COLUNISTAS

A CANDIDATURA DE MARINA SILVA PODE SER BOA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA?

FRASE DO DIA

“Provavelmente, vai chover muito em 2015 e vocês reclamarão da chuva, e não da seca. O crescimento internacional vai ter uma melhoria, não só eu estou prevendo isso. [Sem a Copa do Mundo] teremos mais dias úteis e com menos pressão inflacionária”.

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao demonstrar otimismo com a economia em 2015.


SP LIDERA EXPANSÃO INDUSTRIAL NO 2º SEMESTRE
08/08 - 07:19hs - João Paulo Lima
 
Uma pesquisa realizada pelo professor da Unicamp e consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Júlio Gomes de Almeida, apontou que a produção industrial brasileira deve fechar o ano estável, em comparação com 2011, e São Paulo deve liderar o crescimento no segundo semestre. 
 
Segundo a pesquisa, a queda de 3,8% acumulada pela indústria do País no primeiro semestre será compensada por uma alta de julho a dezembro, impulsionada pelas medidas do governo de incentivo ao consumo e ao investimento.
 
Ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a indústria paulista apurou alta de 1% em junho ante maio, acima de 0,2% da média nacional. O dado em São Paulo é classificado por Almeida como um ponto de reversão. A expectativa é de que outras expansões sejam registradas nos próximos meses.