COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O TRÂNSITO DE AUTOMÓVEIS NA BARRA?

FRASE DO DIA

"Evidentemente temos desafio com relação ao primário este ano, porque as receitas caíram muito, por inúmeras razões"

Joaquim Levy
Ministro da Fazenda

WORKSHOP EM VALENTE BUSCA SOLUÇÕES PARA A CADEIA DO SISAL NA BAHIA
20/08 - 14:31hs -

Secretário Paulo Câmera


Pesquisadores, técnicos, professores universitários e secretários de Estado vão estar presentes nesta terça-feira (21) em Valente para participar do workshop “Cadeia Produtiva do Sisal – fibras naturais em tempos de sustentabilidade”. O evento, que acontece no auditório da APAEB, a partir das 8 horas, será aberto pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Em seguida, às 8h30, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, fala sobre “Desenvolvimento do Sisal em Base Tecnológica – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”.

O workshop segue durante todo o dia com diversas palestras sobre o tema, ministradas por especialistas da Embrapa, UFBA , Seagri e Cenargen. À tarde, a partir das 14h40, acontece no local uma reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Estado da Bahia, que vai discutir e validar o acordo de cooperação do setor. No dia seguinte, 22, alguns participantes sairão para Campo Formoso, onde acontece uma vista técnica a uma área de produção e beneficiamento de sisal, a partir das 10h30.

De acordo com o secretário Paulo Câmera, a SECTI tem feito esforços para o desenvolvimento de processos, novos produtos e modelos de gestão voltados para a agregação de valor à cadeia produtiva do sisal. Entre as ações prioritárias está a implantação de uma biofábrica em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para produção de espécies resistentes à "podridão vermelha" e instalação de viveiros aclimatadores nas regiões produtoras.

“A nossa intenção é aproveitar integralmente a fibra do sisal e incorporar novos usos para o produto, como xampu contra caspa, remédio para doenças de pele, acaricidas e ração animal”, destaca o secretário, lembrando ainda que a fibra do sisal pode ser usada na indústria automobilística, nos eletroeletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol.

 

Envie seu comentário:

* Nome:
E-Mail:
* Comentario:
 


Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960