COLUNISTAS

QUAL SERÁ A BASE DA POLÍTICA ECONÔMICA DA PRESIDENTE DILMA NO 2º GOVERNO?

FRASE DO DIA

“Se eu for conversar vou conversar com todo mundo, mas não vou interferir”

Alan Sanches
Deputado estadual falando sobre a possibilidade de ser candidato a presidência da Assembleia Legislativa

ELEIÇÕES NA FIEB: GOVERNO APOIA ABERTAMENTE O CANDIDATO DE OPOSIÇÃO
05/12 - 11:04hs -




O governo do Estado está apoiando abertamente a candidatura de Carlos Gilberto Farias na disputa pela presidência da Federação das Indústrias do estado da Bahia.  O ponta de lança do governo nesse processo é o Secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, que não esconde de ninguém que está trabalhando por Farias.

Correa tem conversado com alguns presidentes de sindicatos onde manifesta claramente o interesse do governo pela candidatura e está, inclusive, evitando comparecer à sede da Fieb, mesmo quando os eventos ligados às questões industriais são diretamente vinculados à sua pasta. O vice-governador Otto Alencar também demonstra simpatia pela candidatura, embora de forma mais discreta.

Gilberto Farias é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Presidente da empresa Agovale.  Ele, que já frequenta os gabinetes do governo e os eventos  patrocinados pela SICM, afirma, na sua campanha, que tem o apoio do governador Jaques Wagner. O governador tem reiterado que não se envolverá no processo e continua participando dos eventos da Fieb, mas não desestimula seus secretários no apoio que estão dando à candidatura. 

A justificativa no âmbito do governo é que estaria na hora de fazer a renovação de quadros, mas há quem afirme que o governo de há muito se sente desconfortável com as críticas que Mascarenhas faz a determinados aspectos da ação governamental, especialmente no âmbito da infraestrutura.

Farias baseia seu discurso na ideia de que a Fieb precisa de um candidato que seja efetivamente um industrial, referindo-se ao fato de que o atual presidente seria um funcionário da empresa Odebrecht. As relacões da empresa com o governo já não seriam tão boas, desde o processo da licitação do metrô,  e o fato dessa empresa controlar a principal organização de líderes empresariais do Estado estaria desagradando o governo. 

O atual presidente, por outro lado, sempre adotou uma postura mais técnica, concentrando suas ações na profissionalização da instituição e na montagem de um sistema de treinamento e pesquisa industrial para o Estado. Mas, frente a forte oposição de Farias, Mascarenhas foi à luta e também adotou uma postura mais política. A eleição será no começo de 2014.



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960