COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O TRÂNSITO DE AUTOMÓVEIS NA BARRA?

FRASE DO DIA

"Em face dos recentes movimentos do mercado financeiro e avaliações da perspectiva da dívida do setor público, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a consolidação fiscal, observando os mecanismos da Lei de Responsabilidade Fiscal e as projeções de crescimento para 2015 e 2016"

Joaquim Levy
Ministro da Fazenda

NOTÍCIAS
29/07/2015 21:52
SELIC CHEGA 14,25% AO ANO COM SÉTIMA ALTA SEGUIDA

 

Confirmando a expectativa de mercado, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou os juros básicos da economia brasileira de 13,75% para 14,25% ao ano, um novo aumento de 0,50 ponto percentual, segundo decisão tomada pelo  do Banco Central. Essa foi a sétima elevação seguida da taxa Selic, que atingiu o maior patamar desde julho de 2006, ou seja, em nove anos - quando estava em 14,75% ao ano.
 
Ao mesmo tempo, a autoridade monetária também indicou que os juros devem permanecer neste patamar nos próximos meses. "O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016", informou a instituição, em comunicado à imprensa.
 
Com uma taxa mais alta de juros, o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim para segurar a inflação, que tem mostrado resistência neste ano. Por outro lado, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, os juros elevados prejudicam o nível de atividade da economia brasileira e, também, a geração de empregos.
 
A reunião do Copom deste mês foi marcada por uma polêmica. O diretor de Assuntos Interncionais do Banco Central, Tony Volpon, optou por não participar do encontro após ter declarado, na semana passada, em evento em São Paulo, que votaria pelo aumento dos juros até que a projeção de inflação da autoridade monetária estivesse "de maneira satisfatória apontando para o centro da meta".(G1)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 20:01
BRASIL APRESENTA À OIT IMPACTO DO BOLSA FAMÍLIA NA REDUÇÃO DA POBREZA


O Brasil vai apresentar nesta quinta-feira, 30, à Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, o impacto do programa Bolsa Família para a redução da extrema pobreza no País.

Os principais resultados do programa serão apresentados pelo secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, responsável pela gestão do programa. Os dados foram feitos com base em estudos acadêmicos, pesquisas do próprio Ministério do Desenvolvimento e levantamentos com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em municípios com boa cobertura do Programa Bolsa Família e da estratégia Saúde na Família, do Ministério da Saúde, houve queda de 19% na mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos em relação a municípios com baixa cobertura dessas iniciativas. A queda é mais significativa em relação a causas específicas, como diarreia e desnutrição.

As crianças de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família apresentam menos baixo peso ao nascer e têm mais chance de serem amamentadas. Além disso, houve redução de cerca de 14% nos nascimentos prematuros.

Cerca de 15 milhões de alunos do Bolsa Família têm a frequência escolar acompanhada e registrada em sistema próprio do Ministério da Educação todos os bimestres. Entre os estudantes acompanhados, mais de 95% cumprem a frequência exigida, de acordo com o resultado que será encaminhado à OIT. As informações são do Estadão.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 19:10
ONU: POPULAÇÃO MUNDIAL VAI CRESCER, MAS A DO BRASIL ESTARÁ MENOR EM 2100


A população mundial vai aumentar de 7,3 bilhões de em 2015 para 11,2 bilhões, em 2100, mas no Brasil diminuirá de 207 milhões atualmente para 200 milhões em 2.100, de acordo com o relatório Perspectivas da População Mundial, divulgado hoje (29) pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o relatório, o encolhimento da população brasileira não ocorrerá de imediato: em 2050, o Brasil deverá ter 238 milhões de habitantes, mas a redução, a partir de 2.050, será motivada por taxas de natalidade mais baixas.

A idade média do brasileiro, atualmente, é 31 anos e será de 50 anos em 2100. A expectativa de vida, que hoje está em 75 anos, alcançará 88 anos em 2100, conforme o relatório da ONU. O Brasil está entre os dez maiores países em população, entre os quais México, Nigéria, Paquistão, Estados Unidos e Rússia.

