COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A OPERAÇÃO LAVA-JATO E SEUS EFEITOS NA ECONOMIA?

FRASE DO DIA

"Eu não vou ao Senado porque acredito em meus belos olhos. Vou lá porque acredito na democracia desse país. Acredito que nós teremos de evitar que esse mal seja um mal maior.  Temos de enfrentar essa questão"

Dilma Rousseff
Presidente afastada falando sobre seu discurso no senado 
PRÉVIA DO PIB MOSTRA CRESCIMENTO DE 0,75% EM JUNHO
17/08 - 09:15hs - Rafael dos Anjos

 
 

O Banco Central informou na manhã desta sexta-feira (17) que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,38% no 2º trimestre, na comparação com o 1º trimestre de 2012.  Em 12 meses, o avanço no IBC-Br em junho foi de 1,09%.

No mês de junho a alta foi de 0,75% comparado com maio. O Índice incorpora as estimativas para a produção dos setores de serviços, indústria e agropecuária. Já na quinta (16), o ministro Guido Mantega afirmou que o Brasil sairia rapidamente da crise internacional atual, devido aos recentes estímulos e investimentos na economia.

"A solidez fiscal e a baixa vulnerabilidade externa atual permitiram que o governo transformasse a crise em oportunidade para corrigir distorções históricas", disse. Apesar do otimismo uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo do esperado, 0,2% no primeiro trimestre desse ano em comparação aos últimos 3 meses de 2011.

O setor da indústria é o que mais preocupa os especialistas e atualmente é o que tem impedido um crescimento maior da economia nacional. Por causa desse cenário e do momento conturbado que vive a economia mundial o Banco Central já reduziu a estimativa de crescimento da economia no Brasil de 3,5% para 2,5%.

 


Envie seu comentário:

* Nome:
E-Mail:
* Comentario:
 


Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960