politica

politica

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A OPERAÇÃO LAVA-JATO E SEUS EFEITOS NA ECONOMIA?

"Não seremos ninguém sem seu apoio",

Alice Portugal 
Candidata a Prefeitura de Salvador pedindo apoio de Rui Costa 

EMPREGOS E CONCURSOS

28/07/ - 16h23m
PARCERIA VISA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS PRAÇAS DA CIÊNCIA


 

Educadores da rede estadual e de 19 municípios que abrigam as Praças da Ciência receberão formação para dinamizar e fortalecer o uso pedagógico do equipamento, afirmou o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves, durante a abertura da quinta edição do Secti na Área, evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti), na última quarta-feira (27). As Praças da Ciência buscam popularizar a ciência nos espaços públicos, despertando nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação, além de promover e incentivar o conhecimento científico de forma lúdica.
 
“Atualmente não podemos pensar em educação sem pensarmos, também, em tecnologia. Por isso estamos estreitando os nossos laços com a Secti, com o objetivo de melhorarmos, ainda mais, a qualidade da educação pública em nosso estado. Estas praças serão dinamizadas com esta parceria e quem ganha são os estudantes e professores”, afirmou Alves, lembrando que a primeira formação de professores para o uso das praças será em Biritinga e Muritiba.
 
De acordo com a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, além da formação, será confeccionada uma cartilha para ser distribuída entre os educadores. “Estas praças serão mais um equipamento para fortalecer a educação científica nas escolas. Vamos iniciar a produção da cartilha e estruturar a formação dos educadores para que as praças sejam mais do que um espaço de lazer”, disse.
 
A quinta edição do Secti na Área trouxe o tema “Tecnologias na Escola: Possibilidades e Desafios”, com foco na interação entre áreas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento da Bahia. O evento contou com a participação do superintendente de Inovação da Secti, Thomas Buck; do subsecretário da Educação, Nildon Pitombo; do diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Lázaro Cunha; e do diretor do Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves.

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 07h51m
63% DAS PESSOAS QUE SE FORMAM EM CURSOS TÉCNICOS JÁ SAEM COM EMPREGO


No Polo Industrial de Camaçari, 70% dos 15 mil postos de trabalho direto e dos 30 mil indiretos são ocupados por profissionais com formação em áreas técnicas, de acordo com estimativa do Comitê de Fomento ao Desenvolvimento Industrial de Camaçari (Cofic). E a participação dos técnicos chega a ser ainda maior nos casos de fabricantes de bens finais, como no complexo automotivo da Ford, que, segundo o Cofic, chega à casa dos 80% de profissionais técnicos no quadro.
 
A elevada demanda por profissionais com formações voltadas para as necessidades da indústria explica um dado que deve animar aqueles que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Em  2015, 39,8 mil pessoas se formaram em cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia (Senai-BA). E a despeito das dificuldades enfrentadas pela economia do país, quase 25 mil alunos formados nos cursos, equivalente a 63,7%, conseguiram ingressar no mercado de trabalho.
 
A disponibilidade de mão de obra qualificada é um fator considerado tão importante quanto a oferta de infraestrutura e a situação do mercado consumidor. “Quem faz opção por uma carreira técnica está buscando uma área que é muito valorizada por quem pensa em investir”, destaca o superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic, Érico Oliveira.
 
O superintendente do Cofic lembra que a carreira é necessária para a economia e promissora para os interessados. “A formação dá uma perspectiva de absorção no mercado de trabalho mais rápido e com crescimento rápido”, aponta. “No caso dos jovens, que enfrentam obstáculos maiores para o ingresso no mercado de trabalho, a formação técnica pode ajudar bastante”, acredita Oliveira.
 
Até o próximo dia 31, o processo de seleção semestral do Senai-BA, uma das principais escolas técnicas do estado, está aberto, com 4,5 mil vagas para interessados em formações na área técnica. O diretor regional do Senai-BA, Luís Breda Mascarenhas, explica que a demanda na indústria é por uma quantidade muito pequena de profissionais com maior tempo de formação. “O maior volume dos profissionais que atuam na indústria é o profissional com nível técnico”, destaca Breda.  (Correio)
 

...........................................................................................................................................................................

27/07/ - 16h13m
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONSULTORIA DE PROJETOS EM MUSEUS

 
Estão abertas as inscrições para Consultoria Coletiva em Enquadramento de Projetos para Instituições Museológicas, que acontecerá no Laboratório de Museus (LabDimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), no próximo dia 3 de agosto, das 9h às 18h, localizado na Praça das Artes, com entrada pelo Solar Ferrão, na Rua Gregório de Mattos, nº45, Pelourinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br e pelo telefone (71) 3117-7482. Mais informações no site: www.ipac.ba.gov.br.
 
A iniciativa integra o programa estadual ‘Narrativas Patrimoniais’, do Ipac, que busca diálogo, qualificação e fomento de projetos das áreas de patrimônio cultural e museus. A consultoria ocorre via parceria do Ipac com a Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Bahia Criativa, escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores dos setores criativos.
 
A consultoria será fornecida pela coordenadora do Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos. “O nosso foco é orientar pessoas que elaboram projetos nas suas dúvidas e questionamentos, da melhor forma possível”, diz Luciana. O destaque nesse dia será também a apresentação de um case do Fundo de Cultura: Museu Carlos Costa Pinto.O ‘Narrativas Patrimoniais’, cuja programação segue até dezembro, foi aberto em maio deste ano, no Palacete das Artes, um dos museus do Ipac. Já foram realizadas ações em Salvador, Capim Grosso, Palmeiras, Santo Amaro, Ilhéus, Caetité e Jequié. 
 
“Vale ressaltar que existem vagas extras para os integrantes dos museus do Ipac”, diz coordenadora de Mobilização e Parcerias Institucionais do órgão, Milena Rocha. Podem participar do programa ‘Narrativas’ produtores culturais, agentes públicos, artistas, arquitetos, urbanistas, restauradores, museólogos, gestores e profissionais interessados em elaborar projetos. As inscrições são gratuitas. 

 

...........................................................................................................................................................................

26/07/ - 16h45m
PRORROGAÇÃO DE RECADASTRAMENTO DOS INATIVOS DA EDUCAÇÃO TERMINA NO DIA 30

 
Servidores inativos da Secretaria da Educação do Estado, que ainda não realizaram o recadastramento da Previdência Estadual, têm até o dia 30 de julho para fazer o procedimento. Até segunda-feira (25), 1.838 funcionários ainda não haviam regularizados os dados. O edital de convocação dos faltosos foi publicado, no último 1º de julho, chamando 2.710 aposentados. Ainda esta semana, os servidores que não regularizaram a situação vão receber lembretes do prazo via SMS.
 
O recadastramento de inativos pode ser feito em uma das 55 unidades de atendimento do Ceprev, em Salvador e interior, ou no SAC Servidor. Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone).
 
