politica

politica

A CANDIDATURA DE MARINA SILVA PODE SER BOA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA?

“Já está decidido. Até o final do ano os shoppings da cidade vão começar a usufruir o direito garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de cobrar um valor pelos estacionamentos do estabelecimento”.

Coordenador da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, sobre cobrança em Shoppings de Salvador.



POLITICA

22/08/ - 15h40m
CHAPA DA OPOSIÇÃO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA NORDESTE FORTE


A chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, formada por Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), participa do lançamento do Programa Nordeste Forte, iniciativa do candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), neste sábado, às nove da manhã, no Espaço Unique (Av. Tancredo Neves).

Os prefeitos ACM Neto, de Salvador, e José Ronaldo, de Feira de Santana, estarão presentes ao evento do presidenciável tucano, que reunirá militantes, deputados e lideranças estaduais, além dos ex-governadores Tasso Jereissati, do Ceará, e Teotônio Vilela Filho, de Alagoas.

A proposta de Aécio reúne os principais eixos de investimentos no Nordeste, no caso de sua eleição. Abrangem a questão tributaria, a questão logística, a questão da inovação, investimento em ciência, investimento em tecnologia e valorização das variadas vocações da região, além de política social, a exemplo do programa Família Brasileira.

“Não tenho dúvida que teremos o melhor programa para o povo nordestino”, garante Aécio, que contou com a colaboração do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, na elaboração do programa.

Entre as sugestões baianas, estão o Plano Decenal do Semiárido, proposta defendida pelo candidato a governador, Paulo Souto, que sempre entendeu ser necessário uma articulação nacional sob o comando do governo federal nas ações para o desenvolvimento dessa região nordestina, que abrange 65% do território da Bahia.

“Com a vitória de Aécio e a implementação do Nordeste Forte, estaremos dando um grande passo para o desenvolvimento social e econômico do tão castigado Semiárido”, comenta Paulo Souto.
 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 14h31m
AÉCIO CRITICA DECLARAÇÕES DE MANTEGA SOBRE AJUSTE FISCAL


O candidato do PSDB, Aécio Neves, criticou nesta sexta-feira as declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a necessidade de um ajuste fiscal em 2015. Na avaliação do candidato, o ajuste deveria começar agora, pois terá que ser mais forte quanto mais for adiado.

"Não vou entrar em detalhes, mas a economia em 2015 já está precificada pela política desse governo" , disse o tucano ao comentar a entrevista de Mantega. O candidato afirmou que tem o compromisso com setores empresariais de fazer a taxa de investimento saltar de 19% do Produto interno Bruto (PIB) para 24%. Segundo ele, esse é o caminho para interromper a tendência negativa das taxas de emprego. "Só isso será suficiente para recuperar a taxa de emprego. O Brasil não pode ser o país de pleno emprego de dois salários mínimos", completou.

Aécio visitou a sede da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, no Rio, onde propôs a descentralização de iniciativas para o tratamento da população. Durante a visita, Aécio comentou o novo quadro eleitoral, com a entrada de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial. "Tenho enorme respeito pelo PSB e não vou fazer nenhuma ação de cooptação de quem quer que seja. Se a nossa proposta sensibilizá-los obviamente são bem-vindos", disse sobre a tentativa de atração de aliados insatisfeitos com Marina.

Aécio voltou a criticar a postura do governo de Dilma Rousseff sobre as medidas do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação aos bens de diretores e ex-diretores da Petrobras no caso da análise da compra da refinaria de Pasadena nos EUA. Ele não quis avaliar o mérito das medidas, mas criticou o que chamou de tentativa do governo de controlar o TCU. As informações são do Valor.
 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 12h16m
ARISELMA PEREIRA ASSUME SECRETARIA DE JUSTIÇA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS


O governador Jaques Wagner nomeou, nesta sexta-feira (22), a assistente social Ariselma Pereira Pereira como a nova secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Ariselma ocupava o cargo de diretora-geral da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que foi assumido por Antônio Rodrigues dos Santos. As nomeações de ambos foram publicadas no Diário Oficial do Estado da Bahia de hoje.

Graduada em assistência social pela Universidade Católica de Salvador, Ariselma Pereira Pereira tem atuação na luta em defesa dos direitos humanos e, no governo do Estado, também foi assessora especial e coordenadora estadual da Proteção Básica no Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Sedes. Ela substitui José Reginaldo Souza Silva, que estava no cargo interinamente.


 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 12h01m
RUI GARANTE QUE VAI INAUGURAR O PORTO SUL


De acordo com a assessoria, Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, assumiu o compromisso, na noite da quinta-feira, em Ibicaraí, encerrando um roteiro por seis municípios da região cacaueira, de inaugurar o mais rapidamente possível o Porto Sul, equipamento que, juntamente com a Ferrovia de Integração oeste Leste (FIOL), deverá se constituir num importante vetor de crescimento e de geração de emprego e renda para todo o Sul do Estado. Ao lado de Otto Alencar, candidato a senador, e do prefeito do município, Lenildo Santana (PT), ele ainda garantiu que irá construir a estrada entre Ibicaraí e Coaraci, uma das mais antigas aspirações dos moradores daquela região.

Mais uma vez o candidato afirmou que a escolha do dia 5 de outubro é entre dois projetos políticos e não entre pessoas. “Um projeto, o nosso, que está mudando a vida dos baianos e dos brasileiros, como se pode ver pelo exemplo do acesso à energia elétrica para dois milhões de baianos em sete anos. E o outro, o do atraso, que dominou a Bahia por mais de 30 anos”.

