politica

politica

NA SUA OPINIÃO, QUAL O CARGO QUE O GOVERNADOR WAGNER DEVE ASSUMIR EM BRASÍLIA?

“Salvador estava completamente cheia de dívida, R$ 3 bilhões, inadimplências que impediam a cidade de firmar convênios, descrédito total. Hoje, graças a Deus, as contas estão equilibradas, a cidade voltou a ter capacidade de investir com recursos próprios. Hoje eu tenho como disponibilidade de caixa algo em trono de mais de R$ 1 bilhão”

ACM Neto
Prefeito de Salvador


POLITICA

24/11/ - 10h10m
JOÃO BACELAR NEGA CONFRONTO COM PREFEITO ACM NETO


O deputado federal eleito pelo PTN, João Carlos Bacelar, negou nesta manhã, durante entrevista ao programa Conexão CBN, que exista algum tipo de crise da legenda com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

“O PTN é um grande parceiro do prefeito. Sempre apoiamos Neto em suas candidaturas, o que foi, sem dúvidas, um fator importantíssimo para sua eleição. Nós temos responsabilidades com a administração municipal e só estamos reivindicando o que foi acordado. Não existe nenhum confronto com o prefeito”, afirmou.

Questionado sobre qual era o limite da entrada do PTN na disputa para a presidência da Câmara Municipal, Bacelar disse que “cabe ao PTN o direito de pleitear dentro da bancada à presidência”. “Paulo Câmara quando se elegeu, se elegeu com o apoio também do PTN. O limite é o cumprimento da palavra e do acordo. Nós reconhecemos a gestão de Câmara, mas temos o direito”, frisou. (PL)


 

...........................................................................................................................................................................

24/11/ - 09h26m
ELIANA CALMON DIZ QUE PROCESSO ELEITORAL FOI ADULTERADO
 

 
A ministra Eliana Calmon, membra da chapa do PSB nas últimas eleições, foi entrevistada pelo Jornal A Tarde e falou sobre a política das eleições, quando no segundo turno Eliana decidiu apoiar Aécio Neves, enquanto sua legenda apoiou Dilma. 
 
Eliana explica que tomou a decisão pensada. “Sem dúvida. Na realidade, hoje, as pessoas ficam temerosas de terem nos partidos companheiros que pensem, que dê opinião, que falem. Sou uma pessoa que fala. Denuncio, digo o que está errado, o que está certo. Dentro do esquema dos partidos sou uma pessoa incômoda. Os partidos são, vamos dizer assim, empresas pequenas, onde três ou quatro dominam e as outras dizem amém. Eles querem pessoas acessíveis, que aceitem as normas. Não quem se rebela”.
 
Sobre seu futuro político ela explica. “Estou nos dois partidos (PSB e Rede). Fui colocada em nível nacional. Quem me levou para o PSB foi (o falecido ex-governador) Eduardo Campos. E na Rede entrei pelas mãos de Marina Silva, que é uma amiga minha. Estou em Brasília, onde passarei 15 dias, para conversar com ela, calmamente, sobre o futuro da Rede, como também conversarei com o Carlos Siqueira, que é o presidente nacional do PSB. A partir dessa conversa, eu vou me posicionar. Também não quero criar conflito com ninguém. Com esses políticos profissionais, que atravessaram a vida como políticos, não vou absolutamente criar problemas. Agora, creio que o quadro partidário vai mudar muito ano”
 
Sobre a compra de votos da campanha Eliana foi bem taxativa ao falar de corrupção. “Algumas pessoas foram oferecer. Mas é assim: "Olha eu tenho dois mil votos e custa tanto". Isso ocorreu. Tenho um amigo político em Teixeira de Freitas que me disse. "Olha doutora Eliana, eu passei a admirar a senhora quando um cabo eleitoral chegou e disse que tinha três mil votos que custava tanto e a senhora respondeu: esses votos não me interessam. Eu quero votos espontâneos".”
 
Sobre as eleições municipais Eliana explica “Na campanha eu dizia. Se Aécio Neves (PSDB) ganhar a eleição, vamos continuar a polarização (com o PT) e aí eu tenho condições de continuar sendo uma terceira via. Mas se Dilma Rousseff vencer não existirá mais a polarização. Isso, porque, na minha concepção, houve uma compra de votos de tal magnitude, um uso da máquina governamental de tal monta que não sobrou espaço para uma terceira via porque tudo virou comércio. Então, qualquer pessoa que entrar na política será esmagada por essa máquina do mal, porque ninguém desconhece que houve um absurdo de compra de votos e aparelhamento do Estado”. 


 

...........................................................................................................................................................................

24/11/ - 08h48m
ÚLTIMO FORAGIDO DA LAVA JATO, ADARICO NEGROMONTE, DEVE SE ENTREGAR HOJE


O último foragido da Polícia Federal (PF) na sétima fase da Operação Lava Jato, Adarico Negromonte Filho, deve se entregar na carceragem de Curitiba na manhã desta segunda-feira (24).

