COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A PRISÃO DE EMPRESÁRIOS NA OPERAÇÃO LAVA-JATO?

FRASE DO DIA

“Sobre a ida de alguns deputados, não posso fazer essa análise. Alguns vão, outros vêm, vai ter uma janela pela frente, vai ter janela partidária. É um movimento natural, não vejo nada demais”

Felix Mendonça
Presidente do PDT na Bahia, falando sobre a saída de Marcelo Nilo

NOTÍCIAS
30/06/2015 20:01
SE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE FOR APROVADA, SERÁ 7ª MUDANÇA NA HISTÓRIA


Em meio ao dilema de quebra de tabu ou de retrocesso, a Câmara assume, a partir desta terça-feira, a posição de mediadora da polêmica em torno da redução da maioridade penal.

Será colocada em votação, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que modifica de 18 para 16 anos a idade mínima para autores de crimes graves, como estupro, latrocínio, homicídio, lesão corporal e roubo qualificado.

Embora distante de representar a pacificação de um conflito de interpretações, a mudança, se aprovada, representará a sétima mexida nas leis que tratam da punição de jovens infratores na história do país. Ao longo do tempo, houve cinco códigos e uma Constituição que nortearam as decisões sobre a conduta de crimes cometidos por jovens e adolescentes.

O Código Criminal do Império, herdado de Portugal, foi, sem dúvida, o mais rigoroso a ficar em vigência e previa até mesmo a pena de morte a menores a partir de 14 anos. A menor idade penal em vigor no país foi durante o Código Penal República, no século XIX, que punia logo aos 9 anos de idade.

A proteção a menores começou em 1926, quando começaram a ser previstas as chamadas Casas de Educação.

Apenas com o Código Penal de 1940 foi considerado aspectos científicos, ou seja, que jovens abaixo de 18 anos não tinham capacidade de discernimento. A Constituição de 1988 manteve a interpretação e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) fixou em no máximo três anos o período de internação. As informações são da Band.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 19:22
CUNHA BARRA MANIFESTANTES NA VOTAÇÃO DA MAIORIDADE


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alegou estar "garantindo a ordem" ao impedir a entrada nas galerias do plenário da Casa de manifestantes que obtiveram habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da redução da maioridade penal.

Cunha disse ter distribuído 200 senhas aos partidos para que fossem repassadas ao público. Segundo o presidente da Câmara, o habeas corpus concedido a ao menos 40 manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) permite apenas acesso ao Salão Verde e não às galerias.

"Habeas corpus é para transitar aqui, não é para entrar na galeria. Galeria tem que ter senha. Tenho um número, quantidade determinada por questão de segurança. Pela garantia da ordem, o critério é distribuição de senha", afirmou Cunha. "Eles estão no Salão Verde, mas além do habeas corpus tem que ter senha. Não posso tirar as pessoas que estão com senha para colocar outras pessoas", afirmou o presidente.

Questionado se não estaria desrespeitando uma determinação da Justiça, Cunha disse que não. "A ordem está muito clara. A (determinação) que recebi tem que ser com garantia da ordem. Estou garantindo a ordem", afirmou.

Segundo o diretor de comunicação da UNE, o estudante Matheus Weber, de 20 anos, Cunha está tentando, com essa "manobra", deixar o plenário com a maioria de manifestantes a favor da redução. "Ele deu 200 senhas, no plenário cabem 300 e somos apenas 60. Não tem por que ele deixar a gente de fora", afirmou. As informações são da Agência Estado.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 19:06
SOLLA DEFENDE ROMPIMENTO COM PMDB E CITA GOVERNO WAGNER


O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) aconselhou a presidente Dilma Rousseff (PT) a conversar com o ministro Jaques Wagner (Defesa) sobre a possibilidade de rompimento com o PMDB. O petista defendeu o fim da aliança em pronunciamento no plenário da Câmara nesta terça-feira (30), quando será votada a Redução da Maioridade Penal.

