politica

politica

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A COBRANÇA DA TAXA DE FORO PELA PREFEITURA DE SALVADOR?

“Não só São Francisco do Conde, mas toda a Bahia perde uma grande filha, mãe e mulher que nunca mediu esforços para lutar por conquistas para seu município e condições dignas para seu povo."

Deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) ao lamentar morte da prefeita Rilza Valentim

 

POLITICA

26/07/ - 10h06m
SUCOM E TRE APREENDEM MAIS DE 400 PLACAS DE PROPAGANDA ELEITORAL


A Prefeitura de Salvador, através da Sucom, Transalvador e Secretaria da Ordem Pública (Semop), ofereceu na madrugada de hoje (26) todo apoio operacional e logístico ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a primeira grande ação de fiscalização da propaganda eleitoral nos espaços públicos da capital baiana. Foram apreendidas cerca de 400 placas na operação. Todo material de propaganda de campanha, a maior parte localizado na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), foi levado em quatro caminhões ao depósito da Semop, na BR-324.

"Nós vamos colaborar sempre com o TRE nessas ações que visam combater a propaganda irregular, que acaba por prejudicar a cidade esteticamente. É uma verdadeira ação de limpeza. Vamos sempre atuar de forma a cooperar com o tribunal, a quem cabe fiscalizar as eleições", afirmou o prefeito ACM Neto. Em reunião realizada na última quarta-feira (24) entre representantes da Prefeitura e do TRE ficaram definidas as diretrizes de trabalho de todos os órgãos envolvidos nas operações de fiscalização, que serão permanentes e sempre sob o comando da Corte.

O acordo foi assinado entre a Sucom, TRE, Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e o Ministério Público de Estado (MP), e prevê ações para coibir a propaganda abusiva em praças, jardins e vias públicas de Salvador. Os infratores terão a publicidade removida ou apreendida, independente de notificação prévia. “O objetivo é manter a cidade limpa e respeitar seus aspectos paisagísticos e urbanísticos”, frisou o superintendente da Sucom, Silvio Pinheiro.

Quatro equipes da Sucom participarão da operação, removendo o material apreendido mediante ordem da Justiça Eleitoral. Além disso, a superintendência prestará apoio logístico às equipes do TRE. As ações contarão, ainda, com o apoio das polícias Militar e Federal, e da Guarda Municipal, quando for necessário.

 

...........................................................................................................................................................................

26/07/ - 09h04m
ALELUIA: “NOVA PESQUISA DO VOX POPULI É SUSPEITA”


“O Vox Populi está sob suspeição na Bahia. Na semana passada, o registro de uma pesquisa com o questionário cheio de vícios, objetivando favorecer o candidato petista a governador, inabilitou esse instituto a realizar qualquer consulta eleitoral em nosso estado. Portanto, uma nova tentativa de pesquisa do Vox Populi será alvo de ação judicial”, avisa o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia.

 O líder oposicionista destaca que a Justiça Eleitoral, por meio de decisão do juiz Salomão Viana, reconheceu a ilegalidade e determinou a proibição da pesquisa do Vox Populi, em que a consulta estimulada para governador não apresentava isoladamente os nomes dos candidatos, como determina a legislação, mas apenas com os apoios. “Curiosamente, o mesmo procedimento não foi feito para a presidência da República, que dispunha apenas dos nomes dos candidatos, como previsto pela lei”.

 Para Aleluia, o ardil teve como único objetivo favorecer os candidatos petistas em detrimento dos adversários. “Na tentativa de dar uma impulsionada no desconhecido candidato a governador, destacaram os apoios. Já para a presidência, em que o adversário oposicionista Aécio Neves é menos conhecido, evitaram apresentar o apoio de ACM Neto, por exemplo. Por outro lado, recente pesquisa do Ibope seguiu à risca a legislação eleitoral”.

 

...........................................................................................................................................................................

26/07/ - 08h36m
ENTERRO DE PREFEITA LEVA MULTIDÃO ÀS RUAS DE SÃO FRANCISCO


São Francisco do Conde se despediu, nesta sexta-feira, 25, da prefeita Rilza Valentim, que morreu na quinta, 24, depois de dois dias de internamento no Hospital Aliança, por causa de uma anemia falciforme.

Cerca de 5 mil pessoas participaram do cortejo fúnebre pelas ruas da cidade. O corpo foi enterrado no início da noite, no Cemitério Canto da Paz. Os três filhos da prefeita, Rafaela, Rodrigo e Raiana, estavam presentes, além de autoridades políticas.

A prefeita sofria de anemia falciforme e passou mal durante a semana. Segundo o hospital, Rilza sofreu uma embolia pulmonar decorrente da doença e faleceu por volta das 17h30.

O velório aconteceu na Câmara de Vereadores do município, durante todo o dia, e atraiu milhares de pessoas. São Francisco do Conde parou para homenagear a gestora e a prefeitura decretou luto oficial de três das na cidade. 

 

...........................................................................................................................................................................

26/07/ - 08h21m
CAMPANHA DE DILMA ESTUDA PROCESSAR SANTANDER


O comando de campanha da presidente Dila Rousseff avalia mover uma ação judicial contra o Banco Santander, que enviou este mês um informe aos clientes de mais alta renda de sua carteira apontando risco de deterioração da economia brasileira em caso de reeleição da presidente.

Integrantes do comitê de Dilma dizem que a retratação pública pelo banco aliviou a situação, mas só na segunda-feira será decidido se foi suficiente ou se o PT vai entrar com ação na Justiça contra o Santander. O site Muda Mais, de apoio à campanha de Dilma, classificou o episódio como “terrorismo eleitoral”.

De acordo com a análise do banco, Dilma provocaria alta dos juros, do dólar e queda das ações na BM&Fbovespa. As informações são do Infomoney.
 

...........................................................................................................................................................................

26/07/ - 08h02m
PAULO SOUTO: “VAMOS DAR UM BASTA NA VIOLÊNCIA DO BAIXO SUL”


“Com tantas belezas e riquezas naturais, o Baixo Sul é uma região abençoada por Deus. Seu povo, que sempre foi alegre e hospitaleiro, não merece viver no inferno da violência desenfreada que invadiu as cidades e a zona rural nestes últimos sete anos e meio. Vamos dar um basta nisto!”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao lado dos companheiros de chapa, Joaci Góes (vice), e Geddel Vieira Lima (senador), na sexta-feira, dia 25.

