politica

politica

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A COBRANÇA DA TAXA DE FORO PELA PREFEITURA DE SALVADOR?

“Entendo que o maior problema da economia baiana é que o desenvolvimento econômico não repercute no desenvolvimento social, ou seja, os frutos gerados pelo crescimento da economia não têm se revertido em benefícios para a nossa população”.

Candidata ao governo, Lídice da Mata (PSB) ao falar da economia do Estado. 


 

POLITICA

29/07/ - 08h32m
ADVERSÁRIOS TÊM CONTRATOS COM PREFEITURA, DIZ RUI COSTA


O candidato do PT ao governo do Estado, Rui Costa, deu a entender que está acumulando um verdadeiro arsenal para ser usado, caso necessário, contra seus adversários na campanha eleitoral.
Ao ser perguntado se não temia que os concorrentes usassem o caso do secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras - que teve os bens bloqueados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devido ao episódio da refinaria de Pasadena -, Rui respondeu: "Eles (os opositores) não têm nada a me ensinar sobre moral e ética e sobre relação com dinheiro público. Eu nunca tive empresas prestando serviço ao Estado. Meus filhos não têm empresa prestando serviço à prefeitura e ao estado. Nunca tive meus parentes com contratos com o estado. E todos eles, do candidato ao governador a todos eles, têm empresas que, no passado e presente, prestam serviço à prefeitura e Estado". Ele deu as declarações pouco antes de ser entrevistado pelo apresentador Casemiro Neto no programa "Que Venha o Povo" da TV Aratu, dentro do projeto Vota Bahia (uma parceria dos grupos A TARDE, TV Aratu e Metrópole).

Rui disse pretender discutir propostas para o Estado, mas não vai fugir do debate ético. "Eu não tenho empresa de lixo, que presta serviço a ninguém e tem gente do lado de lá que tem. Pode estar no nome do filho, do irmão, da mãe. Não tenho outras empresas que recebem dinheiro do Estado. Quero travar o debate sobre propostas. Se vier um debate sobre ética vou ter. Não espere nenhum tipo de complacência porque responderei na mesma medida que vier". Sem mencionar o nome dos "adversários" - a chapa Unidos pela Bahia é formada por Paulo Souto, do DEM, para o governo, vice Joaci Góes (PSDB) e Geddel Vieira Lima (PMDB) candidato ao Senado - o petista revelou que caso seja provocado vai perguntar "se é ético as pessoas terem várias empresas e usarem sua influência para constranger pessoas a terem contratos. Todo mundo sabe quem tem empresa de lixo, sabe quem está diretamente envolvido na campanha, ajudando a captar, a constranger pessoas para captar recursos. Que o candidato da oposição não venha falar de ética e moral até porque ele sabe quais sãos os familiares dele que têm empresas que prestam serviço em área pública a correligionários seus e só contrata com prefeituras de correligionários seus. Então, a resposta vai ser na mesma medida do ataque".

Especificamente em relação a Gabrielli disse ter "convicção que ao final das investigações não vai ter nenhuma responsabilização sobre ele, mas a mancha está feita no currículo da pessoa". E lamentou que "depois, daqui a três anos, quando sair o relatório final, não vai ter a mesma exposição que teve agora".

Na entrevista a Casemiro Neto, Rui disse que conhece os problemas da Bahia e os grandes projetos que o Estado está tocando como a Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol) e o Porto Sul. Admitiu que o candidato do DEM, Paulo Souto também conhece a Bahia, mas segundo o petista "não cuidou dela" nas duas vezes que a governou.

Ao falar no programa de TV sobre seus planos na área de segurança pública, sugeriu que Souto peça "perdão" ao povo baiano por ter entregue o Estado com um aumento de 87% na taxa de homicídios em relação ao governo anterior. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

29/07/ - 08h04m
LULA CRITICA AUTORA DE INFORME “ANTI DILMA'” DO SANTANDER


 

O ex-presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva não escondeu a indignação ao tomar conhecimento de um informe produzido pelo Banco Santander, que afirmou que o cenário econômico brasileiro será muito negativo em caso de reeleição de Dilma Rousseff. De acordo com o ex-presidente, o responsável por redigir o documento en viado para clientes "não entende porra nenhuma de Brasil".

Durante discurso na 14ª plenária da Central única dos Trabalhadores, Lula reforçou ainda que o Santander nunca lucrou em nenhum outro país como no Brasil e questionou como uma funcionária que escreve um texto com este teor conseguiu um cargo tão alto na empresa.

"Essa moça que falou (isso) não entende porra nenhuma de Brasil e de governo Dilma Rousseff. Manter uma mulher dessas em cargo de chefia é, sinceramente...Pode mandar embora e dar o bônus dela ora mim, que eu sei comi é que eu falo", alfinetou.

Ao fazer uma breve análise sobre o mandato da companheira, o petista disse que o governo federal jamais jogará fora toda a confiança conquistada nos últimos anos, e criticou o mercado financeiro pelo fato de contar com "investidores que falam mnal do governo federal para lucrarem". Segundo ele, essas pessoas "inventam mentiras contra outras pessoas".

Ainda chocado com as palavras contra Dilma, Lula reforçou que as eleições deste ano decidirão se as conquistas sociais dos últimos anos avançarão ou sofrerão retrocesso. Para ele, caso a petista seja derrotada nas urnas, o Brasil corre um grande risco, já que os adversários estão aptos apenas para governar "o andar de cima (ricos)". "Eu não imagino eles se reunindo com catadores de papel ou com trabalhadores rurais", criticou. (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

29/07/ - 07h58m
ABSTENÇÃO NAS ELEIÇÕES GERAIS É 4% MAIOR QUE NAS MUNICIPAIS NA BAHIA


O número de abstenção é 4% maior nas eleições gerais do que nas municipais, de acordo com análise comparativa dos pleitos de 2010, que elegou presidente, governador e deputados, com as de 2012, de prefeito e vereador. O dado, referente ao panorama baiano, foi divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o TRE, 21,5% dos eleitores não votaram nas eleição nacional de 2010, enquanto no pleito de 2012 o índice de abstenção caiu para 18,27%, o que é considerado preocupante para a Justiça Eleitoral. O TRE aponta que o número representa mais do que todos os eleitores da cidade de Feira de Santana (387.768 pessoas) e quase duas vezes o de Vitória da Conquista (224.637).