A informação foi confirmada ao G1 pela advogada que o representa Joyce Roysen. Negromonte é um dos 25 investigados nesta fase da operação e é considerado foragido pela polícia desde sexta-feira (14). Negromonte é suspeito de ligação com o doleiro Alberto Youssef. Segundo as investigações, ele levava dinheiro do escritório do doleiro até os agentes públicos e partidos políticos.

Em documento protocolado na Justiça no dia 18 de novembro, a advogada reitera um pedido de revogação da prisão temporária do cliente, e diz que a autoridade policial foi informada sobre a apresentação na Superintendência da PF em Curitiba. Adarico é irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA).

Deflagrada em março deste ano, a Operação Lava Jato prendeu várias pessoas, entre elas estão o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro, e o doleiro Alberto Youssef, acusado de comandar o esquema. O doleiro está preso na carceragem em Curitiba. (G1)

 

...........................................................................................................................................................................

24/11/ - 07h19m
PT QUER DESCOBRIR QUEM ESTÁ TRABALHANDO CONTRA LEGENDA
 

 
Assustado com os altos índices de rejeição a candidatos do partido nas eleições deste ano, especialmente em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, o PT encomendou uma ampla pesquisa nacional para identificar as causas e possíveis soluções para o antipetismo.
 
Ainda nesta semana, a Marissol, empresa responsável por parte das pesquisas que nortearam a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição, vai apresentar uma proposta inicial de questionário.

A ideia é consultar eleitores em todos os Estados do País e fazer uma bateria de pesquisas qualitativas. O resultado vai servir de base para os debates da última etapa do 5º Congresso Nacional do partido, marcada para junho do ano que vem em Salvador (BA).

A direção petista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretendem usar o Congresso, instância máxima de decisões do partido, para fazer uma série de reformas, com objetivo de resgatar valores históricos da legenda e reconectar o PT com setores dos quais se afastou nestes 12 anos de poder, como os movimentos sociais e a intelectualidade de esquerda.

A cúpula do PT já tem um diagnóstico primário das causas do antipetismo. Segundo dirigentes, a onda começou nos protestos de junho de 2013, quando militantes petistas foram agredidos em manifestações em São Paulo, tomou corpo durante o processo eleitoral deste ano e continuou depois das eleições, com as manifestações contra a presidente Dilma.


 

...........................................................................................................................................................................

24/11/ - 07h16m
MARINA NÃO APROVA MEDIDAS DE DILMA NO PÓS-ELEIÇÕES
 
 
A ex-ministra Marina Silva criticou duramente as primeiras medidas tomadas pela presidente Dilma Rousseff na economia após o segundo turno das eleições. Marina, que disputou a sucessão presidencial pelo PSB, não quis fazer comentários sobre os nomes cogitados para os ministérios do novo governo, mas acusou a presidente de tomar o rumo conservador, que na campanha tanto criticou.
 
A Executiva da Rede Sustentabilidade, partido que Marina não conseguiu ainda legalizar, realizou dois dias de reunião, em Brasília. A ex-ministra informou que os integrantes da agremiação, que se filiaram ao PSB para a disputa eleitoral deste ano, continuarão até que se consiga as cerca de 32 mil assinaturas, que ainda faltam para viabilizar o partido.

Marina acusou de "marketing selvagem" o que o PT teria feito durante a campanha e que agora se mostraria incoerente. "Uma coisa foi o marketing selvagem para se ganhar a eleição e outra coisa agora é a realidade. A nossa atitude de oposição independente é coerente com aquilo que falamos durante a campanha. Seremos contrários ao que julgarmos que seja ruim e favoráveis ao que for bom", disse a ex-candidata.

Entre os pontos criticados por Marina está o aumento da taxa de juros e o anúncio da redução do superávit primário em 2014 logo após o fim das eleições. O Banco Central elevou a Selic de 11% para 11,25% ao ano em outubro, surpreendendo o mercado financeiro. "Uma outra coisa que antes era tratada como um tabu durante a campanha eram os preços administrados. E já vimos ações tomadas logo após a eleição. Esta é a diferença entre a realidade e o mundo colorido do marketing selvagem do PT", completou.


 

...........................................................................................................................................................................

23/11/ - 12h10m
MINISTRO DO STF SUSPENDE AUTORIZAÇÃO PARA DIRCEU VIAJAR
 

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não poderá mais viajar para São Paulo neste mês. A Vara das Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema) do Distrito Federal havia concordado que Dirceu ficasse na capital paulista de 18 de novembro a 2 de dezembro para cuidar de assuntos administrativos de seu escritório. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, no entanto, suspendeu na manhã deste sábado, 22, a autorização.
 
"Solicitem-se ao Juízo da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Distrito Federal (Vepema), com a máxima urgência, informações acerca do pedido, da manifestação do Ministério Público e dos fundamentos da decisão, que deverá ficar suspensa até ulterior deliberação deste relator ou do Supremo Tribunal Federal", escreveu o ministro. O advogado de Dirceu é José Luis Mendes de Oliveira Lima.


 

...........................................................................................................................................................................