O cortejo motorizado partiu de Camamu e seguiu por Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença. Em cada uma das cidades, a comitiva da oposição, composta também pelos candidatos a deputado federal, José Carlos Aleluia, Cláudio Cajado e Hildécio Meireles, e estadual, Heraldo Rocha e Sandro Régis, fazia um corpo a corpo e realizava comícios, transmitindo a mensagem da nova Bahia.

Paulo Souto garantiu que a segurança pública será uma prioridade em sua administração. “Se eleito, vou restabelecer a confiança entre o governo e a polícia. Aumentar e distribuir melhor o contingente policial. Além de investir em tecnologia e inteligência para combatermos com eficiência a criminalidade em todo o estado. A paz vai voltar à Bahia”, disse.

Paulo Souto anunciou que os centros regionais de assistência à saúde, que pretende implantar, no caso de eleito, vão acabar com o martírio de os pacientes permanecerem meses esperando por consultas e realização de exames. “Vamos trabalhar para que as pessoas tenham um atendimento digno”.

A infraestrutura da região não foi esquecida pelo candidato a governador. Ele se comprometeu a recuperar o trecho da BA-001, que vai de Nazaré a Valença, além de estudar a viabilidade de fazer contornos rodoviários nas cidades cortadas pela rodovia. Também prometeu esforços na recuperação da estrada que liga Ituberá a Piraí. Paulo Souto revelou estar em seus planos ainda um programa de apoio aos pequenos produtores agrícolas do Baixo Sul. 
 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 17h41m
HILTON COELHO COBRA POSIÇÃO DE ACM NETO SOBRE RACISMO

 
O vereador Hilton Coelho (PSOL) quer um posicionamento definitivo do prefeito ACM Neto sobre o episódio da médica Luamorena Leoni Silva, que em março deste ano, segundo denunciou, foi vítima de racismo institucional. “De forma humilhante ela recebeu uma proposta explícita da representante da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) a sair da unidade de saúde do Alto das Pombas por ‘não ter o perfil adequado para exercer a função na unidade’.
 
Um absurdo que demonstra racismo institucional porque Luamorena Leoni tem histórico de trabalhos em medicina da família com movimentos sociais e comunidades populares desde a Faculdade de Medicina da UFBA”, disse o vereador.
 
Hilton Coelho destaca que, por conta da resistência de Luamorena Leoni, com apoio de diversas entidades e pessoas do movimento popular, formou-se uma Comissão Especial e Intersetorial de Sindicância. O colegiado é composto por membros do Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e foi instituído através da portaria nº 005/2014, em 9 de abril, com a finalidade de apurar denúncias encaminhadas à Secretaria Municipal da Reparação (Semur) pela SMS, através do ofício nº 315/2014.
 
Mas até o momento, segundo ele, nada de oficial foi divulgado, pelo menos que tenha chegado ao seu conhecimento. “O prazo inicial para resolução do caso, ou no mínimo um posicionamento oficial, era de 30 dias. Nenhum parecer foi divulgado a respeito. O que teme a prefeitura de Salvador? Ficou comprovado que Luamorena Leoni, médica e servidora pública municipal, foi vítima de conduta assediante e de racismo institucional nas dependências da própria Secretaria de Saúde? Exigimos uma resposta definitiva para que juntos possamos construir uma cidade justa e livre do racismo”, argumenta Hilton Coelho.


 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 17h27m
DEPUTADO DIZ QUE SANTANDER TEM INTERESSES CONTRÁRIOS AOS ANSEIOS POPULARES


O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou, nesta sexta-feira (25), no município de Rio do Pires, centro-sul baiano, onde participa de agenda de campanha, o recente caso envolvendo o banco Santander e a campanha petista para a Presidência da República. O banco emitiu em julho, no verso do extrato das contas de clientes que ganham mais de R$ 10 mil, um texto dizendo que a vitória da presidenta Dilma era ruim para o Brasil.

Para o petista, os banqueiros “querem voltar à época da total desregulamentação do sistema financeiro, que na época do FHC quebrou o Brasil três vezes e nos fez ir, com pires nas mãos, pedir dinheiro ao FMI [Fundo Monetário Internacional]. Hoje não precisamos disso, pelo contrário, o grupo dos Brics, do qual o Brasil faz parte, criou um banco com capacidade de investimentos em escala global”, dispara Assunção durante atividade com o deputado estadual Paulo Rangel (PT).

Ainda segundo Valmir, o posicionamento do Santander é coerente com os interesses do capital financeiro e antagônico aos anseios populares. “Esse banco teve a cara de pau de confirmar a autenticidade do documento, mas não se retratou”. De acordo com publicações, foi emitida uma nota onde o banco disse adotar critérios ‘exclusivamente técnicos’ em suas análises econômicas, ‘sem qualquer viés político ou partidário’. Uma resposta vergonhosa para quem mantém serviços no país. Essa raiva do Santander é também por conta do governo Dilma ter valorizado e fortalecido o crescimento do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal”, completa.
 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 15h52m
DILMA INSTALA COMITÊ DE PREVENÇÃO E COMBATE À TORTURA


A presidente Dilma Rousseff fez menção ao período em que foi torturada pelo regime militar ao discursar nesta sexta-feira durante ato no Palácio do Planalto para instalação do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT).

Ao término da cerimônia, improvisada na antessala do gabinete presidencial, Dilma chegou a comentar com a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que “nem em sonho” elas poderiam imaginar na época do regime que fariam parte desse momento de instalação do comitê. “A experiência demonstra, e a minha especificamente, que a tortura é como um câncer que começa numa célula, mas compromete toda a sociedade”, disse Dilma em sua fala, concluída com uma confissão. “Estou muito, até, emocionada de estar aqui”, disse a presidente.

A criação do comitê estava prevista na lei sancionada em agosto de 2013 na qual foi instituído o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O colegiado deverá promover o combate à tortura e a tratamentos considerados desumanos em instituições de privação de liberdade, como prisões e hospitais psiquiátricos.