Com a praça completamente tomada pela multidão, Otto Alencar disse que ele e Rui ali estavam com muita tranquilidade, “porque sabemos o que fizemos e ainda estamos fazendo pela Bahia. Essa região está recebendo o maior investimento dos últimos 50 anos no Estado, com a Fiol e o Porto Sul. Aqui voltará a ter uma economia forte e mais promissora que antes, quando era lastreada apenas na lavoura cacaueira. O trabalho que Wagner vem fazendo não pode parar”.

A chapa majoritária da Pra Bahia Mudar Mais retorna, nesta sexta-feira, ao interior, desta vez à Região Norte, com carreatas pelos municípios de Sento Sé, Remanso, Casa Nova, Sobradinho e um comício em Juazeiro.

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 11h40m
TRE CONDENA PROPAGANDAS DE SOUTO E RUI


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a retirada de publicidades consideradas irregulares dos candidatos ao governado Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM) e ao Senado Geddel Vieira Lima (PMDB) e Otto Alencar (PSD). De acordo com a decisão, as peças publicitárias ultrapassam a medida máxima permitida de quatro metros quadrados e acabam tendo "efeito outdoor", o que é proibido pela legislação eleitoral.

No caso do petista, o TRE condenou o uso de placas confecccionadas com borda e suporte metálico. O órgão entendeu que a estrutura metálica também é compreende os quatro metros quadrados permitido por lei.

Já Paulo Souto e Geddel fizeram pinturas de forma justaposta em muros. No total, as pinturas ultrapassam o limite autorizado. No caso de Otto Alencar, o TRE vedou o uso de balões infláveis com diâmetro superior a um metro e doze centímetros.

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 11h27m
CONFIRA A AGENDA DOS CANDIDATOS NESTA SEXTA

Lídice da Mata (PSB)
Às 16h, concede entrevista à Rádio Sociedade; às 18h55, entrevista à TV Bahia.

Marcos Mendes (PSOL)
Pela manhã, entrevista à Rádio Cidade, de Juazeiro e reunião com  oficiais da PM. Às 14h, participa da Marcha Nacional contra o Extermínio da Juventude Negra, na Praça da Piedade.

Paulo Souto (DEM)
Entrevista à rádio Tudo FM, pela manhã. Depois, grava programa eleitoral. Às 13 horas, entrevista à Rádio Clube de Santo Antônio de Jesus. Às 16 horas, viaja para Ilhéus, onde participa de carreata.

Renata Mallet (PSTU)
À tarde, participa da II Marcha contra o genocídio do povo negro. À noite, reunião com apoiadores.

Rogério da Luz (PRTB)
Pela manhã, recebe lideranças políticas e candidatos do seu partido. À tarde, entrevista ao Site Varela Notícias.

Rui Costa (PT)
Pela manhã, faz carreata em Sento Sé, Remanso e Casa Nova; à tarde, em Distrito de Santana e Sobradinho. À noite, faz comício em Juazeiro.
 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 11h19m
SAÍDA DE COORDENADOR DE EDUARDO CAMPOS FOI MAL ENTENDIDO, DIZ MARINA


Após o suposto desentendimento que culminou na retirada de Carlos Siqueira da coordenação geral de campanha do PSB, a candidata do partido, Marina Silva, classificou a polêmica como um "mal-entendido" nesta quinta-feira (21). Segundo ela, o nome para a coordenação da campanha seria indicado pela cúpula socialista e isso já havia sido dito em reunião com os dirigentes do partido na última quarta (20).

"Eu não iria fazer interferência na coordenação já indicada pelo PSB. Estamos diante de uma situação que tem um mal-entendido e o próprio PSB precisa entender", disse.

Marina alegou que havia pedido que o comitê financeiro da candidatura fosse assumido por Bazileu Margarido, um de seus maiores aliados, e que Walter Feldman, porta-voz da Rede, ficasse como coordenador de campanha adjunto. No entanto, após relatos de pessoas presentes à reunião, Siqueira teria entendido que, com isso, Marina estaria afastando-o das suas funções.

O então coordenador deixou o cargo ontem mesmo (21) e, ao chegar na sede da legenda, em Brasília, disse que a campanha entra agora em uma nova fase, pois ele ocupava o cargo quando o candidato era o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que morreu no último dia 13 em acidente aéreo.

"Eu estava na coordenação de uma pessoa que era do meu partido e em quem eu tinha confiança", disse Siqueira.

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 10h57m
MARINA DIZ QUE, ELEITA, SÓ GOVERNARÁ POR 4 ANOS NO PODER


Até a semana passada, Marina Silva era vice de um presidenciável estacionado abaixo dos 10% nas pesquisas de opinião. Decorridos oito dias da morte de Eduardo Campos, ela reuniu os presidentes de cinco partidos de sua coligação. Esboçou a estratégia que adotará para passar ao segundo turno e vencer a eleição. Disse que busca uma aliança com a sociedade, não com as forças políticas tradicionais. Informou que, se prevalecer, governará o Brasil apenas por quatro anos. Não há hipótese de concorrer à reeleição, realçou.

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (21), em Brasília. Compareceram representantes do PSB, PPS, PPL, PHS e PRP. O PSL, que hesita em permanecer na coligação, não deu as caras. A conversa foi franca. A certa altura, o deputado Roberto Freire, que preside o PPS, disse que um dos objetivos da coligação, que era o de levar a eleição para o segundo round, já foi alcançado. Acrescentou que, diante da chance real de Marina medir forças com Dilma Rousseff, era preciso começar a considerar a necessidade de costurar alianças futuras.

