COLUNISTAS

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ADOÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA?

FRASE DO DIA

“É melhor ter obra atrasada a ficar acomodado, sem ferrovia, aeroporto, porto, via-expressa e estradas de qualidade. Ele não teve iniciativa e agora critica o atraso nas obras que Jaques Wagner está fazendo” 

Rui Costa
Candidato ao governo do estado pelo PT 

NOTÍCIAS
18/09/2014 20:03
LÍDICE DIZ QUE SOUTO DEVERIA FAZER AUTOCRÍTICA POR PERSEGUIR SALVADOR


A candidata à governadora Lídice da Mata, do PSB, rebateu o adversário Paulo Souto (DEM), que a instou a fazer uma autocrítica de seu mandato na Prefeitura de Salvador, em entrevista divulgada pela imprensa nesta quinta-feira (18).

“Ele é que deveria fazer autocrítica por ter se prestado ao papel que prestou quando governador, na perseguição a uma administração eleita democraticamente e reconhecida pelo seu próprio povo. Ele é que deveria fazer autocrítica por ter sido submisso à defesa de algum chefe e por não ter, como governador, a postura de liderar o seu governo”, disse Lídice, em entrevista à Rádio BandNews.

Na entrevista, a candidata destacou que, assim como na educação, o atual governo da Bahia não conseguiu modificar o modelo de gestão na segurança pública que ocasionou uma explosão da violência. “O principal erro foi manter a política de segurança pública de Paulo Souto, baseada apenas no policiamento ostensivo e repressão”, disse.

Ela disse que sentará para negociar com os policiais militares e civis para a integração das ações, com um sistema de informação unificado e com metas em comum. “São as próprias polícias que têm postura crítica e estão propondo reformulações. Juntos com eles, vamos mudar a cabeça de quem executa uma política de segurança pública, para que a gente tenha uma polícia de proteção da vida, de uma cultura de paz”, afirmou.

A candidata destacou que, para além de implantar o modelo do programa Pacto Pela Vida adotado em Pernambuco e que resultou na redução da violência naquele Estado, vai investir em inclusão social.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 18:56
LÍDICE: VIDA DE MARINA NÃO PERMITE ACUSAÇÃO DE QUE ELA ACABARÁ COM BOLSA FAMÍLIA


A candidata à governadora da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, rebateu a informação de que Marina Silva, candidata do partido a presidente da República, pretende acabar com o Bolsa Família e outros programas sociais iniciados no governo Lula, conforme divulgado em propagandas do PT.

“A vida de Marina não dá a ninguém o direito de acusá-la de querer acabar um programa como o Bolsa Família”, disse Lídice, durante entrevista à Rádio Tudo FM, nesta quinta-feira (18), quando aproveitou para conformar a presença da candidata a presidente em Salvador, no próximo sábado (20), para participar de um comício no bairro de Cajazeiras, a partir das 19h.

Lídice lembrou um depoimento emocionado de Marina, mostrado na propaganda eleitoral da candidata na televisão, no qual ela conta as dificuldades de seus pais para alimentar os filhos, quando moravam no seringal, e diz que quem passou fome nunca vai acabar com o Bolsa Família.

Segundo Lídice, os ataques do PT a Marina repetem a estratégia de Fernando Henrique nas eleições que disputou contra Lula. “Só Lula sofreu algo assim, nas eleições contra Fernando Henrique, mas ninguém imaginava que o partido de Lula pudesse usar mesma metodologia para atacar alguém que tem sua mesma origem”, disse.

Ela considerou incoerente a postura do PT de tentar passar uma imagem negativa de Marina, quando no passado a elogiava. “O que mais me choca é jogo do sinal mudado. Antes de sair do PT, ela era vista como heróica, como companheira da luta de Chico Mendes, digna de todas as notas positivas do PT. Quando saiu do governo e se colocou contra a candidatura do PT, virou, para eles, uma bruxa maldita”, comparou.