Dilma também afirmou em sua fala que o histórico de tortura no Brasil remonta ao tempo da escravidão, abolida em 1888, e que a morte por tortura é uma das práticas “mais hediondas” que podem ocorrer, apesar de, em sua avaliação, ser difícil “hierarquizar crimes”.

 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 15h21m
ELIANA CALMON SOLTA O VERBO DURANTE ENTREVISTAS NAS RÁDIOS


A candidata a senado Eliana Calmon (PSB) da coligação “Coragem para Mudar a Bahia” vem declarando em suas recentes entrevistas que é a grande novidade para a política baiana e que irá modificar a atual estrutura do cenário politico brasileiro.

Nesta semana a candidata realizou uma maratona de entrevistas as rádios da capital e do interior do Estado. Assuntos como redução da maioridade penal, segurança pública, educação e tráfico de drogas foram abordados pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, “A sociedade brasileira está extremamente descrente da classe política. Isso me deixou muito preocupada como cidadã brasileira. Tomei a decisão de concorrer ao senado porque sei que lá estando poderei contribuir para reverter esse quadro. Eu tenho novas propostas. No senado eu vou criar projetos, mas vou também me alinhar para aprovar bons projetos, independente de a que partido pertença os autores desses projetos.”, declarou a candidata.

Na opinião de Calmon, a população brasileira está refém da insegurança e sem esperança de ver uma melhora. “A impunidade e essa falta de esperança está gerando algo muito preocupante que é a vontade de fazer justiça com as próprias mãos. Linchamentos e saques são exemplos disso. O tráfico está dizimando a nossa população jovem nas grandes cidades e agora também nas cidades menores. No enfrentamento contra a falta de segurança, não adianta apenas investir na ponta, em tropas e armamentos. A repressão ao crime é necessária, mas nós temos que ter um projeto integrado de segurança pública com envolvimento do governo federal, que hoje sentimos falta”, disse.

“Chegam as polícias, que são as garras do Estado. Mas se não chegarem as outras políticas públicas não vai adiantar. Aquela ação vai ser paliativa, nós temos que ter a educação, saúde, saneamento básico”, completou.
 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 14h34m
LÍDICE PROMETE MELHORIAS NA SAÚDE E UM ESTADO MAIS INTEGRADO


A candidata ao governo pela coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB/PSL/ PPL), Lídice da Mata, defendeu nesta sexta-feira (25), durante entrevista à Rádio Cruzeiro,  a ampliação do Programa Saúde da Família, o aumento no número de leitos  e a construção de novos hospitais no interior do estado.

"Já temos hoje o Hospital de Barreiras, mas existe uma reivindicação no outro lado da região Oeste. É preciso construir um novo hospital na região do Rio Corrente", exemplificou. "Há também a necessidade de construir outro na região de Itabuna e Ilhéus. O atual governo tinha isso como meta, mas não realizou", disse a senadora.

 Lídice acrescentou que é preciso focar na melhoria dos serviços: "O grande nó nos serviços de saúde pública na Bahia é a atenção de média e alta complexidade", afirmou. Os serviços de média complexidade incluem exames de laboratório, cirurgias ambulatoriais, consultas odontológicas, entre outros. Os de alta complexidade incluem, por exemplo, tratamentos oncológicos, ressonância magnética e transplantes de órgãos", acrescentou.

A candidata também comentou a necessidade de ampliar os leitos hospitalares. "Precisamos acabar com a saúde só de ambulância. Há um déficit de leitos hospitalares que precisamos corrigir, na Região Metropolitana e também no interior", afirmou. Ela ainda criticou a sobrecarga dos estados e prefeituras no financiamento da saúde. "É preciso elevar a participação da União, que tem financiado cada vez menos a saúde nos estados e municípios, que acabam ficando sobrecarregados", criticou. "Os municípios são obrigados a investir 15% da receita corrente líquida em saúde, mas estão investindo de 20% a 25%. O estado, que tem a obrigação de financiar 12%, também está investindo mais que isso. Já a União tem investido cada vez menos", pontuou.

Acerca do movimento separatista hoje existente no Oeste do Estado, Lídice diz que até entende os que peteiam isso, devido à falta de atenção do governo à região, mas defendeu a união do estado e uma maior integração entre regiões como solução. "A Bahia em vez de ser dividida precisa ser integrada. O fato de o estado ser muito grande e ter o tamanho da França é, ao mesmo tempo, sua força e sua fragilidade. A integração fará a força prevalecer", disse.

Lídice voltou a falar da criação de uma agência voltada para o desenvolvimento do Oeste da Bahia e lembrou já ter defendido a ideia para o atual governo. "A ideia é reunir nessa agência várias instituições capazes de desenvolver a região, como as instituições federais, por exemplo, a Codevasf, as universidades, representações das secretarias de governo, etc", sugeriu. Lídice lembrou que a região tem hoje uma importante participação no PIB do estado devido ao setor agropecuário.
 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 14h08m
DIA DA MULHER NEGRA: DEPUTADO ACREDITA NA CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO DA IGUALDADE


O deputado federal e candidato à reeleição, Valmir Assunção (PT), destacou o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta sexta-feira (25) por um conjunto de movimentos de mulheres e organizações feministas atuantes em diversos países.

Na opinião do parlamentar, a data possibilita expressiva visibilidade ao segmento e reacende demandas históricas no campo das políticas afirmativas. Valmir cita, por exemplo, a luta do movimento negro na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. O estatuto foi sancionado pelo governador Wagner no último mês de junho, a matéria é de autoria do petista quando ainda exercia mandato como deputado estadual.

“Acredito na continuidade das políticas de enfrentamento ao sexismo e ao racismo, constantes nas prioridades do Programa de Governo Participativo do candidato a governador Rui Costa. Temos que avançar ainda mais e garantir a consolidação do estatuto – outra luta do movimento negro na Bahia. Não será fácil, mas vamos garantir à população negra a reserva de 30% das vagas em concursos públicos. No estatuto ainda reconhecemos o Programa Ouro Negro e estabelecemos ações afirmativas de caráter cívico, que vão auxiliar no resgate da memória da população negra”, pontua Assunção.