No discurso, Solla lamentou que na votação maioridade os líderes do PMDB mais uma vez tenham agido na contramão das articulações realizadas por membros do governo. “Estava em curso uma negociação com o PSDB para uma proposta alternativa à redução da maioridade penal, que poderia ter dado bons frutos, mas o presidente Eduardo Cunha entrou em cena, ameaçou o PSDB e trouxe os tucanos na gaiola para uma posição mais retrógrada, mais prejudicial à sociedade”, disse.

Segundo Solla, “o PMDB é o principal adversário do governo”, já que “trabalha dia e noite pra boicotar e para constranger o governo e para atacar o Partido dos Trabalhadores”. O deputado reclamou ainda da atuação do PMDB na CPI da Petrobrás – presidida pelo deputado Hugo Mota (PMDB-PB). “O que se faz lá sob o comando do PMDB, articulado ao PSDB e ao DEM, é atacar o Partido dos Trabalhadores única e exclusivamente. Não ouvimos ninguém que possa comprometer o PMDB, PSDB ou DEM”, disse.

Solla disse que em quatro meses de CPI, até o momento não foram ouvidos os operadores do PMDB no esquema, como o executivo Júlio Carmago, o policial Jayme Careca, além do executivo da Camargo Correia Pietro Bianchi – a PF apreendeu na casa de Bianchi planilhas com repasses de propinas a políticos do PSDB e DEM apreendidas no âmbito da Operação Castelo de Areia. O executivo é investigado na Lava-Jato por ter realizado repasses de propina via contratos de consultoria, mesmo já fora da Camargo Corrêa.

Durante o discurso, o petista aconselhou que Dilma conversasse com o ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), sobre a experiência de rompimento com o PMDB baiano que Wagner teve quando foi governador da Bahia. “Sabe o resultado? Houve um rearranjo das forças políticas e, no fim, terminamos com uma base governista mais fiel e coerente. Já o PMDB minguou. Hoje o principal líder do partido na Bahia (Geddel Vieira Lima) virou coadjuvante da oposição, perdeu as duas últimas eleições e todo mundo pulou do barco, foi embora”, disse.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 18:48
PERCENTUAL DE FAMÍLIAS ENDIVIDAS DIMINUIU PELA PRIMEIRA VEZ EM 4 MESES

 
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, em junho, o percentual de famílias endividadas registrou queda pela primeira vez em quatro meses, caindo também na comparação anual. O percentual alcançou 62% – recuo em relação aos 62,4% registrados no mês de maio e ante os 62,5% verificados no mesmo período do ano passado.O levantamento, denominado Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, abrangeu 18 mil consumidores em todas as capitais do país.
 
Segundo a pesquisa, apesar da queda do percentual de famílias endividadas que fazem o pagamento de seus débitos em dia, houve aumento no percentual das que têm contas ou dívidas em atraso e entre aquelas que relataram não ter condições de pagar suas contas atrasadas. A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso alcançou 21,3%. Em maio, o percentual era 21,1% e, em junho de 2014, 19,8%. O percentual das famílias que permanecerão inadimplentes atingiu 7,9% em junho. Em maio, o percentual era 7,4% e, em junho do ano passado, 6,6%.
 
A proporção de famílias brasileiras que se declararam muito endividadas manteve-se estável entre os meses de maio e junho – 12,5% do total –, mas registrou aumento em relação ao patamar observado em junho de 2014, de 11,9%.O cartão de crédito é o principal motivo de débito para 77,2% das famílias endividadas, seguido por carnês (16,3%) e, em terceiro, por financiamento de carro (13,4%).


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 18:45
GOVERNO GARANTE CONDIÇÕES SANITÁRIAS PARA A BAHIA EXPORTAR CARNE PARA OS EUA


O governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura e de sua Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Seagri/Adab), informou hoje (30) que tornou a Bahia apta para exportar carne in natura, já que possui os requisitos sanitários necessários ao pleito, diante do acordo firmado entre o Brasil e os Estados Unidos.