A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) informa que o recadastramento de inativos também pode ser feito com hora marcada, oferecendo maior conforto e comodidade ao cidadão. Para isso, basta agendar o atendimento pelos telefones 0800 071 5353 e 4020-5353 para os postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, na capital; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas. 
 
Informações adicionais podem ser obtidas pelo call center da Previdência Estadual - 0800 071 5353 (para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020-5353 (para ligações oriundas de fora do estado ou de celular). 

 

...........................................................................................................................................................................

26/07/ - 07h45m
CRISE GERA DEMISSÕES NA RUA DAS NOIVAS E OBRIGA DONO A DORMIR EM LOJA
 
 
A Rua São Caetano, no Centro de São Paulo, conhecida como 'Rua das Noivas' por ser referência nacional em roupas e acessórios para casamentos, vem sofrendo muito com a queda de faturamento nos últimos meses. A produção do Bom Dia São Paulo, em parceria com o G1, fez um levantamento com 88 lojas que ficam no primeiro quarteirão da rua, entre os números 18 e 392, e constatou que ao menos 113 vagas de trabalho foram fechadas nesse trecho nos últimos doze meses – uma queda de 15%.
 
Dioneide Moura, proprietária de uma loja atacadista de vestidos de fabricação própria, passou a dormir no trabalho de segunda-feira a sábado. Com problemas para colocar as contas em dia desde o início do ano, ela decidiu economizar os cerca de R$ 20 que gastava todos os dias com o transporte para ir de casa, em Carapicuíba, para o centro da capital.
 
“Eu estou economizando quanto, por semana? Bastante, né! Para mim é melhor ficar aqui no serviço. E adianto mais, trabalho às vezes à noite. O que eu dava de serviço para fora, hoje eu já não dou mais, hoje eu mesma estou fazendo. Para não pagar para outra pessoa fazer”, conta Dioneide, que está há mais de 20 anos na 'Rua das Noivas'.
 
A maioria dos proprietários reclama de uma forte queda no faturamento. Segundo os relatos, os ganhos caíram em média 52% no período. Em algumas lojas, a queda chegou a 80%.
 
O levantamento aponta que, em julho de 2015, essas lojas empregavam, ao todo, 775 pessoas. Agora, em julho de 2016, esse número caiu para 662. O número de demissões foi menor que a queda do faturamento. Segundo lojistas, um dos motivos é que boa parte do salário dos funcionários é baseada em comissões de vendas. Com a queda no movimento, o ganho desses trabalhadores também despencou.

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 15h32m
CURSO VAI CAPACITAR SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS EM BRIGADISTA


 

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) vai promover, no período de 16 a 18 de agosto próximo, em Salvador, um curso de formação de brigadistas, destinado a servidores estaduais. O objetivo é capacitá-los para atuar de maneira ágil na prevenção e combate aos focos de incêndios, a fim de proteger a vida humana e o patrimônio público. As inscrições podem ser feitas, até o preenchimento das vagas, na página do órgão.
 
O curso é coordenado pelo técnico de Segurança do Trabalho, Renato Pessoa, será ministrado das 8h30 às 17h30, na Universidade Corporativa do Servidor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Serão abordados, entre outros temas, ‘Teoria de Combate ao Incêndio’, ‘Teoria sobre Atendimento Pré-Hospitalar e Primeiros Socorros’ e Teoria sobre Atendimento Pré-Hospitalar e Primeiros Socorros. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (71) 3115-3086/3078/3084.

 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 07h35m
OITO CIDADES DO INTERIOR BAIANO OFERECEM MAIS DE MIL VAGAS
 

 
Órgãos municipais de oito cidades baianas oferecem oportunidades para interessados em garantir um emprego. Os processos seletivos visam ao preenchimento de 1.001 vagas para funções como auxiliar de serviços gerais e engenheiro de minas, que exigem diferentes graus de escolaridade. Os aprovados vão trabalhar nas cidades de São Francisco do Conde, Santa Cruz Cabrália, São Félix do Coribe, Maragojipe, Ubatã, Antônio Gonçalves, Conceição do Jacuípe e Campo Formoso. As remunerações  variam entre R$ 880 e R$ 12 mil.
 
A  estabilidade  que um cargo público proporciona continua sendo um dos maiores atrativos para os concursandos. Ainda que isso signifique mudar de cidade.Para o professor de direito administrativo da Casa dos Concursos André Dórea, a procura pelas seleções de âmbito municipal, cuja média de inscritos é de duas mil pessoas, teve um aumento nos últimos anos. Dórea acredita que a frequente participação em concursos deixa as pessoas "mais esclarecidas, atentas e questionadoras" sobre a forma de operação e a legalidade desses processos seletivos, que, na instância municipal, costumavam ter a legitimidade questionada. "A população confia na seriedade do ingresso ao setor público", diz.
 
O desempenho de quem está em falta com os estudos pode ser menor do que os dos concurseiros habituais, mas  a falta de preparação pode ser amenizada."Ter um bom conhecimento das disciplinas básicas, além de estar em dia com os conhecimentos gerais, traz mais chances de obter um bom resultado", atenta Dórea. Um bom desempenho também depende da leitura do edital, onde constam informações importantes, como a descrição do conteúdo programático e o número de questões da prova. Para o candidato que deseja ser aprovado e seguir a carreira pública, "analisar o edital é um mandamento", explica o professor André Dórea.(g1)

...........................................................................................................................................................................

22/07/ - 16h06m
COLÉGIO EM IAÇU REALIZA MINICURSOS COMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 
O Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas, no município de Iaçu, na região centro norte do estado, está promovendo uma série de minicursos durante os sábados letivos. As atividades complementares, de temáticas livres, são relacionadas a todas as áreas do conhecimento e elaboradas pelos professores da unidade, de acordo com as necessidades dos estudantes do Ensino Médio regular e dos cursos técnicos em Agropecuária e em Suporte e Manutenção de Computadores. 
 
Em cada sábado são realizados cerca de seis a oito minicursos, com duração de quatro horas, com direito a certificado de participação no final de cada atividade. A ideia é estender a iniciativa para a participação da comunidade local. Entre os minicursos já oferecidos estão ‘Jogos Matemáticos’; ‘Resolução de Cálculos Matemáticos’, ‘Elaboração de Textos no Word’; ‘Power Point’; ‘Direitos Humanos’, ‘Escala Cartográfica’; ‘Produção Textual’ e ‘Arte do Grafite’. Além disso, são realizadas propostas diferenciadas, a exemplo de produção de queijos caseiros, implantação de coleta seletiva e elaboração de produtos alimentícios.
 
De acordo com a diretora da unidade escolar, Kathia Flôr, os minicursos foram criados para atender algumas dificuldades demonstradas pelos estudantes em sala de aula. “A proposta é ampliar o conhecimento dos estudantes e estimular a participação deles nos sábados letivos, através de atividades desenvolvidas com base nas suas áreas de interesse e sugestões”.
 