23/11/ - 09h27m
JUSTIÇA MANDA ABRIR CONTAS DE EMPRESAS DE YOUSSEF
 

 
Após colocar na prisão os executivos das maiores empreiteiras do País, o juiz da Lava Jato autorizou a extensão da quebra do sigilo bancário das empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef para o ano de 2014. Com a medida, pela primeira vez a operação vai conseguir identificar o que foi movimentado nas empresas utilizadas pelo doleiro para lavar dinheiro do esquema criminoso que envolvia pagamento de propinas a agentes públicos, políticos e executivos durante o período eleitoral.
 
Foi autorizada a extensão das quebras dos sigilos da GFD Investimentos, RCI software, Empreiteira Rigidez e MO Consultoria. A medida atende à solicitação do Ministério Público Federal que, junto com a Polícia Federal, suspeita que as doações das grandes empreiteiras para campanhas eleitorais deste ano sejam, em parte, lavagem de dinheiro desviado dos contratos da Petrobrás.
 
Além dos valores movimentados pelas empresas de fachada do doleiro, que receberam dinheiro de empreiteiras envolvidas em ao menos 9 obras da Petrobrás, segundo as investigações, a extensão da quebra do sigilo, que abarca de 1 de janeiro até 14 de novembro deste ano, vai alcançar o período eleitoral no qual as campanhas da situação e da oposição receberam vultosos repasses das mesmas empresas investigadas pela Lava Jato.


 

...........................................................................................................................................................................

22/11/ - 12h02m
EXECUTIVO TRANSFERIU R$ 16 MI PARA O EXTERIOR ÀS VÉSPERAS DA LAVA JATO
 

 
O vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, transferiu quase R$ 16 milhões para o exterior às vésperas da deflagração da Operação Lava Jato. Os dados fazem parte de levantamento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que aponta a movimentação do dinheiro de uma conta brasileira para uma empresa da qual o Executivo é beneficiário, nas Ilhas Virgens Britânicas.
 
A movimentação ocorreu em dias diferentes. Em 4 de novembro, Almada transferiu R$ 7,3 milhões. Já em 13 de novembro, um dia antes da deflagração da sétima etapa da operação, o vice-presidente da Engevix transferiu R$ 8,5 milhões para a mesma empresa. A Polícia investiga se o Executivo teve conhecimento sobre a ação da Polícia Federal, com base em uma mensagem de texto recebida por ele.

“Gerson, há boatos de que amanhã haverá uma operação da Polícia Federal no caso Lava Jato.”, dizia a mensagem de celular, enviada pela defesa de Almada. Em entrevista ao G1, o advogado Fábio Tofic, que representa Almada, afirmou que enviou o texto baseado apenas em especulações. “Havia muitos boatos sobre isso”, disse. 


 

...........................................................................................................................................................................

22/11/ - 10h02m
CREA-BA REELEGE MARCO ANTÔNIO PARA PRESIDÊNCIA
 
 
Foi reeleito ontem para presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia para o próximo triênio (2015-2017), o engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo. As eleições ocorreram na quarta-feira (19) em todo o estado, mas o resultado só foi definido nesta sexta (21), com 95% das urnas apuradas. 
 
Amigo alcançou 64% dos votos válidos e, além da sede em Salvador, atenderá também inspetorias de 26 municípios. O Crea-BA tem participação ativa em eventos de grande porte, como o Carnaval de Salvador, e terá espaço dentro da rede SAC, a começar pelo SAC Barra. 

Um dos projetos para os próximos três anos, segundo Marco Amigo, é a implantação dos Escritórios Públicos de Projetos, em parceria com as prefeituras e universidades. Salvador, Feira de Santana e Barreiras ganharão unidades, que devem criar estruturas que auxiliem as construções para as populações de baixa renda.(BN)

...........................................................................................................................................................................

22/11/ - 08h00m
IRMÃO DE NEGROMONTE SE ENTREGA SEGUNDA
 

 
Foi confirmada ontem a rendição de Adarico Negromonte Filho, único investigado na sétima fase da Operação Lava Jato que ainda está foragido à Justiça Federal na próxima segunda-feira (24), na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. 

De acordo com as investigações, Negromonte prestava serviços ao doleiro Alberto Youssef. Na petição, os advogados reiteraram pedido de revogação da prisão temporária, por entenderam que a concessão de liberdade a Negromonte não impedirá a conclusão das investigações. 

“Ratifica-se que a liberdade do requerente, que é primário, tem quase 70 anos de idade, bons antecedentes, residência fixa e ocupação lícita, em nada poderá influenciar sobre a colheita de provas que ainda resta ser feita, razão pela qual reitera-se que o enclausuramento, a princípio determinado por Vossa Excelência, não se mostra imprescindível para o prosseguimento das investigações criminais”, argumentou a defesa.(PL) 


 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 16h31m
VEREADORA DIZ QUE EDUCAÇÃO É RENEGADA PELA GESTÃO DE ACM NETO


Os dados da execução orçamentária de 2014 e da previsão orçamentária para 2015 deixam claro que a Educação não é prioridade para a gestão de ACM Neto, segundo a vereadora do PCdoB Aladilce Souza.

