politica

politica

QUAIS OS SETORES QUE O GOVERNADOR ELEITO RUI COSTA DEVE MUDAR NA ÁREA ECONÔMICA?

"Faltou planejamento ao sistema de transporte em Salvador. As linhas aqui são como puxadinhos, foram se estendendo conforme a demanda".

Fábio Mota
Secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador

POLITICA

25/10/ - 12h30m
TSE QUER AUMENTAR NÚMERO DE PESSOAS QUE VOTAM FORA DO PAÍS
 

 
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli se reuniram nesta sexta (24.10) para discutir o apoio da área consular nas eleições e os projetos futuros para aumentar o número de brasileiros aptos a votar no exterior. Segundo dados de 2013 do ministério, a comunidade brasileira no exterior é de cerca de 2,8 milhões de pessoas.
 
O assessor Internacional do TSE, Tarcísio Costa, explicou que houve um esforço conjunto entre o Itamaraty e o TSE para estimular o voto, com campanhas nos consulados e nos canais de televisão comunitários.

Segundo ele, nessas eleições, houve um aumento de 76 sessões, em relação à eleição de 2010. No último pleito para presidente da República, cerca de 200 mil eleitores votaram no exterior. Neste ano, 354 mil brasileiros se cadastraram, número 76% maior.

Outro motivo apontado pelo assessor para o incremento de eleitores foi o aumento do número máximo de brasileiros no exterior aptos a votar em algumas sessões, de 450 em 2010, para 650 este ano. A expectativa do TSE para 2018 é aumentar o teto de eleitores em mais locais de votação. (TB) 


 

...........................................................................................................................................................................

25/10/ - 09h00m
GABRIELLI QUESTIONA POLITICA DE NETO
 
 
"Leviano, mentiroso e irresponsável" foram os termos usados pelo secretario do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, para se referir ao prefeito de Salvador depois que ACM Neto (DEM) culpou o petista por ter "quebrado" a Petrobras ao permitir que,  durante sua gestão na presidência da estatal, tenha ocorrido o que chamou de "o maior escândalo de corrupção na história do Brasil.
 
"(Ele é) Irresponsável porque utiliza, de forma distorcida, parte vazada de uma delação premiada que corre em segredo de Justiça. Mentiroso porque me acusa de ter quebrado a Petrobras, o que não é verdade. Quando deixei as atividades como presidente, em 2012, a Petrobras apresentava resultados que estão entre os maiores lucros da historia da empresa", disparou Gabrielli.
 
Conforme o secretário, durante a sua gestão na Petrobras, começou alguns dos projetos de produção de longo prazo que levaram aos recordes atuais do pré-sal brasileiro. "ACM Neto utiliza de informações desencontradas e mentirosas para tentar defender seu candidato à presidência da república nas ultimas horas da campanha e ataca pessoas do PT, sem conhecimento de causa. Por isto, ele é leviano", avalia.( A Tarde)


 

...........................................................................................................................................................................

25/10/ - 08h26m
RUI FAZ CAMINHADA EM ALAGOINHAS EM APOIO A DILMA
 

 
Mais de cinco mil pessoas tomaram as ruas de centro de Alagoinhas em apoio à reeleição da presidente Dilma Roussef na tarde desta sexta-feira (24). A caminhada foi puxada pelo governador eleito Rui Costa (PT), a senadora Lídice da Matta, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) e o prefeito Paulo Cézar (PDT). Recebido com muita festa e inúmeros pedidos de fotos, Rui Costa parou o comércio local, cumprimentou comerciários e pediu votos para a presidente Dilma.
 
A dois dias das eleições, a militância petista mostrou força para conseguir ampliar a margem de votos de Dilma na Bahia. “O maior patrimônio do PT é a força da sua militância e ela está sendo decisiva para garantirmos a vitória de Dilma . São doze anos de um projeto vitorioso do povo brasileiro que merece ser renovado nas urnas no próximo domingo”, ressaltou o deputado Joseildo. A caminhada reuniu vereadores, lideranças políticas, sindicais, populares e dezenas de prefeitos da região. A expectativa do partido é atingir 70% dos votos válidos para Dilma no estado. 


 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 17h48m
APOSENTADO QUE VOLTAR A TRABALHAR PODERÁ FICAR ISENTO DA CONTRIBUIÇÃO AO INSS


Tramita no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 64/2013 que isenta o aposentado que retornar ao trabalho da contribuição para a seguridade social.

A autora da proposta, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), argumenta que muitos aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS) retornam ao mercado de trabalho justamente porque os benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são baixos. Mas, ao retornar à atividade laboral, acrescenta Lídice, o idoso volta a pagar a contribuição para a seguridade social, o que a senadora considera injusto.

A senadora explica que “a nova contribuição [imposta ao aposentado] não possui nenhuma contrapartida, já que o aposentado que volta ao trabalho não receberá nenhum outro benefício previdenciário correspondente, portanto, ela não deve existir”. Lídice lembra que a isenção da contribuição social ao aposentado que volta à ativa poderá beneficiar também o empregador, que não terá que arcar com sua parcela da contribuição social.
 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 17h01m
ELEITOR FORA DO DOMICÍLIO TERÁ DE JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DA VOTAÇÃO EM 60 DIAS


O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral neste domingo (26) terá até 60 dias para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e justificar a ausência do voto. O documento pode ser acessado gratuitamente nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e fornecido, no dia da votação, nos locais destinados à justificativa.

Para estar quites com a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio poderá procurar, no domingo, os postos de justificativa, incluídos nos sites dos tribunais regionais, preencher o requerimento e entregá-lo aos mesários.