Para o secretário da Agricultura, Paulo Câmera, a liberação para a exportação de carne in natura para os Estados Unidos, anunciada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), representa uma grande conquista para os pecuaristas baianos e para o governo, que tem se empenhando em assegurar a sanidade animal”.

Para o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, essa abertura de mercado “é um ganho para o setor agropecuário brasileiro, mas principalmente para o baiano, que além de reconhecer a importância da sanidade animal e da inspeção sanitária para a economia, amplia e incentiva produção interna para novos mercados”, pontuou. A Bahia está há 18 anos sem um só caso de Febre Aftosa e desde 2001 possui o status de Livre da enfermidade com vacinação.

O diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui leal, esclarece que antes os Estados Unidos só adquiriam carne de países que não precisavam vacinar contra a Aftosa. “Esse acordo é um avanço para a defesa agropecuária do País, pois mostra para todo o mercado externo que temos condições sanitárias de exportar carne in natura”.

O secretário Paulo Câmera disse que a abertura de mercado é um incentivo a mais para que os 302 mil criadores baianos, responsáveis por um rebando de cerca de 11 milhões de animais, invistam no aumento e na melhoria genética do rebanho. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 18:28
ACM NETO PARTICIPA DO DOIS DE JULHO EM HOMENAGEM ÀS GUERREIRAS DA INDEPENDÊNCIA


O prefeito ACM Neto participa nesta quinta-feira (02) do cortejo ao Dois de Julho, celebrando a Independência da Bahia.

O gestor chega à Lapinha às 9h para o hasteamento das bandeiras e participação nas homenagens, que esse ano serão voltadas às mulheres Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa, protagonistas na luta pela independência da Bahia, além da historiadora Consuelo Pondé de Sena, por sua luta constante pela preservação da tradição e do espírito cívico do Dois de Julho.

Para enfatizar a ideia de homenagear o feminino na festa da independência, o desfile contará com presença maciça de entidades comandadas por mulheres, como o afoxé Filhas de Gandhy. Também participarão fanfarras e bandas formadas exclusivamente por mulheres. "Temos toda uma preocupação em destacar a figura da mulher nesta celebração. Acredito que esta homenagem acrescenta muito à continuidade da tradição da festa, que por si só já tem imensa importância", conta o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 18:10
PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE ÁS AÇÕES DE DESOBSTRUÇÃO DA DRENAGEM EM PIRAJÁ

 
O prefeito ACM Neto esteve presente, na tarde desta terça-feira (30), na comunidade de São Francisco Xavier e na Lagoa do Urubu, em Pirajá. Na ocasião, foi verificado o trabalho de dragagem e de desobstrução da rede de drenagem do local, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) desde o último sábado (28), quando a região sofreu alagamento devido às fortes chuvas. Acompanhado de gestores municipais, o prefeito avaliou a situação das ruas, casas e da Escola Municipal São Francisco Xavier, além de ouvir as demandas dos moradores. 
 
Dentre as ações foram autorizados o reforço na limpeza e da iluminação do local, além da intervenção em uma pequena encosta que ameaça uma das principais vias de ligação da comunidade.Já na Lagoa do Urubu, foi ordenado o escoamento da água, que já invade a pista, e a retirada do lixo no local. Uma via próxima à lagoa e a Estrada Velha do Aeroporto, no trecho que passa por Sete de Abril, receberão a Operação Tapa-Buracos no intuito de reparar os estragos que a chuva causou na pavimentação.De acordo com o secretário da Seman, Marcílio Bastos, o novo plano de ação de drenagem em Pirajá possui três etapas. "A primeira parte da estratégia consiste na drenagem da lagoa até alcançar a rede subterrânea e descobrir o ponto de estrangulamento que ocasionou o problema. Dessa forma, busca-se minimizar os danos e garantir o retorno da tranquilidade para os moradores", informa o secretário.
 