Como resultado da experiência obtida no minicurso ‘Arte em Grafite’, ministrado por instrutores voluntários, os estudantes colocaram em prática o que aprenderam e deram um novo visual à fachada do colégio. Eles grafitaram os muros com desenhos diversos e que chamam a atenção de todos. 

 

...........................................................................................................................................................................

22/07/ - 08h08m
TEM DÚVIDAS SOBRE FÉRIAS? VEJA RESPOSTAS PARA PERGUNTAS FREQUENTES
 
 
O funcionário pode tirar férias quando quiser? A empresa pode impor a data? O profissional pode perder o direito de tirar férias? Essas são apenas algumas das dúvidas que existem sobre as férias. O período de férias é muito esperado pelos profissionais, mas ainda gera muitas dúvidas sobre quais são os direitos do trabalhador e do empregador. "As férias são períodos de descanso e para ter direito é necessário trabalhar por 12 meses consecutivos, o que é chamado de período aquisitivo", afirma Gilberto Bento Jr, sócio da Bento Jr. Advogados.
 
Depois desse período de 12 meses de trabalho, o empregado conquista o direito a 30 dias de férias com salário integral acrescido de um terço. "Esse acréscimo na remuneração visa proporcionar a possibilidade de desfrutar de atividades de lazer com a família sem comprometer o sustento familiar, daí a obrigação da empresa em pagar, além do salário normal, o terço constitucional", ressalta Bento Jr.
 
Veja abaixo 5 respostas para perguntas frequentes:
 
1) Quem define as férias?
"Já vi muitas brigas trabalhistas relacionadas às férias, isso se dá pela confusão de conceito do trabalhador de que por ser seu direito essa poderá ser aproveitada quando bem desejar, esse é um erro comum", afirma Bento Jr. Ponto que poucos se atentam é que por mais que seja um direito do trabalhador, o período a ser tirado pode ser determinado pelo empregador. Assim, se o empregado quiser tirar as férias em outubro e a empresa decidir por dezembro, vale o que o empregador quiser. Entretanto, o ideal é que empresa e funcionário entrem em um acordo para que os dois sejam beneficiados.
 
2) Quando se perde esse direito?
Há quatro situações em que o empregado pode perder o direto de tirar férias, conforme o artigo 133 da Consolidações das Leis do Trabalho (CLT):
- Quando o empregado deixa o emprego e não é readmitido dentro de um período de 60 dias subsequentes à sua saída;
- No caso do trabalhador que permanece em licença recebendo salários, por mais de 30 dias no período de um ano;
- Quando o empregado não trabalha por mais de 30 dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa, recebendo o salário;
- Tenha ficado afastado do trabalho pela Previdência Social em função de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 meses, mesmo que descontínuos.
Nesses casos, a Justiça entende que o trabalhador já obteve o período de descanso, assim não haveria obrigação por parte da empresa em conceder novo descanso.

3) Faltas podem reduzir as férias?
As faltas podem reduzir o período de 30 dias de férias, segundo o artigo 130 da CLT. Veja a proporção:
- até 5 faltas: 30 dias de férias
- 6 a 14 faltas: 24 dias de férias 
- 15 a 23 faltas: 18 dias de férias
- 24 a 32 ausências: 12 dias de férias

4) Venda das férias
O período máximo de férias permitido para venda é de um terço. Essa medida é possível desde que a solicitação seja feita pelo trabalhador e o empregador não pode impor a venda desse período.
Caso o trabalhador opte pela venda, ele deverá comunicar a empresa até 15 dias antes da data do aniversário do contrato de trabalho. A partir daí o período de férias é acertado e a empresa deve pagar o valor proporcional aos dias que o funcionário vai trabalhar.

5) Divisão de férias
Existem também os casos em que os trabalhadores podem dividir suas férias, mas isso depende de acordo com o patrão. Segundo Bento Jr, é importante lembrar que essa situação só ocorre em casos de férias individuais. Mesmo assim a divisão terá que ser no máximo em dois períodos, não podendo ser nenhum deles menor que 10 dias. Já nas férias coletivas pode haver fracionamento mesmo que não haja anormalidade – logo, o tratamento das férias coletivas é diferente.

...........................................................................................................................................................................

21/07/ - 17h09m
BCS PROMOVE CONCURSO DE FOTOGRAFIAS PARA ADOLESCENTES EM FEIRA DE SANTANA

 
A Base Comunitária de Segurança (BCS) da Rua Nova, em Feira de Santana, no centro norte da Bahia, associada a escolas públicas do bairro e a Associação dos Fotógrafos Profissionais da região, lançou o concurso de fotografias 'Retratos da Rua Nova'. A seleção vai escolher as 12 melhores fotografias, que serão posteriormente transformadas em calendários e expostas no shopping, museu e no Centro de Cultura e Arte do município. Os três primeiros vencedores também receberão prêmios. 
 
O objetivo do concurso é proporcionar aos jovens a oportunidade de retratar o bairro sob a perspectiva artística da fotografia, elevando a autoestima dos participantes e da comunidade. Os candidatos que se cadastrarem até o fim do mês vão participar de uma oficina de técnicas de fotografia. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 5 de setembro. Podem participar alunos da rede pública do bairro, entre 11 e 17 anos, com autorização dos pais ou responsáveis.

 

...........................................................................................................................................................................

21/07/ - 08h10m
JUSTIÇA SUSPENDE DECISÃO QUE REINTEGRAVA 37 FUNCIONÁRIOS DA CONDER


O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, em Salvador, suspendeu a decisão que determinou a reintegração de 37 funcionários da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) demitidos em março deste ano. O pedido de suspensão da medida foi solicitado pela Conder com apoio da Procuradoria-Geral do Estado, contestando a decisão de primeiro grau.

A  7ª Vara do Trabalho de Salvador havia determinado que a Conder reintegrasse todos os trabalhadores despedidos em um prazo de 48 horas e que não desligasse outros aposentados até que fosse concluída a negociação prévia com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom).

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Luiz Roberto Peixoto de Mattos Santos considerou que não há amparo legal que obrigue uma negociação coletiva prévia às demissões e que empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não têm estabilidade. (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

20/07/ - 17h05m
OFICINA ESTIMULA PROITAGONISMO JUVENIL POR MEIO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


 

Alunos e professores da rede estadual de ensino participam, até o dia 1º de agosto, da Oficina de Interpretação e Produção de Vídeos Estudantis, oferecida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira. A atividade objetiva estimular o protagonismo juvenil por meio da produção multimídia, além de contribuir para apropriação tecnológica pelo professor.
 
Segundo o educador da Rede AT, Raulino Júnior, a oficina que teve a primeira edição, em 2014, nasceu como uma espécie de treinamento para os alunos que participaram do Encontro Estudantil. “Essa formação culminou com a cobertura colaborativa do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual. Desde então a gente tem dado continuidade a essa proposta, que é [levar] a comunidade escolar a se apropriar das tecnologias e [sair] daqui com o desejo de formar núcleos de mídias, nas suas respectivas escolas. Isso tem acontecido”.
 
