COLUNISTAS

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

FRASE DO DIA

"Eu não acredito. Ele [Wagner] governou a Bahia por oito anos. [Agora] tem outras tarefas no plano nacional. Outros desafios para ajudar a Bahia a partir do plano nacional".

Governador eleito Rui Costa ao afirmar que atual governador Jaques Wagner não deve ser candidato a Prefeitura de Salvador em 2016.

NOTÍCIAS
23/10/2014 18:49
BOVESPA CAI À MÍNIMA EM 6 MESES POR CHANCE MAIOR DE REELEIÇÃO DE DILMA


O principal índice da Bovespa fechou em forte queda nesta quinta-feira, na mínima em seis meses, em meio a especulações de que pesquisas previstas para o dia mostrariam maior vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) na corrida presidencial. Logo após o fechamento, Datafolha e Ibope revelaram que Dilma assumiu a dianteira na disputa, para além da margem de erro, confirmando os rumores que pressionaram os negócios ao longo de toda a sessão e que fizeram o pregão local se descolar de Wall Street e ofuscar o noticiário corporativo intenso.
 
O Ibovespa terminou em baixa de 3,24 por cento, a 50.713 pontos, menor patamar desde 15 de abril, fazendo o desempenho no ano ficar negativo em 1,54 por cento. Até a véspera, o acumulado em 2014 estava positivo em 1,75 por cento. O volume financeiro na sessão somou 11,3 bilhões de reais. "O mercado antecipou-se e diminuiu posições esperando as pesquisas, diante das especulações de que os números mostrariam Dilma na frente fora da margem de erro", disse o analista Ricardo Kim, da XP Investimentos.
 
No Datafolha, Dilma passou a 53 por cento (ante 52 por cento no levantamento anterior), enquanto Aécio foi a 47 por cento (ante 48 por cento) dos votos válidos. Já o Ibope mostrou Dilma com 54 por cento (ante 49 por cento), enquanto Aécio foi a 46 por cento (ante 51 por cento).As ações da Petrobras também reverteram os ganhos em 2014 e terminaram negociadas nos níveis de abril, enquanto o papel do Banco do Brasil , que respondeu pela maior queda percentual do índice nesta sessão, com recuo de 9 por cento, ainda tem alta acumulada no ano de 7,65 por cento.
 
Operadores e analistas têm manifestado insatisfação com as diretrizes econômicas do atual governo, e veem a reeleição de Dilma como continuidade dessas políticas. Depois de acumular alta de mais de 7 por cento no mês até a semana passada, o índice está agora negativo em 6,3 por cento em outubro.
 
A forte valorização do dólar sobre o real, que fechou na maior cotação em mais de 9 anos, também por expectativas relacionadas à eleição, respingou na bolsa e amparou os ganhos de papéis de empresas exportadoras, como Fibria, Suzano e Braskem, além de siderúrgicas. O quadro eleitoral tirou o foco do noticiário corporativo recheado, que incluiu dados de produção recorde da Vale no terceiro trimestre, com 85,7 milhões de toneladas de minério de ferro, excluindo o volume atribuível à Samarco. (Uol)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 18:37
LULA CRITICA “ECONOMIST” E DIZ NUNCA TER SIDO AGRESSIVO COM ADVERSÁRIO


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta quinta-feira o candidato Aécio Neves (PSDB) de ser agressivo nos debates eleitorais contra a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).

Em discurso repleto de ataques ao senador tucano, a quem chamou de “filhinho de papai”, Lula disse que nunca foi agressivo contra seus adversários políticos e aproveitou para criticar a revista “The Economist”, que declarou recentemente apoio ao candidato do PSDB.

“Fui candidato cinco vezes e vocês nunca viram na TV eu ser agressivo com alguém. Se um homem tiver que chamar o outro de mentiroso na cara, é para ‘sair logo no pau’”, disse Lula, durante agenda no centro de Alcântara, bairro do município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. “Será que se o Aécio tivesse que bater num homem ele seria tão bravo quanto ele é com a Dilma?”, questionou Lula, para em seguida exibir seus ataques ao candidato tucano.

