politica

politica

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ADOÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO NA BAHIA?

“O caos na saúde do estado é generalizado. É na capital e no interior. Hoje onde que seja o lugar, o povo baiano sofre por falta de assistência e, o pior, muitas gente vai a óbito porque não tem atendimento. Vamos acabar com essa desumanidade do governo do PT”,

Paulo Souto 
Candidato ao Governo do Estado pelo DEM 

POLITICA

19/09/ - 18h47m
PREFEITO DE CORRENTINA DESMENTE APOIO À CHAPA DO PT


O prefeito de Correntina, Ezequiel Pereira Barbosa (PSDB), desmentiu qualquer possibilidade de apoio à chapa do PT ao governo e senado. Quando dava expediente na prefeitura, Ezequiel ficou surpreso e indignado ao saber que integrantes da Caravana 13, presentes na cidade, divulgavam a adesão dele à candidatura do PT, na tarde desta sexta-feira (19).

“A notícia é mentirosa. Eu posso até respeitar os candidatos, mas não apoio mentirosos”, afirmou Ezequiel Barbosa, que cruzou com o pessoal que aguardava a chegada da chapa petista no aeroporto, quando se dirigia ao sepultamento de uma criança no cemitério. “Não tenho nenhum vínculo com a turma do PT. Não autorizei o uso de meu nome em nenhum palanque petista”.

Destacando que apoia Paulo Souto para governador, Geddel ao Senado e Aécio, presidente, Ezequiel rechaça qualquer tentativa desonesta de associar seu nome a outros candidatos. “Se o pessoal do PT e seus aliados não têm prestígio em Correntina, não vai ser com o meu nome que vai adquirir”, assinalou o tucano.
 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 17h43m
VALMIR DIZ QUE CONCESSÕES PARA POLÍTICOS DEVERIAM SER PROIBIDAS


O caso envolvendo a TV Oeste, que retransmite a Rede Globo, e que passou ao menos 24h com a imagem congelada do candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), foi repercutido pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), durante agenda no extremo sul da Bahia. A TV Bahia já se pronunciou e alegou “falha técnica do equipamento receptor de satélite instalado na cidade de Bom Jesus da Lapa”.

Para Valmir, “essa é uma situação muito grave e extremamente delicada. O fato é que a TV Bahia, pertencer à família Magalhães, do atual prefeito de Salvador, e estamos em plena campanha eleitoral. Isso é mais um exemplo que nos dá certeza de que as concessões de rádio e TV para políticos, em todo o Brasil, devem ser proibidas”, afirma o parlamentar.

O democrata Paulo Souto tem o apoio irrestrito do gestor da capital ACM Neto (DEM), e a família Magalhães é sócia majoritária da Rede Bahia, que coordena a TV Oeste. Segundo informações, o candidato ao governo Rui Costa (PT) deve entrar com representação na Justiça Eleitoral contra o caso.
 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 17h14m
HAMILTON ASSIS CRITICA PROPOSTAS DE GEDDEL E OTTO ALENCAR


Hamilton Assis, candidato ao Senado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), qualificou as propostas apresentas nos horários eleitorais pelos candidatos Geddel Vieira Lima e Otto Alencar apresentando modificações para redução da maioridade penal como ataques aos direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Ambos apresentam propostas idênticas em relação ao ataque a direitos conquistados. Atingem os mais fracos, as crianças e adolescentes, e fingem não ver que no Brasil a violência está profundamente ligada à desigualdade social, ao racismo institucional, à exclusão social, à impunidade e a falhas na educação familiar e escolar. Nesse sentido, os adolescentes figuram mais como vitimas do que causadores da violência".

Presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente, o vereador Hilton Coelho (PSOL) afirma de forma incisiva que "somos absolutamente contra a redução da maioridade penal, bem como a qualquer proposta de aumento no prazo de internação. Essas medidas exploram o clamor popular estimulado por programas sensacionalistas e noticiosos conservadores. Não solucionarão o problema da violência no Brasil e na Bahia em especial. O que falta, na verdade, é vontade política e mesmo compromisso social dos governantes que não assumem seu papel. Julgamos necessário discutir a ampliação da garantia de direitos assegurados como a aprovação do Estatuto da Juventude, efetivo cumprimento das medidas previstas no ECA e a implementação efetiva do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo), disse".
 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 15h29m
VEREADOR SOLICITA NOVA ESTAÇÃO DO SALVADOR VAI DE BIKE
 

O vereador Euvaldo Jorge (PP), participou ao lado do governador Jaques Wagner, da entrega de mais uma obra de mobilidade urbana na capital baiana. Trata-se da duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, que liga as Avenidas Octávio Mangabeira (orla marítima) e Luiz Viana Filho (Paralela), no bairro de Pituaçu. Na ocasião, o edil informou que já solicitou a instalação na Avenida Pinto de Aguiar de uma estação do Salvador vai de Bike, projeto de sustentabilidade da Prefeitura.
 
Presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara, Euvaldo Jorge comemorou mais um investimento de grande porte para melhorar a fluidez do tráfego na cidade, uma vez que a obra contribuirá para otimizará o trânsito na própria região que tem um grande volume de condomínios residenciais, comercio, faculdade e o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), bem como na Paralela, principalmente em horários de pico. 
 
“É com muito esforço que buscamos para nossa população as melhorias necessárias para facilitar o seu dia a dia. Investimentos como esses, só são possíveis quando se tem um trabalho sério e comprometido com as causa do povo, da cidade e sobretudo na busca da melhoria de vida de quem mora aqui”, declarou Euvaldo Jorge.
 