“[Foi] meu professor que me inscreveu no curso. Estou me identificando bastante com as mídias digitais. É algo que eu adoro e está [muito] presente em nosso cotidiano. Na minha escola já estamos trabalhando com um blog. Essa oficina vai dar o suporte para melhorar o meu conhecimento sobre produção multimídia”, disse a estudante Camile Bueno, do Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire.
 
“Já trabalhamos com blog. Por isso fiz as inscrições dos meus alunos, e eles têm demonstrado excelente aceitação. Essa oficina foi o que faltava para aprimorar o conhecimento dos estudantes. Estou sentindo que eles estão gostando, e tenho certeza que vamos montar um grupo multiplicador em nossa escola”, relatou o professor de Física, Samuel Nunes, do Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire. Ao final do curso, todo o trabalho realizado estará disponível no Blog do Professor Web e Professora Online, no Portal da Educação.

 

...........................................................................................................................................................................

20/07/ - 10h08m
IBGE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA 325 VAGAS TEMPORÁRIAS


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de pessoal para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas. Agora, os candidatos podem se inscrever até o dia 25 de julho.

São 300 vagas para agente de pesquisas por telefone e 25 para supervisor de pesquisas, nas áreas de conhecimento geral, gestão, suporte gerencial e tecnologia de informação e comunicação. Todas as vagas são para o Rio de Janeiro.

A remuneração para agente de pesquisas por telefone é de R$ 950. Para supervisor de pesquisas é de R$ 4.600.

As inscrições devem ser feitas de 21 de junho a 19 de julho pelo site www.cesgranrio.org.br. As taxas são de R$ 22 para nível médio e de R$ 100 para nível superior. (G1)

 

...........................................................................................................................................................................

20/07/ - 07h33m
EVENTO OFERTA 1.000 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO
 
 
Um evento organizado pela Faculdade Maurício de Nassau vai oferecer 1.000 vagas de emprego e estágio, em diversas áreas, tanto para quem nível médio e superior. A atividade irá contar com empresas como Ânima, Connect Rh, Labchecap, CIEE, Atakarejo, Farmácia Santana, Nobre Assessoria, Suigeneris, entre outras. Serão duas opoturnidades para ir ao evento: a primeira já nesta sexta-feira, 22, no campus da Pituba, e na próxima sexta, 29, no campus da Mercês, das 9h às 17h.
 
Na ocasião, será feito o cadastro dos currículos dos candidatos, como também a seleção para algumas vagas nas funções de técnico de enfermagem, recepcionista, vendedor externo, analista administrativo, atendente financeiro, promotor de vendas, por exemplo. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM), também estará presente e fará a busca por oportunidades de emprego. Caso o candidato cumpra com os pré-requisitos da vaga, já sairá com a carta de encaminhamento para a entrevista.
 
A população ainda irá se beneficiar com palestras voltadas para a área de empregabilidade, como "Desenvolvimento de pessoas" e "O corpo fala", ministradas por Ícaro Freitas e Maximiano da empresa Maxx Training, especializada em treinamentos e desenvolvimento de pessoas. "Educação continuada" será ministrada pela Analista de Carreiras, Sheila Daniela, e pela pedagoga Ivonildes Silva, sobre planejamento de carreira.
 
Serviços de profilaxia serão realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), e um balcão do programa social do Governo Federal, Bolsa Família, também estará disponível no local. Para a promoção da saúde e bem-estar, a academia Hummer dará aulas de zumba e fit dance. O evento é gratuito mediante a doação de um litro de leite. Para conferir as vagas de emprego é necessário que o candidato esteja munido do currículo atualizado e da Carteira de Trabalho. A unidade da Pituba fica na Rua dos Maçons, nº 364, próximo a 16ª Delegacia de Polícia. Já a unidade Mercês está situada na Rua Direta da Piedade, s/n, próximo ao Orixás Center. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3505-4500.(A Tarde)
 

...........................................................................................................................................................................

19/07/ - 08h02m
IBGE ENCERRA INSCRIÇÕES PARA 7.825 VAGAS; CESGRANRIO É A ORGANIZADORA
 
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta terça-feira (19) as inscrições de dois processos seletivos para um total de 7.825 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 950 a R$ 4.600.
 
7.500 vagas
No edital nº 02 são 7.500 vagas de contratação temporária para o cargo de agentes de pesquisas e mapeamento. A remuneração será de R$ 1.250.
Os contratados vão atuar em 550 municípios distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. O candidato deve ter ensino médio.
O contratado terá direito ainda a auxílio-alimentação a auxílio-transporte, assim como a férias e 13º salário proporcionais.  A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.

325 vagas
No edital nº 03 são 325 vagas em cargos de níveis médio e superior, sendo 300 para agente de pesquisas por telefone e 25 para supervisor de pesquisas, nas áreas de conhecimento geral, gestão, suporte gerencial e tecnologia de informação e comunicação. A remuneração para agente de pesquisas por telefone é de R$ 950. Para supervisor de  pesquisas é de R$ 4.600. Para agente de pesquisas por telefone é exigido nível  médio completo e 1 ano de  experiência comprovada em teleatendimento/telemarketing ativo ou receptivo nos últimos 5  anos.
 
Para supervisor de pesquisas geral, gestão e suporte gerencial é exigido curso superior  completo em qualquer área. Para a área de tecnologia de informação e comunicação é exigido curso superior completo com graduação em engenharia de sistemas, ou em engenharia de computação, ou em informática, ou em ciência da computação, ou em análise de sistemas, ou em sistemas de informação, ou em processamento de dados ou análise de tecnologia da informação; ou ainda, curso superior completo com graduação na área de ciências exatas.
 
Os serviços serão prestados pelo prazo de até 1 ano, podendo ser prorrogado, desde que não  exceda 3 anos. O contratado será avaliado mensalmente nos primeiros 3 meses e nos últimos 3 meses de contrato temporário. Nos meses intermediários, as avaliações poderão ocorrer mensalmente ou a cada 90 dias. A inscrição deverá ser efetuada de 21 de junho a 19 de julho pelo site www.cesgranrio.org.br. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/município/área  de trabalho onde deseja trabalhar e, também, a UF/município/área de trabalho onde realizará a prova. A taxa de inscrição varia de R$ 22 a R$ 100.
 
A prova objetiva está prevista para 4 de setembro e terá duração de 4 horas, das 13h às 17h (considerando o horário de Brasília). O resultado final sairá em 3 de outubro.


 

...........................................................................................................................................................................

