politica

politica

NA SUA OPINIÃO QUE SETOR DA ECONOMIA BAIANA VAI SOFRER MAIS COM A CRISE?

“Nós vamos discutir esse assunto na reunião do dia 13 de abril. É uma reunião da Executiva para avaliar a relação com o prefeito ACM Neto, nossa aliança, se estamos realmente satisfeitos”

Ivanilson Gomes
Presidente do PV na Bahia, falando sobre a saída da legenda do poder municípal  

POLITICA

27/03/ - 13h59m
LÍDICE ELOGIA NETO QUE AGRADECE E RETRIBUI AS PALAVRAS
 
 


Para surpresa de muitos a Senadora Lídece da Mata ( PSB) e o Prefeito ACM Neto (DEM) paracem ter esquecido as mágos do passado e passaram a conviver em paz. Durante a inauguração da Escola Eduardo Campos,  em Águas Claras, o Prefeito e a Senadora trocaram muitos elogios e no final de tudo acabaram se cumprimentando formalmente. 

Os dois políticos sempre  atuaram em polos opostos, até por trajetórias pessoais. São recorrentes as histórias de perseguição a Lídice, sobretudo,  após 1992  - quando foi eleita  prefeita de Salvador -, pelo avô de Neto, o falecido senador ACM,  então governador da Bahia.

Neto procurou logo negar aproximação entre o DEM e o PSB,  quando saudou Lídice.  "Não há aqui nenhuma possibilidade que se especule qualquer coisa que não seja a presença de duas pessoas que estão na vida pública, que têm compromisso real com esta cidade", disse  o prefeito.
 
Pouco antes, a senadora Lídice, no mesmo tom,  argumentou que Neto,  ao homenagear  a  memória de seu correligionário Eduardo Campos,  "demonstra  que é capaz de ultrapassar o limite das referências político-ideológicas e enxergar o Brasil e a sua condição de prefeito de um novo lugar".( A Tarde)

...........................................................................................................................................................................

12/03/ - 07h41m
LÍDICE DA MATA FICA COM A VICE-PRESIDÊNCIA DE FRENTE PARLAMENTAR
 
 
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu o fortalecimento do turismo interno no Brasil, com campanhas que incentivem o brasileiro a conhecer o país. A baiana foi escolhida para ser vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, que terá como presidente o deputado federal paulista Herculano Passos (PSD).  
 
Durante o lançamento da Frente, ela disse também que é necessário divulgar o Brasil no exterior e criar caminhos para fortalecer as instituições vinculadas ao setor, inclusive o Ministério do Turismo. Já o ministro do Turismo, Vinícius Lages, destacou a necessidade de colocar o setor na pauta de economia do país.  A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo é formada por mais de 200 deputados e senadores de diferentes partidos políticos. O objetivo é incentivar o setor com propostas que beneficiem a geração de emprego, renda e arrecadação aos estados e municípios brasileiros, em especial aqueles com vocação turística. A ideia também é acompanhar a tramitação de proposições de interesse do setor no Congresso Nacional.

A economia do turismo no país corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. Apenas o mercado interno movimentou 206 milhões de viagens no ano passado, um desempenho recorde. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, cerca de 62 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2014. O setor ainda gerou 3,1 milhões de empregos em atividades relacionadas a hospedagem, alimentação e eventos. (Tb) 

 

...........................................................................................................................................................................

11/03/ - 07h57m
JOÃO CARLOS BACELAR DECLARA OPOSIÇÃO A PREFEITURA
 
 
O presidente estadual do PTN, deputado João Carlos Bacelar,  declarou oficialmente oposição ao prefeito ACM Neto. “Eu estou fazendo um esforço pra que as bancadas se entendam. Mas isso é uma convivência natural do dia a dia dos parlamentares. Então, eles precisam se conhecer, precisam conversar e precisam se afinar”, afirmou Bacelar à Tribuna, reiterando que seus correligionários são oposição à administração municipal. 
 
“O que não quer dizer que obrigatoriamente integremos a bancada de oposição. Mas, se for para debater problemas da cidade, e traçar estratégias da oposição, nós vamos estar presentes”, sinalizou. Por conta dos ruídos de comunicação com a bancada da oposição liderada pelo petista Suíca, logo no início dos trabalhos legislativos, os vereadores petenistas demonstraram uma tendência de seguir rumo independente no Legislativo municipal, já que a reaproximação com o prefeito ACM Neto (DEM) não estaria de acordo com a decisão da legenda estadual, que rompeu a aliança com o democrata e se uniu ao governo do PT na Bahia. 
 
Na última semana, as movimentações da segunda maior bancada da Câmara dão indícios de que os ânimos estão sendo apaziguados. Não só a participação na reunião da oposição do vice-líder do PTN na Câmara, Carlos Muniz, na última segunda-feira, demonstra uma possível reconciliação, como também a postura que o líder da legenda Toinho Carolino tem tido com os oposicionistas, inclusive em suas falas no plenário.


