COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - A ECONOMIA DO FORRÓ
ADARY OLIVEIRA - A PETROQUÍMICA E A ATRAÇÃO DE NOVOS INVESTIMENTOS
LUCAS LEAL - A SEMANA NA BOLSA DE VALORES - MAIS DO MESMO


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


CEZAR LEITE - VEREADOR PELO PSDB


SEU INVESTIMENTO
 


VAI VIAJAR DE ÚLTIMA HORA? VEJA COMO ECONOMIZAR NAS FÉRIAS DE JULHO




FRASE DO DIA
 


"Além de uma tradição cultural que precisa ser mantida e potencializada, o São João da Bahia também é uma atividade econômica para as cidades baianas. Acredito que o São João é para o interior, proporcionalmente, o que o Carnaval é para Salvador. Gera renda, atrai visitantes. As pessoas alugam suas casas, pousadas e hotéis ficam lotados e o comércio local é movimentado. Por isso é importante a participação do Estado para que as festas aconteçam",

Rui Costa(PT)
Governador da Bahia  









QUEM SOMOS
 
 ARMANDO AVENA
 
 
 
 
O portal Bahia Econômica é o maior portal de economia da Bahia, tendo como objetivo a divulgação das notícias mais importantes do estado, também abrange matérias nacionais e internacionais. Embora especializado em notícias econômicas, o portal estende seu conteúdo para outros segmentos de modo a fornecer ao leitor uma gama de informações completa e diversificada. O portal foi criado em março de 2009 e, desde então, tornou-se referência por conta da credibilidade e da qualidade de suas notícias. O Bahia Econômica tem como fundador e diretor responsável o escritor, jornalista e economista Armando Avena.
 
ARMANDO AVENA -  EDITOR RESPONSÁVEL

Nascido em Salvador, Armando Avena é economista, jornalista e escritor.  É membro da Academia de Letras da Bahia e Professor da Universidade Federal da Bahia.  É colunista do jornal Correio da Bahia, onde assina coluna semanal, e editor responsável do portal Bahia Econômica.
 
Foi Secretário de Planejamento da Bahia, no período 2002-2006, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Planejamento no mesmo período e fundador do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento. Foi Presidente do Conselho Regional de Economia-Ba.
 
Mestre em Planejamento Global e Política Econômica pela Cepal/ ONU  e especialista em Macroeconomia, Economia Regional e Planejamento, atua como consultor de empresas públicas e privadas e realiza palestras em todo o Brasil, compondo o grupo dos 100 melhores palestrantes do país.

Escritor, possui nove livros publicados:
 
  • A Última Tentação de Marx (Relume-Dumará, 1998)
     
  • O Evangelho Segundo Maria (Relume-Dumará, 2002)
     
  • O Afilhado de Gabo (Relume-Dumará, 1997)
     
  • Nordeste: Os Caminhos do Desenvolvimento (UCSAL, 1986)
     
  • Fabricio e as Estrelas (Fundação Casa de Jorge Amado, 2006)
     
  • A Menina que Perdeu o Nariz (Relume-Dumará, 1999)
     
  • Recôncavo  (Versal, 2008)
     
  • O Manuscrito Secreto de Marx (Casarão do Verbo,  2011)
     
  • Dia de Lavar a Roupa dos Mendigos (Casarào do Verbo, 2015)


Compõem a equipe do Bahia Econômica: 
 
   
JOÃO PAULO - Editor

Jornalista, formado na Faculdade Social da Bahia. Trabalhou no Governo do Estado da Bahia, no antigo Instituto de Gestão de água e Climas (INGÁ), e no Jornal Tribuna da Bahia. 

   
JORDÂNIA FERREIRA

Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Regional da Bahia (Unirb), estagiou durante um ano na Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom) e mais um ano no Instituto de Pesquisa e Tecnologia Gerencial Aplicada (IPGA). Atuou durante dois anos no site Brasil Diário. 

   
MAIARA LOPES

Graduada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo pela Faculdade Unime e Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Socias pela Unifacs, a jornalista já atuou como repórter do site da Record Bahia, da Rádio Sociedade, e também fez parte da equipe de assessoria de imprensa da Varjão e Associados Comunicação Integrada. Na bagagem, Maiara que também é assessora de imprensa do Colégio ISBA e da Faculdade Social da Bahia, traz cursos como apresentação e interpretação para TV, marketing político, fotografia,  e marketing pessoal.

   

JOANA AVENA

Formada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), Pós-Graduada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou no PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais, no CADS - Programa de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Colaboradora do Bahia Econômica, atualmente coordena o Escritório Internacional da UNIJORGE.



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960, Tel - 3565 - 2888