A Seman ainda busca identificar a real causa do incidente. De acordo com o secretário, devido à localização em área de controle federal, a responsabilidade de manutenção do local atingido é da concessionária Via Bahia, que administra a BR-324. De acordo com a Via Bahia, não houve necessidade de interdição da via nos arredores da Lagoa do Urubu. Segundo nota divulgada pela empresa, entulho e demais detritos que haviam sido despejados na pista com o alagamento já estão sendo retirados e a empresa atua em total acordo com a gestão municipal para sanar o problema.Para garantir assistência aos moradores atingidos pelas fortes chuvas na região da Brasilgás, em Pirajá, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um esquema, formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias, que estará durante toda a semana prestando atendimento às famílias.
 
No local, além das consultas médicas, estão sendo ofertados serviços de vacinação contra a influenza para pessoas dos grupos prioritários que não se vacinaram durante a campanha encerrada no último dia (12). É oferecida também a vacina antitetânica para possíveis casos de contato com objetos cortantes ou material contaminante. Os agentes de endemias farão varredura na área atuando no controle de roedores para prevenir a leptospirose.


 
 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 17:51
GOVERNO DA BAHIA QUER MAIS PARCERIAS COM SEBRAE

Jonas Paulo

O Governo da Bahia informou hoje (30) que está em processo de negociação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar o leque de possibilidades das micro e pequenas empresas no estado.

Segundo o Governo, o objetivo é firmar parcerias dentro do Programa de Encadeamento Produtivo do Sebrae e, assim, inserir pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas. O representante do governo, Jonas Paulo, recebeu o superintendente do Sebrae Nordeste, Lauro Ramos, e o diretor do órgão no Ceará, Joaquim Cartaxo, em audiência, nesta terça-feira (30), para o início desse diálogo.

Um exemplo prático dado por Jonas Paulo é a área de energia eólica. A cadeia produtiva do setor pode se fortalecer a partir do crescimento das pequenas empresas, que fornecem insumos. Outro ponto de interesse é a área de ciência e tecnologia - patente, gestão, código de barras são alguns pré-requisitos que o Sebrae entende como indispensáveis para o bom funcionamento do negócio, assim como o representante.

Como desfecho da reunião, Jonas Paulo disse que apresentará a pauta aos secretários de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, para que os próximos passos sejam dados. A intenção do Sebrae é ampliar sua atuação em todo o Nordeste. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 17:33
CONFIRA O QUE ABRE E FECHA DURANTE O FERIADO DE 2 DE JULHO EM SALVADOR


Nesta quinta-feira, 2, é comemorado a Independência da Bahia. Por conta disso, muitos estabelecimentos e repartições públicas não funcionarão durante o feriado. Confira o que abre e fecha neste dia na capital baiana.
 
Shopping da Bahia - Funciona das 9h às 22h, as lojas, praças de alimentação e área de lazer (Playland e Planeta Criança). O Multiplex abre  a partir das 10h. 
O shopping Bela Vista abrirá a partir das 9h .
Shopping Center Lapa - Funciona das 12h às 18h, as lojas e os quiosques. A praça de alimentação fica aberto até as 20h. O cinema segue o funcionamento do shopping.
Shopping Paralela - Funciona das 9h às 22h, lojas, serviços de alimentação e exposição gratuita Barbie Terras Distantes.
 
Shopping Barra - Funciona das 9h às 22h, as lojas e a praça de alimentação. Os restaurantes do Barra Gourmet abrem das 12h às 23h. Cinema funciona normal.
Shopping Bela Vista -  Funciona das 9h às 22h.
Outlet Premiun - Funciona das 9h às 21h.
 
Shopping Piedade - Fechado.
Shopping Itaigara -  Fechado.
Pituba Parque Center - Fechado.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 17:23
SECRETARIA INVESTE NO MERCADO PARA IMPULSIONAR TURISMO NA BAHIA


Para incrementar a venda de destinos baianos, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) investirá mais no mercado brasileiro.

Nesta terça-feira (30), o superintendente de Investimentos em Polos Turísticos do órgão, Fernando Ferrero, participou da apresentação do Turismo Week, em São Paulo, evento que busca promover venda de pacotes turísticos em todo o Brasil. “Na primeira semana, serão comercializados apenas pacotes do Nordeste, e a Bahia estará em destaque”.

Promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Turismo Week acontece, entre os dias 10 e 30 de agosto, com parceria da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE). O secretário de Turismo da Bahia e vice-presidente do CTI-NE, Nelson Pelegrino, apresentará o projeto ao trade turístico baiano na próxima reunião do Fórum Estadual do Turismo, que será realizado no dia 10 de julho.

O objetivo, segundo Pelegrino, é mobilizar o trade turístico local para criar pacotes, que beneficiem todo o setor no estado, em parceria com as operadoras. “Também investiremos na promoção dos nossos destinos por meio de plano de mídia estratégico”. Ele considera o momento importante para se investir na demanda interna. “Com a alta do dólar, fica bem mais em conta viajar dentro do País. Temos muitos atrativos na Bahia que precisamos divulgar”. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 17:12
FERNANDA D'AVILA CONTA COMO MARIDO INCREMENTOU A NOITE DE NÚPCIAS

 
Fernanda D'avila teve um casamento dos sonhos com o diretor artístico Marcos Jr. Depois de seis anos juntos, eles resolveram oficializar a união de forma inesquecível em 2011. E o cenário, que contou apenas com os dois, sem a presença de amigos ou familiares, foi em uma praia em Cancun, no México.
 
Até aí, tudo bem. No entanto, os detalhes para apimentar as noites do casal ficaram a cargo de Marcos Jr. Durante o ensaio para o Paparazzo, a bailarina do "Domingão do Faustão" contou que, sem ela saber, o maridão comprou uma coleção de lingeries sensuais e ousadas para ela vestir em três noites. "Ele levou tudo na mala, escondido. Eram três peças, nas cores preta, vermelha e branca. A calcinha preta era aquele modelo de fio-dental minúsculo e fatal. A vermelha tinha direito a cinta-liga e a branca ele pediu para eu usar depois do casamento. Essa tinha uma camisolinha justa, mas confortável", lembra Fernanda.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 17:04
DILMA DIZ QUE NÃO DEMITIRÁ MINISTROS COM BASE EM DENÚNCIAS DA IMPRENSA


Em entrevista ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, após reunião de trabalho na Casa Branca, a presidenta Dilma Rousseff voltou a criticar hoje (30) o que considera “vazamento seletivo” de depoimentos de delação premiada de investigados da Operação Lava Jato.

Ela disse que não vai demitir ministros baseada em denúncias veiculadas pela imprensa e acrescentou que condenar sem provas é uma prática da Idade Média. “Estranhamente, há um vazamento seletivo que alguns têm. E aí, durante um tempo, podem falar o que quiser porque aqueles que são mencionados não têm como se defender, porque não sabem do que são acusados”, criticou.

No fim de semana, jornais publicaram trechos da delação premiada do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, em que o executivo cita dois ministros próximos da presidenta Dilma Rousseff – da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva – como beneficiários do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

“Nunca demiti ministro, ou aceitei ministro nomeado pela imprensa ou demitido pela imprensa. E, assim sendo, vou aguardar toda a divulgação dos fatos para avaliar a situação. Agora, em princípio, acredito que seja necessário pelo menos que todos nós tenhamos acesso a mesma coisa. O governo brasileiro não tem acesso aos autos”, reclamou.

Dilma acrescentou que é preciso respeitar o direito à defesa, conquistado com a democracia e que não se pode condenar alguém sem provas. As informações são da Agência Brasil.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 16:59
"FERNANDO ADORA AS MINHAS PERNAS", DIZ ALINE GOTSCHALG


Aline Gotschalg e Fernando Medeiros estão vivendo um romance desde que saíram do BBB. Mas se engana quem pensa que a loira precisa mudar seu estilo para agradar o namorado "O Fê gosta que eu me vista do meu jeito mesmo. Ele aprova super meu estilo e adora meu jeito de me vestir. O que ele mais gosta nas minhas pernas, ele diz que são lindas", disse ela durante o coquetel de lançamento da Limone Modas, no Brás, região central de São Paulo, nesta terça, 30. Mais magra, Carol Narizinho também 
 