 

...........................................................................................................................................................................

09/02/ - 18h49m
VEREADORES DISCUTEM PRÉVIAS NO CARNAVAL 2015


 

A realização de prévias do Carnaval em vários bairros da cidade no final de semana, como a apresentação do Furdunço, na Barra, da Levada do Jegue, na Ribeira, e o Imbuí Folia, foi tema de vários pronunciamentos de vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (9) na Câmara Municipal de Salvador. “É a prova de que para o povo se divertir não precisa de megaestrutura, de camarote”, frisou Arnando Lessa (PT).
 
Ele chamou atenção também para a importância do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no mesmo dia pelo Ministério Público, Conselho Municipal do Carnaval (ComCar) e Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), definindo normas rígidas para impedir manobras que favoreçam algum bloco. “Não podemos admitir que determinados artistas tenham privilégios”, sustentou Lessa.
 
Ex-dirigente do órgão municipal de turismo, o vereador Claudio Tinoco (DEM) parabenizou a prefeitura e o governo estadual pela iniciativa de antecipar as apresentações de blocos para criar o clima de Carnaval na cidade, o que agrada sobretudo aos turistas que ficam em média sete dias na cidade. “O Carnaval de Salvador reúne dois milhões de pessoas nas ruas e espero que sejam dias de paz, sem violência”, frisou.
Negritude
 
Luiz Carlos Suíca (PT) referiu-se também a manifestações populares na Liberdade e São Cristóvão: “Temos que incentivar o Carnaval multicultural nos bairros mais populares, pois nem sempre as pessoas podem se deslocar para o Centro da cidade”. O vereador parabenizou a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Lucinha Barbosa, pelos investimentos no “Carnaval da negritude”, incluindo o Cortejo Afro: “Precisamos valorizar mais a participação dos blocos de matriz africana no Carnaval de Salvador”. Moisés Rocha (PT) foi outro que destacou a importância dos blocos de matriz africana e reclamou da qualidade das atrações escaladas para o Carnaval nos Bairros, que segundo ele “não motivam ninguém a comparecer”.


 

...........................................................................................................................................................................

05/02/ - 10h39m
ALELUIA É CONTRA SUBSTITUTIVO SUGERIDO PELO PT PARA LEI DAS ONGS

 
 

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) definiu como “esparro” a tentativa de o governo federal aprovar o substitutivo da MP 658, que alteraria a legislação sobre parcerias entre a administração pública e as organizações não governamentais (ONGs).

“Eles tentaram incluir uma série de medidas já rejeitadas pelo Congresso, como abrandar a fiscalização de contratos governamentais com as ONGs e a criação de um regime especial de contratação secreta dessas entidades, além de ressuscitar os conselhos bolivarianos, derrotados em plenário no ano passado”, informa Aleluia.

O democrata e a bancada oposicionista impediram a ação ontem (04). “Imaginem, pelo substitutivo do PT, os dirigentes das ONGs não seriam responsabilizados por eventuais desvios nos convênios. E quem vai ressarcir o roubo? O povo inocente?”, questionou. 

 

...........................................................................................................................................................................

05/02/ - 09h19m
LÍDICE ASSUME LIDERANÇA DE BLOCO NO SENADO CONTRA RENAN
 

 
No emaranhado das formalizações de blocos parlamentares na Câmara Federal e no Senado, a Bahia foi contemplada com a indicação da senadora Lídice da Mata (PSB) para encabeçar o grupo formado pelo PSB, PPS e PP no Congresso, que conta com a participação de 12 membros em suas bases.
 
Segundo a socialista, a ideia da agremiação no Senado não é ter um caráter independente, mas de cunho administrativo e não representa uma unidade de voto dos membros. O PP, nas últimas votações, acompanhou a tendência governista.

Já o PSB, com a candidatura própria à presidência da República, desde a pré-campanha com Eduardo Campos (1965-2014), adotou uma postura de independência e o PPS fez uma oposição feroz ao governo petista.

A unidade começa a levantar rumores de fusões entre os partidos. Desde o fim da eleição do ano passado se comenta nos bastidores políticos que o PPS está caminhando para se juntar com alguma outra agremiação.(tb)


 

...........................................................................................................................................................................

05/02/ - 08h34m
SERRA DIZ QUE PETROBRAS DEVE VENDER O QUE DÁ PREJUÍZO


Recém-empossado no Senado, José Serra (PSDB-SP) afirmou ontem que a Petrobras precisa “vender, conceder ou extinguir” ativos que hoje dão prejuízo e áreas que fogem da prospecção e exploração de petróleo, principal atividade da estatal. “Diversificou demais e foi muito além do necessário”, justificou o tucano.