De acordo com Aladilce, na previsão da Lei Orçamentária Anual de 2015, a Secretaria de Educação recebeu R$ 30 milhões a menos que 2014. A verba de R$ 1.152.848.000 atinge apenas 18% da receita total, quando, por lei, deveria ser 25%. A queda de investimento nos programas de educação é alarmante. A verba para o programa de desenvolvimento da alimentação escolar caiu de R$ 7 milhões em 2014 para R$ 630 mil em 2015, a previsão para investimento no programa de Desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos passou de R$ 5 milhões para R$ 100 mil, o montante de investimento no programa de Desenvolvimento ao Ensino Fundamental diminui mais de 70%, passou de R$ 60 milhões para R$ 17 milhões e o programa de Informação, Educação e Comunicação Social em Educação diminui a verba em 10 vezes: de R$ 5 milhões em 2014 passou para de R$ 500 mil em 2015.

Em 2014, programas importantes para a educação  receberam pouca atenção da Prefeitura de Salvador. De acordo com o Portal de Transparência da Prefeitura de Salvador, até agosto de 2014 foram investidos respectivamente 9,54% do montante total para o ano no Programa de Educação para Jovens e Adultos, 11,15% no Programa de Educação Infantil, 50,43% no Programa do Ensino Fundamental e 0,02% no Programa de Educação Especial.

"A previsão da LOA para 2015 valoriza órgãos como o Gabinete da Vice-prefeita e o Gabinete do Prefeito. Não parece haver parâmetros para a definição do valor dos serviços na Lei Orçamentária Anual de 2015 em Salvador", coloca a vereadora Aladilce Souza.

 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 14h32m
DEPUTADO "MAIS RICO DO BRASIL" DIZ NÃO TER CONDIÇÕES DE PAGAR R$ 910 A ADVOGADO

 
O deputado federal do Paraná eleito "mais rico em 2014" disse não ter como pagar R$ 910 aos advogados. Alfredo Kaefer, que declarou ter R$ 108,5 milhões em patrimônio, respondia por um processo judicial e foi condenado. Ele deve arcar com todos os custos do processo - entre eles, os honorários dos advogados e de todos os envolvidos.

No entanto, Kaefer entrou com um pedido na Justiça de benefício de assistência judiciária integral e gratuita - que implicaria que ele não teria condições de pagar os custos do processo.

A Justiça negou o pedido de assistência porque o deputado não entrou com o recurso dentro do prazo estabelecido, e não comprovou que o pagamento dos honorários prejudicaria suas finanças.  A juíza da 1ª Vara Cível de Cascavel, Gabrielle Britto de Oliveira, disse que Kaefer agiu de má fé ao dar entrada no pedido de assistência judiciária.

"Não é crível que o embargante [Alfredo Kaefer], com patrimônio declarado de mais de 100 milhões de reais, teria sua situação financeira abalada pelo pagamento das custas do processo”, escreveu a juíza na decisão de indeferir o pedido. "Seria, no mínimo, total falta de bom senso acreditar nisso". (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 12h14m
MARCELO NILO PAVIMENTA 5º MANDATO NA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), constrói o seu caminho para se manter no comando da Casa, com a conquista do apoio do PSD, partido da base governista, e se aproximando de ter também o apoio da oposição.

Oficialmente, a oposição ainda não se decidiu se apoiará Nilo ou Rosemberg Pinto (PT), que defende a "alternância de poder" ao disputar a presidência da Casa. Alguns fatores, no entanto, favoreceriam Nilo.
Com o poder e controle que tem da AL-BA, o pedetista já é naturalmente um candidato difícil de ser batido, devido ao poder de barganha, avaliam parlamentares. O deputado Alan Sanches (PSD), que desistiu de disputar a presidência para apoiá-lo, chegou a dizer que alguém só teria chance de derrotar Nilo com o apoio do governador eleito, Rui Costa.

Correligionário de Rosemberg, Rui já disse publicamente, porém, que não se envolverá na briga pela presidência da Assembleia, o que o livra de constrangimentos com o próprio partido, mas também com Nilo, antigo aliado do governador Jaques Wagner. Além disso, a oposição tem dificuldades em apoiar justamente um candidato do PT como alternativa à hegemonia de Nilo.

O líder da oposição, deputado Elmar Nascimento (DEM), afirma que o grupo ainda se reunirá com os dois candidatos para negociar o apoio. "Vamos elaborar pontos essenciais e sentar com os dois para ouvi-los. Ainda estamos na fase de organizar o documento; a eleição ainda está muito longe", diz Nascimento. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 11h34m
JUTAHY MAGALHÃES CRITICA POSTURA DO PT NA PETROBRAS
 
 
O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) disse hoje que nunca na história do país houve uma recusa tão impactante como a do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em relação ao convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o ministério da Fazenda. Para o parlamentar baiano, a iniciativa da presidente revelaria como ela se valeu, na campanha, da mentira e, agora, no governo, do cinismo. 