Caso o requerimento não seja entregue no dia da votação, o eleitor tem até 60 dias, a partir de segunda-feira (27), para levá-lo pessoalmente a qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo,  via postal, ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Nas duas hipóteses, o requerimento deve ser acompanhado de documento comprovando as razões da ausência. Conforme técnicos do TSE, serão aceitos passagens ou atestado médico.

De acordo com os técnicos, quem deixou de votar no primeiro turno, mesmo sem justificar a ausência, poderá votar normalmente no domingo. Os eleitores que estiverem nessa situação terão de, obrigatoriamente, justificar ausência até 4 de dezembro. Não há limite para justificativas. (Agência Brasil)


 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 16h45m
EM VÍDEO AO LADO DA MULHER, FHC PEDE VOTO 'COM AMOR'


Em um vídeo divulgado na tarde desta sexta-feira, 24, nas redes sociais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aparece ao lado da mulher, Patrícia Kundrát, pedindo voto "com amor" e no candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves.

"Gente, essa eleição está com muita falcatrua, muita mentira e discurso de ódio. Eleição tem que ser feita e tratada com amor, não é Fernando, meu amor?", diz Patrícia no vídeo de 40 segundos.

Na sequência, o ex-presidente afirma que sempre fez política com "esperança e amor", sem ataques ou xingamentos. "Temos agora nesta eleição um candidato que também olha o Brasil, olha o futuro, tem alegria e tem esperança. É o nosso candidato e nós vamos votar nele: no Aécio Neves", declara. (ESP)



...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 14h02m
DILMA DIZ QUE REVISTA 'VEJA' FAZ TERRORISMO ELEITORAL


A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) concentrou seu último dia do horário eleitoral para rebater reportagem publicada na revista 'Veja' que chegou às bancas nesta sexta-feira (24). Segundo Dilma, a revista 'Veja' faz 'terrorismo eleitoral'.

Segundo a revista, Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, sabiam de todo o esquema de corrupção montado na Petrobras, segundo reportagem da revista “Veja”. A reportagem cita depoimento do doleiro Alberto Yousseff à Polícia Federal, prestado na última terça-feira em Curitiba.

"Não posso me calar frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista 'Veja' e seus parceiros ocultos. Uma atitude que envergonha a imprensa e agride a nossa tradição democrática. Sem apresentar nenhuma prova concreta e mais uma vez baseando-se em supostas declarações de pessoas do submundo do crime a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras, que estão sob investigação da Justiça", afirmou a presidente no início da fala.

A revista adiantou sua publicação para esta sexta e aponta que Yousseff fez um acordo de delação premiada com as autoridades para reduzir as penas por participação no esquema. A campanha exibiu capas anteriores da revista 'Veja' contra o PT em eleições anteriores. O programa, porém, não exibiu a última capa, que traz os rostos da presidente Dilma e de Lula.

Segundo Dilma, "todo mundo sabe da campanha sistemática que a revista move há anos". "É uma tentativa de intervir de forma desonesta no resultado das eleições", disse, ao citar as últimas pesquisas de intenções de voto em que aparece à frente de Aécio Neves (PSDB).

"Com das outras vezes, [a revista] vai fracassar no seu intento criminoso. A Justiça livre desse país seguramente vai condená-la por esse crime. Ela e seus cúmplices vão falhar. O povo brasileiro é inteligente para discernir a mentira da verdade", disse. "O povo brasileiro dará a resposta à 'Veja' e seus cúmplices nas urnas, e eu darei a resposta a eles na Justiça", finalizou. (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 12h36m
DECLARAÇÕES DE JAQUES WAGNER À TRIBUNA CAUSA INSATISFAÇÃO NO DEM
 
 
Ainda ontem, na prefeitura, o recém-eleito deputado estadual Pablo Barroso (DEM), que começa seu mandato na Assembleia Legislativa em fevereiro, questionado a comentar a “convicção” do governador Jaques Wagner (PT) de que a presidente Dilma venceria as eleições, rechaçou o que foi dito pelo mandatário do Palácio de Ondina. 
 
“Todos nós sabemos que a eleição está muito disputada e cada um puxando a sardinha para o seu lado. O governador falou isso como um torcedor e não como um real avaliador. Todo mundo sabe que está muito difícil”, disse.

A respeito do relato do preconceito sofrido por Wagner em São Paulo, no último sábado, o novo deputado disse que, se de fato houve a ação preconceituosa, que se solidariza com o petista, mas apontou que também há uma ‘vitimização’ da campanha por parte do PT. “Hoje você tem a tentativa do PT de dividir o país entre ricos e pobres e o debate fica no terceiro plano”, mencionou.(tb)



 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 11h16m
WAGNER DIZ QUE DENÚNCIA DA VEJA É INCONSISTENTE


O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), minimizou na manhã desta sexta-feira o impacto das novas denúncias relatadas pela revista 'Veja' na campanha da presidente Dilma Rousseff. Segundo a reportagem, o doleiro Alberto Youssef teria afirmado em sua delação premiada que o ex-presidente Lula e Dilma sabiam dos desvios na Petrobras. Segundo ele, as denúncias não tem "consistência" e indicam uma "manobra" para atingir a campanha eleitoral. "Parece peça de campanha", disse o governador.
 