Aline não tem um estilo definido. "Na verdade não tenho um estilo que eu siga, eu sempre me preocupo em estar confortável e bem comigo mesma. Crio looks que todo mundo pode usar, acessíveis. Não tenho um estilo patricinha, rockeira... Cada dia escolho o que eu acho melhor no dia", conta ela.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 16:50
LULA DIZ QUE DILMA DEVERIA REUNIR PODERES PARA BUSCAR SOLUÇÕES

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) a líderes da base aliada no Senado que a presidente Dilma Rousseff deveria reunir os Poderes para “encontrar saídas” para o Brasil.

De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante café da manhã com senadores governistas, Lula também debateu reforma política e criticou a possibilidade do fim da reeleição, aprovada pela Câmara dos Deputados.

“Conversamos só sobre reforma política. Ele, me parece que veio em missão de paz, e colaborou bastante com as discussões”, disse o peemedebista. “Ele acha que a presidente Dilma deveria se reunir mais com os Poderes, conversar permanentemente, na busca de saídas para o Brasil. Definitivamente, ele veio em missão de paz, conversou bastante, defendeu pontos de vista em relação à reforma política”, acrescentou o peemedebista.

Segundo Calheiros, Lula criticou a possibilidade do fim da reeleição por considerar o mandato de quatro anos muito “curto”. “Ele disse que não achava oportuno o fim da reeleição. Ele achou que um mandato de quatro anos é muito curto para não ter reeleição. Se fosse de cinco, tudo bem, mas ele acha difícil a extensão dos mandatos”, disse Renan. As informações são da Agência Brasil.


 

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 16:22
DEPUTADO QUER QUE MINISTÉRIO ELEVE VERBA DE FLUTUANTES DO VALE DO SÃO FRANCISCO


Na sessão desta terça-feira (30) da Comissão de Agricultura da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), o deputado Eduardo Salles alertou mais uma vez os componentes do colegiado sobre a crise hídrica no Vale do São Francisco, que ameaça mais de um milhão de empregos diretos e indiretos na região.

O deputado propôs que os membros da Comissão de Educação enviem ofício ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, solicitando que os recursos repassados à CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para a execução de ações de abastecimento de água na região sejam proporcionalmente equivalentes à necessidade de cada estado.

Na última sexta-feira (26), o ministro anunciou investimento de R$ 38,3 milhões para ações em 12 perímetros irrigados do Nordeste. A verba vai beneficiar, além da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, estados que também sofrem com a crise.

Segundo estudos feitos pela CODEVASF, seriam necessários R$ 51 milhões para a construção de flutuantes, equipamentos que podem bombear água quando o volume morto do Lago de Sobradinho for atingido. Desse total, R$9,7 milhões seriam destinados à Bahia e os R$ 41,3 milhões restantes aos demais estados.

No entanto, ao anunciar os recursos, o ministro Gilberto Occhi informou que, dos R$ 38,3 milhões a serem repassados pelo Ministério da Integração Nacional, a Bahia receberá apenas R$ 4,5 milhões, o que equivale a apenas 46% da necessidade do Estado. Enquanto isso, Pernambuco, Sergipe e Alagoas receberão R$ 33,8 milhões, o que corresponde a quase 82% da necessidade deles.

"Minha intenção é que a Comissão se junte ao governo estadual para solicitar que o mesmo recurso percentual seja disponibilizado para a Bahia", diz Eduardo Salles.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 16:13
CONTROLADORA ERRA E AVIÕES QUASE SE CHOCAM QUANDO SOBREVOAVAM A BAHIA

 
Após um erro da controladora, dois aviões quase se chocam quando sobrevoavam a Bahia no último domingo (28/6). A Força Aérea Brasileira (FAB) afastou a controladora de tráfego aéreo.Uma das aeronaves era um ATR-72 da Azul e ia de Barreiras para Salvador; a outra, um Boeing 737-600 da Gol, seguia de Salvador para Aracaju.
 