Nesse retorno a Brasília, Serra se prepara para cobrar a equipe econômica do governo e listou como uma das prioridades do mandato propor uma lei que obrigue o governo a fazer propaganda contra as drogas.

Para o tucano, criou-se um tabu “no PT e na esquerda” de que se deve ter postura “frouxa” sobre o tema. “No meu tempo de UNE (Serra foi presidente da União Nacional dos Estudantes em 1964), que era o que havia de mais esquerdista na época, fumar maconha era coisa de alienado.” (Estadão)

 

...........................................................................................................................................................................

05/02/ - 07h25m
DILMA É ALVO DE CRITICAS POR PARTE DE DIRETORES DA CUT
 
 
Declarado apoiador do PT, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, não poupou críticas ao governo Dilma Rousseff e classificou as alterações em regras trabalhistas como "um equívoco estapafúrdio". "O governo meteu os pés pelas mãos, criou uma agenda 'negativíssima'", disse nesta quarta-feira, 4, se referindo ao ajuste fiscal encabeçado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a quem fez críticas, por implementar uma política econômica "regressiva". No fim de dezembro, o governo criou barreiras de acesso ao seguro-desemprego, abono salarial e pensão por morte. De acordo com Freitas, ministros afirmaram ontem, em reunião feita com sindicalistas, que existem condições de modificar as medidas.
 
Uma comissão tripartite, composta por centrais sindicais, poderes Executivo e Legislativo, vai iniciar uma discussão sobre o tema. Questionado se a fragilidade da base aliada no Congresso pode facilitar a flexibilização dos textos, que precisam ser aprovados em plenário, o presidente da CUT respondeu de forma positiva. "Nós temos um campo mais fértil para negociar as medidas na Câmara do que negociando com o governo", afirmou, ressaltando que a entidade pode ir à Justiça ou organizar greves caso as normas não sejam alteradas. Apesar de defender a revogação total das medidas, o presidente da CUT assume que dificilmente vai alcançar o objetivo. "Eu sei que, quando você entra num processo de negociação, você não vai ter tudo que pleiteia conquistado", afirmou.




 

...........................................................................................................................................................................

05/02/ - 07h20m
CARBALLAL DEVE DEIXAR O PT EM UMA SEMANA
 

 
Está para ser definida, até a próxima semana, a situação do vereador de Salvador Henrique Carballal dentro do PT, legenda da qual faz parte desde os tempos de militância. O edil está prestes a ser expulso da sigla, após ter sido um dos integrantes da bancada da oposição na Câmara de Vereadores, que votou a favor de projetos do Executivo Municipal ano passado e apoiou a candidatura de Anderson Muniz (PTN) para deputado estadual, quando os petenistas ainda não haviam passado para a base do governo do PT.
 
Tal apoio foi o que lhe rendeu oficialmente o processo ao qual responde, pedindo sua saída. No entanto, há quem diga que o real motivo seria um atrito com o atual governador Rui Costa, que data desde que Rui era vereador de Salvador.

Informações chegadas à Tribuna dão conta que o próprio Carballal estaria negociando com o presidente estadual petista, Everaldo Anunciação, sua expulsão do partido.

Nos bastidores políticos, a informação que circula é de que Carballal já havia, há muito, se desentendido com o ex-presidente municipal do PT, Edson Valadares. Por conta dos atritos junto à oposição e a postura dos diretórios municipal e estadual, a executiva municipal suspendeu, no dia 07 de janeiro, os direitos políticos de Carballal.


 

...........................................................................................................................................................................

05/02/ - 07h17m
PV FECHA COM NETO E VAI FAZER OPOSIÇÃO A RUI
 


O presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, que em meados de janeiro esteve em diálogo com o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, parece que voltou atrás em seu desejo de ir para a base do governo e resolveu aceitar a vontade da maioria da legenda.
 
Na última terça-feira, ele garantiu que a sigla se manterá ao lado dos Democratas, com o prefeito ACM Neto, e continuará fazendo oposição ao governador Rui Costa (PT).

Segundo Ivanilson, os verdes, que têm a correligionária Célia Sacramento como vice-prefeita de Salvador, fizeram oposição durante as eleições e irão continuar com esse papel. “E nos manteremos na base do prefeito”, afirmou Ivanilson Gomes.

Na Assembleia Legislativa é aguardada pelo deputado estadual eleito Marcell Moraes a formalização do bloco oposicionista DEM-PV, articulado entre o líder da oposição na Casa, deputado Sandro Régis.(tb) 


 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 19h02m
PERSEGUIÇÃO: VEREADOR DO PTN ACUSA ACM NETO DE FAZER AMEAÇAS PARA VOLTAR A BASE


 

O vereador Beca (PTN) acusou o prefeito ACM Neto (DEM) pressioná-lo para que ele retorne para a base aliada municipal. Na última semana, citando as obras de drenagem no canal da Churupita, localizado no bairro de Luiz Anselmo, seu reduto eleitoral, o edil afirmou que há pessoas plantando "mentiras na imprensa". 
 