No pleito nacional, o número de eleitores aptos para o voto na Bahia é de 9.544.368. Já nas eleições municipais, o número de votantes é de 10.110.122.

 

...........................................................................................................................................................................

29/07/ - 07h38m
JUSTIÇA MANTÉM COMERCIAL COM PARTICIPAÇÃO DE TIRIRICA NA INTERNET

 


 


O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), revogou a liminar que suspendia a veiculação na internet de comercial da empresa Bom Negócio com a participação do humorista e deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca.

A decisão é da última sexta-feira (25), uma semana depois que o próprio Padin havia concedido liminar para que a peça publicitária fosse retirada da web, mais especificamente do YouTube e do site da empresa. No dia 16 de julho, o TRE-SP já havia determinado a retirada da propaganda do rádio e da televisão, atendendo a uma ação protocolada pelo Partido da República (PR), ao qual Tiririca está filiado.

O PR alegou que existe uma determinação que veta a participação de candidatos em comerciais e que se algum outro partido entrasse com um processo poderia acarretar em uma multa ou até em eventual cassação do registro de candidatura. O partido afirmou ainda que a agência que intermediou o contrato de Tiririca com o Bom Negócio foi quem decidiu estrear a campanha durante o período eleitoral e que o artista não foi responsável pela data de veiculação do anúncio.

Com a continuidade da exibição da propaganda na internet, a Procuradoria Regional Eleitoral fez uma representação contra o PR, o deputado, o Bom Negócio e também o Google, proprietário do YouTube. A procuradora eleitoral auxiliar Adriana Scordamaglia argumentou que a peça feria os princípios de igualdade e isonomia entre candidatos nas eleições de 2014.

No texto da decisão, o desembargador Cauduro Padin afirmou que o "conteúdo da peça publicitária não revela caráter de propaganda eleitoral" e que as restrições impostas pela legislação eleitoral no rádio e não televisão não se estendem para a internet. "Como os meios são distintos, a massificação e a memorização da imagem, da fala e da linguagem, reputou-se de repercussão e consequências diferentes dadas as diferenças destes veículos", diz o trecho. (G1)



 

...........................................................................................................................................................................

29/07/ - 07h33m
EXPOSIÇÃO IRREGULAR CAUSA APREENSÃO DE 675 PLACAS ELEITORAIS EM SALVADOR


Dois balões e 675 placas publicitárias com propaganda eleitoral foram apreendidos nas Avenidas Luis Viana (Paralela) e Afrânio Peixoto (Suburbana), em Salvador, durante o final de semana. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), os materiais foram apreendidos durante operações das 1ª e 6ª Zonas Eleitorais.

As determinações de recolhimento partiram dos juízes das unidades que, segundo o órgão, têm o poder de policia para exercer a fiscalização das propagandas nas ruas. Conforme o TRE-BA, os balões e placas apreendidos ou estavam localizados em praças, jardins e vias públicas ou estavam expostos fora do horário permitido pela lei, que é de 6 às 22 horas, no caso de cavaletes e placas.

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 18h35m
RUI COSTA DIZ QUE FARÁ AS OBRAS QUE SOUTO DEIXOU DE FAZER


O candidato a governador, da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, disse que Paulo Souto, quando foi governador, por duas vezes, não realizou as obras que a população baiana precisava. “Ele conhece bem o Estado, mas não cuidou da Bahia quando teve a oportunidade de fazer isto. Governou durante oito anos e só mostrou que é um péssimo gestor”, afirmou Rui, em entrevista ao Programa Que Venha o Povo, da TV Aratu, na manhã desta segunda-feira (28).

O candidato citou como exemplo as regiões de Irecê e do Oeste, nas quais ele esteve, neste final de semana, “e onde ele deixou as estradas completamente abandonadas, como testemunharam todas as pessoas com quem conversei nesses dois dias”.

Na entrevista, Rui citou, como exemplo de comportamento muito diferente, algumas obras estruturantes que o governador Jaques Wagner realizou, a exemplo de oito mil quilômetros de estradas construídas e recuperadas, e outras que estão em andamento, como é o caso da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), “uma obra de R$ 6 bilhões, que emprega hoje 10 mil pessoas e que vai interligar o Oeste da Bahia ao Sul, onde irá se encontrar com o Porto Sul, outro investimento da maior importância, de R$ 4 bilhões”. Obras que, como lembrou, o ex-governador não teve a iniciativa de procurar buscar recursos junto ao governo federal para fazer.

“Do mesmo modo, podemos falar do metrô de Salvador”, prosseguiu Rui, “que estava há 13 anos nas mãos da Prefeitura e Paulo Souto, até onde sei, não tomou nenhuma iniciativa para resolver o problema. Foi preciso que o governador Jaques Wagner puxasse a obra para a administração estadual e colocasse o metrô para rodar. E eu tenho como projeto, estender a linha do metrô para 41 quilômetros, chegando a Lauro de Freitas. E também farei a ligação Paripe Estação da Lapa por meio do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), via comércio, construindo um túnel de 900 metros para chegar até a Lapa”.

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 18h13m
DILMA ALFINETA MENSALÃO TUCANO E DEFENDE MAIS MÉDICOS


Em sabatina a veículos de comunicação, nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff disse que não tolera, não compactua e não aceita corrupção de nenhuma espécie. Ela enumerou medidas de combate à corrupção nos dois governos do PT, no dela e no do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e alfinetou os tucanos. "O mensalão foi investigado, o mensalão mineiro não", disparou.

Dilma foi lembrada que o julgamento do mensalão tucano está em andamento, apenas foi remetido do Supremo Tribunal Federal (STF) para a primeira instância, depois que o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciou ao mandato de deputado federal, perdendo o foro privilegiado. Dilma perguntou ao repórter: "E você acha que vai acontecer o quê?", e deixou a resposta no ar.

Ela relatou que seu governo fortaleceu instrumentos de combate à corrupção, conferindo status de ministério à Controladoria Geral da União (CGU), fortalecendo e aparelhando a Polícia Federal, publicando a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência, com acesso aos gastos do governo federal. "Os homens e mulheres não são virtuosos, quem deve ser (virtuoso) são as instituições, melhorá-las para combater a corrupção é essencial".