Segundo a ONU, o aumento da população mundial pode ser atribuído a uma pequena lista de países com altos índices de fertilidade, especialmente na África. Até 2050, nove países vão concentrar metade do crescimento populacional: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos, Indonésia e Uganda.

China e Índia continuam sendo as únicas nações com mais de 1 bilhão de habitantes cada, mas a população indiana deve ultrapassar a chinesa em 2022, de acordo com o relatório. As informações são da Agência Brasil.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 18:35
STF RECEBE 3º PEDIDO PARA SUSPENDER AÇÃO EM QUE CUNHA É CITADO NA LAVA JATO

A defesa do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, protocolou uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde tramitam as ações relativas à Operação Lava Jato. Os advogados argumentam que a competência para analisar depoimentos em que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é citado é do Supremo e não da Justiça Federal no Paraná. Em menos de dez dias, esta é a terceira reclamação que chega ao STF com solicitação para que a ação conduzida pelo juiz Sérgio Moro na qual Cunha é citado seja suspensa.

São réus no processo em que Cunha foi citado: o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, os lobistas Fernando Soares e Júlio Camargo e o doleiro Alberto Youssef. Em depoimento neste processo, Camargo acusou Cunha de exigir US$ 5 milhões para manter contratos sobre compra de navios-sonda na Petrobras.

De acordo com as defesas de Cunha, Cerveró e Fernando Soares, o envolvimento do parlamentar na ação penal deveria atrair o caso para o Supremo. A alegação de advogados é de que depoimentos que citam Cunha devem ser analisados pelo Supremo porque, como parlamentar, o presidente da Câmara tem foro privilegiado.

Ao analisar a reclamação proposta por Cunha - a primeira desde que o peemedebista foi citado por Julio Camargo a chegar ao Tribunal -, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, determinou que Moro envie informações à Corte sobre o processo antes de julgar o caso. A intenção da defesa do presidente da Câmara é, além de suspender a ação, remeter ao STF o processo que corre no Paraná e anular todos os atos relativos ao parlamentar já realizados na ação.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 18:16
TCE DISPONIBILIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ÚLTIMA GESTÃO DE WAGNER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou nesta quarta-feira (29) as contas do exercício financeiro referentes ao último ano de gestão do ex-governador da Bahia Jaques Wagner. A documentação pode ser consultada na íntegra pela população que acessar o site do TCE. De acordo com o Tribunal, a divulgação obedece a exigências legais e atende o objetivo de estimular participação da sociedade na fiscalização e no controle das contas públicas, além de atender a previsão da Lei de Responsabilidade Fiscal. No mês de setembro, o TCE se comprometeu a divulgar uma "versão cidadão" do relatório, com ilustrações e linguagem que favoreça o entendimento.
 
A prestação de contas do ex-governador foi aprovada com recomendações pelo plenário do TCE e encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia no último dia 18 de junho. O julgamento da prestação de contas é de competência do Poder Legislativo. No site oficial do TCE, podem ser acessados documentos como o Relatório e o Parecer Prévio sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo, demonstrações Contábeis Consolidadas do Estado, Relatório Anual de Governo e Relatório Anual da Avaliação Parcial da Execução do Plano Plurianual (PPA) de 2012 a 2015.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 18:08
NOVA ETAPA DAS OBRAS DE MERCADO NO RIO VERMELHO SERÁ INICIADA NESTA QUINTA


A partir desta quinta-feira (30), será iniciada a segunda etapa das obras na área do Mercado do Peixe do Rio Vermelho, que dará lugar à Praça Caramuru.

O local, que já passou por terraplanagem e está em fase de instalação da nova drenagem e processo de aplicação de nova pavimentação, terá os boxes do antigo mercado demolidos para continuidade do processo do novo projeto de urbanização do local. As obras seguem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e o investimento é de R$3,2 milhões, com duração prevista para oito meses.