"O prefeito esteve comigo no local e autorizou a drenagem, mas, coincidentemente, depois que o PTN rompeu com ele, as obras foram paralisadas. Para não deixar a comunidade prejudicada, o serviço foi feito em mutirão e sem a participação da prefeitura. Agora, ficam plantando mentiras na imprensa, dizendo que eu estou impedindo a obra. A pressão tem sido muito grande, pedindo para eu voltar para o ninho do prefeito, mas o meu líder é o deputado Bacelar. Tem secretário ligando, mas não adianta, porque eu não vou voltar", afirmou o vereador, que recebeu apoio dos vereadores Toinho Carolino, Kiki Bispo e Carlos Muniz, todos do PTN. 
 
Durante a sessão desta quarta-feira (3), Beca disse que, ao sentar-se com ACM Neto, teria ouvido que seria destruído politicamente caso não contrariasse a decisão do PTN. 

 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 18h42m
GILMAR SANTIAGO CRITICA AÇÕES DO PREFEITO ACM NETO


 

“O prefeito pintou uma cidade do Salvador que só existe na imaginação dele e dos seus auxiliares”, afirmou o vereador Gilmar Santiago (PT), líder da oposição na Câmara Municipal, ao comentar, na sessão de terça-feira (3), a mensagem lida pelo prefeito ACM Neto no dia anterior.
 
“Qual a grande obra de mobilidade urbana que o prefeito fez nesses dois anos?”, questionou Gilmar, destacando que as grandes obras de mobilidade na capital são feitas pelo governo do Estado. O vereador lembrou que uma obra importante se arrasta há dois anos, a Ladeira do Cacau, prejudicando a mobilidade dos moradores de São Caetano e bairros vizinhos.
 
O líder da oposição lembrou, também, que em dois anos de mandato o prefeito não construiu nenhuma creche e nem escolas e que Governo do Estado oferta mais vagas no ensino fundamental em Salvador que a Prefeitura. “Salvador tem a pior educação entre as maiores capitais brasileiras”, criticou.


 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 17h34m
SECRETÁRIO DE ESPORTE DISSE QUE VAI ENTREGAR PISCINA OLÍMPICA AINDA ESTE ANO


 

O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, disse durante a abertura das atividades da Assembleia Legislativa da Bahia, que o governo do estado vai concluir ainda em 2015 as obras da piscina olímpica. "Queremos que o esporte seja uma forma de inclusão social, estimular o esporte na capital e no interior. Pretendemos desenvolver e disponibilizar novos equipamentos esportivos, nosso desafio é terminar a piscina olímpica, que será muito importante para a natação em nosso estado", disse. 

 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 16h12m
AÉCIO DIZ QUE SAÍDA DE FOSTER NÃO ‘ANISTIA’ DESVIOS NA PETROBRAS

 

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta quarta-feira, 4, que a saída de Graça Foster da presidência da Petrobras era inevitável, mas que isso não significa que os desvios feitos na estatal serão anistiados. "A partir de agora, quero afiançar, estaremos instalando a CPMI no Congresso Nacional para que todos os desvios apontados continuem a ser investigados", disse. "Graça perdeu as condições de continuar à frente da empresa, mas isso não significa que os malfeitos serão anistiados, ao contrário, vamos investigá-los ainda com maior profundidade", completou.
 
Ele avaliou ainda que é muito importante para o Brasil a recuperação da estatal, que está no foco de um dos maiores escândalos de desvios de recursos públicos da história do País. "O que assistimos ao longo desses últimos anos foi a falta de governança e a falta de responsabilidade daqueles que fizeram nomeações na Petrobras, se sobrepondo ao interesse do País."

 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 15h32m
PINHEIRO COMEMORA APROVAÇÃO DA PEC DO ICMS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO


O senador Walter Pinheiro (PT/BA) comemorou  a aprovação, na noite de ontem  (03),  pelo Plenário da Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, do Senado, que fixa novas regras para incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do e-commerce, nas  vendas de produtos pela internet ou por telefone. Foram 388 votos a favor da proposta e 66 contra.
 
Pinheiro vibrou com a aprovação da proposta, ao lembrar que a velocidade do e-commerce não podia esperar mais por mudanças na legislação. “Em 1990, o comércio eletrônico movimentava 540 milhões de reais. Neste ano a perspectiva é faturar mais de 30 bilhões de reais”, observa. “Apenas o Estado da Bahia, por exemplo, passará a arrecadar cerca de 300 milhões de reais, que hoje é devido ao Estado, pela falta de regras justas na distribuição do Imposto”, destacou.
 
