o erro histórico. A presença de Waldir Pires como candidato ao Senado na chapa do Partido dos Trabalhadores não poderia ter sido decidida em negociações partidárias burocráticas, nem num arremedo de prévias onde tudo já estava decidido antes da decisão – não poderia sequer estar sendo discutida, pois essa presença foi conquistada ao longo de anos e anos de luta em prol da Bahia e da democracia.
 
Claro, Waldir teve seus percalços, todos os políticos os têm, todos os homens os têm, mas quando se fala da história política da Bahia é preciso dar lugar a quem soube honrar esse lugar ao longo da história. A verdade é que PT não tem tratado Waldir Pires à altura do papel que ele representa para a Bahia e, ao não se dar conta da sua importância, ao fazer o direito conquistado na luta histórica pela democracia se curvar ao interesse político imediato, cometeu um equívoco histórico. A Bahia perdeu um candidato a senador que a dignificava, mas Waldir Pires já fez história, o PT é que perdeu a oportunidade de fazê-la.



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960