COLUNISTAS

QUAL ENTRE OS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA TEM O MELHOR PROGRAMA DE GOVERNO?

FRASE DO DIA

“Fomos nós que, no Dois de Julho de 1823, conquistamos a independência definitiva, apesar que eu entendo que a luta pela independência no sentido mais amplo, ela é de todo dia. Porque a verdadeira independência é a gente conseguir construir esse País dos nossos sonhos, com justiça social, com democracia forte, com economia crescente”.

Governador Jaques Wagner ao comentar as comemorações pela Semana da Pátria e os 192 anos da Independência do Brasil, no próximo domingo (7).



PRÉVIA DO PIB MOSTRA CRESCIMENTO DE 0,75% EM JUNHO
17/08 - 09:15hs - Rafael dos Anjos

 
 

O Banco Central informou na manhã desta sexta-feira (17) que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,38% no 2º trimestre, na comparação com o 1º trimestre de 2012.  Em 12 meses, o avanço no IBC-Br em junho foi de 1,09%.

No mês de junho a alta foi de 0,75% comparado com maio. O Índice incorpora as estimativas para a produção dos setores de serviços, indústria e agropecuária. Já na quinta (16), o ministro Guido Mantega afirmou que o Brasil sairia rapidamente da crise internacional atual, devido aos recentes estímulos e investimentos na economia.

"A solidez fiscal e a baixa vulnerabilidade externa atual permitiram que o governo transformasse a crise em oportunidade para corrigir distorções históricas", disse. Apesar do otimismo uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) abaixo do esperado, 0,2% no primeiro trimestre desse ano em comparação aos últimos 3 meses de 2011.

O setor da indústria é o que mais preocupa os especialistas e atualmente é o que tem impedido um crescimento maior da economia nacional. Por causa desse cenário e do momento conturbado que vive a economia mundial o Banco Central já reduziu a estimativa de crescimento da economia no Brasil de 3,5% para 2,5%.