Marina evocou a sucessão de 2010, quando obteve quase 20 milhões de votos cavalgando apenas a estrutura do PV. Freire ponderou que, a despeito do desempenho surpreendente, Marina não disputava com chances reais de êxito. Agora é diferente, ele disse. A hipótese de chegar ao Planalto deixou de ser um sonho. E as alianças já não têm utilidade apenas eleitoral. Acha que Marina precisa equipar-se para governar o país. Disse acreditar que é possível negociar acordos sob as regras da política tradicional sem trair princípios caros à candidata. (Uol)

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 09h58m
PSB ESCOLHE LUIZA ERUNDINA PARA COORDENAR CAMPANHA DE MARINA SILVA


O PSB informou na noite desta quinta-feira (21) que a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina será a coordenadora-geral da campanha de Marina Silva à Presidência da República. Erundina assume a vaga no lugar de Carlos Siqueira, então coordenador da campanha de Eduardo Campos, que deixou o cargo após divergências com a nova candidata do partido à Presidência.

Conforme explicou a assessoria do PSB, Erundina atuará em conjunto com o deputado licenciado Walter Feldman (SP), homem de confiança de Marina e que articulou a criação da Rede Sustentabilidade e será o coordenador-geral adjunto da campanha.

Entre as trocas na coordenação da campanha de Marina à Presidência, Bazileu Margarido, então coordenador-geral adjunto, passou a assumir o comitê financeiro. Segundo assessores da ex-senadora, Marina Silva optou por colocar no cargo alguém que fosse de sua confiança.

Nesta quinta, um dia após o PSB oficializar a candidatura de Marina, Carlos Siqueira anunciou seu desligamento do posto alegando divergências com a ex-senadora. Ao sair de reunião do PSB, Siqueira – secretário-geral do partido –, mandou um recado para Marina: "Ela que vá mandar na Rede dela", disse o dirigente, referindo-se ao grupo político da presidenciável, a  Rede Sustentabilidade. Tentando evitar polêmicas com a cúpula do PSB, Marina disse que a divergência era motivada por um "mal entendido". (G1)

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 09h37m
IBOPE VAI DIVULGAR PESQUISA ELEITORAL NA TERÇA-FEIRA (26)


O Instituto Ibope está nas ruas para elaborar nova pesquisa eleitoral, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e a Rede Globo. Segundo o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.506 pessoas serão entrevistadas entre 23 e 26 de agosto. O protocolo do levantamento é BR-00428/2014. Os resultados devem ser divulgados na própria terça-feira, dia 26.

A pesquisa, de abrangência nacional, vai medir as intenções de voto para presidente da República. Segundo o Estadão, o Ibope também registrou pesquisas para intenção de voto de governador e senador dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.



...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 08h46m
HELICÓPTERO COM RUI FAZ POUSO FORÇADO EM CAMPO DE FUTEBOL


O helicóptero que levava o candidato do PT ao governo baiano, Rui Costa, precisou realizar um pouso forçado, na manhã desta quinta-feira, 21, em campo de futebol que fica numa fazenda a cinco quilômetros da cidade de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia.

O petista se dirigia de Salvador para a cidade de Jequié, onde gravaria programas para o horário eleitoral. O pouso forçado precisou ser feito por conta do mau tempo - apenas Rui Costa e o piloto estavam no helicóptero.

Segundo a assessoria do candidato ao governo, os dois passageiros ficaram bem, e Rui aproveitou a parada inesperada para falar do programa de governo a alguns habitantes da cidade.

O incidente envolvendo o candidato atrasou em pelo menos três horas a sua agenda de ontem, que tinha previsto caravanas no município de Almadina e depois comício na cidade de Ibicaraí.

O candidato petista e o piloto precisaram ir para Ilhéus para reabastecer a aeronave. Somente depois seguiram para Jequié onde foram realizadas as gravações para o programa eleitoral. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 08h25m
MARINA ACENA AO MERCADO E PROMETE AUTONOMIA PARA O BC


Maria Alice Setubal, coordenadora do programa de governo de Marina Silva, afirma que a candidata a presidente pelo PSB reafirmará os compromissos feitos anteriormente por Eduardo Campos (morto no último dia 13) a respeito de conceder autonomia formal, por lei, ao Banco Central.

Em entrevista à Folha, Neca, como é conhecida, disse ao longo da campanha mais economistas “estarão se aproximando” e terão mais o perfil de “operadores” atuais conselheiros de Marina nessa área-papel no momento de Eduardo Giansetti e Andréa Lara Resende, entre outros.

Essa é uma tentativa de Marina se qualificar como uma candidata confiável aos olhos do establishment financeiro e empresarial. O programa de governo da campanha presidencial do PSB deve ser lançado no próximo dia 29. A candidata também estuda fazer um discurso ou um documento mais sucinto a respeito de seus compromissos na área econômica. Na entrevista, Neca disse que a meta de inflação anual num eventual governo Marina Silva permanecerá em 4,5%, mas será perseguida uma política que permita fixar o percentual em 3% a partir de 2019.

Neca é uma das acionistas do Banco Itaú, tornou – se amiga de Marina Silva desde a campanha de 2010. A partir da consolidação de Marina como candidata a presidente, revela a coordenadora, cresceram as ofertas de doações. “Acho que é pragmatismo, saiu a primeira perquisa...”, filosofa.

Sobre o risco de paralisia política no início de uma eventual administração federal marinista, por causa de pouco apoio no Congresso, a avaliação da coordenadora do programa de governo é que o PSB é um partido que não é tão pequeno assim e haverá alianças.