Na Bahia ainda será criado o Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial e também uma fonte de financiamento específica para as políticas de promoção da igualdade.
 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 12h02m
DESEMBARGADORES VÃO RECEPCIONAR TELMA BRITO E MÁRIO HIRS

 


 


Desembargadores baianos vão na segunda-feira aos gabinetes dos colegas Mário Alberto Hirs e Telma Britto, que acabam de retornar aos cargos por força de liminares concedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, presidente interino da Corte.

Muitos foram surpreendidos pelas decisões – a primeira saída em favor de Hirs e estendida, em seguida, para Telma -, porque imaginavam que ambos jamais retornariam ao TJ. Lewandowski acatou o pedido da defesa de Britto, apresentado em um mandado de segurança no dia 1º de julho, quando iniciou as férias dos ministros do Supremo. O ministro estendeu a ela os efeitos da liminar em favor de Mário Alberto Hirs.

O prazo de investigação contra eles havia prorrogado sem justificativas plausíveis, na visão do ministro. Os dois presidiram o TJ e ficaram afastados do cargo durante oito meses para serem investigados por causa de pagamento de precatórios no Estado. Segundo a decisão do presidente interino do STF, a decisão de suspender o afastamento cautelar das funções será mantida até o julgamento final do processo administrativo disciplinar contra os magistrados, que tramita no CNJ, e um melhor exame da questão pelo relator do caso, ministro Luis Roberto Barroso. (PL)


 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 11h12m
LÍDICE DEFENDE TURISMO PARA DESENVOLVER ECONOMIA

 


 


Ativar as cadeias produtivas relacionadas ao turismo, melhorar a infraestrutura turística e promover os destinos do estado são desafios que a candidata a governadora Lídice da Mata, da Coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB-Rede, PSL e PPL), elenca como prioritários para ajudar a desenvolver a economia do estado. Lídice participou ontem à noite da abertura do 6º Salão do Chocolate, em Ilhéus, onde falou sobre o assunto.

“O Roteiro do Chocolate, em Ilhéus, por exemplo, pode revigorar tanto a produção do cacau e a indústria de beneficiamento do chocolate, como atrair turistas e ajudar a movimentar a economia do sul do estado. É um atrativo que merece investimento e promoção”, destacou Lídice. Ela salientou que, com o mesmo dinheiro investido, a cada emprego gerado na indústria são criados 4 no turismo. “Se trabalharmos com planejamento, o turismo nos dá um desenvolvimento sustentável, que ajuda a preservar nossa natureza e nossa cultura”, completou.

Lídice destacou seu compromisso com a área, em reunião com trade turístico realizada antes do evento. “Como governadora, serei a governadora do turismo como sou a senadora do turismo, que é como sou reconhecida pelo trade turístico. As ações de turismo em nosso estado terão prioridade, centralidade em meu governo. Reconheço no turismo enquanto atividade econômica uma das principais vocações do estado da Bahia, que gera emprego e renda para a população”, completou.


...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 10h35m
CORPO DE RILZA VALENTIM É VELADO NA CÂMARA MUNICIPAL


O corpo da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), é velado na manhã desta sexta-feira (25), em cerimônia aberta, na Câmara de Vereadores da cidade. O sepultamento será realizado às 16h no cemitério Paz Celestial.

A gestora faleceu na noite desta quinta (24) após passar mal devido a complicações da anemia falciforme. Ela assumiu a administração do município da Região Metropolitana em 2008 e cumpriria mandato até 2016. Com o falecimento, assume o cargo o vice-prefeito Evandro Almeida (PP).

A morte da prefeita, de 52 anos, foi lamentada por diversas autoridades políticas, como o ex-presidente Lula e o governador Jaques Wagner.

 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 10h27m
LÍDICE NEGA POSSÍVEL PERSEGUIÇÃO A ACM NETO CASO SEJA ELEITA

 


 


Um dia depois do prefeito ACM Neto (DEM) apontar Lídice da Mata (PSB) como principal adversária do seu candidato, Paulo Souto (DEM), a senadora disse, nesta sexta, 25, que pretende manter uma boa relação com o gestor municipal caso seja eleita.

"Eu não repetirei algo (perseguição política) que condenei na minha vida inteira. O povo o elegeu e assim devo respeitá-lo. Na política tenho consciência de uma coisa, olhar para trás apenas para ver se vem carro, no resto, é olhar para frente", disse, em entrevista a emissoras de rádio de Salvador, ao ser questionada sobre as desavenças que ela tinha com o avô do prefeito. ACM foi governador da Bahia na mesma época que Lídice da Mata foi prefeita de Salvador.

A declaração de ACM Neto foi uma resposta a pesquisa Ibope divulgada essa semana, que trouxe Lídice da Mata com 11% das intenções de voto, ficando em segundo lugar na corrida eleitoral na Bahia, atrás de Paulo Souto, que marcou 42%. O candidato do PT, Rui Costa, aparece em terceiro com 8%.

"Pesquisa não é algo a ser contestado, é uma fotografia do momento que serve para ser analisada para redefinir nossos caminhos. Fiquei feliz com o resultado (de ter ficado em segundo lugar). Mas também não acredito que o candidato em primeiro lugar possa ganhar em primeiro turno (como aponta o levantamento)".

Para Lídice, a principal informação da pesquisa foi os números de eleitores indecisos (17%) e que pretendem votar em branco e ou nulo (18%). "Isso nos estimular a conquistar esse voto. Uma parte não sabe em quem votar e a outra está descrente diante da política. É preciso compreender essa situação".

A candidata do PSB recomenda que os eleitores não votem em branco ou nulo. "Apesar de ser direito do eleitor, o mais justo é votar. Porque o voto nulo e branco termina ajudando aquele candidato que ele considera pior. É preciso participar".

A senadora disse que vai adotar uma postura "paz e amor" durante sua propaganda eleitoral. "Temos dois minutos, os outros têm mais. Cabe aos outros os ataques. A minha prioridade é apresentar minha proposta. Quem quiser bater um no outro que o faça". (A Tarde)


 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 09h39m
WAGNER REBATE ÀS CRÍTICAS DE SOUTO


Foto: Joá Souza


O governador Jaques Wagner (PT) respondeu, na quarta-feira, 23, as críticas que o candidato ao governo Paulo Souto (DEM) fez à sua administração, desafiando o ex-governador a comprovar as realizações do seu governo. "É bom ele apresentar o que vai fazer com base no que ele fez. Se não, ele pode ficar com a cara de um prometedor", provocou o petista.