“Sou filho de uma mãe analfabeta, mas jamais minha mãe permitiria que eu chamasse a presidente de leviana ou mentirosa. Esse comportamento é de alguém que nunca trabalhou, que nunca precisou ganhar salário. Essa grosseria é de ‘filhinho de papai’. Essa grosseria a gente vê nas casas, com as empregadas domésticas, com os motoristas”, discursou o ex-presidente.

Para Lula, Aécio estaria sendo agressivo por medo da ascensão das classes mais baixas. “Lugar de pobre não é ser pedreiro, é ser engenheiro, ser médico, estudar onde quiser. É isso que incomoda essa gente, essa elite. É por isso que o Aécio foi tão agressivo com a Dilma”, disse. “Eles acham que a gente está no tempo que o pobre ia no açougue comprar dois pés de frango e meio quilo de pescoço. A gente não quer mais pé e pescoço, a gente quer coxa, peito, carne de primeira qualidade”, complementou.

Colocando como parte da classe pobre, Lula também fez ataques à imprensa. “Não é a Globo e os formadores de opinião pública que fazem nosso voto. Nós temos consciência, pensamos. Nós trabalhamos com nossas mãos e não queremos ser tratados como gado”, disse o ex-presidente, que ainda criticou a revista “The Economist”, que declarou apoio à candidatura de Aécio Neves. “Essa revista teve a pachorra e a desfaçatez de dizer que o povo brasileiro deveria votar no Aécio, e não na Dilma. Fiquei pensado: será que essa revista é imbecil?”. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 18:35
CARTILHA DE DUNGA PROÍBE USO DE BONÉS, BRINCOS E CHINELOS NA SELEÇÃO

 
O anúncio de Dunga no comando da Seleção Brasileira foi contestado por alguns após sua oficialização. O temido 'retrocesso' após a dramática eliminação da Copa do Mundo foi praticamente esquecido, afinal, o Brasil de Dunga venceu de maneira convincente os quatro amistosos que disputou (contra Colômbia, Equador, Argentina e Japão). A explicação para o sucesso tão rápido pode estar em um choque de realidades: a comissão técnica de Dunga entregou uma cartilha pregando um comportamento rígido entre os jogadores.
 
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o novo 'manual de conduta' da Seleção contrasta bastante com o que era visto durante o mundial no Brasil. Agora, jogadores não podem mais portar itens como bonés, brincos e chinelos na concentração. Ao invés de chinelos, 'tênis e meias'. Ao longo de 16 tópicos a cartilha também obriga que os jogadores se apresentem à Seleção Brasileira vestindo 'traje social'.
 
"São códigos de conduta que existem para a boa harmonia. É como em uma empresa ou em uma família. Já existiam normas, mas sugerimos algumas coisas novas para o bom convívio", afirmou o técnico da seleção. O acesso aos eletrônicos também será sensivelmente reduzido: celulares, laptops, tablets e demais aparelhos estão vetados durante as preleções, refeições e vestiários. A cartilha impõe até 'rituais' durante as refeições: o capitão da equipe (Neymar) deve ser o primeiro a deixar a mesa após uma refeição. As diretrizes também obrigam que o hino nacional seja cantando antes dos jogos. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 18:20
GUSTTAVO LIMA TROCA LAMBORGHINI POR MODELO DE FERRARI IGUAL AO DE LUAN SANTANA

 
Gusttavo Lima trocou sua Lamborghini laranja por um outro veículo não menos chamativo: uma Ferrari vermelha. O sertanejo, todo orgulhoso, já está circulando com sua nova máquina por aí.
 
O modelo, curiosamente, é o mesmo comprado recentemente por Luan Santana. Em julho, o cantor anunciou a compra do seu brinquedinho num evento em São Paulo. A diferença é a cor: branca. O carro pode sair por R$ 1 milhão.
 