“É bom lembrar que na campanha eleitoral ela (Dilma) demonizou a candidata Marina Silva (PSOL) pelas ligações pessoais com Neca Setubal, acionista do banco Itaú. Agora, convida o presidente do Bradesco para ser seu ministro da Fazenda. É a junção da mentira com o cinismo. É o descompromisso completo com a verdade no processo eleitoral. A recusa de trabuco demonstra a que ponto chegou a falta de credibilidade do governo na economia”, criticou o tucano.(pl)


 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 10h44m
LULA DIZ QUE OPOSIÇÃO NÃO VÊ QUE ELEIÇÃO ACABOU


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Foz do Iguaçu, que aqueles que atacam o governo da presidente Dilma Rousseff atuam como se as eleições não tivessem acabado. "Parece que as eleições não acabaram ainda. Vão ter uma surpresa extraordinária porque ela sabe que ela tem que fazer o melhor governo desse País e que daqui quatro anos vai ter que escolher qual a imagem que ela quer deixar depois de uma mulher governar esse País durante oito anos."

Lula foi convidado para ministrar palestra no encontro ‘Cultivando Água Boa’, da usina Itaipu Binacional. Ao sair do evento, ele evitou os jornalistas e quando questionado sobre a Operação Lava Jato disse para a imprensa procurar a Polícia Federal e o Ministério Público. Antes de iniciar a palestra, o ex-presidente pediu para a plateia se levantar e fazer um minuto de silêncio, em respeito ao ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que morreu na manhã de ontem.

Bastante aplaudido, durante o discurso de 40 minutos, o ex-presidente afirmou que o ódio demonstrado contra a presidente Dilma Rousseff não se deve ao fato de ela ter "prejudicado o sistema financeiro ou os empresários". "O ódio é exatamente porque a filha de um pequeno agricultor está virando doutora nesse País". Lula falou sobre a possibilidade de reavaliar as normas de distribuição dos royalties pagos hoje por Itaipu. Para ele, parte do montante poderia ser repassada a comunidades lindeiras, incluindo as indígenas. Atualmente, a compensação financeira é paga aos governos do Brasil e Paraguai e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, incluindo 16 brasileiros, como forma de compensação por terras alagadas. (ESP)

 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 10h02m
ALAN SANCHES RETIRA NOME DA DISPUTA PELA ASSEMBLEIA


O deputado estadual Alan Sanches (PSD), após colocar seu nome à disposição como forma de oxigenar à disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, anuncia sua saída do embate. De acordo com Sanches, que é líder do PSD na Casa, embora ele tenha tentado com afinco o convencimento aos colegas, infelizmente, não conseguiu reunir as condições objetivas para levar a candidatura adiante.

"Percebi que a maioria deseja a reeleição do atual presidente Marcelo Nilo, inclusive, o meu partido, e eu não me sinto confortável para manter minha candidatura. Temos que saber reconhecer a hora de parar", disse, complementando, no entanto se manter convicto da necessidade de oxigenar, alternar o poder no parlamento.

"Mas reforço que a maioria democraticamente prefere Nilo e eu como soldado da legenda, líder que sou há dois anos, seguirei a decisão de marchar com o pedetista". O pessedista, porém, enfatiza que não há qualquer barganha de espaços. "E, inclusive, não farei parte da mesa diretora. O meu colega Adolfo Menezes será o indicado para compor a vice-presidência da Assembleia", concluiu.  Nilo, que completará oito anos no poder, tenta emplacar o quinto mandato.

 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 09h22m
IMBASSAHY PROTOCOLA PEDIDOS DE AFASTAMENTO IMEDIATO DE GRAÇA FOSTER


 


O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), acaba de protocolar duas representações contra a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster – dirigidas à Procuradoria da República no Distrito Federal e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

“Ela perdeu a autoridade moral e mentiu durante o depoimento desta CPMI. Não apenas para os senhores deputados e senhores senadores, mas mentiu para o povo brasileiro”, disse Imbassahy na sessão de quarta-feira (19) da CPI mista da Petrobras, quando defendeu que Graça Foster não tem mais condições de presidir a estatal – “algo que já deveria ter ocorrido há bastante tempo”, completou.

Por essa razão, na ação enviada ao Ministério Público junto ao TCU o Líder tucano solicita o afastamento imediato da presidente. Na ação, relembra o fato que citou na última quarta-feira. Quando esteve na CPMI da Petrobrás em junho de 2014 como testemunha, foi perguntada sobre quando e de que forma tomou conhecimento das denúncias de que a SBM estava sob investigação em outros países por “supostos pagamentos de subornos a funcionários de empresas em diversos países, entre outros o Brasil”. Respondeu que teria sido informada pelo jornal “Valor” – “se não me engano, no dia 13 de fevereiro de 2014”, confirmou.

Para Imbassahy, Graça Foster alegou que “a Petrobras não tinha identificado sequer indícios do pagamento de US$ 139 milhões a agentes da Petrobras pela SBM, em referência à Comissão Interna de Auditoria criada por ela própria”.

 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 08h34m
VAQUEJADA É PATRIMÔNIO IMATERIAL
 
 
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou um projeto de lei que reconhece a vaquejada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. De autoria do deputado Adolfo Viana (PSDB), o PL tem como objetivo preservar o evento e impedir que seu aspecto seja descaracterizado. A proposta segue para sanção do governador do governador Jaques Wagner (PT). 
 