Para o vereador, as bicicletas estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, caracterizando-se com uma solução de transporte de pequeno percurso, facilitando o deslocamento de pessoas nos centros urbanos, além de contribuir para incentivar a adoção de hábitos saudáveis de vida, como a atividade física. "Tenho certeza de que o prefeito ACM Neto estará de acordo, deixando essa obra ainda mais útil para a população", concluiu.


 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 12h52m
REEQUILIBRAR FINANÇAS E RETOMAR INVESTIMENTOS, É O QUE GARANTE SOUTO


“A capacidade de investimento do estado com recursos diminuiu dramaticamente no atual governo, chegando a ficar negativa, por causa do desvio para pagamento de despesas de custeio”, denunciou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao responder que fará esforços para reequilibrar as finanças públicas e retomar os investimentos em infraestrutura na Bahia.

Paulo Souto garantiu que o reequilíbrio do caixa do estado não afetará as conquistas dos servidores públicos, mas com a elevação da qualidade dos gastos. “Vamos cortar as despesas desnecessárias, realizar operações de crédito e buscar recursos no governo federal para recuperar a capacidade de investimento da Bahia”, afirmou.

O setor portuário foi apontado por Souto como um dos que sofrem com a dificuldades de infraestrutura do estado. “Nossos portos estão em situação dramática, perdendo cargas para outros, como o de Suape, em Pernambuco. Também vamos investir em novas rodovias de interligação regional”.

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 12h28m
ELIANA CALMON CONDENA FATOR QUE AUMENTA TEMPO PARA APOSENTADORIA


A candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB), deu início ontem a uma maratona de carreatas e comícios pelo interior da Bahia, a exemplo de Porto Seguro, Eunapólis e Ilhéus.

A ex-ministra do STJ criticou os adversários por conta do Fator Previdenciário, “uma forma injusta e imprevisível de determinar a sua aposentadoria”.

“Geddel foi o deputado que mais votou pela aprovação do projeto. Otto até diz que é contra, mas Dilma, que prometeu rever o projeto durante as manifestações de 2013, agora diz que é a favor de mantê-lo como está”, disse, garantindo que, ao lado de Marina Silva (PSB), irá lutar pelo fim do sistema, “garantindo uma aposentadoria justa para todos os baianos”.

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 11h38m
PAULO SOUTO DEFENDE AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO DURANTE DEBATE


 

O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia” defendeu medidas para melhorar a vida da população sertaneja, em debate na Rádio Sociedade, na manhã desta sexta-feira (19). “É importante criar um sistema produtivo compatível com as condições do nosso sertão, dando assistência técnica aos produtores. Isso será fundamental para melhorar as condições de vida no semiárido baiano”, afirmou, lembrando que, em seu governo, regularizou cerca de 80 mil propriedades de pequenos produtores.

O democrata destacou os programas criados em sua administração, destinados à população do semiárido, e que foram abandonados na atual gestão petista. “Fiz o Cabra Forte e um projeto para a região do sisal, que melhoraram muito a renda dos pequenos produtores daqueles municípios. Mas, simplesmente, eles foram interrompidos pelo PT”, disse.

“Se você for à região do sisal, vai perceber a importância que teve a construção de inúmeras barragens, proporcionando o abastecimento de água, inclusive nessa seca, nos últimos três anos. Se não fossem elas, a nossa situação seria muito mais dramática”, assinalou o candidato da coligação “Unidos pela Bahia”.

No debate, Souto lamentou ainda o fechamento de indústrias atraídas à Bahia quando foi governador. “A população do semiárido está perdendo emprego. É preciso ter uma política mais agressiva em relação a investimentos”, afirmou o democrata.

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 10h45m
ALIADOS DE RUI COSTA IRONIZAM IBOPE E COMEMORAM VITÓRIA NA JUSTIÇA ELEITORAL


O candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, arrastou uma multidão, na tarde de ontem, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, mesmo com a chuva. Na caminhada, os comentários entre seus aliados políticos eram de que as pesquisas do Ibope, que demonstram uma vitória do democrata Paulo Souto, não correspondem ao que tem sido visto nas ruas com a presença do apadrinhado de Jaques Wagner.

No twitter “Bahia Muda Mais”, da coligação petista, a ironia é clara: “Parece que mais uma vez o Ibope errou, hein? Só recebemos sorrisos de apoio aqui pela Fazenda Grande”. Tanto os petistas quanto a equipe de campanha também comemoravam, na caminhada, as três vitórias garantidas ao candidato pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

O tribunal concedeu direito de resposta de Rui no programa eleitoral de rádio e TV do adversário Paulo Souto (DEM) por considerar que o petista foi agredido injustamente ao ser apontado pelos democratas como um dos parlamentares mais faltosos no Congresso Nacional.

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 09h26m
PAULO SOUTO APRESENTA PROPOSTA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE


O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, destacou a necessidade de reconquista da relação de confiança entre o governo e as polícias, ao ser perguntado sobre a questão da segurança pública no primeiro bloco do debate da Rádio Sociedade da Bahia, nesta manhã de sexta-feira (19).
 
Observando que a violência durante o governo do PT atingiu todo o estado, chegando até a zona rural, onde as pessoas não tem mais tranquilidade para dormir em suas roças e fazendas, Paulo Souto propôs ainda para solucionar o problema da segurança pública a maior integração das polícias civil e militar por meio de forças-tarefas ou grupos especiais para combater o tráfico de drogas, grupos de extermínio e assaltos a banco.
 
“Além disso, pretendemos aumentar e distribuir melhor o contingente policial, bem como investir em inteligência e tecnologia, adotando ainda medidas preventivas como intervenções urbanísticas para facilitar a ação do estado em áreas que hoje são dominadas pelo crime organizado”, disse Souto, acrescentando ainda que vai implantar escolas em tempo integral para os jovens.