Ao analisar o que considera erros do Governo Dilma, faz a seguinte avaliação: “Ela tem uma incapacidade de ouvir. Desagrega. Acho que a Dilma reproduz uma liderança masculina. É aquela pessoa dura, que bate na mesa, que briga, que fala que “eu vou fazer, eu vou acontecer, eu sei”. Isso é, no estereótipo, uma liderança muito mais patriarcal do masculino, do coronelismo brasileiro”. (FSP)

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 07h41m
AÉCIO PROMETE LIMPAR A IMAGEM DA PETROBRAS, SE FOR ELEITO


O candidato a Presidência da República Aécio Neves (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (21), em visita à Paraíba, que pretende "limpar a imagem da Petrobras" e declarou ser uma 'vergonha' e 'absurdo' a doação de imóveis feita pela presidente da Petrobras, Graça Foster, e pelo ex-diretor da Área Internacional da estatal Nestor Cerveró, a parentes, após vir a público a transação da refinaria de Pasadena, no Texas. A denúncia das doações foi pulicada no jornal O Globo de quarta-feira (20).

"É uma vergonha, um absurdo uma empresa como a Petrobras estampar manchetes de jornais assim. No meu governo vou limpar a imagem da empresa", afirmou. Aécio desembarcou no Sertão do estado por volta das 20h, após passagem pelo Rio Grande do Norte. O presidenciável visitou os municípios de Patos e Pombal, no Sertão Paraibano, onde participou de comícios com o candidato ao governo do estado Cássio Cunha Lima (PSDB).

Na cidade de Pombal, o ato político aconteceu às 20h30, na praça Getúlio Vargas. Já em Patos, o comício teve início às 22h, na Rua Antônio Félix.

Durante sua agenda na Paraíba, o senador cumprimentou eleitores e destacou suas propostas de reaquecer a indústria paraibana, realizar a duplicação da rodovia federal BR-230, entre Campina Grande e Cajazeiras, e a importância da conclusão da transposição do rio São Francisco para o Sertão do estado. “O nosso governo vai priorizar obras de infraestrutura  para o Nordeste do Brasil, uma vez que essa região necessita de investimentos”, garantiu. (G1)

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 07h25m
EX-CHEFE DO TRE-BA É EXONERADO POR COBRANÇA DE PROPINA AO PSD


Suspeito de cobrar propina para facilitar a aprovação de contas do Partido Social Democrático (PSD), em outubro de 2013, o ex-chefe de seção do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Joseph Rodrigues dos Santos, foi exonerado e banido do serviço público federal pelo período de cinco anos. A decisão foi publicada na edição do Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21).

A exoneração do servidor foi viabilizada por meio de decisão do presidente do TRE-BA, Lourival Almeida Trindade. O ex-chefe de seção estava afastado do órgão desde o início das apurações das denúncias, que foram feitas pelo PSD. Na época, integrantes do partido contaram que o ex-chefe de seção teria pedido R$ 70 mil para aprovar contas da legenda. Imagens da negociações foram gravadas em vídeo pelo partido.

Joseph Rodrigues dos Santos, responsável por analisar e dar o parecer técnico da prestação de contas dos partidos políticos, foi alvo de denúncia feita pelo PSD ao Ministério Público Federal na Bahia, em outubro de 2013. A negociação seria para liberar as contas das eleições de 2012.

Segundo informou o deputado estadual Angelo Coronel, tesoureiro do partido no estado, ele foi procurado por um funcionário do TRE, que teria pedido R$ 30 mil para facilitar a aprovação de contas da legenda. "Ele iria fazer um parecer favorável, iria enviar para os juízes, o relator, no caso, de cada época, e aí, mediante o parecer já favorável, seria meio caminho andado para que as contas não sofressem problemas de rejeição e sim aprovação", afirmou o parlamentar na época da denúncia. (G1)

 

...........................................................................................................................................................................

22/08/ - 07h15m
PT INAUGURA ESPAÇO PARA ORGANIZAR CAMPANHA EM SALVADOR


O PT de Salvador inaugurou ontem no bairro do Rio Vermelho a sua primeira Estação 13. O espaço tem o objetivo de dinamizar a campanha nos bairros da cidade. Serão 10 Estações espalhadas por toda cidade com o objetivo de organizar a eleição de Rui e a reeleição de Dilma em todas as localidades do município. Para o presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, “esta iniciativa irá potencializar a ação de forma a ampliar nossa capilaridade e assegurar que nossa mensagem chegue ao eleitor em sua residência”.
 
Na tarde desta quinta-feira centenas de militantes do PT percorreram ruas do Rio Vermelho, entregando impressos com as propostas do programa de governo participativo, pregando adesivos e perfurites, distribuindo bandeiras e kits de campanha. 

“Vamos ocupar todas as localidades levando para o cidadão informações sobre os investimentos que o governo do PT fez e está fazendo na cidade, com uma intensidade nunca vista. O prefeito não vai mais se apropriar das realizações do Governo do Estado como se fossem dele, iremos desvendar a falsa informação passada e revelar a verdadeira autoria das obras na cidade. Com as Estações 13 venceremos as eleições em todos os nivéis e em todas zonais de Salvador”, apostou Valadares. (Ascom)
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 20h00m
“TEM QUE HAVER MULHERES NO COMANDO”, DIZ ELIANA CALMON


Na condição de integrante de duas ONGs feministas, a candidata a senadora, Eliana Calmon (PSB), disse hoje que mais de 46% dos lares brasileiros são sustentados pelas força de trabalho das mulheres. Ainda assim, o Brasil, em especial a Bahia, carece de programas eficientes de creches.

“É fundamental para o desenvolvimento profissional das mulheres que são mães. Mas, infelizmente, o que se constata é que a maior parte dessas mulheres não ganha o suficiente para pagar uma boa creche para os filhos, nem tem o auxílio fornecido dignamente pelos governos”, criticou Eliana. 