A presidente aproveitou para fazer longa explicação sobre o programa “Mais Médicos”, uma de suas principais vitrines para a campanha eleitoral. Dilma demonstrou impaciência com os questionamentos feitos pelos jornalistas que a entrevistaram no Palácio da Alvorada, residência oficial.

A presidente defendeu a contratação dos profissionais estrangeiros e afirmou que os profissionais de Cuba que atuam no programa incorporaram uma “prática de medicina de alto grau de humanidade” nos atendimentos de saúde básicos à população das localidades beneficiadas pelo programa. As informações são do Valor.
 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 17h52m
DILMA MINIMIZA REJEIÇÃO EM PESQUISAS E DIZ QUE CAMPANHA ESTÁ NO INÍCIO


A presidente Dilma Rousseff minimizou, nesta segunda-feira, em sabatina a veículos de comunicação, a rejeição à sua candidatura nas pesquisas eleitorais mais recentes em razão do processo inicial da campanha eleitoral e sinalizou que apostará principalmente no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para divulgar as ações do governo federal, sobretudo em São Paulo, maior colégio eleitoral do país e onde há forte rejeição a seu nome.

“Normalmente, em situação como estou, não há grau de conhecimento razoável sobre tudo que o governo federal fez em São Paulo”, disse a presidente. “Acredito na capacidade de explicar, colocar as coisas às claras, no horário eleitoral gratuito e em tudo que temos condições de debater em uma campanha”, completou.

Com relação à troca do titular no Ministério dos Transportes, a presidente disse que não se sentiu chantageada pelo PR ao trocar o ministro César Borges pelo seu antecessor na pasta, Paulo Sérgio Passos. Logo após fazer a substituição, o PR aceitou fazer parte da coligação de apoio à reeleição da petista.

"Eu tenho os dois em alta conta, eu só aceito ministros que tenho em alta conta". Segundo ela, o PR disse que se sentia melhor representado pelo Paulo Sérgio e Dilma concordou em remanejá-lo de volta ao posto. Em contrapartida, como considera Borges um bom quadro, acomodou-o na Secretaria de Portos, para tocar o projeto de concessão de arrendamentos.

"O que eu não fiz foi interromper a governabilidade na área de transportes". "Eu tenho orgulho de ter os dois no meu governo", afirmou. As informações são do valor.
 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 17h37m
VEREADOR SOLICITA QUALIFICAÇÃO PARA COBRADORES E MOTORISTAS
 

Como forma de evitar novas vítimas de acidentes de trânsito envolvendo ônibus em Salvador, o vereador Leandro Guerrilha (PSL) cobra celeridade na apreciação de projeto apresentado por ele, que dispõe sobre a obrigatoriedade de programa permanente de qualificação e aperfeiçoamento de cobradores, fiscais e motoristas que atuam no transporte coletivo da capital baiana, de forma que a exigência seja inserida na Licitação do Transporte Público que acontecerá no dia 27 de junho.
 
Segundo Leandro Guerrilha não é possível ignorar a elevação do número de acidentes que estão ocorrendo na capital baiana. “Somente em uma semana dois graves acidentes foram registrados e, sem dúvida, qualificar estes profissionais resultará não apenas em mais qualidade ao serviço e maior proteção aos usuários, assim como a própria categoria. E é importante que a exigência seja inserida na Licitação do Transporte Público, reforçou”.
 
O vereador frisa ainda que Salvador possui uma frota de 2.714 ônibus que circulam diariamente, transportando cerca de 40 milhões de passageiros por mês, são realizadas mais de 470 mil viagens por mês, conforme dados da Transalvador. As concessionárias de serviços públicos de transporte coletivo que exploram linhas de ônibus em Salvador deverá anualmente, submeter seus cobradores, fiscais e motoristas de ônibus, microônibus e vans a um programa de treinamento e aperfeiçoamento, que deverá ter carga horária mínima de 20 horas/aula. 


 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 16h43m
“ÍNDICE DE VIOLÊNCIA EM SALVADOR REDUZIU APENAS NO PAPEL”, DIZ DEPUTADO


Em suas redes sociais, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) confrontou os dados parciais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre a queda do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na capital baiana.

“Como falar em redução de crimes se poucos dias após a divulgação dos dados tivemos 13 mortes em um único dia?”, questionou referindo-se aos homicídios registrados no último sábado,26 -dois dias após a divulgação dos números-. De acordo com o deputado, os dados podem ser meramente eleitoreiros.

“Reconheço que a segurança pública é uma pedra no sapato de qualquer gestor, mas precisamos de mecanismos que garantam a segurança à nossa gente. Infelizmente, o índice de violência em Salvador reduziu apenas no papel”, disparou.



 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 15h33m
DEPUTADO INTERMEDIA FIM DA GREVE DOS TRABALHADORES DA EMBASA


Chegou ao fim a paralisação dos trabalhadores da Embasa. O deputado Afonso Florence contribuiu decisivamente para construção do acordo, que garantiu o reajuste salarial de 7% aos trabalhadores do órgão, um dos melhores acordos coletivos entre as empresas de saneamento.

“Parabenizo os trabalhadores e trabalhadoras da Embasa pela vitória do reajuste de 7%, dentre tantas conquistas, presente no acordo conquistado junto à empresa. Saúdo o Sindae pela combatividade e liderança política da direção do Sindicato que tão bem representa a categoria, e o movimento sindical cutista”, disse Afonso.

O reajuste salarial de 7%  foi dada de uma só vez, além da revisão de plano de cargos, salários e carreiras.  O Sindae, sindicato que representa os trabalhadores, também lutou pelo auxílio educação, que passou para R$ 200,00, sofrendo reajuste de 29%. Já o auxílio creche permaneceu no valor atual de R$ 650,00.