"As denúncias da Veja, pelo que vi, não tem consistência. Parece uma peça de campanha. Mais uma vez a repetição de que se sabia dos problemas", afirmou Wagner, que integra a comitiva que acompanha a presidente Dilma na preparação para o último debate da campanha, na noite de hoje, na TV Globo. "Certamente isso será abordado. Ele (Aécio Neves) deve exibir a capa no debate. Se fosse eu, daria risada."
 
O governador também avaliou que as denúncias não devem ter impacto na reta final da campanha. "Denúncias sempre foram motivo de preocupação, mas a gente vê que não colam na presidente. Eleitor percebe que é uma tentativa não de investigar, mas uma manobra para atingir a campanha", disse o candidato.

O governador também avaliou o crescimento da presidente nas pesquisas, indicando que há uma "melhora na percepção" do governo. "Crescimento é consistente, tem relação com melhora na percepção da economia e do governo. É o momento em que o eleitor para e faz um 'check list' do que foram os últimos anos, pensa sobre sua vida e os candidatos. Mas tem muito trabalho ainda", afirmou o governador, que elegeu seu sucessor, o petista Rui Costa, em primeiro turno, contrariando as previsões e pesquisas de intenção de voto. "Eleição só se ganha na urna."

Segundo Wagner, o partido tem recebido levantamentos de pesquisas que indicam uma vitória com mais de 70% dos votos na Bahia, e margem semelhante em todo o Nordeste. A avaliação da campanha é que há chance de vitória expressiva também em Pernambuco, único Estado da região onde a presidente não ganhou no primeiro turno.
 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 10h28m
DEM QUER VAGA DO PT NA ASSEMBLEIA
 

 
O Democratas vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), que julgou como improcedente a petição onde a legenda reivindicava para a sua coligação, “Unidos Para uma Bahia Melhor”, a vaga do deputado eleito Marcelino Galo (PT) para o candidato Antônio Elinaldo (DEM), vereador e líder da oposição no município de Camaçari. Se favorável a decisão do TSE, a coligação “Pra Bahia Avançar Mais”, encabeçada pelo PT, cairia de 30 para 29 deputados.
 
No dia 8 de outubro, a assessoria jurídica do DEM entrou com a ação na corte eleitoral baiana alegando que houve erro de cálculo no resultado das eleições deste ano para a Assembleia Legislativa da Bahia, que conta com 63 cadeiras. Segundo a legenda, seriam 24 deputados eleitos pela coligação, ao invés de 23, conforme a contagem de votos oficial divulgada pelo TRE-BA.

Eleito deputado federal, o presidente do DEM a Bahia, José Carlos Aleluia, afirma que a legenda vê com respeito a decisão da corte, mas garante que cabe recurso porque é uma interpretação de resolução do TSE. “Toda decisão do Tribunal Regional eu vejo com muito respeito, porque eu respeito sempre o Tribunal, mas ele interpretou de maneira diferente da nossa”, disse.(tb)


 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 08h20m
JORGE SOLLA PROMETE PROCESSAR DALVA SELLE POR DENÚNCIAS À REVISTA VEJA


Eleito deputado federal pelo PT, o ex-secretário estadual de saúde, Jorge Solla, disse que irá processar a presidente do Instituto Brasil, Dalva Selle Paiva, por calúnia e difamação, tão logo acabe o segundo turno das eleições.
 
O ex-secretário foi apontado por Dalva como um dos integrantes do esquema, denunciado por ela à Revista Veja, de desvios de recursos do Fundo de Combate à Pobreza para políticos do PT na Bahia e para as campanhas eleitorais do partido. Entre os beneficiados estariam ainda o senador Walter Pinheiro, dois deputados federais, o governador eleito Rui Costa e um ex-ministro do governo Dilma.
 
A declaração do candidato eleito foi feita em entrevista concedida à Rádio Tudo FM ontem. Segundo Solla, ele tem documentos que comprovam que não participou do esquema denunciado pela presidente da ONG.
 
“Assim que passar as eleições, vou acionar meu advogado e entrar com os processos. Tenho certeza que essas acusações não atrapalharam em nada minha candidatura, pois as pessoas me conhecem”, disse.
 
O ex-secretário de Saúde alega ainda que a única relação que teve com o Instituto foi em 2006, quando fez uma prestação de serviço, mais especificamente uma consultoria, para a prefeitura de Paulo Afonso. “A única relação que tive com o Instituto Brasil foi em 2006, quando fiz uma prestação de serviço, uma consultoria, como médico para a prefeitura de Paulo Afonso acerca da viabilidade do hospital da Chesf, o Nair Alves de Souza. Eu não era secretário, não era funcionário de ministério, estava fazendo doutorado no Rio de Janeiro e como o instituto tinha contrato com a prefeitura, esse contrato de consultoria foi feito com ele”, explicou o petista.
 
 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 08h15m
MARCELO NILO PODE SER PELA QUINTA VEZ PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 
Um dos líderes do PT na Bahia Rosemberg Pinto (PT), está só aguardando a posição de Wagner para ser candidato a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O principal concorrente de Rosemberg deve ser o também deputado e já conhecido presidente por quatro vez consecutivas Marcelo Nilo. 
 
O parlamentar, que atualmente é líder do PT na AL-BA, foi o único político para falar da candidatura declarada até o momento, do Pastor Sargento Isidório (PSC), segundo mais votado da Bahia. “Todos os 63 têm direito de apresentar postulação. Não vou julgar porque é um direito de todos, até do Marcelo”, afirmou, se referindo ao atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) que pode se candidatar pela quinta vez consecutiva. 