Gusttavo Lima está noivo da modelo Andressa Suíta. Recentemente, após desabafar na internet, rumores de que ele estaria pensando em dar um tempo na carreira ganharam força. (Extra)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 18:13
VITÓRIA DE AÉCIO SERIA MAIS FAVORÁVEL À POLÍTICA EXTERNA, DIZ ECONOMISTA


A dois dias das eleições a revista britânica “The Economist” volta a abordar na edição desta quinta-feira a corrida presidencial no Brasil. Dessa vez a revista destaca como será a condução da política externa caso Dilma Rousseff (PT) vença e como será se Aécio Neves (PSDB) for o vitorioso.

A reportagem diz que o resultado importa não só para os brasileiros, mas para os países vizinhos e sugere que a vitória de Aécio seria mais favorável para as relações internacionais do Brasil. Segundo a reportagem, a relevância do Brasil na região teve início durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e continuou quando Luiz Inácio Lula da Silva esteve no poder.

“Embora tenha distanciado as relações com o Irã, Dilma seguiu, de maneira geral, o roteiro de Lula. Acolheu a Venezuela de Hugo Chávez no Mercosul, que agora, dizem os críticos, diz mais a respeito da solidariedade entre os governos de esquerda do que sobre o comércio”, afirmou o texto, acrescentando que a maior conquista de Dilma na política externa foi a cúpula mundial sobre governança na internet.

“Dilma tem pouco interesse em política externa. Viajou menos do que Lula durante o primeiro mandato do ex-presidente e recebeu poucos líderes estrangeiros”, apontou a publicação. A “Economist”, porém, acha que Aécio quer mudanças maiores na área. De acordo com a revista, exigiria que todos os integrantes do Mercosul concordassem em negociar com outros países de fora do bloco. Segundo a reportagem, Aécio “também procuraria estreitar os laços com os países desenvolvidos – a maior fonte de tecnologia e mercados para as indústrias brasileiras – sem abandonar a Ásia ou a África”. As informações são do Valor.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 18:06
EM VÍDEO, NEYMAR APARECE CANTANDO MÚSICA DA TURMA DO PAGODE


Neymar parece estar feliz da vida. O jogador começou o dia cantando a música "A paz que faltava" da Turma do pagode em seu carro conversível e postou um vídeo no Instagram nesta terça-feira, 23. "Agora encontrei diretriz. Hoje sei muito bem o que é ser feliz. É, a paz que faltava. É obra do meu criador", disse ele na legenda. Assista aqui.
 
Esta não é a primeira vez que Neymar tira uma foto enquanto dirige. Recentemente, o jogador posou em outro carro e citou uma música do grupo Charlie Brown Jr na legenda: "Um homem, quando está em paz, não quer guerra com ninguém".
 
De acordo com o jornal madrilenho "Marca", um "contrato secreto" de Neymar com o Barcelona inclui prêmio em caso de Bola de Ouro. O atacante receberia R$ 1,5 milhão caso seja eleito melhor do mundo, de acordo com documento que tem cláusula de rescisão de R$ 600 mi e salário anual de R$ 26,7 mi. (Ego)

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 17:54
UNEB INSCREVE PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS AFRICANOS ATÉ O DIA 30

 
O Departamento de Educação (DEDC) do Campus II da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Alagoinhas, está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para a segunda turma do Curso de Especialização em Estudos Africanos e Representações da África no Brasil.
 
A oferta é de 40 vagas direcionadas para portadores de diploma dos cursos de graduação nas áreas de história, letras, educação, ciências sociais e ciências humanas. Os interessados devem realizar inscrição no protocolo do departamento, das 8 às 12h e das 14 às 18h, mediante apresentação da documentação especificada no edital da seleção. Há ainda a opção de se inscrever pelos Correios, via Sedex.
 