Souto disse que o atual governo abandonou o programa de construção de barragens no semiárido, criticou o "desleixo" com o Pelourinho e a perda de investimentos no polo hoteleiro do litoral norte e na ampliação de projeto de celulose no extremo sul.

Wagner desafiou o democrata a apresentar números para comparar as duas gestões. "Quero lembrar, por exemplo, que, quando ele governava, a Bahia tinha sete voos internacionais, e agora nós temos 42", informou o governador.

Dizendo que Souto tem uma "cabeça antiga", cujo "negócio é só arrecadar", Wagner falou que a lógica do seu governo é desenvolver e incluir. "Eu faço investimento social que, para eles, é gasto".
Wagner também criticou o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), que elevou o IPTU e está vendendo terrenos públicos. "A vida não é só a Secretaria da Fazenda", disse. (A Tarde)
 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 08h33m
IMBASSAHY VAI PEDIR QUE PGR REVEJA ARQUIVAMENTO DE PROCESSO CONTRA DILMA

 


 


O Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy, vai entrar com uma representação junto à Procuradoria-Geral da República solicitando que seja revisto o arquivamento da apuração de supostas irregularidades praticadas pelo Conselho de Administração da Petrobras na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. O conselho, segundo o deputado, era presidido por Dilma Rousseff à época e aprovou por unanimidade a operação, que acabou gerando um prejuízo bilionário à Petrobras.

Para Imbassahy, o arquivamento foi, no mínimo, precipitado. “A decisão veio antes mesmo da conclusão dos trabalhos das duas comissões parlamentares de inquérito sobre o caso atualmente em andamento no Congresso Nacional. Nas próximas semanas, por exemplo, serão ouvidos em depoimento justamente os diretores da Petrobras na época do negócio que foram responsabilizados ontem pelo TCU. São personalidades que certamente poderão trazer novas informações que podem contradizer a decisão do procurador-geral”, defendeu o Líder tucano.

“Todo esse processo que a Petrobras está atravessando nos últimos anos deixa os brasileiros perplexos e indignados. Não se trata somente de uma operação financeira desastrada, mas de uma estatal brasileira afogada em denúncias com fortes indícios de superfaturamentos e corrupção, como ocorre não apenas em Pasadena, mas nas refinarias de Abreu e Lima, Comperj e quase todas as obras da Petrobras em curso. Esses fatos não podem ser relegados a um segundo plano”, afirmou Imbassahy.


 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 08h15m
HORÁRIO ELEITORAL: CORRIDA CONTRA O TEMPO


Fechadas as coligações, Rui Costa, com sete minutos e 38 segundos, ficou quase empatado com Paulo Souto, que tem sete minutos e 10 segundos, no tempo de rádio e tv, do horário eleitoral, que começa 19 de agosto; para alguns, a parte do jogo que tem pegada decisiva na disputa eleitoral.

Em 2010, hoje sete candidatos ao governo, agora são seis, o que equivale dizer, em 2014, o tempo é maior. O PSTU, que teve 55 segundos, por exemplo, terá dessa vez um minuto e sete segundos. Mas ponderando que Jaques Wagner teve cinco minutos e 19 segundos contra quatro e 57 segundos de Geddel e três minutos e 55 segundos de Souto, este ano o tempo midiático é equilibrado entre Rui e Souto. Em miúdos, a oposição se uniu e cresceu.

A definição do tempo de rádio e tv leva em conta, principalmente o número de deputados federais de cada partido. Também é a representação federal que conta para definir os valores do Fundo Partidário, o dinheiro que os partidos recebem mensalmente (para alguns, um negoção).

É por conta disso que os partidos se desdobram para eleger deputados federais. Cada um faz, nos estados, as alianças da conveniência. O resto é segundo plano.

Veja abaixo o tempo que caberá a cada candidato ao governo, observando que metade vai ao ar meio-dia e metade à noite, além das inserções nas programações normais dos veículos:

Rui Costa (PT): 7,38
Paulo Souto (DEM): 7,10
Lídice da Mata (PSB): 1,44
Marcos Mendes (PSOL): 1,11
Da Luz (PRTB): 1,07
Renata Mallet (PSTU): 1,07

(Tempo presente/A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 08h04m
VEJA A AGENDA DESTA SEXTA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DA BAHIA

 



 

Lídice da Mata (PSB)
Concede entrevistas à rádio Cruzeiro AM e à TV Baiana (canal 15), pela manhã, e, à tarde, se reúne com vereadores do interior do estado

Marcos Mendes (PSOL)
Pela manhã, tem reunião com setorial LGBT. À noite, tem a saída da Caravana 50

Paulo Souto (DEM)
O candidato vai ao baixo sul e visita as cidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença

Renata Mallet (PSTU)
À tarde concede entrevista para um grupo de pesquisa da Ufba e participa de plenária em solidariedade ao povo Palestino. À noite, participa da etapa regional (Salvador e região metropolitana) do Encontro Nacional da Educação, organizado pela CSP-Conlutas e outras entidades sindicais e do movimento social

Rogério da Luz (PRTB)
Pela manhã, concede entrevista na BandNews FM. À tarde se reúne com assessores e a coordenação de campanha

Rui Costa (PT)
Os integrantes da chapa decidiram suspender todas as atividades de campanha hoje por conta da morte da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT)


 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 07h35m
MARCELO GUIMARÃES FILHO DETONA PT E DEP. ZÉ NETO


Após ser questionado pelo deputado estadual Zé Neto quanto a sua dignidade e sobre a sua colaboração ao Esporte Clube Bahia e ao estado, o ex-presidente tricolor e ex-parlamentar Marcelo Guimarães Filho (PHS) disse em entrevista a um site que mantém a acusação de que o PT "comprou" o seu partido, bem como elencar o seu "legado" ao esporte e à sociedade. Candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa (AL-BA), assim como o petista, ele negou haver da sua parte uma estratégia "para tentar macular adversário". "Não tem tática nenhuma. Não agredi ninguém. Falei apenas o que a direção nacional do partido me disse, que é semelhante ao que Dilma Gramacho, [presidente] do PTdoB, também relatou. O PT usou recursos para obter o apoio do PHS. Reitero o que eu disse: para mim, isso é compra", ratificou.