Permaneceram os benefícios como, auxilio material escolar que teve reajuste de 6,06%, indo para R$ 175,00, auxílio filho especial em R$ 1.170,00 (reajuste de 6,36%), o auxílio funeral em R$ 5.130,00 (reajuste de 6,04%) e a cesta junina e natalina em R$ 120,00 (reajuste de 9,09%).
 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 14h21m
ALELUIA DIZ QUE SERVIDORA PETISTA EMBOLSA BOLSA FAMÍLIA


“O Ministério Público precisa urgentemente investigar a inclusão no Bolsa Família da chefe de gabinete do prefeito petista de Caldeirão Grande. É um absurdo que uma servidora que ganha R$ 3 mil por mês se beneficie do programa social destinado às pessoas carentes”, diz o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, repercutindo a denúncia feita pela coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, nesta segunda-feira (28).

Segundo a nota publicada pelo jornalista Donaldson Gomes, Nadja Cajado, chefe de gabinete do prefeito João Gama Neto (PT), recebe o benefício desde 2006, o que já lhe rendeu R$ 8.347, conforme o Portal da Transparência. “Isto é um crime. Uma pessoa que não precisa nem tem direito de ficar com o dinheiro que deveria servir para ajudar na sobrevivência de famílias pobres. O PT é cúmplice!”, comenta Aleluia.

O líder democrata destaca que, de acordo com a nota de A Tarde, quando o caso foi denunciado pelo vereador Pedro Henrique (PDT) em Caldeirão Grande, a única punida foi a gestora do programa social. “O prefeito petista mantém até hoje a sua colaboradora que usurpa o Bolsa Família. Uma vergonha!”, reclama.

Aleluia lembra que os recursos do Bolsa Família são do Fundo de Combate à Pobreza, criado pelo senador Antonio Carlos Magalhães. “O Ministério Público não pode permitir que esse fundo seja agora destinado a locupletar os apaniguados bem de vida do PT”, afirma.
 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 12h04m
COMPUTADORES DO PLANALTO EDITAM WIKIPÉDIA PARA ELOGIAR DILMA E ATACAR SERRA

 


 


Computadores do Palácio do Planalto, em Brasília, foram usados para editar páginas do Wikipédia - enciclopédia colaborativa da internet - para fazer elogios à presidente Dilma Rousseff e seu ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que atualmente é candidato do PT ao governo de São Paulo. 

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o site registra todos os endereços de IP que entram na página e fazem algum tipo de alteração. Após investigação, a reportagem do jornal cruzou os dados e descobriu que os endereços localizados estavam registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República.

Entre 2008 e 2014, a página foi modificada por onze computadores do governo. Eles incluiram elogios, excluiram críticas feitas aos petistas e ainda atacaram o ex-governador José Serra, em 2010, quando ele era adversário de Dilma nas eleições à presidência.

Ainda segundo a Folha, as alterações foram desfeitas por outros usuários da rede, já que a página não deve ser tendenciosa, e sim informativa. O Serpro se negou a informar onde ficam os computadores usados para fazer as alterações e nenhum dos petistas quis comentar o assunto. (Correio)


 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 11h22m
CÂMARA DE SALVADOR DEBATE CALL-CENTER EM AUDIÊNCIA

 


 


Por solicitação do vereador Hilton Coelho (PSOL), a Câmara Municipal de Salvador realiza nesta quarta-feira, 30, às 8h30min no auditório do Edifício Bahia Center, Rua Rui Barbosa, 19, perto da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, uma audiência pública para debater a precarização do trabalho, em especial dos trabalhadores da Grenit Telemarketing e Tecnologia que atuam no callcenter do Banco do Brasil em Salvador.

"O Poder Legislativo não pode ficar de fora dessa discussão e participar de forma ativa da defesa dos direitos dos trabalhadores e contra a precarização representada pela terceirização. A Grenit Telemarketing e Tecnologia, que atua no mercado de terceirização e call-center como birô de serviços, desde que chegou à Bahia em 2007 virou um centro de terror para as pessoas que lá atuam. A filial de Salvador iniciou as operações atuando no Banco do Brasil. Convidamos as entidades sindicais, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA) e outras representações para discutirmos a situação e apontarmos soluções", avalia Hilton Coelho.

Hilton Coelho convida todos, em especial quem trabalha na Grenit e demais terceirizadas, a debater este importante tema. "Aguardamos a presença de um número grande de trabalhadores e pessoas interessadas no tema para nesta quarta-feira, 30, às 8h30min, debatermos e juntos lutarmos contra precarização e a terceirização, algo que nasceu justamente para diferenciar trabalhadores e rebaixar direitos", finaliza.


 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 11h02m
ELEIÇÕES 2014: RUI COSTA ABRE SÉRIE DE ENTREVISTAS DO VOTA BAHIA


O candidato Rui Costa (PT) será o primeiro entrevistado no projeto colaborativo Vota Bahia, que reúne os grupos A TARDE, Aratu e Metrópole. O petista será questionado no programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu, às 11h10 desta segunda-feira, 28. A entrevista, realizada pelo jornalista Casemiro Neto, vai ser transmitida ao vivo na TV Aratu e nos sites do A TARDE e Metrópole.

Nos próximos dias, o apresentador vai conversar com os demais candidatos ao governo estadual Lídice da Mata (PSB), Paulo Souto (DEM) e Marcos Mendes (PSOL), nessa ordem. Na primeira semana de agosto, a partir do dia 4, serão entrevistados os candidatos ao Senado: Otto Alencar (PDS), Eliana Calmon (PSB), Hamilton Assis (PSOL) e Geddel Viera Lima (PMDB).

A partir de 11 de agosto, os questionamentos vão acontecer na Rádio Metrópole e serão conduzidos pelo apresentador Mário Kertész. Inicialmente, o radialista vai conversar com os candidatos ao Senado e depois ao governo do estado.

O jornal A TARDE também vai promover sabatinas com os postulantes ao Palácio de Ondina a partir de 1º de setembro. Por fim, a TV Aratu vai realizar três debates entre os candidatos, sendo dois no primeiro turno e um no segundo. O primeiro evento está marcado para 26 de setembro e envolve os concorrentes à vaga no Senado e no dia 29 de setembro para os tentam suceder o governador. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 10h38m
“AS ELEIÇÕES FORAM PROSTITUÍDAS”, DIZ PINHEIRO


Em entrevista à Rádio Tudo FM, nesta segunda-feira (28) o senador Walter Pinheiro (PT) criticou duramente o sistema eleitoral brasileiro. “As eleições foram prostituídas. O sujeito da eleição de 2016 já está fazendo campanha desde agora”. O petista comentou sobre a proposta de reforma política. “Um dos pontos da reforma política é a reforma do conteúdo programático. Dia sete de outubro apresento [a proposta de] eleições gerais, em 2019, com o fim da reeleição”.