“Tem que haver mulheres no comando. As políticas públicas voltadas para as mulheres têm que ser conduzidas por quem entende a questão feminina, ou seja, a própria mulher”, defendeu.

“Falo para e pelas mulheres mais carentes: a creche é fundamental, pois assim elas poderão trabalhar descansadas. Já para as mulheres de classe média, o que digo é que cuidem das suas vidas. Há feministas que não concordam comigo, mas, para mim, as mulheres que ganham dinheiro não apanham tão fácil. As mulheres têm que ir à luta como sempre fizeram”, destacou.

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 18h29m
LÍDICE DEFENDE PROGRAMA PARA LEVAR INTERNET BANDA LARGA A TODA A BAHIA


O acesso à internet banda larga em todo o Estado é um pré-requisito essencial para colocar em prática o programa de desenvolvimento econômico e social para a Bahia proposto pela candidata à governadora Lídice da Mata, do PSB.

Em debate com empresários da área, nesta quinta-feira (21), Lídice ressaltou que pretende estimular, com linhas de financiamento, as pequenas e médias empresas provedoras de internet para que levem o serviço de banda larga aos locais onde as grandes empresas de telecomunicações não vão porque não há interesse comercial.

“Para nosso programa de educação, por exemplo, é indispensável o acesso à internet de qualidade em todo o Estado. Fui a primeira prefeita do país a colocar internet nas escolas públicas. Infelizmente, hoje, vinte anos depois, só 39% das escolas públicas na Bahia têm internet. Nossa proposta para melhorar a qualidade da educação contempla também a inclusão digital”, explicou a candidata, a única postulante ao governo do Estado que compareceu ao evento, embora todos tenham sido convidados.

Na segurança pública, destacou Lídice, a internet é fundamental para colocar em funcionamento um sistema de informação integrado entre as polícias Civil e Militar. “Na saúde, o prontuário médico de cada paciente do SUS deverá ficar disponível online num sistema em que o médico do hospital de alta complexidade saiba num clique todo o histórico do paciente pelo relato do médico do posto de saúde do bairro. Isso só funciona de verdade se tivermos internet em cada canto da Bahia”, completou a candidata.

Produzir tecnologia - No debate, Lídice destacou seu compromisso em estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia com inovação nas diversas regiões do Estado. Para tanto, prometeu investir em educação – com foco nas universidades estaduais –, e numa infraestrutura de comunicação, que contemple o acesso a internet de banda larga em todo o Estado.
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 17h50m
PAULO AZI APRESENTA FOTOS QUE PROVAM CONSTRUÇÃO DE NOVO DANTAS BIÃO POR SOUTO


“Em vez de ficar querendo criar factoide, o deputado Joseildo (PT) deveria convencer o governador Jaques Wagner a regularizar o pagamento da organização social que administra o Hospital Regional Dantas Bião para que essa unidade de saúde pública não feche”, recomenda o deputado estadual Paulo Azi (DEM), diante da insistência do petista em querer dizer que o hospital não foi reconstruído completamente por Paulo Souto.

“Joseíldo era o prefeito na época da reconstrução do Dantas Bião e o povo de Alagoinhas todo é testemunha de que Paulo Souto construiu um novo hospital, só preservando a fachada. Será que ele esqueceu dos rasgados elogios feitos ao governador na ocasião”, diz Azi. Para provar a falta de compromisso com a verdade do petista, o deputado democrata apresenta as fotos das obras da construção e da nova unidade hospitalar depois de pronta.

“Contra fotos não há argumentos, Joseildo!”, provoca Paulo Azi. “Agora quero ver se você vai continuar insistindo com factoides que só provam mais uma vez que é preceito do PT subestimar a inteligência do povo baiano. A Bahia cansou de tanta mentira e propaganda enganosa e a resposta será dada no próximo dia cinco de outubro”, avisa.
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 15h53m
DEPUTADO DIZ QUE PLACA PROVA QUE SOUTO NÃO CONSTRUIU HOSPITAL


Com uma fotografia da placa de reinauguração da unidade, em 28 de junho de 2006, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) disse que provou que o Hospital Dantas Bião, de Alagoinhas, não foi construído pelo ex-governador Paulo Souto, como o mesmo tem afirmado em entrevistas e até na propaganda eleitoral.

“Isto prova que o ex-governador e seus liderados insistem em mentir, talvez pelo desespero de tentar mostrar mais do que aquilo que realmente fez nos oito anos de seus dois mandatos à frente da administração do Estado”, acusou o parlamentar.

Na foto, a placa comemorativa registra, sem deixar espaço para dúvidas, que as obras realizadas foram de reforma e ampliação do Dantas Bião, não de construção, “ou sequer de reconstrução, como eles têm afirmado. Isso de falar de ‘reconstrução’ é uma tentativa de sair pela tangente, depois de serem flagrados mentindo”, afirmou Joseildo.

“O fato concreto é que o hospital Dantas Bião funciona há seis décadas e, portanto, não foi construído pelo ex-governador”, reiterou o deputado. Natural de Alagoinhas, Joseildo Ramos disse conhecer muito bem a história do hospital. Segundo ele, a unidade teve sua construção iniciada em 1940, com recursos deixados para a família pelo médico Joaquim Climério Dantas Bião, falecido em 1936. Em 2005 foi iniciada a obra de reforma e ampliação, concluída em 2006.
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 15h28m
“MARINA NÃO REPRESENTA O LEGADO DE CAMPOS”, DIZ COORDENADOR DO PSB


Ex-coordenador geral da campanha do PSB à Presidência, Carlos Siqueira falou sobre sua saída da campanha de Marina Silva ao deixar a sede do partido, em Brasília. Ele disse que não vai voltar ao posto e fez severas críticas à candidata, oficializada na quarta-feira pelo partido após a morte de Eduardo Campos na última semana.