“A lógica do PT é essa: se está comigo é legal, se não está é a pior pessoa do mundo. Esse tipo de política é a velha política, que só entende a linguagem da aprovação”, concluiu.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 18:42
INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS AVANÇA PELO TERCEIRO MÊS CONSECUTIVO


A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 0,9% em setembro deste ano na comparação com o mês anterior, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).Esse foi o terceiro aumento consecutivo do indicador. Antes da série de altas, o índice teve seis quedas consecutivas, entre janeiro e junho deste ano.
 
Segundo a CNC, a maior disposição das famílias para o consumo foi influenciada, principalmente, pela queda dos preços dos alimentos e bebidas. "Como os patamares estavam muitos baixos na série histórica, este aumento indica apenas uma estabilidade, já que não houve grandes alterações na economia”, explica Juliana Serapio, assessora da divisão econômica da CNC.
 
Dos sete componentes analisados na pesquisa, apenas a intenção de compra a prazo teve queda (-0,6%). As maiores altas foram observadas na perspectiva de consumo (1,6%) e no momento para a compra de bens duráveis (1,4%). Para 2014, a entidade revisou a expectativa do volume de vendas do varejo para um crescimento de cerca de 3,7%. (G1)




 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 18:38
SOUTO DIZ QUE PRETENDE CONSTRUIR PONTE DO MANDACARU EM JEQUIÉ


O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, disse que vai atender uma antiga reivindicação do povo jequieense. “Eleito, vou trabalhar para conseguir os recursos necessários à construção da ponte do Mandacaru sobre o Rio de Contas, ligando os bairros do Jequiezinho e Mandacaru, para facilitar a vidas de toda a cidade”, garantiu em discurso na cidade de Jequié, na tarde desta quinta-feira (18).

O jingle de Paulo Souto, “Não dá mais/Eu quero outro/Chama Paulo Souto”, foi a trilha sonora que abriu o breve comício. O prefeito ACM Neto lembrou da guerra que foi enfrentar o PT em 2012: “Eles fizeram de tudo para nos derrotar, mas prevaleceu a vontade do povo de Salvador. A minha vitória foi o primeiro passo para mudar a Bahia. O próximo é eleger Paulo Souto, governador, e Geddel, senador”.

Ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), Paulo Souto reafirmou o compromisso de priorizar a melhoria dos serviços públicos fundamentais à vida dos baianos. “Vamos dar um jeito na central de regulação, fazendo-a funcionar como um instrumento que facilite o internamento dos pacientes e não uma loteria em que a sorte decide se a pessoa vive ou morre”, disse, acrescentando que, na saúde, pretende ainda construir cinco hospitais regionais e policlínicas.

Paulo Souto assinalou que vai tomar para si a responsabilidade de comandar as ações de combate à violência que se alastrou por todo o estado. “Não tem cabimento que, nos últimos anos, tenhamos nos tornado um dos estados mais violentos do Brasil, quando antes estávamos no grupo dos mais tranquilos. Vamos dar um basta neste holocausto que vitimou mais de 37 mil baianos durante o governo petista”.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 18:10
BOVESPA RECUA AOS 58 MIL PONTOS ANTES DE DATAFOLHA


A Bovespa fechou em baixa nesta quinta-feira, com seu principal índice acionário voltando ao patamar dos 58 mil pontos, diante da expectativa de divulgação de nova pesquisa sobre a corrida presidencial.

Em uma sessão marcada por ajustes de posições e atenção também ao ambiente internacional, o Ibovespa terminou o dia em baixa de 1,24 por cento, a 58.374 pontos. O volume financeiro do pregão totalizou 8,5 bilhões de reais. A principal pressão negativa para o índice veio das ações da Petrobras, com a preferencial da estatal encerrando com queda de 3,75 por cento. O papel ordinário cedeu 3,12 por cento.

Na parte da tarde, o Ibovespa ampliou as perdas e chegou a recuar 1,67 por cento na mínima, com profissionais atrelando a piora a especulações sobre pesquisa Datafolha a ser divulgada entre o fim desta quinta e madrugada de sexta-feira.

Rumores que circularam nas mesas de operações indicavam que o Datalfolha mostraria um cenário mais acirrado entre a presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, e Marina Silva (PSB) na simulação de segundo turno. As informações são da Reuters.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 17:35
REDE DE SUPERMERCADOS DIA VAI INAUGURAR UNIDADES EM SALVADOR E RMS


A rede de supermercados DIA (Distribuidora Internacional de Alimentos) vai inaugurar duas unidades na Bahia, uma em Simões Filho e outra em Dias D’Ávila.