Pinheiro disse também discordar de duas casas que tem o funcionamento parecido. “O Senado é outra Câmara. Nós temos quatro casas legislativas. Volto a dizer, o Senado hoje faz o mesmo papel da Câmara. Tem temas que eu acho que a Câmara não deveria discutir. Idem o Senado. Tem temas que não precisariam transitar nas duas casas. No geral, a gente termina fazendo tudo. E a gente não vai contribuindo para colocar o dedo na ferida. Legislar a partir do que se precisa”, ponderou.

Com tantas emendas, o senador baiano disse que já se tem uma nova Constituição. “Já fizemos uma nova Constituição. A Constituição é para ter diretrizes. Nós mudamos a Constituição”, criticou.
Sobre o processo de reeleição, o senador se mostrou contrário ao Executivo e possibilitou apenas mais um mandato para o legislativo. “Reeleição para Executivo é um mandato e acabou. Para o Legislativo pode se reeleger uma vez só. Tem um deputado federal que tem onze mandatos. Esse negócio é complicado. No quinto mandato, por mais que eu mantenha o pique, a tendência natural é de acomodação”, disse. Ele aproveitou para responder às críticas ao trabalho dos parlamentares. “Lá dentro é o extrato do que tem aqui fora. É obvio que o que vai para lá tem um peso maior que é o fator econômico. Eu acho que é importante a gente dosar”, balanceou.

Sobre apoio de pai político a eleição de filho e/ou esposa, Pinheiro disse ser contra. “Eu acho que o Tribunal deveria proibir esse tipo de coisa. Essa coisa de filho vira uma capitania hereditária. Porque que para disputa eleitoral a gente pode botar parente? É bom que a gente tivesse regras porque isso é um uso e abuso para se manter”, disse. (BN)

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 10h00m
ELEITORES QUE PEDIRAM TRANSFERÊNCIA PODEM PEGAR TÍTULO A PARTIR DE HOJE

 


 
A partir desta segunda (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência podem ir buscar o título de eleitor no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou ontem (27).

Desde domingo, também estão disponíveis para consulta nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) os nomes das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações. Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições feitas nas zonas eleitorais sob sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais. (Agência Brasil)



...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 09h14m
CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES DIZEM GUARDAR R$ 269 MILHÕES EM ESPÉCIE

Dos 25 mil candidatos às eleições este ano, 7,7% registraram na Justiça Eleitoral ter recursos em espécie. No total, têm R$ 269,7 milhões em dinheiro vivo. Um terço dos candidatos guarda valores acima de R$ 100 mil. Esses detêm 81,3% do valor declarado com patrimônio monetário em espécie, o equivalente a R$ 219,5 milhões.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 33 candidatos guardam mais de R$ 1 milhão em espécie; só a fortuna desse pequeno grupo alcança R$ 50,5 milhões. Em contrapartida, 10.245 candidatos disseram que não tem patrimônio algum.

Segundo o jornal O Globo, deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), que declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 2,6 milhões em espécie. Quando procurado, argumentou, por intermédio de sua assessoria, que esse montante não está mais em seu poder e que o dinheiro foi investido.

Os quinze maiores declarantes de dinheiro em mãos estão divididos em três regiões: cinco do Nordeste, cinco do Sudeste e cinco do Centro-Oeste. Nesse grupo, os nordestinos acumulam a maior soma. Dos R$ 34,5 milhões em poder dos quinze, os concorrentes dessa região detêm R$ 12,4 milhões.

Três dos 11 candidatos à Presidência da República lançaram mão de guardar dinheiro em casa. A presidente Dilma Rousseff (PT) declarou R$ 152 mil em espécie; Levy Fidelix (PRTB), R$ 140 mil “mantido no país”; e Eymael (PSDC), R$ 1 mil. (Correio)


 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 09h04m
CABOS ELEITORAIS FAMOSOS INFLUENCIAM CAMPANHA


Foto: Margarida Neide/Edilson Lima/Joá Souza


A influência de personalidades na intenção de voto não é uma novidade na política. Mas a eleição deste ano coloca estes cabos eleitorais, tanto no plano estadual como no nacional, numa posição de protagonismo. Alguns candidatos sabem que para conseguir bom desempenho nas urnas terão de contar, em grande medida, com a capacidade destas figuras em transferir votos a seu favor.
Na Bahia, o candidato ao governo Rui Costa (PT) espera se tornar conhecido do grande eleitor e crescer nas pesquisas puxado pelo governador Jaques Wagner (PT) - seu principal cabo eleitoral no estado e que espera coroar seus oito anos de mandato elegendo o seu sucessor. A candidatura de Rui também conta com o reforço de dois outros cabos eleitorais de peso: o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, candidata a mais um mandato no Palácio do Planalto e citada no jingle do petista.

O governador não nega sua influência, mas diz que o que sustenta e dá credibilidade a um político é o trabalho entregue. "O que vai levantar a candidatura de Rui é o conhecimento que a população passará a ter dele e do trabalho feito nos oito anos do meu governo", acredita o petista. Para Wagner, não basta falar, é preciso ter um lastro do que fez. "Rui é sangue novo na política baiana, ele é parte desse meu projeto, vai falar o que vai fazer e terá um lastro daquilo que a gente fez. E é evidente que a população vai comparar os oito anos de trabalho do meu grupo político com os oito anos do grupo político deles".

Candidato da oposição, o ex-governador Paulo Souto (DEM) já governou a Bahia em dois períodos. Conhecido do eleitor, Souto ainda tem o reforço do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), principal liderança da oposição na Bahia e uma das estrelas nacionais do Democrata. Se Neto funciona como puxador de voto para Souto na disputa local, ele, assim como o próprio Souto, tornam-se cabos eleitorais qualificados para o presidenciável Aécio Neves (PSDB) no estado.

Quarto maior colégio eleitoral do país e onde o PT teve melhor desempenho nas últimas eleições, a Bahia também é o estado do Nordeste considerado prioritário para as campanhas do tucano e de Eduardo Campos, o presidenciável do PSB.