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 08h36m
OTTO ALENCAR DUVIDA DAS PESQUISAS ELEITORAIS


Otto Alencar, candidato ao Senado Federal pelo PSD, disse ontem, na cidade de Jacobina, que muitas das pesquisas eleitorais divulgadas até agora não correspondem à realidade.

O postulante citou as pesquisas das eleições passadas, que apontavam a derrota do atual governador Jaques Wagner (PT). “Walter Pinheiro estava em terceiro lugar, mas ganhou de César Borges com mais de um milhão de votos. Não sei se o Ibope erra por má fé ou por não conhecer o perfil do eleitorado”, disse.

Alencar declarou ainda que, se eleito, lutará pela reforma do Código Penal, que “favorece o criminoso e prejudica o cidadão”. “Tive uma aluna na Ufba que foi sequestrada em um shopping, estuprada e morta. O criminoso já tinha feito atos iguais, foi condenado a 30 anos, mas começou a sair. Foi o quinto crime dele por conta dos benefícios da lei. Eu pergunto: qual o governador, no Brasil, pode garantir a segurança com o bandido entrando pela porta da frente da cadeia e saindo pela porta do fundo?”, questionou.

O candidato também defendeu outras reformas, como tributária e política. “Cerca de 72% dos impostos arrecadados ficam para o governo federal, mas tudo acontece nos estados. Uma série de programas criados pelo governo e o dinheiro não vem. A legislação precisa ser reformada urgentemente”, observou.

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 07h35m
WAGNER DIZ QUE SISTEMA POLÍTICO NO PAÍS ESTÁ LEVANDO


O governador da Bahia, Jaques Wagner, defendeu, nesta quinta-feira (18/9), uma reforma política no País que elimine os atuais problemas causados pelo crescente custo das campanhas eleitorais. "Ou, então, vamos todos para o ralo."

Depois de saudar os 4.500 lojistas de todo o País presentes na 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Costa de Sauípe, Litoral Norte da Bahia, a 70 quilômetros de Salvador, Wagner conversou com os jornalistas, quando comparou o atual sistema eleitoral a uma máquina de moer carne. "Só que ela é uma máquina de moer carne boa; deixa os ossos." Ele comparou a atual situação à do tempo do Império, em que os candidatos precisavam provar ter vastos recursos financeiros para terem o direito de se candidatar.

Jaques Wagner rebateu acusações da administração municipal de que desconhece o subúrbio de Salvador e, por causa disso, tem dificuldades em ver as obras da Prefeitura nesses locais.

O governador lembrou ter morado no subúrbio ("coisa que o prefeito nunca fez") e que foi empregado também no subúrbio ("o prefeito nunca teve a carteira assinada, teve a sorte de nascer em família de posses"). E disse desconhecer qualquer obra estruturante feita em Salvador pela atual gestão. "O que o prefeito fez foi pintar de branco os postes azuis deixados por João Henrique; asfaltar a cidade, o que é bom; e construir um calçadão na Barra"). (TB)

 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 07h17m
EUNÁPOLIS RECEBE ELIANA CALMON COM FESTA
 
 
Eliana Calmon, candidata ao senado federal pelo PSB, visitou a cidade de Eunápolis nesta quinta-feira [18.09]. O município localizado às margens da BR-101conta com uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, ocupando a 16ª posição como cidade mais populosa do Estado. Entrevistas em rádios locais,caminhadas e encontros com militantes do partido fazem parte da programação da visita da candidata ao município.
 
Eliana Calmon é ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também ocupou o cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A magistrada é conhecida pela luta contra a corrupção dentro dos órgãos federais, chegando a investigar irregularidades nos tribunais.


 

...........................................................................................................................................................................

19/09/ - 07h11m
SOUTO VAI REFORMAR GINÁSIO DE ESPORTES E REQUALIFICAR HOSPITAL DE IPIAÚ


O candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, garantiu concluir a reforma do ginásio de esportes de Ipiaú, abandonada pelo governo do PT, e requalificar o hospital municipal. “É o governo da promessa. Em Salvador, até hoje eles não construíram o ginásio de esportes nem a piscina olímpica, que prometeram. Mas, se eu for eleito, Ipiaú terá seu ginásio de esportes e um hospital em condições de atender a população com dignidade”, afirmou Souto, em comício na cidade, na noite desta quinta-feira (18), depois de visitas a Jitaúna e Ibirataia.
 
O prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo(PMDB), foi o porta-voz das reivindicações da população, que recepcionou Paulo Souto e os companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), com grande entusiasmo, portando nas mãos cartazes de apoio aos oposicionistas. Araújo reclamou da gestão petista que deixou de lado a reforma do ginásio de esportes Clériston Andrade, e também não se preocupou com a saúde dos pacientes do hospital do município, que precisam ser deslocados a outras cidades próximas por falta de estrutura local.
 
“O caos na saúde do estado é generalizado. É na capital e no interior. Hoje onde que seja o lugar, o povo baiano sofre por falta de assistência e, o pior, muitas gente vai a óbito porque não tem atendimento. Vamos acabar com essa desumanidade do governo do PT”, afirmou Paulo Souto com aprovação do candidatos Sandro Régis e Leur Jr, candidatos a deputado federal, Lúcio Vieira Lima, a federal, além de vereadores e lideranças locais e regionais.
 
O candidato a governador ressaltou o descaso do governo petista com os hospitais municipais. ”O PT não deu apoio aos hospitais municipais, o que resultou na superlotação dos hospitais estaduais. Mas vamos mudar este cenário e o hospital de Ipiaú vai ser um exemplo dos novos tempos que a Bahia viverá a partir de primeiro de janeiro do ano que vem, com a minha eleição para o governo e a de Geddel para o Senado”, disse Paulo Souto.