O senador disse ainda que vai acompanhar de perto a tramitação da matéria no Senado, já que devido às mudanças feitas no texto, ela retorna à Casa de origem para nova votação. “A PEC nº103/2012 no Senado, de autoria do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), sofreu alterações na Câmara, e é preciso acompanhar o texto final, conforme inúmeros debates que já promovemos nas duas Casas”, afirmou.
 
As novas regras valerão a partir do ano seguinte ao da promulgação da futura emenda, obedecido ao prazo de 90 dias de anterioridade, contados da publicação.


 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 13h50m
EM NOTA, DEPUTADO IMBASSAHY COMEMORA SAÍDA DE FOSTER DA PETROBRAS


 

"A permanência prolongada dela na presidência da companhia só serviu para aprofundar o desgaste e o descrédito da nossa maior companhia junto aos brasileiros e também no exterior. Essa diretoria já vai tarde. Ela já tinha perdido a autoridade moral, mentiu durante o seu depoimento na CPMI, usou o cargo para dificultar a investigação", comentou em nota enviada à imprensa.
 
Para o tucano, o próximo presidente da Petrobras deverá ser escolhido pelos critérios da competência e eficiência, sem precisar se curvar aos interesses do Palácio do Planalto. "Esse seria o perfil ideal, mas não acredito que o governo indique um nome com tais características, Dilma e Lula não aceitariam alguém assim, não é do interesse deles", completou.

 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 10h31m
CERVERÓ PASSA MAL E É ATENDIDO POR SAMU NA CARCERAGEM EM CURITIBA


O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró passou mal na manhã desta quarta-feira,4, na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde está preso. Ele teve um pico de pressão arterial e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para atendê-lo.

Cerveró passa agora por avaliação médica e só depois será decidido se ele deverá ser transferido para um hospital. Cerveró foi preso em 14 de janeiro de 2014 acusado de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lavo Jato da PF.

Até o momento, ele se recusa a colaborar com as investigações. O ex-diretor foi acusado pela presidente Dilma Rousseff, em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo no ano passado, de omitir informações ao Conselho de Administração da Petrobras sobre a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela petroleira.

O negócio causou prejuízo bilionário à estatal e, segundo delatores ouvidos na Lava Jato, foi fechado mediante pagamento de propinas para dirigentes da empresa. (ESP)

 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 08h18m
OPOSIÇÃO PROTOCOLA PEDIDO DE INSTALAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS NA CÂMARA


Com 186 assinaturas coletadas, a oposição protocolou nesta noite o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras na Câmara dos Deputados. Com apoio de partidos da base governista, PSDB, PPS e DEM correram para garantir a CPI na Casa, mas ainda contam a possibilidade de instalação de uma comissão mista, envolvendo também os senadores. No momento da entrega do requerimento, parlamentares disseram que o pedido era em "homenagem" à presidente da estatal, Graça Foster.

A proposta elaborada pelo PSDB pede a criação de uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras entre 2005 e 2015 "relacionados a superfaturamento e gestão temerária" na construção de refinarias no Brasil. A oposição também quer apurar a constituição de empresas subsidiárias e sociedades "de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos"; o superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-sonda; além de supostas irregularidades na operação a companhia Sete Brasil e na venda de ativos da estatal na África.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que a nova comissão será uma continuidade da que se encerrou no Congresso em dezembro passado. Ele defendeu que tão logo sejam conhecidos os nomes dos envolvidos no esquema, a Casa instaure processo de cassação dos parlamentares denunciados. "Não é possível que a gente conviva com deputados e senadores participes deste esquema de corrupção", afirmou.

Além dos parlamentares do PSDB, PPS e DEM, PDT, PMDB, PR, PSB, PSD, Solidariedade, PP e PSC assinaram o requerimento na Câmara. A oposição também trabalha para recolher assinaturas no Senado, o que permitiria que criação de uma comissão mista com foco nas irregularidades na Petrobras. Naquela Casa são necessárias 27 assinaturas. (ESP)

 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 07h34m
PRP JÁ FALA NA POSSIBILIDADE DE ALIANÇA COM RUI
 

 
A bancada governista na Câmara de Salvador, se ainda não está enfraquecida, deverá ficar futuramente, dificultando a aprovação de projetos como o PDDU e a Louos. Nos bastidores políticos, ventila-se a possibilidade do PRP, leia-se, do vereador Alemão, seguir a estratégia do PTN e migrar para o governo estadual.
 
Apesar das especulações, o líder do governo, vereador Joceval Rodrigues (DEM), demonstra tranquilidade. “Não adianta quererem tirar proveito de qualquer tipo de briga. A relação nossa com os vereadores é normal. A oposição mais ativa, mais contundente é quando prefeito não trabalha. Quando o prefeito trabalha, a oposição faz o trabalho dela, mas não tem muito o que acirrar, afinal  a oposição não pode fazer oposição à população”, afirmou.