“Ela não representa o legado de Eduardo Campos. Está muito longe disso”, disse. Sobre os motivos da saída, Siqueira disse que Marina está querendo “mandar” no partido. O estopim foi a substituição no comitê financeiro, agora com o aliado de Marina, Bazileu Margarido, no comando. “Primeira coisa é que ela nomeou o responsável pelo comitê financeiro da campanha, quando o responsável pela prestação de contas é o partido. Não discutiu com o partido. Essa forma de proceder não está de acordo com um partido que está oferecendo todas as condições para ela ser candidata”, disse Siqueira.

“Quando se está numa instituição como hospedeira, como ela é, tem que se respeitar. Não se pode querer mandar na instituição. Ela vá mandar na Rede dela. No PSB mandamos nós”, esbravejou Siqueira.

Ele afirmou que pretende conversar com Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, sobre o episódio. “Renata não deve saber o que está se passando. Se ela souber, e é uma mulher inteligente e capaz, vai saber que não podemos oferecer o partido a uma candidatura que procede dessa maneira”.
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 14h39m
PROGRAMA DE GOVERNO É COMPROMISSO COM IDEAIS DE EDUARDO CAMPOS, DIZ LÍDICE


A senadora Lídice da Mata (PSB) disse hoje que a candidatura dela a governadora da Bahia e a de Marina Silva à Presidência da República representam os ideais que marcaram a história de Eduardo Campos.

“Construímos juntos este programa de governo que temos em comum durante mais de dez meses”, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole nesta quinta-feira (21). Ela ressaltou ainda o compromisso com as propostas formuladas por Eduardo e Marina que uniu a Rede Solidariedade e o PSB, no Brasil e na Bahia.

A candidata destacou, por exemplo, a defesa da educação como motor de desenvolvimento do estado, uma das marcas do governo de Eduardo em Pernambuco. “Não é possível governar a Bahia com os ideais que tenho, que marcaram minha vida, sem transformar a educação, é nosso compromisso de vida. Assim como Eduardo nos pediu para não desistir do Brasil, nós não desistiremos da Bahia”, salientou Lídice.

Reassumindo oficialmente a agenda de campanha – suspensa logo após a morte de Eduardo Campos, no último dia 13 –, Lídice destacou o protagonismo da candidatura de Marina Silva na disputa pela Presidência. “Marina tem consciência da obrigação que tem hoje com o Brasil, com a nação brasileira, com milhões de brasileiros que têm a expetativa de mudança política nessa eleição de 2014”, disse.

Para Lídice, o surgimento de Marina na segunda colocação nas pesquisas de intenção de voto representa a força, nesta eleição, que terá o voto dos eleitores que estão frustrados com a política tradicional, representada pelas candidaturas do PT e do PSDB.

“Marina é uma personalidade, liderança política que foi conhecida no Brasil inteiro por suas próprias características e pensamentos políticos. Ela teve quase 20 milhões de votos na última eleição e agora recebe a confiança de quem acreditava em Eduardo e no programa de governo que eles construíram em comum”, destacou.
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 14h20m
PAULO SOUTO PROMETE TRABALHAR PELA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS


O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, destacou os benefícios dos servidores públicos criados nas suas gestões governamentais, e garantiu, no caso de eleito, melhorar a remuneração da categoria de acordo com o mérito e as condições financeiras do estado, em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira (21).

“Foi no meu governo que criamos o Plano Habitacional do Servidor Público, atualmente suspenso pela administração petista. O Planserv também fomos nós que implantamos, assim como as gratificações para professores e policiais”, disse Paulo Souto, dando provas de seu reconhecimento da importância da categoria para o bom funcionamento do estado. “Vamos trabalhar pela valorização do funcionalismo”.

Souto disse que não vai enganar a categoria, ao contrário do atual governo petista que prometeu em campanha reajustar o salário base dos servidores pelo índice do salário mínimo, o que fez apenas no primeiro ano e, nos posteriores, usou o ardil de diminuir o ganho das gratificações para compensar a correção do salário base pelo índice do salário mínimo.

O candidato oposicionista a governador admitiu estar fazendo propostas ousadas, mas possíveis de serem realizadas no caso de eleito, como o “Click Saúde”. A ideia consiste num sistema de agendamento de consultas, exames e cirurgias na rede estadual de saúde, com realização em tempo máximo, a partir do segundo ano de sua administração. “Queremos acabar com o desrespeito de o cidadão ficar meses e anos, aguardando a realização de exames e cirurgias, que, quando são marcadas, o paciente não está nem vivo mais”.

Paulo Souto demonstrou confiança em sua capacidade de restabelecer as contas públicas e trabalhar pela recuperação e melhoria dos serviços públicos essenciais à vida das pessoas, como saúde, segurança e educação, totalmente deteriorados depois da gestão petista.  

“O sentimento majoritário da opinião pública é de mudança. Queremos dar dignidade ao atendimento à saúde, trazer de volta a tranquilidade com uma segurança pública eficiente e elevar a qualidade da educação”, afirmou.
 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 12h58m
SOUTO CHAMA PT DE INCOERENTE E OPORTUNISTA POLÍTICO


O democrata Paulo Souto, candidato ao governo estadual, disse nesta quinta-feira, 21, que o PT tem duas posturas a depender se está na oposição ou situação. Ele exemplificou lembrando que tentou aprovar uma lei que permitia que hospitais públicos fossem administrados por entidades filantrópicas na sua primeira gestão (em 1995) e o PT foi contra, alegando que seria uma privatização da saúde, de acordo com ele.

