COLUNISTAS
FRASE DO DIA

"Também sou amigo do prefeito ACM Neto, de longa data. Tenho amizade com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como tenho amizade com o governador de Goiás, Marconi Perillo, como tenho amizade com políticos de outros estados do Brasil, até pela minha atividade empresarial em vários estados"

Angelo Coronel
Presidente da Assembleia Legislativa, falando do encontro com o Prefeito 

 

DILMA VAI LICITAR PORTOS E MUDAR O FUNCIONAMENTO DO SETOR PORTUÁRIO
05/08 - 18:11hs -



A presidente Dilma Rousseff vai mudar as regras de funcionamento de todo o setor portuário nacional.  O setor será incluído na  nova rodada de privatizações do país que deve licitar portos.

O plano da presidente é, contudo, mais ousado, passando por melhorias na governança das companhias docas e no relacionamento destas com os terminais portuários privados, o estabelecimento de um novo regime de outorgas de terminais, entre outras medidas.
 
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann está coordenando  o processo. Há 90 dias, Gleisi reúne-se toda semana na sede da Secretaria Especial de Portos (SEP), em Brasília, com agentes da própria pasta e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além de empresários do setor e consultores. A ideia é fazer um grande balanço da situação dos portos no país, com foco nos pontos que precisam ser aperfeiçoados com urgência.
 
Quatro consultorias privadas passaram todo o ano passado e uma parte deste esmiuçando os problemas legais e econômicos da área, traçando projeções de demanda de serviços portuários. O documento servirá de base para a elaboração de um projeto de lei que tramitará no Congresso para reformular o marco legal portuário.

As mudanças previstas não vão se restringir à  privatização total ou parcial da gestão portuária. 





Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960