Para o petista e líder da oposição Gilmar Santiago, a Prefeitura tem sido inoperante em relação aos programas sociais, e as leituras sobre a cidade, feitas pela bancada de Neto, não são reais.  E a inoperância ficaria mais evidente ao passar os olhos pelos programas sociais.(tb)


 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 07h32m
PTN PROMETE NÃO FRAQUEJAR CONTRA A GESTÃO DE NETO
 
 
A vida do prefeito ACM Neto na assembleia não está nada fácil. O PTN prometeu ontem endurecer suas regras contra a gestão do Prefeito durante o período da oposição. 

Ontem, a segunda sessão foi conturbada e marcada por denúncias de vereadores do PTN ao prefeito, sigla que até ano passado caminhava na base governista e este ano caminha de mãos dadas com o governo estadual, do PT.

Para oposicionistas, a sessão deu o tom de como serão os debates e mostrou que a base de Neto vai ter mais trabalho para lidar com os oposicionistas e manter a harmonia tão desejada. “O ano não será de calmarias. E, pelo que estou vendo, pode vir uma tempestade. Hoje (ontem) já deu para dar o tom de como serão os debates. Integrantes do PTN fizeram duras críticas ao prefeito, inclusive, dando exemplos de como tem sido o tratamento do prefeito com PTN depois do rompimento”, afirmou o líder da oposição Gilmar Santiago.

Na ocasião, o vereador Beca, empossado na última segunda, subiu à tribuna e afirmou que, ao sentar-se com o prefeito, teria ouvido que, caso não contrariasse a decisão do PTN, iria ser destruído politicamente. “Ele me disse que vai me destruir se eu não ficar na base governista e seguir a decisão do partido. Ele está me perseguindo”, contou.

A polêmica sessão teria sido motivada, inicialmente, pelo descontentamento de quatro vereadores do PTN com a destruição, por parte da Prefeitura, de uma escadaria  em Luiz Anselmo, Brotas, cujas obras foram iniciadas há dez dias por um mutirão de moradores com o apoio dos vereadores. 




 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 07h31m
PETISTAS QUEREM MAIS ESPAÇO COM RUI
 

 
A condução da montagem do primeiro e do segundo escalão  do governador Rui Costa (PT), que tem sido articulada pelo secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, anda provocando algumas polêmicas, e, curiosamente, entre aliados do próprio partido. Algo que não parece inquietar o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, que disse desconhecer tais manifestações.

Nos bastidores políticos ventila-se que uma ala petista, formada por militantes históricos, estaria ressentida com a atenção dada a novos aliados.

O ressentimento seria por conta de pleitos não atendidos de alguns aliados, que esperavam mais espaço pelo empenho demonstrado para alavancar as candidaturas do governador Rui e da presidente Dilma Rousseff. 

O que mais tem demonstrado sua insatisfação é o ex-secretário Jorge Solla, eleito  pela legenda para a Câmara dos Deputados. Além de criticar a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), Solla se mostra desconfortável com a substituição de alguns aliados na pasta.

Para muitos, porém, sua queixa prende-se mais à perda de espaço numa secretaria estratégica para o governo Rui, onde ele colocou um titular de sua inteira confiança e com carta branca para agir. O novo titular começa a imprimir um novo ritmo à pasta, e Solla não estaria satisfeito com as mudanças.

O  presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, minimiza a polêmica e diz desconhecer manifestações de setores do partido reclamando da condução política na nova gestão e da formação da máquina administrativa.




 

...........................................................................................................................................................................

04/02/ - 07h29m
MARCELO NILO AMEÇA NOVAMENTE EM SE JUNTAR COM ACM NETO
 
 
O presidente da assembleia e deputado Marcelo Nilo (PDT), repetiu a ameaça feita na rádio Metrópole, de romper com o PT caso o processo que visa impugnar a votação que o reelegeu seja ingressado na Justiça pelos pares petistas. A informação é da Tribuna da Bahia.
 
“Sempre tive um respeito muito grande pelo PT, meus parceiros, votei no governador e na presidente Dilma, que são do PT. Se eles quiserem entrar na Justiça contra minha pessoa e minha eleição, aí eu não terei mais condições políticas de me relacionar com o PT. Vou procurar separar o governo do partido”, anunciou.

“A Justiça já decidiu que eu poderia concorrer e os parlamentares decidiram que eu deveria continuar como presidente. Agora é virar a página e esperar os acontecimentos”, completou.

O pedetista também teceu comentários a respeito de que todas as atitudes tomadas terão agravamento em ações futuras. “Eu acho que a pessoa tem que ter a grandeza de ganhar e a grandeza de perder.

Eu perdi para Clovis Ferraz e eu não quis entrar na Justiça. Cada ato terá uma consequência política. Tudo que se fala e faz tem consequência”, disse. (TtB)


 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 18h45m
VEREADORES DO PTN PROTESTAM CONTRA A PREFEITURA


 

Os vereadores Toinho Carolino, Kiki Bispo, Carlos Muniz e Beca, todos do PTN, estiveram na manhã desta terça-feira (3), no bairro de Luiz Anselmo, por conta de uma ação da Prefeitura na Avenida Fonseca, a fim de retirar uma escadaria construída em mutirão pelos moradores do bairro.  
 