Rosemberg também minimizou a pequena rusga que teve via Twitter com o próprio Nilo, sobre alternância de poder. “Se o Dep Rosenberg defende a alternância de Poder. Será que votou em Souto e vai votar em Aécio?” disse o presidente da AL-BA, no que foi rebatido pelo líder petista: “O @depmarcelonilo confunde alternância de poder com oposição. @costa_rui substitui @jaqueswagner e Dilma será só mais essa vez”. “Isso não foi nada, foi Marcelo brigando com minha jornalista, apenas uma brincadeira”, ironizou Rosemberg. Ele não confirmou se outras pessoas além dele e de sua assessora de imprensa têm acesso ao seu perfil na rede social.(BN)


 

...........................................................................................................................................................................

24/10/ - 07h57m
ACM NETO APOSTA EM VITÓRIA DE AÉCIO
 

 
Mesmo com os cenários das pesquisas de intenção de voto mostrando a presidente Dilma Rousseff (PT) à frente do candidato do PSDB, Aécio Neves, fora da margem de erro, o prefeito ACM Neto (DEM) mostrou ontem, durante coletiva no Palácio Thomé de Souza, seu otimismo na vitória do correligionário tucano.
 
O político crê em uma virada da oposição no momento em que sentencia que o pleito deste ano poderá ser “coroado com a vitória de Neves”.

No balanço da reta final da campanha, o prefeito elencou motivos que marcaram a disputa. “A grande diferença que percebemos nessa campanha é a presença espontânea de pessoas que jamais participaram de política e jamais se interessaram por política, que foram às ruas pedir voto e demonstrar seu compromisso patriótico com Brasil. Acho que isso é uma marca extraordinária, fundamental deste pleito”, assinalou.

Questionado sobre a possibilidade de o presidenciável Aécio Neves, numa eventual vitória, convidar um baiano para assumir algum ministério, já que no PT circula o nome do governador Jaques Wagner (PT) para compor a base dilmista em Brasília, Neto negou que qualquer articulação sobre o assunto esteja em curso.(tb)



 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 18h13m
VITÓRIA DE AÉCIO SERIA MAIS FAVORÁVEL À POLÍTICA EXTERNA, DIZ ECONOMISTA


A dois dias das eleições a revista britânica “The Economist” volta a abordar na edição desta quinta-feira a corrida presidencial no Brasil. Dessa vez a revista destaca como será a condução da política externa caso Dilma Rousseff (PT) vença e como será se Aécio Neves (PSDB) for o vitorioso.

A reportagem diz que o resultado importa não só para os brasileiros, mas para os países vizinhos e sugere que a vitória de Aécio seria mais favorável para as relações internacionais do Brasil. Segundo a reportagem, a relevância do Brasil na região teve início durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e continuou quando Luiz Inácio Lula da Silva esteve no poder.

“Embora tenha distanciado as relações com o Irã, Dilma seguiu, de maneira geral, o roteiro de Lula. Acolheu a Venezuela de Hugo Chávez no Mercosul, que agora, dizem os críticos, diz mais a respeito da solidariedade entre os governos de esquerda do que sobre o comércio”, afirmou o texto, acrescentando que a maior conquista de Dilma na política externa foi a cúpula mundial sobre governança na internet.

“Dilma tem pouco interesse em política externa. Viajou menos do que Lula durante o primeiro mandato do ex-presidente e recebeu poucos líderes estrangeiros”, apontou a publicação. A “Economist”, porém, acha que Aécio quer mudanças maiores na área. De acordo com a revista, exigiria que todos os integrantes do Mercosul concordassem em negociar com outros países de fora do bloco. Segundo a reportagem, Aécio “também procuraria estreitar os laços com os países desenvolvidos – a maior fonte de tecnologia e mercados para as indústrias brasileiras – sem abandonar a Ásia ou a África”. As informações são do Valor.


 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 14h05m
AÉCIO DIZ QUE LULA 'APEQUENA' A PRÓPRIA BIOGRAFIA AO ATACAR PSDB


O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou ontem (22), durante entrevista coletiva em Belo Horizonte (MG), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "apequena" sua própria biografia ao fazer ataques ao PSDB.
 
Aécio foi indagado sobre as declarações do petista em que ele compara o PSDB ao nazismo. "Só quem perde com isso é ele. Acho que ele apequena a sua biografia com ataques torpes e absurdos como esse", declarou Aécio.
 
Durante evento no Recife (PE) nesta terça-feira (21) ao lado da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, Lula voltou a chamar Aécio de "filhinho de papai" e fez declarações duras sobre a postura do tucano frente à Dilma. "De vez em quando, parece que estão agredindo a gente como os nazistas. Eles [tucanos] são intolerantes, mais que Herodes quando mandou matar Jesus Cristo", disse Lula.

Aécio disse que 'ignora' os ataques feitos por Lula. "O Lula não está disputando eleição. Eu ignoro [os ataques]. Eu lamento apenas que um ex-presidente da República se permita cumprir um papel tão inexpressivo como esse que ele vem cumprindo no final dessa campanha eleitoral. É triste para a sua própria biografia", completou. Nesta terça, durante evento em Goiânia, Aécio disse que faz "campanha propositiva", mas que não deixará de responder a ataques.

 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 12h54m
DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA GARANTE DIREITO AO VOTO DE PRESOS PROVISÓRIOS


 


Assim como aconteceu nas últimas eleições, a Defensoria Pública da Bahia vai garantir a votação nas unidades prisionais, neste domingo (26), quando 896 custodiados na Bahia – entre presos provisórios e jovens entre 16 e 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas, devem voltar às urnas para votar no 2º turno das eleições presidenciais.