Em comum acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), os 16 permissionários dos antigos boxes do Mercado do Peixe deixarão os locais já na manhã desta quinta-feira. A pasta acompanhará o processo de saída do local e prossegue em diálogo com os comerciantes para apoio e relocação para outros mercados municipais, caso prefiram.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) alerta aos motoristas que as obras do sistema viário da Praça Caramuru e Mercado do Peixe não atingirão o trânsito no Largo da Mariquita, nas ruas Monte Conselho e Odilon Santos e demais vias da região.  

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:50
BOVESPA FECHA EM ALTA APÓS DECISÃO DO BC DOS EUA E À ESPERA DO COPOM

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (29), reduzindo parte das perdas acumuladas nas últimas sessões, em dia de definição da nova taxa básica de juros brasileira e após o Banco Central dos Estados Unidos manter os juros.

O Ibovespa avançou 1,30%, a 50.244 pontos. Na mínima do dia, chegou a cair 0,36%. Foi a segunda alta seguida após uma série de sete quedas.

No mês de julho, o índice acumula queda de 5,34%, e em 2015, perde 0,4%.

No Brasil, o holofote do dia esteve na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, após o fechamento dos negócios. A expectativa do mercado é que a taxa básica de juros suba nesta quarta para 14,5% ao ano.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:46
DÓLAR FECHA EM QUEDA APÓS 5 DIAS SEGUIDOS DE ALTA

O dólar fechou em queda nesta quarta-feira (29), após cinco dias consecutivos de ganhos, em dia de definição de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A moeda norte-americana terminou o dia a R$ 3,3293, em baixa de 1,18%.
"Depois de subir tanto, o dólar está um pouco mais tranquilo hoje, como era de se esperar", afirmou à Reuters o operador da corretora Intercam Glauber Romano.
 
"O movimento hoje foi de correção. O mercado viu que talvez tenha subido muito deste a mudança das metas (fiscais) e, por isso, corrigiu hoje, com a ajuda do cenário externo mais tranquilo também", resumiu à Reuters o economista da Tendências Consultoria, Silvio Campos Neto.

Os mercados aguardam a definição da nova taxa básica de juros brasileira, que será divulgada no final do dia. A expectativa é que a Selic tenha a sétima alta seguida e seja fixada em 14,5% ao ano. Se confirmado, será o maior nível desde agosto de 2006, quando estava em 14,75%.

Os investidores também avaliam a decisão do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) de manter no piso histórico, entre 0 e 0,25%, a taxa básica de juros do país.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:45
REFORMA DO PÍER E OBRAS DA BA-534 SÃO REIVINDICAÇÕES DE SALINAS DA MARGARIDA


O prefeito de Salinas da Margarida, Jorge Antônio Castellucci Ferreira, e a deputada estadual Fabíola Mansur foram recebidos em audiência pelo Secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, ocasião em que apresentaram as principais demandas do município.

“Reivindicamos o recomeço das obras da BA-534, que liga Salinas da Margarida à BA-001 e a urgente reforma do Pier que fica na sede do município e que se encontra em péssimo estado de conservação”, informou o prefeito Jorge Castellucci. Ele pediu, ainda, a pavimentação de ruas do município e um reforço na área de segurança pública.

“A cidade é um cartão postal do Recôncavo Baiano e seu desenvolvimento econômico depende dos segmentos de Turismo, Cultura, e do setor de Pesca. Temos que recuperar a única ponte que dá acesso ao município e o Píer, que está bem degradado”, complementa a deputada Fabíola Mansur, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baía de Todos os Santos. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:34
JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA, E EXECUTIVOS DA ANDRADE GUTIERREZ VIRAM RÉUS

A Justiça Federal aceitou, nesta quarta-feira (29), a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra executivos e lobistas ligados à Andrade Gutierrez, empreiteira investigada na Operação Lava Jato. Entre os denunciados está o presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo.

Os crimes citados na ação penal são formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. O grupo foi denunciado na sexta-feira (24) pelo MP.