De acordo com o edital, 10% das vagas são destinadas aos servidores da Uneb e egressos da universidade, 40% das vagas para negros e 5% para indígenas. A seleção dos candidatos acontece no período de 1º a 5 de dezembro, por meio de análise curricular e entrevista. O resultado deve ser divulgado no dia 9 do mesmo mês.
 
O curso tem duração total de 465 horas-aula distribuídas em 10 disciplinas. As aulas vão ser ministradas em regime presencial aos sábados (matutino e vespertino), com atividades teóricas e práticas. Mais informações estão disponíveis no site da Uneb. 


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 17:51
OBRAS MUDAM TRÂNSITO NA PARALELA A PARTIR DAS 23H DESTA QUINTA-FEIRA

 
As obras do Programa Mobilidade Salvador, realizadas pelo Governo do Estado, terão continuidade a partir das 23h desta quinta-feira (23). Por conta das intervenções na via, o tráfego no sentido aeroporto sofrerá mudanças das 23h de hoje até as 6h de amanhã (24).
 
Os condutores que seguirem no sentido aeroporto, durante este período, devem seguir pela via marginal da Avenida Paralela, que já está em funcionamento, e seguir as orientações expostas em placas de sinalização durante o percurso.
 
Os motoristas terão autorização para fazer o retorno na Avenida Orlando Gomes e, posteriormente, retornar à Paralela no mesmo sentido (aeroporto). Neste ponto da pista está sendo construído um viaduto que fará parte do Corredor Transversal II da futura Avenida 29 de Março. (Correio)


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 17:45
VANTAGEM DE DILMA SOBRE AÉCIO CHEGA A SEIS PONTOS

 
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo portal da “Folha de S.Paulo” mostra que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, abriu seis pontos de vantagem sobre o tucano Aécio Neves.
 
Nos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 53% das intenções de voto, um ponto acima da pesquisa realizada na terça-feira, quando tinha 52%. Aécio caiu um ponto, indo de 48% para 47%.
 
Segundo a pesquisa, 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio "de jeito nenhum", 7 pontos acima em duas semana. Já a taxa de rejeição de Dilma está em 37% —6 pontos a menos no mesmo período.  Nos votos totais, Dilma oscilou de 47% para 48% e Aécio, de 43% para 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar. (Valor)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 17:35
FHC RECONHECE AÇÕES DO PT PELO NORDESTE, MAS REBATE CRÍTICAS


Em entrevista concedida hoje à Rádio Jornal de Pernambuco, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) admitiu que o PT fez mais pelo Nordeste, mas criticou a tática do partido de demonizar os adversários.

“Não tenho dúvidas de que o PT deu mais atenção ao Nordeste”, diz FHC, que remete as ações à conjuntura econômica de 2004 a 2009, que, segundo ele, trouxe prosperidade e mais possibilidade de ampliar programas. “Mas o primeiro programa contra a seca na região foi meu”, lembra.

O ex-presidente fala também sobre as constantes críticas que vem sofrendo pelo PT a respeito de seu governo. “Eles [PT] usam uma ideia de desconstrução do passado. Isso se tornou uma obsessão do PT e do presidente Lula”, comenta. “Fico muito triste com a presidente Dilma, porque a acho uma pessoa mais íntegra”.

Recentemente, FHC vem sendo acusado pela presidente Dilma Rousseff por ter quebrado o país três vezes, “O que aconteceu foi que nós [governo do PSDB] acabamos com a moratória, restabelecemos o fluxo nacional e pedimos dinheiro ao FMI, que é mais barato, para permitir que o governo Lula conseguisse colocar o resto em ordem”, defende.

Logo no início do programa, o apresentador questionou o ex-presidente sobre a falta de água no prédio que ele mora, em Higienópolis,  área nobre em São Paulo. “Como moro em prédio, eles guardam água aqui. Nunca sofri com falta de água”, diz. As informações são do Valor.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 16:30
INVESTIMENTO ESTRANGEIRO PARA A. LATINA CAI 23% NO 1º SEMESTRE


O fluxo de investimento estrangeiro direto (IED) em 13 países latino-americanos caiu 23% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2013, informou nesta quinta-feira (23) a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), um órgão ligado às Nações Unidas.