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 17h26m
ACM NETO DIZ QUE “A VIRADA DE AÉCIO JÁ COMEÇOU”


O prefeito de Salvador, ACM Neto, acredita que a visita do presidenciável Aécio Neves à cidade de Itabuna, nesta quinta-feira (18), marca o início de um novo momento na campanha do candidato. “Itabuna e a Bahia mandam hoje um recado para todo o Brasil: a virada já começou”, afirmou, ressaltando a tradição de luta e resistência dos itabuneneses.

“O povo daqui, nos momentos mais importantes da Bahia e do Brasil, se posicionou com coragem e firmeza”, completou, ao lado dos postulantes a governador, Paulo Souto, a vice, Joaci Góes, e ao Senado, Geddel Vieira Lima. Para o prefeito de Salvador, a mensagem dada pelos baianos que tomaram conta das ruas de Itabuna para ver a passagem de Aécio Neves foi clara. “O Brasil quer decência, um governo sério, mais justiça para o Nordeste e um presidente que olhe com carinho e atenção para a Bahia e para Itabuna”, sentenciou.

O clamor popular por mudança, segundo ACM Neto, é evidente em Itabuna, importante cidade de uma região que já liderou o crescimento econômico da Bahia. “O que se vê é um povo que tem esperança no futuro e não acredita mais nas promessas e mentiras do PT. Os itabunenses vieram aqui para dizer que, no dia 5 de outubro, votarão em Aécio Neves para presidente da República”.

De acordo com o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, Aécio Neves demonstrou estar empenhado para estimular o desenvolvimento da região ao lançar o Nordeste Forte. “Aécio focalizou o problema nordestino de uma forma diferente, criando um programa integrado, de longo prazo, para dar condições de sustentabilidade ao desenvolvimento da região Nordeste”, explicou Souto.

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 16h33m
WAGNER QUER SUCATEAR AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, DIZ HILTON COELHO


O vereador Hilton Coelho (PSOL), membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador, afirmou hoje (18) que o governador Jaques Wagner tem uma política deliberada de enfraquecer as universidades estaduais através da contínua redução no orçamento dos recursos para investimento e custeio.

"Só podemos acreditar que há uma política deliberada de enfraquecer e mesmo sucatear as universidades estaduais. Manifestamos nossa irrestrita solidariedade e apoio às mobilizações dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)", disse.

"Chamamos a opinião pública a apoiar o movimento não apenas dos docentes, mas de toda a sociedade, em defesa das universidades. Além do descaso patente, constatamos o desrespeito aos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções, progressões e alteração no regime de trabalho. É mais do que necessário o mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para a sobrevivência das universidades e ampliação do quadro de vagas imediatamente. Por que o governador Wagner não encaminha à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) que altere a atual legislação que vincula a quantidade de vagas às classes previstas na carreira do magistério superior? Por que se amplia tanto o estrangulamento do quadro de vagas, que implica em muitas turmas sem professor e aumentam-se os contratos de professores substitutos precarizados e a sobrecarga de trabalho para os docentes?", questionou Hilton.

O socialista afirma que a situação das universidades é grave e exige uma ação imediata. "O governador deve sair dos palanques eleitorais e administrar. Continua sendo o governador até o dia 31 de dezembro e não um cabo, ou melhor, um soldado eleitoral. Enquanto o mundo da propaganda diz que vivemos no melhor dos mundos na educação na Bahia, nas universidades faltam professores, salas e infraestrutura", ressaltou.



 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 15h29m
TRE/BA CONSIDERA QUE RUI COSTA FOI INJUSTAMENTE AGREDIDO


O direito de resposta concedido pelo TRE/BA, que garantiu ao candidato Rui Costa ocupar espaço durante o programa eleitoral de rádio e TV da oposição, foi ao ar na noite dessa quarta-feira (17). O tribunal considerou que Rui foi injustamente agredido quando o DEM o colocou entre os parlamentares mais faltosos do Congresso Nacional.

A Justiça entendeu também que o governo do PT não teve responsabilidade pelo fechamento do Hospital Espanhol, como dito pela propaganda da oposição. O vídeo com afirmação do ex-governador contraposta com a de moradores afirmando não reconhecer que os hospitais de Alagoinhas e Ribeiro da Pombal foram construídos pelo ex-governador, no entendimento do TRE, não configura violação, apenas crítica política salutar à disputa.

A coligação Mais Mudanças, Novas Conquistas, que reúne os candidatos a Deputado Federal que apoiam Rui Costa, conseguiu direito de resposta de um minuto na propaganda da chapa Unidos Por Uma Bahia Melhor, do DEM, que atribuiu ao governo do PT a responsabilidade pela falência e fechamento do Hospital Espanhol. O TRE entendeu, por maioria, com voto de desempate do Presidente da Corte, Desembargador Lourival Almeida Trindade, que houve violação ao artigo 58 da Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. 

A interpretação foi que a declaração não tratou de crítica política, mas sim de atribuição ao Governo do Estado de fato sabidamente inverídico, já que o Hospital Espanhol (Real Social Espanhola) é um ente privado, ainda que receba verba pública.

Outra decisão favorável à coligação de Rui Costa (PT) garante o direito de exibir as imagens de Paulo Souto (DEM) na propaganda eleitoral de TV, que afirma que a construção de um hospital em Ribeira do Pombal (BA) não foi de autoria do concorrente. Em representação no TRE-BA, a coligação do Democratas, argumentando preservação do direito à imagem, contestou a propaganda, pedindo a retirada das imagens do ex-governador , que teria sido ridicularizado.