As aeronaves se cruzaram a uma distância de 200 pés (60 metros) no ar – a distância mínima estipulada pela Aeronáutica é de mil pés (300 metros).
A ocorrência, classificada pela FAB como “incidente de tráfego aéreo”, foi relatada em um fórum de aviação na internet.Um dos integrantes do fórum teve acesso ao áudio do comandante da Gol mostrando a irritação do piloto após identificar o outro avião nas proximidade.
 
Uma aeronave passou sobre a outra. O Boeing da Gol voava a 378 nós (700 km/h) e o ATR da Azul se encontrava a 216 nós (400 km/h).Todas as aeronaves são equipadas com o TCAS, um aparelho que detecta tráfego nas proximidades e avisa aos comandantes que desviem das suas rotas, com o objetivo de evitar colisões.Oficialmente, a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos.
 
De acordo com a Gol, a aeronave que fazia o G3 1884 (Salvador – Aracaju), "se manteve durante todo o trajeto a uma distância segura de outras aeronaves".


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 16:00
SUPERMERCADOS LIMITAM USO DE ESTACIONAMENTO EM SALVADOR

 
 
A cobrança em estacionamentos de shopping centers da cidade está desencadeando a adoção de posturas parecidas em estabelecimentos próximos. Por causa da demanda de carros que passaram a estacionar no Hiper Bompreço da Av. ACM, a gerência passou a exigir cupons fiscais de quem ocupa uma das 1.250 vagas. Ao entrar no estacionamento do supermercado, o motorista é logo informado de que precisa consumir para ter direito a parar.
 
Há 30 minutos de tolerância. Após esse prazo, é preciso fazer compras de, no mínimo, R$ 40 para ocupar uma das vagas por até uma hora, e acima de R$ 40, para permanecer por  mais de uma hora e até três horas. Os funcionários também avisam que o  veículo "pode ser rebocado" se ocupar o estacionamento por mais de três horas.
A medida provocou fila ao longo da via marginal no período da manhã, segundo consumidores. 
 
A mesma prática é adotada no  Bompreço do Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão, que conta com estacionamento independente. Os funcionários contratados pelo supermercado estão observando, inclusive, se o tempo em que o carro fica parado é compatível com a quantidade de itens do cupom fiscal mostrado.O Bompreço negou que esteja  rebocando  veículos ou orientando quanto ao reboque. 
 
A medida [orientação quanto à exigência de consumo] visa facilitar o acesso dos clientes às vagas disponíveis, uma vez que coíbe o uso indevido do estacionamento.A  Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) observou, por meio da assessoria, que não tem parceria com o estabelecimento para fazer as remoções. Segundo o diretor de fiscalização da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), Iratan Vilas Boas, o centro de compras precisa ter licença para cobrar para estacionar.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 15:46
DILMA E OBAMA COLOCAM BRASIL NO GLOBAL ENTRY QUE FACILITA ENTRADA NOS EUA


A presidenta Dilma Rouseff, anunciou hoje (30), ao lado do presidente norte-americano Barack Obama, a inclusão de cidadãos brasileiros no programa Global Entry, que facilita a entrada de quem viaja com frequência aos Estados Unidos. O anúncio foi feito durante declaração conjunta à imprensa, após reunião de trabalho entre os dois presidentes.

No Global Entry, o viajante não precisa passar pelas filas de imigração, apenas passa o passaporte em leitor eletrônico ao desembarcar nos EUA. A medida deverá beneficiar viajantes frequentes, sem validade para turistas eventuais.

"Os chefes de Estado manifestaram satisfação com a decisão do governo brasileiro de participar do programa 'Global Entry'. Expressaram, ademais, o compromisso de tomar as medidas necessárias para concretizar a participação do Brasil no programa 'Global Entry' até a primeira metade de 2016", diz o comunicado conjunto emitido enquanto os líderes se encontravam no Salão Oval.