Na Bahia, as vaquejadas existem há mais de 100 anos. Uma das mais tradicionais do país ocorre em Serrinha, onde milhares de vaqueiros se reúnem anualmente numa festa com várias manifestações culturais e religiosas. No texto que fundamenta a proposta, o tucano destaca que a profissão de peão de vaquejada já é regulamentada pela Lei nº 10.220/2001, o que demonstraria, segundo Viana, o interesse do governo federal na proteção a esse esporte.
 
“O que eu desejo é preservar a história, contribuir para manter a tradição de um povo. Sou muito agradecido aos pares pelo apoio e com certeza esse é um grande passo para garantir o pleno exercício dos direitos culturais”, afirmou. Em 2013, mesmo sob protesto de entidades de defesa dos animais, os deputados já haviam regulamentado a vaquejada como prática desportiva e cultural na Bahia.



 

...........................................................................................................................................................................

21/11/ - 07h13m
NETO QUER PAZ COM VEREADORES DO PTN
 
 
O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou que se reuniu com vereadores do PTN nos últimos dias e negou os boatos de uma eventual crise na relação dele com a sigla e a pressão de membros da agremiação por mais espaço no governo.
 
O clima na Câmara de Vereadores estava tenso, pois o partido ensaiava uma junção com o bloco oposicionista para auxiliar a eleição de opositor para a cadeira de presidente da Câmara. Se, de fato, ocorresse a ação, os rumos administrativos e políticos do alcaide estariam comprometidos, visto que ele deverá tentar reeleição em 2016.
 
“Eu acho que sobre os rumores, deve-se perguntar ao PTN. Essa semana eu conversei com os cinco vereadores do partido, individualmente. Ainda conversarei com o presidente do partido, o deputado João Carlos Bacelar (PTN), que é meu parceiro e amigo. Tenho relação com o partido desde 2004, quando a sigla foi estruturada para apoiar a candidatura de Bacelar para vereador. De lá pra cá ele só veio crescendo ao meu lado”, disse.(TB)

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 18h38m
PRORROGADO PRAZO PARA EMENDAS AO ORÇAMENTO 2015

 
Os vereadores terão até às 17h desta sexta-feira (21) para apresentarem emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, anunciou o vereador Claudio Tinoco (DEM), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador. “A data foi alterada para que os vereadores tivessem um maior tempo para elaborar as emendas. Neste sentido, resolvemos prorrogar o prazo, que seria até quarta-feira (19)”, esclareceu.
 
De autoria do Executivo, o projeto de Lei nº 209/2014 tramita na Câmara desde o dia 30 de setembro estima a receita e fixa as despesas de Salvador no valor de R$ 6,3 bilhões para o próximo ano. 
 
A matéria foi discutida em quatro audiências públicas que aconteceram na Federação, São Marcos, Matatu de Brotas e Plataforma entre os dias 7 e 18 deste mês. Ao todo, 370 moradores de 44 bairros participaram da consulta pública. Para mais detalhes sobre a LOA de 2015 basta acessar a mensagem. 



 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 16h40m
ALELUIA CRITICA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL EM ENCONTRO NA COREIA DO SUL


“Temos que denunciar a submissão de nossa política externa a preceitos ideológicos firmados entre partidos de esquerda da América Latina através do Foro de São Paulo”, declarou o deputado federal eleito José Carlos Aleluia durante a reunião anual de líderes da União Internacional Democrata (IDU), em Seul (Coreia do Sul), nesta quinta-feira (20/11).

O democrata foi o representante brasileiro no evento que reúne mais de 60 partidos de todos os continentes e que contou com a participação da presidente sul-coreana Park Geun-hye. Aleluia fez uma exposição do atual cenário brasileiro criticando principalmente a subjugação da política externa a interesses ideológicos do PT.

“A influência deste grupo sobre os representantes da esquerda latino-americana que se perpetuam no poder atacando as instituições democráticas de nossa região é motivo de preocupação internacional. No Brasil, transformaram nossa outrora respeitada diplomacia em um instrumento a serviço, não mais do Estado, mas de uma política partidária e ideológica do partido que está no poder”.

Aleluia expôs um vídeo do ex-ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, onde ele admite que a atual orientação do Itamaraty é pautada por interesse partidários. Ele também citou casos recentes, como a omissão do órgão frente à entrada anônima de um ministro venezuelano para firmar acordos com o MST com o intuito de “estabelecer a revolução socialista”.

Durante a exposição, o democrata também ressaltou o ressurgimento da oposição brasileira após as eleições e as recentes derrotas que o Congresso Nacional tem imposto a Dilma como sinais de resistência às intenções antidemocráticas do PT no Executivo.

“Estamos resistindo à intenção de fazer de nosso parlamento um anexo do Poder Executivo. A nossa oposição está mais qualificada e mobilizada, as pessoas estão indo às ruas, estão debatendo nas redes sociais. Não vamos deixar que transformem o Brasil em uma república bolivariana”, afirmou.



 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 14h13m
RUI COSTA LAMENTA FALECIMENTO DO EX-MINISTRO MÁRCIO THOMAZ BASTOS


O governador eleito da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, na manhã desta quinta-feira (20).