Sobre a sua contestada gestão no Fazendão, que acabou após intervenção da Justiça, MGF argumenta que promoveu "uma série de benefícios" à equipe azul, vermelha e branca. "Tirei o time da segunda divisão e botei na primeira; fiz o maior CT [Centro de Treinamento] do clube; ganhei o Campeonato Baiano depois de 11 anos [2012]; consegui o maior patrocínio da história do Bahia... tenho serviços prestados ao clube", listou, ao emendar que a política se misturou com o futebol para retirá-lo, mas não tem obtido, em sua avaliação, resultados satisfatórios.

"O governo do PT precisa explicar à torcida o que está acontecendo com o clube, que vive a pior sequência de derrotas da história. Não temos um presidente. O que temos no clube é um secretário. Quando ele [Fernando Schmidt] saiu do governo, Wagner extinguiu sua secretaria [de Relações Internacionais], o que só prova que era cabide de emprego. Hoje o Bahia é uma mera secretaria do governo. Schmidt, Sidônio, que é o marqueteiro do PT... eles montaram um time que está fazendo a torcida passar vergonha. PT, devolva meu Bahia", provocou.

Em relação à sua própria trajetória política, o ex-comandante do Bahia elogiou a si próprio e atacou tanto Zé Neto quanto o candidato ao governo do Estado, Rui Costa. "Sobre a minha atuação parlamentar, beneficiei diversos municípios e tive uma atuação marcante na busca de recursos. Tenho muito orgulho dos meus oito anos de mandato. Já Zé Neto é um eterno derrotado e rejeitado em Feira de Santana. O povo já disse que não quer ele lá, assim como não quer o candidato dele no governo, que não consegue ultrapassar brancos e nulos, que são os seus grandes concorrentes", ironizou.

Se eleitos, o atual líder da maioria e MGF poderão ser colegas não só de Casa como de bancada, já que, oficialmente, PT e PHS integram a mesma coligação nas eleições estaduais de 2014. (BN)

 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 07h18m
ZÉ NETO QUESTIONA 'DIGNIDADE' DE MARCELO GUIMARÃES FILHO


Foto: Max Haack


A acusação do ex-presidente do Esporte Clube Bahia Marcelo Guimarães Filho de que o PT teria "comprado" o apoio do seu partido – PHS – indignou o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT).

O deputado estadual disse que a "tática" de MGF "já ficou para trás". "Quem insiste nisso é derrotado duas vezes: no comportamento e nas urnas. Não existe mais espaço para agressão gratuita. Ninguém comprou nada. Ele não pode ficar medindo os partidos a partir das suas atitudes. Marcelo Guimarães Filho devia se preocupar em responder à torcida do Bahia pelos seus atos e resolver as coisas dele lá na entidade. Ele não pode sair achando que pode achincalhar, inventar e propalar inverdade para tentar macular adversário. Ele foi deputado federal, presidente do clube e fez o que pela Bahia e pelo Bahia? Que dignidade ele tem para falar sobre isso?", indagou o petista, ao falar que o ex-mandatário tricolor tem uma "mágoa exacerbada" por ter sido "expulso" da agremiação. (BN)

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 07h10m
POLÍTICOS LAMENTAM MORTE DE RILZA VALENTIM

 

 
 

O falecimento da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, é uma grande perda para o município e para a política baiana. O governador Jaques Wagner chegou a afirmar que Rilza representava a força da mulher, negra e nordestina, que venceu por sua garra e determinação. "Uma grande liderança, uma mulher guerreira com uma trajetória de lutas exemplar. É com pesar que recebo esta notícia e me solidarizo com familiares, amigos e o povo sanfranciscano, que soube reconhecer seu valor".

"Estou profundamente abalado com a morte da minha amiga Rilza Valentim, que a conheci antes de entrar na política e agora, como prefeita, nos encontramos no sábado, em comício, quando ela declarou apoio a nossa candidatura e agora nos deixou", lamenta o vice-governador e candidato ao Senado Federal, Otto Alencar, da coligação "Pra Bahia Mudar Mais".

"É com muita dor e tristeza que recebo a notícia da perda dessa companheira de luta e grande amiga, Rilza Valentim. Não só São Francisco do Conde, mas toda a Bahia perde hoje uma grande filha, mãe e mulher que nunca mediu esforços para lutar por conquistas para seu município e condições dignas para seu povo.", declarou o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia, que cancelou a inauguração do seu comitê, que aconteceria na sexta (25), bem como toda a sua agenda política, para dedicar sua atenção aos familiares e amigos da prefeita.

A vereadora de Salvador, Tia Eron (PRB), disse que “esse é um momento de dor e tristeza, pois a morte de Rilza deixa uma enorme lacuna não só como mulher negra e prefeita. Mas sobre tudo, a Bahia perde uma amiga sincera, irmã queridíssima e mãe devotada que, como política, ocupou o maior cargo de um dos municípios mais ricos do Brasil, São Francisco do Conde”, exclama.

Tia Eron, ainda acrescentou que Rilza Valentin ensinou uma nova forma de fazer política: sem ódio e sem paixão, mas simplesmente com grandeza humana. A morte de prefeita de São Francisco do Conde acontece exatamente na véspera da data em que a capital baiana comemora 25 de julho, como o Dia Municipal da Mulher Negra, instituído pela própria Tia Eron que é presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores de Salvador. Na mesma data, também é comemorado o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

 

...........................................................................................................................................................................

25/07/ - 06h58m
WAGNER LAMENTA MORTE DA PREFEITA RILZA VALENTIM

 


 


O governador Jaques Wagner lamentou profundamente a morte precoce da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, aos 52 anos, na noite desta quinta-feira (24), e destacou, entre suas mais importantes lutas, a da implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município do Recôncavo baiano.

Para Wagner, Rilza representava a força da mulher, negra e nordestina, que venceu por sua garra e determinação. "Uma grande liderança, uma mulher guerreira com uma trajetória de lutas exemplar. É com pesar que recebo esta notícia e me solidarizo com familiares, amigos e o povo sanfranciscano, que soube reconhecer seu valor", disse.