18/07/ - 07h17m
CONCURSOS NA BAHIA TÊM 1.121 VAGAS; SALÁRIOS ATÉ R$ 20,4 MIL
 

 
A Bahia está com 1.121 vagas abertas para seleção por concursos. Os salários variam de R$ 1.000,00 a R$ 20.417,72 para profissionais de vários níveis. Confira os detalhes e as inscrições:

Defensoria Pública do Estado (DPE)
Prazo para inscrição: até 04/08
Onde se inscrever: www.concursosfcc.com.br
Vagas: 17
Salário: até R$ 20.417,72
Nível: Superior

Prefeitura de São Francisco do Conde
Prazo para inscrição: 01/08 a 08/08
Onde se inscrever: www.concursos2016.fapes.org.br
Vagas: 671
Salário: até R$ 3227,78
Nível: Médio / Superior

Câmara de Itagi
Prazo para inscrição: até 22/07
Onde se inscrever: www.solucaogov.com.br
Vagas: 5
Salário: até R$ 1000,00
Nível: Fundamental / Médio / Superior

Câmara de Maragogipe
Prazo para inscrição: até 08/08
Onde se inscrever: www.concursos.supremaconcursos.com.br
Vagas: 14
Salário: até R$ 4000,00
Nível: Fundamental / Médio / Superior

Câmara de Ubatã
Prazo para inscrição: 25/07 a 08/08
Onde se inscrever:  www.concursos.consultte.com.br
Vagas: 6
Salário: até R$ 1350,00
Nível: Fundamental / Médio

Prefeitura de Antônio Gonçalves
Prazo para inscrição: 18 a 29/07
Onde se inscrever: www.planejarconcursos.com.br
Vagas: 81
Salário: até R$ 1272,00
Nível: Fundamental / Médio / Superior

Prefeitura de São Félix do Coribe
Prazo para inscrição: 24/07
Onde se inscrever: www.ibeg.org.br
Vagas: 41
Salário: até R$ 12.000,00
Nível: Fundamental / Médio / Superior

Prefeitura de Umburanas
Prazo para inscrição: até 19/07
Onde se inscrever: www.multydeias.com.br
Vagas: 94
Salário: até R$ 3000,00
Nível: Fundamental / Médio / Superior

Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)
Prazo para inscrição: até 29/07
Onde se inscrever: Sudesb - Rua dos Colibris nº 18, Bairro Imbuí
Vagas: 17
Salário: até R$ 2729,78
Nível: Superior

UFBA
Prazo para inscrição: até 29/07
Onde se inscrever: www.concursos.ufba.br
Vagas: 128
Salário:  até R$ 8639,50
Nível: Superior

UFRB
Prazo para inscrição: até 21/07
Onde se inscrever:  www.ufrb.edu.br/concursos
Vagas: 35
Salário: até R$ 8639,50
Nível: Superior

UFRB
Prazo para inscrição: até 29/07
Onde se inscrever: www.ufrb.edu.br/concursos
Vagas: 3
Salário: até R$ 8639,50
Nível: Superior

Unilab
Prazo para inscrição: 18/07 a 19/08
Onde se inscrever: Instituto de Ciências da Saúde (Pró-Reitoria de Graduação do Campus dos Malês) - Avenida Juvenal Eugênio Queiroz, s/nº, Centro, em São Francisco do Conde
Vagas: 3
Salário: até R$ 3184,72
Nível: Superior

...........................................................................................................................................................................

15/07/ - 07h24m
SEIS EMPRESAS SELECIONAM PARA 282 VAGAS EM TRÊS ESTADOS
 
 
A Abbraccio Cucina Italiana, a Atos, a Healthways, a Infinity Brazil, a Megamatte, a Outback Steakhouse estão com 282 vagas de emprego abertas. As oportunidades são para Ribeirão Preto (SP), Londrina (PR), São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os cargos estão: auxiliar de cozinha, atendente, técnico de suporte e analista de banco de dados.
 
Veja as oportunidades de cada empresa:

Abbraccio Cucina Italiana
A Abbraccio Cucina Italiana, que pertence ao mesmo grupo do Outback Steakhouse, está com 120 vagas abertas para cargos de recepcionista, atendente (mesa e bar) e auxiliar de cozinha e de limpeza.
As vagas estão abertas para a primeira unidade da marca em Ribeirão Preto, no Ribeirão Shopping.

O processo de contratação acontece do dia 18 a 22 de julho, das 9h às 15h. Os interessados devem comparecer ao Hotel Comfort Inn & Suítes Ribeirão Preto, na Rua Amador Bueno, 1.116.
Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, preferencialmente estudantes universitários ou com ensino médio/técnico completo,  que tenham disponibilidade de horário, inclusive para finais de semana e feriados. Não é necessário ter experiência anterior. A rede procura pessoas dedicadas, com perfil dinâmico e vontade de crescer. Há oportunidades destinadas também à pessoas com deficiência e jovens aprendizes.

O treinamento dos selecionados para as vagas acontece no próprio restaurante. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a rede através do site www.abbracciorestaurante.com.br/trabalheconosco.

Atos
A Atos, empresa de serviços digitais, está com 30 vagas abertas na cidade de Londrina (PR). As oportunidades são para as vagas de técnico de suporte ao usuário bilíngue espanhol.
Os profissionais devem ter ensino médio completo e experiência em atendimento a usuários ou ao público. É desejável que o candidato tenha conhecimentos de informática (microcomputadores e periféricos, instalação, ativação, desativação, remanejamento, manutenção ou desinstalação dos grupos de hardware, sistemas operacionais e aplicativos). O idioma espanhol avançado ou fluente é indispensável e o candidato deve possuir disponibilidade para trabalhar em turnos.
Os contratados irão dar suporte de serviços básicos de TI ao cliente via e-mail, telefone e chat para clientes de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Venezuela.
A contratação é em regime CLT, com 40 horas semanais e pacote de benefícios com vale-refeição, plano de saúde e plano odontológico, seguro de vida e previdência, entre outros. Além disso, o funcionário terá direito a vale-transporte e aulas de inglês online gratuitamente.
Os interessados devem se inscrever no site www.vagas.com/atos ou enviar um e-mail com o assunto “Vagas Espanhol Londrina” para selecao.rh@atos.net.

Healthways
A Healthways, empresa em programas de gestão de saúde e bem-estar, com sede na cidade de São Paulo, abriu oportunidades de emprego para as áreas de informática e programação.
As oportunidades são para os cargos de analista de banco de dados, analista de negócios de TI, analista de qualidade de TI, e programador.
Para as vagas de TI, é necessário ter nível superior completo e proficiência na língua inglesa.
Entre os benefícios estão: seguro saúde, seguro odontológico, seguro de vida, vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte.
As inscrições podem ser feitas por meio do site www.healthways.com.br na aba ‘Trabalhe Conosco’.

Infinity Brazil
A agência de recrutamento Infinity Brazil está com oportunidades de emprego abertas para profissionais que desejam atuar em navios de companhias internacionais.
Atualmente, as vagas disponíveis são para diversos departamentos, inclusive os iniciais, como na área da limpeza. Além dessas vagas, estão abertas oportunidades para os departamentos de governança, cozinha, restaurante, recepção, entretenimento e fotografia.
Os pré-requisitos das companhias são inglês em nível intermediário e experiência na área que deseja atuar. O salário é pago em dólar.
Os interessados podem se inscrever pelo site www.infinitybrazil.com.br. As entrevistas do processo seletivo serão realizadas via Skype.