Agora, Azevedo e outras 12 pessoas tornam-se réus no processo. Lobistas como Alberto Youssef e Fernando Soares, o Fernando Baiano, além de ex-diretores da Petrobras, como Paulo Roberto Costa e Renato Duque, também estão envolvidos.

"Portanto, há, em cognição sumária, provas documentais significativas da materialidade dos crimes, não sendo possível afirmar que a denúncia sustenta-se apenas na declaração de criminosos colaboradores", pontuou o juiz Sérgio Moro, responsável pela decisão.

Com a ação aberta, os advogados dos réus têm dez dias para apresentar os argumentos da defesa.

No despacho, Moro ainda ordenou nova prisão preventiva aos réus. "Considerando que aqui se trata de pedido de prisão preventiva instrumental à nova ação penal e ainda os elementos probatórios supervenientes, especialmente a identificação de pelo menos duas outras contas secretas controladas por Fernando Soares Soares no exterior (...)".

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:28
DILMA E GOVERNADORES DEVEM CRIAR AGENDA QUE ATENDA AOS BRASILEIROS, DIZ RUI


A criação de “uma agenda para o país e para os brasileiros, e não para o partido a, b ou c” é o que espera o governador Rui Costa da reunião que acontecerá em Brasília, nesta quinta-feira (30), entre a presidenta Dilma Rousseff e os governadores dos estados. Todos os 27 foram convidados para unificar um “pacto pela governabilidade”, às 16h, no Palácio do Planalto.

É momento, explicou Rui, das autoridades mostrarem responsabilidade na condução dos destinos do país. “Quando o clima político se acirra e se começa a aprovar projetos (no Congresso) para desgastar o governo, ou na linha do quanto pior, melhor, quem paga um alto preço é a população brasileira”, disse.

Ele elogiou a atitude de Dilma e informou que proporá que esses encontros tornem-se regulares, uma vez que temas como segurança pública e novas fontes de financiamento para a saúde devem ser objetos constantes de debate: “A presidenta e os governadores precisam se unir e dar soluções para essas questões essenciais na vida da população”.

Entre os governadores do Nordeste, outra grande preocupação é a economia. Com quedas acentuadas na arrecadação, eles buscam alternativas para seus problemas de caixa. Citam como exemplo a necessidade de que o Fundo de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura e o Fundo de Compensação, criados a partir da Medida Provisória 683 de 2015, tenham lastro. Isso porque a fonte dos recursos seria proveniente da repatriação de remessas ilegais feitas para o exterior, ou seja, não se pode fixar um valor. E “a provável variação torna imprevisível a disponibilidade de recursos que haverá para os estados”, afirmou o representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, falando do desequilíbrio entre estados ricos e pobres que poderá ser ainda maior com o fim da guerra fiscal.

Outro questionamento que fazem os governadores é sobre é a utilização de depósitos judiciais por estados e municípios para o pagamento de precatórios, dívida pública, investimentos e despesas previdenciárias. A possibilidade de usar esses recursos foi aprovada pelo Congresso Nacional e deve ser sancionada pela presidente nos próximos dias. A avaliação geral é que a iniciativa pode ser útil. Contudo, outras medidas deverão ser pactuadas para que o equilíbrio das finanças dos estados seja alcançado. 

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:12
SERVIDORES DO IFBA EM GREVE FARÃO ASSEMBLEIA NESTA QUINTA-FEIRA

Uma nova assembleia estadual com a participação de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e do Comando Estadual de Greve (CEG) está marcada para amanhã, às 13h30, no campus de Feira de Santana.

O objetivo da reunião é discutir os posicionamentos dos campi do IFBA que ainda permanecem em greve. Ao todo, 11 das 18 unidades do instituto já estão funcionando total ou parcialmente, nas cidades de Brumado, Camaçari, Eunápolis, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador, Seabra e Vitória da Conquista. A Reitoria do IFBA ainda aguarda um posicionamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), para a realização da terceira rodada de negociação, com intermediação da secretaria.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 17:02
JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE JOSÉ DIRCEU PARA VIAJAR NO DIA DOS PAIS

A Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Distrito Federal (Vepema) negou pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para viajar para a cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, a fim de encontrar os filhos no Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto.