Na contramão dessa tendência, o fluxo de IED para o Brasil cresceu 8% entre janeiro e agosto, de acordo com a entidade. Segundo a Cepal, a América Latina recebeu US$ 84,071 bilhões em investimento estrangeiro direto no primeiro semestre do ano - contabilizando-se também os dados para Brasil e Chile, relativos ao período entre janeiro e agosto.

No mesmo período do ano passado, o IED latino-americano havia atingido US$ 109,734 bilhões. Em todo o mundo, informou a Cepal, os fluxos de IED subiram 10% neste ano, por conta, sobretudo dos investimentos recebidos pelos países desenvolvidos.

Segundo a Cepal, a ausência de grandes aquisições pesou no resultado da América Latina. Outro fator importante foi a queda nos investimentos no setor de mineração, por conta da queda dos preços dos metais.

Essa queda se reflete, por exemplo, no Chile e no Peru. No primeiro, o fluxo de IED caiu 16% entre janeiro e agosto do ano passado e os oito primeiros meses deste ano. No segundo, a queda foi de 18% no semestre.

O México, por sua vez, teve no ano passado a compra da cervejaria Modelo pela Anheuser-Busch InBev, por US$ 13,249 bilhões. Sem uma aquisição desse porte, o IED no México caiu de US$ 28,7 bilhões para US$ 9,733 bilhões no primeiro semestre de 2014.

A Cepal não indicou razões para a alta no Brasil. Mas disse prever que o volume total de IED no país ao final deste ano deve ser similar ao de 2013. As informações são do Valor. 
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 16:22
IBOPE: DILMA ATINGE 54% E AÉCIO CAI PARA 46%


Pela primeira vez no 2º turno, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera para além da margem de erro a disputa eleitoral.

Segundo pesquisa  do instituto Ibope, Dilma aparece com 54% dos votos válidos contra 46% do candidato do PSDB, Aécio Neves. A diferença de oito pontos entre eles está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais.

Em votos totais, Dilma chegou a 49% contra 41% do tucano. São 3% os eleitores indecisos e 7% aqueles que pretendem anular ou votar em branco.

Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada, Dilma cresceu em votos válidos cinco pontos percentuais, enquanto Aécio perdeu também cinco pontos.

A rejeição a Aécio saltou em uma semana de 35% para 42% do eleitorado. Dilma manteve 36% de eleitores que dizem que não votariam nela de jeito nenhum.

A nova pesquisa do Ibope foi a campo entre segunda e quarta-feira e ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01168/2014. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 16:12
PREFEITURA INAUGURA UPA DOS BARRIS NESTA SEXTA


A UPA Vale dos Barris, a quarta construída na gestão do prefeito ACM Neto, será inaugurada nesta sexta-feira (24), às 10h. A unidade, localizada na Avenida Centenário, S/N, em frente ao 5º Centro de Saúde, próximo ao Instituto Pedro de Melo (Nina Rodrigues).

A unidade contará com uma equipe de seis médicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, exames laboratoriais, raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Segundo a Prefeitura, a unidade, com modernas instalações, absorverá os serviços de emergência do 5º Centro que, além do ambiente precário devido à falta de conservação por anos, já não tinha capacidade instalada para absorver as demandas da população, realizando uma média de 350 atendimentos por dia. Agora, a nova UPA Vale dos Barris, que conta com 24 leitos, terá capacidade de atender 500 pessoas diariamente.