ACM Neto diz não ter dúvida de que o resultado do trabalho que vem desenvolvendo em Salvador tem repercussão na campanha de Souto, o que acaba influenciando o eleitor do interior.
Na contramão dos dois principais concorrentes, a socialista Lídice da Mata conta com a própria trajetória política - vereadora, prefeita, deputada e senadora - para impulsionar o seu nome ao governo do estado e do candidato do PSB ao Planalto. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 08h36m
TRIBUNAL NEGA PEDIDO DO MP PARA MULTAR PT E DILMA


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral para multar o PT e a presidente Dilma Rousseff por propaganda antecipada. O MPE alegava que o PT usou irregularmente o programa partidário veiculado entre os dias 21 a 26 de maio, quando usou inserções regionais para promover a então pré-candidata. Pela legislação eleitoral, a propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 5 de julho do ano da eleição.

Autor da representação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que também comanda o MP Eleitoral, sustentava que o conteúdo da propaganda não deixava dúvida quanto à infração, uma vez que o PT usou seu espaço para sugerir que Dilma seria a mais apta a continuar no exercício do cargo. Na ação, Janot destacou a seguinte frase do programa: "Quem foi capaz de fazer o Brasil mudar tanto, é capaz também de fazer o Brasil mudar mais e melhor".

De acordo com o MP, o programa do PT exibe ainda números relativos às conquistas do governo e, em sua fase final, a construção de um mosaico no qual aparece a figura de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em decisão tomada na noite de sábado, 26, Maria Thereza de Assis Moura, relatora da representação, negou o pedido do MP. Ela ressaltou que a propaganda do PT está inserida em um contexto no qual se relata os planos e as ações do governo federal "sem ultrapassar as balizas da prestação de contas de ato de governo, não caracterizando, pois, propaganda eleitoral antecipada".

Para a ministra do TSE, a divulgação do nome de Dilma juntamente com o trabalho por ela realizado, sem qualquer referência à candidatura ou às eleições, não caracteriza propaganda antecipada. "A propaganda não findou por noticiar as razões que permitiriam inferir fosse a beneficiária a mais apta para o exercício do cargo. Ainda, não restou evidenciada a potencialidade da conduta para desequilibrar o pleito", afirmou Maria Thereza.

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 08h10m
LÍDICE DEFENDE MELHORES OPORTUNIDADES EM EDUCAÇÃO INFANTIL


Durante encontro político do PSB em Dias D'Ávila, a candidata ao governo Lídice da Mata, pela coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", defendeu a ampliação de oportunidades para os mais pobres através da educação desde o ensino infantil. "O filho do trabalhador nesse país tem que ter as mesmas oportunidades dos filhos de classe média, desde cedo. Hoje, os filhos da classe média vão para a creche e para a escola com um ano e meio, dois anos. Os filhos das famílias com menor renda não vão porque não podem pagar", afirmou.

Segundo ela, a educação pública e de qualidade desde cedo é importante, não só para o desenvolvimento da criança, mas também para as mulheres, que geralmente tomam conta dos filhos. "Ter oportunidade de colocar os filhos nas creches libera a mulher para trabalhar, além de ajudar a desenvolver as potencialidades das crianças no tempo correto". A plataforma de governo do PSB/PSL/PPL defende a educação infantil com alfabetização na idade certa e escola em tempo integral no Ensino Médio, misturando matérias tradicionais à arte, esporte, lazer, acesso à cultura e alimentação.

Lídice voltou a destacar a importância de se criar uma rede de proteção ao cidadão, integrando as políticas de Segurança Pública à Educação e à Saúde de mais qualidade. Para defender mais atenção aos cidadãos, ela usou uma metáfora. "Queremos construir uma Bahia que seja, de fato, mãe dos seus filhos", discursou.

No encontro, Lídice também fez críticas indiretas às candidaturas do DEM e do PT. "O candidato do passado não foi capaz de promover a inclusão social. O candidato do atual governo representa um partido que deixou seu projeto político se perder por estar no caminho das alianças políticas muito amplas", criticou.

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 07h56m
CONFIRA A AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO PARA HOJE



Rui Costa (PT)
Pela manhã, o candidato concede entrevistas para programas de rádio e televisão e, à tarde, realiza gravação para programa do horário eleitoral

Lídice da Mata (PSB)
Pela manhã, a candidata concede entrevistas no programa CBN Notícias Primeira Edição com candidatos ao governo, comandado por Emmerson José e Alex; Ferraz; às 16 horas, participa da abertura do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultura Brasil-Nigéria, no Fórum Ruy Barbosa; às 18h30, reúne-se com o conselho político da campanha

Marcos Mendes (PSOL)
O candidato não enviou agenda para esta segunda-feira

Paulo Souto (DEM)
O candidato vai ao município de Gandu, onde, às 10 horas, recebe o título de cidadão da cidade. Pela tarde, participa de reunião com equipe de campanha

Renata Mallet (PSTU)
Pela manhã, a candidata concede entrevista na rádio Band News e, à tarde, participa de reunião com assessoria de campanha

Rogério da Luz (PRTB)
Entrevista na Rádio Sucesso FM, pela manhã, e, à tarde, visitará lideranças comunitárias da região de Camaçari.

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 07h31m
GASTOS COM CAMPANHAS CRESCEM 382% EM 20 ANOS


Os 11 candidatos que vão concorrer à Presidência da República registraram no início de julho o limite de despesas de R$ 916 milhões para as campanhas deste ano. Embora se trate de uma previsão, o número representa um aumento de 382% em relação à disputa de 1994, a primeira na qual empresas puderam financiar as campanhas, quando os oito postulantes ao Palácio do Planalto gastaram R$ 190 milhões em valores atualizados.

Entre 1994 e 2010, o custo das eleições presidenciais cresceu 85%, de R$ 190 milhões para R$ 352 milhões. Se comparado com a eleição de 1989, quando as doações de pessoas jurídicas eram proibidas por lei e 17 dos 22 candidatos registraram gastos de R$ 74 milhões em valores de hoje, o teto estipulado pelos partidos em 2014 representa um aumento de 1.138%.