Segundo os vereadores, chegando ao local, encontraram policiais da Assistência Militar do prefeito ACM Neto (DEM) fazendo a segurança no local. Houve início de tumulto envolvendo lideranças comunitárias e policiais. “Há mais de um ano eu pedi essa escadaria ao prefeito e ele não fez. As áreas de risco precisam de escadarias, e agora ele manda derrubar a obra que a comunidade fez com o nosso apoio. Isso é autoritarismo”, disparou Beca. 
 
De acordo com Toinho Carolino, líder do PTN na Câmara Municipal, depois do rompimento do partido com ACM Neto, o Palácio Thomé de Souza iniciou uma operação de "perseguição" aos vereadores da sigla. 
 
“Vamos denunciar essa prática condenável do prefeito na Câmara, até porque policiais da Assistência Militar estão sendo usados para garantir as arbitrariedades, configurando desvio de função. Ninguém vai calar a voz do PTN, porque o tempo da ditadura foi sepultado", afirmou.
 

 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 17h10m
DEPUTADOS BAIANOS ASSUMEM LIDERANÇA DE PARTIDOS NA CÂMARA


 

Os deputados federais baianos João Carlos Bacelar (PTN) e Arthur Maia (SD) assumiram as lideranças dos seus respectivos partidos na Câmara Federal nesta legislatura. Maia anunciou que irá criar quatro coordenadorias de apoio para a bancada, formada por 15 parlamentares: de plenário, de comissões, técnica e de comunicação.
 
Já Bacelar vai liderar o partido que abriga mais duas deputadas, Christiane Yared (PR) e Renata Abreu (SP). " O nosso partido vai trabalhar pelo crescimento do país, priorizando a educação. Será um exercício permanente de diálogo no Congresso", disse Bacelar.

 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 16h38m
GILMAR SANTIAGO COBRA REVITALIZAÇÃO DO SOLAR BOA VISTA

 
O líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Salvador, Gilmar Santiago (PT), e lideranças dos bairros do Engenho Velho de Brotas, Luiz Anselmo, Vale do Matatu e Jaqueira do Carneiro se reuniram, na quinta-feira (29), com o secretário municipal de Educação, Guilherme Bellitani, para reivindicar reformas no Parque Solar Boa Vista, construção de creches e escolas para a educação infantil.
 
“Na maioria dos bairros, as creches e escolas infantis aparecem como principal reivindicação”, relatou Gilmar Santiago. O secretário pediu que as lideranças identificassem áreas no padrão de 24 x 24 metros, como exige o governo federal para liberação de recursos através do Programa Semeia, e garantiu que esses espaços serão desapropriados.
 
“Nós vamos levantar e encaminhar”, respondeu Gilmar, lembrando que uma emenda de R$ 48 milhões ao orçamento federal, apresentada pelo senador Walter Pinheiro (PT), pode ajudar. Bellitani disse que R$ 12 milhões resolveriam a questão das creches.
 
Em relação ao Solar Boa Vista, Bellintani garantiu que a recuperação será em conjunto com o Estado. Orçada em R$ 1,4 milhão, a reforma do casarão onde morou o poeta Castro Alves, parcialmente destruído há dois anos por um incêndio, será custeada metade pelo governo e metade pelo município. A comunidade do Engenho Velho também quer um projeto de esporte e lazer para as quadras poliesportivas e a área do parque, além de coleta de lixo, poda do gramado e das árvores regularmente.


 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 15h22m
PREFEITO BAIANO DIZ QUE CANDIDATO EM 2016 SERÁ DO PROJETO RUI E DILMA


O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, recusou-se a falar de nomes para sua sucessão em 2016, durante entrevista a Rádio 96 FM e a Rádio 106 FM na manhã desta terça feira.

“Não conversei com ninguém sobre minha sucessão, porque não é o momento, acredito que existem várias pessoas que merecem ter oportunidade como eu e outros já tiveram”, disse o prefeito.

Reafirmando seu total alinhamento político com os governos estadual e federal, Charles foi enfático “Estaremos com um candidato que esteve no palanque de Rui e Dilma e que seja aliado deste político da Bahia e do Brasil”.
 
 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 14h40m
NOVO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA SERÁ ESCOLHIDO SEMANA QUE VEM


 

O novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados será conhecido na quarta-feira da semana que vem (11). A data da eleição do substituto do deputado Eduardo Cunha (RJ), eleito para a presidência da Câmara dos Deputados, foi definida hoje (3) durante reunião da bancada do partido.
 