Por meio do Twitter, Rui disse que “a advocacia brasileira perde um dos seus principais nomes. Márcio cumpriu um papel importante à frente do Ministério da Justiça durante a gestão de Lula. E, pela sua competência, se tornou um dos mais influentes advogados criminalistas do nosso país. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.




 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 12h02m
GOVERNADOR DE RONDÔNIA É INVESTIGADO PELA PF EM DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (20), mandado de condução coercitiva do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB). Ele será levado para prestar depoimento na Superintendência da PF no Estado e liberado em seguida. A ação da PF ocorre dentro da Operação Plateias, que desarticulou organização criminosa formada por lobistas e agentes públicos responsáveis por desvio de verbas públicas e direcionamento de licitações.

O prejuízo aos cofres do Estado é estimado em R$ 57 milhões. O governador tem como seu principal aliado no Estado o senador Valdir Raupp, que é primeiro vice-presidente do PMDB, maior partido da base de apoio ao governo federal. A investigação, iniciada em 2012, apurou que empresas interessadas em participar nos processos licitatórios no Estado precisavam doar financeiramente, formal ou informalmente, para campanhas eleitorais.

As licitações eram direcionadas para serem vencidas por empresas do esquema. Foi criado até um “fundo da propina”, que chegava a movimentar R$2 milhões por mês. Os contratos corrompidos ocorreram em secretarias da Saúde e Justiça, entre outras, e superam R$ 290 milhões. (ESP)


 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 11h25m
TERREIROS DE CANDOMBLÉ PASSAM A CONTAR COM MESMOS BENEFÍCIOS DE IGREJAS
 
Foi publicado hoje no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto assinado pelo prefeito ACM Neto que reconhece os terreiros de Candomblé para fins jurídicos e administrativos, a exemplo do que já ocorre com outros templos religiosos, como as igrejas. Na prática, com esse decreto, as organizações ligadas aos povos e comunidades de terreiros passam a ter benefícios tributários, inclusive imunidade. 
 
O decreto foi assinado na noite de ontem (19) pelo prefeito na solenidade de inauguração do novo Observatório Permanente da Discriminação Racial e Violência contra LGBT, localizado no Clube de
Engenharia, na Rua Carlos Gomes, e é um marco importante na história de Salvador neste Dia Nacional da Consciência Negra. Com o decreto, além de benefícios tributários, os terreiros terão mais facilidade para fazer regularização fundiária e se organizar juridicamente como instituições. 

São englobados pelo decreto, além dos terreiros, povos e comunidades como Unzon, Mansu, Centros de Caboclo, Centros de Umbanda, Kimbanda, Ilê, Ilê Axé, Kwé e Humpame. Cabe à Secretaria Municipal de Reparação organizar, atualizar e disponibilizar aos entes públicos, através do seu sistema de informática, o banco de dados contendo o registro dessas comunidades existentes em Salvador.(pl)


 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 11h20m
SUÍCA DIZ QUE DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA NÃO PODE PARAR ASSEMBLEIA

 
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) se pronunciou na Câmara de Salvador, e disse em alto e bom som que a disputa pela presidência da Casa não pode atrapalhar os projetos para a cidade. Para o edil petista, essa situação é complicada, e foi isso que a população viu durante a votação dos vetos do prefeito ao projeto que regulamenta o plano de carreira dos professores municipais.

“Essa peça está sendo travada por conta da disputa interna entre os vereadores que debatem a eleição da presidência da nova mesa diretora, que ainda será no ano que vem. Isso é inadmissível, vamos para a votação e a Casa trava a pauta”, dispara Suíca. (pl)


 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 10h07m
SENADO DEVE LIMITAR DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS


Senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) devem aprovar, na próxima semana, uma proposta de emenda à Constituição (CCJ) para limitar a divulgação de pesquisas eleitorais a 15 dias do primeiro e do segundo turnos.

Na sessão de ontem, parlamentares da base aliada e da oposição criticaram a veiculação dos levantamentos e defenderam mudanças nas atuais regras, que não contém qualquer tipo de restrição à divulgação de pesquisas feitas com o eleitorado durante o período de campanha. A alteração é apoiada pela cúpula do PMDB do Senado.

Candidatos do partido criticaram duramente a divulgação de pesquisas de intenção de voto às vésperas das eleições. A PEC foi apresentada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC) em 2012 e ganhou impulso para avançar na Casa após o segundo turno deste ano. A votação da matéria deve ocorrer na próxima semana, após um pedido de vistas coletivo. (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 09h24m
PROFESSORES MUNICIPAIS PODEM PARAR PEDINDO VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA
 

 
Os vereadores ainda não planejam votar o plano de carreira dos professores municipais, que passou a tramitar mês passado na Câmara Municipal de Salvador (CMS), e por causa disso os discentes ameaçam paralisar as atividades para pressionar os legisladores. O plano dos educadores foi uma das pautas da ordem do dia que deixou de ser votada nesta quarta-feira (19) por falta de quórum, justamente após articulação da bancada governista de fazer uma força-tarefa. 