Com forte plano de expansão, a rede prevê a abertura de lojas em Salvador e região metropolitana até o final do ano. Serão gerados cerca de 120 empregos diretos e outros 400 indiretos. Para abastecer os supermercados, a distribuidora contará com um centro de distribuição em Simões Filho.

A forma de gestão da rede é baseada na redução de custos para proporcionar o menor preço ao consumidor, operando centros de distribuição e empresas de logísticas. Além de usar marca própria. Na Bahia, serão 700 itens à venda com a marca Dia, sendo 300 deles regionalizados por meio de parcerias com produtores locais e estímulo à economia estadual.

A rede DIA nasceu na Espanha em 1979. Em 1993, foi iniciado o processo de internacionalização com a abertura das primeiras lojas em Portugal. Hoje a companhia tem 9.000 lojas, entre próprias e franquias, 45 plataformas logísticas e cerca de 50.000 colaboradores, em seis países: Espanha, Argentina, Brasil, China, França e Portugal. Parte delas próprias e outras em franquia. No Brasil desde 2001, contabiliza 7 mil funcionários e 700 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 17:32
TOTAL DE CHEQUE SEM FUNDO RECUA, MAS TEM O 2º PIOR NÍVEL PARA AGOSTO

 
As devoluções de cheques, pela segunda vez, por falta de dinheiro na conta bancária atingiu 2,02% em agosto. A taxa representa pequena melhora em relação a julho último, quando foram devolvidos 2,24% do total de documentos compensados. Na comparação com o mesmo período de anos anteriores, no entanto, esse foi o segundo pior resultado de inadimplência de cheques desde 1991.
 
Até agora, o maior índice para o mês de agosto tinha sido registrado em 2006 (2,04%). Em agosto do ano passado, a inadimplência atingiu 1,87% dos cheques compensados e, no período de janeiro a agosto, o índice alcançou 2,1% ante 2,05%, em 2013.
 
Nos oito primeiros meses do ano, o estado de Roraima foi o que mais registrou cheques sem fundo com taxa de 12,03%. Em sentido contrário, a menor proporção 1,13% também ocorreu em um estado da região: o Amazonas. Na média por região, o Norte liderou a lista com 4,32% e a Região Sudeste indicou o menor índice (1,61%). (Agência Brasil)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 17:26
ACM NETO DIZ QUE “A VIRADA DE AÉCIO JÁ COMEÇOU”


O prefeito de Salvador, ACM Neto, acredita que a visita do presidenciável Aécio Neves à cidade de Itabuna, nesta quinta-feira (18), marca o início de um novo momento na campanha do candidato. “Itabuna e a Bahia mandam hoje um recado para todo o Brasil: a virada já começou”, afirmou, ressaltando a tradição de luta e resistência dos itabuneneses.

“O povo daqui, nos momentos mais importantes da Bahia e do Brasil, se posicionou com coragem e firmeza”, completou, ao lado dos postulantes a governador, Paulo Souto, a vice, Joaci Góes, e ao Senado, Geddel Vieira Lima. Para o prefeito de Salvador, a mensagem dada pelos baianos que tomaram conta das ruas de Itabuna para ver a passagem de Aécio Neves foi clara. “O Brasil quer decência, um governo sério, mais justiça para o Nordeste e um presidente que olhe com carinho e atenção para a Bahia e para Itabuna”, sentenciou.

O clamor popular por mudança, segundo ACM Neto, é evidente em Itabuna, importante cidade de uma região que já liderou o crescimento econômico da Bahia. “O que se vê é um povo que tem esperança no futuro e não acredita mais nas promessas e mentiras do PT. Os itabunenses vieram aqui para dizer que, no dia 5 de outubro, votarão em Aécio Neves para presidente da República”.

De acordo com o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, Aécio Neves demonstrou estar empenhado para estimular o desenvolvimento da região ao lançar o Nordeste Forte. “Aécio focalizou o problema nordestino de uma forma diferente, criando um programa integrado, de longo prazo, para dar condições de sustentabilidade ao desenvolvimento da região Nordeste”, explicou Souto.