O Global Entry é destinado a viajantes frequentes - como executivos. Quem ingressa no programa não é liberado do visto, mas passa por autoridades alfandegárias de forma mais agilizada, a partir de guichês eletrônicos. Ainda é preciso, entretanto, concluir negociações de detalhes, que os dois países se comprometeram a cumprir para por em prática o acordo.

Dilma também destacou a assinatura de um acordo previdenciário que vai beneficiar a comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos. Durante a declaração, Dilma e Obama destacaram a cooperação bilateral em áreas como comércio, investimentos, educação, defesa, energia e ciência e tecnologia e mudanças climáticas.

A presidenta brasileira disse que a recuperação da economia dos Estados Unidos é importante para as economias do Brasil e do mundo e quer aproveitar o cenário para ampliar o fluxo de comércio e investimentos entre os dois países. As informações são da Agência Brasil.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 15:22
DILMA PROMETE ZERAR DESMATAMENTO ILEGAL ATÉ 2030


Em coletiva conjunta de imprensa com o presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca, a presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (30) que o Brasil tem o compromisso de alcançar uma taxa zero de desmatamento entre agora e 2030.

"Temos o compromisso de chegar ao desmatamento zero ou a uma taxa de desmatamento ilegal zero entre agora e 2030, e também desejamos virar a página e nos engajar em uma clara política orientada de reflorestamento", disse. A declaração representou um avanço em relação à "Declaração Conjunta Brasil-Estados Unidos sobre Mudança do Clima", comunicado divulgado pelas duas Presidências previamente.

No documento conjunto, o Brasil se compromete a restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030 e faz uma declaração mais genérica sobre a eliminação do desmatamento ilegal.

"O Brasil se compromete a implementar políticas com vistas à eliminação do desmatamento ilegal, em conjunto com o aumento ambicioso de estoques de carbono por meio de reflorestamento e da restauração florestal", diz o documento conjunto.

Na noite de segunda-feira (29), membros do governo indicaram que Dilma faria um anúncio específico sobre o desmatamento ilegal. Segundo essas autoridades, a presidente anunciaria a intenção de zerar o desmatamento ilegal até 2025. As informações são da Folha.

.............................................................................................................................................................................................................................................
30/06/2015 14:46
COBRANÇAS DE PEDÁGIOS PODEM SER ALTERADAS NA BAHIA


Foi aprovado na Câmara de Salvador o projeto (PIN nº. 42/2015) que indica ao governador Rui Costa (PT) alteração na cobrança de pedágios na Bahia.

A proposta defende que os usuários possam ser isentados do duplo pagamento ao percorrerem entre um trecho ou outro de uma rodovia, geridos pelas diferentes concessionárias, num intervalo de tempo de até duas horas. “A intenção é reduzir os impactos das taxas ao cidadão que faz pequenos deslocamentos entre cidades interligadas por atividades logísticas de constante movimentação. Além disso, há a possibilidade de o usuário não ser taxado mais de uma vez numa viagem de curta duração, como ainda ocorre em toda a Bahia”, explica o autor do projeto, vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

Mesmo ponderando sobre a importância das operadoras na conservação das vias, o líder da bancada de oposição endurece o discurso sobre a aplicação do projeto. “Não posso desconsiderar o momento de crise econômica que o país tem enfrentado. Os preços afetam diretamente o bolso do cidadão, sobretudo pelos valores de inflação repassados em combustíveis e impostos para veículos. Indicamos medidas ao governador e iremos cobrar do poder público ações de equilíbrio nessa balança”, frisa o edil petista.

Quanto à adequação das possíveis normas a serem adotadas, o vereador sugere “que sejam feitas reuniões entre membros das concessionárias e representantes públicos, designados pelo Governo do Estado, para definição de critérios”.

A iniciativa sofre resistência das concessionárias, mas já ganha adesão de pequenos e microempreendedores, além de profissionais liberais que constantemente estão fazendo viagens de pequena escala nas rodovias baianas.

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ...5199     Total: 103976



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960