No mesmo período, o eleitorado brasileiro dobrou dos 70 milhões que foram às urnas em 1989 para 142 milhões aptos a votar no dia 5 de outubro. Em 25 anos de eleições diretas para presidente, apenas a campanha de 1998, na qual Fernando Henrique Cardoso (PSDB) liderou com folga a corrida pela reeleição, teve um valor abaixo da disputa anterior - R$ 138 milhões.

O levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que em todas as seis eleições presidenciais desde a redemocratização o candidato que declarou mais gastos terminou eleito.

A proposta, segundo responsáveis pelas campanhas, esbarra em uma barreira cultural. Em 2010, o PT investiu R$ 1 milhão em uma ferramenta para receber doações pessoais. O resultado, porém, não foi o esperado: foram arrecadados R$ 3,5 milhões, menos de 2% dos R$ 190 milhões gastos na campanha que elegeu Dilma Rousseff. (O Estado de SP)

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 07h25m
LÍDICE OBTÉM NA JUSTIÇA VITÓRIA CONTRA DIFAMAÇÃO NO FACEBOOK


O Tribunal Regional Eleitoral deferiu liminarmente representação da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia pela retirada de propaganda negativa e injuriosa veiculado no facebook contra a candidata ao governo do Estado da Bahia, senadora Lídice da Mata. Em decisão monocrática proferida neste sábado, 26, o juiz Salomão Viana determinou a suspensão da exibição ofensiva, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A decisão já foi acatada.

A Justiça determinou ainda que o facebook forneça, "no mesmo prazo de 24 horas, todas as informações que dispuser a respeito da(s) pessoa(s) responsável (is) pela criação e pela manutenção do perfil hostilizado e a respeito de todos os equipamento (s) utilizado(s) para a criação e a manutenção do aludido perfil, em especial o(s) correspondente(s) "IPs" (Internet Protocol ou Protocolo da Internet)."

Em seu despacho, o juiz Salomão Viana reconhece que a página criada na rede social tem forte potencial para configurar propaganda eleitoral negativa, de caráter lesivo da imagem da candidata representante. "Efetivamente, atribuir a quem quer que seja a pecha de 'traidora' desborda os limites da razoabilidade e da mera crítica política para constituir - tudo está a indicar - ofensa à honra e à imagem da candidata junto ao eleitorado que acessa ou pode vir a acessar tal conteúdo, seja de forma direta, mediante a visita à página, seja de forma indireta, por meio da visualização, em páginas de terceiros que efetivamente tenham acessado o perfil hostilizado", diz trecho do documento.

Para o magistrado, a página injuriosa contra a candidatura socialista fere o inciso IX do artigo 243 do Código Eleitoral, mediante o "uso deliberado de informação pejorativa e criminosa, que ultrapassa, em muito, os limites do embate político, desviando-se para ofensas pessoais, com a construção de um quadro fático fortemente indicativo da prática de propaganda eleitoral não tolerada pelo sistema jurídico". Ponderou ainda que "a propaganda atacada não contém qualquer elemento visível que enseje a identificação do(s) agente(s) responsável (is) pela sua veiculação, o que resulta em flagrante inobservância da norma extraível do enunciado do art. 57-D da Lei n. 9.504/97, que, ao lado de assegurar a liberdade de manifestação de pensamento, veda o anonimato".

 

...........................................................................................................................................................................

28/07/ - 07h23m
PAULO SOUTO E GEDDEL PROTESTAM CONTRA FECHAMENTO DE HOSPITAL


O candidato a governador, Paulo Souto, e seu companheiro da coligação “Unidos pela Bahia”, Geddel Vieira Lima, postulante ao Senado, se deparam com mais um exemplo do descaso do governo petista com a saúde na Bahia neste domingo (27): o fechamento do Hospital Gonçalves Martins, da Santa Casa de Misericórdia, em Nazaré das Farinhas.

A desativação do hospital filantrópico foi a principal reclamação das lideranças políticas e comunitárias que foram ao encontro com Paulo Souto e Geddel no Cine-Teatro Rio Branco, na manhã deste domingo, em Nazaré. “É inaceitável que o governador Jaques Wagner tenha assistido passivamente ao fechamento desta unidade hospitalar”, comentou Souto.

Para o candidato a governador, o não funcionamento do hospital prejudica principalmente a população mais pobre de Nazaré das Farinhas. “Infelizmente esta insensibilidade governamental se reproduz em toda a Bahia. A Santa Casa de Misericórdia tem longa tradição de serviços prestados à região”, observou.

Assim, a exemplo da saúde, Paulo Souto garantiu, se eleito, trabalhar bastante para resolver os problemas dos serviços públicos diretamente ligados à vida das pessoas, que incluem também a segurança pública e a educação. Ele ainda se comprometeu a recuperar o trecho da BA-001, entre Nazaré e Valença. “Não vamos fazer este tapa-buracos meia-sola que o governo está anunciando às vésperas das eleições”, afirmou. 

 

...........................................................................................................................................................................

27/07/ - 16h30m
LÍDICE DESTACA AS DESIGUALDADES SOCIAIS EM PORTO SEGURO

 
 
A candidata Lídice da Mata, da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia (PSB, PSL e PPL), participou de carreata com mais de 200 veículos, em Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro.

Lídice destacou as disparidades da região mostrando que de um lado estão os grandes complexos hoteleiros que atraem turistas de todo o mundo e do outro grandes bairros da periferia, que sofrem problemas graves de violência e falta de infraestrutura urbana, como calçamento e saneamento básico.
 
 “A cidade só é boa para o turista quando é boa para o morador. Um local como Arraial D´Ajuda não pode conviver com o luxo de ser um grande destino turístico e as desigualdades que vemos aqui, com ruas de barro e esgoto a céu aberto. Grandes parques hoteleiros e ao redor muita pobreza.

É preciso distribuir melhor a renda para que os trabalhadores também sejam beneficiados com o turismo”, defendeu Lídice, que estava acompanhada da candidata a senadora Eliana Calmon, do candidato a deputado federal Domingos Leonelli e o candidato a deputado estadual Dilmo Santiago.
 
 Para reduzir a desigualdade em cidades como Porto Seguro, Lídice defendeu o investimento em obras de infraestrutura urbana, bem como na educação, qualificação profissional e empreendedorismo.