 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 17:05
BOVESPA AMPLIA PERDAS ANTES DA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA DATAFOLHA


A Bovespa ensaiou uma recuperação na hora do almoço, mas já voltou ao terreno negativo nesta tarde, pressionada por bancos e estatais. As ações de exportadoras seguem em alta e evitam uma queda maior do mercado.

Pela manhã, investidores ainda absorviam a decisão de ontem do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Agora cresce a expectativa sobre a pesquisa Datafolha. Segundo operadores, não há rumores no mercado, mas a queda dos papéis do “kit eleição” sugere que os investidores estão, no mínimo, mais cautelosos.

“Provavelmente o Datafolha vai mostrar cenário parecido com o do Ibope, com empate técnico entre Dilma e Marina e recuperação marginal de Aécio”, acredita o gestor da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira. “Essa alta do dólar junto com queda da bolsa está deixando o mercado um pouco preocupado. Pode ser sinal de saída de estrangeiro.”

Às 16h05, o Ibovespa recuava 1,44%, aos 58.257 pontos, com volume de R$ 5,0 bilhões. Entre as principais ações do índice, Petrobras PN cai 3,07%, para R$ 21,44, Itaú PN perde 1,78%, a R$ 38,43, Bradesco PN recua 1,75%, a R$ 38,73 e Vale PNA tem leve baixa de 0,11%, a R$ 25,52. Já Ambev ON sobe 1,06%, para R$ 16,12. As informações são do valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 16:41
CAI NÚMERO DE JOVENS COM EMPREGO E AUMENTA A OCUPAÇÃO PARA MAIORES DE 30


A população ocupada aumentou em 562 mil no ano passado, alcançando um total de 95,9 milhões de pessoas, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Porém esse aumento não ocorreu de forma homogênea na população. Entre as pessoas com idade entre 15 e 29, houve uma diminuição de 4,1% no número de ocupados, para 27,9 milhões. Ao mesmo tempo, entre os maiores de 30 anos ocorreu um aumento de 2,6% na quantidade de ocupados, que atingiu 68 milhões de pessoas.

O emprego entre adolescentes foi o que mais caiu, em comparação com outras faixas etárias. A população entre 15 e 17 anos ocupada caiu 13,5% no ano passado, ficando em 2,3 milhões. A pessoa só passa a ser considerada desocupada se ela deixa de ter uma ocupação remunerada e começa a buscar emprego. Se ela não procura trabalho, por exemplo, por estar estudando, ou por qualquer motivo, a pessoa é considerada inativa, e não desempregada. A população ocupada teve seu maior aumento na faixa etária de 50 a 59 anos. Houve um crescimento de 5% nesse contingente, alcançando 14,6 milhões de pessoas.

Das cinco grandes regiões em que se divide o país, apenas no Norte houve queda na população ocupada, de 0,8% de 2012 para 2013. Com isso, a região passou a ser a que conta com o menor número de pessoas com trabalho remunerado (7,4 milhões), ficando atrás do Centro-Oeste (7,5 milhões). Em 2012, o Norte estava à frente do CO.

O maior aumento do número de pessoas empregadas ocorreu no Nordeste, com alta de 1,2%. Com isso, a região gerou 278 mil postos de trabalho remunerados no ano passado – mais do que o Sudeste, que tem a maior população ocupada, mas com geração de 174 mil ocupações (alta de 0,4% sobre 2012).

O Sudeste continua sendo a região com maior ocupação (41,5 milhões). Em seguida, vêm o Nordeste (24,3 milhões), o Sul (15,1 milhões), o Centro-Oeste (7,5 milhões) e o Norte (7,4 milhões). As informações são do uol.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 16:33
PRESIDENTE DA BAHIATURSA CONFIRMA DÉBITO COM A PREFEITURA DE SALVADOR

 
Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quinta-feira (18), o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, esclareceu os questionamentos feitos pelo prefeito ACM Neto, que também concedeu entrevista à Rádio Metrópole, em relação ao débito da Empresa de Turismo da Bahia  sobre as cotas de patrocínio do Carnaval.
 