Segundo informação do TRE, o vídeo chegou a ser exibido para nova análise durante a sessão de julgamento dessa quarta-feira (18). Ao apreciar o recurso interposto pelo grupo do PT, o TRE-BA concluiu, a partir do ponto de vista trazido pelo Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, que o uso da imagem de Paulo Souto no programa eleitoral do adversário não configurou violação, tratando-se apenas de crítica política e de informações de esclarecimento do eleitorado, sendo, portanto, salutar à disputa política.
 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 14h51m
PAULO SOUTO E ACM NETO APOSTAM EM AÉCIO NO 2º TURNO


Confiante na ida de Aécio Neves para o segundo turno da disputa presidencial, o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, destacou o interesse e a atenção demonstrados na campanha tucana pela Região Nordeste.

“Aécio é o único candidato que, até agora, apresentou um plano completo e consistente para a nossa região”, disse Souto, ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), e do prefeito ACM Neto, no final da manhã desta quinta-feira, em Itabuna.

Segundo Souto, Aécio propõe programas que se desdobram na área social, no desenvolvimento econômico, na criação de oportunidades de trabalho e na profissionalização dos jovens. “Eu tenho certeza que a Bahia e o Nordeste vão colocar Aécio no segundo turno nesta reta final”, disse com aprovação da chapa e do prefeito ACM Neto.

Durante a caminhada no centro da cidade, Aécio Neves reafirmou o compromisso de trabalhar com o prefeito ACM Neto e o “futuro” governador Paulo Souto na construção de uma grande parceria pelo fortalecimento dos municípios e dos estados brasileiros.

“Mas, principalmente, vamos realizar uma gestão eficiente, para que nós tenhamos uma política de saúde mais próxima das pessoas e uma política nacional de segurança, que não existe hoje. A segurança neste governo do PT é tratada de uma forma irresponsável”, assinalou Aécio.

Participavam também da comitiva baiana que acompanhou o presidenciável tucano na caminhada, os candidatos José Carlos Aleluia, Cláudio Taboada, Jutahy Jr. e Antonio Imbassahy, a deputado federal, além dos estaduais Fábio Souto, Augusto Castro, Capitão Azevedo e Coronel Santana.
 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 14h37m
DEPUTADO QUER IMAGEM DE RUI COLADA COM AS DE DILMA, LULA E WAGNER


A agenda que a presidente Dilma Rousseff (PT) fará na Bahia na próxima semana é o foco de muitos políticos do PT e da base aliada. Tanto que as estratégias para esse período já estão sendo orquestradas em diferentes alas dos partidos.

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que busca a reeleição, por exemplo, voltou a creditar novas ações da Bahia aos dois postulantes petistas: Rui Costa (governador) e Dilma (presidente). O parlamentar, citando o governador Jaques Wagner (PT), que entregou nesta quinta-feira (18), as obras de duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, na capital baiana, disse que o governo segue mudando a Bahia.

“É por essas e tantas outras ações que queremos a imagem de Rui colada com a de Dilma, Lula e Wagner neste período final da campanha. Faltam agora 17 dias para o pleito e temos que levar as informações do que conquistamos neste período de gestões para o conhecimento da população”, afirma Assunção.

Para o deputado baiano, a vinda de Dilma também vai ajudar na virada iniciada por Rui Costa contra a oposição nas próximas pesquisas eleitorais. “Se Rui ainda não passou o opositor é por questão de tempo, e nessas novas pesquisas, mesmo as encomendadas por eles, já acredito que estará empatado ou, no mínimo, com diferença dentro da margem de erro. Isso acontece por conta da população já ter notado que o melhor para a Bahia e para o Brasil é manter o projeto iniciado por Lula, dando voz e vez à população mais vulnerável, elevando a qualidade de vida, trazendo mais universidades, escolas técnicas, e por transformação geral da vida de milhões de brasileiros”, disse Valmir.
 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 12h52m
NETO DIZ QUE FALTA AO GOVERNADOR VER AS OBRAS DA PREFEITURA NO SUBÚRBIO


A contenda entre o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador Jaques Wagner (PT), parece não ter hora para terminar. Os dois, que antes viviam em um ambiente harmonioso, se transformaram em críticos ferrenhos um do outro, principalmente quando a disputa pelo Palácio de Ondina se acirrou.

O democrata, em entrevista à Rádio Metrópole ontem, partiu para cima do petista e alegou que o chefe do Executivo baiano desconhece as obras da prefeitura na cidade.

“Com seu helicóptero, ele [Jaques Wagner] não anda pelo subúrbio, pela periferia e por isso não vê o volume de obras que está sendo realizado pela prefeitura. Não tenho nenhum problema de reconhecer, mas a iluminação, o asfalto e o paisagismo da Paralela são obras da prefeitura”, afirmou.

Outro ponto abordado por Neto foi finanças e carnaval. O democrata lembrou das cifras solicitadas ao governo voltadas para captação de recursos para tocar obras na cidade, negadas pelo Desenbahia e acusou a Bahiatursa e Petrobras de estarem devendo repasse de verba acertadas  para custear a folia momesca.

“Em um ano eu ajustei as contas do município. Ano passado fizemos um projeto na câmara para que governo do Estado financiasse, ou melhor, emprestasse R$ 50 milhões. A Desenbahia mandou uma carta negando o financiamento. Ou seja, não houve nenhum centavo do governo federal e do estado” disse.