Na capital e região metropolitana, defensores públicos e servidores da DPE estarão presentes no Presídio Salvador, Penitenciária Lemos de Brito (anexo 2 da Cadeia Pública), Presídio Feminino, Centro de Observação Penal (COP), Unidade Especial Disciplinar (UED), Cadeia Pública e Comunidades de Atendimento Socioeducativo CASE Salvador e CASE CIA. No interior, os defensores públicos atuarão também na cidade de Feira de Santana, no Conjunto Penal de Feira e na Comunidade de Atendimento Socioeducativo CASE Zilda Arns.

O processo é igual aos outros locais de votação. Os estabelecimentos prisionais vão separar uma sala, onde ficarão as urnas e os mesários – servidores disponibilizados pela Defensoria Pública - e os custodiados votarão das 8h às 17h. O direito de voto aos presos provisórios - aqueles que ainda aguardam julgamento ou decisão de recurso - é uma garantia prevista na Constituição Federal. De acordo com o inciso III do artigo 15, presente na Carta Magna, a suspensão dos direitos políticos - que inclui o voto - só é permitida em casos de condenação criminal com trânsito em julgado, ou seja, quando o réu não pode mais recorrer da sentença condenatória.


 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 12h31m
PT E PSDB QUEREM CONQUISTAR ELEITORES EM MINAS
 

 
O segundo maior colégio eleitoral do País com 15,2 milhões de eleitores ou 10,67% do total, Minas Gerais está sendo considerado um dos principais palcos nesta disputa de segundo turno dos presidenciáveis do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, Aécio Neves. 
 
Isso acontece porque, de acordo com analistas políticos, para conquistar a Presidência da República será preciso garantir a vitória também em Minas. No primeiro turno, Dilma Rousseff ganhou de Aécio no Estado por uma diferença de cerca de 400 mil votos. A petista teve 43,48% dos votos válidos e o tucano, 39,75%. 

A importância do Estado levou lideranças do PT e do PSDB a se empenhar nesta reta final para conquistar o eleitor mineiro. Tanto Aécio como Dilma devem passar por Minas no último dia antes do pleito. Depois de pedir a bênção no Santuário da Piedade, em Caeté, na segunda-feira, 20, o candidato do PSDB cumprirá outro ritual: visitará o túmulo do avô, Tancredo Neves, em São João Del Rey na manhã de sábado, 25. Já Dilma fará uma caminhada por Belo Horizonte. (pl)


 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 11h29m
REDUÇÃO DE CARGOS DE CONFIANÇA DEVE SER ESTRATÉGIA PARA DIMINUIR A CORRUPÇÃO

 
A plataforma de campanha dos dois candidatos à Presidência da República não deixa de lado um tema espinhoso na política brasileira: a corrupção. Tanto Dilma Rousseff (PT) quanto Aécio Neves (PSDB) tratam o combate a esse crime com destaque e propõem mudanças em leis e no sistema político para evitar o desvio de recursos no país. 
 
Candidata à reeleição, Dilma Rousseff apresenta cinco propostas de ações. A primeira é a aprovação de uma lei para punir os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstram a origem dos seus ganhos. A petista também quer criar uma nova espécie de ação judicial que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação. 

Dilma também propõe uma mudança na legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa dois. Outra mudança na legislação daria agilidade no julgamento de processos envolvendo desvio de recursos públicos. A quinta proposta da candidata é a criação de uma nova estrutura no Poder Judiciário, que garanta mais agilidade e eficiência às investigações e aos processos movidos contra os que tem foro privilegiado. (pl)



 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 11h02m
PRIVATIZAR A EMBASA É CRIME ALERTA PT

O serviço de abastecimento de água é essencial para a qualidade de vida dos agrupamentos humanos. Sua escassez nos grandes centros urbanos tem sido considerada como grave e é um dos maiores problemas contemporâneos ao lado da mobilidade. “O planejamento estratégico para antecipar possíveis riscos no atendimento deste serviço é fator decisivo nesta área. Por isso a proposta do prefeito em criar uma agencia para retirar a concessão da exploração dos serviços da Embasa para entregá-las à iniciativa privada, além de ilegal, ameaça o abastecimento em nossa capital”, disse preocupado Edson Valadares, presidente do PT de Salvador.
 
“Domingo ao votar o soteropolitano precisa ter este quadro em mente. Estamos assistindo agora na grande São Paulo o resultado da política privatista aplicada pelos tucanos e aplaudida pelo DEM. Aqui na Bahia eles já tentaram vender a Embasa outras vezes e foram derrotados pela pressão da sociedade. Mais uma vez não permitiremos que a disposição da prefeitura em acabar com esta empresa pública nos conduza ao caos urbano que os paulistanos hoje enfrentam”, avisa Valadares 


 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 10h05m
DILMA E AÉCIO GARANTEM MANTER E AMPLIAR AÇÕES SOCIAIS NO NORDESTE


Segunda região em números de eleitores, com 27% do total do país, o Nordeste é alvo das tentativas de sedução dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial. Tanto Aécio Neves (PSDB) quanto Dilma Rousseff (PT) mantêm o discurso em cima do ponto mais sensível para o nordestino: o bolso.

Em uma região onde 86% das famílias vivem com, no máximo, dois salários mínimos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), as propostas voltadas à distribuição de renda e de alcance social ganham destaque nos programas de governo dos dois candidatos.