Diogo Medrado confirmou que há uma dívida de aproximadamente R$ 2 milhões com a prefeitura, mas o valor já está sendo negociado para regularizar a pendência. “Existe de fato. Estamos ajustando algumas documentações e estamos empenhados em solucionar. Não está à mercê”, explicou.
 
O presidente informou ainda que estava em reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, para alinhar projetos para o verão de Salvador e resolver com brevidade o problema. “Eu estava conversando com Bellintani e solicitei pessoalmente a atualização das certidões de FGTS e INSS. Estamos ajustando para solucionar este prazo de imediato”.
 
Sobre os contratos do processo do carnaval, questionado por um ouvinte da Rádio Metrópole, Medrado deixa claro que os valores já foram repassados e não existe nenhum valor em aberto. “Todos os processos do Concar (Conselho do Carnaval) com a Bahiatursa foram quitados, inclusive há mais de um mês”, disse. (Bahiatursa)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 16:33
WAGNER QUER SUCATEAR AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, DIZ HILTON COELHO


O vereador Hilton Coelho (PSOL), membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador, afirmou hoje (18) que o governador Jaques Wagner tem uma política deliberada de enfraquecer as universidades estaduais através da contínua redução no orçamento dos recursos para investimento e custeio.

"Só podemos acreditar que há uma política deliberada de enfraquecer e mesmo sucatear as universidades estaduais. Manifestamos nossa irrestrita solidariedade e apoio às mobilizações dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)", disse.

"Chamamos a opinião pública a apoiar o movimento não apenas dos docentes, mas de toda a sociedade, em defesa das universidades. Além do descaso patente, constatamos o desrespeito aos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções, progressões e alteração no regime de trabalho. É mais do que necessário o mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para a sobrevivência das universidades e ampliação do quadro de vagas imediatamente. Por que o governador Wagner não encaminha à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) que altere a atual legislação que vincula a quantidade de vagas às classes previstas na carreira do magistério superior? Por que se amplia tanto o estrangulamento do quadro de vagas, que implica em muitas turmas sem professor e aumentam-se os contratos de professores substitutos precarizados e a sobrecarga de trabalho para os docentes?", questionou Hilton.

O socialista afirma que a situação das universidades é grave e exige uma ação imediata. "O governador deve sair dos palanques eleitorais e administrar. Continua sendo o governador até o dia 31 de dezembro e não um cabo, ou melhor, um soldado eleitoral. Enquanto o mundo da propaganda diz que vivemos no melhor dos mundos na educação na Bahia, nas universidades faltam professores, salas e infraestrutura", ressaltou.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 16:24
STJD VAI ANALISAR CASO E SHEIK PODE PEGAR ATÉ SEIS JOGOS DE SUSPENSÃO

 

O relato do árbitro Igor Junio Benevenuto na súmula do jogo entre Botafogo e Bahia e as imagens da TV serão analisadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que poderá punir Emerson Sheik por ofensas ao juiz e pelo recado à CBF. De acordo com o procurador-geral do Tribunal, Paulo Schmitt, o atacante alvinegro seria enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva), que prevê suspensão de uma a seis partidas.  
 
 - Iremos avaliar. Ele se enquadra no artigo 258. Atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia - explicou Schmitt. 
 
- A palavra dita não pode ser considerada de forma isolada sem o contexto. Preciso avaliar como isso vem ocorrendo por parte do atleta nessa forma intimidatória em relação à arbitragem e às autoridades - prosseguiu o procurador. Paulo Schmitt acredita que o julgamento possa ocorrer já na próxima semana, mas não quis fazer previsão sobre a pena que o tribunal poderia aplicar. O recente caso Petros, do Corinthians, que teve sua punição reduzida consideravelmente no julgamento do Pleno, o fez ser cauteloso. Depois de ser condenado a 180 dias de suspensão, o atleta corintiano viu a punição cair para três jogos.
 