“Vou aproveitar e pedir para que o governo pague o que está nos devendo, que é a sua cota de patrocínio do carnaval. A Petrobras também está nos devendo. A Bahiatursa e a Petrobras estão devendo. Além de não colocar nenhum um centavo, ainda deve”, completou. (TB)

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 12h12m
RUI GARANTE FAZER UNIDADE DE ONCOLOGIA EM CAETITÉ
 
 
Em Caetité, onde foi o deputado federal mais votado nas últimas eleições, Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, informou que o Ministério da Saúde já aprovou o projeto de implantação de uma unidade de tratamento de câncer no município, equipamento que irá ajudar muito à população de toda a região do sudoeste baiano. A implantação da unidade de oncologia integra a proposta de Rui, de criar uma rede integrada de saúde, aproximando o atendimento médico especializado da população do interior, “evitando assim, que os pacientes e suas famílias precisem fazem grandes deslocamentos, principalmente para Salvador”.

Com a praça inteiramente lotada, Rui, Otto Alencar, candidato a senador, e João Leão, candidato a vice-governador, foram os principais oradores do comício que encerrou, na noite da quarta-feira (17), a série de carreatas e visitas a municípios do sudoeste, que incluiu as cidades de Malhada de Pedras, Brumado, Ibitira (distrito de Rio do Antônio) e Ibiassucê. Terra natal do educador Anísio Teixeira, Caetité ouviu de Rui que um de seus compromissos com a cidade é lutar pela criação da Universidade Federal da Serra Geral. “A Bahia levou 200 anos com uma só universidade federal (a Ufba), mas com o governador Jaques Wagner passou a ter seis. E nós queremos mais e a juventude de Caetité, Guanambi e toda região merece a Universidade da Serra Geral”.

Otto Alencar, que é um profundo conhecedor das necessidades dos municípios, defendeu que as prefeituras precisam ter mais recursos para aumentar a capacidade de oferecer serviços públicos de qualidade. E garantiu que esta será uma das prioridades de sua ação como senador pela Bahia: “Vou lutar pelas reformas que vão garantir mais repasses para as prefeituras”.


 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 11h30m
SAIBA COMO UTILIZAR A URNA ELETRÔNICA CASO AINDA NÃO TENHA VOTADO


No dia 5 de outubro, eleitores de todo o país deverão comparecer aos seus locais de votação, das 8h às 17h, para votar em candidatos aos cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Usando o teclado da urna, é só digitar o número do candidato escolhido. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde Confirma.

Para lembrar os números dos candidatos, o eleitor pode levar à cabine de votação uma “cola” eleitoral. Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato, aperte a tecla laranja - Corrige - e repita a operação. Para votar em branco, basta apertar as teclas Branco e Confirma. O voto será nulo se você digitar e confirmar um número de candidato ou de partido que não exista.

Ao fim da votação para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais forte e prolongado e aparecerá na tela a palavra Fim. Vale lembrar que uma das novidades das eleições deste ano é que municípios com mais de 200 mil eleitores poderão receber voto em trânsito de cidadãos que estarão fora de seus domicílios eleitorais no primeiro e segundo turnos das eleições e fazem questão de votar. Nesse caso, eles poderão votar apenas para o cargo de presidente da República. No primeiro turno, 84.418 eleitores pediram autorização para voto em trânsito, a maioria do estado de São Paulo.

Saiba a ordem de votação no dia das eleições:

Deputado estadual ou distrital (para votar em um candidato, é preciso teclar cinco dígitos na urna)
Deputado federal (devem ser digitados quatro dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 10h52m
LÍDICE CONVOCA BAIANOS PARA COMÍCIO DE MARINA EM CAJAZEIRAS NESTE SÁBADO


A candidata à Presidência da República Marina Silva, do PSB, participará de comício no bairro de Cajazeiras, em Salvador, no próximo sábado (20). A informação foi confirmada pela candidata do partido a governadora da Bahia, Lidice da Mata, em entrevista à TV Bahia, nesta quarta-feira (17). “Vamos ter Marina Silva em Salvador no sábado, e eu convido a todos para o grande comício em Cajazeiras”, disse.

O comício está previsto para começar às 18h, mas o local do palanque ainda está indefinido, embora o mais provável é que seja o campo da Pronaica. Pela tarde, Marina se encontrará com lideranças do movimento negro no Pelourinho.

“Marina vem como se fosse um tsunami, uma onda gigantesca que recai sobre as eleições no Brasil. Ela não tem a ver com os movimentos tradicionais de eleições regionais, mas no momento em que vem para a Bahia e reafirma a identidade de nossos projetos, o povo começa a entender que representamos a melhor alternativa de mudança na Bahia”, afirmou Lídice, após a entrevista.

Na sabatina na TV Bahia, a candidata avaliou o resultado da última pesquisa Ibope, que revela pouca convicção de voto dos eleitores que optaram pelos seus adversários, bem como um índice de 22% de eleitores que ainda não se decidiram ou que disseram pretender votar em branco.

“Muita coisa ainda pode acontecer. Há uma certa frustração com o ambiente político, o eleitor está rejeitando a política. As mulheres, por exemplo, demoram mais a tomar posição política, embora admirem quem rompe o caminho que lhe é tradicional”, disse.

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 10h01m
AÉCIO DESTACA IBOPE E DIZ QUE 'JOGO ESTÁ APERTADO'


O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, explorou no horário eleitoral do rádio da manhã desta quinta-feira, 18, o resultado da última pesquisa Ibope, que apontou queda e oscilação negativa das adversárias Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) e a alta do tucano. Até o fim de agosto, Aécio ocupava o segundo lugar isolado nas sondagens, mas caiu para terceiro depois da entrada de Marina na disputa.

"O (resultado) mostra que o jogo está apertado", disse o locutor do programa eleitoral do PSDB. Os narradores destacaram o fato de Aécio ter sido "o único que subiu" e a redução da vantagem de Dilma sobre ele em um eventual segundo turno. O programa ainda utilizou um canto, tradicionalmente usado por torcidas de futebol em estádios, dizendo que "o campeão voltou".