Outras três UPAs já foram inauguradas pelo prefeito ACM Neto em menos de 20 meses de administração, beneficiando as regiões de Valéria, San Martin e Itapuã. Outras quatro unidades estão em construção nos bairros de Brotas, Pirajá, Parque São Cristovão e Paripe, o que permitirá praticamente dobrar o número de postos de urgência e emergência na capital baiana, que até dezembro de 2012 contava com apenas nove unidades do perfil.  
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 16:07
VENDA E CONSUMO DE BEBIDAS NO DIA DA VOTAÇÃO NÃO SERÁ PROIBIDO


Está mantida a decisão do Estado de não proibir o consumo de bebidas no próximo domingo, quando ocorre o segundo turno das Eleições 2014. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apesar do governo não publicar portaria sobre o tema no Diário Oficial do Estado (DOE), o juiz eleitoral tem poder de polícia e pode determinar a proibição por meio de portaria e solicitar reforço policial para evitar o descumprimento da ordem.

No primeiro turno destas eleições, ocorrido em 5 de outubro, em alguns estados, como Paraná e Pará, a proibição foi anunciada por secretaria de Estado. Já em Alagoas, foi a Justiça Eleitoral que comunicou a decisão proibindo o consumo antes e no dia da votação. Do mesmo modo que a Bahia, Pernambuco não publicou portaria com a proibição, conforme afirmado pelo TRE.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 15:54
IBOPE DIVULGA PESQUISA EM QUE DILMA VENCE FORA DO EMPATE TÉCNICO



A nova pesquisa presidencial do Ibope será divulgada daqui a pouco, às 18h, no site de O Estado de S. Paulo. Dilma Rousseff aparecerá na frente pela primeira vez numa pesquisa do Ibope.
 
Mas, de modo diferente do Datafolha, que mostrou Dilma na liderança mas em situação de empate técnico quando considerados os votos válidos, no Ibope a petista estará na dianteira fora da margem de erro. É a primeira vez que isso acontece neste segundo turno. A informação é do colunista Lauro Jardim da Revista Veja.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 15:49
RUI COSTA INTENSIFICA ATIVIDADES DA CAMPANHA DE DILMA


Nesta sexta-feira (23), o governador eleito faz caminhadas em Jequié e Alagoinhas, atos em agradecimento pela eleição no 1º turno e em mobilização para a reeleição de Dilma. Na reta final das eleições presidenciais, o governador eleito Rui Costa (PT) intensifica a agenda de campanha da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Nesta sexta-feira, às 9h, o petista vai realizar uma grande caminhada em Jequié, saindo da Praça Ruy Barbosa. À tarde, o novo governador da Bahia vai para Alagoinhas, cidade que também recebe a Caminhada13 em apoio à reeleição de Dilma. A concentração será às 15h, na Praça Ruy Barbosa. Nas duas agendas, a senadora Lídice da Mata (PSB) acompanhará o governador eleito.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 15:36
ACM NETO COMEMORA APOIO DE ROMÁRIO A AÉCIO


“Romário vai reforçar a campanha de Aécio Neves no Rio de Janeiro. É mais um grande brasileiro que se sensibiliza e se engaja no ‘Muda Brasil’”, comemorou o prefeito ACM Neto a adesão do craque tetracampeão mundial de futebol à candidatura presidencial da oposição, na manhã desta quinta-feira (23), depois da Caminhada 45, no Uruguai. “Com certeza, o apoio dele vai convencer muitos indecisos a votarem em Aécio, em todo o Brasil”.

ACM Neto assinalou a destacada atuação de Romário, como deputado na Câmara Federal. “Não foi à toa que Romário se elegeu senador pelo Rio de Janeiro com uma expressiva votação. Ele foi um parlamentar atuante, que conquistou a admiração de todos os brasileiros. Obstinado defensor dos direitos das pessoas com necessidades especiais, Romário brilhou também na defesa da ética e decência no trato da coisa pública. Assim como nos gramados, ele foi show de bola no Congresso Nacional”.