- Depois do caso Petros não estimo mais nada. O que nos compete é oferecer as denúncias e os auditores que julguem. É provável que oferecendo a denúncia ainda essa semana, ele possa ser julgado na próxima. Sheik foi expulso aos 14 minutos do jogo no Maracanã após receber o segundo cartão amarelo por entrada forte em Uelliton - a primeira advertência havia sido por reclamação. Até então, ele era o destaque da equipe, afinal, tinha marcado dois gols: de pênalti e de cabeça. Na súmula da partida, o juiz relatou ter sido ofendido pelo jogador e também citou o fato de ele ter se dirigido à câmera de TV, após a expulsão, para dizer: “CBF, você é uma vergonha”.

Sem Sheik, o Bahia virou o jogo e venceu o Botafogo por 3 a 2 na noite dessa quarta-feira, pela 22ª rodada do Brasileirão. Com o resultado o Botafogo entrou na zona de rebaixamento. O próximo jogo será contra o Criciúma, sábado, 21h, fora de casa. (Globo.com)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 16:09
UESC REALIZA PLANEJAMENTO DO PARQUE TECNOLÓGICO DO SUL DA BAHIA

 
Como parte das atividades do Comitê de Instituições de Ciência e Tecnologia para o Planejamento do Parque Tecnológico do Sul da Bahia, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), realiza reunião visando a elaboração do Plano de Formação de Competências da Região Sul da Bahia. O evento, presidido pela reitora da Uesc, Adélia Pinheirio, foi aberto na manhã desta quinta-feira (18) e será concluído até sexta (19), no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), no campus da Universidade.
 
Trata-se de uma discussão, na qual os participantes buscam estabelecer um diagnóstico das estruturas de formação de pessoal nas instituições públicas da região, atuais e previstas para os próximos anos. O encontro reúne reitores, pró-reitores, gerentes, coordenadores e outros gestores envolvidos no planejamento e acompanhamento dos cursos, desde o nível técnico à pós-graduação.
 
No primeiro dia do encontro, representantes das IES e Institutos envolvidos apresentaram diagnóstico de cursos em andamento e em implantação (imediata ou para os próximos anos). Também foi feita uma análise das eventuais lacunas ou sombreamentos, levando em consideração as vertentes esperadas para o Parque Tecnológico do Sul da Bahia.
 
Foram abordados temas sobre cacau, sistemas agroflorestais e produtos diversificados, Logística de transporte, Tecnologia da Informação e Comunicação, Eletroeletrônica, Preservação e recuperação ambiental e Biotecnologia. Na manhã desta sexta-feira (19), será apresentado o relatório resultante da discussão aos reitores para subsidiar deliberações sobre um Plano de Formação de Competências regional que permita o máximo de cooperação entre as instituições e a viabilização do Parque Tecnológico, entendido como ação de fortalecimento do desenvolvimento regional sustentável.


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 15:55
NICOLE BAHLS AGRADECE CARINHO DE FÃS APÓS SEPARAÇÃO DE JOGADOR

 
Nicole Bahls mostrou que está tranquila após se separar de Emerson Sheik ao postar um vídeo, no Instagram, nesta quinta-feira, 18. Nas imagens, em que ela agradece o carinho dos fãs, a integrante do "Pânico" aparece sorridente e tira onda mostrando o corpão com uma roupa de ginástica bem justinha e que deixa sua barriga à mostra.
 
"Oi, família Bahls. Estou aqui para deixar um beijo e desejar bom dia para vocês. Para falar para vocês que estou muito feliz. Com o amor de vocês, eu tô aí voando, voando. Beijo, amo vocês", declara ela no vídeo. 
 
O relacionamento de Nicole e Sheik chegou ao fim nesta quarta, 17, um dia após a morena anunciar que os dois estavam namorando. O motivo, segundo ela, foi a descoberta da traição do jogador com outra mulher, Andressa Quintanilha, loira que já havia sido fotografada com ele em outras ocasiões e que também teria sido o pivô do fim do namoro dele com Antônia Fontenelle, com quem Bahls trocou farpas.
 