Megamatte
A Megamatte, franquia especializada em alimentação rápida e saudável, recruta cerca de 12 novos profissionais para atuarem nas lojas do Uptown e Brookfield, na Barra da Tijuca.
As vagas efetivas são para as funções de atendente, operador de caixa, suqueiro e forneiro. O salário é de R$ 912,00 mensais, mais vale-transporte e lanche no local.
Os candidatos devem ter ensino fundamental e não é necessário ter experiência. A empresa oferece treinamento aos novos funcionários. A idade mínima é superior a 18 anos.
O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: triagem de currículos e entrevistas individuais. Com duração aproximada de 15 dias, o curso de formação ocorrerá no Centro de Treinamento da rede, que fica no Centro do Rio. O início das atividades é imediato.

A jornada de trabalho é de oito horas diárias.
Os interessados podem enviar o currículo para o e-mail: curriculo@megamatte.com.br.

Outback Steakhouse
A Outback Steakhouse que será aberto no Shopping Metrô Santa Cruz, na Zona Sul de São Paulo, está com 120 vagas abertas para os cargos de atendente de restaurante e bar, recepcionista e auxiliar de limpeza e cozinha.
Os interessados deverão comparecer de 18 a 20 de julho, das 9h às 14h, no Colégio Marista Arquidiocesano (Rua Domingos de Morais, 2565 – Vila Mariana).
Os candidatos devem ter mais de 18 anos, serem universitários ou pessoas com ensino médio/técnico completo que tenham disponibilidade de horário, inclusive para finais de semana e feriados. Também há oportunidades para pessoas com deficiência e jovens aprendizes. A rede procura pessoas dedicadas, com perfil dinâmico e vontade de crescer.
A empresa oferece remuneração e benefícios como vale-transporte, refeição no local, assistência médica e odontológica, dentre outros.
Durante o processo seletivo, os candidatos passam por entrevistas e provas específicas, de acordo com o cargo pretendido. Os selecionados após essas etapas passam por um treinamento no restaurante.

...........................................................................................................................................................................

14/07/ - 08h10m
CREMER E GRUPO ANDRADE GUTIERREZ ABREM PROGRAMAS DE TRAINEE
 
 
A Cremer e o Grupo Andrade Gutierrez abriram as inscrições para seus programas de trainee. Os candidatos devem concluir a graduação entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016. As oportunidades são para diversas áreas de formação. A Cremer, empresa de materiais descartáveis e de consumo para cuidado com a saúde, abriu  as inscrições para seu programa de trainee 2017. Existem oportunidades para atuar em todos os estados do Brasil.
 
Os candidatos devem concluir a graduação entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016 nas áreas de administração, comunicação, comércio exterior, contábeis, economia, enfermagem, engenharias (todas), estatística, farmácia, marketing, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais e relações públicas.
 
É desejável que os candidatos tenham conhecimento em inglês, domínio do pacote office e  disponibilidade para viajar e mudar de cidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro pelo endereço: www.vagas.com.br/v1350924.
 
O trainee da Cremer passará por duas etapas durante o programa. A primeira delas, com duração de dois meses, é de integração e job rotation. O trainee terá treinamentos sobre gestão e liderança, experiências externas, além da oportunidade de conhecer diversas áreas da empresa para formar uma visão sistêmica do negócio, familiarizando-se com toda a cadeia produtiva.

...........................................................................................................................................................................

13/07/ - 08h32m
PESQUISA LISTA CARGOS MAIS BEM PAGOS QUE NÃO EXIGEM NÍVEL SUPERIOR
 
 
Uma pesquisa realizada pela catho apontou que existem algumas profissões que são bem remuneradas mesmo sem o diploma. Na lista com os 10 cargos mais bem remunerados e que não exigem formação superior, a média salarial mensal pode ultrapassar R$ 5 mil, como a posição de técnico de petróleo, profissão que lidera o ranking. 
 
"O diploma técnico é capaz de preparar profissionais para exercer determinadas atividades que tiveram um crescimento importante nos últimos anos e passaram a oferecer remunerações mais atraentes", afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.
 
O segmento industrial/ operações é o que possui mais profissões na lista de cargos mais bem remunerados e que não exigem formação superior. Do total de 10 profissões no ranking, seis pertencem à área: ferramenteiro de corte e repuxo (2º), técnico sucroalcooleira (3º), ferramenteiro de manutenção (7º), ferramenteiro de moldes plásticos (8º) e projetista mecânico (10º).
Veja a lista completa:
 
1) Técnico de petróleo 
Salário: R$ 5.406
Área: extração de petróleo, óleo e gás
 
2) Ferramenteiro de corte e repuxo 
Salários: R$ 4.662,50
Área: industrial/ operações

3) Técnico sucroalcooleiro 
R$ 4.273,50
Área: industrial/ operações

4) Técnico em inspeção de equipamentos 
Salário: R$ 4.127,80
Área: assistência técnica

5) Inspetor de qualidade de instrumentos 
Salário: R$ 3.979,10
Área: qualidade

6) Técnico em obras 
Salário: R$ 3.940
Área: engenharia

7) Ferramenteiro de manutenção industrial 
Salário: R$ 3.892,50
Área: operações

8) Ferramenteiro de moldes plásticos 
Salário: R$ 3.886,70
Área: industrial/ operações

9) Técnico de planejamento 
Salário: R$ 3.813,20
Área: administração geral

10) Projetista mecânico 
Salário: R$ 3.810,60
Área: industrial/ operações

...........................................................................................................................................................................

12/07/ - 18h03m
IPAC LANÇA EDITAL DE SELEÇÃO PARA WORKSHOP DE FINANCIAMENTO COLETIVO

 
Para quem tem projetos ou ideias inovadoras nas áreas de arquitetura, urbanismo, restauração, museus, patrimônio material e imaterial, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) está oferecendo um edital público para seleção no workshop ‘Financiamento Coletivo de Projetos para Patrimônio Cultural e Museus’, com Candice Pascoal, diretora da ‘Kickante’, uma das mais conhecidas plataformas de financiamento coletivo do Brasil. 
 
O workshop é gratuito e acontece no próximo dia 21, das 14 às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador. O edital foi publica do no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (8). São apenas 20 vagas e podem participar profissionais, produtores culturais, representantes de instituições públicas e privadas que já tenham projetos nas áreas de patrimônio cultural (arquitetura, urbanismo, restauro) e museus. 
 
O interessado deve se inscrever até esta sexta-feira (15), acessando o edital na primeira página do site do Ipac, clicando na foto do item ‘Destaques’ com título ‘Edital de seleção’, onde estão disponíveis o edital, ficha de inscrição, cronograma da seleção e espaços para descrever o projeto que desenvolve nas áreas de patrimônio ou museus.