O engajamento do prefeito de Salvador na campanha de Aécio Neves vai além das divisas da Bahia. Na tarde desta quinta (23), ACM Neto participa, com o presidente nacional do Democratas, José Agripino, de evento pró-candidatura tucana em Aracaju, no vizinho estado de Sergipe. À noite, ele retorna a Salvador, e, acompanhado de Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, vai a Paripe para o Encontro com Amigos e Lideranças do Subúrbio, a partir das 19 horas.

No sábado (25), a partir das oito horas, no Farol da Barra, haverá a PEDALADA MUDA BRASIL - AGORA É AÉCIO, com a participação do prefeito ACM Neto e do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia. O evento ciclístico é aberto a todos, que, preferencialmente, devem ir trajados de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil.

A Barra também será palco da Charanga 45, um divertido ato de apoio à candidatura de Aécio, que acontecerá neste sábado, a partir das 17 horas. Durante o dia também acontecerão carreatas pela capital baiana, assim como, em outras cidades do interior, haverá eventos promovendo a campanha tucana.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 15:35
WAGNER DIZ QUE FOI VÍTIMA DE PRECONCEITO EM SP


Um governador sem papas na língua. Após sair de uma campanha vitoriosa com a eleição do seu sucessor (Rui Costa), Jaques Wagner (PT) mergulha de corpo e alma para a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) na disputa com Aécio Neves (PSDB) pelo Palácio do Planalto.
Em suas recentes declarações, o cacique petista não esconde afagos, elogios e críticas. Confiante na campanha da sua sigla, o chefe do Executivo baiano afirmou que não tem bola de cristal, mas que com os contextos históricos, políticos e a qualificação do povo pelo trabalho realizado por um governo, pode se ter noção do cenário da corrida eleitoral.

Seja por ser um eventual ministro braço direito de um próximo mandato Dilma, seja para ajudar Rui Costa (PT) na administração, algo que se confirma é a convicção do esposo de Fátima pela vitória.

“A força do projeto do PT e da Dilma no Nordeste é muito grande, pois não é porque a gente quer ser dono da região, mas o que nós fizemos em 12 anos era aquilo que o Nordeste precisava”.

Em entrevista à Tribuna, Wagner comentou a situação preconceituosa que passou em São Paulo, em um restaurante: “Eu fui trabalhar, fazer campanha para Dilma em São Paulo, fui com Fátima [Mendonça], o filho dela, Eduardo, e com a esposa dele. Como era aniversário dele no domingo e eu tinha que ir ao debate acompanhar Dilma, a gente foi jantar juntos no sábado. Fomos a um estabelecimento classe média e jantamos, umas 22h30. Quando estávamos de saída, eles foram na frente e eu fiquei conversando com o ex-ministro Furlan (Luiz Fernando) que estava jantando na mesa ao lado da nossa. Quando dei tchau para ele e ia saindo, ouvi uma voz de um homem gritando: “vai embora daqui, vai”. Eu como já sabia desse clima que estava sendo contaminado em São Paulo, parei um minuto e ele tornou a gritar. Daí eu não aguentei e questionei: “você tá falando comigo?”. No fim das contas tivemos um bate-boca. Eu lembrei que disse que na cabeça dele ou tinha álcool demais ou preconceito demais contra petistas e nordestinos. Então nesse troço é normal numa carreata, por exemplo, onde uma pessoa faz gestos positivos ou não. Agora eu sozinho em um restaurante, o caro jantando, não conheço. Quando eu estava demorando, Eduardo voltou, pois eu fiquei”.