"Para mim não dá, sou mulher de um homem só e a única coisa que preciso é de um homem de respeito. Não temos nenhum compromisso, estou solteira. Quando amo me dedico e não consigo estar misturada com um monte de mulheres em relacionamento. Sou do tempo antigo", afirmou Nicole ao EGO. (Ego)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 15:55
DILMA E MARINA CONSEGUEM SÓ 0,3% DAS DOAÇÕES PELA INTERNET


Assim como aconteceu há quatro anos, as doações de pessoas físicas via internet aos principais candidatos à Presidência tendem a ser pífias nestas eleições. Até agora Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) conseguiram arrecadar por esse meio cerca de R$ 400 mil, menos de 0,3% de tudo o que as duas campanhas declararam ter recebido de doações até o final de agosto. Aécio Neves (PSDB) não aderiu ao modelo.

Como tradicionalmente ocorre, as empresas privadas respondem pelo grosso dos recursos injetados nas candidaturas. Outra fonte importante é o dinheiro público vindo do Fundo Partidário.

A defesa do financiamento eleitoral popular via internet entrou em voga depois que Barack Obama venceu as eleições para a Casa Branca em 2008 alçado por uma onda popular que lhe rendeu mais de US$ 3 milhões de pequenas doações via internet - a campanha anunciou ter captado US$ 500 milhões.

A discussão ganhou maior importância também depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) sinalizou que vai vetar o financiamento privado das eleições no Brasil. A maioria dos ministros da corte se posicionou nessa direção em abril, mas o julgamento foi interrompido e ainda não tem data para ser concluído.

Os responsáveis pela arrecadação das campanhas de Marina e Dilma não quiseram se manifestar. Na atual disputa a campanha de Marina diz ter arrecadado até a última sexta-feira R$ 225 mil. Já a campanha de Dilma diz ter reunido R$ 179 mil até a terça-feira em doações de pessoas físicas via internet. As informações são do Valor.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 15:29
TRE/BA CONSIDERA QUE RUI COSTA FOI INJUSTAMENTE AGREDIDO


O direito de resposta concedido pelo TRE/BA, que garantiu ao candidato Rui Costa ocupar espaço durante o programa eleitoral de rádio e TV da oposição, foi ao ar na noite dessa quarta-feira (17). O tribunal considerou que Rui foi injustamente agredido quando o DEM o colocou entre os parlamentares mais faltosos do Congresso Nacional.

A Justiça entendeu também que o governo do PT não teve responsabilidade pelo fechamento do Hospital Espanhol, como dito pela propaganda da oposição. O vídeo com afirmação do ex-governador contraposta com a de moradores afirmando não reconhecer que os hospitais de Alagoinhas e Ribeiro da Pombal foram construídos pelo ex-governador, no entendimento do TRE, não configura violação, apenas crítica política salutar à disputa.

A coligação Mais Mudanças, Novas Conquistas, que reúne os candidatos a Deputado Federal que apoiam Rui Costa, conseguiu direito de resposta de um minuto na propaganda da chapa Unidos Por Uma Bahia Melhor, do DEM, que atribuiu ao governo do PT a responsabilidade pela falência e fechamento do Hospital Espanhol. O TRE entendeu, por maioria, com voto de desempate do Presidente da Corte, Desembargador Lourival Almeida Trindade, que houve violação ao artigo 58 da Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. 

A interpretação foi que a declaração não tratou de crítica política, mas sim de atribuição ao Governo do Estado de fato sabidamente inverídico, já que o Hospital Espanhol (Real Social Espanhola) é um ente privado, ainda que receba verba pública.

Outra decisão favorável à coligação de Rui Costa (PT) garante o direito de exibir as imagens de Paulo Souto (DEM) na propaganda eleitoral de TV, que afirma que a construção de um hospital em Ribeira do Pombal (BA) não foi de autoria do concorrente. Em representação no TRE-BA, a coligação do Democratas, argumentando preservação do direito à imagem, contestou a propaganda, pedindo a retirada das imagens do ex-governador , que teria sido ridicularizado.