Dirceu foi condenado no processo do mensalão do PT a sete anos e onze meses de prisão, por corrupção ativa, mas está em prisão domiciliar em Brasília desde outubro do ano passado. O ex-ministro também é investigado na Operação Lava Jato por suposto recebimento de dinheiro desviado de contratos da Petrobras.

A decisão de negar autorização de viagem foi tomada pelo juiz Ângelo Pinheiro Fernandes de Oliveira no dia 15 de julho e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (28).

O juiz afirmou que Dirceu já foi autorizado a viajar duas vezes para visitar a mãe, que tem mais de 90 anos, em Passa Quatro (MG), desde que iniciou o cumprimento da pena em casa. Ele lembrou que naqueles casos a mãe não poderia se deslocar para Brasília.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 16:54
LULA MOVE AÇÃO JUDICIAL CONTRA VEJA E PEDE REPARAÇÃO DE DANOS MORAIS


O ex-presidente Lula entrou com ação na justiça nesta quarta-feira (29) contra a revista Veja por danos morais, depois de a publicação da capa desta semana, que afirma que o ex-presidente da OAS, Leo Pinheiro, estaria fechando acordo de delação premiada para denunciar crimes que envolveriam o petista.

Através de nota distribuída à imprensa, o Instituto Lula afirmou que a reportagem "repete práticas comuns à Veja: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula".

O processo judicial envolve os três repórteres que escreveram a matéria - Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira - e o diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara. Em entrevista ao jornal Valor, no último dia 26, o ex-presidente da OAS afirmou que em nenhum momento cogitou a hipótese de fazer uma delação premiada.

Na ação judicial, os advogados de Lula destacam que o texto da revista Veja “é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte". 

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 16:28
FIEB E SINDUSCON PROMOVEM CURSO GRATUITO SOBRE REGIMES TRIBUTÁRIOS


Os principais regimes tributários - Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido – serão apresentados a empresários e representantes de empresas industriais no curso “Como pagar menos tributos?” que será realizado no dia 04 de agosto, no auditório auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), em Salvador.

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em parceria com o Sinduscon, o curso será ministrado pelo contador e especialista em controladoria Sérgio Henrique da Conceição.

Além de apresentar os principais regimes tributários brasileiros, a capacitação vai orientar como é possível melhorar o desempenho tributário da indústria, de acordo com o perfil de cada empresa. A capacitação é gratuita, mas tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3343-1479.

O curso integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo, uma parceria da FIEB com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que visa fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 16:25
BRASKEM: PETIÇÃO ENVIADA À PF CONFIRMA QUE CONTRATO NÃO GEROU PERDAS À PETROBRAS

A Braskem informou que seus advogados protocolaram nesta quarta-feira, 29, petição endereçada à Polícia Federal confirmando que o contrato de nafta, matéria-prima usada pela indústria química, não gerou prejuízo à Petrobras. "A Braskem decidiu fazer a entrega da manifestação de forma voluntária à PF, em Curitiba", diz a petroquímica no comunicado.

Ainda conforme a nota, a petição é baseada em 36 anexos produzidos pela Petrobras para a elaboração do relatório interno de apuração dos contratos de matérias-primas entregues à PF. "A companhia concluiu que o modelo de contrato de nafta de 2009 firmado com a Petrobras foi equilibrado", diz a Braskem.

"O contrato refletia a dinâmica dos mercados e protegia as duas empresas da volatilidade de preços através do piso e teto estabelecidos, o que é comum no mercado mundial de commodities, em especial, petróleo, nafta e produtos petroquímicos", diz a Braskem, no documento.