Na pesquisa divulgada nessa terça, 16, Aécio subiu quatro pontos porcentuais, de 15% para 19%, enquanto Dilma caiu de 39% para 36%. Marina oscilou de 31% para 30% e sua vantagem em relação ao terceiro colocado diminuiu de 16 para 11 pontos.

Em seguida, Aécio falou das dificuldades de se implantar projetos no governo federal. Sem citar o nome de Marina Silva, candidata frequentemente atacada sob o argumento não ter força política, Aécio disse que o mundo político é duro, "até cruel". O tucano disse ainda que "no governo, ou você comanda ou é comandado". "Sonhar, todo mundo sonha. Agora quero ver mudar as coisas de verdade", disse Aécio.

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 09h30m
DILMA MANTÉM TÁTICA DE 'DESCONSTRUIR' MARINA


A 17 dias da eleição, a campanha da presidente Dilma Rousseff vai ampliar a ofensiva para disseminar o medo contra a candidata do PSB, Marina Silva. No diagnóstico do PT, a estratégia de “desconstrução” de Marina não só está surtindo efeito como deve ser reforçada para desgastar a adversária. O objetivo dos petistas é colar em Marina o carimbo de “despreparada” para governar.

Reunidos nesta quarta-feira em Brasília, coordenadores da campanha de Dilma demonstraram alívio com a atuação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, que ficou em silêncio na CPI e repetiu 18 vezes que não tinha nada a declarar. Em depoimentos à Polícia Federal e ao Ministério Público, Costa acusou pelo menos 32 políticos -- incluindo na lista partidos da base aliada, como o PT e o PMDB - de participação em um esquema de desvio de dinheiro na estatal.

Além do “nada a declarar” de Paulo Roberto Costa, a campanha petista também comemorou na quarta-feira a aprovação, por eleitores, do novo personagem “Pessimildo” - boneco mal humorado que ironiza as previsões negativas sobre o desempenho do governo, no horário político de TV.

Embora a pesquisa Ibope de terça-feira tenha indicado que a vantagem de Dilma em relação a Marina diminuiu de 8 para 6 pontos, os “trackings” encomendados pelo marqueteiro João Santana mostram cenário mais favorável à presidente. Pelos últimos levantamentos em poder do Palácio do Planalto e do PT, a diferença entre as duas está agora em dez pontos. Mesmo a pesquisa do PT, porém, mostra Dilma e Marina empatadas em eventual segundo turno.

A estratégia do partido para os últimos dias de disputa consiste em intensificar a campanha de Dilma em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O receio dos petistas é que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) seja reeleito no primeiro turno, situação que prejudicaria ainda mais a campanha de Dilma. O último comício da presidente deve ser realizado em São Paulo, no dia 30. Além da prioridade a São Paulo, Dilma também tentará ampliar a vantagem em Minas Gerais, onde o candidato do PSDB, Aécio Neves, está crescendo. Na reta final ela ainda irá ao Rio, à Bahia, ao Rio Grande do Sul e a Pernambuco. (Estadão)

 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 09h00m
ELIANA CALMON FALA A UNIVERSITÁRIOS DE SALVADOR
 

 
O auditório da Faculdade Dom Pedro II ficou lotado para a palestra ministrada pela jurista, Eliana Calmon, candidata ao senado pela Bahia. Cerca de 200 pessoas participaram do evento e ouviram as opiniões da candidata sobre ética e corrupção. 
 
A cada dia que passa, as palestras de Eliana Calmon atraem mais participantes. Ela tratou de temas de interesse coletivo, a exemplo de desvio de verba de cofres públicos,  participação e responsabilidades de funcionários públicos ,  participação dos cidadãos no combate à fraudes, etc.

Com longo e elogiado currículo, Calmon já percorreu centenas de municípios baianos e por onde passa é recebida por setores importantes e representativos da sociedade. São professores, advogados, políticos, servidores públicos. Milhares de pessoas já ouviram a voz da Bahia. 


 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 08h26m
PT DIZ QUE NETO DEVE DESCULPAS A PETROBRÁS
 

 
Para Edson Valadares, presidente do PT de Salvador, pegou mal poucas horas depois do prefeito de Salvador acusar a Petrobrás de devedora de recursos do patrocínio do último carnaval, ter sido desmentido pela gerencia de comunicação na Bahia que rebateu a denuncia provando já ter repassado 70% dos 7 milhões acertados e que o restante ainda não foi pago porque o município não cumpriu suas contrapartidas no contrato, o que foi reconhecido pelo próprio, Secretário de Desenvolvimento. “Na afobação de querer acusar o governo do PT ACM Neto falou bobagem e teve de pagar este mico. Tudo por causa do desespero que bateu na turma do atraso ao ver a candidatura de Rui Costa bem próxima da virada eleitoral”, comentou.
 
“Ele agiu com ingratidão. Deveria agradecer a Petrobrás que tem sido uma grande parceira de Salvador e por ter feito neste carnaval o maior aporte financeiro dos últimos 10 anos para assegurar a realização da maior festa popular do mundo. O prefeito deveria se desculpar com a estatal, afinal humildade é uma virtude que ele deve praticar, ponderou o presidente da legenda na capital.   


 

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 07h45m
LÍDICE DEFENDE PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO PARA CASAS DESAPROPRIADAS PELA CONDER


A candidata a governadora Lídice da Mata, do PSB, assegurou que em seu governo as desapropriações de imóveis para construção de obras públicas terão pagamento de indenização justo. Durante caminhada, nesta quarta-feira ((17), no bairro da Boa Vista de São Caetano, em Salvador, Lídice conversou com moradores sobre o drama de 182 famílias cujas casas serão desapropriadas para a obra do Metrô.
 