 

...........................................................................................................................................................................

12/07/ - 08h45m
AERONÁUTICA INSCREVE EM CONCURSO COM VAGA PARA SALVADOR


Até o dia 9 de agosto, a Aeronáutica recebe inscrições no concurso para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica do ano de 2017 (EA Camar 2017). Entre as 58 vagas disponíveis em todo o país, há uma oportunidade para Cirurgia Geral em Salvador-BA.

O concurso aceita candidatos de ambos os sexos. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será nomeado primeiro-tenente e receberá um salário inicial bruto de R$ 8.877,60. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ciaar.com.br. A prova escrita está prevista para o dia 25 de setembro. (Correio)

...........................................................................................................................................................................

12/07/ - 07h31m
VEJA 5 DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS AO NAMORAR UM COLEGA DE TRABALHO
 
 
Muitos profissionais podem ficar receosos sobre como se comportar no ambiente de trabalho ao começar um namoro com um colega. Isso porque alguns chefes costumam associar a formação de um novo casal com a falta de produtividade e foco no ambiente profissional. O CEO dos sites WinJob e Ever2, Lailton Sabino, elaborou 8 dicas para evitar problemas:
 
1. Procure saber sobre a política da empresa
Caso a relação se consolide, vale prestar atenção à política da empresa quanto aos relacionamentos entre funcionários. Jamais deixe com que isso atrapalhe seu desempenho dentro da empresa.

2. Não exponha a intimidade do casal
Não usem apelidos que vocês costumam se chamar quando estão em casa. Também
evitem beijos e abraços mais calorosos. Isso pode dar demissão por justa causa. Além disso, não fiquem discutindo relacionamento no ambiente de trabalho, afinal, ninguém precisa saber o motivo do desentendimento do casal.

3. Seja cauteloso com mensagens
Não envie bilhetes e e-mails pessoais, por que eles podem acabar em mãos erradas, principalmente se a empresa possuir intranet.
 
4. Cuidado com as fofocas
Jamais crie situações para ficar a sós com seu (sua) companheiro(a) durante o trabalho. Isso demonstra falta de comprometimento com suas obrigações profissionais, além de gerar possíveis constrangimentos e fofocas pela empresa, podendo chegar ao chefe.

5. Não alimente ciúmes
Não seja ciumento no ambiente profissional. Lembre-se que durante o expediente vocês são colegas de trabalho e não namorados.

...........................................................................................................................................................................

11/07/ - 17h35m
BARREIRAS RECEBE CURSO GRATUITO DE PRODUÇÃO E GESTÃO DE PESCADO


 

A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), realiza em Barreiras, nesta terça-feira (12), o curso “Gestão e Estratégia para o Aumento da Produção de Pescado”. A aula, gratuita, começa às 8h30 e faz parte da programação da 34ª exposição agropecuária da cidade. 
 
O técnico Paulo Roberto Reis abordará temas como manejo dos peixes, fluxo de água, aeração, densidade de estocagem, planejamento, custos e taxas de investimento. As vagas são limitadas a 50 pessoas. As inscrições podem ser feitas no estande da Bahia Pesca ou no local da aula, no auditório do pavilhão da agricultura familiar do parque de exposições da cidade.
 
A 34ª Exposição Agropecuária de Barreiras está sendo realizada no Parque de Exposições da cidade. Um dos destaques do evento é um tanque de recirculação de água para criação de peixes, que ficará exposto no estande da Bahia Pesca até o dia 17 de julho, sempre das 16h às 23h. 
 
A novidade permite que, com uma pequena quantidade de água, o produtor sertanejo crie peixe para consumo próprio e para venda. “O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção do sistema é de uma tonelada de pescado por ano.

 

...........................................................................................................................................................................

11/07/ - 07h33m
PREFEITURA ENCERRA INSCRIÇÃO DE CONCURSO COM SALÁRIOS DE ATÉ R$12 MIL DOMINGO
 

 
A prefeitura de São Félix do Coribe, na Bahia, encerra neste domingo (10) as inscrições para 40 vagas em um concurso destinado a preencher o quadro de pessoal e formação de cadastro reserva.
Há vagas para profissionais com todos os níveis de escolaridade, nas funções de Agente de Endemias (5). Condutor do SAMU (2), Motorista (2), Técnico em Enfermagem SAMU (2), Técnico em Laboratório (1), Técnico em Radiologia (1), Técnico em Saúde Bucal (2), Técnico em Contabilidade (1), Assistente Social/ CAEE (1), Auditor Fiscal (1), Biólogo (1), Enfermagem (1) e Farmacêutico (1).
 
Além de Médico Clínico Geral (1), Ginecologista Plantonista (1), Ortopedista Cirurgião Plantonista (1), Pediatra Plantonista (1), Médico Plantonista Hospitalar (1), Psiquiatra (1), Nutricionista (2), Odontólogo (1), Psicólogo (1), Fonoaudiólogo (1), Pedagogo (1), Cirurgião-Dentista (1), Educador Físico (1) e Professores nas áreas de Letras (1), Geografia (1), História (1), Matemática (1) e Biologia (1).
Os profissionais farão jus à remunerações que variam de R$ 880,00 a R$ 12.000,00, para atuar em jornadas de trabalho de 20h; 30h; 40h semanais.
 
As inscrições podem são recebidas na internet pelo site até o dia 5 de junho de 2016. A taxa de participação é de R$ 75,00 ou R$ 100,00. As provas objetivas serão aplicadas no dia 19 de junho de 2016. O resultado do concurso é de dois anos e pode ser homologado pelo mesmo período.
 

...........................................................................................................................................................................

08/07/ - 17h27m
DETRAN-BA CAPACITA E CERTIFICA 350 MOTOTAXISTAS DE SALVADOR


 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) entregou os certificados do curso de capacitação a 350 mototaxistas de Salvador, que participaram de 30 horas de aulas teóricas e práticas sobre legislação, gestão de risco sobre duas rodas, transporte de pessoas, ética e cidadania. 
 
“O curso foi todo desenvolvido em torno da preservação da vida. As turmas se mostraram muito comprometidas com a atividade e, com certeza, eles deixam a sala de aula com outra consciência sobre a responsabilidade no trânsito. De 2015 para cá, já capacitamos 775 mototaxistas. Ainda neste semestre, vamos atender mais 600”, disse o diretor-geral do órgão, Lúcio Gomes.
 
Durante a cerimônia, na quinta-feira (7), no auditório de Detran, em Salvador, o presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindimoto), Henrique Baltazar, ressaltou o empenho do órgão na qualificação da categoria. “O departamento forneceu todo material didático e aulas gratuitas para os nossos associados, que, a partir de agora, vão oferecer um serviço de qualidade. A capacitação também se constitui em um passo muito importante para a regulamentação da profissão”.
 