A julgar pelas propostas apresentadas até aqui, ganhe quem ganhar, programas como o Bolsa Família, Mais Médicos e o Minha Casa Minha Vida, entre outros, estarão garantidos. Pelo menos, é o que asseguram os dois concorrentes. Ambos garantem também manter projetos na área de infraestrutura, como a transposição do São Francisco e as ferrovias Transnordestina e de Integração Oeste-Leste (Fiol), que cortará a Bahia da divisa com o estado a Ilhéus, no Sul baiano.

Aécio foi o único a apresentar um programa de governo específico para a região. Para tentar conquistar o eleitorado nordestino, que deu a ele os níveis mais baixos de intenção de votos, de acordo com as últimas pesquisas Datafolha e Ibope, o candidato contou com o auxílio do baiano Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, que coordenou o programa Nordeste Forte, lançado em agosto na capital baiana. O documento apresenta 45 propostas de governo para a região, divididas em sete áreas.

A maior parte das propostas apresentadas por Dilma diz respeito à manutenção ou à ampliação de programas  realizados pelo governo petista, como o Água Para Todos, Luz para Todos e a construção de cisternas, expansão do Mais Médicos e do sistema de busca ativa do Bolsa Família, lançado por ela. Pelas propostas de Dilma, o governo vai ampliar a busca ativa para alcançar mais beneficiários, gente que ainda não recebe, mas tem direito ao benefício. (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 09h02m
MARINA PEDE VOTOS PARA AÉCIO NEVES


A ex-candidata à Presidência Marina Silva (PSB) pediu no programa eleitoral de Aécio Neves (PSDB) no rádio desta quinta-feira, 23, que as pessoas não se deixem enganar por "acusações sem fundamento" da adversária Dilma Rousseff (PT). O programa do tucano foi dedicado a pedir votos, sem um tema específico, assim como o da petista, que afirmou que "nenhum governante consegue fazer tudo em quatro anos".

Os locutores do programa de Dilma pediram que as pessoas conversem com amigos para lembrar "o quanto o Brasil mudou nos últimos doze anos". "Lembre que o Brasil pela primeira vez em nossa história saiu do mapa da fome. E você não vai querer trocar o certo pelo duvidoso, né?", disseram.

Dilma criticou Aécio por não apresentar "propostas concretas" para beneficiar a população. "No máximo, fala que vai fazer o que eu já estou fazendo, ou promete continuar os programas que eu e Lula criamos. Quando eu apresento uma proposta nova, ele pergunta por que não fiz antes. Todo mundo sabe que nenhum governante consegue fazer tudo em quatro anos", ressaltou a presidente, frisando a necessidade da continuidade. "Meu compromisso é aperfeiçoar o que está funcionando bem, corrigir o que ainda não está bom e fazer o que precisa ser feito."

A petista afirmou ainda que o País não quer voltar ao passado, e sim avançar cada vez mais. "Vamos trabalhar para ampliar essa vantagem da Dilma que as pesquisas mostram", pediram os locutores.

A propaganda tucana também foi dedicada a pedir votos e continuou usando os apoios de Marina e de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. "Domingo é o dia em que a gente pode mudar de verdade o Brasil, com seu voto. Estamos diante da volta da inflação, que corrói o salário dos trabalhadores", disse Marina, acrescentando que Dilma "espalha o medo, parte para ataques pessoais, porque assim evita expor problemas do seu governo". (Estadão)


 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 08h30m
LÍDICE ACREDITA QUE AÉCIO TEM POTENCIAL DE CRESCIMENTO NA BAHIA


Na contramão dos petistas baianos, com quem reativou os laços desfeitos no primeiro turno, a senadora Lídice da Mata (PSB) calcula que o tucano Aécio Neves tem maior potencial de crescimento no estado do que a presidente Dilma Rousseff (PT), afirma o colunista do Correio Jairo Costa Junior.

Primeiro, Lídice acha que a maior parte dos votos dados a Marina Silva na Bahia (1,28 milhão) deve engordar a conta de Aécio. Em sua avaliação, a migração maior será efeito do apoio público dado pela ex-ministra ao candidato da oposição.

Segundo, avalia a senadora, Dilma obteve um percentual muito alto na primeira votação (61,44%) e não teria mais para onde crescer tanto na nova etapa. Enquanto Aécio, que foi praticamente colocado em segundo plano na disputa pelo governo do estado, foi posto na vitrine eleitoral pelos líderes do DEM e do PSDB no estado. Nas contas da socialista, Dilma receberá cerca de três milhões de votos em 26 de outubro, menos do que projetam cardeais governistas. Algo entre 3,5 e 4 milhões de votos. (Correio)

 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 07h57m
PSB CRITICA POSTURA DE LULA CONTRA JORNALISTAS
 
 
É inegável a importância da imprensa no dia a dia do país e do mundo. É consenso também que qualquer democracia só existe de fato quando garante a existência de uma imprensa livre, sem amarras senão aquelas que são inerentes à profissão: honestidade, respeito aos fatos, isenção e espaço para o contraditório. Algo que a imprensa brasileira cumpre com excelência, é importante registrar. Aos que não concordam com o que é noticiado, estão garantidos em lei todos os meios legais para a interpelação, reparação e punição de eventuais excessos.
 
Desta forma, lamentamos profundamente o papel exercido pelo ex-presidente Lula nesta campanha e as recentes agressões desferidas por ele em diversos comícios pelo Brasil. No lugar de fazer jus ao posto que ocupou, exerce sua liderança da maneira mais nefasta possível: incita ao ódio e à perseguição aos jornalistas Miriam Leitão e Willian Bonner, citados nominalmente, além de atacar a imprensa de modo geral.
 