“Precisamos ativar as cadeias produtivas relacionadas ao turismo, desde a produção de alimentos que são consumidos nos restaurantes, ao artesanato, à roupa de cama, ao receptivo, tudo que possa gerar emprego e renda para a população local”, destacou Lídice.

...........................................................................................................................................................................

27/07/ - 15h21m
ACM NETO PARTICIPA DE COMÍCIO AO LADO DE PAULO SOUTO E GEDDEL

 
O prefeito ACM Neto (DEM) participou ontem, junto com a chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, do comício em Valença, no Baixo Sul. “Ver milhares de valencianos nesta praça é a maior evidência do sentimento de mudança que paira em toda a Bahia”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, ao lado dos companheiros Joaci Góes (candidato a vice) e Geddel Vieira Lima (a senador).
 
Ressaltando que baianos e baianas de todos os cantos do estado “não suportam mais viver com o descaso do governo petista com suas vidas, tanto na saúde quanto na educação e segurança pública”, Paulo Souto, diante da multidão, reiterou o seu compromisso de trabalhar, no caso de eleito, diuturnamente, pela elevação da qualidade e eficiência desses serviços públicos. “É minha prioridade”, afirmou. O candidato a governador, que estará neste sábado, à tarde, em sua terra natal, Caetité, e, à noite, em Caculé, assinalou que o exemplo a ser seguido já está sendo colocado em prática pelo prefeito ACM Neto em Salvador.
 
“Enquanto eles passaram quase oito anos só fazendo promessas, ACM Neto é só trabalho e, em apenas um ano e meio, já mudou a realidade de Salvador para melhor”, declarou. O prefeito ACM Neto, num discurso emocionado, disse que o começo da mudança se deu na capital e assegurou: “Quando o povo quer, não há quem segure”. (Folha do Reconcavo)


 

...........................................................................................................................................................................

27/07/ - 12h14m
TINOCO APROVA PROGRAMAS PRIMEIRO PASSO E PRIMEIRA INFÂNCIA


O prefeito ACM Neto (DEM) participou junto com a chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, do comício em Valença, no Baixo Sul. “Ver milhares de valencianos nesta praça é a maior evidência do sentimento de mudança que paira em toda a Bahia”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, ao lado dos companheiros Joaci Góes (candidato a vice) e Geddel Vieira Lima (a senador).
 
Ressaltando que baianos e baianas de todos os cantos do estado “não suportam mais viver com o descaso do governo petista com suas vidas, tanto na saúde quanto na educação e segurança pública”, Paulo Souto, diante da multidão, reiterou o seu compromisso de trabalhar, no caso de eleito, diuturnamente, pela elevação da qualidade e eficiência desses serviços públicos. “É minha prioridade”, afirmou. O candidato a governador, que estará neste sábado, à tarde, em sua terra natal, Caetité, e, à noite, em Caculé, assinalou que o exemplo a ser seguido já está sendo colocado em prática pelo prefeito ACM Neto em Salvador.
 
“Enquanto eles passaram quase oito anos só fazendo promessas, ACM Neto é só trabalho e, em apenas um ano e meio, já mudou a realidade de Salvador para melhor”, declarou. O prefeito ACM Neto, num discurso emocionado, disse que o começo da mudança se deu na capital e assegurou: “Quando o povo quer, não há quem segure”. Informações Política Livre.
 
O vereador Claudio Tinoco (DEM) comemorou o lançamento no Parque da Cidade, dos programas sociais “Primeiro Passo” e “Primeira Infância”. “Mais uma vez, o prefeito ACM Neto demonstra o compromisso para melhorar a vida das pessoas mais pobres e que mais precisam da atenção pública. Essa já é a marca forte dessa gestão que investe no social”, disse ele após a solenidade. A iniciativa vai beneficiar cerca de 53 mil crianças em idade de creche e pré-escola. As famílias com crianças de 0 a 5 anos, cadastradas no Bolsa Família e que comprovarem a inexistência de vagas em creches e pré-escolas próximas ao bairro onde moram, terão apoio financeiro mensal da prefeitura no valor de R$50 por filho, limitado a três crianças.

...........................................................................................................................................................................

27/07/ - 10h34m
PAULO CÂMARA INDICA CRIAÇÃO DO ENDEREÇO COMUNITÁRIO
 
 
O vereador Paulo Câmara (PSDB), presidente da Casa Legislativa, apresentou o projeto de indicação ao Executivo, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), que visa a criação do Endereço Comunitário. A medida tem o objetivo de amparar a população de rua na cidade de Salvador. 
 
O Endereço Comunitário funcionará como um meio de localização para as pessoas que por algum motivo não se estabeleceram em um endereço fixo. Estas pessoas, mesmo com qualificação, são privadas da oportunidade de emprego ou mesmo de obter documentos. Pensando também nos imigrantes, a proposta serve como meio de endereçamento exigido em cursos, concursos, vestibulares e pela maioria dos empregadores.
 
Conforme definição adotada pelo Governo Federal, a população de rua é o grupo que possui em comum a pobreza extrema, vínculos familiares interrompidos e a inexistência de moradia convencional regular. Geralmente, utilizam logradouros públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. De acordo com dados da Semps, estima-se que atualmente existam 3.500 pessoas vivendo em situação de rua em Salvador. No Brasil 1,8 milhão. Essas pessoas sem endereço fixo são cessadas de possíveis contatos.


 

...........................................................................................................................................................................

27/07/ - 08h27m
LULA DEVE REFORÇAR CAMPANHA DE RUI COSTA A PARTIR DE AGOSTO

 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar da campanha ao correligionário e candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT). 
 
O reforço Lula deve entrar no páreo baiano a partir do próximo mês e será uma das prioridades do presidente de honra do PT, como deve ocorrer também em Minas Gerais, onde a presidente Dilma Rousseff não tem palanque duplo. O recado já teria sido transmitido ao atual governador e em fim de mandato, Jaques Wagner. Ainda segundo a Coluna, a presença de Lula ao lado de Rui é considerada pelos petistas baianos como mais forte do que a associação do candidato à Dilma ou a Wagner. (Correio)


 

...........................................................................................................................................................................

Desenvolvido por: Michael Sants