Para o vice-presidente da Associação dos Profissionais Mototaxistas (Apms), Bruno Gomes, o curso trouxe uma nova perspectiva sobre o trânsito e a valorização da vida. “Não tinha a consciência de que o meu dever era promover a segurança dos passageiros. De 1998 a 2001, pilotava sem habilitação e não enxergava os riscos, até me envolver em um acidente. A partir dali, procurei estar de acordo com a lei. Hoje, cuido dos meus clientes como se fossem a minha família e esse curso reforçou ainda mais esse sentimento”.

 

...........................................................................................................................................................................

08/07/ - 07h40m
LUANDRE SELECIONA PARA 2 MIL VAGAS TEMPORÁRIAS PARA O DIA DOS PAIS
 
 
A Luandre está com 2.060 vagas temporárias abertas para o Dias dos Pais em suas unidades, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Das vagas oferecidas para a data comemorativa de agosto, 60% são de cargos de gerente de loja, vendedor, promotor de venda, recepcionista, gerente comercial e auxiliar administrativo,  com salários que variam entre R$ 2 mil e R$5 mil.
 
O Dia dos Pais é a 3ª data comemorativa mais forte do comércio. Representa, em média, cerca de 25% do faturamento anual dos comerciantes. Em 2015 a Luandre preencheu mais de 1.800 vagas. Os pré-requisitos e salários são específicos por vaga. Existem oportunidades para nível médio, técnico e superior. Os salários são compatíveis com o mercado e todas as vagas, inclusive as temporárias, contam com os benefícios previstos em lei.
 
“Apesar de não haver expectativa de crescimento nas vendas do comercio e varejo em relação a 2015, as empresas precisam produzir o suficiente para atender à demanda em datas especiais. É neste momento que as vagas temporárias são uma excelente ferramenta para ajustar a produtividade e driblar a crise”, afirma Fernando Medina, diretor de operações da Luandre, maior consultoria de empregos do País.
 
Atualmente, a empresa possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba que administram, em média, a contratação de 55 mil por ano para vagas de base e estratégicas em todo o mercado nacional. Todos os serviços oferecidos pela Luandre são gratuítos, mesmo em caso de contratação do candidato.


 

...........................................................................................................................................................................

07/07/ - 15h46m
LIVRARIA DA UEFS OFERECE DESCONTOS DE ATÉ 50% EM JULHO

 
Todos os títulos da Livraria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão com descontos durante todo o mês de julho. A campanha, realizada na volta às aulas, prevê abatimentos de até 50% tanto para a comunidade interna quanto para o público externo. Além dos livros da Uefs Editora, o Programa Interuniversitário para Distribuição do Livro (PIDL/Uefs) trabalha com títulos de várias outras editoras, a exemplo da Editora Unesp, Editus, Edufba, Eduneb, Editora 34, Edunit, Editora Boitempo e Martin Claret.
 
O coordenador do PIDL e da Uefs Editora, Murillo Campos, explica que a iniciativa visa "dar continuidade ao processo de expansão e solidificação da marca Uefs Editora, no mercado local, e fortalecer a Livraria da Uefs como ponto de venda de livros, no Campus Universitário e na cidade de Feira de Santana”. A livraria funciona no Centro Administrativo Universitário III (CAU III). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3161-8007 ou e-mail livraria@uefs.br.

 

...........................................................................................................................................................................

07/07/ - 07h32m
BRASIL É ÚLTIMO EM RANKING DE CRIAÇÃO DE EMPREGO DA OCDE
 
 
Em razão da crise econômica, o Brasil deve ter, em 2016, o pior desempenho na criação de empregos na comparação com outros 43 países, de acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado nesta quinta-feira (7). Segundo o relatório, o Brasil deve registrar um saldo negativo de empregos (quando as demissões superam as contratações) de 1,6% neste ano, enquanto nos países da OCDE a previsão é de crescimento de 1,5% dos postos de trabalho em 2016.
 
Nas projeções da OCDE, apenas quatro outros países, além do Brasil, terão saldo negativo de empregos neste ano, com quedas bem menores, que vão de apenas -0,1%, como a Finlândia, a -0,9%, no caso da Costa Rica. Em 2017, afirma o estudo, a situação no Brasil deve melhorar, com previsão de crescimento de 0,7% do emprego.
 
O estudo, intitulado "Perspectivas do Emprego 2016", leva em conta os dados dos 35 países membros da organização (a Letônia aderiu ao grupo em junho) e de nove outras economias, como Brasil e China. Em junho, a OCDE já havia estimado, em outro estudo, que o Brasil deverá sofrer em 2016 a maior queda do PIB entre as 44 economias analisadas, com recuo de 4,3%, e atribuiu a "recessão profunda", que deve durar no país até 2017, ao "contexto de grande incerteza política" e também aos casos de corrupção que abalam a confiança de consumidores e investidores. A OCDE prevê que a taxa de desemprego no Brasil deverá atingir 11,3% neste ano contra 8,5% em 2015, segundo o estudo divulgado nesta quinta.(g1)

 

...........................................................................................................................................................................

06/07/ - 18h41m
ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL SÃO PRÉ-SELECIONADOS PARA VAGAS NO PARLAMENTO JOVE

 
Nove estudantes baianos da rede estadual de ensino foram pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2016 (PJB). Ao todo, 24 projetos da Bahia concorrem às seis vagas que vão possibilitar aos jovens a vivência do processo democrático, em que alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares tomam posse e atuam como deputados jovens, na Câmara dos Deputados, em Brasília. 
 
Para participar, os interessados escreveram projeto de lei sobre a realidade do país, indicando alternativas para o tema apresentado. Emily Maria de Sena, 17 anos, estudante do 3º ano, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador, concorreu com um projeto que determina que estudantes de universidades públicas ofereçam serviços para a população de acordo com a área de formação. 
 
“Muitos graduandos de universidades públicas tiveram oportunidades de uma boa educação e quem custeia essa universidade somos todos nós, que muitas vezes não têm as mesmas oportunidades. Meu projeto é para que eles deem um retorno para a sociedade prestando serviços gratuitos”, explica Emily. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 19 de agosto, no portal da Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos de todo o Brasil. O programa ocorrerá entre os dias 21 e 25 de setembro, quando os estudantes participam de debates e votações simuladas na Câmara dos Deputados.

 

...........................................................................................................................................................................

06/07/ - 09h57m
UNIVERSIDADE DE SALVADOR OFERECE CURSOS GRATUITOS PARA ESTUDANTES
 

 
Cursos gratuitos: A Unime vai ofertar 650 vagas em cursos gratuitos de férias por meio do Programa Aprimorar, que acontece de 11 a 15 de julho, das 19h às 21h, na unidade de Salvador (Imbuí). São capacitações nas áreas de Gestão, Comunicação, Educação, Informática e Saúde, com emissão de certificado de conclusão do curso. Inscrições pelo portal:www.programaaprimorar.com.br.

...........................................................................................................................................................................



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960