Lula finge ignorar o Relatório sobre Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), alertando que ocorreram 173 casos de violência contra profissionais e veículos de comunicação no Brasil no último ano – aumento de 27% em comparação ao anterior. Com sua atitude irresponsável, estimula o embate e coloca profissionais da imprensa em risco, especialmente os citados. Prenúncio da já declarada intenção do PT em promover o que chamam de “regulação da mídia” – um eufemismo para a censura sobre quem se atreve a criticar o Governo petista. Aliás, Lula apenas repete a tática do ódio que vem sendo utilizada sistematicamente, ao reduzir o debate político a uma disputa de classes, raças ou origem.


 

...........................................................................................................................................................................

23/10/ - 07h01m
CPI DA PETROBRÁS QUER OUVIR GLEISI HOFFMANN
 
 
Parlamentares da oposição protocolaram nesta quarta-feira (22) requerimento de convocação da senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann para prestar depoimento à CPI mista da Petrobras. O PT também apresentou requerimento de convocação, para tentar levar à CPI o presidente do PSDB e candidato à Presidência, Aécio Neves, além de outros parlamentares e dirigentes do partido.
 
O requerimento que trata da convocação de Gleisi Hoffmann – apresentado pelo líder do Solidariedade na Câmara, Fernando Francischini – é baseado em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo". Se convocada, Gleisi ficará obrigada a comparecer. Para que isso aconteça, os membros da CPI terão de aprovar o requerimento.

Segundo a publicação, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou durante delação premiada que o suposto esquema de corrupção instalado na estatal repassou R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi em 2010, quando ela concorreu a uma vaga no Senado. A parlamentar negou ter recebido o dinheiro.

Paulo Roberto Costa foi diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012. Foi preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga esquema de lavagem de dinheiro, mas após firmar acordo de delação premiada, passou a cumprir prisão domiciliar. Segundo a PF, ele operava juntamente com o doleiro Alberto Youssef, que também negocia acordo com a justiça em troca de diminuição na pena.


 

...........................................................................................................................................................................

22/10/ - 18h37m
VEREADOR REAGENDA AUDIÊNCIA SOBRE LEI DO SILÊNCIO
 
 
O vereador Alcindo da Anunciação (PT) reagendou o debate sobre o projeto de lei de sua autoria que modifica a Lei do Silêncio. A audiência pública foi programada para a próxima quarta-feira (29), às 9h, no auditório do Anexo Bahia Center, na Rua Ruy Barbosa.
 
Por conta da modificação do limite máximo de som, conforme estabelece a Lei nº 8.675/2014, o vereador defende na sua matéria que “o nível máximo de emissão sonora admitido nas zonas e eventos previstos seja de 65 decibéis a 110 decibéis, de acordo com a situação ou localização específica, medido no exterior do recinto em que tem origem, de acordo com a Lei nº 5.354/98”.
 
A nova lei, que modificou a Lei nº 5.354/98, determina que os níveis máximos de sons e ruídos nas zonas e eventos sejam entre 85 e 110 decibéis, sendo medidos no exterior do recinto de origem. Na lei anterior, de 1998, os níveis máximos eram de 60 e 70 decibéis, dependendo do horário.
 
Cria ainda zonas de exclusão no Pelourinho, Parque de Exposições, Rio Vermelho (no trecho entre a Praia da Paciência e a Praça Colombo e ao longo da Rua João Gomes) e Arena Fonte Nova. Nestes locais, o nível máximo poderá atingir 110 decibéis.Para enriquecer o debate, o vereador convidou representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia; dos conselhos regional e federal de Medicina, da prefeitura e da sociedade civil organizada.


 

...........................................................................................................................................................................

22/10/ - 16h47m
ORÇAMENTO DE ACM NETO PARA 2015 É CRUEL COM AS CRIANÇAS, DIZ HILTON


“É de extrema relevância para toda população acompanhar e interferir na discussão do orçamento do município para 2015. Esta discussão não pode ficar restrita à Câmara Municipal de Salvador e ao prefeito ACM Neto. Nele estão fixadas as receitas, despesas e programas a serem realizados durante o próximo ano e pela nossa análise, o apresentado é prejudicial à maioria da população”, disse o vereador Hilton Coelho (PSOL) que tem estudado a proposta do Executivo e a critica com veemência.

Prevendo um cenário econômico de dificuldades no ano de 2015, a Prefeitura estruturou seu orçamento num total de R$ 6,26 bilhões, o que significa uma redução de 120 milhões em relação a 2014, cerca de 2% a menos. “Tal variação não seria de se estranhar, já que as projeções de todos os setores da sociedade apontam para um ano de 2015 de maiores dificuldades na economia, se esses cortes não estivessem concentrados nas áreas sociais, especialmente em educação e assistência social”, avalia o socialista.

“O maior corte foi na rubrica ‘desenvolvimento do ensino fundamental’, que obteve um aporte de recursos da ordem de R$ 60 milhões em 2014, passando para cerca de R$ 18 milhões em 2015. Significa uma perda estratosférica de R$ 40 milhões de recursos que não mais serão destinados para o ensino fundamental, e sim para outras áreas do orçamento. Até a o esporte e a recreação das crianças sofreram cortes. Se em 2014 foram previstos R$ 12 milhões em apoio às escolas com ações esportivas e recreativas, em 2015 esse valor caiu para R$ 1,5 milhão, uma redução de 85% dos recursos”, criticou Hilton.