No segundo governo de Souto (em 2003), ele disse que reformulou a lei, mas "o PT votou contra (na Assembleia Legislativa) e fez o que podia para atrapalhar". O modelo de gestão acabou aprovado.

"Entraram no governo e eu fiquei surpreso, porque mantiveram a lei. Todos os novos hospitais foram geridos por essas organizações e ainda foram além: entregaram um hospital (do Subúrbio) para o setor privado. Eu não sou contra, o que condeno é a falta de coerência. Uma coisa é quando está na oposição e outra na gestão. Isso é oportunismo político e não espere isso de mim", criticou ele, durante entrevista à rádio CBN Salvador. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 12h35m
COORDENADOR DE CAMPOS ROMPE COM MARINA E DEIXA CAMPANHA


Carlos Siqueira, secretário-geral do PSB e coordenador da campanha de Eduardo Campos, disse à Folha nesta quinta-feira (21) que não seguirá na função ao lado de Marina Silva. “Pela maneira grosseira como ela me tratou. Eu havia anunciado que minha função estava encerrada com a morte do meu amigo. Na reunião [de quarta-feira (20)] ela foi muito deselegante comigo. Eu disse que não aceitaria aquilo e afirmei: 'a senhora está cortada das minhas relações pessoais”, disse Siqueira à reportagem.

O rompimento de Siqueira, militante histórico do partido, revela o quão difícil será a nova realidade eleitoral para o PSB. “Não houve engano nenhum. Não estou e não estarei em hipótese alguma na campanha desta senhora”, completou.

Carlos Siqueira não quis contar detalhes da reunião. Segundo a reportagem apurou, entretanto, Marina chegou a dizer a ele que não precisaria mais se preocupar com a coordenação da campanha. Ele reagiu prontamente pela forma dita.

“Se ela comete uma deselegância no dia em que está sendo anunciada candidata, imagine no resto. Com ela não quero conversa”, disse. Durante reunião nesta quarta, que durou cerca de seis horas em Brasília, Marina colocou o deputado Walter Feldman na coordenação-geral da campanha ao lado de Carlos Siqueira. Bazileu Margarido, que estava na vaga que agora é de Feldman, foi nomeado titular do comitê financeiro.

Na quarta-feira (20), sua candidatura foi oficializada. Marina se comprometeu a manter os acordos regionais fechados por Campos, mas reafirmou que não irá subir em palanques como os de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em que o PSB apoia candidatos do PSDB. (Folhapress)

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 11h50m
BAHIA AUMENTA EM 10% NÚMERO DE SEÇÕES ESPECIAIS


A Bahia tem 61 novas seções especiais, o que significa um aumento de 10%. Agora são 672 espaços preparados para pessoas que apresentam deficiência física, mobilidade reduzida ou com idade acima de 60 anos.

Das 672 seções, 213 ficam na capital e as outras 459 estão distribuídas por municípios do interior do estado.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por meio de sua Commissão de Acessibilidade realizou atendimento itinerante no Hospital Sarah Salvador e fez campanhas nas redes sociais para orientar os eleitores.
As seções especiais tem requisitos como rampas de acesso, corrimãos em escadas, salas em nível térreo e espaços para o trânsito de cadeirantes.

No Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de secções especiais aumentou 80% de 2010 para 2014. O cadastramento para acesso a seções especiais foi encerrado no dia 7 de maio.O direito a esse benefício é assegurado pela Lei 10.098/2000.

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 11h30m
LÍDICE ATACA RUI E SOUTO


A senadora Lídice da Mata (PSB), candidata ao governo estadual, endureceu o discurso nesta quinta-feira, 21, e criticou os adversários. O principal alvo foi o grupo petista. Ao ser questionada, durante entrevista à rádio Metrópole, se o PT poderia reclamar de ter sido traído por ela, Lídice retrucou: "Acho difícil me colocar esse carimbo (de traidora). Se há alguém que não pode é o PT. Participou do meu governo (como prefeita em 1993) e no dia seguinte (que saiu), me atacava mais que o PFL (partido atualmente extinto em que Antônio Carlos Magalhães era filiado). Estava com o João (Henrique) e quando saiu (deixou de apoiar), atacava (o então prefeito). Esse tipo de fidelidade não pode ser cobrada", disse em entrevista a uma rádio. 

Lídice ainda explicou que antes de deixar o governo de Jaques Wagner, conversou com o governador e expôs seus argumentos para se candidatar pela aliança, mas optou pelo desligamento do grupo porque o PT não abriu mão de lançar um candidato próprio. "Quem tem alguma traição a apresentar (falar) não sou eu. Com certeza o PT tem muito mais a pensar (com relação ao tratamento dados aos partidos aliados)".

A senadora ainda chamou o candidato petista Rui Costa de arrogante por achar que vai vencer no primeiro turno por ter a estrutura da "máquina do governo". Já sobre Paulo Souto (DEM), ela sugeriu que "não tem novidade nenhuma para a Bahia". De acordo com Lídice, ele "está na frente (das pesquisas de intenção de voto) e acha que pode ganhar com programa e propostas da gestão antiga (de quando ele foi governador)". (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 10h02m
LÍDICE DIZ QUE MORTE DE CAMPOS NÃO DARÁ PROJEÇÃO A SUA CAMPANHA


A senadora Lídice da Mata (PSB), candidata ao governo estadual, falou sobre a morte de Eduardo Campos e o impacto que esse fato causou dentro da política brasileira, ao ser entrevista nesta manhã pela rádio Metrópole. Para ela, a morte de Eduardo Campos e o lançamento da candidatura de Marina Silva não vão dar projeção a sua campanha na Bahia, mas deve aquecer a corrida eleitoral no Brasil e no Estado.