Informalmente concorrem à liderança da bancada composta por com 65 deputados, Danilo Forte (CE), Leonardo Picciani (RJ); José Priante (PA), Manoel Junior (PB) e Marcelo Castro (PI). A expectativa é que a bancada peemedebista do Rio Grande do Sul apresente Osmar Serraglio ou Lelo Coimbra como candidato.
 
A definição da liderança do PMDB deverá adiar para a próxima semana o processo de definição das presidências das comissões da Casa. Existem 22 comissões permanentes na Câmara, responsáveis por analisar as propostas e votar pela aprovação ou rejeição.

 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 10h33m
PELEGRINO QUER OPINAR NA ESCOLHA DO CANDIDATO EM 2016


O deputado federal e atual secretário do Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, reconheceu nesta manhã a legitimidade de outros partidos para disputar o Palácio Thomé de Souza em 2016, e deixou claro que quer opinar na escolha do candidato do PT, informou o Politica Livre.

“Quem quer receber apoio tem que estar aberto a apoiar. Penso que o PT tem legitimidade de lançar um nome, mas também penso que há legitimidade de outros partidos, com nomes como Alice Portugal, Lídice da Mata e Antonio Brito. Tem várias candidaturas que estão se colocando que tem todo potencial. 2016 será mais pulverizado que em 2012. Quero opinar, quero ter um protagonismo nessa escolha, mas está muito longe. Na minha opinião, Rui deve conduzir e coordenar a condição politica em 2016, não só em Salvador como em toda Bahia.”, disse.

Questionado se existia a possibilidade de sair candidato, o petista afirmou que tem um compromisso com o governador Rui Costa (PT). “Não se pode descartar, o futuro a Deus pertence, mas eu assumi um compromisso com o governador e minha disposição é ficar os quatro anos”, frisou. 

 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 08h32m
DOLEIRO YOUSSEF PROPÕE ACAREAÇÃO COM SEU EX-SÓCIO


O advogado do doleiro Alberto Youssef, Antônio Figueiredo Basto, negou na segunda-feira, 2, que seu cliente tenha mentido ao Ministério Público Federal sobre seu patrimônio e disse, pela segunda vez, que Youssef está disposto a fazer uma acareação com o doleiro Leonardo Meirelles, um dos réus da Operação Lava Jato apontado como testa de ferro de Youssef no Laboratório Labogen.

Em entrevista publicada no domingo pelo jornal Folha de S.Paulo, Meirelles disse que o doleiro não declarou seu patrimônio real aos procuradores, no acordo de delação premiada. "Vamos acareá-lo (Youssef) com Leonardo, que nunca foi sócio, não tem sociedade nenhuma. Ele (Leonardo Meirelles) era doleiro e fez operações com meu cliente, está mentindo e vamos desmascará-lo mais uma vez", disse o advogado, antes de audiência de testemunhas dos processos da Lava Jato, em Curitiba.

"Ele (Meirelles) disse que Youssef tem patrimônio de R$ 150 e R$ 200 milhões e que ele (Youssef), no acordo que fez, disse ter R$ 50 milhões, mas não temos nada a esconder. É um mentiroso", afirmou Basto.

Meirelles confessou em depoimentos à Justiça Federal, em novembro, que movimentou US$ 120 milhões para Youssef entre 2011 e 2014. Na ocasião, ele descreveu como eram feitas as remessas de dinheiro do Labogen para o exterior, utilizando contas de empresas offshore abertas por ele, a pedido de Youssef, em Hong Kong. (Estadão)
 

...........................................................................................................................................................................

03/02/ - 07h38m
FORMAÇÃO DE BLOCO DA OPOSIÇÃO GERA DIVERGÊNCIAS
 
 
Os deputados de oposição resolveram aproveitar a sessão de posse da nova legislatura, ontem pela amanhã, e formalizaram a constituição de três blocos com seis partidos. Contudo, a formação deles, antes da oficialização, gerou divergências entre os pares. Em conversa com a Tribuna da Bahia, o deputado estadual Marquinhos Viana desaprovou a união DEM e PV. As duas agremiações se uniram e apresentaram como líder o deputado Luciano Ribeiro (DEM).
 
“Meu imbróglio com o PV continua. Eu fui voto vencido. Aqui na Assembleia havíamos decidido formar um bloco com PRB e PSC e eu seria indicado para ser o quarto secretário, mas por conta da contenda minha com a atual Executiva, o bloco foi desfeito. Como Marcell [Moraes] optou pela ida e eu não, acabou dando empate, então a Executiva tomou a decisão”, contou Viana.

Segundo o verde, as nova tratativas não passaram por seu crivo direto. “Eu não queria e recebi a ligação dos deputados dizendo que não existia mais o bloco”, afirmou. Porém, Viana complementou que não participará das articulações. “O grupo vai tomar decisões e eu não vou participar, pois vou ficar na base de Rui”, complementou.


 

...........................................................................................................................................................................



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960