O governador relata com detalhes como contou a história à Lula: “E como eu disse, veio na minha cabeça aquela história de nazismo de “judeu, saia daqui” ou, por exemplo, um negro que sofreu algo no apartheid na África. Esse clima que se orgulha no Brasil de não ter brigas internas tribais e religiosas corre risco. O que eles estão querendo construir? Na falta de argumento, estão tentando criminalizar o PT? O PT é partido de homens e mulheres, com saldo positivo na política brasileira e tem seus erros que, pelo menos, estão sendo expostos. Aquilo, o que aconteceu, externa algo, um exemplo de gente que está desenvolvendo isso. Eu acho que o que Lula falou, retomando o assunto, foi porque ele ficou muito tocado, pois eu sei, mesmo não andando com ele no dia anterior, todo mundo que andou disse que ele relatava esse episódio, até porque dentro do PT eu sou tido como conciliador, como cara de diálogo. Eu até tô escrevendo um artigo sobre os perigos desse caminho. Nós conquistamos os corações dos nordestinos, pois saímos de um modelo algoz para um modelo acolhedor. Eu me preocupei, isso me chamou muito atenção, já é o nível que já tá”.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 15:25
MÉDICO FALA SOBRE SEQUELAS DE SCHUMACHER E ACREDITA EM RECUPERAÇÃO

 
 
Um dos médicos responsáveis pelo tratamento de Michael Schumacher quando o ex-piloto esteve internado no Hospital de Grenoble, na França, está esperançoso na recuperação do alemão. De acordo com Jean-François Payen, que segue acompanhando o caso do ex-piloto, o quadro é bastante favorável.
 
Schumacher segue se recuperando na sua casa, em Gland, na Suíça, e recebe apoio de médicos diariamente. Sem entrar em detalhes sobre o quadro do alemão, Payen explicou que o ex-piloto apresenta grandes progressos. "Constatei alguns progressos, mas diria que é preciso dar-lhe tempo. Assim como outros pacientes, estamos falando de uma escala de tempo que varia de um a três anos, por isso é preciso paciência. Estamos no campo do sigilo médico. De um lado eu o vi no hospital de Lausanne, e agora em casa. Isso foi para ver como ele está progredindo e passar à esposa e aos filhos dele as mudanças que observei", disse em entrevista ao jornal francês “Le Parisien” e à rádio alemã “RTL”.
 
Ele está em condições muito favoráveis. A esposa dele está cercada de excelentes conselhos e implementou tudo o que era preciso para que ele possa avançar. É alguém que está muito ligado a Schumacher e que tem uma lucidez e uma vontade de seguir em frente em um grau extraordinário", completou.
 
O médico admitiu não ter dimensão das sequelas que Schumacher pode carregar pelo restante da vida, já que é necessário esperar para ver como o alemão irá progredir, mas explicou que paciência é fundamental neste processo. "A vida após a lesão cerebral é repleta de etapas, que vão desde as mais leves sequelas até as mais pesadas. Espero que ele siga em frente. Mas precisamos lhe dar tempo", ressaltou. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
23/10/2014 15:12
MERCADO DE TRABALHO NÃO TEVE ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS, DIZ IBGE


A taxa de desocupação ficou estabilizada na passagem de agosto para setembro, avaliou Adriana Araújo Beringuy, técnica da coordenação de trabalho e rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, o desemprego caiu de 5% para 4,9%, entre agosto e setembro.

"Observamos estabilidade na taxa de desocupação, pois, do ponto de vista estatístico, não houve variação significativa no indicador. O mesmo comportamento de estabilidade se repetiu em indicadores como população ocupada e população desocupada, assim como na população não economicamente ativa", disse a especialista do IBGE.

A PME apontou que a população desocupada recuou 3,1% em setembro na comparação com o mês anterior. Ao todo, 38 mil pessoas deixaram a desocupação. No mesmo período, o grupo de ocupados caiu 0,2%, com o fechamento de 36 mil postos de trabalho.

Já a população não economicamente ativa, formada pelos que não tem emprego nem buscam uma oportunidade, cresceu 0,7% em setembro ante agosto. Ao todo, 133 mil brasileiros entraram na categoria nesse período.
"Nenhum desses movimentos foi significativo", disse Adriana. Questionada se a "estabilidade" na taxa de desocupação é reflexo da desaceleração econômica, Adriana apenas afirmou que a PME "não permite afirmar isso". As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ...4553     Total: 91049



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960