A prefeita foi reeleita em 2012 com ampla maioria dos votos (75,89%). São Francisco do Conde é a cidade brasileira que tem a maior arrecadação per capta, com a segunda refinaria de petróleo do país.
"Rilza cumpriu sua missão e será sempre um exemplo de luta em defesa das causas sociais e pelo desenvolvimento da nossa Bahia", finalizou o governador.


 

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 18h56m
INSATISFAÇÃO COM GOVERNO FAZ BASE MIGRAR PARA OPOSIÇÃO


A semana foi movimentada no escritório da chapa majoritária da coligação Unidos pela Bahia, em Salvador. Políticos e lideranças dos quatro cantos do estado e dos mais variados partidos, inclusive da base governista, manifestaram apoio às candidaturas de Paulo Souto, a governador, Joaci Góes, vice, e Geddel Vieira Lima a senador.

Nesta sexta-feira (25), o trio oposicionista irá à região do Baixo Sul, onde se encontra com as populações de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença. Em Salvador, na quarta-feira (23), a vice-prefeita de Belmonte, Carla Xavier, do PDT, legenda da base do governo, manifestou a insatisfação geral com o governo petista: “O PT acabou com a Bahia e com o Brasil. E as pessoas querem mudança. Souto merece meu apoio porque ele é o melhor. Ele não é um novato ou um aventureiro. O trabalho dele a gente conhece. As pesquisas já mostram a preferência dos baianos por Paulo Souto”, disse.

Representantes de Heliópolis ressaltaram a importância da vitória de Paulo Souto nas eleições deste ano. “Heliópolis se incorporou ao novo momento pelo qual a Bahia passa e quer mudança. Nosso povo está com sede de gestão. Não temos recebido ajuda do governo estadual na área da saúde, e a segurança pública não vai bem", lamentou o vice-prefeito José Gama, acompanhado do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, do deputado estadual Sandro Régis, do vereador Valdelício (PSD) e de lideranças comunitárias de Heliópolis.

Para o vice-prefeito de Santa Luzia, Téo Barbosa (PSD), Paulo Souto, quando governador, sempre deu assistência à população do sul da Bahia. “Souto foi muito atencioso e presente em nossa região, enquanto Wagner e Rui sequer aparecem por lá. Eu tenho esperança em dias melhores para o nosso povo, com mais segurança para as famílias e oportunidade de emprego para os jovens”, afirmou Téo, ao lado das vice-prefeitas de Almadina, Zelma (PP), e de Canavieiras, Dra. Terezinha (PSDB).

 

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 18h39m
HILTON COELHO EXIGE QUE ACM NETO SE POSICIONE SOBRE RACISMO INSTITUCIONAL


O vereador Hilton Coelho (PSOL) quer um posicionamento definitivo do prefeito ACM Neto sobre o episódio da médica Luamorena Leoni Silva que em março deste ano, segundo sua opinião, foi vítima de racismo institucional.

“De forma humilhante ela recebeu uma proposta explícita da preposta da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) a sair da unidade de saúde do Alto das Pombas por ‘não ter o perfil adequado para exercer a função na unidade’. Um absurdo que demonstra racismo institucional porque Luamorena Leoni tem histórico de trabalhos em medicina da família com movimentos sociais e comunidades populares desde a Faculdade de Medicina da UFBA”, disse.

Ele destaca que “por conta da resistência de Luamorena Leoni, com apoio de diversas entidades e pessoas do movimento popular, formou-se uma Comissão Especial e Intersetorial de Sindicância, composta por membros do Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e instituído através da portaria nº 005/2014, em 09 de abril, com a finalidade de apurar denúncias encaminhadas à Secretaria Municipal da Reparação (Semur) pela SMS através do ofício nº 315/2014. Até o momento nada de oficial foi divulgado, pelo menos não é de nosso conhecimento”.

“O prazo inicial para resolução do caso, ou no mínimo um posicionamento oficial, era de 30 dias. Nenhum parecer foi divulgado a respeito. O que teme a prefeitura de Salvador? Ficou comprovado que Luamorena Leoni, médica e servidora pública municipal, foi vítima de conduta assediante e de racismo institucional nas dependências da própria Secretaria de Saúde? Exigimos uma resposta definitiva para que juntos possamos construir uma cidade justa e livre do racismo”, sustenta Hilton.




 

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 17h23m
LÍDICE FALA SOBRE METAS E COMENTA PESQUISA ELEITORAL


A candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, disse que pretende trabalhar com um sistema de cumprimento de metas caso eleita. "Minha primeira ação será estabelecer, junto com o secretariado, medidas de impacto na Educação, na Saúde e na Segurança para os 100 primeiros dias de governo", afirmou, e "Tudo isso será feito com planejamento e monitoramento".

Se for eleita, Lídice disse que pretende assumir pessoalmente o gerenciamento das pastas chave da administração e vai cobrar resultados. "Não vou fugir da responsabilidade, vou acompanhar de perto e assumir a responsabilidade sobre o cumprimento dos objetivos", garantiu. As declarações foram feitas em entrevistas a duas emissoras de rádio baianas, na manhã de quinta.

Segundo a senadora, a educação será a prioridade. "A partir de uma grande transformação nessa área, todas as outras mudarão", resumiu. "Um jovem que passa o dia em uma escola bem equipada, se alimentando, praticando esportes e estudando as mais diversas áreas não é cooptado pela marginalidade. Isso melhora a segurança. Quando aprende sobre saúde, leva informações para os pais, o que melhora a saúde pública", explicou.

Lídice também avaliou o resultado pesquisa Ibope divulgada na noite da quarta-feira. “Estou feliz, estamos em segundo lugar com o voto de consciência política de um eleitorado que resiste a duas máquinas poderosas colocadas em ação. A minha candidatura, mesmo com poucos recursos e poucos partidos apoiando, tem registrado esse desejo de mudança”.

A socialista soma 11% das intenções de voto, enquanto o candidato do governo, o petista Rui Costa, tem 8%. Paulo Souto (DEM) mantém a liderança com 42% e os outros três candidatos juntos 4%. Lídice ponderou que apesar da vantagem do primeiro colocado, ela ainda confia na vitória, lembrando que 35% dos entrevistados não manifestaram preferência por nenhuma candidatura.
 