"Não diria que vai alavancar (minha candidatura). Não tenho essa expectativa. Mas o fato infeliz do desaparecimento (morte) de Eduardo chocou tanto, que chamou a atenção para a eleição, que estava fria, distante. Essa atenção faz com que abra o debate político e isso beneficia todos que querem discutir política, como eu. A eleição estava empobrecida no debate político", argumentou a candidata.

Na ocasião, Lídice ainda reclamou das alianças políticas que são feitas em troca de minutos no horário eleitoral. Ela citou o exemplo do senador Romero Jucá (PMDB), que foi líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no Senado, e agora apoia o adversário Aécio Neves (PSDB). "Essa dança de cadeira na política  faz com que o eleitor se desiluda. Governar não é apenas agregar, é ter clareza que tem programas diferenciados. Não pode aceitar troca, troca de cargo para ter tempo na TV", disse Lídice.

"Ou fazemos uma reforma política ou vamos condenar o processo político. Os partidos estão valendo como mercadoria de pouco valor com essas alianças sendo feitas artificialmente para ganhar tempo de televisão. Precisamos colocar o dedo na ferida e rasgar esse tumor".

Contudo, a senadora explicou que não é contra alianças e que entende que esse é um processo natural, mas defende que os acordos sejam feitos respeitando o programa político dos partidos e do candidato. Ela disse que só tem aliança com dois partidos - PSL e PPL -, já que esses grupos estão de acordo com as suas propostas de governo.


 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 09h50m
PSOL ROUBA CENA NA CAMPANHA


Não teve Lídice da Mata (PSB), nem Paulo Souto (DEM) ou Rui Costa (PT). No primeiro dia da propaganda com candidatos a governador no rádio e TV quem roubou a cena foi  Marcos Mendes,  do PSOL, que com 1 minuto e 1 segundo simulou um programa de auditório batizado como "Jogo Eleitoral", no estilo perguntas e respostas de múltipla escolha.

O programa surpreendeu não só pela criatividade como pela produção de um partido com recursos limitados. Pela ordem de aparecimento, o candidato petista, Rui Costa, começou com homenagem a Eduardo Campos, presidenciável morto na quarta-feira.

A tônica do programa foi a apresentação do candidato como uma pessoas que nasceu em bairro popular, enfrentou dificuldades, estudou, venceu na vida e tornou-se um grande executor de projetos e obras. Em sua defesa advogaram o governador Jaques Wagner, Lula e a presidente Dilma Rousseff.

A candidata Lídice da Mata (PSB) não só prestou homenagens a Eduardo Campos como enalteceu seu governo em Pernambuco, onde teria melhorado consideravelmente a vida da população, de acordo com as informações veiculadas no programa.

O programa do DEM  foi propositivo,  listou obras realizadas e mas atacou a gestão do PT no estado. O candidato democrata,  ex-governador  Paulo Souto, começa o programa dizendo para o eleitor por que decidiu disputar as eleições deste ano: "Percebi que a população da Bahia precisava", disse, completando que quer prestar nova colaboração como governador  do estado. (A Tarde)

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 09h15m
CONFIRA A AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO BAIANO DESTA 5ª

Lídice da Mata (PSB)
Às 8h, dá entrevista na Rádio Metrópole. Às 9h, participa de debates com os candidatos ao governo no 4º Encontro de Provedores de Internet da Bahia
 
Marcos Mendes (PSOL)
Dá entrevista, às 9h15, à Rádio de Juazeiro; às 12h, ao Programa Multicultura e ao TVE Revista; às 14h, ao site Bahia Notícias e às 16h à Rádio Sociedade
 
Paulo Souto (DEM)
Dá entrevista à rádio CBN, às 9h45. À tarde, vai à região extremo-sul
 
Renata Mallet (PSTU)
Pela manhã, dá entrevista a portal. À noite, participa de debate no comitê de campanha, quando apresenta o programa da candidatura para a questão racial na Bahia
 
Rogério da Luz (PRTB)
Pela manhã, concede entrevista, por telefone, para a Rádio Subaé-AM, de Feira de Santana. À tarde, dá entrevista para o jornal Massa, no escritório no Mundo Plaza
 
Rui Costa (PT)
Realiza caravana em Ibicaraí

 

...........................................................................................................................................................................

21/08/ - 08h42m
AÉCIO DIZ QUE “'É NECESSÁRIO” CORRIGIR TABELA DE PREÇOS DO SUS


O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta quarta-feira (20) que é "necessário" corrigir a tabela de preços do SUS, que é usada para definir valores de referência que o governo usa para pagar as instituições por procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde. O candidato afirmou que a correção tem que ser feita de maneira "progressiva".

"É necessário que ela seja corrigida [tabela de preços do SUS]. Você não vai corrigir toda a desfasagem do dia para noite, mas a partir do momento que você tenha prioridades claras na saúde e, no nosso governo será uma prioridade, é possível, sim [fazer a correção]", afirmou Aécio.

Ele criticou a gestão do governo Dilma em relação à saúde e disse que o setor no Brasil piorou  nos últimos anos por causa da "incapacidade do governo". "Infelizmente a saúde ao longo desses últimos anos não melhorou, piorou. Exatamente por causa da incapacidade do governo federal de apoiar e incentivar iniciativas importantes como essa do estado de São Paulo", afirmou. (G1)

 

...........................................................................................................................................................................