Segundo informação do TRE, o vídeo chegou a ser exibido para nova análise durante a sessão de julgamento dessa quarta-feira (18). Ao apreciar o recurso interposto pelo grupo do PT, o TRE-BA concluiu, a partir do ponto de vista trazido pelo Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, que o uso da imagem de Paulo Souto no programa eleitoral do adversário não configurou violação, tratando-se apenas de crítica política e de informações de esclarecimento do eleitorado, sendo, portanto, salutar à disputa política.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 15:19
ANS SOLICITA CONCURSO PARA NÍVEL MÉDIO COM SALÁRIOS ATÉ R$ 6 MIL


 
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) encaminhou um pedido de concurso para 102 vagas em cargos de nível médio ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
 
De acordo com o Folha Dirigida, o pedido tramita desde maio no MPOG e, caso seja autorizado, serão 66 vagas para técnico administrativo e 36 para técnico em regulação de saúde suplementar. A lotação dos possíveis novos servidores ainda não foi definida. 
 
O salário oferecido para o cargo de técnico administrativo é de R$5.791,25 e R$6.047,25 para os técnicos em regulação, ambos já incluindo os R$373 de auxílio-alimentação. O último concurso realizado pela Agência aconteceu em 2013 e teve uma oferta de 200 vagas de nível médio e superior e salários de R$ 3.800 e R$ 6.130, respectivamente. (Correio)


 
.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 15:02
ENTORNO DO PLANO INCLINADO NA CALÇADA É REURBANIZADO


Depois da retirada de construções ilegais que ficavam no local, a Prefeitura está reurbanizando o entorno do Plano Inclinado Liberdade/Calçada, que será reinaugurado nos próximos meses.

O trabalho realizado na parte inferior do equipamento (Calçada) é fruto da ação articulada entre diferentes órgãos da administração municipal. Entre as benfeitorias se destacam a construção de uma nova entrada e implantação de uma praça com primeira quadra poliesportiva de Salvador especialmente para crianças, de tamanho menor, além de intervenções de paisagismo, com plantio palmeiras imperiais, e garantia de acessibilidade.  

As antigas construções irregulares que existiam no local foram demolidas pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A Transalvador acabou com a um estacionamento irregular de carretas e caminhões próximo à entrada do plano. Um poste colocado no caminho de acesso ao equipamento também foi retirado pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), que vai instalar uma nova iluminação na área.

A construção da nova praça está sendo executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). Segundo o presidente da companhia, Marcílio Bastos, as obras visam garantir melhorias no serviço e na qualidade de vida para a população. Um exemplo é a mini-quadra poliesportiva. Este será o primeiro equipamento desta natureza implantado pela Prefeitura.

“O Plano Inclinada Calçada/Liberdade tem grande importância histórica para a cidade e precisava de intervenções à sua altura”, explica Marcílio.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
18/09/2014 14:51
PAULO SOUTO E ACM NETO APOSTAM EM AÉCIO NO 2º TURNO


Confiante na ida de Aécio Neves para o segundo turno da disputa presidencial, o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, destacou o interesse e a atenção demonstrados na campanha tucana pela Região Nordeste.

“Aécio é o único candidato que, até agora, apresentou um plano completo e consistente para a nossa região”, disse Souto, ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), e do prefeito ACM Neto, no final da manhã desta quinta-feira, em Itabuna.

Segundo Souto, Aécio propõe programas que se desdobram na área social, no desenvolvimento econômico, na criação de oportunidades de trabalho e na profissionalização dos jovens. “Eu tenho certeza que a Bahia e o Nordeste vão colocar Aécio no segundo turno nesta reta final”, disse com aprovação da chapa e do prefeito ACM Neto.

Durante a caminhada no centro da cidade, Aécio Neves reafirmou o compromisso de trabalhar com o prefeito ACM Neto e o “futuro” governador Paulo Souto na construção de uma grande parceria pelo fortalecimento dos municípios e dos estados brasileiros.

“Mas, principalmente, vamos realizar uma gestão eficiente, para que nós tenhamos uma política de saúde mais próxima das pessoas e uma política nacional de segurança, que não existe hoje. A segurança neste governo do PT é tratada de uma forma irresponsável”, assinalou Aécio.

Participavam também da comitiva baiana que acompanhou o presidenciável tucano na caminhada, os candidatos José Carlos Aleluia, Cláudio Taboada, Jutahy Jr. e Antonio Imbassahy, a deputado federal, além dos estaduais Fábio Souto, Augusto Castro, Capitão Azevedo e Coronel Santana.
 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ...4448     Total: 88960



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960