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 16h29m
TENHO CONVICÇÃO QUE RUI VAI VENCER AS ELEIÇÕES, DIZ OTTO ALENCAR


Em entrevista a rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (24), o candidato ao Senado Federal pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, Otto Alencar (PSD), afirmou que a divulgação da pesquisa Ibope ontem a noite não vai decidir o pleito de 05 de outubro.

“Em 2006, próximo a eleição, o mesmo Ibope dava ampla vantagem para Paulo Souto, e Jaques Wagner acabou ganhando no primeiro turno. A eleição não foi decidida com a publicação da pesquisa, é uma corrida de longa distância”, afirmou Otto.

Ainda segundo ele, nesse momento, os candidatos mais conhecidos serão mais lembrados, “Paulo Souto foi governador duas vezes e concorreu ao governo em 2006 e 2010, Rui Costa fez um belíssimo trabalho a frente da Secretaria da Casa Civil, e em um ano e três meses colocou o metrô para andar. Então tenho convicção que Rui vai vencer as eleições em 05 de outubro”, lembrando ainda que o levantamento foi feita em 56 cidades, e cinco milhões de habitantes na Bahia estão na zona rural.

Sobre os números da corrida para o Senado, Otto também se mostrou tranquilo e disse que sempre fez política de forma discreta, sem autopromoção e que “o jogo ainda vai começar” com o início dos programas de rádio e TV. “Passei seis anos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), tenho muita humildade e confiança no trabalho que estamos realizando, vamos levar nossas propostas para toda a Bahia, e a população é quem decidir”, disse o candidato.

A reforma do Código Penal, a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e do Fundo de Reparação de Perdas (FRP), foram destacados por Otto Alencar como propostas para o Senado, durante a entrevista. “O Código Penal foi criado por decreto, em 1940 por Getúlio Vargas e nunca sofreu uma revisão, e isso, com certeza, é um dos fatores que leva a impunidade. No Senado vou brigar por essa reforma”, explicou.

Sobre a criação do FDE e o FRP, Otto afirmou que “esse caminho precisa ser trilhado pela presidenta Dilma na sua próxima gestão”, lembrando, por exemplo, que na Bahia 38% dos empregos são gerados pela agricultura, pecuária e agroindústria, e esses setores da economia precisam ter mecanismos de proteção e incentivo.



 

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 15h38m
BRUNO REIS DENUNCIA PREFEITURA POR FAZER PROPAGANDA ILEGAL


Presidente do PMDB de Salvador, o deputado Bruno Reis, encaminhou na manhã desta quinta-feira um ofício ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Ministério Público e TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) denunciando a Prefeitura de Itagibá pelo uso de propaganda política irregular.

Ao passar esta manhã pelo Campo Grande, Reis fotografou um carro oficial da Prefeitura com adesivo do candidato do PT ao governo do Estado. “O prefeito tem o direito de apoiar quem quiser, até mesmo um candidato empacado nas pesquisas e que deve terminar a eleição em quarto ou quinto lugar. O que não pode acontecer é a Prefeitura usar o carro, o combustível e o motorista, que são pagos pelo contribuinte, para fazer campanha política”, afirmou o parlamentar.

Bruno Reis disse, também, que recebeu várias denúncias contra prefeitos do PT e aliados que estariam usando a máquina pública. “Todos serão denunciados, não tenham dúvidas”, afirmou.
 

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 15h00m
GEDDEL ACUSA COORDENADORA DE ESTAR PRESSIONADO PREFEITOS A VOTAR EM RUI



O candidato das oposições ao Senado, Geddel Vieira Lima, disse nesta quinta-feira, em entrevista a Rádio Tudo, que o resultado da pesquisa Ibobe/Correio que o coloca em 1o lugar nas intenções de voto para o Senado é real e que seus resultados podem ser aferidos no interior do Estado.

Geddel acusou a administração Wagner fazer muita propaganda e muita promessa e não realizar nada. Citou como promessas não cumpridas por  Wagner  a Ponte Salvador Itaparica, a duplicação  da rodovia Oeste-Leste,  o voo Salvador- Caracas a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul.

O candidato ironizou dizendo que é até bom que a Ferrovia Oeste-Leste não esteja pronta, pois senão o maquinista que saiu de Barreiras ia ter de voltar pelo mesmo caminho já que em seu destino Ilhéus não existe o Porto Sul, outra promessa que, segundo o candidato,  não saiu do papel e não pode exportar os produtos.

Geddel fez acusou também o governo de estar pressionando os prefeitos a votarem no candidato do governador e insinuou que a coordenadora executiva da Serin – Secretaria de Relações Institucionais,  Elisa Pellegrini, estaria ameaçando não renovar convênios do estado, caso os Prefeito não estejam alinhados ao governador.  

...........................................................................................................................................................................

24/07/ - 14h25m
DEPUTADO DIZ QUE RUI VENCERÁ ELEIÇÕES NO 1º TURNO


“Não tem como confiar nessas pesquisas do Ibope que já erraram várias vezes nas eleições passadas. Querem criar um panorama fictício já que estamos muito bem em Salvador e no interior só dar Rui Costa, que, junto com Dilma, vence no primeiro turno em outubro”. A citação é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) que diz não acreditar que Paulo Souto (DEM) tenha mais de 10% dos votos para governo do estado.

Para o petista, a presidente Dilma, que vai para a reeleição não tem apenas 48% dos votos, como diz a pesquisa, contra 15% de Aécio Neves (PSDB). “Dilma também será reeleita no primeiro turno e aqui na Bahia será com mais de 60% dos votos, não vejo ela menos que esse percentual. Se ela tem essa aprovação, como Rui tem apenas 8%? Não tem nem como essa conta ser verdadeira. Sem falar que a TV Bahia é comandada pelos Magalhães, então não precisa dizer mais nada”, dispara Assunção.

Lembrando das eleições anteriores, Valmir cita que mesmo com a enorme vantagem numérica a favor de Dilma na Bahia nesta pesquisa do Ibope, o número tende a ser muito maior. “Nas pesquisas de 2010, também aconteceu assim e Dilma deu uma lavada com 70% correspondendo a mais de 4,7 milhões de votos”.



 

...........................................................................................................................................................................

Desenvolvido por: Michael Sants