A petroquímica destaca que, de acordo com a petição, "a negociação comercial em torno da precificação da nafta foi exaustiva e pautada por critérios técnicos e econômicos, como revelam os trabalhos apresentados nos anexos do relatório da Petrobras".

Ainda segundo a petição, diz a petroquímica, o objetivo da Petrobras e Braskem era "encontrar uma fórmula de precificação de longo prazo, que substituísse o modelo que vinha até então sendo aplicado, considerado anacrônico, pois não era capaz de regular de forma estável o mercado no longo prazo de modo a permitir novos investimentos no setor". Além disso, "as partes buscavam uma solução que levasse em consideração a dinâmica petroquímica internacional".

A Braskem argumenta que o suposto prejuízo atribuído ao contrato de nafta decorre, na verdade, da decisão da Petrobras de utilizar a nafta contratada pela indústria petroquímica para aumentar a produção de gasolina e atender, assim, ao aumento do seu consumo no Brasil.

"O congelamento de preço da gasolina gerou um crescimento de consumo de aproximadamente 70% no período de 2010 e 2014, levando a Petrobras a passar de exportadora de gasolina a importadora", ressalta.
Segundo denúncia do Ministério Público Federal do Paraná, divulgada na sexta-feira passada, a Braskem teria provocado prejuízo de quase R$ 6 bilhões à Petrobras pela "contratação viciada e subfaturada de nafta" de 2009 a 2014.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 16:20
PATRÍCIA POETA NEGA BRIGA COM WILLIAM BONNER EM SAÍDA DO JORNAL NACIONAL

Patrícia Poeta se prepara para estrear a partir de 8 de agosto o novo programa “É de casa”, que vai ao ar nas manhãs de sábado, na TV Globo. Em entrevista à revista “Contigo!” desta semana, a jornalista falou sobre os boatos sobre brigas que a fizeram deixar o “JN”.
 
“Bonner é um amigo! A minha decisão foi de caminho profissional mesmo, de investir naquilo que me desafiava mais. Queria ir atrás de um sonho muito antigo, que é de ser comunicadora”, explicou a jornalista, de 38 anos. Patrícia disse que se dedicou ao marido Amaury, diretor de programação da Globo, e ao filho, Felipe, de 12 anos.

“Desde o início do ano, tenho feito aulas de samba. Uma vez por semana, eu e um grupo de amigas temos nos empenhado nesse desafio. Morando no Rio há nove anos, estava mais do que na hora de aprender, né?”, disse ela.
 
Patrícia comentou que nunca aplicou botox: “As pessoas vão me ver sem blush, pó... Porque eu quero também dizer que sou igual a todo mundo, acordo de cara lavada e descabelada".

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 16:08
PREFEITO VISITA CINCO BAIRROS QUE VÃO RECEBER OBRAS DE INFRAESTRUTURA

O prefeito ACM Neto (DEM) visitou nesta quarta-feira (29) cinco bairros da cidade que vão receber obras de infraestrutura. Acompanhado da comitiva de gestores municipais, secretários e técnicos, o prefeito esteve nos bairros do Barbalho, Ribeira, Uruguai, Baixa de Quintas e Massaranduba. Estiveram presentes na visita os secretários municipais de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana; de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos; de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis; o ouvidor-geral do Município, Humberto Viana; o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga; entre outras autoridades.
 
Neto visitou a Rua Primeiro de Janeiro, no bairro do Uruguai, para verificar a situação do Canal do Pistão, que está com placas de contenção soltas e trechos com avançado estado de erosão em frente às residências. No local, a prefeitura vai promover a limpeza e recuperação da contenção do canal, além da requalificação do entorno.
 
Em seguida, o prefeito esteve no campo do Balão de Ouro, localizado na Baixa do Petróleo, em Massaranduba, que deverá passar por total recuperação, incluindo compactação do piso, novos alambrados e iluminação. Além disso, também está prevista a construção de um novo acesso ao equipamento que é a única área de esportes e lazer da comunidade.