“A questão é que o governo só pagará a indenização para quem tem escritura do terreno. A absoluta maioria das pessoas que terão as casas desapropriadas, entretanto, mora lá há 40 anos, paga IPTU, mas nunca teve a regularização fundiária, ou seja, não têm a escritura dpp terreno”, explicou Lídice.
 
Ela ouviu dos moradores que nos casos dos imóveis que não possuem escritura, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) propôs pagar somente pela área construída, o que tornará, nestes casos, a indenização muito inferior ao valor real do imóvel.
 
“Não é possível diferenciar aqueles que tiveram a propriedade da terra daqueles que vivem aqui há décadas em cima de pedaço de terra que eles conquistaram. Assim foi feita a cidade de Salvador. Diferenciar isso agora é desconhecer a história de nossa cidade”, afirmou Lídice.
 
Em conversa com os moradores, a candidata se comprometeu a resolver o problema quando eleita. “Em meu governo não vou permitir que ninguém que porventura precise ser removido por conta de um processo de desapropriação para obras do governo passe pelo sofrimento que é o medo de perder tudo aquilo que construiu na vida”, disse.
 
  

...........................................................................................................................................................................

18/09/ - 07h33m
SOUTO VAI CUMPRIR EM PAULO AFONSO PROMESSA NÃO FEITA PELO PT


“O governo do PT prometeu e, pra variar, não cumpriu. Mas, se eleito, eu vou dotar de UTI o Hospital Nair Alves de Souza. Uma cidade do porte de Paulo Afonso não pode ficar sem Unidade de Tratamento Intensivo”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, garantindo que os paulo-afonsinos não vão mais precisar se deslocar a outras cidades para esse tipo de atendimento, durante comício na cidade, na noite de ontem (17).

Motivo da maioria das queixas na cidade, que também vive sob o terror da falta de segurança pública, a saúde teve destaque no discurso de Paulo Souto, que estava ao lado dos companheiros de chapa Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), e dos candidatos a deputado federal José Carlos Aleluia e estadual Luiz de Deus.

 “Eleito senador, Geddel vai nos ajudar em Brasília a obter os recursos necessários à implantação da UTI e a melhoria dos serviços de saúde na região, que, como em toda a Bahia, nunca foram tão ruins como agora sob a gestão petista”, disse Souto, voltando a reafirmar que muitas pessoas estão morrendo no estado por causa da falta de assistência à saúde.

 “Assim como a saúde, o governo do PT fracassou também nos outros dois serviços públicos essenciais à vida dos baianos: a segurança e a educação”, assinalou Paulo Souto, assumindo o compromisso de trabalhar para trazer de volta a tranquilidade ao estado, combatendo com eficiência a violência, e elevando a qualidade do ensino público, que hoje é um dos piores do Brasil.

 

...........................................................................................................................................................................

17/09/ - 17h59m
CANDIDATO A VICE DE MARINA AFIRMOU QUE NINGUÉM GOVERNA SEM O PMDB


Beto Albuquerque, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB), afirmou nesta quarta-feira que “ninguém governa sem o PMDB”.

Durante a campanha eleitoral, Marina tem assegurado que não fará alianças e nem governará com o que considera a velha política, integrada por políticos como o senador José Sarney (PMDB-AP), o deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). A ex-senadora vem dizendo que fará um governo de “coalizão programática” ao invés de uma coalizão “pragmática”.

"Ninguém governa sem o PMDB, mas não é preciso entregar o governo para ter governabilidade. Se queremos fazer a mudança, não podemos nos curvar nem achar que será fácil", disse Beto Albuquerque em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” nesta quarta-feira. O PMDB participa da base da presidente Dilma Rousseff assim como foi aliado dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Marina e seu vice vêm sendo questionados sobre como ficará a governabilidade em uma eventual gestão do PSB. As informações são do Valor.
 

...........................................................................................................................................................................

17/09/ - 15h34m
“LINHA AUXILIAR DO PT, UMA OVA”, DIZ LUCIANA GENRO A ÁECIO


Os candidatos Luciana Genro (Psol) e Aécio Neves (PSDB) protagonizaram o momento mais acalorado do debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com oito dos 11 presidenciáveis na noite dessa terça-feira (16).

Questionada pelo tucano sobre educação, Luciana deixou o assunto de lado e partiu para o ataque. A candidata do Psol lembrou denúncias de corrupção envolvendo o PSDB, como a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição e as privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso, além do mensalão mineiro. “O senhor falando do PT é o sujo falando do mal lavado”, disparou.

Ao responder, Aécio “saudou”, de maneira irônica, o retorno de Luciana Genro às origens petistas e a acusou de atuar como “linha auxiliar do PT”. “Com todo o respeito, linha auxiliar do PT, uma ova, candidato Aécio! Porque o PT aprendeu com o senhor, aprendeu com o seu partido”, rebateu a ex-deputada.

“O senhor é tão fanático das privatizações que consegue privatizar um aeroporto e entregar à família, tão fanático da corrupção que consegue construir um aeroporto para beneficiar sua família”, emendou Luciana, em alusão à pista construída pelo governo Aécio nas proximidades de uma fazenda de sua família no município de Cláudio (MG).

O tucano pediu direito de resposta e classificou como “irrelevantes”, “levianas” e “irresponsáveis” as acusações feitas pela candidata. “Política é isso, ter de ouvir impropérios irrelevantes de quem não tem propostas para o Brasil”, contra-atacou o senador.
 

...........................................................................................................................................................................



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3272 - 2960