Ele criticou o corte em áreas fundamentais e a manutenção do investimento de R$ 6,2 milhões “no ineficiente e comprovadamente racista Programa de Alfabetização Alfa e Beto, que foi rejeitado pelo Ministério Público e pelas educadoras e educadores. As relações que a prefeitura mantém com o instituto nunca foram totalmente respondidas, pois, apesar de toda ojeriza dos profissionais de educação ACM Neto insiste em investir mal o dinheiro da educação”.

Outro dado analisado por Hilton Coelho mostra que a Fundação Cidade Mãe, voltada para o acolhimento de crianças e adolescente, perderá 80% de suas verbas. Hilton considerou um descaso do Executivo com a temática.
 

...........................................................................................................................................................................

22/10/ - 16h17m
IMBASSAHY DESTACA MOBILIZAÇÃO QUE SE CRIOU EM FAVOR DE AÉCIO


O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, fez hoje uma avaliação muito positiva do fortalecimento da mobilização popular que se criou em torno da candidatura de Aécio Neves, nessa disputa à presidência da República.

Ele observou uma frente espontânea de militância com dimensão nacional, que chama a atenção por todo o país. “Essa era uma arma importante que só os nossos adversários detinham. Agora isso mudou, e a militância tucana também está nas ruas, o que é muito positivo para os princípios democráticos”, destacou.

Para o líder, as tropas petistas que costumam ocupar as ruas às vésperas das eleições agora se deparam, de forma inédita, com as correntes contrárias, disposta a defender suas posições. “Nas regiões onde Aécio é mais forte, esse fenômeno é muito claro, assim como nas redes sociais. Mas ele vem se repetindo também em outras partes do país, como no interior da Bahia, por exemplo, onde o PT costumava ter maior penetração”, disse.

Para Imbassahy, essa mudança de comportamento da militância tucana levou Aécio ao segundo turno e fará toda a diferença, no próximo domingo, diante de um páreo apertado como o que vivenciamos e inesperado para os adversários. Ele repete o que tem dito Aécio Neves: “Vamos em frente. Não vamos nos dispersar”, concluiu.    



 

...........................................................................................................................................................................

22/10/ - 15h47m
LUIZA MAIA QUER UMA MULHER NA PRESIDÊNCIA DA ALBA


A deputada estadual Luiza Maia (PT) está articulando, para a próxima semana, uma reunião com a bancada feminina da Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo é discutir as eleições da mesa diretora da Casa. De acordo com Luiza, está na hora de ter uma mulher no cargo máximo do parlamento estadual.

"As mulheres estão em todos os espaços de poder, mas nossa representação ainda é muito pequena. A eleição de Dilma Rousseff, primeira presidenta do Brasil, foi um grande marco na luta feminina pela igualdade, agora queremos trazer essa mudança para o parlamento baiano. Em mais de um século de existência, a Alba sempre foi presidida por homens. Vamos nos reunir, decidir em consenso o melhor nome e partir para a disputa. Esperamos também sensibilizar os nossos colegas deputados para apoiarem a eleição de uma mulher", disse a deputada.
 

...........................................................................................................................................................................

22/10/ - 11h58m
PT BAIANO APOSTA TAMBÉM NO USO DE REDES SOCIAIS PARA APOIAR DILMA
 
 
Na capital baiana, enquanto a oposição tem investido em placas nas ruas, plotagens em veículos e adesivaços, a estratégia do PT, segundo o presidente da legenda na Bahia Everaldo Anunciação, tem sido a atuação forte nas redes sociais conclamando a militância e os “dilmistas” para ocupar as ruas, praias e espaços públicos com caminhadas e intervenções artísticas.

Ontem, foi por intermédio do Facebook que um movimento reuniu cerca de 200 pessoas em passeata do Campo Grande à Ladeira dos Aflitos. Intitulado “Artistas, intelectuais e formadores de opinião em apoio à Dilma”, o evento contou com o apoio de diversos artistas, como os cantores Jota Veloso, Juliana Ribeiro e Rebeca da Mata, além de bandas e intelectuais como Márcio Meirelles. Já em Ondina, outro grupo de mulheres que apoia a Dilma realizou uma intervenção com faixas escritas: “Lugar de mulher é na presidência”.

Para o presidente do PT na Bahia, a intervenção visual nas cidades tem sido feita de forma limpa por causa de uma reclamação natural do eleitor contra a poluição visual. 



 

...........................................................................................................................................................................

22/10/ - 10h29m
SOLDADO PRISCO PODE DEIXAR A PRISÃO DOMICILIAR
 
 
Deve ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, o pedido de habeas corpus do vereador Marco Prisco (PSDB), eleito no último dia 5 como deputado estadual, com o terceiro maior número de votos na Bahia. 
 
Ele teve decretada a prisão domiciliar desde o dia 3 de junho deste ano e não pode ficar fora de sua residência a partir das 20 horas em dias da semana e em nenhum horário nos sábados e domingos.

O deputado eleito teve prisão preventiva decretada no dia 18 de abril deste ano, logo após o encerramento de um movimento grevista da polícia baiana, e passou 47 dias detido no Presídio Federal da Papuda, no Distrito Federal. 

A prisão foi imposta pela Justiça, no entanto, por conta da liderança que ele exerceu fortemente na greve da Polícia Militar na Bahia em 2012.  Em junho deste ano, ele teve aceito na Justiça Federal o pedido para cumprir prisão domiciliar. 

O vereador, que por anos esteve à frente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares da Bahia (Aspra), conseguiu se eleger vereador nas eleições de 2012, meses após a paralisação da PM entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro. Ano passado, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Prisco e mais seis pessoas por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve. 


 

...........................................................................................................................................................................



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960