O prefeito também esteve na região do Estaleiro, na Ribeira, onde a solicitação da comunidade envolve o campo de futebol local. Os moradores pedem que sejam feitas melhorias na grade que envolve o campo e em volta do equipamento esportivo. No Barbalho, serão realizadas melhorias na Praça da Pedreira, que deve ganhar uma nova urbanização, assim como a escadaria que liga as ruas Nossa Senhora de Lourdes à Aristides Áttico, que passará por total recuperação. Ainda no Barbalho, a prefeitura vai estudar um projeto para realização de obras de pavimentação e drenagem da Rua Ministro Pacheco de Oliveira. No Beco do Cirilo, na Baixa de Quintas, o campo de futebol receberá recuperação do entorno e nova iluminação, que se estenderá por toda a via. O local receberá ainda reforço nos serviços de poda de árvores e limpeza.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 15:52
OPERAÇÃO LAVA JATO TEM CINCO NOVOS DELATORES


A Operação Lava Jato tem cinco novos delatores, revela a força-tarefa do Ministério Público Federal, no Paraná, base das investigações sobre corrupção e propinas na Petrobras que agora avança para a Eletronuclear. Os nomes desses cinco colaboradores ainda são mantidos em sigilo pelos procuradores da Lava Jato.

"As defesas atacam as delações, acusam que elas trazem fatos inverídicos. Mas, aos poucos, elas (as delações) foram confirmando o esquema e uma se encaixando na outra", afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Lava Jato.

Até esta etapa da investigação, a Lava Jato - em seu 16º capítulo - contabiliza 22 delatores que firmaram acordo com a Procuradoria no Paraná, em grau de 1ª instância. Os nomes de 17 deles são conhecidos: o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e seus familiares (a mulher Marici da Silva Azevedo Costa, as filhas Shanni Azevedo Costa Bachmann e Arianna Azevedo Costa Bachmann e os genros Humberto Sampaio de Mesquita e Marcio Lewkowicz), o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, o doleiro Alberto Youssef e seu ajudante Rafael Ângulo Lopez, os empreiteiros que faziam parte da cúpula da Camargo Corrêa, Dalton Avancini e Eduardo Leite, os lobistas Julio Camargo e Shinko Nakandakari, e os empresários Augusto Ribeiro, Luccas Pace Junior e João Procópio.

O delator mais recente é o lobista Milton Pascowitch. Em seus depoimentos, ele cravou que o ex-ministro da Casa Civil (Governo Lula) José Dirceu recebeu propinas do esquema na Petrobras por meio de consultorias fictícias. Dirceu, por sua assessoria de imprensa, nega categoricamente recebimentos ilícitos.

Outros delatores, como o empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, assinaram pacto diretamente com a Procuradoria-Geral da República, perante o Supremo Tribunal Federal.

.............................................................................................................................................................................................................................................
29/07/2015 15:37
SANDRO RÉGIS EXALTA GESTÃO DE NETO APÓS PREFEITO OBTER 82% DE APROVAÇÃO


O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis (DEM), disse hoje (29) que a aprovação do prefeito ACM Neto (DEM) por 82% da população de Salvador é resultado de uma gestão de excelência, comprometida com a qualidade de vida da comunidade e com a aplicação responsável dos recursos públicos.

O parlamentar parabenizou o prefeito pelo resultado da pesquisa divulgada nesta terça-feira, 28, pelo Instituto Paraná e também aos soteropolitanos pelo reconhecimento a um trabalho que vem sendo apontado como sério e eficiente. O deputado lembrou que por dois anos consecutivos ACM Neto foi eleito o Melhor Prefeito do país, o que torna, segundo ele, inquestionável a sua competência administrativa.

"Enquanto ACM Neto consagra a sua eficácia e popularidade na Bahia, mais de 70% dos brasileiros desaprovam o governo do PT e lamentam a desastrada gestão de Dilma Rousseff que afunda o país numa crise econômica, política e moral sem precedentes", destacou Régis.

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ...5281     Total: 105614



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960