Professor da rede estadual de ensino e um dos apoiadores do projeto, o vereador Everaldo Augusto (PCdoB) afirmou que o que ocorre na Cara gera prejuízos para a educação, e apóia a decisão da categoria. “Sabemos também que a greve é uma arma dos trabalhadores e é usada sabiamente pelos profissionais. Mas a recusa da Casa em fazer uma votação transparente e à luz do dia para aprovar as reivindicações dos professores do município será o motivo da paralisação, comportamento que vai causar prejuízos irrecuperáveis, sobretudo para o público do ensino fundamental 1 e 2”, afirmou.(Bn)


 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 08h23m
SOLDADO PRISCO INDICA PONTOS NA LOB QUE "SÃO PREJUDICIAIS À POLÍCIA" BAIANA


Deputados da base aliada ao Governo do Estado votam, na tarde desta quarta- feira (19/11), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), a Lei de Organizações Básicas da PM (LOB).

Para o deputado eleito soldado Prisco a LOB “representa retrocesso para a Polícia Militar da Bahia”, hoje com 32 mil homens, E “descumpre acordo firmado durante oito meses de negociações das associações com o Governo e que pôs fim às reivindicações da PM deste ano.

O soldado Prisco e associações que representam os 27 mil praças da Bahia defendem a retirada de pauta da Lei de Organização Básica.

“Quatro tópicos, que ficaram de ser votados antes da LOB, são os que mais interessam aos 27 mil militares, 85% da tropa da PM. São eles: a aprovação do estatuto da categoria (que prevê quadro de promoções para os praças), a regulamentação do artigo 92 da lei vigente, a revisão dos processos administrativos disciplinares (cumprimento da lei de anistia) e o código de ética (que estipula transgressões disciplinares, deixando de depender da discricionariedade dos oficiais)”, afirmou Prisco.

O soldado Prisco aponta os pontos considerados prejudiciais com a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB). Ele destacou o fato da norma criar novas unidades sem aumentar o efetivo da Polícia Militar. Hoje, a PM conta com o déficit de 13 mil homens.

“A própria lei estadual da Bahia define que 45 mil homens deveriam compor o quadro da Polícia Militar, mas só contamos com 32 mil. A LOB só serve para manter os DAS e DAI dos oficiais”, afirmou. (TB)

 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 08h12m
WAGNER VOLTA A DEFENDER GABRIELLI NO CASO DA PETROBRAS


Continua o suspense sobre a posição que o governador Jaques Wagner (PT) assumirá na nova gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Ontem, em conversa com a imprensa, ele desconversou sobre as especulações e, conforme esperado, não anunciou o saldo sobre o diálogo que teve com a líder petista.

“Não recebi o convite. Conversei com ela, disse que estava à disposição para ajudá-la e sou parceiro dela e do projeto que ela vem construindo. Eu acho que esse é um momento importante de afirmação da democracia”, disse.

O chefe do Palácio de Ondina também comentou os escândalos envolvendo a Petrobrás. Ele não confirmou a informação ventilada de que faz parte do constituído Gabinete de Crise da Presidência da República a respeito das denúncias.

“O gabinete está formado em Brasília. Eu, como parte do projeto, estou contribuindo. Fiquei um dia e meio em Brasília conversando com todos, mas claro, temos que administrar esses problemas surgidos com todas as investigações, que eu entendo que têm que prosseguir até chegar em seu termo final e punição”, afirmou.

O político pregou a penalização dos culpados, ao fim das investigações e que esse é o único artifício de acabar com a corrupção. “A única forma de terminarmos com o mau uso do dinheiro público é penalizando aqueles que continuam insistindo na utilização do dinheiro público para outras finalidades”, discorreu.

O governador reafirmou sua posição de defesa ao atual secretário do Planejamento do estado, José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras que está no centro das investigações da estatal. Para o político, o seu companheiro de sigla continua em seu secretariado até o final do seu mandato frente à governadoria.

“Digo que, até prove o contrário, todo mundo é inocente. Evidente que pode ter suspeita, investigação, mas não tem nenhum processo formado contra ele. Tem muita condenação que vai de um vazamento de investigação e a pessoa é transformada em condenado... Conheço muito bem o Gabrielli e sei que, no final, ficará provado que ele não tem nenhum envolvimento nisso”, disse. (TB)

 

...........................................................................................................................................................................

20/11/ - 07h43m
MAURO RICARDO PODE DEIXAR O SECRETARIADO DE NETO
 

 


Ciente de reformas administrativas propostas pelo Prefeito ACM Neto (DEM), o Secretário da Fazenda da Prefeitura Mauro Ricardo Costa pode está deixando a pasta para trabalhar com o governador Beto Richa do Paraná, segundo a coluna Satélite, do jornal Correio.  ACM Neto quer, no entanto, mantê-lo no secretariado até o final do governo. 

Um dos últimos atos de Costa na Sefaz seria na primeira semana de dezembro, quando a prefeitura anuncia mudanças no programa Nota Salvador, que completará um ano em atividade. Entre as novidades, a possibilidade de emitir notas fiscais e consultar créditos pelo smartphone.



 

...........................................................................................................................................................................



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960